Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A OKTOBERFEST REPETE A TRADIÇÃO E ATRAI OS TURISTAS

Sheila Ewald, Rainha da Oktoberfest 2014, junto com
 as princesas Tayene Amábile da Silva e
Deisi Emanuele Kraemer Troian
A 31ª Oktoberfest Blumenau acontece entre os dias 8 e 26 deste outubro, no complexo do Parque Vila Germânica. A maior festa alemã brasileira é uma realização da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica, atraindo a atenção de turistas brasileiros e estrangeiros. 
ORIGEM - A Oktoberfest de Blumenau, que em apenas uma década se tornou uma das mais populares do Brasil, foi inspirada na festa alemã, que teve origem em 1810 em Munique. Ganhou  maior dimensão em 1840, quando chegou a Munique o primeiro trem transportando visitantes para o evento. A cerveja, proibida desde os primeiros anos, só começaria a ser servida em 1918. Logo depois, os caricaturistas já retratavam a luta pelos copos cheios de cerveja e pela primeira vez pode-se apreciar nas telas dos cinemas a festa das mil atrações. Por consequência das guerras e pela epidemia de cólera, a Oktoberfest deixou de realizar-se 25 vezes. De 1945 até hoje, aconteceu ininterruptamente. Atualmente, a Oktoberfest de Munique recebe anualmente um público de quase 10 milhões de pessoas. O consumo de cerveja chega a 7 milhões de litros.
A MAIOR FESTA ALEMÃ BRASILEIRA - A Oktoberfest teve sua primeira edição em 1984 e logo demonstrou que seria um evento para entrar na história. Em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas foram ao antigo Pavilhão A da Proeb.  O consumo de chope foi de quase um litro por pessoa. No ano seguinte, a festa despertou o interesse de comunidades vizinhas e de outras cidades do país. O evento passou então a ser realizado em dois pavilhões. A Oktoberfest não é só cerveja. É folclore, memória e tradição. Durante 19 dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região Sul.. A versão consagrada da Oktoberfest de Munique promovida em Blumenau foi o motivo para que outras festas surgissem em Santa Catarina, neste outubro.
DESFILES – Os desfiles da Oktoberfest Blumenau mostram a cultura e tradições da cidade. Não importa quantas vezes se assiste aos desfiles oficiais da Oktoberfest Blumenau, eles sempre encantam. Consideradas uma das principais atrações da festa, as apresentações que acontecem gratuitamente na rua XV de Novembro, o coração da região central da cidade, são planejadas durante todo o ano. São seis desfiles, cada um com uma média de 100 atrações, entre grupos de Caça e Tiro, alegorias e grupos autônomos. Todos organizados para mostrar ao oktoberfesteiro a cultura e tradições germânicas preservadas e praticadas em Blumenau.
Os desfiles contam com mais 13 carros alegóricos, cada um homenageando um elemento da cultura e tradições blumenauenses. As alegorias são tracionadas por Jeeps datados da década de 40. Além dos carros alegóricos, os desfiles contam ainda com 11 carros e carroças com tração animal. Os carros alegóricos, carros de mola e carroças são intercalados com a apresentação de grupos autônomos com seus brinquedos exóticos, grupos que representam os tradicionais Clubes de Caça Tiro, grupos folclóricos e personalidades da cidade e da festa. Tudo isso, embalado por, em média, 20 bandas, que entoarão as mais populares canções germânicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário