Primeiros bailarinos do teatro municipal RJ, Cicero Gomes e Karen Mesquita |
A 17ª edição do Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará (Fendafor), com apoio do Governo do Estado do Ceará, começou na última terça-feira, com abertura no Cineteatro São Luiz, pertencente à secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Tendo como foco principal um programa de formação pedagógica para bailarinos, pensadores, produtores culturais, diversas mostras de dança e posteriormente circulação de espetáculos e bailarinos o festival surge com o objetivo de proporcionar maior visibilidade à produção local e estimular novos mercados de trabalho, circulando trabalhos e estimulando novas pesquisas de linguagem.
A noite de abertura no dia 27 do Fendafor 2017 foi para convidados, no Cineteatro São Luiz, na Praça do Ferreira. De quarta-feira até 8 de julho, o evento estará no Theatro José de Alencar, com Mostra Internacional, Infantil e Amadora, com ingressos à venda com o preço de R$ 30,00 e R$15,00 (meia).
Acontecerão apresentações paralelas também no Mercado da Dança (Jardins do TJA) em todos os dias do Festival, com entrada gratuita, além de ações no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar, na Rede CUCA, da Prefeitura de Fortaleza e em escolas de toda a capital cearense.
ATRAÇÕES - Entre as atrações confirmadas na abertura estiveram Cícero Gomes e Karen Mesquita, primeiros bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que apresentaram o Gran Pás de Deux de “Diana e Actéon”, uma coreografia de Marius Petipa com direção de Ana Botafogo. Apresentaraam-se-se também o bailarino e coreógrafo brasileiro radicado na Suíça, Marcos Bento, da Tanztheater Cia. de Dança, com “Transit”; a Companhia Pulsar do Maranhão, com o espetáculo “Tão Simples Assim”. Houve a estreia de “O Quinze” do Grupo BCAD, baseado no livro da escritora Cearense Raquel de Queiroz, com coreografias de Gleidson Vigne (Cia de Dança Deborah Colker).
Além das atrações na abertura, as dezenas de espetáculos do Fendafor contam com diversas linguagens da dança, do popular, passando pelo contemporâneo até o clássico, do amador ao profissional, infância a terceira idade, em todas as modalidades e categorias. O Festival também oferece cursos, oficinas, workshops, mostras de vídeo dança, seminários(este ano com o tema “Lavamos a Dança com a Alma”), palestras, conferências, lançamentos de livros, debates e exposições. Os cursos acontecerão em locais descentralizados como a Escola de Ballet Janne Ruth, Academia Lucymeire Aires, Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza, Ballet Hugo Bianchi, Vila das Artes, Porto Iracema e Rede Cuca da Prefeitura de Fortaleza.
O FENDAFOR - O Fendafor recebe por edição cerca de 2500 bailarinos do Ceará, do Brasil e de outros países. Está classificado como o maior Festival Norte e Nordeste e o terceiro maior do Brasil, tendo publicado um livro histórico em 2010, com a trajetória dos 10 anos de atuação do festival, que gera mais de 150 empregos no período, onde ele acontece em Fortaleza e em municípios do interior do Ceará.
Nasceu no ano 2000 e, desde sua criação tem como principal objetivo a popularização da Dança no Estado do Ceará e mais: unir talentos e oportunidades, promover as Companhias, Bailarinos e Escolas de Danças, desde o amador até o profissional, do Ballet Clássico ao Popular de apresentarem seus trabalhos e produções artísticas, com todos apreciando o melhor da Dança nacional e internacional, principalmente na troca de saberes e experiências, conhecimentos e intercâmbios, fazendo vistas à formação de plateia por onde ele passa
Nenhum comentário:
Postar um comentário