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quinta-feira, 21 de setembro de 2017

QUE SEJA ATUANTE A CONJOTUR!

Antonio Jose de Oliveira
Pres Abrajet CE
De quinta-feira até sábado último, do corrente mês, estivemos na companhia de amigos jornalistas, oriundos dos Estados do Rio G. do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais, todos residentes nas capitais dos citados Estados, participando do II Encontro Nacional da nova Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo - Conjotur. 
A consolidação da recém-criada e prestigiada Associação Nacional de Jornalistas de Turismo – Conjotur – idealizada por Carlos Casaes (Salvador-BA) e José Carlos de Araújo (Fortaleza-CE), contou, ainda, com a colaboração, na programação do evento, de Antonio José de Oliveira e José Carneiro Rangel, além do indispensável apoio do Fórum de Turismo de Fortaleza (Fortur), nas pessoas dos coordenadores Pedro Carlos Fonseca e Edgar Sá, sem falar do envolvimento de várias entidades do trade turístico local, o que não seria possível alcançar o êxito do II Encontro Nacional de Jornalistas de Turismo, caso o trade turístico não tivesse dispensado a necessária ajuda aos jornalistas visitantes.
Como presidente da Abrajet-Ceará, não só aderimos à supracitada confraria, bem como participamos da reunião de sua consolidação, incluindo passeios a pontos turísticos de Fortaleza, Aquiraz e Iguape, nos quais compareceram lideranças do trade, da política, como o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, seu secretário de turismo e auxiliares. Registramos, também, empresários e gestores públicos que impulsionam o desenvolvimento sustentável e solidário do turismo cearense, que não os nominamos a fim de que possamos esquecer de alguns, o que seria uma desatenção para eles.
Bem! Os agradecimentos a todas as organizações parceiras foram dados, por ocasião de cada momento vivido, nos locais de atração turística e na presença dos responsáveis por equipamentos desse segmento econômico e quem está à frente de todas elas, buscando fazer o melhor pelos turistas que vêm a Fortaleza e aos municípios vocacionados para o turismo no Estado do Ceará. 
A verdade é que o Turismo Cearense, graças ao apoio logístico e à ajuda financeira de governantes estaduais e municipais, englobando empresários, atrai atrair mais turistas nacionais e internacionais, mediante a promoção, em parceira, na divulgação, do que Fortaleza e o Ceará possuem de belo, útil e agradável, atrativos capazes de deixar os turistas nacionais e estrangeiros satisfeitos e com o desejo de retornarem às plagas da “Terra de Iracema”. Em termos de infraestrutura física de suporte ao turismo, Governo e a prefeitura de Fortaleza estão executando obras fundamentais, para satisfazerem a população e quem se desloca de seus Estados, com o objetivo de desfrutar férias, negócios e outros afazeres em terras alencarinas, com maior frequência, nos Litorais e nas Serras. 
Mas, precisamos melhorar, no tocante aos serviços públicos e da iniciativa privada do ramo, pois existem alguns senões que podem denegrir a imagem turística do Ceará Nas visitas realizadas aos polos receptivos, foram constatadas algumas irregularidades, como: a venda de produtos chineses e industrializados, misturados com o genuíno artesanato criativo e variado, confeccionados pelas mãos hábeis de mulheres-rendeiras no Centro das Rendeiras Miriam Mota, em Iguape-CE, constatado pelo coordenador-geral do Fórum de Turismo de Fortaleza (Fortur), empresário e Engenheiro Civil Pedro Carlos Fonseça.
Outro fato, observado pela amiga e presidente da Abrajet-Paraíba, Messina Palmeira, foi ela ter comido uma tapioca, com recheio de margarina e coco industrializado, em um quiosque do maior parque aquático, na orla marítima do Brasil, o famoso e atrativo complexo turístico Beach Park. Vender tapioca, preparada com margarina e coco industrializado, num ambiente público, mais visitado de Fortaleza por turistas, não é recomendável e quem a comer sai criticando essa falta de consideração. Atenção, cara e competente Relações Públicas do Beach Park, jovem Gisele Costa, que tivemos o prazer de conhecê-la e de ser fotografado a seu lado, oriente o(a) proprietário(a) do quiosque que vende tapioca, refrigerantes e água de coco, a usar a manteiga de coco ralado nas tapiocas. Eis, pois, dois senões presenciados no decorrer dos pontos turísticos visitados pelos membros da Confraria de Jornalistas de Turismo. Destacamos, ainda, um pedido do coordenador do Fórum de Turismo, Pedro Carlos, aos jornalistas: critiquem, construtivamente, o que veem de incorreto, nas atividades turísticas, por parte das iniciativas pública e privada, e ajudem, com a divulgação, em seus veículos de comunicação de massa, a continuidade das barracas, na Praia do Futuro, patrimônio turístico de Fortaleza. Gente, obrigado pela compreensão do registrado. Que seja profissional atuante, ética e transparente a Confraria Nacional de Jornalistas - Conjotur.

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