Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de abril de 2018

CALEIDOSCÓPIO 27/04/2018

O IMPOSTO DE RENDA E A DERRAMA – A próxima segunda feira é a data fatal para a entrega da declaração imposto de renda. Quem não cumprir com o que é estabelecido pela Receita Federal está “frito”, pois são duras as consequências para o declarante faltoso. Conjecturando sobre a obrigação, lembrei-me do dia 21 de abril, comemorativo da data do sacrificado maior na forca em Rio de Janeiro, o Tiradentes. Conspirara o Alferes e mais alguns poetas e escritores mineiros contra a Derrama, uma lei que assegurava a arrecadação do quinto, isto é da retenção de 20% “de ouro em pó ou folhetos que eram direcionados à Coroa Portuguesa”. Quem não o fizesse tinha os bens confiscados. Pois foi aí  que se deram mal os inconfidentes, que estavam rebelados contra a injustiça na arrecadação. Não há muitas semelhanças do Imposto de Renda de agora com os atos da Monarquia e sua Derrama?  Mais duro do que no tempo de Império,  agora têm conta a prestar com o Fisco quem ganha acima de R$ 28.123,91 anual, isto é, a grande massa dos assalariados – trabalhadores, funcionários públicos ativos e aposentados e o pessoal da informalidade. Se não pagar, certamente ninguém vai à forca mas terá pesado ônus pela frente. A Receita é implacável contra os sonegadores. Só que, como em Minas Gerais, os mais ricos têm tratamento “vip”. Sob a complacência dos “Mandarins do Poder”, têm fórmulas para não pagar, sem perigo. Seus padrinhos são fortes no Congresso e nas esferas do Executivo. “Quosque tandem abutere, Receita Federal...
MEMORIAL DO PAÇO - Está em pleno funcionamento o Memorial do Paço, situado no Palácio João Brígido, também conhecido como Paço Municipal, inaugurado recentemente pelo prefeito Roberto Cláudio, nas comemorações do aniversário de Fortaleza, ocasião em que foram homenageados com entrega de medalhas a jornalista Adísia Sá e o cantor e compositor Raimundo Fagner
O Memorial do Paço conta com quatro salas com exposições das obras pertencentes ao acervo de arte do Município, troféus e premiações concedidos à Prefeitura e pinturas que retratam os ex-prefeitos da capital cearense. É aberto ao público, que poderá, além da visita física, interagir com a história e seus personagens por meio de um aplicativo.
Desenvolvido pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), o aplicativo "Memorial do Paço" dá à população acesso a todas as informações histórico-culturais do Palácio João Brígido. 
SEMINÁRIO DISCUTIU PROBLEMAS DA SAÚDE -Na terça-feira, 24, pela manhã,   na sede da FIEC, aconteceu o importante  seminário InovaSaúde,  momento em que se debateu propostas para um projeto técnico-científico-econômico para a saúde pública no Estado.  
Entre os destaques dos temas enfocados estiveram:  “O Ecossistema da Saúde do Ceará” pelo Dr. Cabeto Martins Rodrigues; “O Médico do Futuro”  com o Dr. Júlio Cesar Martins Monte, da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, São Paulo; “Soluções em Gestão: A contribuição das Organizações Sociais” por André Guanaes,  Superintendente do Instituto Sócrates Guanaes, de SP;  “PREVENÇÃO: Integração dos setores público e privado” (o exemplo da Colômbia) com Jaime Daniel Escallon, da Colômbia; “Coalizão Saúde - Estratégias para Superação dos Desafios da Saúde”  com Denise Eloi, CEO do Instituto Coalizão Saúde.
MAIOR PRÊMIO DA CULTURA POPULAR -  O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, lança hoje (27), às 10h30, em Recife, o Edital Culturas Populares 2018. Trata-se da maior premiação de cultura popular do País, em termos de valor investido e número de iniciativas contempladas. O Ministério da Cultura (MinC) vai premiar, com um total de R$ 10 milhões, 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais populares e contribuam para dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por mestres, grupos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos. São exemplos o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outras. 
A sexta edição do Edital Culturas Populares homenageará a “coquista”, cantora e compositora Selma Ferreira da Silva, a Selma do Coco. O evento de lançamento, no Centro Cultural Cais do Sertão, contará com atrações culturais de música e dança. 
NOVO DESIGN GRÁFICO - No ano de seu 70º aniversário, a Costa Cruzeiros anuncia um novo design gráfico para os nomes gravados nas proas dos navios. Em homenagem à Itália, terra natal da companhia marítima desde a sua fundação, os navios ganham a pintura de uma bandeira italiana estilizada e os nomes passam a ter destaque a partir de uma fonte especialmente projetada para a Costa.
O primeiro a receber a nova marca foi o navio Costa Mediterranea. No início de abril, enquanto fazia escalas nos portos de Mareselha (França) e Savona (Itália), o transatlântico recebeu a nova pintura.
Até o final do ano, toda a frota da Costa Cruzeiros estará com o novo design, assim como os navios Costa Venezia e Costa Smeralda, atualmente em construção e com entregas previstas para março e outubro de 2019, respectivamente.
A bandeira italiana passa assim a estar presente na proa dos navios da Costa Cruzeiros, disseminando o conceito italy´s finest, o melhor da Itália em hospitalidade, gastronomia e entretenimento para cerca de 250 destinos no mundo

SEMPRE O MELHOR PARA NATIVOS E TURISTAS

Depois de retornarmos de Gramado e Canela, no Estado do Rio G. do Sul, onde se respira turismo 24 horas por dia, com planejamento, comunicação e marketing, incluindo o profissionalismo nas menores ações, desenvolvidas em prol do turismo, ousamos escrever, neste espaço, concedido pelo amigo e confrade José Carlos de Araújo, o que almejamos, para o turismo, em Fortaleza, e nos municípios, com atrativos turísticos, localizados nos sertões, serras e na região litorânea do Ceará. 
Bem! No tocante ao turismo cearense, sempre queremos o melhor, em todas as ações, por menores que sejam, para satisfação dos nativos e dos turistas. Desejamos um Turismo com ética, transparência, profissionalismo, tudo nos seus devidos lugares, atraindo, cada vez mais, visitantes nacionais e estrangeiros, com a geração de milhares de empregos, direta e indiretamente, afora uma justa distribuição de renda, numa capital e Estado, sem problemas, em sua infraestrutura de suporte ao turismo, sem violência física, sem assaltos, roubos, furtos e livres de doenças contagiosas. 
Enfim, uma cidade-modelo, ainda que pareça uma utopia, num Estado pobre e castigado por seis anos consecutivos de secas. Agora, se o fato de desejarmos tudo de maravilhoso, para uma capital e Estado, até concluir nossa passagem por esse mundo, parecer uma utopia, que seja! Mas, deixe-nos, sonhar, caro leitor-amigo, e ficar com essa utopia! Garantimos que nosso sonho não faz mal a ninguém! 
Prosseguindo, sabemos que alguns gestores públicos e da iniciativa privada, de forma unida, embora com discordâncias (isso faz parte dos debates) estão a pensar em um turismo com seriedade, planejamento das ações, e vontade de trabalhar pelo engrandecimento desse segmento econômico, visando alcançar sua sustentabilidade. 
Dito isso, não vamos citar nomes, pois podemos esquecer-nos dos de alguns profissionais, ligados, direta e indiretamente, ao turismo cearense, que lutam por aquilo que é praticado, de construtivo, em centros mais desenvolvidos do país, para satisfação dos nativos e dos visitantes. Lembramos, aqui, que qualidade de vida é forte atrativo, para quem resolve desfrutar suas férias trabalhistas, escolares ou vir a negócios, dando preferência à “Loira Desposada do Sol” e em outros recantos agradáveis no interior do Estado.
Sabe você, caro leitor, do que nos deixa eufórico e satisfeito, rindo – como se diz – para o tempo? É presenciarmos o envolvimento de abnegadas pessoas (profissionais de diversos ramos) reunirem-se, por intermédio de suas organizações do setor turístico, amiudemente, e, de maneira educada, apresentar propostas e discutir o que é mais conveniente e ideal para o desenvolvimento sustentável do turismo alencarino, claro que colocando a razão acima da emoção.
Bem! A nosso ver, o fundamental é não parar de pensar no belo, útil e agradável para a população e os turistas. Repito: turismo que beneficia somente gestores públicos e empresários, para nós, não é turismo e, sim, exploração unilateral de um segmento econômico e social. Afinal Turismo tem a obrigação de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos residentes nos polos receptores de visitantes. Obrigado pela leitura. Ótimo fim de semana!

UM POUCO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NÃO FAZ MAL

Antonella, que assina embaixo, é uma jornalista e escritora, inelectual italiana que, ao longo dos anos, vinculou-se afetivamente ao Brasil, particularmente à Bahia. É, sobretudo, uma querida amiga, que não regateia esforço para, nunca raro, retornar à “boa terra”. Em sua homenagem, estamos transcrevendo belíssima matéria que ela nos enviou e que fala um pouco da Cidade Eterna, das suas coisas, dos seus casos. Faz-me recordar, sem ocultar a tanta saudade, da velha e belíssima Itália, desde a sua Roma (de Rômulo e Remo e das lôbas). Transporta-me a “Trastevere”, considerada como “a cara de Roma” (bairro judáico-romano), ao Campo de Fiori, até a Piazza Navona e à Piazza Spagna onde sempre é de encontrar um inspirado artista a cantar as suas canções, a partir das napolitanas que nos embalam desde o século XIII, quando nasceu e desde quando tomou forma. Circulando pelos acordes tão belos e de tanto sentimento, até nos transportar à alegria da “tarantela”, de cujos primeiros ritmos emanesceram do século XV. Contudo, o período mais importante para a canção napolitana, que é a alma da Itália feita em forma de melodia e versos, diz-se ter transcorrido pelas primeiras décadas do século XIX  para conquistar o universo.
Dalí até o seu renascimento no pós-guerra, quando teve a sua consagração na voz sempre exaltada de Pepino de Capri, o grande destaque da época. Os acordes da velha canção que Nápoli adotou estão gerados pelos trinados do bandolin, do violão, da callacione (espécie de precursor do “baixo”),e no rítmo do tamburelli, do carcaville, do tanorre, estes últimos instrumentos de percussão de fabricação artesanal.
Arvoro-me a estas incursões, com muita ousadia, diante da autoridade e da companhia da Antonella, pelo amor que a Itália conquistou em mim, desde os idos de 1963 e nunca mais me permitiu dele me desvencilhar. Do que me proporcina intenso prazer;
A história que Antonella nos conta mexe um pouco com a nostalgia que me assola sempre que a Itália me desafia. E é em sua homenagem que transcrevo o relato da querida amiga.

UM ENCONTRO DE AMOR ENTRE ROMA E SALVADOR BAHIA: NENEY SANTOS E A IBCM
Um show na cidade eterna de Roma, em nome do amor, da solidariedade, da união entre Itália e Brasil, e em nome da beneficência, com muita, muita música, palavras, cores e sorrisos. Isto e muito mais aconteceu no Teatro romano "San Timoteo", em um concerto idealizado para homenagear Lucas Bispo Dos Santos, filho do músico e percussionista Neney Santos, de Salvador Bahia, que há muitos anos vive na Itália, onde leva a frente a sua profissão, tocando com os mais ilustres artistas italianos. Lucas era um pequeno italo-brasileiro de dez anos, com uma grande paixão para a leitura e para o time de futebol de Roma. Uma criança generosa e altruísta que nos deixou improvisamente o ano passado. E seus pais decidiram, em ato de grande generosidade, doar seus órgãos, contribuindo assim a salvar a vida de muitas crianças que precisam, doando esperança para muitas famílias. Foi por todos estes motivos que este show nasceu. Nasceu para homenagear a memória de Lucas. "Un concerto per Lucas" foi uma grande noite, memorável. Foram muitos os artistas italianos e brasileiros que participaram, por amizade, por amor. E' preciso aqui lembrar alguns nomes famosos entre italianos e grupos brasileiros que se exibiram: Funkallisto, Federico Peixe, Eleonora Bianchini, Micol Arpa,Enrico Bevilacqua, Eddy Palermo, Rio Samba, Audio Magazine, Mistura, Sambrazuca, Comida Boa, e muitos outros. O próprio Neney Santos, anfitrião da noite, apresentou uma música que ele compôs em homenagem ao filho, com titulo "Erê". Um numeroso público italiano encheu a bela sala, muita gente entre adultos e crianças, incluindo amiguinhos, alunos da escola primária que freqüentava Lucas em Roma, com os professores. Participaram, aplaudiram, dançaram e doaram algo que agora, de alguma forma, volta ao Brasil. Pois a noite foi dedicada também, a todas as crianças carentes do Brasil. Neney Santos decidiu fazer uma doação, resultado do show, para o Instituto Beneficente Conceição Macedo (IBCM), que há anos se ocupa em Salvador Bahia de crianças que vivem ou convivem com HIV. O logotipo do IBCM apareceu na tela antes que começasse o show, que foi aberto pelo próprio Neney Santos, junto à escritora e jornalista italiana Antonella Rita Roscilli. Ela falou um pouco da história do IBCM, uma organização sem fins lucrativos que desde 1989 atua na prevenção do HIV/AIDS e apóia as pessoas empobrecidas que convivem com o vírus, moradores de rua, e mantém muitas outras atividades.  A creche (CASA VIHDA) é um projeto que atende e beneficia diretamente 70 crianças em situação de risco social, órfãs e vivendo ou convivendo com o HIV/AIDS. Nesta creche são desenvolvidas atividades comuns como a educação infantil, o reforço escolar e atividades lúdico-terapêuticas, mas também atividades específicas à condição soropositiva das crianças. À frente estão padre Alfredo Dorea e Conceição Macedo, uma enfermeira aposentada, mais conhecida como Tia Conça. Com grande amor, coragem e dedicação, eles se ocupam destas crianças, além de outras importantes atividades. A generosidade de Lucas Bispo dos Santos continua brilhando e, atravessando o oceano, através do papai Neney e das muitas pessoas que na Itália fizeram doações, com muito amor e muita solidariedade, irà direto para estas crianças, em um lindo encontro entre Neney Santos e a creche Casa Vihda do IBCM.
Antonella Rita Roscilli

ILHA DE PORTO SANTO - REFÚGIO PARA OS VIAJANTES, AVENTURA E RICA HISTÓRIA

Com uma extensa praia de 9 quilômetros de areias douradas e águas com diferentes tons de azul, Porto Santo é um verdadeiro refúgio para os viajantes que querem tranquilidade e uma bela vista do Atlântico. Sua importância vai além das paisagens impressionantes, pois foi lá onde chegaram os portugueses que descobriram o arquipélago, no século 15, após uma tempestade alterar a rota dos navios. Na ilha está se busca aventura, muita história e muito descanso em luxuosos spas. 
O destino está a apenas duas horas de voo de Lisboa e a 15 minutos de Funchal, a capital da Ilha da Madeira. Partindo de lá, também é comum utilizar os ferryboats, que saem pela manhã e retornam no fim da tarde. Ambos os transportes desembarcam na sua única e simpática cidade de Vila Baleira.
Uma das principais atrações locais é a Casa-museu Cristóvão Colombo, que recria o ambiente primitivo onde o famoso descobridor da América viveu. Além de retratos do célebre português, mapas com as diferentes rotas por ele percorridas também estão em exposição.
São variadas as opções de restaurantes, que têm porções de mariscos e pratos com frutos do mar e peixes frescos, além de mesas postas sobre a areia da praia. Após experimentar pratos deliciosos, o bom é um pôr do sol sem igual saboreando uma “lambeca”, sorvete artesanal típico.
Entre as atividades aquáticas, os visitantes podem explorar o fundo do Atlântico e mergulhar para conferir um incrível cargueiro submerso, localizado a 34 metros abaixo da superfície. O passeio é oferecido por empresas especializadas, como a Porto Santo Sub. Caso se prefira algo em terra, um passeio de bicicleta ou uma aventura em um jipe podem ser ótimas pedidas, como também visitar o Pico do Castelo,  com uma vista de tirar o fôlego.
As águas de Porto Santo são usadas em comprovados tratamentos terapêuticos, graças às quantidades elevadas de estrôncio, crômio e iodo, elementos benéficos para a saúde. Para relaxar após a intensa programação da viagem, o Thalasso Spa, localizado no Vila Baleira Resort, utiliza não só as águas, mas também areia e argila da ilha em tratamentos ortopédicos e reumáticos, tornando-se uma excelente opção para quem deseja renovar as energias.
Outra excelente pedida é conhecer o Pico de Ana Ferreira e o mirante da Pedreira, do qual se avista o Ilhéu de Fora e os picos do Facho e do Castelo. A pedreira é uma atração à parte. Composta por colunas prismáticas de formatos irregulares, é popularmente conhecida como "Piano".
Para os amantes do golfe, também é possível praticar em um excelente campo com 18 buracos, desenvolvido pelo golfista espanhol Severiano Ballasteros e que foi considerado o segundo melhor campo de golfe de Portugal pela revista Golf Digest. 

NA CIDADE DAS ARTES - “PORTUGAL 360” ESTARÁ NO RIO DE JANEIRO

A Cidade das Artes receberá, entre 17 e 20 de maio, um dos maiores eventos sobre Portugal já realizados no Rio de Janeiro: o Portugal 360. Durante quatro dias, serão realizadas palestras, workshops, cursos e outras atividades em diversos âmbitos, como cultura, gastronomia, turismo, negócios, esporte, educação e lazer. O objetivo do evento é mostrar ao mercado brasileiro nova visão de Portugal, desconstruindo a imagem tradicional e apresentando um país genuíno, autêntico, diversificado e moderno. A iniciativa conta com a parceria do Consulado Português no Rio de janeiro, Turismo de Portugal, Instituto Camões e Câmara de Comércio Portuguesa no Rio de Janeiro.
A abertura do evento, na manhã de dia 17 de maio, se dará em uma cerimônia solene e contará com a presença de autoridades do Brasil e Portugal, além de empresários e formadores de opinião. A partir daí o público é brindado com uma série de atividades que proporcionarão uma verdadeira imersão no universo português.
O Portugal 360  promoverá uma exposição em que os visitantes poderão passear por uma experiência completa portuguesa, seja conhecendo novos destinos de viagens  no País, programas de ensino das universidades portuguesas e muito entretenimento para todos os públicos, desde crianças até idosos. 
Também fazem parte da programação palestras sobre empreendedorismo, setor imobiliário, turismo, casamentos e arquitetura em Portugal. No âmbito da gastronomia, serão oferecidos workshops de culinária, vinhos e azeites, além de um show cooking e um pop up de gastronomia, promovendo o intercâmbio entre chefes portugueses e brasileiros. O evento vai receber o Bordalo II, um dos principais ícones da arte urbana contemporânea, que faz esculturas por todo o mundo a partir do lixo e de materiais descartados. 
O fado, marca registada da cultura portuguesa, também estará presente com o habitual festival, que regressa ao Rio. Para dar muita gargalhada em português, o Portugal 360 recebe ainda um dos maiores eventos do ano dedicado ao humor na língua de Camões, o 1º Festival Luso-Brasileiro de Comédia.
Um dos objetivos do evento é mostrar o porquê Portugal foi eleito o melhor destino turístico do mundo pelo World Travel Awards, o Oscar do turismo mundial, formando no imaginário do público brasileiro uma imagem mais inovadora. 

JOINVILLE TERÁ GRANDES CONGRESSOS NACIONAIS

A cidade de Joinville, Santa Catarina, será palco de grandes congressos nacionais no mês de maio próximo: a Expogestão, o Congresso Brasileiro de Apicultura (CONBRAPI) e de Meliponicultura, e a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq).  A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas circulem pelo maior centro de convenções e exposições do sul do país, a Expoville.
.16ª EDIÇÃO DA EXPOGESTÃO -Em mais um ano consecutivo, a Expoville sediará a Expogestão, que  será realizada entre os dias 8 a 10 de maio. O evento, considerado um dos mais importantes encontros corporativos do país, reunirá líderes empresariais e gestores para troca de experiências e atualização profissional. A programação conta com 14 palestrantes e mais de 40 workshops, com temas como comportamento e transformação digital. Feira com lançamentos, soluções, produtos, serviços e tecnologias relacionadas ao mundo corporativo é mais um atrativo. 
CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA - Santa Catarina, que tem o melhor mel do mundo, conforme título conquistado no 45º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), será palco do maior evento apícola já realizado no Brasil. O 22º Congresso Brasileiro de Apicultura (CONBRAPI) e o 8º Congresso Brasileiro de Meliponicultura serão de 16 a 19 de maio na Expoville, em Joinville. Faz parte da programação promovida pela Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), a Federação das Associações de Apicultores e Meliponcultores de Santa Catarina e a EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina palestras, mini-cursos, workshops e expofeira. 
47ª REUNIÃO ANUAL DA SBBQ - Um dos mais tradicionais eventos da comunidade científica brasileira, o Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, também passará pela Expoville no mês de maio. Entre os dias 26 a 29 de maio serão apresentados aos participantes os avanços e os desafios tanto em metodologias quanto em temas aplicados das ciências biológicas, físico-químicas e da saúde através da presença de pesquisadores internacionais. Jovens pesquisadores e estudantes também apresentarão seus trabalhos na ocasião. Feira com exposição de tecnologias mundiais em termos de equipamentos, metodologias, materiais, protocolos e serviços de campo também faz parte da programação. 

A321LR “VAI LONGE” EM VOO RECORDE

A variante A321LR do jato de passageiros A321 da Airbus mostrou sua impressionante autonomia com um voo recorde de Mahé, nas ilhas Seychelles, a Toulouse, na França - cobrindo uma distância total de 4.750 milhas náuticas em 11 horas.
Esse marco foi alcançado no final de março como parte do programa de 100 horas de testes e certificação de voo do A321LR. Para tornar as condições de voo mais realistas possíveis para avaliar os sistemas de cabine, o A321LR transportou 162 “passageiros” – bonecos que replicam o calor dos seres humanos - além de sua equipe de testes de 16 membros.
LONGO ALCANCE - O A321LR tem a maior autonomia do que qualquer jato de passageiros de corredor único, com um peso máximo na decolagem de 97 toneladas (comparado com 93,5 toneladas do A321), além do acréscimo de um terceiro tanque de combustível auxiliar central. A aeronave é ideal para rotas transatlânticas, permitindo que as companhias aéreas explorem novos mercados de longo percurso que não eram acessíveis anteriormente com as atuais aeronaves de corredor único.
A aeronave, que está dentro do cronograma para entrar em serviço em 2018, também apresenta uma nova configuração de porta que permite acomodar até 240 passageiros na fuselagem mais larga de corredor único dos céus.
O voo recorde seguiu o teste de clima quente do A321LR realizado no Aeroporto Internacional de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, que foi escolhido pela Airbus devido às condições climáticas ideais e excelentes instalações dessa localidade.

EM SÃO PAULO - O MAIOR EVENTO DE FINTECHS DA AMÉRICA LATINA

Acontece nos dias 15 e 16 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o Fintech Show, feira de fintechs realizada simultaneamente ao Cards Future Payments. Com expectativa de receber 3.200 visitantes, em sua 2ª edição, a exposição Fintech Show é aberta ao público e reúne fintechs de todos os segmentos para expor seus produtos e serviços, gerando negócios e parcerias. 
Paralelamente à feira, acontece Congresso Fintech View, que reúne especialistas e referências do mercado para debater desafios, conquistas e o futuro do setor em seus mais variados segmentos de atuação. Durante dois dias, os visitantes e participantes tem a oportunidade de trocar experiências com painelistas, palestrantes e profissionais de startups.
Na ocasião, a Cantarino Brasileiro lançará  o Guia Brasileiro de Fintechs (GBF), com distribuição gratuita. Destinado a consumidores finais e investidores, o guia será a primeira publicação física que trará mapeamento deste mercado que cresce exponencialmente no Brasil.
O Guia Brasileiro de Fintechs abordará todas as áreas de atuação das fintechs dividido em: pagamentos, gestão financeira, investimentos, funding, seguros, negociação de dívidas, criptomoedas, câmbio, banco digital, cartão benefícios, cartão digital, cobrança, crowdfunding, crowdfunding imobiliário, empréstimo, empréstimo P2P, exchange de cryptomoedas e outras áreas. 

BRASÍLIA, 58 ANOS - CINQUENTONA, MODERNA E PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO

Grande metrópole e bastante jovem, a História de Brasília nos remete aos tempos do Império, quando já se pensava na transferência do Centro do Poder brasileiro da colonial Rio de Janeiro para o Planalto Centro, “para evitar ataques pelo mar”. 
Pelos idos de 1823, José Bonifácio de Andrada e Silva,  “ reforçou a proposta de levar a sede das decisões brasileiras para o interior do território e sugeriu pela primeira vez o nome “Brasília“. Pouco mais de 50 anos depois, cogitou-se que Dom Bosco , em sonho, “ visitava a América do Sul e, nos graus 15 e 20,  “havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Disse, então, uma voz repetidamente: – Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel”. E a visão do santo e do local passou a ser interpretada como o local do atual Distrito Federal.
 Já na primeira Constituição da República brasileira havia a determinação da inclusão da área e logo depois um grupo de cientistas foi ao local para a devida demarcação.  “A área ficou conhecida como Quadrilátero Cruls, a primeira versão do “quadradinho”, como todo brasiliense chama o mapa da cidade”.
“A pedra fundamental de Brasília foi lançada em 1922, no centenário da Independência, próximo a Planaltina, atual região administrativa do DF. Em 1956, com nova demarcação da futura capital, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek”, 
CINQUENTONA E MODERNA - Aos 58 anos, comemorados no sábado (21), Brasília se apresenta ao mundo como uma cidade museu pela sua arquitetura monumental. A nova capital formada por dois eixos que lembram um avião, nasceu em 1960, no cruzamento de duas estradas de terra do Planalto Central, no meio do Cerrado. Uma visita ao Plano Piloto surpreende o turista pela diversidade de atrativos e a concepção moderna da cidade. São quadras residenciais e setoriais localizadas nas asas norte e sul; avenidas largas e arborizadas, no sentido dos pontos cardeais; além de parques e jardins.
O projeto, assinado pelo urbanista Lucio Costa; e os prédios monumentais, cerca de 80 deles desenhados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, fizeram da capital federal o primeiro sítio contemporâneo patrimônio mundial da Unesco desde 1987. A visita à capital federal pode começar pela Rodoviária do Plano Piloto, na Zona Central, onde os eixos Monumental e Rodoviário se cruzam. No sentido leste fica o Conjunto Cultural da República formado pelo Teatro Nacional, ao norte; e a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional, ao sul. Em seguida vem a Catedral de Nossa Senhora Aparecida, um dos templos mais visitados de Brasília, famoso pela singularidade da arquitetura, com vitrais coloridos e anjos pendurados no teto.
O passeio segue pela homogeneidade da Esplanada dos Ministérios, só quebrada pelos palácios da Justiça e do Itamarati que abrigam os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores. Em seguida, vem a Praça dos Três Poderes, a “cabine de comando”, com destaque para o Congresso Nacional (Câmara e Senado); Palácio do Planalto, sede da Presidência da República; e o Supremo Tribunal Federal (STF), além do Pavilhão Nacional e o Panteão da Liberdade, entre outros monumentos. A partir daí, a Via Presidencial leva o visitante aos Palácios da Alvorada e do Jaburu, residências oficiais do presidente e vice-presidente da República. Dentro e fora dos prédios, o turista aprecia móveis e obras de artistas nacionais renomados.
À oeste da rodoviária fica a Torre de TV com vista panorâmica. No entorno, destaque para a fonte luminosa e a feira de artesanato e comidas típicas com sotaques, cores e sabores que representam todas as regiões do Brasil. O visitante ainda poderá conhecer os memoriais dos Povos Indígenas e JK, esse último dedicado ao presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília. O passeio segue pela Praça do Cruzeiro, local da pedra fundamental de Brasília e da primeira missa que marcou o início da construção da capital, em 1957. Na “cauda” do avião tem a Catedral dos Militares e o Setor Militar Urbano. Na Praça dos Cristais tem o monumental Forte Caxias que abriga o Quartel General do Exército e o Comando Militar do Planalto.
Na Asa Sul, três templos religiosos também se destacam pela arquitetura. A Igrejinha da 308 Sul, a quadra modelo de vizinhança de Brasília, lembra um chapéu de freira. Já o Santuário Dom Bosco, na quadra 702 Sul, é formada por 80 coluna góticas que lembram ogivas intercaladas por vitrais em 12 tonalidades de azul. No centro da nave tem um lustre de 3,5 metros composto por 7.400 peças de vidro. Já o Templo da Boa Vontade, em forma de pirâmide, na quadra 915 Sul, funciona 24 horas e reflete o ecumenismo característico da diversidade religiosa de Brasília.
As “asas” são ladeadas pelo Parque da Cidade, um dos maiores parques urbanos do mundo; e pelo Setor Poliesportivo, com destaque para o Estádio Nacional Mané Garrincha. Brasília é banhada pelo Lago Paranoá com sua imponente Ponte JK, firmada em três arcos que lembram uma pedra quicando na água. Além de frequentar os clubes e áreas de lazer com bares e restaurantes diversificados, o turista ainda pode praticar esportes náuticos e fazer passeios de barco. Um dos locais de partida dos barcos é a orla do Pontão do Lago. (Com o MTUR e citações históricas do Google)

O PRIMEIRO NO BRASIL - HOJE, O ENCERRAMENTO DE CURSO SOBRE SEGURANÇA VIÁRIA

Desde a última segunda-feira, no Seara Praia Hotel, desenvolve-se em Fortaleza o Curso de Segurança Viária da Universidade de Tecnologia de Delft para a América Latina.  Na abertura do evento, os participantes foram recebidos pela coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Macêdo, que representou o prefeito Roberto Claudio; pelo secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, Luis Alberto Saboia; por Fred Wegman, Prof. Emérito da Universidade de Delft; Flávio Cunto, Prof. Doutor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Hilda Gomez, líder especialista de Segurança Viária do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
A primeira edição do curso no Brasil reúne uma turma de 30 participantes da América Latina que trabalham com Segurança Viária em agências governamentais, financiadoras, ONGs, no setor privado e em instituições de ensino e pesquisa. Os módulos acontecem com tradução simultânea em inglês, português e espanhol. Hoje, último dia do curso, os participantes desenvolverão intervenções para problemas específicos de segurança viária.
“Foi uma semana intensa. Ao final do curso, espero que os participantes tenham uma visão diferente dos problemas do nosso campo de interesse e formem grupos multiplicadores no trabalho, na universidade, na cidade de vocês”, ressalta o Prof. Fred Wegman, da Delft.
O CURSO - O Delft Road Safety Course (DRSC) é uma iniciativa conjunta das instituições holandesas Delft University of Technology (TU Delft); Fundação de Pós-Graduação em Educação (PAO) da TU Delft; SWOV Institute for Road Safety Research; e Foundation Road Safety for All.
O DRSC foi criado em 2012, com cursos de treinamento para profissionais de segurança rodoviária em países de baixa e média renda. O evento conta com o apoio da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes (ANPET), Fundação FIA e o Banco de Desenvolvimento

MALOCA DRAGÃO - A CIDADE DE FORTALEZA RESPIRA CULTURA EM VARIADOS LOCAIS

A MALOCA EM 2017
A capital cearense, desde a última terça-feira, 24, é sede de um dos maiores acontecimentos culturais brasileiros. Está empolgando a cidade o Maloca Dragão, festival multicultural que até o próximo domingo, 29, apresenta mais de 150 atrações locais, nacionais e internacionais. Realizada no Centro Dragão do Mar e em mais de 20 pontos da Praia de Iracema e do Centro de Fortaleza, a Maloca Dragão tem a programação totalmente gratuita
O Governo do Ceará realiza esta 5ª edição da Maloca Dragão, um dos maiores festivais de artes do Brasil, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e em outros 20 pontos da Praia de Iracema e Centro de Fortaleza. Com o tema “As barricadas abriram caminho: 50 anos de maio de 68”, o festival convida o público a fazer uma reflexão sobre esse momento histórico e os seus desdobramentos nos dias atuais.
COMEMORA OS 19 ANOS DO DRAGÃO DO MAR - Surgida com o objetivo de celebrar o aniversário do Centro Dragão de Arte e Cultura, que comemora 19 anos amanhã, 28, o Maloca apresenta ao público centenas de atrações, entre shows, espetáculos cênicos de teatro, dança, circo, arte urbana, cultura popular, além de exposições, feiras de gastronomia, design e moda, lançamentos literários e sessões de cinema, debates e rodadas de negócios entre artistas e players de diferentes países. Durante seis dias, o festival traz mais de 150 apresentações, 90% delas cearenses, e tem a expectativa de receber um público total circulante de 500 mil pessoas. A programação completa pode ser conferida no site: www.malocadragao.org.br.
Entre os destaques desta edição, o lançamento da Maloca Futuro, uma rede de escolas criativas que vai abrir as portas do mundo da economia criativa para mais de 50 mil jovens cearenses, e o programa Conexões Maloca, mercado de negócios da Maloca Dragão que oportuniza um hub cultural do Ceará para o mundo e que, neste ano, além de promover um intercâmbio com renomados curadores e programadores de música, também trará convidados ligados às artes cênicas.
PROGRAMAÇÃO - O Conexões Maloca é o mercado de negócios da Maloca Dragão. Iniciativa única no Estado, o Conexões proporciona, durante o festival, o contato de atores do mercado da musica nacional e internacional com a mais recente produção musical cearense. O objetivo é promover um intercâmbio de experiências e impulsionar a circulação das produções do Ceará em novos palcos nacionais e estrangeiros. Chegando à quarta edição consecutiva, o Conexões Maloca tem fortalecido e aprimorado, a cada ano, as articulações com o mercado das artes e assim ampliado a projeção da produção cearense para outros públicos e palcos. A novidade deste ano é a realização de encontros com curadores e programadores de espetáculos cênicos.
A grande e esmerada programação está dividida em shows musicais, debates/ Conexões Maloca, artes visuais, teatro e dança, cinema e arte urbana. Durante a variada programação, expoentes nacionais de cada categoria estarão mostrando ao público seus saberes e talentos.

AEROPORTO DE ARACATI - PREPARAÇÃO PARA RECEBER INSPEÇÃO DA ANAC

O Aeroporto de Aracati, importante equipamento para incremento do turismo e da economia do Estado, estará pronto para receber a equipe de inspeção da Agência Nacional de Aviação Civil em um mês. A vistoria vai permitir a emissão da certificação definitiva para a operação de voos comerciais e de voos por instrumentos.
 O Departamento Estadual de Rodovias – DER está cumprindo a última exigência da ANAC para a emissão do documento, que é a ampliação da faixa de pista. De acordo com o gerente de aeroportos do DER, coronel Paulo Edson, a pista tem 75 metros para cada lado. Com a ampliação, passará para 140 metros para cada lado, proporcionando maior segurança para a operação de pousos e de decolagens. A ampliação permitirá ainda que o equipamento deixe de operar por VFR (voo visual) para operar por IRF, (voo por instrumento). O aeroporto já recebeu a certificação da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações – EPTA e do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão – PAPI, emitida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA.
NOVA DINÂMICA AO TURISMO - Quando estiver em operação comercial, o Aeroporto de Aracati vai proporcionar nova dinâmica ao turismo do Litoral Leste do Ceará, dando apoio aos empreendimentos turísticos que se instalam na região, especialmente nos municípios de Beberibe, Icapuí, Fortim e Aracati, e até mesmo em Mossoró/RN, que dista cerca de 90 Km do equipamento cearense, e não dispõe de aeroporto certificado para voos comerciais regulares para aeronaves de grande porte. Além de deixar a região acessível aos principais mercados emissores por via aérea, o Aeroporto de Aracati poderá receber voos nacionais, o que proporcionará incremento da cadeia econômica na região e criará um novo canal de escoamento da produção local com destino aos mercados consumidores.

SALVE O AGENTE DE VIAGEM: UM CONSULTOR DE GRANDE VALIA PARA O TURISMO BRASILEIRO

Na semana dedicada ao profissional agente de viagem, cujo o dia foi comemorado no último domingo (22), o Ministério do Turismo homenageia esse profissional dedicado à realização de sonhos. O agente de viagem é o consultor que atua em agências de turismo e está entre os principais profissionais que auxiliam diretamente os viajantes na hora de escolher um destino ou adquirir um pacote.
Além e esclarecer dúvidas e orientar os turistas sobre os roteiros com informações qualificadas, o agente de viagem também colabora para a contratação e reserva da hospedagem e do meio de transporte mais apropriado para o turista fazer passeios e consumir serviços turísticos durante a viagem.
O cadastro de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) conta, atualmente, com 18.978 agências de viagem regulamentadas em todo o Brasil. O cadastro garante que os profissionais dessas empresas atuem legalmente. Desse total de agências cerca de 3 mil são filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav).
A Abav representa a categoria desde 1953 e é o principal órgão de defesa do segmento de viagens no Brasil. Outros 10 mil agentes de viagem atuam como prestadores de serviços turísticos sem a utilização da base física de uma agência de turismo. Eles realizam o trabalho de intermediação e venda de passagens e pacotes, entre outros serviços turísticos.
De acordo com a Abav, dos 76 mil colaboradores das empresas associadas, quase metade deles (48%), atuam nas áreas de atendimento, comercial, vendas e marketing das empresas.  As agências de turismo respondem pelas vendas de 70% das passagens aéreas nacionais e 85% dos lugares nos voos internacionais que saem do Brasil.
Os agentes de viagem representam, ainda, 75% das vendas dos cruzeiros marítimos e fluviais e 90% dos pacotes turísticos. As agências são responsáveis por 60% das reservas de hotel e 28% das locações de veículos. Os dados reforçam a importância das agências de viagem e, consequentemente, o trabalho do agente, como fonte

VAI ATÉ O FINAL JUNHO - O SALÃO DE ABRIL É ATRAÇÃO NA CASA DO BARÃO DE CAMOCIM

O início da programação da  69ª edição do Salão de Abril, principal evento de Artes Plásticas do Estado, ocorreu no último dia 13, na Casa do Barão de Camocim local em que está a mostra. Na ocasião, houve a palestra “A Arte Além da Borda – Repensando os Salões”, do curador Paulo Klein, a primeira de uma série de atividades que compõem a programação formativa que inclui oficinas, workshops, entre outros. As obras selecionadas estão expostas ao público desde ontem, 26, a partir das 18h, no ato que contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio. O evento dá prosseguimento à programação do salão, já iniciada no aniversário de Fortaleza, que inclui palestras, workshops e outras ações formativas até o final do mês de junho.
O 69º Salão celebra os 75 anos de história da mostra e homenageia os 100 anos de nascimento do multiartista Zenon Barreto, autor da escultura Iracema Guardiã, um símbolo da cidade de Fortaleza.
SELECIONADOS – A seleção das 482 obras de 304 artistas foi da curadoria do crítico de arte e curador membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), Paulo Klein. Os 45 artistas selecionados estão com as obras expostas na Casa do Barão de Camocim. 
PREMIAÇÃO - Dos  artistas selecionados, 30 serão premiados. A premiação totaliza R$ 190 mil, equivalente a R$ 15 mil para os quatro primeiros colocados e R$ 5 mil para os demais. O anúncio será realizado no dia 17 de maio, em evento na Casa do Barão de Camocim.
HOMENAGEADO - Zenon Barreto nasceu em Sobral em 1918 e viveu a maior parte de seus 84 anos em Fortaleza. Dedicou a vida às Artes Plásticas, como pintor, gravador, escultor, ilustrador e cenógrafo, lidando com materiais diversos numa produção diversificada. Foi membro da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), instituição na qual ingressou como aluno do Curso Livre de Desenho e Pintura, para posteriormente atuar como professor até chegar à presidência da entidade. Recebeu prêmios importantes no Salão de Abril, Panorama da Arte Atual Brasileira e Bienal Internacional de São Paulo.

HOMENAGEM DA CONFRARIA A MARTA ROSSI E GRAMADO

Jornalistas especializados em turismo, pertencentes à Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo, que foram a Gramado para participar do 1º Fórum Gramado de Estudos Turísticos, de 12 a 14 últimos, em meio à programação do evento, visitaram vários equipamentos de destaque da cidade gaúcha. Na sexta-feira, 13, à tarde, após Assembleia, à noite foram à Sociedade Recreio Gramadense para prestar homenagem à empresária Marta Rossi, uma das grandes fomentadoras do turismo brasileiro, responsável com sua firma Rossi & Zorzanello pela efetivação, entre outras, do vitorioso Festuris, evento consagrado mundialmente e já este ano na sua 30ª edição. A homenagem da Confraria estendeu-se também a Gramado, cidade brasileira referência para o turismo internacional, títulos que foram entregues à Vereadora Manu Caliari, presidente da Câmara Muniicipal, e ao empresário e vereador presidente do Fórum e da Comissão de Turismo da Câmara, Luia Barbacovi, Na foto, o registro do acontecimento.

CATUSSABA


VISITE CEARÁ 27/04/2018


ROTA DO SOL SEMANAL 27/04/2018 - ISSUU