Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

PORTO IRACEMA DAS ARTES: LANÇADA AÇÕES PARA O INTERIOR

Com o objetivo de ampliar e fortalecer as vivências artísticas e os processos criativos desenvolvidos pelo Porto Iracema das Artes, a escola lança agora o programa aBarca – Travessias do Porto. A ideia é expandir a atuação do Porto para o interior do Estado por meio de oficinas, vivências, palestras, performances e aberturas de processos. O projeto envolve todas as esferas formativas da escola, dos Cursos Básicos aos Laboratórios de Criação.
A ideia é criar aproximações e encontros com os diversos projetos artísticos que existem dentro e fora da escola, ultrapassando o escopo da cidade de Fortaleza. Como o próprio nome diz, aBarca leva a escola para outros espaços a fim de abranger outros artistas, comunidades e projetos culturais que pulsam para além da Capital.
EXPERIÊNCIAS EM ITAPIPOCA -  A primeira ação do novo programa aconteceu na última sexta-feira e no sábado e foi uma imersão coletiva dos projetos “Afrontamento” e “Ode ao Mar Atlântico”, projetos dos Laboratórios de Dança e Música, respectivamente, junto à Cia Balé Baião, a comunidade quilombola Águas Pretas e a Casa Ilê Axé Ogum, em Itapipoca (CE). A ideia dessa edição inaugural foi levar ações que, além de integrar artistas e suas pesquisas,  têm em comum questões que passam pelas africanidades, construir e firmar projetos artísticos colaborativos e coletivos.
A atividade foi uma realização do Porto Iracema em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo e Prefeitura de Itapipoca.
A segunda edição do programa já está sendo articulada para o mês de novembro, no município de Paracuru, com projetos dos Laboratórios de Música, Teatro e Dança. O Porto deve realizar oficinas, palestras, rodas de conversa e apresentações, sempre com foco na formação artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário