A Prefeitura de Fortaleza realizou ontem (19), às 16h, na Casa da Cultura Digital (CCD) [foto], a solenidade de lançamento da ação Fortaleza Conectada, um modelo inovador utilizando “beacons”, aparelhos que cumprirão o papel de municiar o cidadão de informações úteis de geolocalização e abrirão espaço para o poder público divulgar, em meio virtual, as atividades e realizações locais. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) e a empresa D&Z, que desenvolveu a tecnologia e está instalando os beacons, inicialmente, na CCD.
O dispositivo emite sinais por meio de tecnologia “bluetooth low energy”, ou “bluetooth 4.0”, captados por aplicativos de “smartphones” e “tablets” para orientar o usuário sobre qualquer tema ou em qualquer situação. O aparelho funciona como um GPS, notificando sobre um restaurante nas proximidades, um curso de inglês ou uma galeria de arte.
A princípio, sete “beacons” serão distribuídos na recepção da CCD e nas salas onde são oferecidos cursos. A ideia é levar a tecnologia a outros ambientes, especialmente, que recebam o público fortalezense e turistas, como o aeroporto, o Zoológico Municipal Sargento Prata, praças, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário