Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de junho de 2017

O CEARÁ TAMBÉM NA TRILHA - FLORES NO CAMINHO DO TURISMO BRASILEIRO

Não é primavera, mas a estação florida parece durar boa parte do ano nas cidades de Holambra (SP), Cunha (SP), Campo Novo do Parecis (MT) e Nova Petrópolis (RS). Os municípios, grandes produtores de flores e plantas ornamentais, são um atrativo para turistas que visitam as lavouras e movimentam a economia dos municípios.
Considerada “jardim do Brasil”, Holambra concentra dois importantes títulos: maior produtora de flores do país e maior exportadora do produto para a América Latina. Localizada na região metropolitana de Campinas (SP), a cidade tem traços típicos de seus colonizadores que influenciaram inclusive na escolha do nome da cidade - os holandeses -, que trouxeram a cultura do cultivo, produção e venda das flores.
Cunha, também em São Paulo, não fica para trás quando o assunto é produção de flores. As lavouras de lavanda são semelhantes as cultivadas no sudeste da França e inspiram turistas pela beleza, aroma e cor que conferem à vegetação um belo tom de lilás.
Cerca de três mil pessoas se deslocam para cidade em busca do lavandário que, apesar de estar em uma propriedade privada, pode ser visitado gratuitamente. No local, o turista encontra uma paisagem estonteante em meio às montanhas da Serra do Mar, e pode levar para casa produtos locais com propriedades terapêuticas: sabonetes, buquês e iguarias gastronômicas.
Em Mato Grosso, o responsável por colocar o estado na lista dos destinos floridos é Campo Novo do Parecis. Com o título de maior produtor de girassóis do país, o município produz 29 mil toneladas da planta por ano, gerando empregos e movimentando o comércio da cidade. O turista que tem interesse em visitar em observar os campos amarelados precisa ficar atento as datas de florada, que acontece por 10 dias durante o mês de maio.
Para quem deseja ver as flores em temperaturas mais baixas, a recomendação é Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. Repleta de espaços floridos, a cidade ficou conhecida como “Jardim da Serra Gaúcha”. No centro dela, por exemplo, a Praça da República já se tornou “Praça das Flores” em razão da quantidade e diversidade de flores. No município, o turista encontra floriculturas com mais de mil variedades de plantas ornamentais e tem a oportunidade de conhecer pontos turísticos naturais como a rampa de voo Livre Ninho das Águias, o Pinheiro Multissecular e o Labirinto Verde.
AS FLORES DO CEARÁ - Nos seus 143 anos, São Benedito, no planalto da Ibiapaba, no limite com o Piauí, sempre foi um dos municípios do Ceará mais procurados pelos turistas.  Não apenas pela afamada gruta com o teleférico, mas pelo clima e ótimos locais para a prática do ecoturismo. Destaque-se a cativante gentileza e alegria do povo, ainda mais visíveis nos eventos que realiza. 
No últimos anos, porém,  com uma temperatura média em torno dos 21 °C., quase nunca ultrapassando os 22 °C, a "Princesa Serrana", passou ser ainda mais visível pelos exitosos investimentos no cultivo de flores ornamentais, a ponto também de já ser chamada de "Cidade das Flores". Perfumando e ornamentando o mundo, tem como principal item da sua economia a exportação de flores. Em razão disto, suas rosas estão na  Holanda, Itália e outros países europeus e nos diversos estados brasileiros. A Reijers e a Cearosa são as grandes forças responsáveis pelo êxito do cultivo de rosas e flores ornamentais de São Benedito. 
As flores da Reijers, por exemplo, estão nos principais supermercados de todos os estadoas brasileiros e tem, ainda, pontos de distribuição em depósitos e lojas. (Com o MTUR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário