Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2016

ABRAJET-CEARÁ EM ILHÉUS

No artigo desta semana, ater-nos-emos a uma singela, porém carinhosa homenagem, sem a nossa presença, que será prestada pela Associação Brasileira de Jornalista de Turismo – Abrajet-Ceará –representada pelo abrajetiano e diretor-presidente do jornal Rota do Sol Turismo, na companhia de uma filha e de um neto, jornalista José Carlos de Araújo, no dia 28 de agosto de 2016, em Ilhéus-Bahia, ao jornalista e empresário Hans Shaeppi pelos seus 90 anos de idade, se não nos falha a memória. De Salvador-Bahia, irá o jornalista Carlos Casaes, proprietário da Revista Gazeta do Turismo, acompanhado de familiares, além da presença do ex-presidente da Abrajet-Bahia, jornalista Edmundo Mendes, residente em Ilhéus. Lá estarão, ainda, o presidente da Abrajet-Alagoas, jornalista e procurador Flávio Gomes e esposa, além de outros companheiros do aniversariante. 
O evento, com a participação de familiares, colegas abrajetianos, amigos e funcionários, deve-se ao fato de Hans Shaeppi ser, dentre outros motivos, um homem íntegro, em tudo o que faz, tanto como jornalista, quanto empresário, e colunista do Diário de Ilhéus-Bahia. É formado em Engenharia Civil, compositor, músico e empresário, nos ramos da hotelaria (possui dois hotéis), fabricante de chocolates, inclusive eróticos, nos formatos dos órgãos genitais de Nacib e Gabriela, (personagens do livro de Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela), em diversos tamanhos, bastante comprados por visitantes, afora proprietário de fazendas com plantio de cacau e cinco lojas de revenda, uma delas no aeroporto da cidade).
Como dizem que recordar é viver, eis-nos a vivenciar, momentos inesquecíveis, quando fomos a Ilhéus. Lá, vimos o quanto Hans ficou emocionado, na igreja de São Jorge, após uma missa, com a participação dos familiares, funcionários e amigos. Na ocasião, o padre Jefferson Santos dos Santos, além de significativa oração, proferiu palavras de reconhecimento pela pessoa exemplar, pelo profissional de imprensa ético e competente, pelo empresário inovador, fazendeiro, produtor de Cacau, que abastece, com essa matéria-prima, parte da produção dos chocolates de sua fábrica.
Vamos recordar mais a homenagem a esse amigo distante, nonagenário, que vai ao trabalho, diariamente, e escreve sua coluna no supracitado jornal. Em seu hotel, o Ilhéus Praia, no ano passado, Hans Shaeppi, foi alvo de homenagem também pelo seu natalício, feita somente pelos familiares e colegas de profissão (Abrajetianos). Na saudação a Hans – lembramo-nos bem - o jornalista baiano Carlos Casaes destacou a salutar amizade com Shaeppi, por mais de quarenta anos. Ressaltou outras virtudes, como de um homem que sabe ser exemplo de vida e profissional, de primeira grandeza, para quem o conhece bem e priva de sua amizade. Mencionou os momentos agradáveis, quando ambos militavam, na imprensa turística de Salvador, um marco para o turismo baiano. Ao concluir, felicitou o amigo aniversariante e desejou-lhe uma vida longeva e repleta de mais realizações familiares e empresariais.
Com a palavra, o jornalista José Carlos de Araújo disse ter sido uma honra vir de Fortaleza e abraçar um colega de profissão, amigo e empresário de sucesso, em seus 89 anos de idade. Parabenizou-o e prometeu retornar para outras comemorações natalícias, o que acontecerá brevemente. Na oportunidade, reforçamos o que afirmaram os colegas e amigos de jornalismo de Hans Shaeppi e recitamos um poema de autor desconhecido “Amor e Vinho”, que, no final, enfatiza: “A embriaguez do vinho é breve, passa, porém não passa nunca a embriaguez do amor”. Enaltecemos a figura humana de Schaeppi e de suas múltiplas profissões, 
Concluindo, frisamos ter valido a pena ir a Ilhéus, e percebê-lo ativo, lúcido e com bastante garra para enfrentar os desafios, caso surjam no seu dia a dia. Foi excelente também comprovar o respeito, a admiração e o carinho da população da “Terra do Cacau”, que motivou Jorge Amado a divulgá-la mais com a obra Gabriela, Cravo e Canela e que a Rede Globo de Televisão produziu um seriado, baseando-se no seu livro.
Bem, gente! Pena que não possamos, neste ano, ser parte da merecida homenagem ao amigo Hans Shappi por mais um ano de vida longeva. Mas, o colega José Carlos dar-lhe-á um abraço e os efusivos parabéns em nosso nome e dos abrajetianos cearenses. 
Antonio José de Oliveira
Presidente da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário