Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

“TRINCA DE HUBS” - MOMENTO ALVISSAREIRO VIVE A ECONOMIA DO ESTADO DO CEARÁ

Aeroporto Pinto Martins
Vivendo um contexto de estabilidade econômica em meio à crise que abala diversos estados e o próprio País, o Ceará potencializa a captação de investimentos internacionais para alavancar o desenvolvimento econômico do Estado. Os cearenses já sentem os resultados desses esforços por meio da consolidação de três projetos considerados estratégicos para o Estado: o das empresas aéreas Air France-KLM-GOL; a parceria com entre os Portos do Pecém e Roterdã, que vai transformar o Estado em um hub portuário; e o hub dados viabilizado pelo lançamento do cabos SACs e Monet, da multinacional Angola Cables, ligando o Ceará à Africa e aos Estados Unidos por meio de cabo de dados.
Os três projetos, intitulados pelo governador Camilo Santana de “trinca de hubs”, são resultados de investimentos do Governo do Ceará para transformar sua economia. O motivo disso, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem como titular Cesar Ribeiro, é a ambiência: um conjunto de fatores que fazem com que o Ceará se diferencie no contexto nacional e internacional. Ele destaca que o Governo do Ceará vem desenvolvendo uma estratégia de criar ambiência para o investidor. 
Além da localização estratégica que promove fácil acesso aos maiores mercados mundiais, Cesar Ribeiro destaca, também no aspecto internacional, que outro diferencial do Ceará é ter a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em funcionamento no país, ampliando ainda mais as possibilidades de grandes investimentos na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Segundo ele, com a parceria entre os Portos do Pecém e Roterdã, o Estado terá a oportunidade de tornar o nosso porto ainda mais eficiente, com melhor infraestrutura e mais competitivo, com potencial para ser um hub marítimo.
A partir da modernização da legislação que deu origem à empresa Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário Pecém (CIPP S.A.), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cearáportos e ZPE Ceará estão trabalhando juntas fomentando a área e o entorno do complexo para atrair mais empresas. “Por isso, a parceria com o Porto de Roterdã será um importante reforço do potencial de desenvolvimento socioeconômico daquela área, com geração de renda e de empregos e melhoria da qualidade de vida dos cearenses na região”, disse.
As oportunidades que surgem com esses projetos são inúmeras. O secretário ressalta que, com a vinda do hub aéreo, centro de conexões de voos da Air France-KLM-GOL, projeto liderado pelo governador Camilo Santana, por exemplo, o impacto atingirá setores diversos relacionados ao comércio, indústria e serviços, entre eles, o turismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário