Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

INCRÍVEIS CAFÉS - PRAGA E OUTRAS CIDADES NO CIRCUITO DA GOSTOSA RUBIÁCEA

Para os dias frios, na República Tcheca, uma excelente pedida é parar num dos muitos cafés para tomar a bebida bem quente acompanhada de um belo doce. Isto vale para Praga e também para Český Krumlov, Brno e Karlovy Vary. A fama dos melhores cafés passou fronteiras e vem merecendo elogios, por exemplo, do jornal britânico The Guardian.  Uma coisa é certa: é fácil encontrar um bom café. Difícil é sair.
AS MELHORES CAFETERIAS - Saindo do centro de Praga estão as cafeterias verdadeiramente especiais. Uma das melhores cafeterías é «Můj šálek kávy» (Minha xícara de café) <foto>, no bairro de Karlín, que, depois de ter má fama, está se tornando uma área da moda. Esta cafeteria é famosa por seu design original, serviço profissional, boa cozinha e, naturalmente, pelo café famoso tostado ali mesmo. Outros locais de fama nessa região são o restaurante Lokál e o bar Veltlín. Ambos apostam na tradição, com receitas tchecas, ingredientes de qualidade e postura profissional com relação à cerveja, ao armazenamento, ao serviço e consumo. Veltlín, por sua vez, se orgulha de seus vinhos originários exclusivamente da área do antigo Império Áustro-Húngaro.
Outro café, "Café v lese" (Café no Bosque) está localizado no desconhecido bairro de Vršovice, em Praga. Esta área, nos últimos anos, ficou conhecida como um celeiro de vida cultural alternativa de Praga. Coffee v lese é o coração desta área e seu proprietário, Ondřej Kobza, há vários anos trabalha para melhorar a imagem de Praga. Graças a ele foram colocados pianos pela Cidade para quem quiser tocar e foi também graças a Ondřej Kobza que se reavivou o bairro Vršovice. Locais famosos como o Café Sladkovský (ou Garagem Café) também estão em Vršovice. 
Vale apena mencionar e recomendar o café e doceira informal Alchymista, onde é possível pagar a conta com bitcoins. Fica no bairro de Holešovice,   muito perto do parque Letenské sady. Acafetería La Bohème Café também tem seu estilo e fica no bairro de Vinohrady e o café Al Cafetero fica só uma rua adiante. Para quem não quiser sair do centro de Praga a recomendação é o Café Louvre, perto do Teatro Nacional, que garante serviço de qualidade há mais e 100 anos. Outras recomendações: Albert Einstein ou Franz Kafka e diante do Teatro Nacional está situado outro café lendário:  café Slavia, onde a elite se encontrava para discutir questões filosóficas ou talvez para admirar a vista do Castelo de Praga.
MAIS  LOCAIS - Bem no centro de Brno está o famoso Café Mitte e no Coffee Fusion predomina a atitude profissional ao café  e, para quem não dispensa um doce com o café, o endereço é  o «V Melounovém cukru» onde servem o bolo «Red Velvet ».  Outra recomendação de cafeteria está situada na Moravia do Sul, perto da cidade vinícola de Mikulov.  É o Café Fara,  na rota principal da pista de ciclismo que passa por Pálavské vrchy. Além de café de qualidade, esta cafeteria oferece também uma sala de experiências « Coffee Spirit».

Nenhum comentário:

Postar um comentário