Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de abril de 2017

CONVITE A UM TURISMO SAUDÁVEL - O MUNDO DAS ÁGUAS E CACHOEIRAS NO TOCANTINS

Cachoeira da Formiga
O distrito de Taquaruçu é um dos povoados mais antigos do Tocantins. A comunidade fica no lado oposto ao lago de Palmas, que banha a capital com suas praias, ilhas e muitas opções de esportes náuticos. Taquaruçu é um convite para quem busca harmonia e contato com a natureza em meio as belezas do cerrado. São mais de 80 cachoeiras, algumas já famosas pelas dimensões de suas quedas d`água.
Antigo ponto de parada de tropeiros, remete à tranquilidade das pequenas cidades, atraindo moradores de fins de semana e turistas para as casas de campo e pousadas. O refúgio dos moradores de Palmas, também oferece momentos de adrenalina aos visitantes.  Além das 82 cachoeiras catalogadas, paredões, grutas, córregos e mirantes possibilitam aos turistas a prática de atividades radicais como rapel, tirolesa e trilhas.
As cachoeiras são os principais atrativos, entre elas, a Roncadeira com 70 metros de altura. A queda forma um pequeno lago de água fria e banho revigorante. Até o local, o turista percorre uma trilha, na mata, de 1,5 quilômetro. O visitante pode ainda aventurar-se e fazer rapel.  Também se destaca entre os visitantes a cachoeira Escorrega Macaco que, juntamente com a Roncadeira recebe cerca de 400 visitantes por dia em alta temporada. Ambas ficam em Área de Proteção Ambiental e tem a visita controlada. A cachoeira do Evilson é outra muito procurada pela beleza da cascata.
Além das cachoeiras, o turista ainda pode apreciar a Corredeira do Rio São João e o Balneário Natureza que fazem parte do roteiro de Taquaruçu. Já a Pedra do Pedro Paulo lembra um altar no topo da Serra de Taquaruçu, a 600 metros de altitude. O mirante oferece uma visão panorâmica do povoado. A subida exige preparo físico e dura cerca de meia hora. Outro atrativo é a Tirolesa Voo do Pontal.  É só prender o fôlego e descer 1.300 metros de extensão, a uma altitude de 380 metros. Haja adrenalina!
GASTRONOMIA – Há 10 anos, o Festival Gastronômico de Taquaruçu tem sido um dos principais eventos de Palmas, realizado sempre no mês de setembro. Na última edição, mais de 60 pratos da cozinha local e nacional disputaram o título de melhor comida produzida no Tocantins em três modalidades: pratos salgados, doces e comidinhas. Aos ingredientes da cozinha juntam-se outros aspectos que fazem a economia do turismo girar na comunidade como a música, o artesanato e a cultura local. São cinco dias de atividades. O povoado de 4 mil habitantes chega a receber até 40 mil pessoas por noite de festa. (Com o MTUR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário