Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 19/10/2018

TEMPOS NEBULOSOS – Não bastam as turbulências por que vem passando nossa sexagenária e respeitada Abrajet, por conta da administração temerária de uma presidente teima em continuar no cargo, já com mandato findo. Os jornalistas que são especializados em Turismo têm mais um motivo para lamentar, profundamente. Nos últimos tempos, a classe viu terminar sua missão terrena companheiros respeitados e diletos. Foi-se para o Oriente Eterno o Fenelon Gonçalves, o José Mário Pinto e, por último, o José Rangel, todos eles com marcante atuação no jornalismo turístico do Ceará, os três com folha de serviço notável na presidência da Abrajet do Estado. Registramos depois que também faleceu Hans Schaeppi, um dos valorosos companheiros com atuação no jornalismo de turismo da Bahia, principalmente de Ilhéus, onde pontificou por várias dezenas não apenas como divulgador do turismo mas também como empresário bem sucedido. Agora, mais uma vez tivemos um lamentável desfalque. Após dias de sofrimento por conta de pertinaz doença, faleceu Edmundo Lemos, verdadeira legenda do turismo baiano. O Edmundo se foi ter com Deus justamente na data consagrada à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição de Apaecida – 12 deste outubro. Da velha guarda do jornalismo soteropolitano, Edmundo, competente, discreto e amigo sincero dos colegas, exerceu diferentes funções como jornalista, primeiramente no colunismo social, onde se fez respeitar como promotor de acontecimentos marcates e de figuras de destaque da sociedade Por fim, na divulgação por décadas do turismo baiano. Com proficiência, discrição, sobretudo com alto senso de profissionalismo, o ex-presidente da Abrajet/Bahia se tornou respeitado. De modo particular, a tristeza nos abateu quando soubemos do falecimento do querido Amigo. As boas lembranças nos vieram à mente e a saudade nos abateu pela ausência material de um colega fidalgo e que só desejava o bem do próximo. Nada mais resta do que a lembrança e a certeza de que, mais dias menos dias estaremos juntos surfando nas ondas de uma dimensão maior, onde tudo são flores.   
HONRA AO MÉRITO – A Escola Mariano Martins, em Fortaleza, foi uma das vencedoras da etapa regional da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB), no Nordeste. O prêmio foi concedido ao professor André Luiz Cyrino Oliveira, na categoria Ensino Fundamental, das temáticas especiais, com o trabalho “Vivendo a cultura corporal de movimento no Ensino Médio”. Os nomes dos 30 vencedores das cinco regiões do país foram conhecidos nesta segunda-feira, 15, Dia do Professor. Também foram divulgados os nomes dos 20 professores ganhadores da premiação especial. Os resultados estão disponíveis somente na internet, na página oficial do prêmio.
A premiação referente às temáticas especiais inclui R$ 5 mil para os educadores vencedores ou as escolas, viagens e participação na programação da TV Escola. Treze estados, além do Distrito Federal, estão representados nessa categoria: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Bahia, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Tocantins, Pará, Rio de Janeiro e Rondônia.
HORÁRIO DE VERÃO - Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado para novembro em virtude do segundo turno das eleições. No começo do mês, o governo federal chegou a anunciar que adiou o início do horário de verão para o dia 18 de novembro por causa de um pedido feito pelo Ministério da Educação para não prejudicar os candidatos do Enem. O exame será aplicado em dois domingos. O primeiro deles será o dia 4 de novembro.
No horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
PERNAMBUCO NA FEIRA DE TURISMO NO PARAGUAI – Com o objetivo de captar mais turistas e promover os destinos pernambucanos na América Latina, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio Empetur, participou da 15ª edição da Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR), realizada nos últimos dias 12 e 14 de, em Assunção.
No evento, Pernambuco participou como coexpositor no estande da Embratur, realizando capacitações com os principais agentes de viagens e operadores de turismo do Paraguai e apresentando toda a atratividade turística do Estado. Também foram distribuídos materiais promocionais impressos e digitais.  

IMPORTANTE APELO DO PRESIDENTE DA ABIH NACIONAL

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, em um dos seus artigos, sobre a “Indústria sem chaminés”, fez importante apelo ao trade turístico e às autoridades governamentais deste país, afirmando: “ter chegada a hora de nos unirmos, em torno das principais pautas debatidas, ao longo dos últimos anos, e mobilizarmos o setor de turismo nacional, para que, enfim, entendam o poder de transformação de sua indústria”.
O dirigente máximo da retrocitada associação escreveu que os números mostram que o turismo e a hotelaria podem aumentar sua contribuição para o desenvolvimento nacional. Esclareceu, ainda, que, no Brasil a chegada de turistas estrangeiros aumentou apenas 6%, entre janeiro e abril de 2018, em comparação com o mesmo período. Em seguida, enfatizou ser preciso melhorar e muito esse número.
O hoteleiro fortalezense, Manoel Linhares, mencionou exemplos de que isso é possível quando vêm de alguns países vizinhos, como: Chile, com alta de 14,3%,  em relação ao ano anterior, com o Plano de Ação de Marketing Turístico, com diversos incentivos e treinamentos para agentes do setor e campanhas para o público final em outros países.
O articulista Manoel Cardoso Linhares citou, também, que a Colômbia apresentou crescimento de 35,8%, com o acúmulo de quase quatro milhões de visitantes, entre janeiro e maio. Acrescentou ter sido uma das razões a construção de hotéis, em pequenas cidades, além da implementação da alíquota especial de 9%, sobre o imposto de renda, por até 30 anos, para unidades construídas, reformadas ou ampliadas, anterior a  31 de dezembro de 2017.
Bem! Antes de encerrar nosso artigo, citamos um excerto do artigo do presidente nacional da ABIH, Manoel Linhares, que, fundamentado em dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), com base no documento “Panorama OMT Turismo 2018”, informou que, no “ranking” mundial do setor, em 2017, o México subiu para sexto lugar, na recepção de turistas internacionais, com 39,3 milhões de viajantes de outros países, mediante a realização de 265 mil eventos, que atraíram mais de 29 milhões de participantes e geraram, em benefício econômico, igual a 1,5% do Produto Interno Bruto do país.
Por último, amigo-leitor, chamou-nos atenção o apelo – diga-se importante e necessário - do atuante presidente Manoel Linhares, que, assim, se expressou: “ É preciso, de uma vez por todas, os representantes do setor de turismo brasileiro promoverem as modernizações necessárias, em diversos aspectos da nossa legislação, além de garantir que o setor público cumpra seu papel de estimulador de uma enorme cadeia produtiva, que afeta diversas áreas da economia e, por isso, com o poder de se tornar estratégico para o desenvolvimento do país”. 
Para nós, jornalista de turismo, valeu, caro amigo hoteleiro Manoel Linhares, seu apelo, com repercussão em todo o Brasil. E batemos na mesma tecla: É vergonhoso, para um país, com expressivo potencial turístico e diversificada cultura, receber somente 6,5 milhões de turistas internacionais. Obrigado, amigo-leitor, pela leitura e ótimo fim de semana. 

O TURISMO PERDE UM DOS SEUS MAIORES DIVULGADORES

Precisamente no dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, deixou, em definitivo, a convivência com a comunidade turística baiana e brasileira, sobretudo os companheiros do setor da “comunicação”, o jornalista EDMUNDO MAGNO DA SILVA LEMOS.
Por mais que tentemos entender que o nascimento e a morte são acontecimentos rotineiros na vida de todo o planeta, na hora de encarar a verdade, é por demais difícil absorver a notícia.
Nos seus 75 anos, Edmundo, que iria comemorar mais um aniversário no dia 22 de novembro, foi vítima de um câncer de próstata que o afligiu durante mais de dois anos.
Embora o seu pouso fosse, durante quase toda a vida, a Cidade do Salvador, capital da “boa terra”, Bahia, já há alguns anos elegeu a bela cidade do sul baiano, Ilhéus, para fincar âncora e gozar das delícias de uma justa aposentadoria.
A biografia de Edmundo Lemos foi muito rica de tantos episódios e de muita andança. Jornalista profissional desde os idos da década de 50, século passado, exerceu com muito sucesso e pontificou na capital baiana como Colunista Social. Aquela atividade o fez credor do apreço, da consideração e da companhia de uma legião imensa de integrantes da sociedade soteropolitana, que o cercou sempre de todos os encômios.
Na atividade jornalística, militou com muita competência e destaque nos veículos baianos “A Tarde”, “Jornal da Bahia” e “Diário de Notícias”, este último integrante do poderoso grupo brasileiro “Diários e Emissoras Associados”, do jornalista paraibano Assis Chateaubriand, até a sua extinção.  
Durante muitos anos, editou em Salvador o “Jornal da ABRAJET”, veículo criado por ele próprio e mantido com o seu esforço. Na sua última fase emprestava colaboração para outros veículos, a exemplo da revista ilheense “Folha da Práia”.
Mas Edmundo Lemos foi uma personalidade multifacetada. Ainda como jornalista profissional, foi, por muitos anos, figura de destaque na direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINDJORBA), fosse como seu diretor ou como integrante da Comissão de Ética, ou mesmo como simples colaborador que não deixou de exercer até os seus últimos dias.
Por isto, mereceu do SINDJORBA uma nota oficial que foi divulgada por todos os veículos de comunicação de Salvador.
Mas Edmundo Lemos não se limitou a se constituir em ser um dos mais destacados integrantes da comunicação baiana. Inserido no contexto daqueles que elegeram a atividade do turismo como meta, chegou a alcançar a condição de Presidente do Conselho Baiano de Turismo, por dois períodos. Da mesma sorte como foi ativo integrante da Seccional Bahia da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo – ABRAJET, entidade na qual chegou a exercer também a presidência da Seccional por dois períodos.
Foi sua criação o TROFÉU PRIMEIRA PÁGINA, com o qual homenageou, durante muitos anos, inúmeras personalidades do jornalismo e do turismo baiano.
Já quando a próstata lhe valia um rigoroso tratamento, participou ativamente da fundação, em agosto do ano passado, da CONFRARIA NACIONAL DOS JORNALISTAS DE TURISMO, que aconteceu em Salvador – Bahia, com a participação de profissionais de quase todo o país.
Ao lado dessa atividade profissional, Edmundo Lemos exerceu, durante 40 anos, funções no setor de comunicação e relações públicas da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, em cujo cargo esteva aposentado já há vários anos.
Aliás, sobre aquela sua condição de funcionário da Assembleia baiana, vale lembrar o episódio que o fez conduzir àquela condição. Durante o Governo do Estado da Bahia de Antônio Lomanto Júnior, Edmundo integrou o “staff” do Governador, precisamente no setor de relações públicas, funcionando mais diretamente junto à “Primeira Dama”, Dona Hildete Lomanto.
Ao final do período da administração Lomanto, já nos últimos dias, Edmundo Lemos foi questionado pela Primeira Dama no sentido de que ele já deveria ter sido conduzido a uma condição de efetividade, pois, até então, a sua função era apenas “gratificada”, o que equivalia a não possuir caráter permanente.
A resposta de Edmundo foi de que ele não havia sido contemplado com nenhuma outra situação que lhe assegurasse a sua permanência na condição de servidor público. Verdade que surprendeu à Primeira Dama, porquanto todos os demais integrantes do “staff” do Governador haviam sido contemplados em funções permanentes.
Foi então que, em apenas poucos dias, a própria esposa do Governador buscou forma de destinar situação de efetividade ao seu leal e eficiente colaborador, conseguindo inseri-lo nos quadros funcionais da Assembleia Legislativa. O que lhe valeu, por fim, segurança profissional.
Edmundo Lemos, pois, foi aquela personalidade marcante, sempre de bom humor, amigo dos seus amigos, leal, honesto, verdadeiro, gentil, operoso. Tanto que o seu círculo de relacionamento extrapolou Salvador e a Bahia. Querido e admirado que sempre foi por uma legião imponderável de amigos e admiradores.
Se Deus entendeu ser o momento de Edmundo Lemos, que o seu reino seja a nova e eterna morada dele. 

DIAGNÓSTICO: CÂNCER DE MAMA.

Faltou chão.
E agora? Perguntei ao marido, meu companheiro há 41 anos.
Resposta – “Num instante você tira isso de letra”.
Senti o filme de minha vida passar num relâmpago e o pensamento de como seria a vida a seguir me abalava a cada respirar. Descobri-me totalmente frágil. Respirei fundo e com muita fé e a plena convicção de que Deus iria me dar forças para vencer essa cruel enfermidade, comecei um novo estágio na minha vida.
Exames, laboratórios, clínicas e hospitais e me deparei com um novo universo jamais pensado. Daí me vi nos braços de uma equipe médica fabulosa que foram verdadeiros anjos na minha vida. A força foi se consolidando.
A família fazia de tudo para aliviar um pouco o sofrimento por conta da reação aos medicamentos e dos efeitos colaterais por eles provocados. Muito apoio e orações.
Foram muitas perdas, mas os ganhos foram garimpados como pedras preciosas. O carinho e a prontidão das filhas, a presença constante do marido. A oportunidade de poder curtir o neto João Guilherme. Receber a comida preparada com muito amor e carinho pela minha irmã, que também já venceu essa árdua batalha há 6 anos. Poder contar com o suporte da equipe de trabalho e a inestimável compreensão da grande parceira Enid. A generosidade e as orações por minha cura de amigos e parentes, tudo foi fazendo com que eu recuperasse o brilho nos olhos. As forças se renovavam a cada boa notícia no processo de recuperação.
Hoje, livre do câncer, os desafios foram vencidos e continua o tratamento para manutenção. Obrigada Senhor!
Glória a Deus!
Glória Ribeiro – Prática Eventos

PRESENTE O GEOPARQUE ARARIPE - HOJE(19/10), EM SÃO PAULO, A ABERTURA DA ADVENTURE SPORTS FAIR

Começa hoje (19) em São Paulo a 19ª edição da Adventure Sports Fair, principal evento latino-americano dedicado ao mercado do Turismo de Aventura e esportes ao ar livre, que deve reunir público de 30 mil pessoas até domingo (21) na capital paulista. O Ministério do Turismo participa da feira com estande de 180 m², no qual vai expor experiências e atividades disponíveis nos parques nacionais do Brasil.
O formato promocional reúne, além de representantes dos parques e governos estaduais, empresários da cadeia produtiva que vendem produtos e serviços turísticos relacionados às unidades de conservação. Visitantes interessados em comprar atividades, experiências ou passeios nos seguintes parques nacionais poderão conhecer as opções de perto: Aparados da Serra/Serra Geral (RS/SC); Iguaçu (PR); Tijuca e Serra dos Órgãos (RJ); Serra da Bocaina (RJ/SP); Itatiaia (MG/RJ); Serra do Cipó (MG); Caparaó (ES/MG); Chapada dos Veadeiros (GO); Chapada dos Guimarães (MT); Jericoacoara (CE); Lençóis Maranhenses (MA) e Anavilhanas (AM).
Além dos parques, também estarão presentes representantes da Floresta Nacional de Ipanema (SP), da Floresta Nacional de Brasília (DF), do Caminho de Cora Coralina (GO) e do Geoparque Araripe (CE).
A programação da feira inclui, ainda, o 14º Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS) e o Adventure Congress, ambientes de discussão com a participação de representantes dos setores público, privado, academia, entidades ambientais e trade turístico.
De acordo com o Estudo de Competitividade em Turismo do Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o número um do mundo em atrativos naturais entre 136 países analisados. Apesar dessa vantagem comparativa, as unidades de conservação do Brasil recebem 10,7 milhões de visitantes e os municípios do entorno faturam R$ 2 bilhões, enquanto os parques dos EUA recebem mais de 300 milhões de visitantes e faturam US$ 17 bilhões.
O turismo de natureza é a segunda maior motivação das viagens de estrangeiros que desembarcam no Brasil a lazer, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. Dos 6,5 milhões de turistas internacionais que estiveram no Brasil em 2017, mais da metade (58,8%) teve como objetivo principal o lazer e, desses, 16,3% preferiram o turismo de natureza, ecoturismo ou aventura. O número só fica atrás do segmento de sol e praia, que atraiu 72,4% do público interessado em turismo de lazer no Brasil. (Com a Agência de Notícias do Turismo)

IMPRESSÕES E SUGESTÕES - JORNALISTA CEARENSE DESCREVE UMA VIAGEM POR 7 PAÍSES

A conceituada jornalista cearense Silvana Frota, diretora-editora da revista dos Municípios do Ceará, enviou-nos o seguinte relato de uma viagem dos “seus sonhos”, na qual, em 18 dias, passou por sete países e onze cidades da Europa. Eis as impressões da jornalista:
“Após  três anos sem fazer uma viagem  internacional, resolvi me presentear na data  do meu aniversário  -7 de setembro -com uma nova viagem,  na realidade foi um cruzeiro de 18 dias, no navio Costa Mediterrânea, de bandeira italiana, com passagem por 7 Países e  11 cidades: Amesterdam, Londres, Paris, Santiago de Compostela, Porto, Lisboa, Gibraltar, Valencia, Marselle, Genova, terminando, em Barcelona. 
O navio com 10 andares, e mais de mil cabines transporta até 3 mil passageiros, possui um teatro de 3 andares, academia, 2 piscinas, salâo de beleza e massagens, shopping, sala de conferência, quatro bares, cassino, biblioteca , elevadores internos  e panorâmicos, capela, todo decorado no estilo renascentista e com muitas obras  de arte , um verdadeiro  primor.  
Todas as noites o navio ancorava em um Porto e de lá partíamos para visitar as cidades incluídas no roteiro. Éramos 46 cearenses conduzidos pela Naja Turismo, encontramos também um grupo de brasileiros do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Confesso que foi um pouco corrido, mas a comodidade de dormir em um hotel flutuante de alto luxo, com uma vasta programação artisticoI-cultural, nos deu muita tranquilidade. Em todos os portos por onde passamos, encontramos não só uma boa estrutura física, como de transporte e oferta de passeios turísticos os mais variados possíveis. Em alguns Portos, como o de Dove, em Londres, o de Havre,na França, o de Lisboa, em Portugal e no Estreito de Gibraltar,  muitos  navios, muitos deles fazendo cruzeiros de 3 a 5 dias. O público dos cruzeiros é composto em sua grande maioria pela terceira idade, sendo os cruzeiros um tipo de turismo consolidado e muito explorado naquela Região da Europa. 
Voltando a falar das cidades que visitamos, resumimos o turismo em três categorias: histórico, arte / cultura e religiosidade. Voltamos encantadas com a força cada vez maior do turismo cultural daqueles países e do cuidado que seus governantes e o povo têm com o seu patrimônio histórico, incluindo a valorização do centro das cidades- em todas elas foram levadas a conhecer o Centro. Destaco ainda a mobilidade urbana, especialmente em Amsterdam, na Holanda  e Barcelona, na Espanha, que oferecem ao turista opções de áreas exclusivas para pedestres, para ônibus, bicicletas, patins-aliás o patim elétrico é uma novidade,  principalmente entre os executivos, metrô Integrado com trem elétrico, carros elétricos para evitar a poluição. Neste aspecto, vale registrar que Fortaleza apenas iniciou seu projeto de mobilidade, o que é compreensível, haja vista a diferença. 
Em Barcelona e Londres uma infinidade de linhas de ônibus oferecendo City Tur, permitindo ao turista conhecer a cidade em um dia, pagando um só ticket, com direito a descer onde desejar e retomar ao transporte que oferece tradução simultânea em vários idiomas, inclusive em português, onde o  idoso e grupo de 20 pessoas tem direito a 20% de desconto. Fizemos um roteiro em Barcelona, a partir da Praça da Catalunha percorrendo 3 roteiros, e várias paradas incluindo 7 praias, todas balneáveis, com acesso através de quatro pistas, sendo proibido barracas. Muitos ônibus, carros menores tipo tower e táxis são ilustrados com os principais pontos turísticos, o que não deixa de ser um bom atrativo. Outra facilidade é a prioridade que se dá ao turista, de poder descer bem próximo aos locais de maior visitação. 
Já em  Paris e Londres, o trânsito é muito caótico, e os principais pontos turísticos sempre  lotados, subir na Torre Eifel, visitar a Catedral de Notre Dame, o  Museu do Louvre, em Paris,  a Igreja da Sagrada Família, em Barcelona,, bem como o  Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, é necessário adquirir o ingresso com pelo menos 15 dias de antecedência, dependendo do período. 
Três cidades que não conhecia e me impressionaram :    Valência, na Espanha, que construiu  recentemente uma nova dentro da antiga,-de arquitetura romana  e denominou de  " Cidade das Artes e da Cultura", um local belíssimo, com uma arquitetura ultra moderna, farto espelho  d, Água, projetado pelo mesmo arquiteto que fez o Museu do Mar, no Rio de Janeiro, Ali estão concentrados museus, teatro, oceanário, biblioteca.  A segunda Cidade, foi Gibraltar, uma pequena península localizada no sul da Península Ibérica, com uma superfície de 6.5 km², limitada a norte por uma estreita fronteira terrestre com a  Espanha e, dos outros lados, pelo Mar Mediterrâneo, Estreito de Gibraltar e Baía de Algeciras, com 12 km de linha de costa e que possui um dos maiores Pib do pais, onde residem grandes empresários e magnatas.
Gibraltar fica a 4.500 metros acima do nível do mar, numa montanha cercada por uma marina de barcos e veleiros, pois vive essencialmente da pesca e do turismo natural e ecológico oferecendo vários atrativos, com destaque para um complexo de cavernas, muito bem exploradas. Visitamos a caverna de Saint Michael, com belas formações rochosas dotada até de ar condicionado e iluminação especial que dá cor a cada um dos ambientes, possuindo inclusive, um anfiteatro de 300 lugares, onde são realizadas apresentações artísticas. No alto da montanha vivem várias espécies de macacos, contemplamos ali os Pilares de Hercules, o Castelo dos Mouros e os túneis do Grande Cerco. De repente sonhei: temos uma caverna muito parecida, a Gruta de Ubajara, na Serra da Ibiapaba. Só falta infra- estrutura. Fica a sugestão.        
A Cidade de San Tiago de Compostela, na Espanha, também me encantou. Ali existe o que podemos chamar de turismo religioso, por excelência. Um povo que soube aproveitar as pegadas do apóstolo Sâo Tiago e transformou o local numa rota de peregrinação, há 12 séculos atrás. O percurso todo compreende 800 km a pé, com 10 rotas, sendo a rota Medieval, um desafio físico e espiritual e uma aventura cultural. Em companhia do nosso Guia percorremos o caminho francês-2,5 km, visitando a Catedral de San Tiago, a Praça do Obradeiro, Praça do Raxoi, Convento das Freiras, Hotel dos Reis Católicos. O comércio da Cidade é muito parecido com o do entorno da Basílica de São Francisco de Assis, na nossa Canindé, com vendas de artigos religiosos e lá das bengalas de madeira usadas pelos milhares de peregrinos que visitam Santiago. Canindé está fazendo seu caminho de Assis.? 
Finalmente, como estudiosa em turismo e especialista em marketing observamos que o sucesso do turismo europeu está na educação do seu povo, na valorização do seu patrimônio histórico e cultural e na divulgação Integrada e articulada, o que torna fácil conhecer muitos destinos ao mesmo tempo. Mapas turísticos são distribuídos fartamente em vários pontos, a começar pelos Aeroportos, Portos, hotéis e lojas de Departamento. Um ponto negativo: não sentimos preocupação dos lojistas e vendedores em conhecerem nosso idioma- o Português-, somente   as línguas universal, no caso o inglês e o espanhol. (Jornalista Silvana Frota)
Concluo , destacando  a  sensação de segurança que sentimos, embora não tenha visto muitos policiais na rua, o risco de violência é quase zero , o  que todos temem são os ataques terroristas, que até certo ponto nos deixou em sinal de alerta nas cidades de Paris e Barcelona, principalmente, na  La Place  (que  poderia ser a nossa  Monsenhor Tabosa), onde encontramos  um monumento construído em homenagem às vítimas do  ataque terrorista de 2015. Espero ter ajudado no seu próximo roteiro e Viva o Turismo”.

ENOTURISMO - DE NORTE A SUL: 8 EVENTOS PARA BRASILEIROS NO URUGUAI

O Uruguai é o primeiro país sul-americano a celebrar o Dia Internacional do Enoturismo. Já em sua 5ª edição, turistas e cidadãos contam com uma infinidade de atividades que acontecerão durante todo o mês de novembro, principalmente no segundo fim de semana, de 10 e 11.
Vinícolas e outros protagonistas desse setor terão ações especiais abertas a todos os públicos e bolsos. Produtos e cultura enfatizando a importância dessa atividade distribuída em todo país será a marca dessa data no Uruguai. O primeiro evento começa em Rivera, estado fronteiriço ao Brasil, do dia 6 a 18 de novembro, com o Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa. Já no segundo fim de semana iniciam as programações especiais em vinícolas de Canelones: Pizzorno, Marichal, Viñedo de Los Vientos e Moizo, de Colônia: Campo Tinto e Zubizarreta e, de Maldonado: Bodega Garzon. As agendas estão mais abaixo e podem ser conferidas no link: Día Del Enoturismo 
Festival Binacional Enogastronômico
O Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa busca valorizar dentro do Calendário de Integração Turística e Cultural da Fronteira Brasil – Uruguai, a culinária fronteiriça e a rica produção vinícola, em especial de Sant'Ana do Livramento e Rivera, através de ações de convivência, cooperação e intercâmbio que auxiliem na criação de um polo turístico Enogastronômico na região, revelando toda a singularidade e a diversidade local.
A Região Norte do Uruguai, com clima e solo dentro do mesmo bioma Pampa, também tem investido em vinhedos de qualidade, sendo o Tannat o seu produto reconhecido em concursos internacionais e que iniciou a produção vitivinícola do Uruguai em nível comercial. Atualmente Sant´Ana do Livramento e Rivera possuem 5 vinícolas, que investem em mais parreirais e tecnologia, com vinhos de excelente qualidade. Cenário em que se abrem novas oportunidades para o desenvolvimento do Enoturismo na região, um exemplo é a Cerro Chapéu (www.cerrochapeu.com), vinícola uruguaia construída dentro de um cerro para otimizar recursos e usar a gravidade na vinificação com mínima intervenção. 
A Culinária faz parte da regionalidade e permeia este espaço de fronteira. Hábitos alimentares, pratos, produtos e preparos estão presentes nos dois lados da fronteira Brasil e Uruguai, unidos por um bioma semelhante, o “Pampa”, uma ocupação territorial que girou em torno da pecuária e da indústria de transformação da carne.
O uso das carnes, de diferentes tipos, em assados na brasa ou preparações no fogão e seus acompanhamentos, traduz a simplicidade, rusticidade e a singularidade desta gastronomia. Chimarrão ou mate, herança dos índios Guarani, que aproxima os dois países, produzindo calor humano e hospitalidade. É um forte símbolo da convivência nesta Fronteira de paz entre Brasil e Uruguai.

CUMBICA - LIGAÇÃO DIRETA POR TREM ATÉ O CENTRO DE SÃO PAULO

O Aeroporto Internacional de Cumbica ganhou, na terça-feira (16), uma linha expressa com viagens diretas e sem paradas partindo da Estação da Luz, no centro de São Paulo.
O serviço Airport Express oferece cinco viagens diárias de ida e volta em horários determinados. O primeiro trem parte às 10h da Estação da Luz; o segundo, ao meio-dia; o terceiro, às 14h; o quarto, às 16h; e o último, às 22h. No sentido Aeroporto-Luz, o primeiro trem sai às 9h, depois às 11h, 13h, 15h e, por último, às 21h.
O bilhete custa R$ 8 e pode ser adquirido nas duas estações. O serviço de embarque e desembarque será realizado em plataformas exclusivas.
O passageiro também conta com o serviço Connect desde 3 de outubro, mas com paradas entre cinco estações e saída da Estação Brás (Linha 13 da CPTM) até o Aeroporto de Guarulhos. A tarifa é o mesmo do sistema, R$ 4.

EM UBATUBA A PRIMEIRA POUSADA EM CONTÊINERES COM PÉ NA AREIA

Localizada ao pé da praia da Enseada, em Ubatuba, a recém-inaugurada pousada Vila Jacaa Rua Eugênio Ruíz, 10) inovou ao substituir a construção em alvenaria pelos contêineres para os seus 20 quartos, tornando-se a primeira do gênero no litoral norte de São Paulo.  Além da proximidade com a praia, o terreno da pousada conta com uma ampla área verde, com um maciço de árvores preservada, o que garante aconchego e privacidade aos hóspedes que querem a diversão da praia, mas não abrem mão do descanso.
A ideia foi dos arquitetos Julia de Carle Gottheiner e Ronaldo Saragoça, que sugeriram os contêineres como alternativa de projeto cujo prazo, custo e mão de obra são menores, bem como o impacto no terreno. 
Embora todo o conceito tenha aproveitado a casca do contêiner rústica, o acabamento interno do quarto, a estética e sua funcionalidade foram pensados para garantir conforto e qualidade e por isso possuem um ambiente claro e clean
Ao todo, a pousada ocupa 750m2 do terreno de 5 mil metros no total. Possui 10 contêineres, dispostos numa vila, cada um com 2 suítes, totalizando 20 quartos, dos quais 12 suítes com possibilidade de ser triplo, 4 suítes que acomodam apenas casal, e 4 suítes com beliches, podendo receber até 4 pessoas. A capacidade máxima de hóspedes é de 60 pessoas, e a área para eventos (casamentos, bodas, aniversários) recebe até 120 pessoas. Sem contar o refeitório com vista para o mar, salão de jogos, brinquedoteca, piscina com pequeno ofurô com espaço de deck e piscina para crianças, além de platôs ao longo do caminho para a praia.

A EMBRAER LANÇOU DOIS MODELOS DE AVIÕES EXECUTIVOS

A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) apresentou os novos jatos executivos médio e super médio, Praetor 500 e Praetor 600. As duas aeronaves ficaram em exposição em Orlando (EUA) até quarta-feira (18). A apresentação ocorreu durante a convenção e exposição da aviação executiva Orlando Executive Airport, a edição 2018 da NBAA-BACE (National Business Aviation Association's Business Aviation Conference and Exhibition).
“Os Praetors são aeronaves que certamente fazem jus aos seus nomes, liderando o caminho na redefinição das características do que uma aeronave de porte médio e super médio oferecem ao mercado”, disse o presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, Michael Amalfitano.
AS AERONAVES - O Praetor 600 será o jato executivo de porte super médio mais avançado, segundo a Embraer. A aeronave poderá fazer voos sem escalas entre Londres e Nova York. O Praetor 500 será capaz de chegar à Europa a partir da costa oeste dos EUA com uma única parada.
Com quatro passageiros e reservas NBAA IFR, o Praetor 600 terá um alcance intercontinental de 3.900 milhas náuticas (7.223 km). A aeronave irá liderar a classe de porte médio, com alcance continental de 3.250 milhas náuticas (6.019 km).
"Os novos Praetor 500 e Praetor 600 serão as aeronaves mais tecnologicamente avançadas a entrar nas categorias de porte médio e super médio.  Projetados para serem diferentes e propositalmente disruptivas [tecnologia que rompe com os padrões e modelos já estabelecidos no mercado, essas novas aeronaves oferecerão a melhor experiência para o cliente, com uma combinação incomparável de desempenho, conforto e tecnologia”, afirmou o vice-presidente sênior de marketing da Embraer Aviação Executiva, Luciano Froes.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

CRUZEIROS - NO PORTO DO RIO DE JANEIRO O INÍCIO DA TEMPORADA

Mais de 380 mil turistas deverão circular pelo Porto do Rio de Janeiro durante a temporada de cruzeiros 2018/2019, que começa no próximo dia 24 no Terminal Internacional Pier Mauá e vai até final de abril de 2019. No total, serão 103 atracações, dez a mais que na última temporada, com uma novidade: oito embarcações estarão pela primeira vez no Brasil, o que é uma conquista para o turismo marítimo no país.
O Terminal Pier Mauá terá seu funcionamento nos Armazéns 4 e 5 do Porto do Rio de Janeiro, sendo o embarque realizado no Armazém 4 e a movimentação de bagagens no 5. Vale ressaltar a facilidade de acesso, com a estação de VLT em frente (Parada dos Navios) e o estacionamento próprio da Pier Mauá, localizado próximo ao Terminal, entre a Av. Barão de Tefé e a Rua Souza e Silva, com acesso de pedestre no Boulevard Olímpico.

CAMINHOS DO MACIÇO - GASTRONOMIA E CAFÉ SÃO DESTAQUES NO ROTEIRO SERRANO

Já pensou em tomar um café da tarde servido em louças de porcelana inglesa, toalhas de renda e guardanapos de linho bordados? Ou almoçar à beira de um fogão à lenha, em mesas rústicas de madeira, à moda das antigas fazendas? Ou, ainda, degustar pequenos pastéis crocantes ao molho do mais legítimo mel da Serra de Baturité? Pois estes são alguns dos pratos que integram o cardápio de quem se aventura pelo roteiro “Caminhos do Maciço”, a mais nova rota cearense a investir no turismo de experiência, uma modalidade que leva o visitante a se aprofundar nos costumes locais e que alia experiências históricas, culturais e gastronômicas a atividades específicas de cada município.
Projeto pensado para divulgar o potencial turístico local integrado à produção agrícola da Região, o objetivo é reorganizar espaços empresariais, focos econômicos e, principalmente, construir ferramentas de atendimento estratégico para a inclusão social e sustentabilidade da Serra, o “Caminhos do Maciço” pode levar você a propriedades seculares, que conservam a estrutura dos tempos áureos da cultura cafeeira desta parte do Ceará.
ATRAÇÕES DIFERENTES - É o caso da família Holanda, instalada no casarão construído em estilo clássico, que guarda móveis e utensílios da época e que preserva toda a história da nona geração da família. Lá, um café da tarde espera os visitantes, com bolos, arroz doce, pães caseiros e o famoso café, em meio à simpatia de todos os membros da família, que têm, com os visitantes, aquele carinho de quem adora receber. A hospitalidade é um traço familiar tão forte que os Holanda estão se organizando para, a partir de 2019, começar a receber os visitantes para eventos pontuais e espaços para atividades infantis.
Na pousada La Dolce Vita (foto), no município de Mulungu, o foco do restaurante, além dos pratos à la carte que transitam bem pela herança italiana e a tradição da Serra, pode-se degustar batidas com frutas locais, com destaque para a mais exótica delas: a de café. Tudo isso num cenário bucólico a uma temperatura que chega, em algumas épocas, a variar entre 15 e 22 graus.
Para quem quer outras opções, uma dica é o hotel e restaurante Aketaton, mais conhecido como “O Alemão”, instalado em Mulungu, é referência em cozinha internacional, com pratos como joelho de porco, salsichões e peixes e um café da manhã que foca no tradicional e regional, com uma variedade de frutas, pães, bolos e bebidas, em meio a uma ampla estrutura que valoriza o que a Serra de Baturité tem como marca: a beleza das paisagens e a forma única de receber e tratar o visitante.
A PRODUÇÃO –Desde a água das fontes ao café e da nossa produção agrícola, a região elabora sabores diferenciados que agregam valor à gastronomia e a visitação. Café também é o atrativo gastronômico especial do Sítio São Roque em Mulungu, desde 1913 uma referência no cultivo do café arábica sombreado, que brota em meio aos resquícios de Mata Atlântica. 
No Sítio Águas Finas em Guaramiranga, desde 1939 pertencente à família Uchôa, a grande estrela é o Café Guará que, através dos tempos, vem aprimorando grãos e formas de beneficiamento, conferindo qualidade à marca. O cafezal, que avança terra adentro debaixo das ingazeiras e da mata preservada, convida a passear no ritmo da serra. Aqui, a degustação de frutas locais e do antigo café Guará – hoje Café Uchôa – rivaliza com receitas inspiradas como a que mistura banana e café num bolo irresistível.
EM TORNO DO FOGÃO À LENHA - Construída em 1858, a Casa do Sítio São Luís em Pacoti é outra herança visível dos tempos áureos do café na Serra de Baturité. A arquitetura imponente convida o visitante a viajar no tempo e a percorrer os ambientes repletos de histórias, contextualizadas na tradição do cultivo do café nos cenários regional e nacional.
Na sede da fazenda, a cozinha é um destaque: fogão à lenha, tacho de cobre, panelas de barro, chaleira fumegante... e o cheiro das deliciosas receitas de família como o bolo de café, pães e geleias. E tem mais: o sorvete servido com bananas assadas ao mel da serra, o creme de abóbora feito com queijo coalho e coco e a galinha caipira que sai direto para a mesa.
Os municípios da Rota do Café: Baturité, Guaramiranga, Mulungu e Pacoti conversam entre si trazendo o café como um diferencial temático do destino que abre infinitas outras possibilidades de atração entre o Caminhos do Maciço.
Falar da Gastronomia e café serrana é integrar tudo isso: cafés, cerveja, cogumelos, frutas e legumes com o cheiro da horta, que é o caso da produção de Aratuba.

AÇÃO COMERCIAL ABIH-CE EM SÃO PAULO

Com o título “#CearáACasaÉSua!”, executivos de vários hotéis que integram a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Ceará (ABIH-CE), percorrem as cidades de Santos, Jundiaí, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e São Paulo – Zona Sul, desde segunda-feira, 15 e até hoje, e realizam workshop para os agentes de viagens e operadoras. Na ocasião que apresentam toda a infraestrutura turística e hoteleira do Ceará, assim como os principais atrativos do Estado.

NO JANTAR DO FEIJÃO AMIGO - SINDETUR-RS COMEMOROU 50 ANOS E HOMENAGEOU PARCEIROS

Ocorreu na noite de segunda-feira, dia 15, o jantar comemorativo do Clube do Feijão Amigo, em comemoração aos 50 anos do Sindetur - RS, 40 anos do Clube Feijão Amigo e 30 anos do FESTURIS Gramado. O evento ocorreu no Hotel Deville Prime e reuniu autoridades, imprensa, empresários, agentes de viagens e profissionais do trade. 
Durante a cerimônia, o presidente do SINDETUR-RS, Danilo Kehl Martins destacou a importância da entidade que completa 50 anos e de todos que fizeram parte desta história. “Queríamos promover um evento marcante, afinal o SINDETUR-RS completou 50 anos sendo uma entidade que se dedica ao turismo, desde o início. Neste evento homenageamos algumas pessoas que estiveram nas primeiras gestões da entidade, mas essa homenagem se estende a todos que fizeram parte desta história. Aproveitamos também a oportunidade para promover esta grande confraternização com o Clube do Feijão Amigo, que tornou o jantar inesquecível. A ABAV-RS grande parceira do SINDETUR-RS também foi homenageada, sendo a entidade das agências de viagens do estado e o FESTURIS pelos seus 30 anos”, ressaltou Danilo. 
O SINDETUR-RS é uma das entidades mais representativas do Turismo no Rio Grande do Sul, sendo representante legal das empresas de turismo no estado e tem por objetivo proteger os interesses profissionais da categoria que representa em âmbito estadual. Foram homenageados pelo SINDETUR-RS: Sra. Daisy Reguly e João Henrique Cruz - que fizeram parte da primeira diretoria da entidade. Carlos Alberto Krause, Abrahão Finkelstein e Celio Saraiva- que fizeram parte da segunda diretoria  da Entidade. 
O presidente do Clube Feijão Amigo, Michel Tuma Ness ressaltou a alegria em ver o projeto completar 40 e reunir tantas pessoas durante a grande confraternização. Em comemoração aos 40 anos, Danilo Kehl Martins - SINDETUR-RS, João Augusto Machado- ABAV-RS e Marta Rossi e Eduardo Zorzanello - FESTURIS, foram homenageados com um prato decorativo exclusivo do evento

CURSO BRASIL BRAÇOS ABERTOS - SUDESTE E NORDESTE SOMAM 68% DAS INSCRIÇÕES

O curso de Atendimento ao Turista do canal Brasil Braços Abertos (BBA) do Ministério do Turismo despertou, até agora, maior interesse nas regiões Sudeste e Nordeste. Juntas, as duas são responsáveis por 68% das inscrições realizadas até o início desta semana, sendo 43% nos estados do Sudeste e 25% entre os nordestinos.
Os líderes no ranking com o maior número de inscrições são estados que abrigam importantes destinos de lazer e de negócios do país – como São Paulo (4,6 inscritos), Rio de Janeiro (3,1 mil) e Bahia (1,7 mil). De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador foram os três destinos mais buscados pelos brasileiros, segundo pesquisa do Voopter, aplicativo de comparação de preços de passagens aéreas e promoções.
Se a análise for feita na lista dos dez estados que mais se inscreveram, todas as regiões do país estão representadas – com exceção do Norte, que representa 8% das inscrições no canal de cursos online. Neste rol, estão três estados do Sudeste (MG, SP, RJ), três do Nordeste (BA, CE e PE) e os três do Sul (RS, PR e SC), região que detém 16% das inscrições, além do Distrito Federal, no Centro-Oeste, também com 8% do total de inscritos.

VIVA MOMENTOS ESPECIAIS NO CATUSSABA


EM DIA COM O FESTURIS 19/10/2018


VISITE CEARÁ NEWS 19/10/2018


ROTA DO SOL 19/10/2018 ISSUU