Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de abril de 2019

CALEIDOSCÓPIO 16/04/2019

SEMANA SANTA- Estamos agora no período que se convencionou chamar de Semana Santa, que vai do Domingo de Ramos até o Domingo da Ressureição, este ano de 14 a 21 de abril. A Semana envolve a Páscoa que, para os católicos e algumas seitas evangélicas, realmente é celebrada na quinta-feira, na sexta, conhecida como da Paixão, e no Sábado, tido como da Aleluia, relembrando a ressurreição Jesus, a passagem da morte para a vida. Diferente dos cristãos, os judeus na sua Pascoa festejam a libertação do povo hebreu do jugo egípcio. Outro dado a acrescentar é que à Pascoa é antecedida pela Quaresma, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas, período para penitências e jejuns. Através dos anos, com a transformação da sociedade e as conquistas sociais, culturais e científicas, aceleradas anos-luzes pela revolução cibernética., a Semana Santa já não é como num passado não tão distante.  No País, o catolicismo até as últimas décadas do século passado era a religião significativamente majoritária para quase todos nós. Daí que a Igreja, através dos seus arcebispos, bispos e padres, a partir da Quaresma, com práticas seculares, concitava os fiéis a reflexões sobre sua condição humana, seus atos e fatos que deveriam contribuir para “outra vida”, na qual o material não tinha qualquer valor.   Lembro-me de que, nos tempos da adolescência e começo da fase adulta, a rotina mudava durante a Semana Santa.  Os santos nas igrejas ficavam cobertos de roxo, os atos litúrgicos eram mais frequentes e tinham grande adesão.  Na sexta-feira que antecedia à da Paixão as ruas principais da cidade ficavam repletas de fiéis para assistir à imponente Procissão dos Passos.  Muita gente formava filas para se confessar. Até a PRE 9, a principal emissora de rádio difusão de Fortaleza, modificava sua programação, transmitindo músicas sacras ou clássicas Enfim, na época era outro o comportamento do povo e da Igreja também em relação aos atos da Semana Santa. Não sei por que me veio à mente o sábio Lavoisier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". A Semana Santa de agora certamente não é a do “meu tempo”. E a vida continua...
FISCALIZAÇÃO INOPORTUNA – Está repercutindo negativamente a inoportuna fiscalização realizada por agentes a Prefeitura de Fortaleza, na noite (cerca de 23 horas) do último sábado ao Hotel Sonata, na Praias de Iracema. Empresários de modo geral e da cadeia produtiva de turismo em particular estranham o fato, principalmente pelo inusitado do horário da ação dos agentes municipais. 
Adianta-se como verdadeiro que a proprietária do Hotel Sonata de Iracema, Ivana Bezerra Rangel, é uma empresária de alta credibilidade no Estado, ocupando atualmente cargos em entidades de turismo do Estado, inclusive de presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, com conduta reconhecidamente inatacável. Daí a surpresa do por que da fiscalização municipal. 
SITUAÇÃO DIFICIL - A Avianca, em recuperação judicial, está atravessando difícil fase financeira. Sem condições de pagar seus débitos, várias concessionárias de aeroportos brasileiros proibiram que a empresa atue em seus aeroportos. A última foi o GRU Airport, que já avisou aos passageiros com viagens domésticas agendadas com a Oceanair Linhas Aéreas S.A. (“Avianca Brasil”): a partir do 12/4, os voos operados só serão autorizados a decolar mediante o pagamento, à vista, das respectivas tarifas ao aeroporto.
A companhia aérea foi notificada da mudança do critério de cobrança das tarifas a fim de que possa adotar as medidas necessárias para evitar atrasos na liberação dos voos.

TURISMO BRASILEIRO CAMINHA A PASSOS DE CÁGADO

Iniciamos o artigo desta semana, escrevendo que não é por trabalhar, numa empresa estadual (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará do Ceará (Ematerce), que, há 65 anos, proporciona melhores condições de vida, sobretudo aos agricultores familiares, que afirmamos ainda ser a Agricultura, no Brasil, um tanto negligenciada, a exemplo do Turismo, com raras exceções.
Atentando-se para dados estatísticos, sabemos ser o nosso país, o segundo maior exportador de alimentos do mundo, perdendo, apenas, para os Estados Unidos. Já, em se tratando do Turismo Brasileiro, triste comentar que continua vítima (lamentável) de problemas, em sua infraestrutura de suporte, na mão de obra qualificada, na divulgação em massa dos seus atrativos e na sofrível prestação de serviços aos visitantes, sem falar da exploração ao bolso de quem, anualmente, passa horas de lazer longe do seu torrão-natal ou onde reside. Quanta falta de criatividade e de investimentos vultosos nesse segmento econômico, social e cultural, gerador de empregos e renda e outros benefícios para a sociedade!
Segundo se divulga, o setor Agrícola, no Brasil, contribui com, aproximadamente, 20% do Produto Interno Bruto. E o Turismo, minha gente, qual é o percentual de contribuição? Menos de ¼ do PIB. E vêm-nos à mente a pergunta: por que o Turismo Brasileiro claudica e a Agricultura deslancha? Fácil de concluir e não é necessário possuir formatura, de nível superior, em Turismo ou em Negócios, para responder à indagação retrocitada.  
Sem dúvida, trata-se, dentre outros fatores, das constantes mudanças de ministros do Turismo, de presidentes da Embratur e assessores, de não ser prioridade, nas administrações do Governo Federal, de alguns governadores e de prefeitos, da carência de mais divulgação do potencial turístico, Brasil afora e nos mercados emissores de turistas estrangeiros, ou seja, pouco investimento em Marketing e Comunicação, esquecendo-se as iniciativas pública e privada de que Turismo precisa estar sempre em Rede e na Rede. Há, sim, investimentos, porém insuficientes.
E, agora, surge mais uma indagação: se, no Brasil, há um Litoral, estimado em 7.500 quilômetros de belas praias, florestas, como a da Amazônia, climas suportáveis, mares de águas tépidas, no Nordeste, o Pantanal e as Cataratas de Foz do Iguaçu, belezas naturais e artificiais, nas Serras e Sertões, um variado e criativo Artesanato, Gastronomia e Culturas ricas e diversificadas, além de outros atrativos, por que o Brasil é visitado somente por apenas 6,6 milhões de estrangeiros, conforme divulga o Ministério do Turismo e a Embratur?
Em face do pouco que expomos, neste artigo, não mencionando mais deficiências, nas infraestruturas físicas de suporte ao setor, incluindo rodovias federais e estaduais, a Segurança Pública, esta necessitando de maior atenção dos Poderes Públicos, chegamos à conclusão de que o Turismo Brasileiro caminha, a passos de cágado, para o desenvolvimento sustentável, no quesito Turismo, em âmbito nacional, estadual e municipal. 
Bem! Chega de lamúria. O importante é que os dirigentes-mor de nosso país se conscientizem de que o Turismo, se praticado, racionalmente, isto é, com vontade política e não com politicalha, com recursos humanos de qualidade, mais recursos financeiros aplicados, (sem desvios de verbas), com atividades planejadas e executadas, pautadas no Profissionalismo, na Ética e na Transparência, em suas menores ações, é evidente, que ocupará uma posição de destaque no “ranking” do Turismo Internacional. O Brasil turístico, desejado pelos brasileiros, galgará um patamar relevante? Pensemos grande em matéria de Turismo Nacional!

NOVO DESFALQUE NO TURISMO BRASILEIRO

      Lamentavelmente, a vida é prenhe dessas idas e vindas. Quase sempre, ao ser comemorada a chegada de um novo ente “no pedaço”, amarga-se simultaneamente a perda de um ser marcante, uma personalidade da maior valia, alguém que deixa um rico legado.
Persigo tanto a trilha dos que se dão ao prazer de exaltar a excelência da personalidade, mas também de marcar a presença dos que elaboram grandes obras do cotidiano, os que se afirmaram pela construção de um patrimônio moral, material e institucional de valor inquestionável.
Daí, não poder deixar de assinalar o desfalque, mais um, de que o turismo nacional padece nestes dias, com o desaparecimento de cena de um cidadão que, a par de ter acreditado nessa tão importante, e nem sempre prestigiada, atividade econômica que é o turismo, construindo um patrimônio que elevou em quantos “côvados” , e  se fixou na comunidade que integrou com tanta altivez como uma das suas peças mais valiosas. Pelo seu caráter, pela sua inteligência, pelo seu empreendedorismo, pelo fino trato que marcou a sua personalidade.
Refiro-me ao, agora saudoso, querido amigo RENATO RITTER. Já se esvai na poeira do tempo a feliz oportunidade em que o conheci, pela nímia iniciativa do – igualmente tão querido e saudoso – “irmão” WILSON MULLER. Desde então tive, não simplesmente a alegria, mas e sobretudo o privilégio de inserí-lo no conteúdo do melhor relacionamento, a ponto de poder conflagrá-lo como inquestionável amigo.
Não foram poucas as oportunidades em que fui recebido com a maior fidalguia, sempre na parceria da minha inesquecível TEREZA, nos seus Hoteis Ritter. Muito mais que isto, tanto quanto a sua presença nas minhas costumeiras passagens por Porto Alegre, tive a alegria e a honra de, anualmente, por conta da presença, a cada momento, nos FESTIVAIS DE TURISMO DE GRAMADO, ser recebido em aconchegante recepção, junto com a sua também pranteada esposa, no apartamento que mantinha naquela cidade da Serra Gaúcha. Alí, reunia os amigos mais chegados, tantos dos quais, da mesma sorte, acabaram por serem inquestionavelmente conduzidos ao patamar de similar amizade.
Evidente que a destinação de gestos tais não seria privilégio deste despretensioso escriba. Por ter sido uma tônica da sua personalidade. Tanto assim que a unanimidade dos companheiros jornalistas do setor que tiveram a oportunidade de, da mesma sorte, com ele conviver, especialmente aqueles próprios gaúchos, o dignificaram com o formal título de “AMIGO”.
Na trilha daquele relacionamento, fui afortunado ainda em lhe poder tributar - não em retribuição - mas na qualidade de insofismável justiça a uma personalidade singular, que se impôs aos que circulavam em seu torno pela firmeza de carater, pela generosidade em fazer fluir a sua querência, o melhor que pude na recepção em alguns dias de iluminada companhia em Salvador.
Muito pouco foi o que lhe pude destinar, então, ainda que com o ensejo de -lhe homenagear junto com os seus hotéis na modesta promoção que mantivemos por quarenta anos, através da concessão do troféu CATAVENTO DE PRATA. Naquela oportunidade, sempre na companhia da querida esposa, mas contando da mesma sorte com a presença daquele que lhe foi um dos melhores amigos, como para mim, o saudoso WILSON.
Mas RENATO RITTER foi um grande empreendedor e gestor, uma das suas tantas virtudes acumuladas com o trato do cotidiano. Ao lado do irmão PEDRO PAULO, idealizou a oportunidade de se inserir definitivamente no contexto do turismo portoalegrense. Nos idos dos anos 70, concebeu a empresa Excelsior S/A – Hotéis de Turismo, que viria a ser a responsável pela construção de duas unidades hoteleiras. 
O local eleito teria sido, sem dúvidas, privilegiado, porquanto em terreno em frente à Estação Rodoviária da cidade. De começo, erigiu o Ritter Hotel que teve iniciada a sua operação precisamente no dia 22 de abril do ano de 1974. Então, numa área construída de 4.821 m², destinou-lhe ser equipado com 107 apartamentos, restaurante, bar, salão para eventos, dentre outras singularidades.
Não ficaria centrada apenas ali a sua iniciativa vitoriosa. Animado com o sucesso da ousadia, já que em pouco tempo logrou ver a ocupação média alcançar cerca de 80%, largou-se a idealizar e concretizar a construção de uma outra unidade hoteleira, com o Porto Alegre Ritter Hotel, em área de 9.226 m², dispondo de nada menos do que 10 pavimentos, nos quais se encontram os 130 apartamentos, restaurantes, salão de festas, sauna, 7 salas para eventos e andares de garagem.
Ainda persiste em minha memória o afeto que destinava ao WILSON - se não me equivoco, seu companheiro desde as lides do CPOR - com o qual, num dia de todas as semanas, convivia a colocar as novidades em dia, num laivo de descontração na sáuna do hotel. Mas RENATO não deixou o seu patrimônio órfão. Porque desde há muito, introduziu nos meandros da gestão daquele valioso acêrvo o seu filho RICARDO que, pela sua extrema diligência e liderança no setor, passou, inclusive, a integrar e dirigir entidades como a seccional da ABIH e o próprio Sindicato de Hotéis. E que lhe vem seguindo os passos, já agora na administração dos bens.
  OSANAS, sem dúvidas, à sua memória, RENATO.

TURISMO NAS MONTANHAS - NO MORRO DA URCA O INÍCIO DA TEMPORADA 2019

A temporada ideal para a prática de montanhismo no Brasil, que vai de maio a setembro, começa oficialmente no dia 27 de abril, com o festival anual Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM), na Urca, Rio de Janeiro. O evento marca o começo do período mais adequado para o esporte no país e é aberto ao público, com programação envolvendo atividades ecológicas, educação ambiental, demonstrações de técnicas de escalada e resgate, apresentação de equipamentos, campeonato de escalada, cinema de montanha e ações de “montanhismo social”.
Além de montanhistas e escaladores, a ATM atrai simpatizantes das atividades ao ar livre e de conservação das montanhas brasileiras. O festival faz a divulgação da diversidade de montanhas existentes no Brasil no período em que as condições climáticas são ideais para a prática do esporte e turismo nas alturas. Segundo a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro, o objetivo é celebrar a cultura do montanhismo através do uso turístico, recreativo e esportivo das montanhas.
O turismo nas alturas requer disposição e aventura. O Morro da Urca, onde será realizado o evento de abertura da temporada, integra o Monumento Natural do Pão de Açúcar, é um dos pontos de escalada do Rio de Janeiro e também ponto de chegada ou de partida da Trilha Transcarioca. A travessia de 180 km interliga seis áreas protegidas dentro da cidade, como o Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do Brasil, onde está a estátua do Cristo Redentor. Na outra extremidade da caminhada fica o Parque Natural Municipal de Grumari.
EXPERIÊNCIAS - Quem sobe a Serra do Mar encontra no Parque Nacional da Serra dos Órgãos um dos melhores locais do Brasil para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel. O cenário natural tem vistas deslumbrantes da majestosa cadeia de montanhas, além de cachoeiras, sítios históricos, fauna e flora abundante da Mata Atlântica. São mais de 200 quilômetros de trilhas, desde a trilha suspensa, acessível para cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas. Entre as escaladas, destacam-se o Dedo de Deus, com 1.692 metros de altitude, marco inicial da escalada no país desde 1912, e a Agulha do Diabo, uma das melhores escaladas em rocha do mundo.
OUTROS PARQUES NACIONAIS - Localizado na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, próximo ao estado de São Paulo, o Parque Nacional do Itatiaia, criado em 1937, foi o primeiro parque do Brasil, sendo uma das áreas pioneiras do montanhismo. São diversas trilhas, travessias com abrigos de montanha entre as partes Alta e Baixa e opções de escaladas nas formações rochosas – entre elas, Camelo, Prateleiras e Altar. O parque abriga três dos 10 pontos mais altos do Brasil: o Pico das Agulhas Negras (2.791 m), o 5º mais alto do país, que é o ponto culminante do Itatiaia; o Morro do Couto (2.680 m), o 8º em altitude; e a Pedra do Sino de Itatiaia (2.670 m), que é o 9º pico mais alto.
A escalada das Agulhas Negras foi a experiência mais difícil para Ediceu Pereira, que já subiu oito das dez maiores montanhas do Brasil. Ele justificou que os picos da Neblina (2.995 m) e 31 de Março (2.974 m), o 1º e o 2º mais altos, ambos localizados no Parque Nacional do Pico da Neblina, no Amazonas, não estão abertos para visitação. “Já a trilha mais bela que eu fiz foi a do Parque Nacional do Monte Roraima, durante sete dias. A paisagem da região e a magia do local são únicas”, disse o paulistano ao destacar a beleza da 7ª montanha mais elevada do Brasil, uma “mesa” com 2.734 metros de altitude, localizada no extremo norte de Roraima e marco divisor da tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.
No Parque Nacional do Caparaó, entre Minas Gerais e Espírito Santo, ficam os picos da Bandeira (2.891 m) e Cristal (2.769 m), o 3º e 6º em altitude. Além das trilhas com abrigos noturnos, os visitantes podem se deliciar com banhos em cachoeiras e piscinas naturais e observar visuais deslumbrantes da Serra do Caparaó e região, com belos espetáculos no alvorecer e no pôr do sol acima das nuvens. Completam a lista do montanhista a Pedra da Mina (2.798 m), o 4º pico em altitude, na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais; e o Pico Três Estados (2.665 m), o 10º mais alto, na mesma região, entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. (Com o MTUR)

ROSSI & ZORZANELLO - EVENTO INTERNACIONAL CELEBROU OS 31 ANOS DE FUNDAÇÃO

Eduardo Zorzanello, Marta Rossi
 e Marcus Vinícius Rossi 
A principal empresa organizadora de eventos turísticos e corporativos da Serra Gaúcha, a Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos, de Gramado, comemorou 31 anos na segunda-feira, dia 1º de abril. A empresa foi fundada pelas executivas Silvia Zorzanello (In memoriam) e Marta Rossi, em 1988. Desde então, se tornou uma grande alavanca para o fomento do Turismo na Serra Gaúcha e no Rio Grande do Sul, concebendo e organizando mais de 2 mil eventos próprios e terceirizados. Destaque para seus grandes cases de sucesso: a Feira Internacional de Turismo de Gramado - FESTURIS (que já teve 30 edições), o Chocofest (que está em sua 21ª edição) e a Gramado Summit (em sua 3ª edição).
A empresa celebrou os 31 anos com um grande evento internacional que teve inicio na no, dia 1º de abril (data da fundação da empresa) em Gramado/RS. Foi a Junta FIASEET Gramado que reuniu na Serra Gaúcha mais de 180 executivas de Turismo de sete países, donas de agências, hotéis e empreendimentos turísticos de sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Paraguai e Peru.
O evento foi assinado pela Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas – AFEET Brasil que é ligada à FIASEET - Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas, uma entidade de mulheres comprometidas com o desenvolvimento de seus países no campo do turismo e do social. Atualmente são mais de 300 associadas nos setes países em que atuam.
Em Gramado, a Junta FIASEET ocorreu de 01 a 05 de abril no Hotel Alpestre e contou com a organização da Rossi & Zorzanello. Destaque para a ampla participação de Peru, Argentina e Paraguai e que foram com comitivas de mais de 15 mulheres cada. 
HISTÓRIA DE PIONEIRISMO E EMPREENDEDORISMO -“Nós tínhamos competência para empreender na indústria turística apostando em eventos e no mercado corporativo. Investimos em um sonho. Apostamos no nosso talento e em nossa capacidade de trabalho e serviços”, destaca uma das fundadoras da Rossi & Zorzanello, a executiva Marta Rossi, sobre o início da empresa ao lado de Silvia Zorzanello.
No final dos anos 1980 a Região das Hortênsias já se consolidava como referência para o turismo. Duas profissionais do ramo hoteleiro, Silvia Zorzanello e Marta Rossi, ligadas desde sempre aos eventos em Gramado, percebiam uma oportunidade de mercado com o nicho Turismo de Negócios. Elas identificaram uma oportunidade de potencializar a marca Gramado através de eventos nacionais e internacionais.
A iniciativa deu start a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, que começou as atividades no dia 1º de abril de 1988, atendendo uma enorme demanda na organização de eventos em Gramado e na Serra Gaúcha.
Com profissionalismo, competência, credibilidade e um olhar social em todas as suas ações, a empresa conquistou o Estado e o Brasil realizando, em 31 anos de atividades, mais de 2 mil eventos nacionais e internacionais. Na linha do tempo da Rossi & Zorzanello, além dos consagrados eventos próprios como FESTURIS Gramado, Chocofest e Gramado Summit, a empresa já assinou centenas de produções que marcaram época não só na Serra Gaúcha mas em todo o estado como Troféu Mulher Destaque, Festa dos Bichos, Acorde Musical, Festa do Peixe, Aluno Nota Dez, ENEF, ASDEP, Fórum Gramado de Estudos Turísticos e Encontro Gramado LGBT.
A NOVA GERAÇÃO -  Atualmente a empresa passa pela sucessão. A segunda geração está a frente dos negócios junto com Marta Rossi. Eduardo Zorzanello (filho de Silvia Zorzanello) e Marcus Vinícius Rossi (filho de Marta Rossi), assumiram a direção da empresa há alguns anos e, junto com a fundadora Marta Rossi, trabalham na concepção, prospecção, captação e organização de grandes e novos projetos.

MODERNIZAÇÃO DA LEI GERAL DO TURISMO - LIDERANÇAS NA LUTA PELA PRIORIDADE NA TRAMITAÇÃO

À frente de uma comitiva de lideranças do setor em audiência com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, na quarta-feira (03), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, reivindicou prioridade na tramitação e aprovação do Projeto de Lei 2724/15, que moderniza a Lei Geral do Turismo e permite que empresas aéreas internacionais abram filiais no Brasil e passem a operar trechos domésticos.
“O Brasil vive um novo momento e cabe ao Congresso Nacional dar respostas adequadas ao contexto atual. Entendo perfeitamente a importância do turismo e o impacto do setor em diversos segmentos”, comentou o presidente do Senado. Ele prometeu dar celeridade do projeto. 
A presença em peso das principais lideranças do setor mostra a relevância da votação para os empresários. Entre os representantes presentes, estavam Magda Nassar, presidente da Braztoa, entidade que representa os agentes de viagem; Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, que representa dos cruzeiros; Murilo Pascoal, presidente do Sindepat, que representa os parques temáticos; Alexandre Sampaio, presidente do conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio; Guilherme Paulus, fundador da CVC, e Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
Com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil tem, hoje, apenas quatro empresas operando no mercado de aviação. A título de comparação, Argentina e Colômbia, com menos de um quarto de habitantes e territórios que equivalem a um ou dois estados brasileiros, têm o dobro de companhias aéreas. A abertura ao capital estrangeiro já foi testada com sucesso em outros setores estratégicos como energia elétrica, telecomunicações, portos, aeroportos e saneamento básico.
As mudanças na Lei Geral do Turismo, por sua vez, atendem demandas históricas do setor produtivo. Elas agregam tendências do mercado e desburocratizam procedimentos para atuação dos prestadores de serviços turísticos. Fomento à pesquisa e à produção científica, incentivo às parcerias público-privadas, atenção aos serviços prestados a pessoas com deficiência e incorporação de segmentos de hospedagem fazem parte do projeto.
O projeto de lei 2724 foi aprovado por 329 votos contra 44 no último dia 20 na Câmara dos Deputados. A vitória foi comemorada pelo setor. Na ocasião, alguns chegaram a caracterizar o momento com o marco para uma nova era do turismo brasileiro. (Com a Agência de Notícias do Turismo).

CÉUS ABERTOS - BRASIL E ISRAEL ASSINAM ACORDO DE SERVIÇOS AÉREOS

A assinatura do acordo de serviços aéreos na modalidade céus abertos entre Brasil e Israel, realizada nesta semana durante visita do presidente Jair Bolsonaro ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, possibilitará o aumento da conectividade entre os dois países.
O acordo firmado prevê direitos de tráfegos até a 5ª liberdade do ar (empresas aéreas dos dois países poderão explorar serviços regulares entre os respectivos territórios, combinando pontos intermediários ou além em outros países, utilizando o chamado tráfego acessório); livre determinação de capacidade (sem limitação dos voos que podem ser oferecidos); regime de liberdade tarifária; e amplo compartilhamento de códigos entre empresas aéreas.
O objetivo é ampliar a oferta de voos e opções para os passageiros atendidos por companhias aéreas brasileiras e israelenses. (Com a ANAC).

EM NOVA PETRÓPOLIS - O CHOCOFEST AGITA O TURISMO NA SERRA GAÚCHA

Começou dia 11 e vai até o dia 21/04, o maior e mais popular evento de Páscoa do Brasil: o Chocofest. A organização do evento estima receber um público superior a 180 mil pessoas com 100% de ocupação hoteleira para o feriado de Páscoa em razão do evento. O Chocofest, que já teve edições em Gramado e Canela, e estará em sua 21ª edição em Nova Petrópolis, junto com a Magia da Páscoa. Em 2018, foram mais de 120 mil visitantes. 
Para o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, “o Chocofest atingirá 100% de ocupação na rede hoteleira, inclusive beneficiando cidades vizinhas, e terá mais de 300 pessoas participando das atividades, além da grande movimentação no comércio”. 
A decoração começa a tomar as ruas da cidade serrana com mais de 10 mil ovos decorados espalhados pelas avenidas, rótulas, praças e Rua Coberta. Coelhos gigantes, médios e pequenos, além de guirlandas e elementos que remetem ao período de Páscoa e aos doces e guloseimas fazem parte da decoração. 
As ações serão centralizadas na Praça das Flores, atrativo central da cidade que conta com a Rua Coberta e o famoso Labirinto Verde. O local está sendo transformado no Planeta das Guloseimas e recebe feira de chocolates, doces e guloseimas, com mais de 20 marcas expositoras, além de palco para shows diários, exposição de ovos gigantes, food truck, brinquedos e centenas de atrações. Outro grande atrativo são os personagens: o Conde Guloseima, Condessa Doçura, Vovó Duquesa, Chocolito, Coelho Gaudério, entre outros, que fazem a alegria da criançada.
DESFILE DE PÁSCOA - A principal atração do evento, o Desfile de Páscoa, ocorrerá aos sábados (dias 13 e 20), e domingos (14 e 21), a partir das 15h30 na Avenida 15 de Novembro. A atração não tem cobrança de ingresso e a expectativa é reunir mais de 30 mil pessoas em cada dia de desfile ao longo da avenida. Conta com quatro carros alegóricos e mais de dez alas e tem duração de uma hora.
VARIADAS  ATRAÇÕES -  A programação, com atrações gratuitas, terá shows de música e espetáculos teatrais diários, bandas, Vila de Açúcar, Exposição de Ovos Gigantes, Casa da Vovó Coelha, Concurso de Vitrines, Paradinha do Conde Guloseima, Rastro do Coelho (Caça ao Ninho), Osterbaum Fest (decoração das árvores da cidade com ovos pintados pela comunidade), Oficina de Doces, Programação Religiosa, Contação de Histórias, Maquiagem Artística e de Chocolate, Oficina de Guloseimas, Fábrica de Ovos, Chimarrão na Praça, Sessão de Autógrafos com os Personagens, Piquenique e Parquinho.
O Chocofest na Magia da Páscoa é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Petrópolis e Casa Cooperativa, com organização da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos e patrocínio de Sicredi Pioneira e Banrisul. 

DURANTE A PÁSCOA - O CHOCOLATE É ATRATIVO EM VÁRIOS PARAÍSOS TURÍSTICOS

Cada vez mais os destinos brasileiros investem em atrativos para dinamizar o turismo no ano inteiro. As comemorações da Páscoa estão entre os eventos que ampliam o fluxo de turistas durante o feriado prolongado, inclusive para cidades onde o foco das celebrações é o chocolate, juntamente com o significado religioso da Semana Santa. Das plantações de cacau às fábricas de chocolate, curtir o feriado da Páscoa nos destinos onde a produção de chocolate virou um atrativo é uma viagem cheia de sabores e descobertas.
NA BAHIA -A Costa do Cacau, na região de Ilhéus (BA), é uma das rotas mais doces e saborosas do turismo brasileiro. Além de destino de sol e mar e dos atrativos que fazem parte da obra literária do escritor Jorge Amado, a região também oferece um tour pelas fazendas que produzem a matéria-prima do chocolate. A Rota do Chocolate proporciona ao turista uma imersão na história, cultura e gastronomia do sul da Bahia. A implantação da Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca, oferece aos turistas a experiência de conhecer o processo de produção do cacau, desde as plantações à seleção e secagem das amêndoas, até a transformação em chocolate.
A vivência passa pelas fazendas tradicionais de cacau, entre elas, Yrerê, Riachuelo, Capela Velha e Provisão; casarões históricos dos antigos coronéis que dominaram a economia e política da região; produção caseira; e fábricas de chocolates, além de degustação da iguaria. O turismo sustentável nas fazendas de cacau, com visitas guiadas, hospedagem e comida típica, tem sido uma das fontes mais rentáveis para os produtores de Ilhéus e região. Além das plantações de cacau, a região é rica em sítios históricos e atrativos naturais, como cachoeiras e áreas de preservação.
SERRA GAÚCHA - Longe das plantações de cacau, o chocolate é o atrativo principal da Chocofest, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, que de 11 a 21 de abril celebra a magia da Páscoa no Planeta das Guloseimas. Pelas ruas do centro, se reúnem personagens como o Conde Guloseima, a Condessa Doçura e a Vovó Duquesa em vários espetáculos com dezenas de atrações voltadas para adultos e crianças. Os desfiles temáticos contam com coelhos, carros alegóricos, música e muita diversão. O Desfile de Páscoa, momento de alegria e interação com os visitantes, realizam-se nos dias 13, 14, 20 e 21 de abril às 15h30min. São esperados mais de 100 mil turistas nos 10 dias de festa.
O Rastro do Coelho, com caça ao ninho, é garantia de diversão. A brincadeira, que oferece muita aventura, é no Parque Aldeia do Imigrante com centenas de ovos de chocolate escondidos, de todos os tamanhos. O cenário de magia se completa com a decoração especial da cidade. O envolvimento da comunidade resulta nas árvores enfeitadas com ovos coloridos. Já na Fábrica de Ovos, são customizados os ovos usados na Osterbaun, uma grande Árvore de Páscoa no centro da festa e atração turística da cidade de colonização alemã. Há, ainda, a exposição Ovos do Mundo, com ovos gigantes e coloridos que retratam a celebração da Páscoa em vários países.
OUTROS DESTINOS - Com clima ameno outros lugares espalhados pelo Brasil também oferecem o chocolate como atrativo aos visitantes. É o caso da Vila do Chocolate, em Campos do Jordão (SP). Na Região Serrana do Rio de Janeiro, a visita à cidade imperial de Petrópolis, entre muitos atrativos turísticos, termina em uma tradicional fábrica de chocolate. Já em Vila Velha (ES), o passeio para conhecer o museu e a fábrica de um dos chocolates mais populares do Brasil também faz parte do roteiro turístico de quem visita à cidade, ao lado da capital, Vitória. Quem sobe a serra capixaba não se decepciona com as inúmeras opções de atrativos em destinos como Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante.
Assim como as cidades do Espírito Santo, de colonização europeia, em Santa Catarina, os destinos de cultura alemã realizam a Festa de Páscoa. A Osterdorf (Vila de Páscoa), em Blumenau, vai até 21 de abril com decoração inspirada nas tocas de coelho. O parque da cidade concentra as atrações da época mais doce do ano em torno da Osterbaum (árvore de Páscoa). A vizinha Pomerode, que celebra a 11ª Osterfest, considerada a Páscoa mais alemã do Brasil, também conta com a maior árvore de Páscoa (Osterbaum) do mundo, feita com 80 mil casquinhas de ovos naturais, além da Ostermarkt, Feira de Páscoa, com artesanato e artigos de decoração, comidas típicas e apresentações de grupos folclóricos, entre outras atrações. (Com o MTUR)

NA ALTA ESTAÇÃO O CEARÁ RECEBEU 44% MAIS ESTRANGEIROS

O número de turistas estrangeiros que vieram ao Ceará cresceu 44,2% nesta alta estação (dezembro de 2018 a fevereiro de 2019) em comparação com o mesmo período do ano anterior (dezembro de 2017 a fevereiro de 2018). Foram 93.105 visitantes internacionais este ano contra 64.582 no ano anterior. Os dados são da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).
Entre os turistas domésticos, o aumento foi de 1,6%, fazendo com que a média de crescimento ficasse em 4,2%. Ao todo, o Ceará recebeu ao todo 1.121.742 turistas na última alta estação. A movimentação de turistas gerou uma renda de R$ 5 bilhões, número 9,8% maior que no ano anterior. O gasto médio per capita foi de R$ 2.550, 5,4% a mais que no mesmo período de 2018.
Já o fluxo de passageiros no Aeroporto de Fortaleza cresceu 24%, sendo 2.023.470 passageiros nesta alta estação, contra 1.619.578 passageiros na estação passada. A taxa de ocupação hoteleira passou de 76,3% para 77,9%. Os principais países emissores de turistas foram França, Itália, Alemanha, Argentina, Portugal, Holanda, Estados Unidos e Espanha.
“Tivemos um excelente crescimento da quantidade de estrangeiros. Isso é reflexo direto dos novos voos internacionais, especialmente os do HUB da Air France/KLM, que começaram no ano passado. Nossa expectativa é manter esse bom resultado, especialmente agora que passamos a ter um voo por dia do HUB”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.

GUARAMIRANGA - VARIADOS SHOWS INSTRUMENTAIS NA SEMANA SANTA

A Semana santa está musical em Guaramiranga, cidade serrana cearense que já tem a tradição de fazer ecoar boa música com shows em praças, ruas, teatros, palcos abertos, nos mais diversos espaços, em harmonia com os encantos naturais do Maciço de Baturité. Na quinta-feira, dia 18, começa o II Encontro Plataforma Sinfonia do Amanhã, com programação formativa e artística até o sábado, dia 20.
O II Encontro Plataforma Sinfonia do Amanhã é apresentado pela Plataforma Sinfonia do Amanhã, a Enel e o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, numa realização do Instituto BR Arte e do Instituto Raimundo Vieira Cunha. O evento conta com a parceria da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), a consultoria executiva da Quitanda das Artes e tem apoio da Associação Catavento e da Prefeitura de Guaramiranga.
Quem escolher como destino a cidade serrana, terá uma boa programação para as noites. Na Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz e na Escola Zélia Matos Brito, o Encontro leva ao palco atrações musicais conceituadas com um rico repertório de música instrumental. Entre elas, a veterana Ceará Brass Quinteto (FOTO), o grupo de clarinetes Dacappo, o Trio Guará, o Quarteto Tapera das Artes e o grupo do Instituto Beatriz e Lauro Fiúza.
Na quinta-feira a programação musical começa às 20h30 no Teatro Rachel de Queiroz (pequeno), logo após a abertura oficial do Encontro. Em seguida, às 21h, os shows na Praça do Teatro. Na segunda noite, as atrações sobem ao palco da Praça a partir das 20h. No sábado, a primeira apresentação será às 17h30 na Escola Zélia Matos Brito e às 19h30 começa a programação na Praça.
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS E SEMINÁRIO - Na sexta-feira e sábado, de manhã e à tarde, cerca de 100 jovens estudantes de música do Ceará, já inscritos no Encontro, farão verdadeira imersão no aprendizado musical, participando residências artísticas de prática de instrumentos, de voz e prática de conjunto. Enquanto isso, gestores e educadores, também inscritos, participam do Seminário Música e Sociedade, que aborda os temas “Toda banda é uma escola”, “Difusão da Música” e “A construção de projeto político pedagógico em projeto com ensino de música.

PROCISSÃO DO FOGARÉU, PRECIOSA TRADIÇÃO DE GOIÁS

Reza a tradição que a Procissão do Fogaréu é realizada na Cidade de Goiás desde 1745, ano em que foi entregue uma das reconstruções da Igreja Matriz de Sant'Ana. Comprovadamente, a procissão acontece desde os fins do século 19. Foi recriada pela Organização Vilaboense de Artes e Tradições – OVAT na década de 1960, e é considerado um dos principais eventos religiosos do estado de Goiás. Trata-se de uma celebração da morte do Cristo onde os elementos centrais são o Farricoco e o espetáculo proporcionado pelas chamas das tochas refletidas nas vestimentas de quem as carrega e no casario antigo da cidade. 
Como no passado, este ano, na noite da Quarta-feira Santa (amanhã) os Farricocos e os acompanhantes vão se concentrar em frente da Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte, na praça principal da cidade, a praça do coreto, entoando cantos religiosos e aguardando a hora de correr a procissão. Às 24:00 horas a iluminação pública se apaga e, ao som cadenciado dos tambores, tem início a procissão. 
O grupo atravessará o Rio Vermelho e seguirá para onde estaria sendo realizada a última ceia, na escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, mas a mesa já está dispersa. Em seguida, avançarão pela Rua da Abadia, atravessam novamente o Rio Vermelho, em direção ao Jardim das Oliveiras, simbolizado pela Igreja de São Francisco de Paula. É ali que, ao som do clarim, se dá a prisão do Cristo. O único farricoco vestido de branco surgirá carregando o estandarte com a imagem de Jesus, representando sua captura. O Cristo é representado por um estandarte de linho pintado em duas faces, obra do artista plástico oitocentista Veiga Valle. 
A beleza e o caráter histórico medieval da procissão, no calçamento de grandes pedras irregulares de Goiás Velho, cidade de arquitetura colonial considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, atrai uma a multidão a cada ano. 
FOGAREUZINHO -  Na tarde da amanhã, as 17:00 horas, acontecerá o Fogaréuzinho, organizado pela Escola Letras de Alfenim. É uma Procissão do Fogaréu para crianças. A saída é na porta do Museu das Bandeiras, o percurso é pequeno, e a encenação tem o mesmo contexto da Procissão da noite, contando inclusive com Farricoquinhos.
EM OUTROS ESTADOS – A tradição da procissão d oFogareu também é mantida em outros estados brasileiros, como  Oeiras – PI ;Caxias – MA; São Cristóvão – SE; e Paraty – RJ. 

CIDADES HISTÓRICAS MINEIRAS

Rua decorada em Ouro Preto
Tradição mantida de distante passado, várias cidades históricas mineiras este ano continuam reafirmando sua religiosidade e repetindo atos solenes nesta Semana Santa. 
Ouro Preto, um patrimônio histórico de reconhecimento universal, iniciou sua programação na última sexta-feira, com a encenação da Paixão de Cristo, No sábado houve a Procissão do Encontro e, no domingo, a procissão da Ressurreição, com os pisos da ruas coberto por um tapete de flores.
Também outras cidades históricas mineiras vivem com intensidade a Semana Santa, com práticas que vêm do passado. Entre elas, são destaque: Diamantina, onde no Centro Histórico há a encenação da morte e a ressurreição de Cristo; Tiradentes, há procissões. e missa solene, com a cerimônia de lava-pés na Igreja Matriz de Santo Antônio. Congonhas, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, exibição da Paixão de Cristo, procissões, lava-pés, Vigília Pascal, novenas e shows musicais

PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM - EM PERNAMBUCO O MAIOR TEATRO A CÉU ABERTO MUNDO

È tradição. O município do Brejo da Madre de Deus a 160 quilômetros do Recife, nesta época em que se exalta os últimos dias de Cristo na terra, mais uma vez está apresentando, desde sábado, 13 e até o próximo domingo, 20.  a vitoriosa encenação da  “ Paixão de Cristo”,  considerada o “maior espetáculo de teatro a céu aberto do mundo”. .
Nos vários palcos do grande sítio da cidade, este ano, Juliano Cazarré estará fazendo o papel de Jesus, A seu  ao lado,   Priscila Fantin, que será Maria; Gabriel Braga Nunes, como Pilatos; Ricardo Tozzi, interpretando Herodes; Bruno Lopes, no papel do apóstolo João e da atriz pernambucana Nínive Caldas, que viverá Madalena. A temporada 2019 da Paixão será realizada de 13 a 20 de abril.
Cazarré, que no ano passado foi escolhido o melhor ator no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pela sua atuação no filme “Boi neon”, figura este ano entre os finalistas do Troféu Domingão - Melhores do Ano como ator coadjuvante. 
Além dos artistas convidados, o elenco é formado também por mais de 50 atores e atrizes pernambucanos, onde se Ricardo Mourão (Caifás), Júlio Rocha (Pedro) e José Barbosa (Judas) e muitos outros. A encenação conta com a direção artística dos pernambucanos Carlos Reis e Lúcio Lombardi, que desde 1997 conduzem a montagem do espetáculo. A produção executiva e a coordenação geral estão a cargo de Robinson Pacheco, filho de Plínio Pacheco, idealizador e construtor da cidade teatro de Nova Jerusalém.

SEMANA SANTA DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA

A Semana Santa é a coroação do tempo da Quaresma. Nos quarenta dias em que a comunidade experimentou, com mais intensidade, a exigência do seguimento de Jesus, teve a oportunidade de aprofundar sua conversão pessoal e o seu compromisso social. Agora é convidada a celebrar com autenticidade o mistério central da fé: Jesus Cristo, morto-ressuscitado. 
A Arquidiocese de Fortaleza, desenvolve nesta Semana, o seguinte programa.
NA CATEDRAL - A Paróquia São José – Catedral Metropolitana de Fortaleza está com a seguinte programação da Semana Santa 2019:
Dia 14 de abril – Domingo de Ramos - 8h, houve a Bênção dos Ramos e Procissão (saída da Igreja de Cristo Rei) à Catedral Metropolitana, Missa Solene presidida por Dom José Antônio, arcebispo de Fortaleza.Durante.
Hoje,– terça-feira Santa - 19h, Confissão Comunitária presidida pelo Pe. Clairton Alexandrino de Oliveira, pároco da Catedral.
Dia 18 de abril – Quinta-Feira Santa - 8h, Missa da Unidade (Santos Óleos) presidida por Dom José Antônio, arcebispo de Fortaleza e concelebrada por todo o clero. 18h30min, Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés), presidida peli, arcebispo de Fortaleza.
Dia 19 de Abril – Sexta-feira Santa - 9h, Liturgia das Horas com Dom José Antônio. 15h, Celebração da Paixão e Morte do Senhor, seguida de procissão do Senhor Morto. 
Dia 20 de abril – Sábado Santo - 9h, Liturgia das Horas com Dom José Antonio. 20h, Solene Vigília Pascal, arcebispo de Fortaleza.
Dia de 21 de abril – Domingo da Ressurreição - 10h e 12h – Missas.18h30min, Missa Solene da Ressurreição, presidida por Dom José Antônio, arcebispo de Fortaleza, em seguida Procissão do Senhor Ressuscitado.
NA PARÓQUIA JESUS, MARIA, JOSÉ – ANTÔNIO BEZERRA – Dia 14 – Domingo de Ramos: 6h30 – Procissão de Ramos saindo do Patronato Sagrada Família até a Matriz; 16h30 – Procissão de Ramos saindo da Casa da D. Carmelita (Endereço: Rua Dr. Periguari nº 422) até a Matriz; 18h30 – Procissão de Ramos saindo da Casa da D. Darci (Endereço: Rua Noca Bezerra nº 69 A) até a Matriz; Na Segunda-feira - 19h – Confissões e Missa por cura e libertação, com Pe. Paulo Henrique, na Igreja Matriz. Resp. Filhos da Rainha da Paz. Na terça-feira, 16, às 18h – Adoração ao Santíssimo; 19h – Santa Missa – Matriz; 20h – Musical da Paixão de Cristo, Quem é esse Deus – Quadra Paroquial. Resp. Filhos da Rainha da Paz. Quarta-feira - 19h – Momento Penitencial e Santa Missa – Matriz; Quinta-Feira – Lava pés e Ceia do Senhor. 8h – Missa dos Santos Óleos(Unidade) – Catedral; 19h – Santa Missa – Matriz: – Lava pés com às crianças da catequese; – Translado e Vigília Eucarística. Sexta-feira da Paixão - 9h – Sete Dores de Nossa Senhora – Matriz; 15h – Celebração da Paixão e Beijo da Cruz – Matriz;17h – Encenação da Paixão de Cristo – Teatro Ágape – Quadra Paroquial. Sábado Santo -  19h – Missa da Vigília Pascal – Bênção do Fogo na Quadra Paroquial com Procissão do Círio Pascal para a Matriz; 22h até às 5h da manhã com Procissão do Cristo Ressuscitado. 21/ – Domingo de Páscoa - 5h – Procissão do Cristo Ressuscitado;
7h e 19h – Missa da Ressurreição na Matriz e missas nas capelas.
 ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO - A Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Vicente Pinzon, fará a encenação da Paixão de Cristo que retrata os últimos momentos da vida de Jesus Cristo no dia 19 de abril, às 6h, com concentração na Capela São José (localizada na Rua Pedro Toledo, 167, no bairro Castelo Encantado).Saída às 06h, da Capela São José, no Castelo Encantado pelas ruas do Bairro em direção a Igreja Matriz.
VIA SACRA COM A JUVENTUDE -  A catequese da comunidade matriz – Paróquia da Santíssima Trindade, a VIA SACRA COM A JUVENTUDE, domingo, 14 de abril de 2019, às 9h. 
PASTORAL DO MENOR -  A Pastoral do Menor da Arquidiocese de Fortaleza realizou no dia 13 de abril, sábado, às 15h, no bairro Parquelândia a Décima Via-Sacra da Pastoral do Menor. A concentraçãoaconteceu na Rua Gustavo Sampaio, nº 1096, Salão de Convivência, encerrando às 18h, no Colégio Maximus, Rua Azevedo Bolão, nº 1369.

REDE CUCA TEM ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO

Através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, a Prefeitura de Fortaleza vem oferecendo ao público encenações da Paixão de Cristo nos três equipamentos da Rede Cuca, durante este mês de abril. As apresentações fazem parte do grupo Sagrada Família e é formado por jovens dos bairros Ellery e Monte Castelo, área da Regional I.
A encenação da Paixão de Cristo já passou na Rede Cuca Barra, (06) e na Rede Cuca Jangurussu, (11). A última apresentação do grupo será no dia 17 próximo, no cineteatro da Rede Cuca Mondubim, às 19h.
O grupo Sagrada Família faz a encenação da Paixão de Cristo há 12 anos e é composto por 50 jovens, crianças e adolescentes. Além da apresentação do espetáculo, a encenação propõe discussões de temas sociais, tendo como tema, neste ano, a Campanha da Fraternidade 2019. O espetáculo tem 60 minutos de duração.

FORTALEZA 293 ANOS - A “LOIRA DESPOSADA DO SOL” É REFERÊNCIA ENTRE AS CAPITAIS

Em ambiente festivo, Fortaleza comemorou, no último sábado 293 anos de oficial fundação. A Prefeitura se esmerou e desenvolveu até domingo uma programação festiva, com abrangência, principalmente na cultura, lazer e turismo. Foram dois dias de muitas celebrações, envolvendo toda a cidade.
PARA RECORDAR – É repleta de nuances a história da nossa hoje 5ª capital brasileira em população e umas das mais destacadas comunidades da Federação em progresso.
 Inspira  controvérsias  o estratificado fato de que a cidade surgiu nos  “”arredores da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, em meados de 1699”. Não há, contudo, maiores querelas quanto a data oficial da fundação em 13 de abril de 1726. 
 Comenta-se que o município surgiu nas vizinhanças do Forte Schoonenborch,  construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local, entre 1649 e 1654.  Mas há muitos estudiosos que discordam desta tese, afirmando que a bela cidade de hoje foi “descoberta” muito antes de Pedro Álvares Cabral , pois no hoje bairro de Mucuripe, entre 1490 e 1500,  estiveram os navegadores espanhóis  Vicente Pinzón e Diego de Lepe.
Querelas à parte, estabelecido também  está  que a ocupção da cidade ocorreu a partir de 1597, quando índios ptiguaras para aqui migraram , estabelecendo-se nas margens do rio Cocó e rio Ceará. Depois chegou o português Pero Coelho de Sousa que, com os seus comandados,  ergueu o Fortim de São Tiago, às margnes do rio Ceará. E que o também português, Martim Soares Moreno, em 1613, recuperou e ampliou o Fortim de São Tiago, com a denominação de Fortim de São Sebastião. 
Querelas à parte, estabelecido também  está  que a ocupção da cidade ocorreu a partir de 1597, índios ptiguaras para aqui migraram , estabelecendo-se nas margens do rio Cocó e rio Ceará. Depois chegou o português Pero Coelho de Sousa, que, com os seus comandados,  ergueu o Fortim de São Tiago, às margnes do rio Ceará... E que o português Martim Soares Moreno, em 1613, recuperou e ampliou o Fortim de São Tiago, agora com a denominação de Fortim de São Sebastião. 
Também é certo que o Forte Schoonenborch  surgiu pela iniciativa do comandante holandês Matias Beck (1649), nas margens do riacho Pajeú,. Assim, o local ficou gravado na História como o marco inicial da cidade de Fortaleza . Com a retirada dos batavos,  expulsos pelos lusos, a construção passou a chamar-se Forte de Nossa Senhora da Assunção.
PROCRESSO LENTO -  Os dados históricos mostram que Fortaleza não teve um desenvolvimento acelerado  até antes do século XVIII. Melhrou no século seguinte, superando Aquiraz, a primeira capital do Ceará. Mas melhrou com a chegada de Silva Paulet, urbanista de nomeada,  autor do primeiro plano urbanístico da cidade, de 1812. O progresso se fez notar na vida da pequena cidade,. Houve a  recuperação da  Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, do Passeio Público, a construção da Alfândega de Fortaleza. E tudo tomou rumo graças à atuação do notável Silva Paulet, 
POSIÇÃO DE DESTAQUE – Foi lento o progresso de Fortaleza, até o meio da década 1940//1950.  Contudo, com o fim da II Guerra Mundial, a redemocratização do País, que vivia a ditadura getulista e fatores outros ocorridos mundo afora, o progresso da decantada “Loira do Sol” do poeta Paula Ney se deu vertiginosamente. Capital mais próxima d Europa, passamos a ser a quinta maior do país em população, a terceira região metropolitana mais rica das regiões Norte e Nordeste, temos um litoral de perto de 20 quilômetros quase todo oferecendo locais atrativos e progresso acentuado por toda a cidade, sem esquecer a Praça do Fereira e o seu entorno, motivo de orgulho da população.
Como todas as cidades brasileiras,  Fortaleza enfrnta muitas dificuldades em torno de problemas básicos, herança que ainda não pode ser superada. Mas a atual  administrção da cidade é aprovada pelo que vem fazendo para superar problemas cruciais, aliás o que acontece em todas as cidades do País 
Convenhamos, Fortaleza é uma gostosura, moderna e divertida, orgulho dos seus filhos. 

AS FESTAS DO ANIVERSÁRIO DE FORTALEZA - PROGRAMAÇÃO CULTURAL VARIADA AGITOU TODA A CIDADE

Ednardo foi uma das atrações do aniversário de Fortaleza
Festejando os 293 anos de Fortaleza, ocorrido do sábado, 13, houve extensa programação cultural realizada pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, oferecendo atrações em diversos espaços públicos da Cidade. 
No sábado, houve grande show no Aterrinho da Praia de Iracema, com a apresentação do projeto Para Cantar Fortaleza, formado pelas cantoras cearenses Nayra Costa, Lorena Lyse, Marília Lima, Carol Damasceno e Roberta Fiúza e direção musical de Pantico Rocha. No show, apresentação do cantores Ednardo e Zeca Baleiro.
No Mercado dos Pinhões, também sábado, a partir das 18h, desenvolveu-se o projeto Mercado Criativo. O evento reuniu expositores do circuito de feiras realizadas e apoiadas pela Prefeitura de Fortaleza, como a Feira Afins de Vitrola, o Mercado Coletivo e o Mercado dos Quadrinhos., com 80 expositores, além de apresentação do DJ Gomes Smith e do bloco Café Preto, formado por Haroldo Guimarães e Giselle Café.
No Mercado da Aerolândia, a festa também foi no sábado (13/04), a partir das 18h, com show da dupla Vanin e Nicinha – O Casal do Acordeon e apresentação do Grupo Farra DusBons, com Jean Dumont.
O Teatro São José recebeu, também no sábado, o projeto 293 Versos de Amor. Entre melodias e poemas, a Orquestra Popular do Nordeste e o ator Ricardo Guilherme fazem uma homenagem aos 293 anos da Cidade de Fortaleza, a partir das 19h.
Pela manhã, o público infantil  conferiu, no domingo (14), uma programação no Passeio Público de Fortaleza, a partir das 9h, com Cia Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras, com apresentação do Chaplin cearense e, em seguida, contação de histórias com Grupo Recontar.
Ciclofaixa Cultural - A Prefeitura de Fortaleza realizou no domingo uma edição especial da Ciclofaixa Cultural em alusão aos 293 anos da capital cearense. Com o tema “Olhares sobre o Mar – Narrativa da Fortaleza dos anos 1940”, houve um  passeio ciclístico passando por recantos tradicionais, como o Centro Cultural Belchior, Ideal Clube, Náutico Atlético Cearense e Capela São Pedro dos Pescadores. 
FESTIVAL ESPORTIVO ATLETA CIDADÃO -
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Triathlon do Estado do Ceará, comemoraram o aniversário da Capital, no sábado, com uma manhã de atividades esportivas no Aterrinho da Praia de Iracema, com início às 8h. 

TURISMO DE EVENTOS - PESQUISA MOSTRA A IMPORTÂNCIA PARA O TURISMO DO ESTADO

Das mais importantes foi a reunião realizada na terça-feira passada, 9, na sede da Fecomércio, com a finalidade de divulgar minuciosa pesquisa sobre o Turismo de Eventos no Ceará, realizada de abril a novembro de 2018. 
No encontro, os representantes das instituições responsáveis pela pesquisa “Impacto Econômico do Turismo de Eventos realizados em Fortaleza” -  Federação do Comércio do Estado do Ceará, Universidade de Fortaleza  e o Visite Ceará – Fortaleza Convention &Vsitors Bureau -  deram amplas informações sobre os métodos e os resultados do que foi identificado, concluindo que o turismo de eventos é na realidade uma mola propulsora do desenvolvimento socio-econômico do Ceará. 
A aplicação da pesquisa foi realizada no período de abril a novembro de 2018, com uma amostra total de 3.308 entrevistados em 26 eventos, num total de 23.712 participantes.
OPINIÃO - Ressaltou Maurício Filizola, presidente da Fecomércio/Ce. “A Fecomércio, por meio do IPDC, em parceria com a Unifor e o Visite Ceará, realizou uma pesquisa de extrema importância para o segmento do turismo, mapeando a qualificação e o destino dos gastos dos turistas no nosso Estado. Com certeza, a partir desses dados, muitas decisões estratégicas poderão ser tomadas pelas empresas e instituições para fortalecer, cada vez mais, esse grande segmento que é o turismo de eventos, com a relevância que tem hoje no Brasil e no nosso Ceará”.
Para a presidente do FCVB, Ivana Bezerra, “Este estudo analisou o impacto econômico dos eventos realizados em Fortaleza através do gasto per capita, os serviços turísticos e a infraestrutura. Acredito que esses resultados refletem no trabalho que vem sendo feito. Estamos confiantes no potencial do Ceará para atrair eventos cada vez mais significativos e com efeito duplicador na cadeia produtiva, gerando emprego e renda. 
Já para o professor Chico Alberto, Coordenador de Bacharelado em Economia da Unifor” A pesquisa é de relevância para a economia do estado do Ceará, à medida que contribui com o setor e eventos com informação inédita sobre o impacto da atividade de eventos de negócios no Produto Interno Bruto do Estado”. 

AEROPORTO DE FORTALEZA PERSPECTIVAS DE CONCLUSÃO DA OBRA ANTES DO PRAZO

As obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional Pinto Martins (Fortaleza Airport), em Fortaleza, administrado pela subsidiária brasileira da empresa alemã Fraport, já estão com 60% de suas intervenções feitas. Iniciada há cerca de um ano, a obra vai ampliar de sete para 15 pontes de embarque e desembarque, ampliando em mais de 100% a capacidade operacional do equipamento. Ano passado, passaram pelo terminal exatos 6.614.227 passageiros. A expectativa é chegar a 20 milhões em dez anos. 
Sobre o aumento de conexões e turistas, o governador, após visita às obras, informou que o Governo vem trabalhando em duas frentes: a negociação de novos voos com algumas companhias aéreas e a divulgação do estado como destino turístico. “Há a perspectiva de dois voos semanais para Madrid, na Espanha, eu mesmo estive lá ano passado, e o Estado tem prospectado novas companhias. É importante também divulgar o destino e o Governo tem investido fortemente nisso. Temos participado de feiras internacionais mostrando as belezas e o potencial do Ceará”, destacou.
A OBRA - O trabalho que vem sendo feito no Aeroporto de Fortaleza vai ampliar o terminal de passageiros, promover adequações no sistema viário e das vias de taxiamento, além da expansão de pista de pouso e decolagem. Com ritmo acelerado, pode ser que o trabalho seja finalizado ainda antes do prazo, mas a empresa prefere agir com cautela e manter a data informada inicialmente, conforme explica Andreea Pal, presidente da Fraport. “Estamos com o cronograma como estávamos esperando. Trabalhamos forte para finalizar antes, mas é mais seguro afirmar que será em maio do ano que vem”. A empresa ganhou a concessão do aeroporto em leilão realizado pelo Governo Federal ainda em 2107 e assumiu a administração em definitivo no primeiro mês de 2018. A Fraport vai realizar a gestão do equipamento por 30 anos.
Acompanharam o governador Camilo Santana na visita ao Aeroporto, afora o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio,  os secretários de Estado Arialdo Pinho (Turismo) e Lucio Gomes (Infraestrutura

PREFEITO E GOVERNADOR VISITARAM AS OBRAS DO AEROPORTO

O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana visitaram as obras do novo aeroporto de Fortaleza, na manhã da quarta-feira (10/04). Com mais de 50% das intervenções concluídas, a expectativa é que o equipamento seja entregue em maio de 2020, incrementando o turismo da região.
“Este é um empreendimento grandioso. A capacidade do aeroporto vai mais que duplicar, sendo uma estrutura moderna, atraente, de padrão internacional. Registro que a Fraport, desde de que assumiu a obra, deu celeridade e tem dado muita qualidade ao trabalho de construção desse equipamento importantíssimo para o turismo e desenvolvimento da Cidade”, afirmou o Prefeito.
Com obras avançadas, o agora denominado Fortaleza Airport será ampliado para mais de 60 mil m², mais que o dobro do tamanho do antigo equipamento. Nesta nova fase, está prevista entrega da nova área de check-in, ainda no segundo trimestre deste ano.
Andrea Pal, CEO da Fraport, concessionária do aeroporto da Capital, destacou a parceria com os governos Municipal e Estadual para a conclusão das obras dentro dos prazos estipulados. “Estamos com o cronograma dentro do esperado e temos recebido enorme apoio da Prefeitura e do Estado. Estamos muitos felizes por estarmos investindo no Ceará e em Fortaleza”, disse.
Por sua vez, o governador Camilo Santana lembrou que a novo aeroporto será referência no País e trará grandes benefícios à população. “Teremos um dos aeroportos mais modernos do Brasil, com conforto e eficiência. Isso faz parte da estratégia de consolidar Fortaleza como um grande centro de conexões. É isso que queremos, trazer mais turistas, novas conexões e voos. Não tenho dúvidas que esse aeroporto é passo importante para consolidar o fluxo turístico e o centro de conexões aqui em Fortaleza”, disse.
Outra novidade anunciada pelo governador Camilo Santana foi um estudo para implantação de uma estação do VLT Parangaba-Mucuripe no Aeroporto Internacional de Fortaleza. O novo trecho tem expectativa de investimento de R$ 2 milhões, custeados pela Fraport.
INTERVENÇÕES COMPENSATÓRIAS - Durante a visita, Roberto Cláudio compartilhou, ainda, de uma importante obra compensatória a ser tocada pela empresa alemã para melhorias na mobilidade urbana da região. “Uma das compensatórias que a Prefeitura sugeriu à Fraport foi para melhorar o tráfego no entorno do aeroporto. Hoje, quem vem pela Av. Carlos Jereissati e quer acessar a Av. dos Expedicionários tem que entrar pelo Montese. A ideia é, chegando no final da Carlos Jereissati, criar um recuo importante por dentro da área do aeroporto e já conectar direto a Expedicionários, facilitando bastante o trânsito”, explicou.

VISITE CEARÁ NEWS 16/04/2019


ROTA DO SOL SEMANAL 16/04/2019 ISSUU