Pomerode surgiu no Brasil a partir e 1861. A cidade é fruto da imigração de alemães e poloneses e fica entre Blumenau e Joinville. A maior parte dos imigrantes alemães veio da histórica região da Pomerânia, , situada entre o norte da Alemanha e a Polônia. Noventa por cento dos habitantes de Pomerode são descendentes de alemães pomeranos e a maior parte dos moradores são bilíngues: falam o português juntamente com o pomerano.
É a cidade mais alemã do Brasil. Tem uma população de 28 mil habitantes, alegre e trabalhadora e que cultua a tradição dos seus ancestrais. Na época da paixão e morte de Jesus, faz a sua a Osterfest (Festa de Páscoa), uma quadra cheia de atrativo para toda a família, moradores e turistas. Quem passeia pela cidade em dias de Osterfest diverte-se com as curiosidades, eivadas de tradições, com coelhinhos de verdade que encantam a criançada, brincadeiras para entreter os pequenos, além da já tradicional Ostermarkt, feira de artesanato de Páscoa. Os adultos interessados em arte podem aprender a fazer artesanato nas oficinas e as crianças podem pintar ovinhos e lambuzar-se a vontade. Na decoração, a Osterbaum, uma árvore de páscoa, com ovinhos e flores colore toda a cidade.
Pomerode está toda enfeitada com a 5ª Osterfest - Festival de Páscoa, que este ano começou no dia 2 último e só terminará no final do mês. Entre os costumes e tradicionais da cidade, são estes os maiores destaques:
OSTERBAUM (Árvore de Páscoa) – É uma tradição que veio da Alemanha e é mantida pelos descendentes alemães até hoje. A árvore é montada com galhos secos que simbolizam a paixão e morte de Jesus Cristo. Nos galhos são colocadas em galhos cascas de ovos coloridos, simbolizando a alegria da vida e a ressurreição.
OSTERMARKT - No Centro Cultural da cidade há uma feira de artesanato, com artigos especialmente confeccionados para a Páscoa. A troca de casquinhas é um incentivo a que o público participe dos preparativos da Osterfest.
OSTERFEUER - Durante a procissão pelas ruas da cidade, realizada na quinta-feira santa (28) com velas acesas, o chamado fogo pascal é uma tradição denominada Osterfeue.
STÜPPEN – Outro costume e a realização da Serenata de Páscoa, herdada dos imigrantes germânicos, feita na madrugada entre o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa.
Muitas outras atividades os locais e turistas têm em Pomerode nos festejos pascais, entre as quais o 7º concurso de pintura de cascas de ovos, o passeio de bicicletas decoradas e o Osterhasen-Bauernhof (Sítio do Coelho da Páscoa) – cenário digno dos melhores contos infantis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário