Antonio Jose de Oliveira Pres Abrajet CE |
No artigo desta semana, por questão de justiça, elogiamos uma organização, que muito vem realizando de profícuo em prol do turismo cearense. Trata-se do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Fecomércio, cuja presidente é a empresária de eventos, a competente e atuante Circe Jane Teles, assessorada pelo capacitado, em assuntos turísticos, Marcos Pompeu, ex-secretário estadual do Turismo (Setur). A Fecomércio, presidida por Luiz Gastão Bittcourt, foi representada por Maurício Filizola, vice-presidente.
A prova da afirmação, supracitada, constatamos, quando da última reunião do Cetur, na sede da Fecomércio, na Rua Pereira Filgueira, 545, por sinal, um luxuoso prédio. Presentes à reunião representantes de organizações públicas e privadas, melhor dizendo, do trade turístico cearense.
Na oportunidade, foram apresentados e discutidos temas de relevância do turismo, alguns causando preocupação aos profissionais do ramo, como: atuação da Airbnb, criticada pelo presidente do SindHotéis-Ceará e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Manoel Cardoso Linhares, afora a crítica do diretor do Marina Park Hotel, Eliseu Barros, pois esta empresa virtual está contribuindo para o fechamento de hotéis, no Brasil, e – o pior – sem estar regulamentada.
Mas, os hoteleiros estão insatisfeitos, também, com a exigência de apartamentos, adaptados para deficientes físicos, como cadeirantes, com percentual de 10% do total de apartamentos do hotel, norma estabelecida pelo Ministério do Turismo, com uma verba vergonhosa de 40 milhões de reais, para promover o turismo, no Brasil e no Exterior, orçamento apontado pelo deputado federal Domingos Neto, da Comissão de Turismo da Câmara Federal.
Bem! Foi discutido, ainda, o problema da cobrança, com cifras exorbitantes, por parte do ECAD, citando Eliseu Barros não haver coerência, pois, no ano passado, pagou R$ 100.000, 00 ao ECAD e, neste ano, foi-lhe cobrado a quantia de R$ 300.000,00. A reforma trabalhista mereceu comentários do deputado federal Raimundo Gomes de Matos, da Comissão de Turismo da Câmara Federal, com a assertiva de que o Poder Legislativo vem apoiando os anseios do povo e que projetos de interesse do Ceará somente serão postos em prática com a aprovação das reformas trabalhistas.
No decorrer da produtiva reunião, foram discutidos assuntos, como: trabalho de alguns guias de turismo, sem o devido registro, no órgão competente, e exercendo a profissão, de forma irregular. Nossa pessoa, como presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-Ceará – expusemos as divergências de 14 seccionais, com a gestão da presidente da entidade nacional, Míriam Petrone, sediada em São Paulo, problema a ser resolvido, na próxima eleição, em 2018. No final, os deputados, retrocitados, comprometeram-se a acompanhar, na Câmara Federal, tudo o que se relacionar aos interesses maiores do turismo cearense e nacional. Concluindo, reafirmamos: como presidente da Abrajet-Ceará, tiramos o chapéu para a administração do Cetur, sempre preocupada com o desenvolvimento sustentável e solidário do turismo no Estado do Ceará. Parabéns, gestores e membros do Cetur pela atuação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário