Com realização de várias atividades sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Fortaleza promoveu anteontem (1), no Hospital da Mulher (Avenida Lineu Machado, 145 – Jockey Clube), às 17 horas, uma palestra ministrada pelo presidente do Comitê Estadual do Controle do Câncer, Dr. Luiz Porto, expondo questões como o preconceito, a desinformação das pacientes, aspectos culturais e psicológicos durante o tratamento de câncer. Assim, iniciaram-se oficialmente as atividades relativa ao Outubro Rosa.
A programação envolve ainda o terceiro curso de Atualização em Saúde Mamária para profissionais da Atenção Básica e estudantes residentes na área da saúde, com aulas teóricas e práticas. Durante todo este mês, ocorrem ainda rodas de conversas para usuárias e funcionárias abordando temas como câncer de mama, sexualidade, terapias holísticas e a importância do aleitamento materno na promoção da saúde mamária em postos de saúde e demais unidades hospitalares. Também, as mulheres terão acesso a exames de mamografias, material informativo incentivando o rastreamento do câncer de mama, limpeza de pele, serviços de massoterapia e reiki.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o Brasil, em 2014, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado no Ceará de 45 casos a cada 100 mil mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário