Em sua décima edição no Brasil, a Cowparade chegou às ruas de São Paulo no último dia 26 pela terceira vez para decorá-las e torná-las mais atrativas e instigantes. Os olhares dos transeuntes são projetados instantaneamente para as vaquinhas coloridas e enfeitadas distribuídas pelos mais diversos pontos. Diminuir a velocidade do carro para um click rápido ou até mesmo um passeio de lazer em busca desse “tesouro perdido” passam a fazer parte do cotidiano da cidade enquanto essas obras de arte despertam nossa atenção.
Este ano o tema “uma viagem pelo mundo” celebra os 10 anos de existência no Brasil do maior evento de arte de rua já feito. A Cowparade surgiu em 1999 no mundo, já passou por 84 cidades e contou com a participação de 1000 artistas. Esta grandiosa exposição de arte ao ar livre arrecadou ao longo deste tempo U$35 milhões para entidades beneficentes.
Diversos são os lugares no mundo que tem entre as atrações turísticas intervenções artísticas pela cidade. A Wall Street na cidade de Nova Iorque tem dois símbolos: o Touro de Wall Street, símbolo da força do mercado, e a “Menina Sem Medo”, da escultora Kristen Visbal, feita com o intuito de promover uma reflexão sobre a desigualdade de gênero e da necessidade de alcançar a maior representatividade das mulheres no mercado. Na cidade mãe do grafite, não se pode perder de vista as obras do brasileiro Eduardo Kobra.
Ao redor do mundo, a rua recebeu status de acolhedora de grandes obras primas. Londres promoveu a arte e a cultura encontrada dentro dos museus, mas de uma forma muito mais próxima de quem passava pelas ruas dos bairros: Soho, Convent Garden e Picadilly.
Inspirada na iniciativa já realizada em Londres, o Museu nacional de Arte Antiga, na cidade de Lisboa em Portugal realizou a exposição “ComingOut. E se o Museu saísse à rua?” de setembro de 2015 a janeiro de 2016 nos bairros Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real.
Para quem tem interesse nos destinos e se considera admirador das mais diversas expressões de arte, a Fanato oferece roteiros únicos, que vão muito além das paredes dos museus e incluem passeios, tours e experiências. Quem se interessar, pode solicitar um projeto diretamente com a agência, através do e-mail fanato@fanato.com.br ou pelo telefone (11) 2495-1231.
Nenhum comentário:
Postar um comentário