Amanhã e domingo, 26 de junho, a Quinta do Olivardo promove a primeira festa junina portuguesa do Circuito do Vinho em São Roque/SP. Será a oportunidade de o público conhecer as raízes e tradições da festa típica de Portugal que hoje faz sucesso nos quatro cantos do país. A entrada é gratuita.
A festa junina portuguesa traz algumas peculiaridades. Enquanto no Brasil, os rapazes apaixonados entregam correios elegantes para as moças solteiras, em Portugal, os jovens entregam às damas um manjerico, um pequeno vaso de barro com um pezinho de manjericão. A entrega dos manjericos é uma tradição no país. Lá, os vasos são enfeitados com uma dobradura de papel em formato de uma flor de cravo e ao centro, é colocado uma bandeirola com um versinho apaixonado. A moça que recebe o presente deve cuidar da planta para que o romance possa continuar. Na festa junina da Quinta do Olivardo, o público poderá vivenciar a tradição dos manjericos.
Não vão faltar os tradicionais doces juninos com origem portuguesa: canjica, arroz doce, doce de abóbora, paçoca, pé de moleque, castanha portuguesa assada, pamonha, maçã do amor, pastel de Belém e bolos de milho, cenoura, fubá e chocolate, entre outras guloseimas.
As delícias não param por aí. Os visitantes poderão degustar outros pratos lusitanos, como a famosa a sardinha na brasa, o pão no prego, bolinho de bacalhau, linguiça no pão, mini espetada madeirense, queijo coalho assado, pastel de bacalhau, cuscuz, caldo verde, bolo do caco, além das tradicionais bebidas: vinho quente, quentão, chocolate quente, vinhos Quinta do Olivardo e sucos de uva Quinta do Olivardo.
A tradicional quadrilha se faz presente. O público poderá acompanhar a apresentação da quadrilha da Quinta do Olivardo, de grupos de quadrilhas de algumas escolas infantis de São Roque, além da apresentação da Orquestra de Viola Caipira de São Roque, da Comitiva Brasil Poeira, que promoverá um verdadeiro “arrasta pé” na Quinta do Olivardo.
Para gastar a energia da criançada, a festa terá ainda cama elástica, touro mecânico, gincanas, pescaria, tiro ao alvo, argolas e o circuito de aventuras estará aberto até às 22h. Já os adultos mais aventureiros poderão testar sua força no pau de sebo, concorrendo a um jantar para duas pessoas na Quinta do Olivardo. É animação garantida para toda a família!
A ORIGEM - A tradição da festa junina chegou ao Brasil junto com a coroa portuguesa. Nesta época, era comemorada apenas pela elite e era conhecido como Festa dos Santos Populares e Joanina, em homenagem a São João. Quem dançava a quadrinha eram apenas os nobres da corte, com seus vestidos bem rodados, enfeitados com rendas e pedras.
Diferentemente do Brasil, onde a festa é comemorada durante os meses de junho e julho, em Portugal os festejos são realizados em apenas um dia, no dia de São João ou Santo Antônio.
A QUINTA DO OLIVARDO - Adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras, a Quinta do Olivardo é uma atração turística pela boa comida, ambiente acolhedor e também pela paisagem exuberante. Os parreirais ladeando as instalações conferem o clima bucólico das propriedades rurais da Ilha da Madeira, em Portugal, onde o proprietário Olivardo Saqui buscou inspiração para construir um dos locais mais visitados da Estrada do Vinho.
A Quinta do Olivardo recebeu por três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015) a referência “Excelência” concedida pelo TripAdvisor, um guia mundial colaborativo, publicação na qual os comentários dos frequentadores pontuam o estabelecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário