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sexta-feira, 27 de outubro de 2017

PINTO MARTINS - EVOLUÇÃO NA SATISFAÇÃO GERAL DO PASSAGEIRO

Hall do Pinto Martins
O resultado do terceiro trimestre da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, revelou que o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, foi o quinto que mais evoluiu em relação a si próprio (3,4%) na comparação entre os meses de julho e setembro de 2016 e 2017. A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) demonstra que, desde o ano passado, o terminal cearense passou de 4,17 para 4,31, numa escala de 1 a 5.
A partir do mês de novembro, os aeroportos de Belém (PA), Maceió (AL), Goiânia (GO), Vitória (ES) e Florianópolis (SC) passam a integrar a pesquisa, que já avalia os 15 principais aeroportos do Brasil, responsáveis por 80% da movimentação dos usuários do transporte aéreo. Com a inclusão dos cinco terminais, a cobertura da movimentação será ampliada para 86%.
RESULTADO DO TRIMESTRE – No terceiro trimestre de 2017, 92% dos passageiros avaliaram os aeroportos como "bons" (4) ou "muito bons" (5). O resultado é o mesmo obtido no trimestre anterior, mas 3,3% maior do que aquele obtido no mesmo período de 2016. 
No ranking geral, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi novamente o mais bem avaliado pelos passageiros (4,78); tendo também o segundo maior crescimento (8,9%) em relação ao mesmo período de 2016. Em seguida, ficou o terminal Afonso Pena, em Curitiba (PR), com 4,74, e depois Natal (4,53). O único terminal que ficou abaixo da meta estipulada pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias), que é nota 4, foi o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), com 3,95. Apesar da nota, o terminal baiano apresentou melhoria de 2,1% na comparação com o mesmo período de 2016.
No caso das companhias aéreas, a Latam teve o melhor resultado do trimestre no quesito "tempo médio de restituição da primeira bagagem", com 9min e 33seg. A GOL, por sua vez, ficou com o melhor tempo na "restituição da última bagagem", 8min e 03seg. A Azul teve os melhores indicadores em "tempo médio de espera na fila para embarque doméstico" (10min 01seg) e "espera na fila de check-in balcão" (7min e 28 seg).

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