Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

CALEIDOSCÓPIO 24/01/2020

JOIA RARA POUCO UTILIZADA – Dias atrás, o prefeito de Fortaleza anunciou importantes obras de requalificação em vários pontos da cidade, a serem tocadas até o fim do seu mandato. A Cidade da Criança, no Centro Histórico, segundo o mostrado pelo Prefeito, receberá um “banho de loja”, depois do que ficará com ilhas pedagógicas, um memorial da liberdade, um corredor cultural, cafeteria e restaurante. O anúncio sem dúvida traz a esperança de que, finalmente, o precioso espaço começará ter a evidência que possuía até antes de 1960. Naqueles anos em que se vivia uma Fortaleza pequena mas romântica, no entorno da Praça do Ferreira a cidade pulsava maior, tinha seus grandes cinemas e teatros, as feiras de amostra, cafés e restaurantes e muito mais que chamava a atenção. A Praça do Ferreira, o Passeio Público e o Parque da Liberdade eram os palcos das memoráveis festas e concentrações. Carnaval, quermesses e tudo que juntava gente lá aconteciam. Felizmente – ou infelizmente, aquela cidadezinha provinciana vertiginosamente foi mudando, tomando ares de grande metrópole. Os bondes e ônibus já não tinham como ponto inicial a Praça do Ferreira; o comércio espalhou-se principalmente para o lado nascente. As pensões de mulheres alegres fugiram do centro da cidade.  As casas de morada deram lugar aos apartamentos.  Como o tempo não para, a realidade hoje  é outra, completamente diferente dos primeiros cinquenta anos do século anterior.  A cidade é outra, os costumes são outros. Para o bem ou para o mal, acompanhamos a evolução global.  Uma pena é que deixamos para trás muita cousa boa e que não merecia viver apenas na memória. No caso, uma delas seria o quase abandono da Cidade da Criança, um local privilegiado, bastante agradável e de fácil acesso. Sua subutilização é fato. Nestes tempos em que se está criando em todos os bairros polos de lazer, há muito o “Parque” deveria ser grande referência turística, assim como o são a Praia de Iracema, a Avenida Beira Mar e até o Mercado dos Pinhões. Assim, recebemos com aplausos os trabalhos de requalificação anunciados. É muito provável que, agora, se for olhada com bons olhos, utilizando- a com bons programas culturais e de lazer, esta joia adormecida da nossa capital também ocupará lugar de destaque no que a cidade oferece de agradável aos seus habitantes e turistas. A Prefeitura de Fortaleza tem o trunfo na mão. Só perderá a partida se quiser... 
CEARENSE É VICE-PRESIDENTE DA NOVA EMBRATUR - Na semana passada, em Brasília, houve a primeira reunião ordinária do Conselho Deliberativo da nova Embratur, ocasião em que foi aprovado o Estatuto da entidade, tomaram posse a diretoria e os conselheiros,  também aconteceu a eleição do vice presidente do Conselho, o cearense Manoel Cardoso Linhares, atual presidente da ABIH Nacional. 
Ficou assim formado o Conselho Deliberativo da nova Embratur: Presidente Marcelo Álvaro Antônio, Ministro do Turismo; vice-presidente Manoel Cardoso Linhares; Secretário Geral o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto; Conselheiros :  os representantes do Ministério das Relações Exteriores, Miguel Griesbach de Pereira Franco; da Economia, Paulo Solmucci Júnior; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif Júnior; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Maurício Ribeiro Gonçalves e do Meio Ambiente, Gentil Venâncio Palmeira Filho. 
AEROPORTO DE FORTALEZA BATE RECORDE - O Aeroporto de Fortaleza registrou uma circulação de 7,2 milhões de passageiros em 2019, o que representa um movimento de 9% com relação a 2018. É o maior fluxo de passageiros registrado no terminal até hoje, superando o recorde de 2018, quando foram realizados 6,6 milhões de embarques e desembarques.
Os dados são da Fraport, concessionária alemã responsável pela administração do Aeroporto Internacional Pinto Martins (Fortaleza Airport), que considera no levantamento as quantidades de passageiros de chegadas, partidas e conexões no terminal.

TURISMO DESLANCHADO NO CEARÁ

Dentre os fatos positivos, que contribuem para o desenvolvimento sustentável do Turismo, no estado do Ceará, citaremos os especificados nas linhas seguintes. Vamos lá, caro leitor (a): movimentação de mais de 600 mil turistas, dentre nacionais e estrangeiros, desfrutando suas horas de lazer em Fortaleza, capital do Ceará, e, no interior cearense, sobretudo nos municípios litorâneos e serras, embora a minoria procure os sertões, que possuem atrativos também dignos de ser curtidos.
Mencionemos, ainda, outros resultados positivos, como o aumento de voos nacionais e internacionais. No aeroporto Internacional Pinto Martins, na capital cearense.  Vale ressaltar que esses resultados satisfatórios devem-se ao início das operações do Hub da Air France/KLM/Gol, em Fortaleza-CE, sem falar da alta do dólar, que enseja o turista brasileiro a conhecer os atrativos naturais e criados pelas mãos humanas em diversos recantos desse imenso Brasil.
A divulgação dos dados, retrocitados, é motivo de satisfação, não só para quem movimenta a cadeia produtiva do turismo cearense, mas também para quem escreve, sobre o desenvolvimento das atividades turísticas, que impactam mais de 60 atividades, nos três setores da Economia, a exemplo da Indústria, Agropecuário e Serviços. No comércio, a perspectiva é otimista. 
Mas, os fatos positivos do turismo alencarino não ocorrem por acaso. A verdade é que a divulgação do potencial turístico do Ceará, realizado pela Setur (Secretaria do Turismo do Ceará), SetFor (Secretaria do Turismo de Fortaleza), tendo à frente os competentes secretários Arialdo Pinho e Alexandre Pereira, não se esquecendo da iniciativa privada, em eventos pelo Centro-Sul, Sul e Nordeste, em alguns países do exterior, bem que atraem de turistas nacionais e estrangeiros a nosso país e, em especial, ao Ceará, com maior número de visitantes a Fortaleza, principal portão de entrada de quem deseja conhecer o que há de belo, útil e agradável em todo o território cearense. 
Ah! E vem aí, gente, o Carnaval, sendo a capital do Ceará e o litoral leste e oeste do Estado, bastante procurados pelos turistas. Praias, a exemplo da do Futuro, Jericoacoara (Jeri), Canoa Quebrada, Lagoinha, Paracuru, Camocim, Icapuí, Beberibe, Cascavel, Aquiraz, Cumbuco, Majorlândia, Morro Branco, Mundaú e o complexo turístico Beach Park, são frequentadíssimas, afora atrações nas serras da Ibiapaba, Maciço de Baturité, Apodi, Chapada do Araripe e sertões de Crateús Quixadá. 
Agora, como fazemos, no decorrer das altas estações de turismo, um indispensável apelo: tratemos bem os turistas, não os exploremos na venda dos produtos e serviços, prestemos-lhes informações corretas a respeito do povo, da sua cultura, dos atrativos turísticos, das suas localizações, da sua gastronomia. 
Enfim, de tudo o que possa deixá-los encantados e satisfeitos, em termos do que encontram, na Terra de Iracema (Estado) e na “Loira Desposada do Sol” (Capital), segundo os imortais escritores cearenses, José de Alencar e Paula Nei. Mais uma vez, repetimos: o sucesso de hoje não garante o de amanhã. Necessário, pois, continuar priorizando o turismo cearense, ou seja, o de negócios e eventos, o de lazer, o religioso, o científico e o esportivo. Obrigado pela leitura e maravilhoso fim de semana!

SALVADOR - HISTÓRIA, CULTURA E FÉ ATRAEM TURISTAS A TEMPLOS RELIGIOSOS

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Religiosidade, fé, cultura, história, canonização de Irmã Dulce. Os motivos são variados, mas o certo é que cresce significativamente o número de turistas que procuram as igrejas, santuários e basílicas de Salvador para visitarem durante todo o ano, com especial incremento no verão.
No caso específico do Santuário da Santa Dulce dos Pobres, a canonização elevou o número de visitantes de 65 mil, em 2018, para 125 mil, em 2019, representando uma alta aproximada de 100%, de acordo com informações das Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid).
Toda a obra social que envolve a santa baiana causa comoção não apenas àqueles que comungam a fé católica, a exemplo da coach e empresária de Recife, Kátia Gomes, espírita, que frequenta as Obras Sociais de Irmã Dulce há mais de 10 anos. Disse ela"Neste último ano (2019) vim a Salvador pelo menos uma vez ao mês e sempre venho aqui no memorial, no santuário, e cada vez é uma experiência única, uma emoção que não dá para explicar". 
O crescimento também foi percebido na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, construída pelos portugueses, em 1549. Segundo a administradora do templo, Marília Gabriela, antes recebiam, por dia, cerca de 30 visitantes, "atualmente estamos recebendo uns 100".
No seu interior, além de toda a beleza arquitetônica e das pinturas, ainda tem um memorial, com várias relíquias como uma roupa que veste a imagem de Nossa Senhora nas procissões de 8 de dezembro, doada pela família de J.J. Seabra; trajes antigos de sacerdotes, encontrados recentemente; e um órgão alemão de 1.100 flautas, datado de 1819. Ainda tem curiosidades como um armário que encobre uma sala e uma fonte em área aberta, doada para a igreja. Não é cobrada taxa de visitação ao tempo. Já para acesso ao memorial há uma taxa de R$10, que vale muito à pena diante de tanta história.
Se o mês de janeiro está movimentado para os outros templos, o que dizer do Santuário do Senhor do Bonfim, cujo mês de janeiro é todo dedicado a Ele, com uma festa conhecida no Brasil e no mundo, que é a "Lavagem do Bonfim", realizada sempre na segunda quinta-feira do ano, após o dia de Reis (6 de janeiro). Este ano, a celebração foi na última quinta-feira.
A festa é palco histórico, cultural, político, congregando o sagrado, o profano e o sincretismo religioso. Para o reitor da Basílica, padre Edson Meneses da Silva, é um grande acontecimento na cidade, que tem todas essas características. Ele também lembrou que tradicionalmente as sextas-feiras no Santuário já são movimentadas, mas a última do ano de 2019, "batizada" como a "sexta da gratidão" deve ter levado cerca de 100 mil pessoas à Colina Sagrada, entre moradores locais e turistas. O mesmo ocorreu na primeira sexta-feira de 2020, considerada a da proteção, quando os fiéis vão fazer seus pedidos para o ano que se inicia.

ISENÇÃO DE VISTOS FACILITA TURISMO ENTRE BRASIL E CATAR

Doha, Capital do Catar
A atração de visitantes estrangeiros ao país ganhou novo impulso. Um acordo entre Brasil e Catar publicado no Diário Oficial da União estabelece a dispensa de visto para o ingresso de cidadãos dos dois países nos respectivos territórios para fins de turismo, trânsito ou negócios. O texto prevê que portadores de passaporte comum, válido por no mínimo seis meses, poderão permanecer até 90 dias em 12 meses, após a data da primeira entrada.
Conforme o acordo, firmado durante missão oficial do presidente Jair Bolsonaro àquele país no ano passado, a medida começará a vigorar em um prazo de 60 dias e vai se aplicar independentemente do transporte usado ao cruzar fronteiras legais. O documento, que busca intensificar relações bilaterais e fortalecer a cooperação mútua, define que o benefício pode ser suspenso por motivo de segurança pública ou mediante a reintrodução de requisitos adicionais.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, lembra que, desde 17 de junho de 2019, americanos, australianos, canadenses e japoneses já usufruem da isenção de visto e comemora avanços na facilitação da chegada de viajantes. “
Levantamento realizado pelo grupo Amadeus  revela forte alta na quantidade de reservas confirmadas no Brasil de janeiro a setembro deste ano por turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, em relação ao mesmo período de 2019. O maior crescimento se verifica quanto a junho: 158%. A segunda melhor média para 2020 se refere ao mês de julho, com um índice de 148%.
O CATAR - Sede da Copa do Mundo Fifa de futebol de 2022, o Catar é uma das nações mais ricas do mundo, detentora de uma das menores cargas tributárias do planeta. O país, um dos maiores produtores globais de petróleo e gás natural, se localiza na Ásia Ocidental, na Península Arábica, com uma extensão que segue até o Norte do Golfo Pérsico. (Com o MTUR)

RICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO - AS QUATRO ESTAÇÕES NO CENTRO DE PORTUGAL

PENICHE, PORTUGAL
Com suas diferentes atrações e rico patrimônio histórico, o Centro de Portugal é o destino certo para férias em qualquer época do ano. A região, famosa por seus aclamados vinhos e excelentes universidades, possui paisagens magníficas e que ficam ainda mais belas a depender das estações do ano.
A primavera, que tem início no mês de março, encanta pelo clima agradável e por trazer o colorido das flores aos campos da região. Este é o período ideal para visitar Santar, um verdadeiro e imenso jardim graças a um projeto de paisagismo aderido por sete grandes propriedades da vila. Sugestão também é visitar a Mata do Bussaco, com suas mais de 700 espécies que ficam ainda mais exuberantes durante esta estação.
Durante o período mais quente (e badalado) do ano, nada melhor do que curtir sol, praia e mar. Peniche é considerado o melhor lugar para surfar da região e proporciona excelentes condições para a prática, independentemente da direção da ondulação e do vento. Os mais agitados podem ir a Figueira da Foz, que tem não só ótimas praias para curtir durante o dia como uma vida noturna animada e cheia de opções. Para os amantes dos vinhos, as vindimas chegam com o fim do verão, período em que várias propriedades, como a Quinta da Teixuga, em Viseu, abrem suas portas para os visitantes colocarem a mão na massa, seja na colheita ou na pisa das uvas.
Com o clima mais ameno, e que pode ter alguns dias chuvosos, o outono é a época perfeita para ir às Aldeias Históricas e ver de perto as pequenas e encantadoras vilas, como Monsanto e Belmonte, em um roteiro recheado de belíssimos patrimônios históricos. A temperatura também pode convidar aos passeios voltados à arte. Em Aveiro, a Art Nouveau ganha destaque, marcada por suas curvas impactantes e avistada em diferentes lugares da cidade, inclusive a bordo dos charmosos moliceiros. Em Ílhavo, a poucos quilômetros de Aveiro, é possível ainda visitar a fábrica das porcelanas mais cobiçadas do mundo, no fabuloso complexo turístico da Vista Alegre, que reúne fábrica, museu, loja e até um hotel temático.
O inverno traz charme e frio para o Centro de Portugal e, em alguns lugares, até um pouco de neve. Nesta estação, acontece a abertura da única estação de esqui do país, na Serra da Estrela. O destino também tem excelentes hotéis, que garantem conforto e a oportunidade de curtir a vida no seu ritmo com uma boa taça de vinho em frente à lareira. O ideal é aproveitar para conhecer os destinos nas proximidades da Serra, como Guarda e suas construções medievais, ou Covilhã, onde há o Museu do Queijo, que conta a história da mais famosa iguaria da região montanhosa, e que reúne também um impressionante conjunto de obras de street art. 
CENTRO DE PORTUGAL - A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto

TURISMO DE SALVADOR - NOVA ILUMINAÇÃO NO JARDIM DE ALAH E ORLA DO COSTA AZUL

A nova iluminação do trecho entre o Jardim de Alah e a passarela do Costa Azul, obra complementar do projeto de requalificação desenvolvido na orla marítima de Salvador pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) e Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), foi entregue oficialmente, na noite da terça-feira (14), com uma caminhada que envolveu gestores e técnicos dos dois órgãos.
São 194 postes com lâmpadas de LED distribuídos entre o contorno e a ciclovia do Jardim de Alah e, mais adiante, nas proximidades da passarela do Costa Azul, também requalificada pelo Governo do Estado. Ao todo, a nova iluminação ocupa um trecho de 1 km.
"É uma obra que, além de beneficiar os moradores de Salvador, permite que os turistas que nos visitam circulem com mais segurança à noite, podendo consumir com tranquilidade produtos como água de coco, caldo de cana e acarajé e desfrutar de uma vista panorâmica que alcança até Itapuã", afirmou o chefe de gabinete da Setur, Benedito Braga, que circulou pela área com representantes da Conder. Ele acrescenta que a nova iluminação traz benefícios diretos para empreendimentos da área, como hotéis, restaurantes e bares, e contribui para valorizar os imóveis.
REQUALIFICAÇÃO- Há cerca de um ano, o governador Rui Costa inaugurou a ampliação e recuperação da ponte que passa sobre o Rio Camarajipe, no Costa Azul, o que permitiu o alargamento da pista. Na ocasião, foram entregues ainda obras de urbanização com ciclovia, calçadão, pavimentações, equipamentos de ginástica, parque infantil, paisagismo e estacionamento com 130 vagas.
As obras foram executadas pela Conder, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com a Setur.

NO CARNAVAL, A AZUL ANUNCIA VOOS EXTRAS PARA MACEIÓ

PINTO DA MADRUGADA
O carnaval em Maceió promete ser agitado. Isso porque a Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do país, anunciou novos voos extras para o período com destino à capital alagoana. As operações partem de Recife e Belo Horizonte nos dias 20, 22, 26 e 29 de fevereiro.
De Recife,serão três frequências, nos dias 20, 22 e 26 de fevereiro, partindo da capital pernambucana nos horários de 20h30 e 03h05, com cinquenta minutos de viagem. Já para Belo Horizonte serão duas, nos dias 22 e 29 de fevereiro, saindo da capital mineira sempre às 15h50, com duração prevista de 2h15 de voo.
As operações atendem a dois dos principais mercados emissores de turistas para Alagoas. De acordo com os dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), os mineiros e os pernambucanos estão n
o top 5 do ranking de turistas nacionais para o estado; paulistas, cariocas e gaúchos completam a lista dos que mais nos visitam.
INCENTIVADA - A Azul é uma das companhias aéreas incentivadas pelo Governo de Alagoas, com a redução de 12% para 5% dos impostos sobre o combustível de aviação (QAV), tornando a operação para o estado mais barata para a empresa, já que os custos com este insumo representam 35% dos honorários operacionais.

INFRAERO, DEVER CUMPRIDO - AEROPORTO DO RECIFE BATE RECORDE DE MOVIMENTAÇÃO

O ano de 2019 foi ainda melhor para o turismo de Pernambuco do que o imaginado. Dados revelados no fim da tarde desta quarta-feira pela Infraero apontam que o Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre, no Recife, encerrou o ano passado com recorde na movimentação de passageiros. Passaram pelo terminal 8.531.312 pessoas até o dia 31 de dezembro último.
O número supera o registrado em todo o ano de 2018, que foi de 8.422.566 passageiros, entre embarques e desembarques. Para o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a conquista é resultado do investimento constante em ações promocionais do destino e de atração de novos voos. Recentemente, foram anunciadas mais quatro frequências diretas semanais para Buenos Aires e uma para Montevidéu pela Azul.
Os dados positivos sinalizam o dever cumprido com louvor pela Infraero no Aeroporto do Recife. A estatal se despede da administração do equipamento em fevereiro. A partir do próximo dia 11, a espanhola Aena assume a gestão do aeroporto, com a missão de expandir ainda mais a capacidade do terminal.
A Aena assume o aeroporto com ele operando em carga máxima, recebendo a multidão de visitantes que vai brincar na festa no Estado. Ela é do grupo Globalia, o mesmo da Air Europa, que liga o Estado à capital espanhola, e demonstrou interesse em voar também dentro do Brasil.

NA FITUR MADRI - PRÊMIO SILVIA ZORZANELLO É ENTREGUE AO ESTADO DE SÃO PAULO

O Estado de São Paulo foi o grande ganhador do prêmio Silvia Zorzanello, entregue na Fitur 2020, em Madri, durante a solenidade do Prêmio Excelências. O estado foi condecorado pela sua grande contribuição para o fomento do Turismo, tanto pela promoção no exterior quanto pelo desenvolvimento da conectividade aérea por meio da redução do ICMS. O maior destaque da escolha foi o programa “São Paulo Pra Todos”, que iniciou uma série de ações no destino e apresentou resultados positivos em seu primeiro ano.
Pelo nono ano consecutivo, o Silvia Zorzanello faz parte do Prêmio Excelências, solenidade realizada desde 2005 na Fitur Madri para homenagear os destaques globais do Turismo e da Gastronomia. Para a premiação do participante brasileiro, o troféu leva o nome de uma das criadoras da Feira Internacional de Gramado e grande ícone do turismo brasileiro. Na cerimônia, o secretário de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, recebeu o troféu das mãos do filho de Silvia e CEO do FESTURIS, Eduardo Zorzanello.
“Para nós é uma emoção perpetuar o nome da Silvia na galeria de prêmios internacionais da Fitur. A cada ano premiamos um destino de destaque e o ano passado, pelo rico trabalho desempenhado, escolhemos São Paulo. Foi feito um trabalho magnífico, com os números aumentando tanto de turistas nacionais quanto internacionais. O estado está trabalhando os diferentes destinos e unindo todos eles dentro das suas características. Esta indicação foi acatada por unanimidade aqui pelos jurados do prêmio”, ressalta Zorzanello. 

SÃO PAULO, AMANHÃ COM 466 ANOS - PROGRAMAÇÃO FESTIVA EM TODAS AS REGIÕES DA CIDADE

AV PAULISTA
A cidade de São Paulo completa 466 anos amanhã. 25 de janeiro. Para comemorar a data, a Prefeitura está oferecendo extensa programação cultural. O aniversário celebra a fundação da maior cidade da América Latina promovendo uma reflexão sobre sua história por meio das atividades programadas. São mais de 300 atividades entre shows, palestras, cinema, dança, circo, teatro, programação infantil, debates e roteiros de memória distribuídos por cerca de 150 pontos em todas as regiões da cidade. As festas do aniversário integram o Agendão do programa São Paulo Capital da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura.
MAIOR DO CONTINENTE – A grandeza da cidade de São Paulo reflete-se em todos os continentes. Sua origem foi a povoação de São Paulo de Piratininga em 25 de janeiro de 1554, “no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí”. Lá, 12 padres jesuitas.entre eles José de Anchieta, construiram um colégio , origem real da grande metrópole.
A História é farta na contação da evolução da cidade, que hoje é o “principal centro   financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul.[10] É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul.” Uma das dez mais populosas do planeta, possui o 10.º maior PIB do mundo, Não é sem razão, pois, que São Paulo é, de fato, a locomotiva que puxa os demais estados, construindo a grandeza do Brasil
PROGRAMAAÇÃO EXTENSA - Entre as atividades na região central, o destaque é o Grande Cortejo Modernista. Na festa da cidade cabem todos os ritmos e gêneros: da cultura indígena, passando pelo forró, pelo hip hop, pelo samba, erudito e rock, até atrações de música brasileira e carnaval.
Participam deste espetáculo itinerante a céu aberto artistas como Elba Ramalho com Bixiga 70, Karol Conka, Rashid, Ney Matogrosso, Skank, Demônios da Garoa e a bateria da escola de samba Vai-Vai. Para dar vida a personagens históricos, foram convidados atores como Pascoal da Conceição, interpretando o escritor Mário de Andrade. A Orquestra Sinfônica Municipal, o Coro Lírico, o Balé da Cidade de São Paulo e o Coral Indígena Guarani Amba Vera também integram a apresentação.
A abertura do cortejo será no Pátio do Colégio, às 14h, e o itinerário inclui o Largo São Bento, Rua Líbero Badaró, Avenida São João, Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo - onde fica o Theatro Municipal de São Paulo, Largo do Paiçandu, esquina das avenidas Ipiranga e São João e Praça da República. O público é convidado a percorrer pontos históricos e lugares de memória que se relacionam com a cultura brasileira em todas as suas formas.
Entre as atividades descentralizadas, que acontecem nas cinco regiões da cidade, está o show de Emicida, no Palco Praça Brasil, na Zona Leste. Depois de duas apresentações que lotaram o Theatro Municipal, no ano passado, para a gravação do DVD “AmarElo”, o cantor retorna para uma apresentação ao ar livre durante o aniversário da cidade. 
Na Freguesia do Ó, zona norte, o tradicional grupo de forró paulistano Falamansa se apresenta às 19h com diversos sucessos que marcaram o início dos anos 2000, entre eles, “Rindo à Toa” e “Xote da Alegria”.  Outro espaço que recebe programação hoje  é o Centro Cultural da Juventude. 
No Butantã,, a programação começa às 14h com o grupo Samba Rock Santo Amaro formado por alunos de uma oficina realizada na própria Casa de Cultura. Na sequência, às 15h20, o grupo “Eu soul sambarock” relembra os bailes das periferias de São Paulo desde a década de 1960. Às 16h, a banda Sandália de Prata apresenta seu novo disco, “Maloqueiro e Elegante”. O encerramento fica com a cantora Paula Lima, às 18h. 
Ainda na Zona Oeste, no Centro Cultural Tendal da Lapa, às 19h, o cantor Marcelo Jeneci apresenta seu novo disco, “Guaia”. Para apresentar o terceiro álbum, Marcelo Jeneci (voz, sanfona e teclados) sobe no palco acompanhado por Rafa Cunha (bateria e samplers). No repertório, seus maiores sucessos e as novas canções “Aí Sim”, “Oxente” e “Redenção”, entre outras.
O samba dá o tom da programação do M'Boi Mirim, na Zona Sul. A partir das 18h, a festa começa com a Equipe Black Mad, grupo fundado por Mauricio Black Mad e que traz uma apresentação de dança e música em ritmos como soul music e funk. Na sequência, às 20h, será a vez de Rodriguinho.
 COPA SÃO PAULO JR – Como é da tradição, no dia dedicado `cidade de São Paulo, a final da 51ª da Copa São Paulo de Futebol Júnior será decidida hoje com um clássico estadual. O Internacional e Grêmio se enfrentam, às 10h, no estádio do Pacaembu, 
Na semifinal da Copinha, o Internacional derrotou o Corinthians por 3 a 1, na noite da terça (21) na Arena Barueri, enquanto o Grêmio venceu o Oeste por 1 x 0, também em partida semifinal, na quarta- feira.
Esta será a primeira vez na história que Grêmio e Internacional se enfrentam em uma decisão de Copinha. O tricolor busca seu primeiro título, mas já foi vice-campeão em 1991, quando perdeu para a Portuguesa.
Já o colorado busca o pentacampeonato, após as conquistas de 1974, 1978, 1980 e 1998. O Inter já foi derrotado em uma final pelo Nacional em 1972.

NA FITUR - O DESTINO PARAÍBA DIVULGADO NA PRINCIPAL FEIRA DE MADRI

A Paraíba está presente em uma das principias feiras de Turismo da Europa, desde anteontem e até domingo (26). A 40ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madri, na Espanha, vem sendo realizada num amplo Centro de Eventos, no centro da cidade. O encontro internacional é oportunidade de atrair os turistas europeus, tendo em vista que a Fitur receberá cerca de 250 mil visitantes, sendo mais da metade composta por público profissional.
O evento desse ano conta com mais de 900 expositores de 165 países diferentes, um aumento de 3,8% em relação à edição de 2019. O Destino Paraíba está presente dentro do Espaço Brasil da Embratur, e a participação é coordenada pela presidente da PBTur, Ruth Avelino.
A feira está dividida em dois momentos: os três primeiros dias de evento (22 a 24) são exclusivamente para o público profissional, com funcionamento das 10h às 19h; nos últimos dois dias (25 e 26), além do público profissional, a feira será aberta também ao público final - consumidores, e funcionará em horário estendido das 10h às 20h.
Além de distribuir o material institucional com informações dos principais atrativos turísticos paraibanos, Ruth Avelino terá reuniões com executivos das principais operadoras de turismo na Europa. Segundo ela, estão agendados contatos executivos das operadoras da França, Espanha, Itália e Portugal. O estande da Paraíba permitir aos visitantes conhecer a infraestrutura da rede hoteleira da capital paraibana e Costa do Conde.

TURISMO BRASILEIRO APRESENTADO NA ESPANHA

Uma comitiva do Ministério do Turismo participou na manhã da terça-feira (21) em Madri, na Espanha, da XXIII Conferência Ibero-americana de Ministros e Empresários do Turismo (CIMET). O encontro marcou o início da agenda de promoção dos países para o setor turístico com foco na atração de investimentos. O evento faz parte da programação da 40ª Feira Internacional de Turismo (FITUR) que será aberta oficialmente nesta quarta-feira (22.01).
Realizada anualmente, a CIMET tem como objetivo apresentar ao setor privado espanhol as oportunidades de investimento nos demais países da Ibero-América. Durante a Conferência, o secretário executivo adjunto, Higino Vieira, representou o Ministério do Turismo e falou para uma plateia formada por empresários e representantes de diversos países. Em seu discurso, destaque para as importantes mudanças promovidas pelo governo brasileiro em 2019 com foco na abertura econômica do país.
Na intensa programação da semana estão previstas ainda uma reunião bilateral com Ministro de Turismo e Esporte da Argentina, Matías Lammens, além de um encontro com os ministros do Mercosul e Organização Mundial do Turismo (OMT) para tratar do Dia Mundial do Turismo deste ano.

SÃO LUÍS - FOLIA PRÉ-CARNAVALESCA INVADIU O CENTRO HISTÓRICO

A folia do Pré-Carnaval do Maranhão tomou conta do Centro Histórico de São Luís na sexta-feira (17). Um cortejo com Tribos de Índios, iniciado na Rua Portugal, deu um colorido diferenciado à festa, que teve como palco principal a Praça Nauro Machado.
Além das Tribos de Índios, a programação contou com o show do grupo de samba As Brasileirinhas, apresentação do bloco tradicional originais do ritmo e com a percussividade do bloco afro abiyele maylo.
a festa teve apresentação da Escola de Samba Acadêmicos do Túnel do Tempo e  grande show da Máquina de Descascar'alho, encerrando a noite.
MISCIGENAÇÃO CULTURAL- Para o cacique Júnior, presidente da Tribo de Índio Tupiniquins, fundada em 1998 no bairro Goiabal, região da Madre Deus, o carnaval do Maranhão promove uma “grande miscigenação” cultural. Ele é filho do cacique Zé Ilha, um dos percussores da brincadeira, caracterizada pela batucada única produzida por surdos e ritintas.
Os brincantes se dividem em três tipos de índios guerreiros: cacique, os enfermos e o feiticeiro. Eles pintam os rostos e se fantasiam com cocares e adereços indígenas, como penas, peles e sementes.
A FOLIA NÃO PARA - A programação oficial do Pré-Carnaval do Maranhão se estende até o último final de semana que precede o Carnaval 2020. São centenas de atrações em cinco pontos de folia espalhados pela capital maranhense, com destaque para o Circuito Beira-Mar, que vem revolucionando a folia de Momo em São Luís.
Os demais pontos da folia neste período são a Praça Nauro Machado; a Av. Beira Mar; a Praça dos Catraieiros (Casa do Maranhão) e o Beco do Gavião, na Madre Deus.
ATRAENTE - O Centro Histórico de São Luís é um grande atrativo para maranhenses e turistas em qualquer época do ano. Mas durante o período de férias, as ruas centenárias despertam a atenção de um número ainda maior de pessoas.
Famílias inteiras e visitantes aproveitam o tempo de descanso para conhecer um pouco da riqueza cultural presente em cada detalhe dos casarões e sobrados dos séculos 18 e 19, singularidade arquitetônica que fez da capital maranhense cidade Patrimônio Histórico da Humanidade.
PROJETANDO SÃO LUÍS - Com a concretização das metas estabelecidas no programa estadual Nosso Centro, a tendência é que nos próximos anos as férias no Centro Histórico de São Luís sejam ainda mais movimentadas. 
Com foco no setor habitacional, comercial e gastronômico, tecnológico, cultural e turístico, além do institucional, o programa alcança toda a região da Praia Grande, além do entorno da Praça João Lisboa, Desterro, Rua Grande e suas transversais, até a Praça Deodoro.
A entrega do Edifício João Goulart, na Praça Pedro II, foi o ponto de partida do programa Nosso Centro. O prédio já começou a abrigar parte da estrutura administrativa do estado. A reinauguração oficial do João Goulart será realizada nos próximos dias. Os cerca de 500 servidores estaduais que passam a trabalhar no edifício devem movimentar a região e a economia no Centro Histórico

ATÉ MARÇO, BENTO GONÇALVES VIVE A ESTAÇÃO VINDIMA

HOTEL VILLA MICHELON
A Estação Vindima acontece em Bento Gonçalves nos meses de verão, janeiro, fevereiro e março. Uma grande festa com muitas atrações que valorizam a cultura e tradição. É época de celebrar a colheita do fruto que dá origem ao principal produto turístico do município, o vinho. Os parreirais estão carregados de uvas, esperando para serem colhidas, é a Estação Vindima de Bento Gonçalves.
As atrações que integram a programação da Estação Vindima vão desde a colheita simbólica e a pisa das uvas, apresentações culturais de corais, jogos italianos e gastronomia típica. A programação ocorre também nos hotéis, vinícolas e restaurantes que oferecem pacotes promocionais com atrações paralelas.
A Estação Vindima passou integrar o calendário oficial de eventos turísticos do Estado do Rio Grande do Sul desde junho de 2015, data de aprovação do projeto na Assembleia Legislativa do Estado.
/PROGRAMAÇÃO - Das mais atraentes é a programação que está sendo vivida no município durante a Estação Vindima. 
O Hotel Villa Michelon, por exemplo, oferece o La Bella Vendemmia: Pacote de 02 diárias com café da manhã, meia pensão jantar de sábado no Restaurante Bela Vista. Sexta-feira a partir das 17h, recepção na Casa do Filó, visita guiada ao parreiral modelo e colheita simbólica de uvas, pisa de uvas e após Colación e Filó na Casa do Filó. Brindes: taça personalizada, avental e boné, programação infantil em todo o período, uvas na recepção durante todo o período.
Também extensas e interessantes programações estão nas várias vinícolas do município, a exemplo da Vinícola Cainelli,s, da Vinícola Dom Cândido e da Giordani Gastronomia Cultural. Também são destaques o Vale das Vinhas Turismo,o Sítio e Lazer Zucchi, a  Casa Postal,  a Giordani Turismo, a Vindima no Vale e a tradicional Vinícola Miolo, a Cantina Strapazzone e a Casa Fontanari. 

A CIDADE SE ENTREGA A MOMO - A PARTIR DE HOJE, FORTALEZA ESTÁ EM RITMO DE CARNAVAL

A programação pré-carnavalesca da Prefeitura de Fortaleza começará hoje, 24, e seguirá até o dia 16 de fevereiro. A festa contará com atrações no Aterrinho da Praia de Iracema, no Benfica, na Praça do Ferreira, no Mercado dos Pinhões, na Mocinha, na Praça Cristo Redentor (Teatro São José), no Largo dos Tremembés, na Praça Figueira de Melo, no Horto Florestal Municipal Falconete Fialho, no Mercado São Sebastião, no Polo dos Queijos e no Mercado da Aerolândia.
Durante quatro fins de semana, até 16 de fevereiro, 56 blocos, distribuídos por dezenas de bairros da Cidade, e 12 polos carnavalescos, onde se apresentarão 60 artistas contratados pela Prefeitura, darão o tom da folia. A programação foi apresentada em coletiva ta terça-feira com a presença do prefeito Roberto Cláudio, que destacou a importância do carnaval enquanto política pública, que garante a ocupação de espaços e equipamentos públicos, além de ter um impacto na economia do Município.
12 POLOS - Uma das novidades do Pré-Carnaval deste ano é a ampliação do número de polos para 12. “Consolidamos os antigos e agregamos novos”, explicou Gilva Paiva, titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), responsável pela programação.
Os novos polos são: Praça Figueira de Melo (que substitui o Passeio Público, em obras), Horto Florestal Municipal, Praça do Cristo Redentor (ao lado do Teatro São José) e Mercado São Sebastião. Eles se juntam aos tradicionais: Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Largo dos Tremembés, Polo dos Queijos e Mercado da Aerolândia.
Os polos serão o palco de atrações como Luxo da Aldeia, Banda Dubaile, Os Alfazemas, Os Transacionais, Selvagens a Procura de Lei, Getúlio Abelha, Bloco das Travestidas, Damas Cortejam, Lorena Lyse, Caravana Cultural e blocos Baqueta, Unidos da Cachorra, Camaleões do Vila, Bonde Batuque e Bloco Cheiro.
Dentre nomes conhecidos e novas participações, o Pré-carnaval colocará em evidência bandas que estão ressurgindo na cena musical. É o caso da Pimenta Malagueta. Após dez anos parada, a banda vai participar da festa em dois polos. O convite é considerado um recomeço para a vocalista do grupo, Verônica Sobreira. 
EDITAL DE APOIO -, Foram selecionadas pelo Edital de Apoio 56 agremiações aos Blocos de Rua, que conta com um investimento de R$ 550 mil. Os blocos garantem a ocupação de dezenas de bairros da Cidade, como Carlito Pamplona, Monte Castelo, Granja Lisboa, Siqueira, Jardim América, Barra do Ceará e Jardim das Oliveiras
HOMENAGEM - Com o tema “Fortaleza em Cantos e Cores de Chico”, o Ciclo Carnavalesco este ano presta uma homenagem ao artista Chico da Silva. Pela sua importância na história das artes plásticas em Fortaleza e pela comemoração de seu 110º aniversário, a Prefeitura de Fortaleza instituiu, por meio da Secultfor, o “Ano Chico da Silva”, a partir do decreto nº 14.574 de 27 de dezembro de 2019. 

ESTAÇÃO DAS ARTES - NOVA FASE DE EXECUÇÃO DAS OBRAS DO COMPLEXO CULTURAL

Orçada em R$ 63,7 milhões, a modernização e restauração dos prédios e da praça Castro Correia (Praça da Estação) que compõem a Estação das Artes – antiga Estação Ferroviária João Felipe – no Centro da capital, entra agora em nova fase de execução. O empreendimento, cujas obras iniciaram em agosto do ano passado, é resultado da parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, através do Programa Juntos por Fortaleza. Quando pronto, integrará a rede de equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado (Secult).
Após isolamento da praça e entorno do complexo, demolição de antigas estruturas, limpeza e retirada de entulhos, os serviços passam a se concentrar na construção do anexo da Secult, enquanto o prédio principal se mantém para restauração. O objetivo é atuar em diferentes frentes de trabalho simultaneamente para agilizar a obra da Estação. “Estamos executando alguns serviços superficiais nos arcos e paredes do prédio onde ficará o Mercado das Artes; além de já termos máquinas trabalhando no espaço destinado à Secult”, informa Silvio Campos, diretor de Obras Especiais da Superintendência de Obras Públicas (SOP).
Em novembro, foi finalizado um estudo de prospecção histórica no local, com o intuito de preservar, além do prédio central, as características arquitetônicas de outros espaços do complexo. No local serão instalados o Mercado das Artes, o Mercado Gastronômico, a Pinacoteca do Estado, a sede do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), uma biblioteca e um museu. O equipamento como um todo ocupará uma de área aproximadamente 67.000 m².

CENTRO DRAGÃO DO MAR - SHOW GRATUITO COM TIME DE PESO DA MÚSICA CEARENSE

 Daniel Groove, Vitoriano, Laya, Daniel Medina e Nayra Costa 
O ciclo programático "Férias no Dragão - Mirante das Artes" traz, no domingo, 26, show gratuito com um time de peso da música cearense. A partir das 19h, no Anfiteatro, Daniel Groove, Vitoriano, Laya, Daniel Medina e Nayra Costa prometem cantar e encantar o público do Dragão do Mar com "Meu corpo minha embalagem e outras canções de viagem". O projeto faz alusão ao disco emblemático do Pessoal do Ceará. Com a participação mais que especial de outro consagrado artista cearense, o cantor e compositor Rodger Rogério, o grupo apresenta um repertório que conta a história do êxodo tão comum na vida dos artistas nordestinos. O acesso é gratuito, sujeito à capacidade do local.
A apresentação integra a programação especial de férias do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e é alusiva ao Dia do Ceará, comemorado no último dia 17 de janeiro, em comemoração aos 221 anos de emancipação do Estado do Ceará, quando, em 1799, conquistou autonomia da Capitania de Pernambuco, tornando-se administrativamente independente.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA - EM CONTAGEM REGRESSIVA O VI GRAMADO IN CONCERT

Falta menos de um mês para o início da sexta edição do Gramado in Concert – Festival Internacional de Música. O evento acontece em Gramado, de 7 a 15 de fevereiro de 2020, e vai oferecer o melhor da música erudita em uma programação totalmente gratuita com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas além de oficinas que recebem cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina.
O evento acontece anualmente e tem dois pilares fundamentais: a promoção da formação e qualificação de músicos através das oficinas e a democratização do acesso à cultura através de uma programação intensa de recitais, concertos e visitas guiadas aos ensaios, oportunizadas através da atividade Conhecendo o Festival, somando assim, cerca de 50 atividades na programação artística, todas elas de acesso gratuito.
O Gramado in Concert vem crescendo a cada ano e a internacionalização já é um destaque da sexta edição que recebeu inscrição de alunos de 11 países. Além disso estarão no festival doze professores estrangeiros advindos da Argentina, Chile, México, EUA, Bulgária, Coréia do Sul, Alemanha, Romênia, Espanha e Hungria e outros 21 brasileiros. Já a programação artística, além de contar com diversos grupos de câmara e orquestras brasileiras, terá a participação de três orquestras jovens internacionais: a Seoul Youth Orchestra, da Coreia do Sul, a Orquestra Sinfônica Nacional Jovem do Peru e a Tallin Old Town String Orchestra, da Estônia.
Outro destaque será o lançamento, no Brasil, do CD da London Royal Philarmonic Orchestra, regido pelo maestro Linus Lerner – o primeiro brasileiro a gravar com essa renomada orquestra. O CD conta com a participação do Duo Stankov (da Bulgária), formado por piano e violino, que fará um concerto e ministrará aulas no festival.
O Gramado in Concert ainda promove dois concursos com o objetivo de estímulo à criação, formação e valorização de jovens músicos bem como sua profissionalização. São os concursos de Composição Erudita e Jovens Solistas, que premiam em dinheiro os vencedores e a cada ano vem crescendo o número de inscritos que buscam esse reconhecimento.
O VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música é promovido pela Secretaria da Cultura de Gramado e tem a direção artística do Maestro Linus Lerner, coordenação artística do Maestro Leandro Libardi Serafim e Coordenação de Produção, de Viviane Soares da Bis Gestão Cultural.

MAIS DE 60 ARTESÃOS BRASILEIROS EM EXPOSIÇÃO NO RIO CEARENSE

Em seis salas do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.  a partir desta hoje, estará acontecendo a Exposição “Que Mestre é Esse?”.  No evento, o público terá a oportunidade de conhecer um retrato vigoroso do artesanato brasileiro, com peças criadas a partir de madeira, cerâmica, barro, folha-de-flandres, fibras vegetais e conchas.
Nas salas do espaço estarão o caririense de Juazeiro do Norte, escultor Nino, e também obras do escultor sergipano Véio, do baiano Mestre Didi (BA) e do pernambucano mestre Salustiano das rabecas. A exposição apresenta 190 obras de 62 de conhecidos artesãos brasileiros 
Um espaço será dedicado à pintura, com importantes obras de Poteiro, Heitor dos Prazeres, Cardosinho, Paulo Pedro Leal e Júlio Martins entre outros nomes. As obras foram cedidas por grandes colecionadores do país.
A mostra tem curadoria de Leonel Kaz e Jair de Souza com textos inspirados em Gilberto Freyre e Mário de Andrade. Aos textos serão misturadas canções da Música Popular Brasileira.

MALHA AÉREA LIGARÁ RECIFE A PAISES DA AMÉRICA DO SUL

A Azul, em conjunto com o Governo de Pernambuco, anuncia novidades na malha aérea internacional ligando o Recife a destinos da América do Sul. Ao todo, serão cinco novas frequências semanais operadas pela empresa, que tem seu hub no Estado.
A partir de 21 de fevereiro, a aérea oferecerá ligação direta da capital pernambucana para Buenos Aires, destino de onde parte a grande maioria dos turistas estrangeiros que vêm a Pernambuco. Serão quatro frequências semanais ligando o Estado à capital argentina.
Outra boa notícia é que, a partir de julho, a companhia contará com a sua primeira ligação direta do Recife para Montevidéu, no Uruguai, país que tem aumentado consideravelmente o interesse por Pernambuco. Só em 2019, houve um crescimento de 44% na movimentação turística de uruguaios no Estado. O País ocupa hoje o terceiro lugar no ranking de estrangeiros que aqui chegam, logo atrás de Portugal (2º).
De olho nesse movimento, e na fidelidade dos argentinos com o destino Pernambuco, a Azul ajusta a sua malha, descontinuando os voos para Córdoba e Rosário. Além dos dois novos destinos na América do Sul, a empresa brasileira opera voos diretos para Fort Lauderdale e Orlando, ambas nos Estados Unidos.

ROTA DO SOL SEMANAL 24/01/2020 ISSUU

 https://issuu.com/jcaraujo/docs/rsn_20200124

GRAN MAREIRO HOTEL