Viajar é uma das experiências mais gratificantes da vida. Passear, conhecer lugares novos, pessoas novas, ver as culturas e peculiaridades e, claro, provar as delícias locais torna tudo isso ainda mais gratificante e inesquecível. Se está nos seus planos viajar nas próximas semanas, queremos tornar seu passeio ainda mais prazeroso com boas dicas de eventos culturais e gastronômicos que acontecem neste período, no interior de Minas Gerais.
Imperdíveis são roteiros do Circuito do Ouro: (Entre Serras da Piedade ao Caraça (que inclui as cidades de Caeté, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Catas Altas) e Entre Trilhas); e Sabores e Aromas (Rio Acima, Itabirito, Nova Lima, Sabará e Raposos). Após visitar algumas dessas cidades, boa pedida é passar por outras próximas. Cada uma e todas eles valem uma visita, por seus atrativos especiais.
Vamos às festas!
ENTRE SERRAS DA PIEDADE AO CARAÇA - Vamos começar por Catas Altas. Entre os dias 18 e 20 de maio (sexta a domingo), acontece a XVIII Festa do Vinho. Uma festa bastante tradicional na região, realizada na Praça Monsenhor Mendes, que chama atenção de milhares de pessoas e turistas de todas as partes todos os anos. O clima frio dá um toque especial ao cenário da festa, que celebra o produto típico do município: o vinho de jabuticaba. Além de proporcionar entretenimento, procura valorizar a cultura local, premiando os melhores produtores de vinho e realizando a tradicional escolha da rainha e da princesa da festa. O vinho de jabuticaba fica exposto em tendas que também comercializam vinhos de uvas diversas e há também barracas gastronômicas com comidas variadas de inspiração regional mineira. Serão realizadas apresentações culturais, feira gastronômica e oficinas de culinária.
Na Vila Colonial de Cocais, o destaque é a VII Festa da Quitanda e o VI Festival da Goiabada que são realizados juntos, que se realizam ontem e hoje, 6. O distrito da cidade de Barão de Cocais se torna um espaço de gastronomia, música, turismo, cultura e tradição e costuma ficar repleto de deliciosos aromas e sabores, como o de café coado na hora, acompanhado de biscoito frito no fogão à lenha e saindo do forno de barro o biscoito de polvilho. A programação inclui ainda a oficina “Modo de Fazer Goiabada Cascão”, conduzida pela mantenedora e quitandeira a Sra. Maria Rita de Alcântara Martins e o concurso das quitandeiras.
ENTRE TRILHAS, SABORES E AROMAS - O próprio roteiro já indica que essas são cidades ideais para curtir uma boa gastronomia. Mas selecionamos aqui alguns eventos que podem interessar, como a Viação Gastronômica, que acontece em Itabirito entre 21 de abril e 20 de maio. É um dos principais eventos do calendário da cidade, já está em sua 5ª edição, com a participação de 18 estabelecimentos. O tema deste ano é “Gastronomia de Minas em harmonia com a produção associada: Cervejas artesanais e a Cachaça artesanal de alambique como produto nobre na cozinha mineira”. Os restaurantes e bares precisam incluir em suas receitas e preparação, a cachaça artesanal de alambique ou cervejas artesanais.
Pulando para Sabará, entre os dias 04 e 06 de maio será realizada a XXI edição do Festival Gastronômico do Ora-Pro-Nóbis. Conhecido nacionalmente, o festival é realizado no bairro Pompéu onde são expostas e comercializadas deliciosas receitas, que tem o ora-pro-nóbis como carro chef. Ele conta também com uma diversificada programação musical e cultural em um ambiente tranquilo e acolhedor. Por ser famoso, vem atraindo cada vez mais visitantes do Brasil inteiro e também em nível internacional. (Jornalista Sérgio Moreira –Confraria de Jornalistas de Turismo e Abrajet )
Nenhum comentário:
Postar um comentário