Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de abril de 2017

XII BIENAL DO LIVRO DO CEARÁ - CONVIDADOS RENOMADOS NA GRANDE FESTADA CULTURA

Centro de Eventos, XI BIENAL
Realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Bradesco, a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará começou na última 3ª feira, com término marcado para o próximo dia a 23. O evento estará no Centro de Eventos do Ceará e em múltiplos espaços de Fortaleza e tem entrada franca em todas as atividades. Novos autores e convidados e a programação pormenorizada da Bienal foram apresentados à imprensa na quarta-feira, em coletiva às 9h, no Auditório do Centro Dragão do Mar
"No mesmo patamar de importância dos autores e convidados do Brasil e do mundo, nossa Bienal tem uma cara de cearensidade. Na sua programação, nas suas manifestações, o Ceará está sempre presente", disse Fabiano dos Santos Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará
Referência no calendário cultural nacional, a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará é um expressivo espaço de encontros entre diversos públicos e grandes autores e convidados do Ceará, do Brasil e do mundo, promovendo a reinvenção da vida por meio da arte, do conhecimento, da palavra em seus múltiplos meios e possibilidades. Com o tema "Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca", esta nova edição da Bienal, com o renomado escritor Lira Neto assinando a coordenação da curadoria, da também integrada por Kelsen Bravos e Cleudene Aragão, é um momento de culminância da política estadual de livro, leitura, literatura e bibliotecas, de acordo com as diretrizes  de democratização do acesso à cultura e à arte, valorização da produção cearense e diálogo com o Brasil e o mundo. 
A Bienal Internacional do Livro do Ceará, sob a coordenação geral de Mileide Flores, livreira e coordenadora de Políticas para o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, mobiliza a atenção do mercado editorial de todo o País. É uma grande promoção com foco no desenvolvimento da economia criativa do livro, na promoção da leitura, na formação de leitores e na amplitude e alcance de suas ações, por meio da Bienal fora da Bienal.
O TEMA - Um dos diferenciais da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará é ter sua programação marcada por um tema transversal e instigante - "Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca". O tema expressa a noção de acervo, seja ele individual ou coletivo, sincrônico ou diacrônico, material ou imaterial, oral ou escrito, xilografado, impresso ou digital. Também homenageia o acervo literário universal, a cultura e a identidade brasileira como patrimônio da humanidade e pauta toda a estrutura e funcionamento da Bienal, aguçando o interesse pela pesquisa e pela leitura, proporcionando debates sobre os mais variados assuntos, contemplando os interesses de um público extremamente diversificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário