O sal da terra, de Wim Wenders, abrir o Festival |
Durante 15 dias o Rio de Janeiro será a capital oficial do cinema. O Festival do Rio apresentará 350 filmes de mais de 60 países, exibidos em cerca de 30 locais da cidade, receberá profissionais do audiovisual para palestras e workshops no RioMarket e realizará debates gratuitos no Cine Encontro. A partir do dia 25 próximo, o público conferirá os filmes mais comentados, descobrirá raridades, votará no melhor da Première Brasil, participará de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.
A 16ª edição do Festival começa com a exibição de “O Sal da Terra”. de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. O filme, que recebeu um Prêmio Especial na mostra Un Certain Regard, em Cannes 2014, registra expedições e acompanha o trabalho do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
O longa Trash – “A Esperança Vem do Lixo”, do premiado diretor Stephen Daldry (Billy Elliot, As Horas e O Leitor) será a sessão de encerramento da edição. A première conta com a presença já confirmada de Daldry, entre outros.
São 350 filmes divididos por mais de 15 mostras, entre eles Boyhood - Da infância à juventude, de Richard Linklater; Mapa para as Estrelas, de David Cronenberg; Garota Exemplar, de David Fincher; Mr Turner, de Mike Leigh; National Gallery, de Frederick Wiseman, Jimmy's Hall, de Ken Loach; Mommy, de Xavier Dolan; Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa; Por cima do meu cadáver, de Takashi Miike; O cheiro da gente, de Larry Clark; O presidente, de Moshen Makhmalbaf; A Princesa de França, de Matías Piñeiro; Dente por dente, de Kim Ki-duk; Homens, mulheres e filhos, de Jason Reitman; Björk: Biophilia Live, de Peter Strickland e Nich Fenton; David Bowie is, de Hamish Hamilton; Canções do Norte, de Soon-Mi Yoo; Sétimo, de Patxi Amezcua – com Ricardo Darin; Os Maias, de João Botelho, O Amor é Estranho, de Ira Sachs, entre outros. (abaixo outros títulos)
Novidade na programação fica por conta dos filmes de temática LGBT. Acompanhando o comportamento da sociedade, a curadoria da Mostra Gay sentiu a necessidade de espalhar os filmes gays por outras mostras.
No RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, diversos temas serão abordados, entre eles: tendências do mercado de cinema, oportunidades de mercado no cenário internacional, o mercado latino-americano e suas oportunidades de negócios, as melhores oportunidades para produzir com a Europa, o fim da exibição em 35mm e seu impacto no mercado entre outros.
O Festival do Rio é patrocínio master da Prefeitura/RioFilme e da Petrobras, tem co-patrocínio da Oi, BNDES e Globo Filmes e Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro (ICMS).
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