Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 01/11/2019

IMPORTÂNCIA DAS FEIRAS DE TURISMO - Ninguém tem dúvida de que o turismo, nas suas mais de cinquenta variações é hoje em dia fator da mais alta valia para a firmeza econômica de qualquer país. Em muitos deles, pequenos e grandes, a atividade é quase indispensável, pois representa a fonte de renda maior para suas sustentabilidades.  Em países destacados na comunidade mundial, a exemplo da França, da Espanha e Israel, o turismo está em lugar influente na economia, atraindo milhões de pessoas, não apenas pelas belezas naturais mas também por outros fatores como religião, riqueza história, acervo cultural e a própria situação geográfica.  E há ilhas que são ricas por causa da atração turística, muitas delas quase desconhecidas. Mas, para despertar o interesse a fim de que os milhões de turistas viajem e conheçam tantas novidades mundo afora, hoje em dia faz-se imprescindível que sejam despertadas para tal. Aí está o valor indiscutível das feiras e eventos. O nosso Brasil, não obstante a variedade das riquezas naturais e culturais, engatinha no que diz respeito ao recebimento de visitantes, certamente por conta de maior divulgação. Esta é a razão por que o nosso Ministério do Turismo vem incentivando a promoção de feiras e eventos, acontecimentos da maior relevância na efetiva divulgação e promoção de destinos considerados atraentes para todos os públicos. De fato, são nestes encontros as oportunidades para “promover destinos, firmar acordos, mostrar melhorias, movimentar o mercado e a cidade anfitriã” ,com afirma o Ministério do Turismo, ,adiantando que as feiras nacionais são as grandes transformadoras do setor, reforçando que elas, atraindo milhares de pessoas,e movimentando milhões de reais, representam bastante para a economia do país.  Para exemplificar, aponta o Festival de Turismo de Gramado, considerada a mais efetiva feira de negócios de turismo da América Latina. Adianta o MTUR que “o Festuris, em Gramado (RS), completou 30 anos em 2018 e, além de marcar a história local, também emplacou 15 mil participantes em quatro dias de evento – um crescimento de 66,6% comparado à edição anterior. O número de presentes gerou um impacto econômico de R$ 17 milhões na cidade e na Região das Hortênsias. Sem dúvidas, o reconhecimento do órgão público sensibilizou   a CEO e realizadora do evento, Marta Rossi, ao lado dos seus dois competentes diretores da” Rossi & Zorzanello”, Eduardo Zorzanello  e Marcos Rossi. Também o Ministério citou como exemplo exitoso de divulgação turística, entres outros, a WTM Latin America, em São Paulo (SP),,  a ABAV EXPO (São Paulo-SP)  e o FestivaL das Cataratas (Foz do Iguaçu-PR). . A conclusão óbvia a que se chega é que., como em qualquer atividade, sem uma divulgação competente, sem as feiras der negócios, o turismo brasileiro continuará patinando.   
TARIFA REDUZIDA - Com o objetivo de manter o atendimento aos usuários da linha 917 – Aeroporto/Beira Mar, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reduziu o valor tarifa da linha de R$ 10 para R$ 5 (valor único). Atendendo a demanda de turistas e usuários de Fortaleza, a linha interliga o Aeroporto Internacional Pinto Martins à Avenida Beira Mar percorrendo cerca de 17 quilômetros, seguindo pela BR-116 e passando pelo centro da Cidade. Na Avenida Beira Mar, estão previstas paradas a cada 300 metros. 
A linha executiva funciona em dias úteis e finais de semana, das 6h30 às 22h30, com tarifa de R$ 5, operando com dois veículos midi-ônibus. Com capacidade para 30 passageiros sentados, o tempo de espera entre os coletivos é de cerca de 30 minutos.
JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS - Um espetáculo de danças e apresentações culturais marcou a abertura dos IX Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, realizado na quinta-feira (24), no Campo Bosco Beira Rio, Aldeia Tapera.
“Estamos aqui acompanhando a confraternização de mais de 900 atletas, resgatando a história e a cultura da comunidade indígena do Ceará. A competição teve o objetivo de integrar as etnias”, ressaltou a secretária Executiva do Esporte, Jade Romero.
Os jogos aconteceram até o domingo, 27, com 21 delegações, 14 etnias de 17 municípios, nas modalidades: Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Canoagem, Corrida da Tora, Futebol, Queda de Braço e Triathlon Revezado.
A programação contou com apresentações culturais e feira onde foram expostos e comercializados os artesanatos produzidos pelas diversas etnias que participaram dos jogos.
NO DRAGÃO DO MAR - O Centro Dragão do Mar recebe, até domingo (3), uma intensa programação musical, que se estende por todo o mês de novembro,  Na última o Grupo Madeira Trio,  apresentou  o show Pau Brasil no Teatro Dragão do Mar. Hoje, (1º), atrações gratuitas agitam a noite. Na Arena Dragão, Ayrton Pessoa traz o show Horizonte Aparente pelo Dragão Instrumental, a partir das 19h; e, às 20h; o Polifonias apresenta Água de Quartinha e Zéis, no Anfiteatro.
No domingo, Dragão Instrumental traz Duo Dialogando, na Arena Dragão, e o programa Polifonias agita o Espaço Rogaciano Leite e o Teatro Dragão do Mar, às 19h, com apresentações de Siege of Hate, Jack the Joker, Backdrop Falls, Miguel Cordeiro e Lizz.
O cinema também é destaque nesta semana com a pré-estreia do longa “A Vida Invisível”, vencedor do prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes e representante do Brasil a uma indicação no Oscar 2020. “A Vida Invisível” terá sessões sexta (1º) e sábado (2) às 20h. Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria por R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia).
DANÇA - A Companhia de Arte Andanças volta ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) com o espetáculo “O Tempo da Paixão ou O Desejo é um Lago Azul”, inspirado na obra de Leonilson. As apresentações serão nos dias 2 e 3 de novembro, com ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
FESTIVAL CURTA O GÊNERO - Com abertura no dia 31, o Festival Curta o Gênero ocorre até o dia 8 de novembro com uma programação extensa com seminário, mostra internacional audiovisual, exposições fotográficas e de ilustrações, espetáculos cênicos, feira de economia solidária, de livros e agroecológica, Flash Tattoo, atividades para crianças e lançamento de livros.
Amanhã), às 20h30, o Teatro recebe o V Gênero em Cena com o espetáculo de dança De Las Entrañas, inspirado na obra do cineasta Pedro Almodóvar.

GRAMADO: 31ª FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO

No artigo desta semana, na primeira quinzena de novembro de 2019, não poderíamos deixar de escrever algumas linhas, com foco na realização da 31ª Feira Internacional de Turismo (FESTURIS), evento promovido, anualmente, na bela e sedutora cidade de Gramado, plantada, numa das serras gaúchas, que atrai centenas de milhares de turistas, mormente, quando da celebração do Natal de Luz e da maior Feira de Negócios da América Latina – no sensacional FESTURIS, sob a responsabilidade dos promotores Marta Rossi e o sócio Eduardo Zorzanello e sua equipe de trabalho.
A 31ª Festuris, a realizar-se, de 7 a 10 de novembro de 2019, em Gramado/RS, conforme divulgado pelos promotores e equipe de comunicação, dela participarão mais de 30 marcas, tanto do mercado nacional, quanto do internacional. Acrescente-se que mais de 10 mil pessoas curtirão, supracitado evento, um orgulho dos gramadenses, que acolhem os visitantes, de forma excepcional, conscientes de que, no turismo, tudo deve acontecer com profissionalismo, ética, transparência e solidariedade, mesmo nas menores ações executadas. 
Prosseguindo, fazemos questão de registrar, neste artigo, que a Festuris, a cada ano, sempre apresenta novidades, por parte de expositores nacionais e por estrangeiros. É – como se diz - só vendo, para crer. Este evento é capaz de deixar seus organizadores e participantes satisfeitos com o que desfrutam, em uma cidade, com variada arborização, prédios e residências em estilo europeu, comércio movimentadíssimo, gente circulando por todos os seus atrativos turísticos. Enfim, pessoas fazendo questão de fotografar momentos felizes, numa terra, cujos gestores públicos e da iniciativa privada sabem explorar, racionalmente, o potencial turístico de Gramado-RS. 
Vale registrar, igualmente, que a Feira de Negócios, durante a Festuris, com sua segmentação, abrange as principais tendências do turismo, a exemplo dos seguintes destaques: Espaço Business; Espaço Luxury; Espaço Tech e Corporativo; Sustentabilidade e Acessibilidade; Espaço Boutique; Espaço LGBT; Espaço Entretenimento; Espaço Wedding; Espaço Gastronomia, Espaço Termalismo e Bem-Estar e Espaço Viagem pela Cultura e Costumes. Não nos é possível citar tudo o que foi programado por Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, neste artigo, visto dispormos de pouco espaço. 
Saliente-se, ainda, que a 31ª Festuris, conforme foi divulgado, ocupará uma área de 25 mil metros quadrados, no Serra Park de Gramado. Para empresários do ramo, a feira internacional é considerada a mais efetiva plataforma de negócios da América do Sul. Pura verdade! Relevantes, também, são os variados painéis de conhecimento, oportunidade em que se tem um diálogo com os participantes e profissionais do turismo – diga-se - de diversos recantos do Brasil e do exterior. 
Em síntese, há a marcante presença dos representantes do trade turístico brasileiro e do exterior, compreendendo autoridades de organizações públicas e privadas, professores e estudantes universitários de turismo, pessoas ligadas, direta e indiretamente, a esse segmento socioeconômico e social, além da população local.
Bem, amigo-leitor, o que escrevemos, sobre a 31ª Festuris de Gramado, é pouco, considerando-se a grandeza desse evento, que proporciona milhares de empregos diretos e indiretos, rende mais de 300 milhões de reais em negócios, além de divulgar, mundo afora, o que Gramado tem de belo, útil e agradável, para oferecer à sua população e aos visitantes, em especial, no mês de novembro, com a realização do Natal de Luz e da 31ª Festuris. 
Ante o escrito, resta-nos, com antecipação, parabenizar os empresários de sucessos, Marta Rossi, e  o seu sócio Eduardo Zorzanello, afora uma atuante equipe de trabalho pelo êxito garantido do Festuris ao longo dos anos de sua realização. A respeito de nosso comparecimento à Feira Internacional de Turismo - 31ª Festuris - decidiremos até o dia 4 de novembro vindouro. O evento é imperdível, claro. Ah! Se eu fosse você, iria assistir ao Natal de Luz e ao Festuris. Garanto-lhe que sairá, de lá, encantado e prometendo retornar em outras oportunidades. Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana, caro amigo-leitor. 

FESTURIS, O MAIOR EVENTO PRIVADO DO TURISMO BRASILEIRO

Aliás, o FESTURIS não é apenas um evento. Extrapola os limites da conceituação. É um complexo de acontecimentos que, dentro de uma das maiores feiras de turismo da América Latina, promove a análise dos diversos aspectos que tornam essa uma das mais poderosas atividades econômicas: o turismo.
Um exemplo desse detalhamento no próprio contexto do evento é o “Meeting Festuris”, que nada mais constitui do que o palco dos principais debates que se impõem em demanda ao desenvolvimento do setor. É, como afirmam os seus promotores, “Um mundo cada vez mais dinâmico”.
O “Meeting” ocorre durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado e com programação para os dias 8 e 9 de próximos quando, durante duas manhãs, nada menos do que 20 palestrantes atuarão num formato rigorosamente inovador de apresentações, as quais agregam em seu conteúdo painéis, entrevistas, palestras relâmpago e mesa redonda. Seguramente estarão envolvidas com essa complexidade de atenções autoridades que, sem dúvidas, não estariam disponíveis na feira de negócios.
Todos os pormenores são cuidadosamente projetados a fim de que a excelência do acontecimento atinja o grau maior, como é até o caso do “layout” dos assentos que está disposto de modo a proporcionar todas as facilidades de participação e integração.Até porque estarão disponíveis mesas e cadeiras bem em frente ao palco, com serviço de “coffee break”, que facilitam o contato direto com os palestrantes: é a modalidade VIP. Mas, em contrapartida, estará disponível da mesma sorte um espaço em formato de auditório, que é o STANDARD, e o que é sobremaneira importante, num espaço com capacidade para 500 participantes. A proximidade entre o público e os painelistas permite uma maior integração, sobretudo ao término de cada palestra. Na oportunidade, o mercado turístico estará sendo enfocado em conteúdo da maior valia. No entanto, igualmente estará sendo enfocada a cultura da região, tão consabidamente rica.
Durante todo o evento ocorrerão intervenções artísticas, também, que produzirão o efeito de permitir aos participantes a experiência dos destinos nas suas inúmeras formatações. 
Um dos objetivos do Festuris é de, cada vez mais, comprovar que o Marketing de Destinos faz a diferença na comercialização do produto turístico. Porque, indiscutivelmente, o desenvolvimento dessa importante atividade que é o turismo está intimamente vinculado à eficácia das estratégias. Para tanto, inclusive, o FESTURIS irá disponibilizar tantos quantos sejam necessários os “cases” internacionais que caracterizam essa atividade.
Inserida em toda essa complexidade de análise está a sustentabilidade, como tema comum que se destinará a compor uma situação de vanguarda, muito mais que um simples tema, para consubstanciar a própria sobrevivência. E o meio ambiente protagoniza esse pensamento inserido no mercado turístico, exigindo, por si só, inovação nas soluções.
Em demanda a essa análise, o FESTURIS terá como uma das suas principais opções demonstrar como se poderá construir produtos e destinos, com essa visão específica. Um painel com especiais “cases” de amplo sucesso estará sendo apresentado no evento, que constituirá respostas para todas essas indagações e curiosidades.
Outro aspecto que será bem enfocado no FESTURIS é o “empreendedorismo feminino na construção de destinos”. Porque é de se considerar que as mulheres fazem a diferença em todos os setores da sociedade. Em razão do que o “empreendedorismo feminino” se encontra na vertente da iniciativa, até mesmo desbravando obstáculos e buscando impulsionar o desenvolvimento do país. Até porque não se pode desconhecer que as ideias femininas são expressiva contribuição para a transformação dos mesmos destinos.
Faltam tão somente alguns poucos dias para a realização do grande evento que, este ano, está comemorando os seus 30 anos de realização ininterrupta. É possível que ainda haja vagas para assegurar a presença. Até porque, além do acesso gratuito à feira de negócios, da mesma sorte será destinada gratuidade para os parques temáticos da Serra Gaúcha, além de descontos exclusivos nos diversos restaurantes da cidade. 
São vantagens proporcionadas para os casos da aquisição de ingressos VIP ou Standard. Todas essas oportunidades estarão vigendo entre os dias 7 e 10 de novembro, que é o período de realização da Feira de Turismo de Gramado – FESTURIS.
Ao lado de toda essa bela parafernália, um tema também tem destaque no FESTURIS, o Turismo Rodoviário. Segmento que já é, sem dúvidas, uma importante alternativa para o desenvolvimento do turismo em qualquer parte, sobretudo neste país continental e tantos atrativos. 
Quem estará com o melhor enfoque para essa apreciação será o empresário GUILHERME PAULUS que, consabidamente, foi o construtor de autêntico império e é, sem dúvidas, uma das maiores autoridades do setor.
Gramado está, portanto, à espera de todos quantos são preocupados com essa atividade fundamental para o desenvolvimento do Brasil: o Turismo. Até porque está disponível o aplicativo APP BUYERS CLUB FESTURIS para que se possam agendar reuniões, potencializar negócios e otimizar o próprio tempo. E disponível gratuitamente para IOS e ANDROID.

JORDÂNIA, TERRA RICA EM HISTÓRIA - SOL OITO MESES POR ANO E ATRAÇÕES CULTURAIS ÚNICAS

Uma mistura de histórias milenares e natureza única, na Jordânia há diversas experiências inusitadas para vivenciar em uma viagem. Para conhecer um pouco este país que oferece tantas surpresas agradáveis, vejamos, algumas opções. 
 1) FLUTUAR NO MAR MORTO - Localizado a mais de 400 metros abaixo do nível do mar, o Mar Morto é o ponto mais baixo da face da Terra. Ele é alimentado por diversos afluentes, incluindo o Rio Jordão. Ao atingir o Mar Morto, as águas são bloqueadas pela terra e evaporam, deixando para trás um denso e rico coquetel de sais e minerais. A principal atração do Mar Morto é a água morna, calmante, super salgada – cerca de dez vezes mais salgada que água do mar – e rica em sais de cloreto de magnésio, sódio, potássio e outros elementos químicos. É atração para os visitantes que, desde os tempos antigos, aproveitam de todas as vantagens da lama negra do Mar e flutuam relaxadamente enquanto absorvem os ricos minerais da água. Como a água é muito salgada e densa, flutuar no Mar Morto não exige esforço e até mesmo é possível ler um livro ou jornal por ali. A experiência é única!
DORMIR NO DESERTO -  O deserto de Wadi Rum proporciona outra experiência incrível. No meio de penhascos, cânions e desertos infinitos, a perspectiva é totalmente diferente. Os passeios são feitos por meio de cavalo, camelo ou veículo 4x4, mas para realmente descobrir os segredos de Wadi Rum, nada supera as caminhadas. Longe da estressante vida moderna, uma excelente ideia para incluir no roteiro é passar uma ou duas noites em um dos aconchegantes acampamentos beduínos no meio do deserto, sob um céu estrelado, e experimentar a deliciosa gastronomia local.
 PETRA À LUZ DE VELAS -  Petra, uma das maravilhas do mundo e Patrimônio da UNESCO, é o principal cartão-postal da Jordânia. A cidade foi esculpida na pedra pelos Nabateus, um povo árabe que se instalou ali há mais de 2000 anos, transformando-a em uma importante rota de comércio, seda e especiarias. Para conhecer Petra é preciso de pelo menos três ou quatro dias, já que há uma infinidade de monumentos e locais para explorar.
Se visitar Petra durante o dia é inspirador, conhecê-la à noite à luz de 1.800 velas é realmente uma experiência de outro mundo! O caminho pelo Siq até o Tesouro (Al-Khazneh) – principal atração do local – é iluminado à luz de velas e ainda há uma apresentação de música dos beduínos no Tesouro. A experiência Petra By Night começa às 20h30 e termina às 22h, toda segunda, quarta e quinta-feira.
 TRILHAS ENTRE CÂNIONS - A Reserva da Biosfera Mujib é a reserva natural mais baixa do mundo, com uma variedade espetacular de paisagens perto da costa leste do Mar Morto. A reserva está localizada no profundo desfiladeiro de Wadi Mujib, que entra no Mar Morto a 410m abaixo do nível do mar. A Reserva se estende às montanhas Karak e Madaba ao norte e ao sul, atingindo 900 metros acima do nível do mar em alguns lugares. Essa variação de altitude, combinada com o fluxo de água durante todo o ano, proveniente de sete afluentes, significa que Wadi Mujib desfruta de uma magnífica biodiversidade que ainda está sendo explorada e documentada. Mujib tem cinco trilhas principais, três trilhas do rio e duas trilhas de terra - todas oferecem algumas das mais empolgantes trilhas da Jordânia. Sua caminhada mais extensa é conhecida como a “Trilha perdida para o Mar Morto”, uma expedição de um dia inteiro que desce as montanhas escarpadas de Mujib, em direção ao Mar Morto. Apenas para os corajosos! 
APRESENTAÇÕES ROMANAS - A antiga cidade de Jerash é habitada há mais de 6.500 anos. A idade de ouro desta cidade veio sob o domínio romano, quando era chamada de Gerasa, e hoje em dia é reconhecida por ser uma das mais bem preservadas cidades romanas do mundo. 
Uma forma de voltar no tempo é assistir às apresentações diárias realizadas pela companhia teatral 'Jerash Heritage Company' mostrando carruagens dos romanos (RACE) no Hipódromo. O show conta com quarenta e cinco legionários com armadura em uma exibição de táticas do exército Romano de perfuração e batalha, dez gladiadores lutando “até a morte” e várias carruagens romanas competindo em uma clássica corrida de sete voltas em torno do milenar hipódromo.
Para saber mais sobre a Jordânia, acesse www.visitjordan.com e o site Bureau Mundo, escritório virtual da GVA: www.bureaumundo.com.

BRASIL E JAPÃO - RELACIONAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

O secretário executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, esteve na sexta (25) como representante do Brasil no Encontro dos Ministros do Turismo dos países do G20, em Kutchan (Japão). Na ocasião, ele apresentou o panorama atual do turismo brasileiro.
Nepomuceno destacou aos representantes dos países do G20 as ações do MTur, em alinhamento com o Governo Federal, para alavancar o turismo no Brasil como a abertura total das companhias aéreas brasileiras ao capital estrangeiro; ativação e profissionalização da gestão de parques no Brasil, com concessões ao setor privado, além de medidas voltadas à desburocratização e ao aquecimento do setor.
O ministro de Território, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão, Akaba Kazuyoshi, se interessou em estreitar o relacionamento com o Brasil e disponibilizou-se a contribuir com a promoção do país no Japão. O ministro japonês afirmou também que empresas japonesas têm interesse em investir no Brasil.
Os dois países têm um Acordo sobre Serviços Aéreos, assinado em 1956. Desde então, foram feitas reuniões e negociados memorandos de entendimento buscando ajustes de suas provisões, em especial no que se refere à quantidade de frequências e as rotas que as empresas de cada país podem utilizar. O Memorando de Entendimento mais recente é de 2014, tendo como principal resultado a flexibilização das operações de compartilhamento de código.

MTUR PRESENTE EM IMPORTANTE ENCONTRO DO SETOR AÉREO

O Ministério do Turismo participou de um dos maiores encontros da aviação comercial da América Latina e Caribe. A 16ª edição do Fórum de Líderes da Aviação aconteceu nos recentes dias 27 e 29, em Brasília, tendo como tema "Competitividade da indústria em seu cenário atual".
O evento, organizado pela Associação de Transporte Aéreo da América Latina e Caribe (Alta), contou com a presença de líderes da indústria da aviação, incluindo CEOs e executivos de 60 empresas aéreas, ministros de Estado, autoridades da aviação civil, associações locais, regionais e globais.
Dentre os temas discutidos durante o fórum estiveram a competitividade do setor, o impacto da judicialização na aviação brasileira, transformações tecnológicas, turismo, infraestrutura e produtividade.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou de um painel na terça-feira (29) junto aos ministros do Turismo do Chile, Peru, Equador e Argentina, quando compartilharam as ações realizadas por cada país e debateram como o turismo pode impulsionar o desenvolvimento econômico e social. 
O diretor executivo da Alta, Luis Felipe de Oliveira, ressaltou que o fórum foi uma oportunidade de reunir os principais atores do setor para trocar experiência e discutir os desafios e oportunidades da indústria do transporte aéreo. (Com o MTUR) 
Edição: Cecília Melo

COM INCENTIVO, A LATAM AMPLIA VOOS NA BAHIA

A LATAM acaba de consolidar 36% de crescimento em número de assentos na Bahia. O crescimento tem como base de comparação a média de assentos ofertados pela LATAM no estado nos últimos 12 meses.
O investimento corresponde ao crescimento de rotas como Salvador-Guarulhos (de 76 para 83 frequências semanais) e Porto Seguro-Guarulhos (de 14 para 21 frequências semanais), além de lançamentos como Salvador-Rio de Janeiro/Santos Dumont com 21 frequências semanais e outras ampliações recentes como Salvador-Fortaleza (de 7 para 14 frequências semanais) e Porto Seguro-Brasília (de 5 para 7 frequências semanais). A LATAM também vai ampliar as operações Porto Seguro-Belo Horizonte (de 8 para 13 frequências semanais), Salvador-São Paulo/Congonhas (de 24 para 27 frequências semanais) e Ilhéus-São Paulo/Guarulhos (de 5 para 7 frequências semanais).
O pacote completo com os novos voos é uma contrapartida da LATAM para a redução do ICMS sobre o combustível de aviação na Bahia, viabilizado pelo Governo do Estado. As passagens aéreas podem ser adquiridas em latam.com e demais canais de venda.

NA CAPITAL GAÚCHA - PORTO CERVEJEIRO TESTA NOVO ROTEIRO TURÍSTICO

Porto Alegre ostenta o título de capital brasileira da cerveja artesanal, com 35 micro cervejarias regularmente credenciadas. A vocação deu à bebida papel de protagonista de um novo roteiro turístico local, ainda em fase de testes, mas já aprovado pelo casal Andressa Schuch e Diego Parma, fãs das cervejas especiais. Eles participaram, no último sábado, 26, do terceiro dia da programação do Porto Cervejeiro, evento que oferece atividades e experiências inéditas de experimentação da bebida em nove cervejarias artesanais e micro cervejarias. A iniciativa faz parte da carteira de projetos do Pacto Alegre, movimento multisetorial que visa a transformar a cidade em polo de inovação de alto impacto e referência em qualidade de vida.
Fazer cerveja é um bom negócio especialmente por combinar tão bem com churrasco, um dos melhores representantes da identidade gaúcha e símbolo central do turismo no Estado. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, a partir dessa experiência para criar uma rota cervejeira, haverá condições de avaliar, junto com os empreendedores, o que é necessário fazer para ampliar a visibilidade dessa vocação turística de Porto Alegre. 
O movimento para qualificar a cerveja como atrativo turístico também é considerado positivo pelo setor privado. De acordo com Ana Barretto, gerente do Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureaux, entidade que cuida da promoção turística do município, a iniciativa do Porto Cervejeiro também é uma forma de as cervejarias desenvolverem estratégias para vender o seu produto. 
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a criação do roteiro deve impulsionar o mercado de viagens em Porto Alegre. 
No penúltimo fim de semana do Porto Cervejeiro, o coordenador do Pacto Alegre, Luís Carlos da Silva Filho, avalia que o roteiro já deu uma importante amostra do seu potencial para a cidade. 
O Porto Cervejeiro tem seu último dia de programação amanhã, 2 de novembro, das 11h às 17h. As experiências oferecidas vão de R$ 20 a R$ 80, e incluem visitas às fábricas, jogos, degustação às cegas, exercícios de harmonização. Também ensina segredos de quem produz cervejas como se fosse produto de boutique. Participam nove empreendimentos: Babel Cervejaria, DNA Beer, 4Beer – Cerveja e Cultura, Hatha Beer, Al Capone Cervejaria Artesanal, Irmãos Ferraro Microcervejaria, Cervejaria Porto Alegrense, Cervejaria Seasons e Cervejaria Staunen Bier.
O projeto faz parte do Pacto Alegre, que reúne universidades, governo, setor privado e entidades não-governamentais em torno de uma agenda estratégica de desenvolvimento da cidade e melhoria da qualidade de vida a partir da inovação. A ação conta também com os seguintes impulsionadores: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Associação Gaúcha de Microcervejarias, 4all, POA Inquieta, Famecos/PUCRS e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
MERCADO - O Rio Grande do Sul é o estado com mais cervejarias do país (186), seguido por São Paulo (165) e Minas Gerais (115), de acordo com levantamento do Ministério da Agricultura. Santa Catarina, mesmo com a maior Oktoberfest fora da Alemanha, em Blumenau, fica na quarta posição, com 105. Os números justificam o gosto dos sulistas pela bebida: a região Sul registra consumo superior a oito litros por pessoa ao mês, média maior do que a marca nacional (5,6 litros). Mas apenas 1% de toda a cerveja consumida no Brasil é artesanal, segundo a Associação Brasileira de Cervejas Artesanais (Abracerva). O mercado segue crescendo: a cada dois dias, uma nova cervejaria é aberta no país. O setor cervejeiro brasileiro, terceiro maior do mundo, é responsável por 2,7 milhões de empregos e tem um faturamento da ordem de R$ 100 bilhões. 

CONCURSO “O QUILO É NOSSO” - VERDELIMA RESTAURANTE, DO CEARÁ, O GRANDE VENCEDOR

Camarão no coco tostado com macarrão de abobrinha e cenoura com abóbora caramelizada no agridoce de goiabada. Foi com este prato que o Verdelima Restaurante, de Fortaleza, no Ceará, sagrou-se o grande campeão do concurso “O Quilo é Nosso 2019”. “Somos já um restaurante de comida natural. Preparamos nossos pratos do zero, usando o mínimo possível de produtos industrializados. Isso nos ajudou na temática do evento, que é saudável e natural do Brasil”, disse José Teixeira da Rocha Neto, chef de cozinha do estabelecimento.
Neto, como é conhecido, disse que a criação do prato foi um desafio e tanto para a equipe de cozinheiros. “Decidimos juntar elementos característicos do Ceará, como o camarão e vários outros produtos que são sucesso no nosso buffet, por isso tivemos muita aceitação do público”, completou.
Para o presidente da Abrasel no Ceará, Rodolphe Trindade, o título é motivo de orgulho para todo o estado. “Abrigar o campeão nacional do “O Quilo é Nosso”, um concurso tão importante quanto esse, faz com que nossa gastronomia seja ainda mais reconhecida. Sem dúvidas uma notícia muito boa para todo o Ceará”, disse.
A FINAL - Na tarde da quinta-feira (24) no palco Farofa, aconteceu a final, durante a programação do Mesa SP. No palco estavam, além dos chefs finalistas, o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci; o diretor de publicidade da Revista Prazeres da Mesa, Georges Schnyder; o presidente da Abrasel em São Paulo, Percival Maricato; o diretor de Estabelecimentos da Sodexo, Antônio Alberto Aguiar (Tombé).
O evento, que está em sua terceira edição, tem o objetivo de promover e valorizar os restaurantes de comida a quilo de todo o Brasil e é realizado pela Abrasel em parceria com o Mundo Mesa, apoio da Universidade Anhembi Morumbi e conta com o patrocínio nacional da Sodexo.
O CAMINHO ATÉ O TÍTULO - Neste ano, dos dias 17 a 26 de setembro,” O Quilo é Nosso” movimentou mais de 180 restaurantes do segmento a quilo em 14 estados. Os estabelecimentos ofereceram aos seus clientes pratos que simbolizam a diversidade de sabores da comida a quilo, consumida diariamente por milhões de brasileiros.
Na primeira etapa, os restaurantes foram avaliados por júris técnicos em suas localidades e também pelo voto popular a partir dos seguintes critérios: ambiente; atendimento; limpeza; qualidade geral do buffet; receita participante do concurso.
Foram classificados 3 restaurantes em cada estado, 42 no total, que foram reavaliados pelos júris técnicos locais que escolheram os vencedores estaduais que seguiriam para a etapa nacional. Na quarta-feira (23), os 14 estabelecimentos finalistas participaram da prova final. Cada um deles preparou a receita campeã para os jurados da Prazeres da Mesa, da Abrasel e da Universidade Anhembi Morumbi.
O concurso “O Quilo é Nosso” é realizado pela Abrasel em parceria com o Mundo Mesa, apoio da Universidade Anhembi Morumbi e conta com o patrocínio nacional da Sodexo.

81ª FESTA DAS FLORES - JOINVILLE CONECTA NATUREZA E QUALIDADE DE VIDA

Na sua 81ª edição, de 12 a 17 de novembro, acontecerá em Santa Catarina um dos maiores e mais tradicionais eventos. A Festa das Flores de Joinville presenteia o público com uma experiência que alia beleza e bem-estar.
Com o tema “Natureza e Qualidade de Vida”, a festa trará em sua exposição um grande e harmonioso jardim, com percursos e surpresas que levarão o visitante a perceber que o equilíbrio e a felicidade estão nas coisas mais singelas e no seu envolvimento com a natureza.
Em área de 3,6 mil metros, no Centro de Convenções e Exposições da Expoville, a Festa das Flores tem como símbolo a orquídea Laellia Purpurata, exaltada como protagonista na exposição que reúne cerca de seis mil orquídeas, além de outros vinte mil exemplares de flores, cactos, suculentas e plantas ornamentais.
Para dar vida ao projeto paisagístico da 81a Festa das Flores, assinado pelo arquiteto Sílvio Parucker, os orquidófilos da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas – AJAO, estão trabalhando desde o ano passado para garantir uma exposição repleta de cores, formas e aromas.
De acordo com o presidente da AJAO, James Hasselmann, a expectativa é preservar a tradição do cultivo de flores, reforçar a representatividade da Festa das Flores e, sobretudo, encantar o público.
Enquanto os orquidófilos trabalham para obter as melhores florações, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), atua intensamente na divulgação da 81a Festa das Flores com ações focadas no público-alvo do evento.
A cada edição, a Festa das Flores de Joinville recebe cerca de 80 mil pessoas, vindas de todas as regiões do Brasil e, também, do exterior. Além do perfil técnico, é um dos maiores eventos de entretenimento de Santa Catarina, com extensa programação cultural e áreas de comercialização de produtos.
PROGRAMAÇÃO - Além da exuberante exposição, a 81ª Festa das Flores terá atrações para todos os públicos.
Nas áreas de compras, o Mercado de Plantas reunirá mais de 50 expositores que comercializarão orquídeas, flores, plantas ornamentais, insumos, adubos, acessórios e utensílios para cultivo e jardinagem.
Já a Feira Multissetorial será formada por mais de 130 estandes com produtos como artesanatos, artigos de decoração, utilidades domésticas, vestuário, bijuterias, acessórios, perfumaria, gêneros alimentícios, produtos coloniais, além de estandes institucionais de empresas e entidades representativas ligadas a diversos setores da sociedade.
A programação do evento inclui, ainda, oficinas de cultivo; atrações de entretenimento, como os concursos da rainha e princesas e da Flor da Melhor Idade, palco cultural e praça gastronômica, além de atrações inéditas como a Exposição de Frota dos Bombeiros Voluntários de Joinville.

A CIDADE DAS FLORES HOLAMBRA, SEMPRE CHARMOSA E ACOLHEDORA

Conhecida como a Capital Nacional das Flores, Holambra fica a 134 km da capital paulista, O município recebe o título por ser uma das maiores produtoras e exportadoras de flores do Brasil. Outro ponto que a torna um charme, é a cultura holandesa que pode ser vista na arquitetura das casas, praças, parques, lojas, restaurantes e no portal de entrada da cidade. 
Há muitas opções de passeios pelo município. Andar pelas ruas de Holambra é como estar fora do Brasil. A arquitetura holandesa, os restaurantes que trazem a comida típica e as lojas que comercializam souvernir e artesanato local trazem à cidade uma atmosfera única, charmosa e acolhedora. Os destaques são o Moinho de Vento da América Latina, as estufas e plantações de flores, o Museu Histórico Cultural e a cachaça que é produzida artesanalmente. 
Holambra hoje é um dos destinos mais procurados pelos amantes das flores. Informa Claudia Parra, turismóloga e coordenadora do curso de Turismo da Universidade UNG, indica: "Em setembro, acontece o Expoflora, com inúmeras atividades e atrações. A cidade se transforma nessa época do ano e o ideal é visitar a fazenda de Campos de Flores. Realmente é lindíssimo! Na culinária, além de experimentar a comida típica holandesa, a pedida são os waffles feitos na hora e recheados com doce de leite". 
O trajeto é fácil para se chegar a tão florido paraíso turístico. Partindo de São Paulo, é seguir pela Rodovia Anhanguera até o km 86. Pegue a Rodovia SP-340, que liga Campinas a Mogi Mirim. No Km 141, é necessário ter atenção, pois começam as sinalizações indicando que a cidade está próxima.

PATRIMÔNIO CULTURAL DE ALAGOAS - ESPETÁCULOS, DANÇA E MÚSICA NOS 109 ANOS DO TEATRO DEODORO

O prédio desperta a atenção por sua beleza e imponência, encanta a cada olhar pela riqueza de detalhes, desde a fachada até a sala de espetáculos. Do lado de fora, vem a admiração pela arquitetura; na parte superior do edifício, atributos das artes, pequenos templos, estátuas representando a história, a filosofia, a deusa, a música e a estátua de Apollo. Dentro da sala de apresentações, as pinturas no teto, o luxo do lustre, o vermelho da cortina, os detalhes das frisas são um espetáculo à parte. No salão nobre, a decoração e os móveis antigos atraem os visitantes. No foyer, várias placas eternizam grandes nomes recebidos e momentos vividos ali. O lugar guarda muitos e importantes capítulos da história da arte e da cultura de Alagoas. Estamos falando do Teatro Deodoro. Muito mais do que um cartão postal. Sua representação, entre os artistas, é como algo sagrado, um templo, um senhor. Para o público, um deleite. Para Alagoas, patrimônio cultural.
Uma das principais casas de espetáculos, palco oficial do estado, chega aos 109 anos de existência. Para celebrar este marco, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) preparou uma semana de apresentações, de 11 a 17 deste novembro, com espetáculos de teatro, dança, música, além de uma oficina para atores, que se inicia e termina antes, de 1 a 13 de novembro, no Complexo Cultural Teatro Deodoro.
O Teatro Deodoro foi construído para materializar o sonho de progresso artístico vivido pela população e os governantes de Alagoas no início do século XX. No dia 11 de junho de 1905, era lançada sua pedra fundamental no Largo da Contiguiba, também conhecido como Largo das Princesas, no Centro de Maceió.
A obra, projetada pelo arquiteto Luigi Lucarini e tocada pelo mestre de obras Antônio Barreiros Filho, foi concluída em 15 de novembro de 1910, marcando os festejos de 21 anos da proclamação da República. A peça escolhida para essa data foi “O dote”, de Arthur Azevedo e, em seguida, o monólogo “Um beijo”, do alagoano J. Brito, encenado pela atriz de renome nacional Lucila Peres.
Em 1914, o Deodoro sofreu com a chegada do cinema, bem como outros teatros do país, sendo arrendado a uma firma comercial e transformado em cinema. Diante da reação dos alagoanos, não demorou a voltar à sua finalidade inicial.
A primeira reforma aconteceu em 1933, ficando fechado até meados de 1934. A ópera “A Toscana”, pela Companhia Lírica Italiana, marcou o reinício das atividades. Entre os anos de 1937 e 1939, foi transformado em depósito. Reincorporado ao patrimônio do Estado, em 1940 voltou às suas verdadeiras funções. O seu Salão Nobre já abrigou a Biblioteca Pública, a Câmara dos Vereadores de Maceió, a Justiça Federal e recepções do governo do Estado, além de servir às diversas manifestações artísticas de Alagoas.
Em mais de um século, o Deodoro recebeu atores, companhias teatrais e grandes nomes da música popular e erudita. Entre eles, Itália Fausta, Cia. Lírica Italiana, Bidu Sayão, Procópio Ferreira, Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra, Companhia Eva Tudor, Rodolfo Mayer, Bibi Ferreira, Paschoal Carlos Magno e Fernanda Montenegro, além de Caetano Veloso, Gal Costa, Egberto Gismonti e Arthur Moreira Lima, entre outros.
Entre os artistas locais, o palco já recebeu nomes do teatro, como Linda Mascarenhas, Pedro Onofre, Homero Cavalcante, José Márcio Passos, Otávio Cabral e Diva Gonçalves; grupos como a ATA, Cena Livre e Joana Gajuru; companhias de balé, a exemplo da Emília Clark, Eliana Cavalcanti, Emília Vasconcelos; artistas da música como Leureny Barbosa, Wilma Miranda, Zailton Sarmento, Ibys Maceioh, além de grupos como Clube do Jazz, Orquestras Sinfônica e Filarmônica.

BAIRRO DO MARACANÃ, SÃO LUÍS - SABOR E TRADIÇÃO NOS 50 ANOS DA FESTA DA JUÇARA

A tradicional Festa da Juçara completou este ano meio século de história no bairro do Maracanã, um dos mais antigos da zona rural de São Luís. Com programação diversificada, que inclui apresentações de grupos culturais, parque de diversão, feira de artesanato, a Festa da Juçara 2019 segue aberta ao público até o dia 3 de novembro, das 8h às 23h.
O evento conta com apoio do Governo do Maranhão e, há décadas, é realizado pela Associação dos Amigos do Parque da Juçara. O objetivo é valorizar a produção local da juçara e dos seus subprodutos, além de estimular a economia e a cultura local.
“A gente vem tentando ao longo desses 50 anos manter essa tradição. Manter o consumo da polpa da juçara, que é a nossa riqueza do Maracanã, estimulando as pessoas que fazem parte da Associação e comercializam essa palmeira. A festa começou com o potencial produtivo da juçara e a gente tá buscando a produção e o replantio, para que daqui a 50 anos tenha juçara no Maracanã”, pontua Mayara Marques, presidente da Associação dos Amigos do Parque da Juçara.
Este ano a festa conta com 33 barracas na arena principal e mais 27 na praça de alimentação. Tudo isso para manter a venda de uma das iguarias mais famosas do Estado.
Para muitos, a delícia quase que obrigatoriamente tem que ser servida com acompanhamentos tradicionais: camarão, peixe frito e farinha de puba, mais conhecida entre os maranhenses como farinha d'água.“Tem que ter. Com certeza tem que ter juçara com camarão e a farinha. Estou com meus amigos aqui e está todo mundo aproveitando”, disse a topógrafa Flávia Moreno.
A expectativa é que esse ano a Festa da Juçara 2019 supere os números do ano passado, que gerou cerca de 300 empregos diretos e indiretos, atraiu mais de 10 mil consumidores e vendeu mais de 15 mil litros de juçara.

DERRAMAMENTO DE ÓLEO - O GOVERNO DE PERNAMBUCO NO ENCONTRO COM PESQUISADORES

O governador pernambucano Paulo Câmara realizou a abertura, na última terça-feira (29), do encontro com técnicos e cientistas que estão acompanhando o vazamento de óleo nas praias do litoral nordestino. A iniciativa, promovida pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), alia ciência e tecnologia no Brasil para contribuir com soluções para o caso e combate aos eventuais problemas que surjam na região a partir do desastre ambiental. Paulo Câmara destacou a importância dessas parcerias e detalhou o fluxo de ações que vem sendo realizadas pela sua gestão.
“Vamos discutir com os setores que estudam, que fazem pesquisa, não apenas de Pernambuco, mas dos Estados também atingidos pelo vazamento. Pernambuco lançou, na última semana, um edital para pesquisa justamente para investigar essa questão, além dos possíveis impactos para o meio ambiente. Mas a troca de experiências e a articulação dos municípios que estão sofrendo desse mesmo tipo de dano é fundamental para se planejar”, explicou o governador.
Segundo o Governador, ações de curto prazo estão sendo executadas, como a limpeza, o recolhimento, a preservação e a busca para que o óleo não chegue mais às praias. 
A reunião contou com a presença dos reitores de três universidades do Estado e de secretários de Meio Ambiente dos Estados atingidos. Também estiveram presentes o vice-presidente da Associação Brasileira de Ciências no Nordeste e Espírito Santo, Jailson Andrade, e técnicos, pesquisadores e cientistas da Academia e dos Estados afetados.

NO LITORAL DO PIAUÍ TERÁ 66 KM O DESAFIO DELTA DO PARNAÍBA ULTRA

O 1º Desafio Delta do Parnaíba Ultra será realizado no dia 16 de novembro. A corrida percorrerá toda a extensão do litoral do Piauí, passando pelos municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. A prova, promovida pela Luca Adventure, em parceria com o Governo do Estado, é mais um produto que chega para atrair turistas de todo o mundo e proporcionar experiências incríveis nas praias do estado compostas por belezas naturais e paisagens deslumbrantes. A prova já está com mais de 70% das inscrições confirmadas e conta com atletas de várias partes do país e até de fora do Brasil.
O Desafio Delta será disputado por 200 atletas nas distâncias de 12 km, 24 km, 45 km e 66 km. A concentração dos atletas será às 5h30 no Porto dos Tatus, localizado no município de Ilha Grande. Uma embarcação levará os atletas até o local da partida, o Pontal do Delta, às 6h. A previsão de largada da corrida é às 7h30 e a chegada, para o percurso mais longo, será em frente ao Cajueiro Rei, no município de Cajueiro da Praia. A premiação será na praça de Barra Grande, com entrega de medalhas e troféus para os atletas de cada categoria.
Durante o percurso, os atletas irão se deparar com música, manifestações artísticas e ações em prol do meio ambiente. “A ideia é associar o evento à cultura e às diretrizes de sustentabilidade ambiental. Difundir arte, música e a cultura em geral do nosso estado em meio a um evento esportivo, assim como é feito no Desafio Serra dos Matões, em Pedro II, posicionará o Desafio Delta como uma das provas de ultra trail mais charmosas e significativas do Brasil. É essa integração que atrai turistas de todos os lugares. É um público apaixonado pelo ecoturismo e este é um desafio inédito, que vai impulsionar o turismo mostrando o litoral sob uma nova perspectiva, que é a possibilidade de percorrê-lo de metro a metro por toda a extensão de seus incríveis 66 km”, disse o organizador do desafio, Luciano Uchôa.
As inscrições para o evento são limitadas e podem ser feitas on-line pelo site da empresa de cronometragem esportiva, Xcrono: http://xcrono.com.br/evento/desafio-delta-do-parnaiba-ultra/

RECONHECIMENTO DA UNESCO - FORTALEZA E BELO HORIZONTE SÃO CIDADES CRIATIVAS

Projeto Cidade da Gente é uma das iniciativas que une
 design e mobilidade urbana em Fortaleza
Anteontem (30), Fortaleza e Belo Horizonte entraram para o rol da Rede de Cidades Criativas da Unesco. As capitais foram reconhecidas pela entidade por basearem o desenvolvimento sustentável através do design e da culinária, respectivamente. Ao conquistar o título, as cidades têm a oportunidade de participar de projetos estratégicos em âmbito internacional e fomentar a indústria criativa local de forma sustentável e inclusiva.
Em junho deste ano, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu com diretores da Unesco, em Paris, para reforçar e apoiar a candidatura de Fortaleza e Belo Horizonte além de outras regiões turísticas brasileiras a títulos mundiais. Para ele, o reconhecimento dá a oportunidade de desenvolvimento para novos produtos e destinos turísticos. “Este título dará desenvolvimento turístico, econômico, cultural e social à estas localidades. Ele é um instrumento que afeta diretamente a qualidade de vida das cidades, criando soluções criativas de melhorias locais. O turismo tem muito a ganhar com isso”, destacou.
Para o secretário municipal de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, o reconhecimento pela Unesco é um motivo de orgulho. “Estamos aqui fazendo um trabalho muito intenso no turismo e sempre com foco muito grande na cidade, tornando-a sempre melhor para o fortalezense. Fortaleza sendo colocada no mundo como cidade criativa só fortalece todas as estratégias de turismo que estamos fazendo, porque o turismo de experiências tem tudo a ver com cidades criativas. É o fortalecimento do vínculo cultural criativo que a cidade tem com as pessoas e com o mundo. Então, Fortaleza tem se colocado no mundo dessa forma, uma cidade criativa, afetiva e cordial ”
De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto Castro, o título é um a conquista construída a partir da coletividade. “Foram meses de engajamento dos atores da Gastronomia que conseguiram resumir, em um dossiê, os nossos atributos. São feiras, chefs renomados, restaurantes, pratos típicos, além de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar, tudo isso formando a base desse título. É um reconhecimento internacional da nossa criatividade gastronômica como motor de desenvolvimento sustentável. Cabe a nós, agora, fazer com que essa riqueza se consolide em uma estratégia impulsionadora de crescimento, dinamismo, formação, inclusão, sustentabilidade e também do orgulho de ser belo-horizontino. Hoje, Belo Horizonte e seu DNA gastronômico firmam-se como exemplo diante do mundo”.  
No Brasil, outras oito cidades já contavam com o título: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da Gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), no do Design; João Pessoa (PB), em Artesanato e Artes folclóricas; Salvador (BA), na Música; e Santos (SP), no Cinema.
As cidades criativas da Unesco comprometem-se a colocar a cultura no centro de suas estratégicas de desenvolvimento e compartilhar suas melhores práticas. Elas trabalham em busca de dois objetivos comuns: colocar as indústrias criativas e culturais no centro dos planos de desenvolvimento locais e cooperar ativamente por meio de parcerias entre cidades em nível nacional e internacional. Elas se dividem em sete categorias: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.
DESIGN CEARENSE - A capital do Ceará é considerada a 4ª capital do país em número de estabelecimentos do segmento, depois de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Além disso, Fortaleza ocupa hoje a terceira posição entre as capitais brasileiras em número de empregos formais no setor de Design, com uma taxa de 273,9 projetistas por milhão de habitantes, 80% superior à média brasileira. Tudo teve início com o ciclo da plantação de algodão no Ceará, a partir do século XVIII, quando o processo de industrialização de Fortaleza se consolidou com a criação de um parque industrial têxtil e uma área de produção de moda.
GASTRONOMIA MINEIRA - Com uma arte culinária singular e que remete a uma tradição de décadas, Belo Horizonte vem se consolidando cada vez mais como um ativo imprescindível para o turismo gastronômico no país. De acordo com dados da Pesquisa de Demanda Turística do Ministério do Turismo, a culinária é o item mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros na capital mineira, com índice de mais de 98% de aprovação.
Hoje, a gastronomia responde por quase 40% dos empregos na economia criativa de Belo Horizonte, com mais de 21 mil pessoas formalmente empregadas. Segundo a Abrasel-MG, o setor movimenta 4,5 bilhões de reais por ano, considerando as suas 45.662 empresas do setor de alimentos, das quais 18.699 são bares e restaurantes, distribuídos em mais de 10 polos gastronômicos. (Com a Agência de Notícias do Turismo)

“CONSTRUIR RELACIONAMENTOS E REALIZAR NEGÓCIOS” - NO LANÇAMENTO DA EXPOLOG, EM FOCO O COMPLEXO DO PECÉM

Aconteceu ontem, às 19h, no auditório do BS DESIGN Corporate Towers,  o lançamento oficial da Feira Internacional de Logística e XIV Seminário Internacional de Logística (Expolog),  maior encontro multimodal de logística do Norte e Nordeste e que agora terá como tema “Construir relacionamentos e realizar negócios”.  Na ocasião, houve uma apresentação institucional do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), ministrada pelo presidente Danilo Serpa.
No evento de ontem foi divulgada a programação oficial do Seminário, que acontecerá nos dias 27 e 28 próximos, no Centro de Eventos do Ceará.  Além da apresentação dos palestrantes confirmados, adianta-se que a 14ª edição discutirá inovação, integração e sustentabilidade. Serão dois dias de imersão com os principais players do segmento de logística, transporte e comércio exterior do País.
“Hoje somos o maior evento sobre o tema no Norte/Nordeste e o segundo maior do Brasil. Durante a Expolog teremos a Rodada de Negócios, um encontro focado na geração de negócios, na troca de experiências e no networking. Além disso, os participantes terão acesso a cases de sucesso e a palestras sobre o que há de mais moderno sobre logística”, explica Enid Câmara, diretora-geral da Prática Eventos, responsável pela organização da Expolog 2019.
LOGÍSTICA NO BRASIL - No ato festivo de ontem, muito prestigiado por autoridades e atores responsáveis pela economia no Brasil, assim se expressou Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém: “A Expolog é um evento muito importante para nós que fazemos o Complexo do Pecém. Aqui temos área industrial, porto e a única ZPE em operação no Brasil. Por isso já no lançamento desse evento temos a possibilidade de apresentar ao trade logístico os primeiros resultados do trabalho desenvolvido ao longo deste ano e quais são os nossos projetos estratégicos para 2020, ano em que o Porto do Pecém chegará aos 18 anos de operação”, 
Por oportuno, adianta-se que o setor de transporte e logística começa a dar sinais de recuperação. Ainda que a retomada não tenha superado as expectativas do mercado, análises da Opentech relativas ao primeiro semestre deste ano indicam melhora no desempenho e reaquecimento dos negócios. A integração entre os modais logísticos (rodoviário, portuário, ferroviário e aeroviário) é vista como a alternativa para a redução das altas taxas de custo.

MANCHAS DE PERÓLEO NO CEARÁ - MERGULHADORES E HELICÓPTEROS MONITORAM O LITORAL

O Governo do Ceará está em campo desde o final de semana da semana passada com a força-tarefa de prevenção da chegada de mancha de óleo no litoral. Além do trabalho de limpeza de praias e do resgate de animais, que já é realizado há mais de um mês, o Governo busca intensificar o monitoramento e somar esforços para reduzir o impacto em nossa fauna e flora marítimas.
Na manhã do dia 26/11, um grupo de mergulhadores esteve em quatro pontos do litoral de Aracati, contando com apoio da Semace, Marinha e barraqueiros locais. Helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) fizeram voo da foz do Jaguaribe – a 3 km da costa – até Macau (RN). Não foram detectados sinais de mancha de óleo durante os monitoramentos.
O Governo também fez distribuição de Equipamentos de Proteção Individual – EPI's (máscaras, luvas e botas) ao Corpo de Bombeiros, Marinha, colônias de pescadores e prefeituras. Além das equipes ordinárias, o Corpo de Bombeiros está com 60 militares em prontidão distribuídos entre Aracati e Jericoacoara.
O litoral está sendo monitorado via satélite para identificar possíveis manchas e óleo. Na faixa de areia, o Corpo de Bombeiros e a Patrulha Ambiental atuam em sistema de plantão 24h com equipes de pronta-resposta de urgência e emergência, contando com apoio de equipes da Semace, Sema, Detran e Marinha.

VIRADA CULTURAL - 40 HORAS DE PROGRAMAÇÃO COM 80 ATRAÇÕES

Com 40 horas de programação totalmente gratuita e cerca de 80 atrações diferentes, a Virada Cultural da Prefeitura de Fortaleza vai movimentar o Centro da Cidade entre os dias 8 e 10 de novembro (sexta a domingo). Praça do Ferreira, Praça dos Leões, Mercado dos Pinhões, Praça Cristo Redentor, Teatro São José, Complexo Cultural Vila das Artes (Vila das Artes e Centro Cultural Casa do Barão de Camocim), Avenida Monsenhor Tabosa, Paço Municipal, Polo dos Queijos (Raimundo dos Queijos) e Mercado São Sebastião serão ocupados com eventos das mais diversas linguagens artísticas, como música, teatro e literatura.
A programação e o plano operacional da primeira Virada Cultural de Fortaleza foram divulgados ta última quarta-feira (30), em coletiva no Paço Municipal. A agenda é alusiva ao Dia Nacional da Cultura, celebrado em 5 de novembro. As atrações musicais incluem nomes como Cordel do Fogo Encantado, Waldonys, Tarcísio Sardinha, Juruviara, Banda Dubaile, Os Transacionais, Os Alfazemas, Orquestra Popular do Nordeste, Roberta Fiúza, Felipe Cordeiro e Luxo da Aldeia.
Além disso, eventos como feira de economia criativa, exposição de quadrinhos, jogos de RPG, passeio a pé pelo Centro, Ciclofaixa Cultural, contação de histórias e festival de passinho fazem parte da extensa programação. Um dos destaques será o lançamento do livro do escritor Gilmar de Carvalho, “Chorinho: Cordas que Falam “, seguido de roda de conversa com Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), Gilmar de Carvalho e Juarez Leitão.
Para a Virada Cultural, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) realiza serviços de roço, capinação e poda de arbustos e árvores desde ontem  até o próximo dia 07 nos espaços que receberão a programação, de modo a garantir o bem-estar dos munícipes e a boa ornamentação dos espaços  que serão utilizados no evento.

ÚNICO PREFEITO DO BRASIL ROBERTO CLÁUDIO PARTICIPOU DO “MAYORS INNOVATION STUDIO”

No último domingo, 27, o prefeito Roberto Cláudio e outras autoridades participaram do “Mayors Innovation Studio”, que incluiu painéis de discussão e conversas individuais
Roberto Cláudio foi o único prefeito brasileiro convidado pela Bloomberg Philanthropies, para a sétima edição anual do CityLab: Soluções Urbanas para Desafios Globais. O evento, que reuniu 40 prefeitos de todo o mundo, aconteceu do domingo (27) até a última terça-feira (29), em Washington D.C., capital norte-americana, e foi promovido pela Bloomberg Foundation e a Universidade de Harvard.
O prefeito de Fortaleza, no Brasil, e os prefeitos de Santiago, no Chile, e de Quito, no Equador, foram os únicos convidados da América Latina para o CityLab 2019.
De acordo com Michael Bloomberg, fundador da Bloomberg Philantropies e três vezes eleito prefeito de Nova York, o evento reuniu também formuladores de políticas e líderes empresariais, artistas e ativistas, com o objetivo de discutir as soluções mais recentes para os desafios das cidades.
Também participam do evento os prefeitos de Praga (República Tcheca), Helsinque (Finlândia), Freetown (Serra Leoa), Atenas (Grécia), San Juan (Porto Rico), San Diego (EUA), Filadélfia (EUA). 
A secretária de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza, Patrícia Macêdo, acompanhou o prefeito Roberto Cláudio na viagem a Washington D.C.

ROTA DO SOL SEMANAL 01/11/2019 ISSUU

FESTURIS VAI COMEÇAR

NATAL NO CATUSSABA