Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de julho de 2019

CALEIDOSCÓPIO 05/07/2019

CADÊ O FUTEBOL ALEGRE? -   Os brasileiros e os sul americanos estão vivendo com a intensidade possível, os jogos da CONMEBOL Copa da América 2019, iniciados no último dia14 de junho e com término marcado para o próximo domingo, no Estádio do Maracanã. Rio de Janeiro. Amanhã e domingo, teremos as decisões do quem será o terceiro lugar, com as partidas entre a Argentina e Chile (sábado); e no domingo, às 17 horas, o vencedor final da competição, com Brasil e Peru duelando. Até agora, o futebol apresentado não se nega que é competitivo, mas longe de mostrar a alegria de outros tempos, pelo menos no Brasil. À propósito, a Rede de Televisão Fox reuniu nesta semana vários dos nossos técnicos com vitoriosa folha de trabalho, a fim de debater sobre o momento futebolístico em que vivemos. As intervenções foram interessantes, com a convergência sempre para o mesmo tema: o futebol atual que se pratica, chamado moderno, com os jogadores mais nomeados no mundo ganhando os tubos, pode até ser eficiente, técnico, mas não empolga tanto como o do passado. O Brasil então é exemplo, um dos mais descaracterizados. Foram-se as alegrias das jogadas desconcertantes de Garrincha, de Pelé, de Gerson, de Zico, de Sócrates e Robinho e de tantos outros “moleques” que faziam da bola o que queriam. Era um futebol solto, mas eficiente e que nos ofereceram tanto prazer e títulos. Sinal dos tempos, os dólares e euros atraem as melhores promessas que surgem não mais nos campos de várzea, mas nos sofisticados centros esportivos dos clubes. São garotos, que mostram talentos todos com sinais de uma vida futebolística de êxito, mas bitolados pelas técnicas do mundo da atualidade. Marcham eles para ser máquinas eficientes, com “glamour” moderno, nunca um “gênio” diferenciado. São poucos os que escapam e Messi é um deles. Parece até que aprendeu a jogar nos campos de várzea da Argentina. Será que os técnicos que estiveram na Fox e alguns velhos teimosos como nós somos renitentes, ultrapassados e não se rendem à realidade dos tempos modernos? Pode ser, mas prefiro ficar sonhando.  
ALTERAÇÕES NO FUNGETUR – As micro e pequenas empresas do setor de turismo terão mais agilidade e menos burocracia para acessar as linhas de crédito do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). Isso porque o MTUR publicou, no DOU, portaria que altera as normas gerais e os critérios de aplicação dos recursos do programa.
Com as mudanças, esses empreendedores terão à disposição uma linha de capital de giro própria e a possibilidade de financiamento associado aos projetos de investimentos e aquisição de bens. Além disso, terão oportunidade de utilizar fundos garantidores, reduzindo as exigências para a captação de recursos, como a oferta de bens dos mesmos como garantia.
O Fundo Geral de Turismo dispõe de R$ 450 milhões que poderão beneficiar cerca de 1.500 empreendimentos, proporcionando a geração de 7.500 empregos direto no setor de turismo. 
LOW COST -  Conforme o Ministério do Turismo, a partir de outubro, a Flybondi, empresa aérea argentina, vai começar a operar voos internacionais para o Brasil. A rota inaugural ligará Buenos Aires ao Rio de Janeiro. Terceira low cost a voar para o país, a companhia informou que serão realizados três voos semanais entre os destinos. A autorização foi concedida na tarde da terça-feira (2) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo a Anac, a autorização operacional é a última etapa para que uma empresa estrangeira inicie voos regulares no Brasil, permitindo que a companhia faça o registro das rotas e inicie a venda de passagens aéreas. O CEO da Flybondi, Sebastián Pereira, destaca que este será o primeiro dos destinos no Brasil. Ele afirma ainda que a nova rota tem um grande potencial tanto para os brasileiros, porque terão a única opção de baixo custo para chegar à Argentina, quanto para os argentinos, que agora poderão voar para o Brasil com as taxas mais baixas do mercado.

BEM-VINDOS, TURISTAS NACIONAIS E ESTRANGEIROS

No início do comentário, desta semana, a satisfação por registrar, neste espaço, que, desde o dia 1º de julho, estamos de férias trabalhistas, passando 30 dias sem a companhia dos amigos e colegas da Ematerce, sobretudo os da sala da assessoria de comunicação. 
Antes de visitarmos, estando de férias, alguns atrativos turísticos da “Loira Desposada do Sol”, com uma olhadela crítica, temos observações a fazer, no tocante às ruas centrais e avenidas da metrópole, incluindo a periferia, que continuam esburacadas e algumas (periferia) intransitáveis, fruto das chuvas,   de serviços mal executados, da falta de educação de populares, jogando lixo em lugares públicos, danos a patrimônios públicos, fatos lamentáveis. 
Nossa intenção é a permanente cidade de Fortaleza limpa, bem iluminada, com asfalto e calçamentos consertados, praças e monumentos históricos bem conservados, praias limpas, com a presença de policiais, incluindo os guardas municipais, dando segurança, dia e noite, à população fortalezense e aos turistas. Claro que há, em determinados ambientes públicos, policiais estaduais e da guarda municipal, protegendo populares e visitantes contra violências físicas por parte dos marginais.
Mas, mudando de assunto, chamamos, mais uma vez, a atenção das autoridades, públicas e privadas, no âmbito dos governos estadual, municipal e empresários do ramo turístico, para problemas que denigrem a imagem do Ceará-Turístico, o qual vem sendo prestigiado por turistas nacionais e estrangeiros, mesmo numa época de grandes dificuldades econômicas, políticas e de violências.
Prestem atenção, autoridades e populares, para o que vamos registrar, aqui, como já fizemos, por várias vezes, sem querer criticar por criticar, no tocante a senões na infraestrutura de suporte ao Turismo. Queremos que tudo fique bem claro, pois é em prol do desenvolvimento sustentável desse segmento econômico. Vamos lá: primeiramente, é preciso tratar bem os turistas, isto é, com educação e presteza, nas informações por eles solicitadas, e disponibilizar material informativo sobre atrativos e serviços. Outro fato negativo: jamais praticar a exploração aos bolsos daqueles que vieram passar seus dias de folga, em Fortaleza, e em outras cidades interioranas. 
Da nossa parte, a preocupação, referente aos nativos e aos visitantes, para que não haja violência física, assaltos, acidentes de trânsito, quando irresponsáveis, dirigindo carros, motos, bicicletas, estando embriagados, provocam graves acidentes ao longo do ano. Para esses, lembramos ser necessário curtir os momentos agradáveis da vida, todavia com responsabilidade e respeito ao próximo. Sempre é bom repetir: nossa liberdade termina, quando se inicia a do semelhante.
Ao longo dos anos, temos observado que, nas altas estações turísticas, ao visitar restaurantes, barracas, supermercados e algumas lojas, percebemos a prática do aumento, nos preços de alimentos e produtos do nosso variado e riquíssimo artesanato, em suas diversificadas modalidades e em “souvenires”. Importante lembrar que a exploração pecuniária aos bolsos dos turistas pode acabar com um destino turístico. 
Bem! Fortaleza e municípios turísticos, no mês de julho/2019, receberão turistas, oriundos de vários recantos do Brasil e do exterior, haja vista a capital do Ceará estar sendo bastante divulgada pelo Brasil afora e exterior, o que estimula adultos e jovens a desfrutarem o que o Estado, mormente sua capital, tem a oferecer-lhes de belo, útil e prazeroso. 
O momento é de euforia dos secretários do turismo cearense, tanto do titular da pasta municipal, quanto da estadual, respectivamente Alexandre Pereira e Arialdo Pinho, sem falar da contribuição de empresários do setor de turismo. Mas, não se deve ficar, na zona de conforto, ou seja, pensar que a atual situação de êxito, no turismo cearense, continuará no futuro. 
O importante é sempre inovar, redirecionar ações e ficar de olho no que estão realizando os Estados competidores, mormente os vizinhos. Vamos, pois, coesos, envidar mais esforços, para que tudo ocorra às mil maravilhas e os turistas, satisfeitos e encantados, retornem às plagas cearenses, deixando, milhões e milhões de reais, para fortalecimento da ainda combalida economia do Estado. Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana, prezado leitor.

PREFEITURA DE SALVADOR INVESTE PESADO

Salvador, na Bahia, vem buscando novos caminhos para remontar toda a sua estratégia em busca da recuperação total dos índices satisfatórios de ocupação. Sobretudo em virtude da queda no setor de eventos, por conta da desativação do antigo Centro de Convenções. Uma direção é a construção, pela Prefeitura, do novo Centro de Convenções, cuja inauguração está programada para ainda este ano.
Uma outra notícia que alenta os esforços que o Poder Municipal vem desenvolvendo são os três novos voos internacionais, semanais, que estão anunciados já para ainda o final deste mês. A Cabo Verde Airlines começou no último dia 25 o início da operação de três frequências semanais entre a Capital baiana e a Ilha do Sal, como vetor para uma nova rota destinada à Europa. Uma vez que disporá de conexões destinadas a Lisboa, Paris, Roma e Milão.
Os novos voos internacionais serão realizados às terças-feiras, quintas e sábados, saindo de Salvador às 23:30 horas e chegando à Ilha do Sal às 06:45 horas do dia seguinte. Com retorno às segundas, quartas e sextas-feiras, saindo da Ilha do Sal às 22:00hs e desembarcando em Salvador à 01:45hs.
Enquanto isto, a Prefeitura da capital baiana está promovendo gestões com o objetivo de estimular o aumento considerável da ocupação, considerando que, no ano passado, a cidade recebeu mais de 9 milhões de visitantes, e o início deste ano já contabilizar 3.7 milhões. A verdade é que o município está articulando ações destinadas a incrementar consideravelmente esses volumes. Nesse sentido, estabeleceu já parceria com as entidades Salvador Destination e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, objetivando uma série de ações de captação de novos volumes de turistas para a Capital.
Para esse fim, está disponibilizando cerca de R$800 mil, sendo que o direcionamento desses recursos objetivam a atração de congressos, feiras e eventos diversos no setor do turismo de negócios.  A grande motivação será a inauguração próxima do novo Centro de Convenções que está sendo construído pela municipalidade que, seguramente, vai mudar o perfil atual, como o grande estímulo ao turismo de negócios.
A direção das ações que já estão sendo articuladas nesse sentido vão ao Paraná, inclusive a sua Capital Curitiba, ao interior de São Paulo, além das ações internacionais com preferência para o Peru, o Chile e o Paraguai, embora sejam destinos que não possuem conexão direta com Salvador. Afirma o Prefeito, ainda, que deverá destinar mais R$6 milhões voltados para a promoção nas mídias digitais. Os primeiros anos dessa parceria serão destinados a ações no Uruguai, Argentina e Colômbia, considerando a existência de conexão direta com esses países.
A Prefeitura e as entidades mencionadas buscarão nos mercados em questão ações concentradas nos FAM shows, na capacitação de agentes e operadores de viagens, na participação em eventos específicos e em “press trips”. Já está previsto, igualmente, para este próximo segundo semestre uma outra parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio) que será consubstanciada em uma outra ação específica promocional para o Peru.
Por outro lado, a Prefeitura vem enfrentando a atual crise da Avianca, que já determinou o cancelamento de inúmeros voos de Salvador. Nesse sentido, já intensificou o diálogo com as demais companhias aéreas que atuam no país, em assim as estrangeiras, objetivando atrair novos voos para a Salvador.
Com o mesmo enfoque, cerca de 20 ações decorreram da parceria da Prefeitura com as duas entidades do turismo baiano. Até então, pelo menos em torno de 20 ações objetivas foram resultantes de tal parceria, consubstanciadas num banco de dados que relaciona mais de 150 eventos futuros. Dos quais, pelo menos, 13 já confirmaram a efetivação para até 2024, enquanto 17 outros encontram-se na fase de negociações.  Paralelamente, vêm sendo capacitados profissionais para fazer frente a essas perspectivas, contabilizando nada menos do que 4.500 profissionais dos diversos setores de 34 cidades do país e da América do Sul.
Para ainda este ano, estão sendo programados os denominados “Road Shows” para cidades nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, do Centro-Oeste, Sergipe, Rio Grande do Sul, bem assim países como Argentina, Chile e Uruguai. Essas ações estão voltadas para Fam Shows, capacitação para agentes de viagens e operadores, participação em eventos e outras.
Em virtude da decisão recente adotada pelo Congresso Nacional de permitir a entrada no mercado nacional de capital estrangeiros com 100%, através, sobretudo, das chamadas companhias de baixo custo, a esperança é de que os resultados comecem a ser significativos, com a chegada ao país dessas companhias. Como a Sky Airlines, da China, que está negociando com Salvador um novo voo para a alta estação.
Enquanto isto, a Prefeitura, através do seu Secretário de Turismo, vem mantendo contatos com as demais três companhias aéreas nacional, objetivando que seja compensada a ausência dos voos da Avinca.
No mesmo contexto das ações programadas pela Prefeitura, perseguindo incentivar o aumento do fluxo de turistas, o seu titular está anunciando um projeto de lei que se destina a incentivos fiscais para o setor hoteleiro soteropolitano. Como a concessão de 40% de desconto no IPTU para os empreendimentos do respectivo setor, desde que haja contrapartida em investimentos na infraestrutura e na qualificação da mão-de-obra.

VINHEDOS - A TURQUIA É O QUINTO MAIOR NA PRODUÇÃO DE UVAS E VINHOS

A Turquia tem produzido vinhos por mais de sete mil anos, sendo, literalmente, o berço da cultura dessa bebida. As primeiras evidências da Vitis Vinifera estão localizadas no leste do país, perto da fronteira com o Irã e com a Armênia. Os historiadores acreditam que o cultivo da vinha e a produção do vinho tiveram início justamente lá.
Atualmente, a Turquia ocupa a 5ª posição no ranking de produção de uvas com área de 517 mil hectares, de acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, atrás somente dos países Espanha, China, França e Itália. As principais regiões produtoras são Marmara, Aegean, Mediterrâneo e Anatólia. De acordo com a última conjuntura vitivinícola regional da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) mostra que a superfície de vinha no mundo está estável nos 7.5 milhões de hectares desde 2008 e, aqui, cinco países representam 50% deste valor: Espanha (13%), China (11%), França (11%), Itália (9%) e Turquia (6%).
O País tem mais de 1.500 variedades de uvas nomeadas, das quais 800 são geneticamente diferentes. Existem cerca de 30 variedades de uvas de vinho excelentes entre todos estes tipos. As variedades de uvas indígenas abaixo são aquelas que são amplamente utilizadas para produção de vinho.
A Associação de Produtores de Vinho da Turquia afirma que vinhos produzidos na região sul do país são altamente favorecidos entre os amantes de vinho que procuram sabores únicos. As uvas plantadas em uma área de 30 milhões de metros quadrados em Denizli atraem muitos produtores de vinho mundialmente famosos, tendo as uvas Cabernet Sauvignon e Shiraz como os tipos mais favorecidos pelos produtores estrangeiros. A produção vem da região Aegean, banhada pelo mar Egeu e a mais ocidental região produtora de vinhos na Turquia. Seus vinhedos – responsáveis por mais de 50% da produção de uvas do país –, localizam-se em altitude média de 150msnm (metros sobre nível do mar) e há cerca de 280 e 300 dias de sol por ano.
A qualidade dos vinhos, a capacidade de produção e a aptidão para a exportação estão aumentando ao longo dos anos, assim como os adeptos mundo a fora. Orgulhosos de suas variedades de uvas autóctones (ou seja, uvas típicas de suas regiões), alguns produtores turcos estão perseverando para produzir vinhos vibrantes e diferenciados, que contem a história de seu terroir (solo l localidades específicas que produzem vinhos únicos), a partir dessas uvas.
Para o turista amante da bebida, passeios nas plantações de uvas e grandes vinícolas espalhadas pelo país não podem ficar de fora.
A TURQUIA - Localizada no Mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.

STAR PARTY VIII - COMEMORAÇÕES PELOS 50 ANOS DA CONQUISTA DA LUA

Astronauta Edwin "Buzz" Aldrin, da Apollo 11
Com objetivo de celebrar e contemplar os mistérios do universo, a Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo) realiza em 20 de julho a Star Party VIII. O evento oferece uma tarde e um pernoite sob o céu estrelado da Estância Turística de Brotas com muita interatividade, palestras e observação das estrelas. Estarão reunidos turistas, astrônomos amadores e cientistas para promover uma grande festa da Astronomia brasileira.
A escolha da data da Star Party VIII não foi ao acaso. Na verdade, a edição deste ano foi planejada para comemorar os 50 anos do primeiro pouso da Apollo 11 na Lua, que encantou o mundo em 20 de julho de 1969.
.O início das atividades está marcado para as 13h do dia 20/07, com a abertura dos portões e credenciamento dos participantes. Ao longo do dia serão realizadas palestras com grandes nomes da Astronomia brasileira, como o astrofísico Marcelo Rubinho, o Dr. Ivan Lima, que é astrobiólogo Blue Marbel na NASA, e com o Schwarza, do Canal do Schwarza, um dos grandes divulgadores de Astronomia, Ciência e Filosofia para jovens brasileiros (Veja a programação detalhada em Serviço).
Para eternizar o encontro, às 16h30, será realizada a foto oficial do evento e o lançamento de um foguete na base Marcos Pontes, instalada dentro da Fundação CEU. Uma curiosidade legal sobre a base é que ela foi inaugurada pelo próprio astronauta Marcos Pontes, que atualmente é o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Logo ao anoitecer, ao som de música instrumental orquestrada por Udovic Trio, os participantes poderão montar os equipamentos para contemplar o céu de Brotas. A previsão para a data é ótima. A lua estará cheia, com o nascer previsto para às 21h. E, melhor ainda, a iluminação será de 90.5%, o que proporciona ótimas condições de observação.
Finalmente, a partir das 23h, ainda será oferecido sessões de planetário na Fundação CEU. Os participantes poderão conhecer um pouco dos trabalhos que a instituição vem realizando ao longo dos seus quase 20 anos de existência, sendo muitos deles premiados internacionalmente nos eventos mais importantes da área.

PRAIAS MAIS BELAS DO MUNDO - A BAÍA DO SANCHO PELA QUARTA VEZ FOI A MELHOR VOTADA

O que as praias brasileiras que estão entre as mais belas do mundo têm em comum? Ambas investem em ações de preservação, proteção da vida marinha e combinam visitação com a valorização da sustentabilidade do destino. No Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, celebrado no dia 5 do mês passado, duas foram eleitas melhores por usuários do site de viagens tripadvisor e por que elas representam bem o Brasil, número um do mundo em recursos naturais.
A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), carimbou pela quarta vez o título de melhor praia do mundo pelo prêmio Traveler's Choice, realizado anualmente. Além do Sancho, as Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo (RJ), conquistaram a 12ª posição na preferência de viajantes do mundo todo.
A líder mundial, em Noronha, é uma verdadeira “miragem celestial”, como define o site, e ao seu redor oferece mais de 50 atividades para os turistas aproveitarem as belezas naturais que estão dentro e fora do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, formado por um arquipélago de 21 ilhas. Lá, é possível nadar com as tartarugas e passear de barco ao lado de golfinhos, atrativos que seguem rigorosamente as regras de manejo das unidades de conservação ambiental do Brasil.
Segundo um estudo da consultoria norte-americana Allied Market Research (AMR), o mercado de atividades do turismo de aventura/natureza deverá registrar um salto de cerca de 200% nos negócios em todo o mundo até 2023. Com receitas estimadas em R$ 1,4 bilhão em 2016, o nicho deve atingir a marca de R$ 4,2 bilhões em 2023, segundo o levantamento.
No Brasil, o ecoturismo e turismo de aventura é o segundo principal motivo de viagem de estrangeiros que desembarcam a lazer, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. Dos 6,5 milhões de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2017, mais da metade (58,8%) teve como objetivo principal o lazer e, desses, 16,3% preferiram destinos de natureza. O número só fica atrás do segmento de sol e praia, que atraiu 72,4% do público interessado em turismo de lazer no Brasil.
PARAÍSOS NATURAIS - Um dos destinos turísticos brasileiros que mais respeita o meio ambiente, Fernando de Noronha conta com uma política rigorosa de preservação das belezas naturais. Não é à toa que as suas praias, em tons de verde e azul turquesa, promovem no turista a sensação de estar visitando um local nunca tocado pelo homem. O arquipélago é dividido em Parque Nacional Marinho, que conta com um plano de manejo amplamente divulgado, e Área de Proteção Ambiental (APA).
Cada área protege o meio ambiente para assegurar a preservação das espécies e a ocupação humana de forma racional. Essa política rendeu ao lugar o título de patrimônio natural mundial reconhecido pela Unesco. O local ainda possui, com a criação da Lei nº 11.923 de 29/12/2000, a Taxa de Preservação Ambiental (TPA). Hoje, o valor da TPA é de R$ 68,74 por dia e deve ser pago no aeroporto no momento do desembarque ou pela internet. Existe também uma taxa de preservação que deve ser paga para fazer as trilhas e custa em média R$ 10.
ARRAIAL DO CABO - Com ações voltadas à proteção e conservação dos aspectos naturais, a segunda praia brasileira que aparece no ranking mundial integra a Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo. O destino foi a 3ª unidade de conservação mais visitada do Brasil em 2018, com 1,15 milhão de turistas, depois dos parques nacionais da Tijuca (RJ) e de Jericoacoara (CE), pela ordem, o 1º e 2º mais visitados.
Criada em 1997 por solicitação da própria comunidade em uma área onde a atividade pesqueira é centenária, a reserva tem por finalidade garantir a exploração autossustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, tradicionalmente usados para pesca artesanal. Na reserva só podem pescar embarcações que tradicionalmente pescavam em Arraial do Cabo.
O Plano de Utilização, correlato ao Plano de Manejo da reserva, foi publicado em fevereiro de 1998 e tem como objetivo assegurar a sustentabilidade da reserva com normas técnicas e legais para a exploração racional da fauna marinha, das atividades turísticas e de lazer de outros usuários. O local faz parte da chamada Região dos Lagos, que possui uma restinga praticamente intacta, a Restinga da Massambaba.
Rico em Biodiversidade, com 7 mil km de litoral, florestas preservadas e uma infinidade de rios e reservas de água doce, o Brasil é o país mais competitivo do mundo em Recursos Naturais, segundo o Fórum Econômico Mundial. Com o MTUR).

BANDEIRA AZUL - PRAIAS E MARINAS NO BRASIL SERÃO CERTIFICADAS

Reunião no Mtur
Em reunião realizada na quinta-feira (27/5), no Ministério do Turismo, em Brasília, os integrantes do júri nacional do Programa Bandeira Azul recomendaram a certificação internacional de 13 praias e seis marinas que atenderam aos pré-requisitos do projeto. Além de atestar a qualidade da água com exames periódicos de balneabilidade, infraestrutura, segurança e acessibilidade, as candidaturas apresentaram uma série de compromissos das comunidades com o meio ambiente e a sustentabilidade dos destinos turísticos durante a temporada 2019/2020.
A coordenadora-geral de Sustentabilidade e Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Gabrielle Andrade, que integra o júri, comemorou a ampliação do programa para além do Sul e Sudeste, onde se concentra a maior parte das praias e marinas certificadas desde 2005. Na temporada passada, 15 indicações foram aprovadas em todo o Brasil. “
Os nomes das 13 praias e seis marinas só vão ser divulgados em outubro, após a apreciação do júri internacional, que vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, no mês de setembro. Os destinos brasileiros que forem contemplados com a certificação poderão hastear a Bandeira Azul já em 1º de novembro, podendo usufruir da certificação durante toda a temporada de verão. Alguns destinos, principalmente do Nordeste onde o sol brilha o ano inteiro, pleitearam a certificação anual. As marinas contempladas pelo programa também hasteiam a bandeira o ano todo.
Além do Ministério do Turismo, integram o júri do programa no Brasil os ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a Secretaria do Patrimônio da União, a Associação Náutica Brasileira, a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, a Fundação SOS Mata Atlântica e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.
O PROGRAMA – A Bandeira Azul incentiva autoridades locais, gestores de praia, de marinas e operadores de barcos de turismo sustentável a buscarem padrões elevados de gestão em seis categorias: qualidade da água, gestão ambiental, educação e informação ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social e operações responsáveis em torno da vida selvagem.(Com o MTUR)

ATUAÇÃO JUNTO A OPERADORES - A BAHIA QUER CONQUISTAR O MERCADO NORTE-AMERICANO

A Secretaria Estadual do Turismo da Bahia iniciou por Nova Iorque programação em parceria com a Copa Airlines, visando a intensificar a presença dos visitantes em zonas turísticas baianas. A diversidade dos destinos foi apresentada aos profissionais das principais operadoras e agências de viagens norte-americanas.
Os trabalhos foram realizados no Consulado Geral do Brasil em Nova Iorque, para profissionais que comercializam pacotes de viagem para a Bahia. Desta forma, os participantes do intensivão sobre a Bahia estarão muito mais preparados para oferecer aos norte-americanos as variadas opções situadas ao longo de mais de mil quilômetros de costa litorânea e das serras da Chapada Diamantina.
Os participantes da programação tiveram informações sobre as mais belas praias baianas; opções para o turista que procura agitação, prática de surf ou o mais absoluto sossego; resorts para alegria da criançada ou pousadas onde impera a tranquilidade. A apresentação incluiu destaque para a Chapada Diamantina, reconhecido como um dos principais destinos de ecoturismo brasileiro, com ênfase na história e na cultura do povo baiano. As ações da Setur e da Copa Airlines prosseguem no dia 25 de julho, em Miami.

MARTA ROSSI NA ACADEMIA GRAMADENSE DE LETRAS E ARTES

Marta Rossi entre Iraci Casagrande Koppe, Allan John Lino e Romeo Ernesto Riegel e Emily Braun 
A empresária Marta Rossi foi convidada para integrar a Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA), como personalidade de Mérito Relevante. A honraria foi prestada devido à notoriedade de seus serviços no município de Gramado/RS. 
O convite foi formalizado esta semana pelo secretário de Cultura de Gramado, Allan John Lino, que esteve acompanhado dos escritores Romeo Ernesto Riegel e Iraci Casagrande Koppe. "Fico lisonjeada com o convite, pois é uma forma de contribuir com a cultura de Gramado. O reconhecimento de pessoas tão importantes é um status para mim e minha carreira", agradece a empresária.
A Academia é composta por oito membros efetivos, ligados a uma atividade artístico-cultural: Débora Irion e Leonid Streliaev (Artes Visuais); Leandro Libardi Serafim e Pepeu Gonçalves (Música); Iraci Casagrande Koppe e Romeo Ernesto Riegel (Literatura); e Olinda Alessandrini (Patronesse).
A ACADÊMICA - Marta Rossi é uma das executivas mais respeitadas do setor de Turismo e Eventos no Brasil e América do Sul. É uma das fundadoras da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos e CEO de grandes cases como a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) e Chocofest. Com dezenas de prêmios e indicações, foi recentemente apontada em publicação nacional como uma das oito mais importantes personalidades que fizeram história e continuam contribuindo para o mercado no Brasil nos últimos 25 anos. Também recebeu, em 2016, o título de Cidadã Emérita de Gramado.

VOO MACEIÓ/SALVADOR

A malha aérea de Alagoas vai ganhar, a partir de setembro, mais uma importante operação para o estado. A companhia Azul Linhas Aéreas anunciou um novo voo regular que proporcionará uma ligação direta com Salvador (BA), recuperando uma das rotas mais pleiteadas pelos alagoanos.  
Os voos serão feitos diariamente, de segunda-feira a sábado, em uma aeronave Embraer 195, com capacidade para 120 passageiros. As novas operações foram angariadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), para suprir a carência gerada com o fim das operações da companhia aérea Avianca, que fragilizou a malha aérea de todo o País.

DOMINGO, NO MARACANÃ - BRASIL E PERU NA FINAL DA COPA AMERICA

Taça  e bola da final
No templo maior do futebol nacional, o Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, s seleção brasileira de futebol estará enfrentando no domingo à tarde o selecionado do Peru, em partida que decide qual será o campeão da taça CONMEBOL Copa América Brasil 2019. 
Neste confronto final, o selecionado brasileiro apresenta-se como favorito, levando-se em conta que., no primeiro jogo da Copa vencemos o adversário de amanhã  pelo elástico placar de 5 x 0. Contudo, o Peru, depois da goleada recuperou-se amplamente, classificando-se nas oitavas, quartas de final e semifinal, derrotando categorizadas seleções, inclusive a do Chile, campeã da última Taça América. Não será um jogo fácil. Se os nossos representantes não estiverem em dia inspirado, não se aplicarem devidamente “a vaca pode ir para o brejo”. Não desejamos que isto aconteça.  De qualquer forma, acreditamos que os comandados do técnico Tite nos pouparão do vexame que o Uruguai nos pregou em 1960, no mesmo Maracanã, ganhando a Taça do Mundo, pelo placar de 2 x 1.
OS LITIGANTES – Espera-se que o Brasil jogue, de início, com: Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva, Marquiinhos e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Phippe Coutinho; Gabriel Jesus, Firmino e Everton.
O Peru entrará em campo com:  Arias; Isla, Medel, Maripan, Beaisejour, Pulgar, Aráguiz,, Vidal,  Fuenzailda, Sanchez e Vargas.  
 Os árbitros será o chileno Roberto Tobar, auxiliado pelos assistentes Christian Schiemann e Claudio Rios, ambos do Chile. Já o árbitro de vídeo (VAR) será o também chileno Julio Bascuñan 
CERIMÔNIA -  A Cerimônia de encerramento da CONMEBOL Copa América Brasil 2019, antes do início da parida entre Brasil e Peru, será a parte final da história iniciada na celebração de Abertura da competição, no último dia 14 de junho. A energia e união dos povos sul-americanos volta a ser exaltada no espetáculo que tem a concepção de Edson Erdmann, criador e diretor artístico de espetáculos, eventos e shows.
No Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, Anitta e Pedro Capó são as atrações musicais da grande final desta 46ª edição do torneio mais antigo de seleções do mundo. Será a primeira vez que a estrela brasileira fará um dueto com astro porto-riquenho.
A CONMEBOL - A 46ª edição do torneio e que retornou ao Brasil depois de 30 anos,  com jogos em seis estádios de cinco cidades-sede (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), conta com 12 Seleções participantes. Em campo, nove títulos da Copa do Mundo da FIFA reunidos e algumas das maiores estrelas do futebol mundial.
Além dos dez países sul-americanos membros da CONMEBOL (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), Japão e Catar participaram como convidados.
TERCEIRO LUGAR – Amanhã as 16h na Arena Coríntias ocorre o jogo Argentina X Chile 

OS VITORIOSOS DAS SEMIFINAIS DA COPA AMÉRICA

Vitoria do Brasil sobre a Argentina
Para se credenciarem a disputar a partida final da Copa América, as seleções do Brasil e do Peru jogaram as partidas semifinais da s últimas terça e quarta-feira, respectivamente contra a Argentina e o Chile. 
Depois de uma peleja em que a flor da pele dos jogadores esteve à mostra, do começo ao fim, o Brasil conseguiu suada vitória contra os portenhos por 2 x 0. O placar da noite de terça-feira no Mineirão não diz tudo sobre o jogo. É verdade que os nossos representantes jogaram razoavelmente bem, determinados, com seu padrão de toque de bola conhecido. Mas encontraram uma Argentina bem postada, em que seu craque maior, Messi, sempre foi uma ameaça. Os dois tentos do Brasil foram marcados, o primeiro por Gabriel Jesus, na fase inicial, numa jogada em que mostrou raça e qualidade no chute final; o outro, no segundo tempo, numa trama em que Daniel Alves foi o primeiro arquiteto, passando a bola por Gabriel e finalmente finalizada por Firmino.
Registre-se que o Brasil passou por sufoco nos dois tempos do jogo. Messi teve uma boa finalização, mas a boa teimosa bateu no travessão. Outras várias tentativas também foram frustradas, umas pela falta de sorte dos ofensivos, outras graças ao bom posicionamento dos nossos defensores.
A VITÓRIA DO PERU – No jogo da quarta-feira, quando se pensava numa vitória do Chile, em razão de suas ótimas apresentações nas fases anteriores, eis que o Peru venceu com folga por 3 X 0. Os peruanos foram eficientes nos dois tempos de jogo, esqueceram a “zebra” de uma derrota elástica para o Brasil, na fase inicial da Copa. Foram eficientes nos dois tempos do jogo. Seus gols foram de Flores e Yotúm, no primeiro tempo; e Guerrero, na fase final. 

VG SUN CUMBUCO - MAIS UM EMPREENDIMENTO NO CEARÁ DA REDE VILA GALÉ

A Vila Galé anunciou seu novo empreendimento no Ceará: VG Sun by Vila Galé (foto), já inaugurado. Nesta fase inicial, o  VG Sun byVila Galé  disponibiliza 65 unidades habitacionais com categorias variadas para atender aos mais diversos públicos. Localizado ao lado do Vila Galé Cumbuco, todas as suítes terão quarto, sala, banheiro e uma cozinha, totalmente mobiladas, equipadas e decorada para uso dos hóspedes. As acomodações podem ter de um a três quartos e as metragens de 39 m², 70 m² e 99 m². 
Os apartamentos de 39 m² são compostos de um dormitório e sala no mesmo ambiente, cozinha, banheiro e varanda. Já as suítes, com 70 m², possuem dois dormitórios, sala, cozinha e varanda, além de dois banheiros. E os de 99 m², possuem três dormitórios, sala, cozinha, dois banheiros e varanda. 
“O VG Sun by Vila Galé surgiu com o intuito de diversificar a oferta de hospedagem na região, oferecendo um produto complementar ao resort Vila Galé Cumbuco em regime de self catering. Queremos que ele seja a segunda casa dos brasileiros no Ceará”, explica Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador da rede Vila Galé. 
À beira da praia do Cumbuco, o empreendimento possui infraestrutura completa de lazer, incluindo piscina adulto e infantil, sauna, jacuzzi, academia, quadra poliesportiva, quadra de tênis e parque infantil. O VG Sun by Vila Galé ainda conta com recepção, segurança e restaurante/bar. As reservas estão disponíveis por meio do telefone 71 3263 9999 , email: vgsun.reservas@vilagale.com ou no site da Vila Galé.

MERCADOS DOS PINHÕES E DA AEROLANDIA - FESTEJOS JUNINOS TODOS NOS FINAIS DE SEMANA DE JULHO

Mercado da Aerolândia
Intensa programação junina será desenvolvida pela Secultfor no corrente mês nos Mercados dos Pinhões e da Aerolândia. O público poderá conferir, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, show de forró pé de serra, quadrilha improvisada e comida típica. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, das 18h às 22h.
Nas sextas-feiras, o Mercado dos Pinhões recebe a programação especial alusiva ao São João, com apresentação de Vitor Alves e Banda e do Grupo Farra DusBons, com Jean Dumont (05/07); show da Banda Eletrocactus e do Grupo Forró com Freitas Filho (12/07); apresentação da Banda Mel de Cabaça e da Banda no Lance (19/07); e participação da Banda Riso da Noite e de Luís Cordeiro e Banda Asa Noturna (26/07).
No Mercado da Aerolândia, a festa ocorrerá aos sábados e domingos. A animação ficará por conta da banda Forró de Cabo a Rabo (06/07), do cantor Danilo Rei e do Trio Pisada Mansa (07/07), do grupo Na Pisada do Xote (13/07), dos grupos Rala Buxo e Forró de Cabo a Rabo (14/07), Karcará do Acordeon e Banda (20/07), grupo Farra DusBons com Jean Dumont, e Grupo Estrela do Norte (21/07), da banda Forró Estilo Nordestino (27/07), dos cantores Matheus e Wendell e da banda Forró dos Meninos (28/07).

ALTA ESTAÇÃO - COMEÇARÁ AMANHÃ A PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DA PREFEITURA

A Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), abrirá oficialmente neste final de semana a temporada das férias de julho. Amanhã (06), às 9h, diante da Praia do Lido/Crush, o Projeto Praia Acessível recebe usuários de várias entidades, como o Lar Torres de Melo e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), entre outras. No domingo, o Projeto Pôr do Sol retoma suas apresentações com o pianista Felipe Adjafre, a partir das 17h, no Aterro da Praia de Iracema, em frente ao Boteco Praia.
Durante todo o mês, o Praia Acessível, programa que oferece banho de mar assistido a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, amplia seu horário de funcionamento e passa a atender diariamente, das 9h às 13h. Realizado pela Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará, o projeto já realizou, desde seu lançamento em março de 2016, mais de 5.400 atendimentos.
Já o Projeto Pôr do Sol, gratuito e aberto ao público, consiste em um concerto instrumental na praia, no final da tarde, proporcionando aos espectadores vivenciarem um pôr do sol de maneira diferente. 

NA FACULDADE CDL - LANÇAMENTO DA HISTÓRIA DA AVIAÇÃO NO CEARÁ

A Faculdade CDL promoverá no próximo dia 10 de julho (quarta-feira), a partir das 18h30, nas dependências da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (Rua 25 de Março, Nº 882 – Centro), o lançamento da 3ª edição do livro A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO NO CEARÁ. Na oportunidade haverá a apresentação da obra e uma sessão de autógrafos com os autores da publicação, jornalistas Augusto Oliveira e Ivonildo Lavôr. 
A nova tiragem do livro A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO NO CEARÁ retrata os fatos ligados ao passado e atualiza os recentes avanços que o Estado vem desenvolvendo no setor, em especial na área de infraestrutura aeroportuária, com influência direta na economia e no incremento do turismo. Fatos como a chegada de novos terminais aéreos no Ceará; a presença da alemã Fraport Airport na administração do aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, e o hub da AirFrance/KLM/Gol, com reflexo significativo na ampliação das viagens internacionais a partir da capital cearense, constam dessa nova edição do livro.
Em relação aos fatos do passado, o livro A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO DO CEARÁ ressalta a façanha de desbravadores, a exemplo de Euclydes Pinto Martins, que realizou uma viagem, a bordo de um hidroavião, entre Nova York e o Rio de Janeiro, em 1923, com passagem por Camocim, sua terra natal. Outro destaque é Antônio Henrique da Justa, outro cearense com lugar na história por ter seu nome associado à invenção do helicóptero.
Além de ser dirigida para pesquisadores e entusiastas em aviação, a publicação foi pensada também para contribuir no desenvolvimento profissional de professores e alunos à medida em que oferece dados até então pouco difundidos em termos literários locais. 
O livro HISTÓRIA DA AVIAÇÃO DO CEARÁ tem, assim, essa proposta de mostrar fatos do passado e seus reflexos no presente, onde Fortaleza é tida hoje como referência na aviação comercial no Nordeste brasileiro.

PREVISÃO - CEARÁ DEVE RECEBER 449 MIL TURISTAS NA ALTA ESTAÇÃO

O Ceará deve receber nesta alta estação de julho 449 mil turistas, número 12,6% maior que no mesmo período do ano passado. Os visitantes devem gerar uma receita turística de R$ 1.154.200, valor 22% maior que em julho de 2018. A movimentação no Aeroporto de Fortaleza deve chegar a 750 mil passageiros, índice 16% maior que o registrado em 2018.
Os números são uma previsão do Departamento de Estudos e Pesquisas da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e levam em consideração a ocupação da rede hoteleira e dos aluguéis por temporada, a demanda turística, a movimentação do Aeroporto de Fortaleza e o tempo de permanência do turista no Estado, entre outros.
Em Fortaleza, a rede hoteleira está com média de 81,7%, distribuída em hotéis (82,8%), flats (89%), pousadas (71,8%) e albergues (68,7%). Nos demais destinos do Ceará, a média de ocupação hoteleira é de 74%. Jericoacoara com 83%, Guaramiranga com 82%, Porto das Dunas com 81%, Morro Branco com 71%, Trairi com 69%, Canoa Quebrada com 68% e Cumbuco com 67%.

EM DIA COM O FESTURIS 05/07/2019


ROTA DO SOL SEMANAL 05/07/2019 - ISSUU


ISSUU.COM
Noticias sobre Turismo, Lazer e Negócios enfocando a divulgação do Turismo no Ceará, no Brasil e no Mundo