Antonio Jose de Oliveira Presidente da Abrajet CE |
Dissemos, neste espaço, por diversas vezes, que não somos de jogar confetes em gestores públicos e da iniciativa privada, visto julgar ser obrigação de quem ocupa lugar de destaque e responsável pelo desenvolvimento sustentável de qualquer atividade, nas áreas dos três setores da Economia (Agropecuário, Industrial e Serviços) de um município, Estado e Nação.
Neste comentário, elogiaremos a iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Ceará), cujo presidente é o competente diretor do Marina Park Hotel, Eliseu Barros, que, por unanimidade dos associados, escolheu o governador Camilo Santana, para receber o troféu Habib Ary, Personalidade Turística 2017, por ocasião do jantar de confraternização da entidade, a realizar-se no dia 8 de dezembro vindouro, às 21 horas, no Hotel Gran Marquise, na avenida Beira-Mar, 3980, bairro Mucuripe. A homenagem deve-se ao reconhecimento de Camilo Santana apoiar e ajudar, financeiramente, esse segmento econômico, com vistas a seu desenvolvimento sustentável e solidário.
O governador Camilo, por intermédio da Secretaria Estadual do Turismo do Ceará (Setur), cujo secretário é Arialdo Pinho, o ex-secretário da Casa Civil, no Governo Cid Gomes, implementa ações, nesse segmento, capazes de consolidar a imagem turística do Estado e de divulgar, Brasil afora, e, por alguns países estrangeiros, o que o Ceará tem de útil, agradável e belo para o deleite e bem-estar de sua população e de milhares de visitantes.
Para comprovar a assertiva, retro citada, enumeremos algumas obras de destaque e que impulsionam o turismo em nosso Estado: em primeiro lugar, a liberação de verbas (ainda não na quantidade suficiente), para a promoção dos atrativos da “Terra de Iracema”, aqui e alhures, pois está consciente de que turismo, que não se divulga, esconde-se. Esta frase foi, por mais de uma vez, título de nossos artigos neste jornal online e no jornal O Estado, para chamar a atenção de que é necessário por o turismo cearense na vitrine, ou seja, deve estar em rede e na rede.
Prosseguindo, o governador proporciona à Setur participar de eventos turísticos, em vários Estados do Brasil e no exterior, divulgando e ganhando experiências, para serem aplicadas, com os devidos ajustes, em prol do nosso turismo de negócios (o que rende mais) e o de lazer, cultural, religioso e científico. Há, também, o apoio a organizações, responsáveis pela captação de eventos, sobretudo, em Fortaleza, para que o maior Centro de Eventos do Brasil, não venha a tornar-se um elefante-branco.
Vale ressaltar, outrossim, a negociação do Estado com a empresa alemã Fraport, que administrará o aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins, sem falar da parceria com a Gol Linhas Aéreas, visando operar voos de Fortaleza para Lisboa-Portugal e Orlando (Estados Unidos), a partir de outubro de 2018, com previsão de duas frequências por semana. Segundo divulgou o secretário do Turismo, Arialdo Pinho, os voos, com destino aos Estados Unidos, têm a parceria da Delta, porém operados pela Gol em forte parceria com a Delta e a Air France/KLM. Ah! A inauguração do aeroporto, na cidade de Cruz, que está aumentando o fluxo de turistas para Jericoacoara e municípios vizinhos. Ultimamente, autorizou o funcionamento de postos de segurança e de saúde, além de outras benfeitorias na região.
O Governo do Estado investe, ainda, na qualificação da mão de obra, no setor de turismo, para seus diversos segmentos a fim de oportunizar uma prestação de serviços públicos e privados de qualidade, ensejando, assim, a satisfação dos nativos e dos turistas nacionais e estrangeiros. Investimentos estão sendo feitos, também, na malha viária do Estado, quanto à recuperação de rodovias e abertura de outras, facilitando o acesso, mais rápido, confortável e seguro, a quem se dirige aos municípios, independentemente de possuírem atrativos turísticos. Foram efetuados, em termos de rodovias recuperadas e novas, mais de 1.500 quilômetros.
Agora, como – por incrível que pareça – a segurança pública tornou-se um atrativo turístico (ninguém deseja visitar qualquer localidade turística, que não seja segura), o governante cearense dispensou-lhe atenção especial, mediante a realização de concursos públicos, para admissão de novos policiais, deslocando-os para o interior do Estado e aumentando o número deles, como reforço, na capital.
Isto posto, a tendência é diminuir o número de assaltos, latrocínios e arrombamentos de agências bancárias, tranquilizando a população e visitantes, embora o Governo do Estado esteja consciente de que somente policiamento preventivo e ostensivo não resolve, de vez, a violência nos espaços públicos e particulares. Por último, parabéns à presidência da ABIH-Ceará, pelo reconhecimento público, ao governador Camilo Santana. Que nosso governante estadual continue investindo em turismo, uma vocação econômica do Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário