Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 22/11/2019

O BONDINHO E O TURISMO NA IBIAPABA – Pelo histórico, não há certeza de que o que foi anunciado se cumprirá: no próximo mês voltaria a funcionar a pleno vapor o Bondinho de Ubajara, um atrativo que faz mais de quatro anos está paralisado para reforma. O fato é que o teleférico vem fazendo muita falta, pois não permite o acesso de milhares de turistas à famosa Gruta do Parque Nacional de Ubajara. Também, a que os cerca de oito mil moradores de Araticum diminuam para cinco a caminhada para chegar à sede do distrito. Desde que deixou de funcionar, o atrativo vem prejudicando enormemente o turismo da Serra da Ibiapaba. É fato que todos os municípios do Planalto têm ótimos pontos turísticos. Viçosa do Ceará é um município exemplar pela forma como conserva seu patrimônio cultural, pela limpeza e conservação de ruas e avenidas. Entre tantos locais de atração, o Complexo da Igreja do Céu se destaca. Tianguá, o eixo para se ir aos demais municípios da Serra e também ao Piauí, tem no Sítio do Bosco local obrigatório para excelentes momentos de lazer. Na época das boas chuvas, a Cachoeira do Boi Morto, em Ibiapina, fica apinhada de gente o dia todo. As flores exalam maior em São Benedito. E assim vai das cidades do relevo até chegar à planície do Ipu. Contudo, a referência maior, sem dúvida, nomeada com destaque, é a cidade de Ubajara, onde está o Parque Nacional, sendo a Gruta e o Bondinho  referências. Foi o primeiro município da Serra a explorar de verdade o turismo, construindo uma série de bons hotéis e pousadas, O Parque foi o ponto de condão para que o município oferecesse aos visitantes instantes saudáveis para a prática do  ecoturismo, item de destaque nas visitas, pois proporcionam instantes de muita satisfação, na  apreciação da relação sustentável da natureza, na proteção do patrimônio natural e cultural, enfim vivendo o tipo de turismo na sua essência. Nas trilhas, na riqueza da flora e da fauna, nos riachos e cachoeiras, o visitante é homenageado pelos momentos inesquecíveis. Mas, com o não funcionamento do Bondinho, tudo isto não foi suficiente para impedir que as visitas caíssem substancialmente. Como ir à Gruta sem o acesso fácil e surpreendente do Bondinho?  Assim, uma quase certeza está em que, com a volta do funcionamento do teleférico, nova e estimulante etapa viverá o turismo, não só de Ubajara mas por tabela os demais municípios do Planalto da Ibiapaba. Será que agora a promessa anunciada pelas autoridades governamentais será cumprida? Torcemos pela afirmação.  
FRAPORT BRASIL - PERSONALIDADE TURÍSTICA DA ABIH-CE - A modernização do Aeroporto de Fortaleza, que trouxe mais desenvolvimento para o turismo de nosso Estado, conhecido como a “esquina do Atlântico”,  atualmente considerada Fortaleza a 3ª porta de entrada do exterior para o Brasil, com a implantação do HUB Air France/KLM/GOL, credenciaram o nome da Fraport Brasil, como agraciada com o “Troféu Habib Ary - Personalidade Turística 2019”, comenda outorgada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-CE, desde 1988.
Na tradicional festa de confraternização anual, a ser realizada na noite do próximo dia 13 de dezembro, no Hotel Gran Marquise. o presidente da ABIH-Ce,  Eliseu Barros, fará a entrega da honraria ao representante da Fraport, no Ceará..   
PARCERIA BAHIA E PORTUGAL - O secretário de turismo da Bahia, Fausto Franco, esteve com a titular da pasta de Portugal, a secretária Rita Marques, para discutir algumas questões do projeto Revive, um programa de requalificação do patrimônio cultural edificado na Bahia, uma parceria entre o estado brasileiro e o país europeu.
Na semana passada, Salvador recebeu representantes dos órgãos envolvidos no programa para realizar visitas técnicas nos edifícios candidatos a passar pela requalificação. Essa foi uma das pautas do encontro entre os secretários.
Outros pontos levantados na reunião foram o financiamento de empresas portuguesas para o projeto na Bahia e um curso de qualificação e gestão para o setor turístico, que é uma parceria entre a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o Turismo de Portugal
COIMBRA NO FESTURIS - Coimbra realizou sua estreia na Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) na última edição. A comitiva foi composta pelo secretário executivo da CIM Região de Coimbra e 11 prefeitos que integram a região, pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e pelos representantes da Universidade de Coimbra. A região busca fortalecer seus negócios com o mercado da América do Sul e utilizou o Rio Grande do Sul como plataforma.
 “A Região de Coimbra tem diversos recursos naturais, patrimoniais, culturais e gastronômicos. Com o aumento do turismo em Portugal, sobretudo por parte de turistas brasileiros, consideramos que esta seria a ocasião perfeita para, com os nossos parceiros (Universidade de Coimbra e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal), apresentarmos a Região de Coimbra nesta que é uma das maiores feiras internacionais de turismo numa clara aposta nesta região do Brasil. E realmente foi muito positivo e proveitoso”, destacou o presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino.

TURISMO NORDESTINO COMO DESTINO ÚNICO INTERNACIONAL

Em artigos passados, sempre temos afirmado que ações turísticas devem ser executadas em parcerias, pois ninguém, isoladamente, será bem sucedido, trabalhando, em prol do desenvolvimento sustentável de qualquer setor econômico, ou seja, o primário (Agropecuário); o secundário (Industrial), e o terciário (Serviços). É preciso, pois, somar esforços, quando se deseja o melhor, no caso específico, para o Turismo.
O que citamos, acima, deve-se ao fato de os secretários do Turismo dos Estados do Nordeste, numa iniciativa elogiável, terem discutido ações e estratégias, para impulsionar o Turismo da Região, num exitoso encontro, no Centro de Eventos do Ceará, ocorrido, em Fortaleza, no dia 13 de novembro de 2019.
Profícuo encontro, amigo-leitor, quando a principal das ações foi a de formar um produto turístico único, composto pelos nove Estados, para promover a região e competir com grandes destinos paradisíacos do mundo. Diga-se de passagem, uma tarefa que requer muitos esforços e coesão por parte dos que estão à frente dos órgãos oficiais de turismo no Nordeste brasileiro.
Ainda a respeito dessa reunião, destacamos o que comentou o secretário do Turismo do Ceará, arquiteto Arialdo Pinho, afirmando ser o objetivo trabalhar, em conjunto, o Nordeste como destino turístico internacional. Com certeza, por ser uma das cabeças pensantes, no turismo brasileiro, Arialdo deve ter-se lembrado de que a união faz a força, mola propulsora do desenvolvimento sustentável de qualquer atividade socioeconômica e cultural, onde o turismo se enquadra numa delas.
Prosseguindo, dentre os pontos apresentados e discutidos, merecem destaque os referentes à unificação de marcas; aos transportes aéreos na região nordestina; aos subsídios, com vistas ao fortalecimento desse segmento econômico, puxado, sobretudo, pelos Estados do Ceará e da Bahia. 
Bom saber, também, que esses Estados são, atualmente, conforme acordado no encontro, responsáveis pela elaboração de um projeto, visando à obtenção do apoio do Governo Federal. Frise-se, igualmente, o momento de planejamento com a operadora CVC, voltado para intensificar a publicidade da região até o fim de 2019.
Agora, enfatizamos declarações do secretário do Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, quando disse: “O momento é de união dos Estados a favor do desenvolvimento do setor”. Importante acrescentar que foi debatida, ainda, a participação dos Estados, de forma coesa, nas principais feiras de turismo do mundo, como enfatizou o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco.
Bem! Feitas as considerações, retrocitadas, somente nos resta escrever que, sem qualquer intenção de puxa-saquismo, parabenizamos os secretários de Turismo do Nordeste pela necessária reunião, quando se pensa em vender os atrativos turísticos, equipamentos e serviços para outros mercados emissores de turistas nacionais e estrangeiros. Indubitavelmente, na nossa modesta opinião, lucrar-se-á mais e haverá, sem dúvida, mais divulgação do que o Nordeste-Turístico tem de belo, agradável e útil, para oferecer aos visitantes, venham de onde vier. 
Mas, isso não invalida que cada Estado ponha em prática a comunicação e o marketing de seus atrativos, quando julgar oportuno e construtivo, haja vista que nem todos os mercados receptores de turistas, de cada Estado, serão contemplados nas promoções em conjunto. Claro que os mais atuantes serão destacados nas campanhas. Agora, uma recomendação: que, numa ação conjunta, na exploração racional dos atrativos, nenhum Estado queira ser a estrela do grupo promotor. 
Nada, pois, de estrelismo! Que os “louros” dos satisfatórios resultados das ações turísticas sejam enaltecidos e reconhecidos, também, de forma conjunta. Ah! Bom lembrar que parceria não significa sobrepujar qualquer órgão de turismo oficial envolvido nesse mister. Avante, caros secretários do turismo nordestino! A você, amigo-leitor, obrigado pela leitura e um fim de semana maravilhoso!

MAIOR CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DA A. LATINA

A Bahia, mais precisamente, Camaçari conta com o primeiro centro, no globo, a integrar, em um mesmo local, quatro diversas atividades: ciência, tecnologia, ecologia e negócios. Esse conjunto de intenções teve a sua primeira etapa recentemente inaugurada no Município de Camaçari, região metropolitana de Salvador, com um investimento da ordem de R$87 milhões.
É o Senai Cimatec Park, que concentra solução para a falta de iniciativa dessa ordem no Brasil. Porque há a carência no país de centros tecnológicos que detenham características industriais.
Diferencial do Senai Cimatec Park, no Brasil, é o processo de planejamento e a construção de um equipamento, como da mesma sorte a estratégia fundamental, que proporciona à Bahia a conquista de espaço que integre um polo de desenvolvimento à pesquisa e à inovação.
Junto com o Senai Cimatec, o novo Senai Cimatec Park será protagonista no que respeita à transformação digital na indústria da Bahia. Da mesma sorte como na atração e na criação de novos negócios, sobretudo no que concerne ao suporte com vistas ao surgimento de “startups”.
É de se atentar para o fato de que o estudo destinado à implantação teve um planejamento fixado durante mais de 20 anos. Portanto, numa primeira etapa da implantação estará concentrado no foco da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação. Não esquecer de que tudo deriva dos melhores resultados alcançados pelo próprio Senai Cimatec nestes 17 anos de atividades. E é isto que consolida o sucesso do modelo integrado de operação da instituição.
Portanto, não é novidade o fato de que o Senai Cimatec Park surge na condição de uma proposta de integração daqueles três modelos de operação, quais sejam: Science Park, Technology Park e empresas parceiras que constituirão o suporte para o desenvolvimento dos projetos, teste e validação de protótipos e tecnologias da ambiência industrial. Há, então, uma relação do terceiro com um Business Park, o qual propõe a viabilidade do suporte e da operação de “startups”, como da mesma sorte outras empresas com base em tecnologias, o que destina novo e diferenciado ecossistema de inovação, seja para a Bahia, tanto quanto para o Brasil.
Na realidade, o objetivo principal constitui a estruturação de um complexo ecossistema de educação, ciência, empreendedorismo e negócios, tudo alinhado aos conceitos de sustentabilidade. Nesse sentido estão sendo desenvolvidas ações que se encontram alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.
Nos 4 milhões de m² do terreno destinado ao Senai Cimatec Park deverão, no período de 10 anos, estar asseguradas as grandes vias de tráfego do Park definidas, bem assim outros setores, através dos espaços destinados a importantes projetos na área de óleo e gás e de mobilidade. O esperado é que, dentro de 20 anos, a instituição já conte com uma configuração definitiva, a partir da integração total à educação de níveis médios e superiores.
O que se projeta é que o seu maior desafio constitua a manutenção em projetado crescimento para os próximos 20 ou 30 anos. A partir da sua criação, o Senai Cimatec Park estará crescendo e expandindo a sua competência a incríveis e elevadas taxas. Porque o seu Plano Diretor é o importante motivador para todos os que lhe concebem.
Já se configuram alguns projetos em operação no Senai Cimatec Park. A exemplo de: Planta Piloto da Extração de Metais, Planta Piloto de Fármacos, Fábrica de Plantas Piloto, Conformação e União de Materiais, E21: Engenharia para Inovação, Galpão de Automação e Laboratório de desempenho das construções.
A realidade é que as empresas destinam as suas atenções para estruturas voltadas para a produção. São muito poucas as que estão dispostas a assegurar as plantas piloto. Pois é, principalmente, em tais ambientes que ocorre o processo de inovação.
Eis porque o Senai Cimatec Park estará alcançando essa demanda nacional por plantas piloto de controle e operação especiais, juntamente com a própria Rede de Institutos Senai de Inovação, na expectativa de que atendam às condições de controle e operação especiais, como suporte à inovação nas indústrias, sobretudo na fase pré-competitiva do desenvolvimento de produtos e ou processos.
A verdade é que o Senai Cimatec Park constitui uma verdadeira extensão do próprio e atual Senai Cimatec, que está funcionando na Avenida Orlando Gomes, em Salvador. O importante e pontual é que, este, já está consolidado como referência em educação, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, que se consubstanciam na indústria nacional.
O fato é que aquele espaço terá concentrada infraestrutura para que funcione como suporte de todo o processo de desenvolvimento tecnológico e inovação industrial, como também deverá ser capaz de abrigar os projetos em que se objetivem o escalonamento da produção, ou seja, a prototipagem em escala real, como também os testes em estruturas de grande porte e a fabricação e operação de plantas piloto.
E tudo isto porque a Bahia já conta com uma indústria muito concentrada, tanto setorial como geograficamente. Ao lado disto, é de se ver que a indústria baiana revelou, desde a década de 1990, os imensos desafios que se destinaram à busca por uma maior competitividade, como também pela atração de novos e grandes empreendimentos. A exemplo da Ford, da Monsanto (hoje Bayer), da Suzano e da Veracel. No início dos anos 2000, a Bahia apresentava um cenário de grandes desafios e oportunidades.

FOCO DA EXPOLOG 2919 - INOVAÇÃO, INTEGRAÇÃO DE MODAIS, LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

Lançamento oficial da programação de 2019
Com organização da Prática Eventos e realização da Câmara Brasil/Portugal, Setca/CE, Sinduscon-CE e Instituto Future, está programada para a próxima semana, dias 27 e 28, no Centro de Eventos do Ceará,  a realização conjunta da Expolog  e Feira Interacional de Logística, sem dúvida acontecimentos de maior destaque  no cenário da economia brasileira e do continente sul-americano. A solenidade de abertura está prevista par as 9h30, com a presença de altas autoridades nacionais e internacionais
Durante este primeiro dia ocorrerão painéis com diversos debatedores, entre eles Danilo Serpa, Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e Eduardo Neves, Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE). Também, ocorrerá o Painel II (Inovação e Integração no Transporte Rodoviário) 
Ultrapassar os dados exitosos conseguidos nos anos anteriores é o objetivo do grande acontecimento. No ano passado, foram gerados mais de R$ 20 milhões em negócios com a presença de mais de uma centena de expositores.
No Expolog e Feira Internacional de Logística, que está com o tema “Construir relacionamentos e realizar negócios", serão repassados e discutidos assuntos da mais alta relevância, com foco em inovação, integração e sustentabilidade. Nos dois dias do encontro, haverá a participação de destacados palestrantes nacionais e estrangeiros, expositores e empresários, que falarão sobre transporte, logística e comércio exterior. Inovação, integração de modais, logística sustentável serão focados e discutidos. 
PROGRAMAÇÃO – Está é a programação do primeiro dia do importante evento: 
AUDITÓRIO PRINCIPAL – PALCO CENTRAL: 27 DE NOVEMBRO DE 2019 (quarta-feira) - 8h às 9h30min | Credenciamento; 9h30min às 10h30min  - Solenidade de Abertura do XIV Seminário Internacional de Logística com a presença de representantes das Instituições; 10h30min às 11h10min - Palestra Internacional – Portugal; 11h10min às 11h50min - Palestra: Confederação Nacional dos Transportes (CNT); 11h50min às 12h50min - Diogo Piloni – Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério de Infraestrutura; 12h50min às 14h -  Intervalo para o almoço. Visitação à Feira | Encontros de Negócios; 14h às 15h30min - PAINEL I - TALK SHOW – MERCADOS INTERNACIONAIS: OS CORREDORES LOGÍSTICOS DO NORDESTE ; 15h30min às 17h - PAINEL II – INOVAÇÃO E INTEGRAÇÃO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO

PRÊMIO NACIONAL DO TURISMO: ABERTA VOTAÇÃO POPULAR

Agraciados de 2018
A população brasileira tem até o próximo dia 1º de dezembro para escolher os profissionais de destaque no turismo em 2019. A participação popular é mais uma etapa do Prêmio Nacional do Turismo que, em sua 2ª edição, irá reconhecer e valorizar os representantes que atuaram de forma proativa para o desenvolvimento do setor nos últimos 24 meses. Os escolhidos receberão a honraria no dia 4 de dezembro, em Belo Horizonte (MG).
Ao todo, os internautas poderão escolher entre os finalistas de 8 categorias: Academia, Gestores e Técnicos, Dirigentes e Parlamentares, Empreendedores de Médio e Grande Porte, Micro e Pequeno Empreendedores, Organizações Não Governamentais, Imprensa e Mídias Sociais.
Em sua primeira edição, realizada no ano passado, o Prêmio Nacional do Turismo consagrou sete iniciativas, entre 208 projetos habilitados, que contribuíram para o fortalecimento do mercado de viagens. Também foram reconhecidos cinco profissionais com atuação destacada na área, que venceram a disputa com outros 24 finalistas, num total de 44,2 mil avaliações.

VALE GERMÂNICO - A REGIÃO TURÍSTICA CELEBRA A CULTURA ALEMÃ

Os imigrantes alemães chegaram ao Brasil no século XIX e trouxeram suas tradições a diversas regiões do país, principalmente Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O Rio dos Sinos fez parte do caminho percorrido pelos imigrantes, em 1824, até finalmente criarem raízes na cidade de São Leopoldo (RS), considerada berço da imigração alemã no Brasil. Esse município é um dos nove contemplados pela região turística Vale Germânico, localizada no Vale do Rio dos Sinos, que contém Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Santa Maria do Herval e Sapiranga.
RECONHECIMENTO - A denominação Vale Germânico foi reconhecida e homologada neste ano pelo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do Ministério do Turismo, no âmbito do
Programa de Regionalização da Pasta, que define regiões prioritárias para a criação de políticas públicas. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressaltou a importância da regionalização para potencializar o desenvolvimento do setor.
“Em uma região podem existir municípios que não recebem turistas, mas que se beneficiam da atividade pelo fornecimento de produtos e serviços. A lógica da Regionalização pressupõe que trabalhar o turismo de forma integrada, regionalizada e cooperada é mais vantajoso, pois o turista é estimulado a conhecer destinos diversificados e permanecer mais tempo na região, gerando mais recursos para os municípios envolvidos”, explicou o ministro.
Neste mês de novembro, representantes dos nove municípios lançaram oficialmente o produto turístico “Vale Germânico: Caminhos da Imigração”. A ideia, segundo o governo local, é articular a região de forma integrada, potencializando as iniciativas locais, atraindo visitantes para os destinos que resgatam a cultura alemã, onde encontram as tradicionais casas enxainel (estilo arquitetônico típico germânico), museus que contam a história da imigração, festas que celebram a cultura alemã, gastronomia típica, pontos turísticos e religiosos, além do contato com a natureza, através de cachoeiras, parques e trilhas.
A prefeita de Novo Hamburgo e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), Fátima Daudt, destaca que tanto a escolha do nome quando à necessidade de inclusão deste como opção turística se deve às características regionais das cidades, a maioria colonizada por alemães e que mantém aspectos históricos, gastronômicos e arquitetônicos relacionados à cultura. Pedro Vasconcellos, secretário de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo, afirmou o papel estratégico da cidade no Vale Germânico. “
Grupos de trabalho composto por gestores de turismo de todas as cidades sob jurisdição da Amvars integram a Câmara Setorial de Turismo da entidade e estão organizando de forma coletiva o Vale Germânico. A tarefa consiste no levantamento detalhado de atrações, espaços, serviços, restaurantes, hotelaria, receptivos, agências de viagens e o resgate da própria história da região, num trabalho minucioso de organização para fins turísticos. O levantamento já resultou na identificação de pelo menos 50 atrativos que irão compor os 'Caminhos da Imigração'. (Jornalista Vanessa Castro)

BANCO DO NORDESTE - INVESTIMENTO DE R$ 488 MILHÕES NO TURISMO REGIONAL

O Banco do Nordeste contratou R$ 488,6 milhões em créditos para empreendimentos relacionados ao segmento turístico em sua área de atuação, de janeiro a setembro deste ano. Somente no Ceará, foram contratados mais de R$ 60 milhões no período.
Um destes empreendimento foi o Hotel da Villa, construído na Praia de Iracema, um dos cartões postais de Fortaleza. Em 2008, a empresária Maíce Saraiva comprou a casa em cujo terreno foi construído o hotel. Os recursos para levantar a obra foram contratados no Banco do Nordeste, com juros atrativos, no âmbito do Programa de Apoio ao Turismo Regional - FNE Proatur. A linha tem como objetivo integrar e fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ensejando o aumento da oferta de empregos e o aproveitamento das potencialidades turísticas da Região, em bases sustentáveis.
As operações de crédito estão sendo contratadas prioritariamente nos municípios identificados pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) como prioritários para o desenvolvimento do turismo no País e aqueles integrantes dos polos turísticos definidos pelo BNB. 
Também são apoiados os corredores turísticos, que correspondem às conexões entre os diferentes espaços turísticos de uma região e que se caracterizam, principalmente, por possuírem infraestrutura turística básica (estradas, transportes, comunicações, potencial turístico natural ou artificial, equipamentos de lazer etc.) e servirem de apoio a excursões realizadas por turistas.
São passíveis de financiamento a aquisição de bens de capital e a implantação, modernização, reforma, relocalização ou ampliação de empreendimentos do setor de turismo, inclusive aqueles relacionados à economia da cultura.  
PROATUR - O Proatur destina-se a pessoas jurídicas de direito privado e empresários registrados na junta comercial que realizem atividades produtivas nos seguintes segmentos: agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, guias de turismo, centros ou locais destinados a convenções, feiras, exposições e similares, equipamentos de entretenimentos e lazer, casas de espetáculos, shows e equipamentos de animação turística além de locadoras de veículos para turistas.
Também podem ser financiados a capacitação de mão de obra necessária ao empreendimento já financiado ou em análise pelo Banco; bem como a implantação de sistemas de gestão de qualidade, a aquisição de meios de hospedagem já construídos ou em construção, e ainda empreendimentos destinados à prestação de serviços de alimentação e que, por suas condições de localização ou tipicidade, podem ser considerados de interesse turístico

TURISMO DO NORDESTE - SECRETÁRIOS DISCUTEM REGIÃO COMO PRODUTO ÚNICO

As Secretarias de Turismo do Nordeste criaram movimento que visa unificar esforços na defesa e fomento da atividade turística nos nove estados. Os “DESTINOS DO NORDESTE – UNIDOS PELO TURISMO” lançou marca e documento durante encontro, na quarta-feira da última semana (13), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Além de discutir pontos como a aviação regional e os subsídios para fortalecer o setor, os gestores de Pernambuco, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia planejam ações promocionais conjuntas e a criação de um produto turístico unificado.
“A ideia de nos unirmos surgiu na última reunião do Fornatur, em São Paulo. Queremos divulgar o Nordeste de forma única, temos muitas semelhantes, mas também nossas peculiaridades. Queremos que os turistas que visitam os Estados estiquem suas estadas e visitem mais de um destino. Para isso estamos preparando campanhas publicitárias em conjunto e em contato com o Ministério do Turismo e Embratur vamos captar verbas para melhoria da infraestrutura dos nossos cartões-postais”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco e vice-presidente Regional Nordeste do Fornatur, Rodrigo Novaes. 
"Temos muito potencial isoladamente, se nos unirmos, podemos dar um salto grande e concorrer com destinos como o Caribe, por exemplo. Somos fortes e, juntos, podemos ter mais força para pleitear verbas e ações junto ao Governo Federal, por exemplo", destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.
Na esteira do recém-criado Consórcio dos Estados do Nordeste, e balizados no Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo, firma-se esse movimento em que “os Estados se uniram de forma assertiva para trabalhar conjuntamente e proativamente na potencialização de resultados para toda a região” afirmou o secretário adjunto Hugo Paiva Veiga, que representou o gestor da pasta no Maranhão, Catulé Júnior.
Outro tópico discutido foi a participação dos Estados em conjunto nas principais feiras de turismo do mundo.  “Vamos tentar fechar um calendário unificado e participarmos juntos de alguns eventos do setor", detalha o secretário baiano Fausto Franco.
Inicialmente, o movimento buscará recursos no Ministério do Turismo para investir em publicidade, destacando a recuperação das praias após o desastre ambiental.

A PARTIR DE DEZEMBRO - GRANDE REESTRUTURAÇÃO NO TURISMO DE ITAIPÚ

A partir de dezembro, a Itaipu deverá implementar uma série de melhorias para incrementar ainda mais o turismo da usina, o que trará benefícios para toda a região da fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina. 
“Será um grande salto de qualidade para garantir maior visitação nos atrativos da maior hidrelétrica em geração de energia renovável e de práticas sustentáveis replicadas pelo mundo inteiro”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. 
O plano de trabalho prevê, entre outras obras, a reforma dos mirantes Central e do Vertedouro, adequação do Centro de Recepção de Visitantes, inserção de tecnologias para garantir uma melhor experiência da visitação e de acessibilidade, além do embelezamento dos atrativos em si.
A continuidade da parceria da Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para a gestão do Complexo Turístico já foi acertada. Em março de 2020, a Itaipu e o PTI vão renovar o acordo. Com isso, a ideia é colocar em andamento, o mais rápido possível, os projetos de revitalização. A concessão tem validade até 2023.
As obras serão feitas de forma gradativa, para causar o menor impacto possível para quem trabalha e visita a Itaipu. Já a partir de dezembro serão iniciadas as melhorias no Mirante do Vertedouro. O atrativo Itaipu Kattamaram será desativado, para a revisão da modalidade desse tipo de passeio.
O Complexo Turístico Itaipu (CTI) tem uma vasta experiência no modelo sustentável de operação do turismo. Em 2016, o CTI foi o vencedor na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação do Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, concedido pela Organização Mundial do Turismo. O CTI também obteve a segunda colocação entre os dez Principais Pontos de Referência do 2016 Travellers' Choice, do site Trip Advisor.

ALTA TEMPORADA - A GOL ANUNCIA MAIS DE 4,5 MIL VOOS EXTRAS

Com a proximidade da alta temporada de verão, entre os meses de dezembro de 2019 e março de 2020, a GOL incluiu em sua malha aérea mais de 4.500 voos extras. Para melhor atender os clientes que viajam nesta época do ano, a empresa criou novas opções de voos, rotas e horários, totalizando uma oferta de 800 mil assentos adicionais em 42 destinos dos 76 operados pela Companhia atualmente. Os bilhetes já estão disponíveis para compra em todos os canais de vendas da empresa - aplicativo e site (www.voegol.com.br), nas lojas VoeGOL e nas agências de viagem.
As viagens serão realizadas com as aeronaves Boeing 737, equipadas com tecnologia de última geração. Os voos extras fazem parte da estratégia da Companhia de ajustar sua malha de maneira sazonal, atendendo à demanda e movimentos de mercado. A frota padronizada de aeronaves permite que a GOL trabalhe de forma flexível e dinâmica, alocando as aeronaves nos diferentes trechos operados pela empresa, sejam eles de curta ou longa distância. 
 DESTINOS - Ao todo, mais de 90% dos voos de alta temporada foram alocados em destinos nacionais, que concentram expressiva demanda de clientes viajando no período. As regiões que receberam a maioria das operações foram o Nordeste, Sudeste e Sul do País.
Entre os destaques está a cidade de Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro, como o novo destino sazonal da GOL. A Companhia oferecerá, a partir de 26 de dezembro, voos diretos de São Paulo para a Região dos Lagos.
Além disso, a Companhia criou 12 novas rotas e que podem ser feitas sem a necessidade de escalas ou conexões. São elas: João Pessoa a Maceió, Porto Alegre a Salvador, Curitiba a Salvador, Fortaleza a Viracopos, Maceió a Viracopos, Florianópolis a Porto Alegre, Porto Seguro a Confins, Congonhas a Natal, Galeão a Goiânia, Goiânia a Natal, Fortaleza a Goiânia e São Paulo a Ilhéus – este último permanece na malha regular da empresa.
 No mercado internacional, serão mais de 260 voos adicionais contemplando sete destinos da GOL, sendo eles: Buenos Aires, Rosário e Córdoba, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, Punta Cana, na República Dominicana, e Santiago, no Chile.
Os grandes destaques estão para o início das operações regulares da empresa para Lima, no Peru, no dia 12 de dezembro, que amplia o número disponível de destinos internacionais aos passageiros. 
A partir de 21 de dezembro, entra em operação a nova rota direta de Manaus para Orlando, na Flórida, que também permanece na malha da GOL.

CAIS DO SERTÃO - UMA NOITE NO MUSEU ENCENA “MORTE E VIDA: SEVERINA”

O sexto encontro do projeto Uma Noite no Museu, ação de êxito que possibilita a instituições de ensino da Região Metropolitana do Recife representarem o Sertão a partir de intervenções artísticas - música, performance, peças de teatro, cordel -, recebeu, na terça-feira (19), às 18h, os alunos da Erem Prof. Carlos Frederico do Rêgo Maciel, de Camaragibe, município da Região Metropolitana do Recife. As apresentações foram encenadas nos seis espaços que compõem o Centro Cultural Cais do Sertão.
A encenação teve como prerrogativa apresentar os Severinos, homens que migram não apenas no espaço físico, mas também no interior, no processo de reconhecer-se no tempo e na psique, como um elemento deste ciclo infindável de miséria, violência e apesar de tudo vida.
Promovendo a participação de dez escolas, a iniciativa foi uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e destacou a força e a sensibilidade criadora do sertanejo em sua produção cultural. Ao final de todas as apresentações, os trabalhos foram avaliados por equipe técnica do Cais do Sertão e as melhores obras receberam prêmios..
“O projeto Uma Noite no Museu permite explorar o potencial artístico dos estudantes da Região Metropolitana do Recife. Este projeto do Cais é muito especial, por buscar, sobretudo, o enaltecimento da nossa cultura e a integração dos alunos com nossas tradições e valores”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

MISSÃO INTERNACIONAL - ALAGOAS TERÁ VOO REGULAR PARA PORTUGAL

Reunião entre TAP e governo de Alagoas
A expansão da malha aérea tem sido fundamental para o fortalecimento do turismo em Alagoas. Com esse foco, e para consolidar o destino no mercado europeu, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares contará, a partir de junho de 2020, com novos voos ligando Maceió e Lisboa. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho na segunda-feira (18), durante reunião em Portugal com o CEO da Tap, Antonoaldo Neves, na sede da companhia aérea.
Fruto de negociações do Governo de Alagoas, as novas operações serão semanais, todas as quartas e sextas-feiras e domingo com mais de 600 assentos no total. As vendas de bilhetes na plataforma da companhia já iniciam no próximo dia 25 de novembro.
MISSÃO INTERNACIONAL - O governador de Alagoas e os secretários Rafael Brito e Maurício Quintella, da Infraestrutura, participaram da missão internacional articulada pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) na Europa. Renan Filho e os demais governadores da região visitam, durante esta semana, França, Itália e Alemanha.
Os gestores buscaram atrair investimentos para as áreas integradoras do Nordeste, como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas. A passagem pela Europa é uma das primeiras articulações internacionais feitas pelo Consórcio Nordeste.
INSTRUMENTO - O Consórcio Nordeste é instrumento político-jurídico no intuito de consolidar uma série de ações estratégicas cooperativas entre os Estados, vinculadas às áreas do Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura; Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Social; Segurança Pública e Administração Penitenciária; Meio Ambiente; Gestão Pública; Articulação Política, Jurídica e institucional; e Comunicação.

CEARENSE WALTER LESSA É CIDADÃO SOTEROPOLITANO

Registro da recepção do título
O fotógrafo e jornalista Walter Lessa – José Walter de Lessa Pontes, cearense de nascimento (Itapipoca), mas vivendo na Bahia desde os 17 anos, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Salvador-Bahia com o título de “Cidadão Soteropolitano”. A comenda conferida pelos vereadores baianos é uma retribuição por tudo quanto Lessa plantou, tanto no plano profissional como pessoal.
Chegando à Bahia em plena juventude, Walter Lessa radicou-se, de início, na cidade de Jequié, onde logo conviveu com a família do ex-Governador Antônio Lomanto Júnior. Do seu histórico consta que recebeu daqueles amigos uma máquina fotográfica com a qual transferiu-se para a capital baiana.
A partir de então, identificou-se com a atividade de fotógrafo, integrando em Salvador a equipe do consagrado fotógrafo de Leão Rosenberg, com o qual conheceu os mistérios da profissão. Por todos estes anos, Lessa registrou uma trajetória sobremaneira rica em atuação, tendo, inclusive, sido por muitos anos Presidente da Associação dos Fotógrafos local, oportunidade em que, inclusive, notabilizou-se por adquirir a sede própria da entidade.
Lessa foi levado a se incorporar à equipe de servidores do antigo DERBA – Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia, onde ocupou, inclusive, o cargo de Diretor no setor de comunicação. Há muitos anos é integrante  da direção da Associação Baiana de Imprensa.
A solenidade que ocorreu no Salão nobre da Câmara de Vereadores de Salvador foi sobremaneira prestigiada. Além do Autor da proposição, lá estiveram o Almirante Comandante da Base Aérea, o Presidente da ABI –Associação Baiana de Imprensa e Diretor do jornal Tribuna a da Imprensa, Walter Pinheiro, o Presidente da Academia Baiana de Letras, Joacy Góes, além de desembargadores e profissionais dos diversos setores da sociedade baiana.
Representando, inclusive, o editor deste veículo, José Carlos de Araújo, esteve prestigiando a solenidade o jornalista baiano Carlos Casaes, que foi parceiro de Lessa em incontáveis ocasiões.

ALIANÇA BILATERAL - CONSÓRCIO NORDESTE E FRANÇA ASSINAM CARTA DE COOPERAÇÃO

Governadores do Nordeste na França
A agenda ambiental foi tema de mais um dos encontros dos governadores do Nordeste em Paris. Na última terça-feira (19), após reunião na Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), os nove governadores se encontraram com a secretária de Estado do Ministério de Transição Ecológica e Solidária, Brune Poirson. Na ocasião, foi assinada uma carta de cooperação nas áreas de meio ambiente e cidade sustentável.
O documento prevê cooperação bilateral nas seguintes áreas: proteção da biodiversidade e ecoturismo; agrosilvicultura; gestão do lixo; água e saneamento; cidade sustentável e mobilidade sustentável. As formas de cooperação podem incluir a troca de tecnologias e experiências, além da promoção de seminários e conferências nas áreas citadas.
“Trocar experiências com a França em relação à preservação do meio ambiente e no apoio ao desenvolvimento sustentável será muito importante para o Nordeste. Não tenho dúvidas de que essa parceria se consolidará também em outras áreas”, citou o governador do Ceará.
ENCONTRO COM O MINISTRO - Ainda na tarde da terça-feira, em Paris, os governadores foram recebidos pelo ministro da Europa e de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian. O grupo apresentou ao ministro o potencial do Nordeste para investimentos estrangeiros e sinalizou a possibilidade de parcerias nas áreas de saúde e agricultura familiar.
Este foi o segundo encontro no ano entre Le Drian e os governadores do Consórcio Nordeste. Durante passagem pelo Brasil no mês de julho, o ministro e os gestores definiram, em Brasília, um roteiro para a realização de projetos que ligam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Cúpula das Nações Unidas, à prestação de serviços públicos de qualidade.
Participam da viagem os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, está representado pelo superintendente de Parcerias Público Privadas, Oliveira Junior.
Na noite de terça (11), o grupo seguiu para Roma, onde teve compromissos, na quarta-feira. A missão, ontem e hoje, está em Berlim.

LANÇAMENTO HOJE - I PRÊMIO EXPRESSÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS DO CEARÁ

A Secretaria da Cultura do Ceará lança hoje, no Cineteatro São Luiz, às 12h, o I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará, que tem como objetivo reconhecer e valorizar as formas de expressão, de celebrações e de saberes realizadas ou em andamento dos coletivos negros, das comunidades quilombolas e tradicionais de matriz africana e afro-brasileira sediadas no Estado do Ceará. 
A premiação do Governo do Ceará conta com o recurso total de R$500.000,00. Serão concedidos 32 prêmios, reconhecendo iniciativas da sociedade civil. As inscrições para o prêmio acontecem no período de 12 de dezembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020. Na programação do lançamento, dentro do Curta São Luiz Mês da Consciência Negra, a apresentação, às 12h30m, do Projeto de Extensão Vozes D'África Unilab – Sons da Diversidade Cultural.
O prêmio é lançado em diálogo com o Comitê Expressões Culturais Afro-brasileiras da Secretaria da Cultura, instituído em 2018, como uma instância consultiva e deliberativa, de planejamento, articulação, gestão compartilhada e controle social.
CATEGORIAS -  Este primeiro prêmio contempla iniciativas das expressões culturais afro-brasileiras que preveem o fortalecimento em território estadual como atividades, ações coletivas, formas e modos próprios de existência.
Serão 15 prêmios para Coletivos Culturais Negros, categoria de entidades, associações, federações ou representatividades de grupos/comunidades de manifestações culturais, artísticos e literárias originárias de matriz africana e afro-brasileira, tais como: afoxé, capoeira, maracatu, samba, tambor de crioula, afro empreendedores, coletivos de jovens e mulheres negras.
Também sete prêmios para a categoria Comunidades Quilombolas, que são comunidades remanescentes de quilombos, com costumes e modo de vida em comunidade, tem pertencimento Afro-quilombola e identidade cultural própria como expressão fundamental para valorização e desenvolvimento local através de seus saberes ancestrais. Serão premiadas comunidades devidamente reconhecidas pelo Movimento Quilombola do Estado do Ceará através da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Ceará (Cequirce), da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e as certificadas pela Fundação Cultural Palmares.
Por fim, dez prêmios para a categoria Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Afro-brasileira, que são grupos culturalmente diferenciados que se reconheçam como candomblé, omolocô, umbanda, tambor de mina, jurema, benzedeiras e rezadeiras que possuem formas próprias de organização social que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição.
INSCRIÇÕES - Podem participar do I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará pessoas física indicadas expressamente pelo grupo/comunidade ou pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos, de natureza ou finalidade cultural, sendo estes, representantes dos coletivos culturais negros, das comunidades quilombolas e das comunidades tradicionais de matriz africana e afro-brasileira sediadas no Estado do Ceará.
Para efeito de inscrição neste Prêmio todos os proponentes e responsáveis pelas iniciativas culturais deverão estar cadastrados no Mapa Cultural do Ceará, no seguinte endereço eletrônico, bem como vinculá-lo na ficha de inscrição online, no período de 11 de dezembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020. Mais informações no site de editais de Secult  (a partir do dia 22 de novembro).

VÁRIOS EVENTOS - NOS 40 ANOS, A CEART INAUGURA DECORAÇÃO NATALINA

Regionalizando a tradição da celebração natalina, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos realiza a abertura do Natal da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) na Praça Luíza Távora. O evento, que também comemora os 40 anos da Central, acontecerá das 17 às 22 horas de amanhã, 23., reunindo apresentação do Coral da Luz; atrações musicais; exposição fotográfica; praça de alimentação, cozinha ao vivo e divulgação do resultado do XXII Concurso de Presépio Artesanal, que premiará com até R$ 2.400 os artesãos vencedores que, através das tipologias reconhecidas no Estado, apresentaram peças originais que retratam o Natal de forma inovadora.
A decoração natalina apresenta árvores revestidas em crochê mesclando criações da Associação do Artesanato, Artista e Crochê Novarussense (Artcron); da Associação das Crocheteiras Novarussenses (Ascron); da Associação de Artesão de Curral Grande (Artfio) e da Associação das Artesãs de Tamboril (TamboriArt), com referências do sertão e do litoral cearenses.
Além da decoração da Praça, será inaugurada na galeria a árvore natalina da CeArt, feita em taipa, com referências do Sertão Central, da arte popular do Cariri e da fé da região. “
Iniciando as comemorações de quatro décadas de atividade da Central, será aberta a exposição fotográfica CeArt – 40 anos de vida e artesanato , que fica aberta ao público até o mês de janeiro. 
O Coral da Luz, a Trupe Realejo, a Txai – Companhia de Danças Populares e a dupla Vanin e Nicinha do Acordeon são as atrações musicais. A Cozinha Ao Vivo traz produção e degustação de banquetes natalinos para o público adulto e infantil. Na Praça de Alimentação, os lanches ficam por conta dos quiosques: Quero Mais; Empadaria da Vovó; Chilli da Milly; Madele; Art & Sabor e Sublime Churros. A programação conta com o apoio do Programa Mais Infância; Prefeitura de Fortaleza e Granja.

PROJETO FARTURA - ENCERRAMENTO DO ANO COM FESTIVAIS EM LISBOA E FORTALEZA

O projeto em Belo Horizonte
Após passar por Belém, Brasília, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte e Porto Alegre, o Projeto Fartura encerra o ano com uma edição internacional, em Lisboa e completa as cinco regiões do Brasil no Nordeste, com a quinta edição do Festival Fartura Fortaleza, amanhã e domingo, na Praça das Flores, com entrada gratuita.
Este ano, os Festivais Fartura receberam mais de 545 atrações gastronômicas do Brasil inteiro, com cerca de 220 mil pratos servidos, mais de 65 toneladas de alimentos. Após passar por Fortaleza, estima-se que o público total chegue a 90 mil pessoas nos eventos. Enquanto saboreavam os pratos que representam a diversidade gastronômica brasileira, era possível apreciar shows e performances cênicas de 120 mil artistas ao longo do ano.
Base para a curadoria dos festivais, as Expedições Fartura já percorreram todo o território nacional e completaram mais de 77 mil km rodados, com pesquisas gastronômicas em 264 cidades e mais de 600 personagens da cadeia produtiva da gastronomia. Este ano, as viagens voltaram ao Mato Grosso e ao Paraná, lideradas pela curadora Luiza Fecarotta, para se aprofundarem nos estados, com grandes achados.
Em maio de 2019, o Projeto Fartura lançou o 5° volume do livro “Fartura – Expedição Brasil Gastronômico”, de autoria de Rusty Marcellini e Rodrigo Ferraz. A publicação também é fruto das Expedições Fartura e a última da coleção, que fecha o Brasil, contemplando os estados Paraíba, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O livro traz histórias de personagens e tradições das culinárias locais de cada estado visitado, além de belíssimas fotografias e, é claro, receitas.
Toda a pesquisa realizada pelo projeto, a maior plataforma de gastronomia do país, vira conteúdo. Seja para os livros, site, redes sociais, programas de rádio e projetos customizados. Este foi o caso do canal de bordo lançado em julho nas aeronaves da companhia Azul, que exibe o programa “Fartura Comidas do Brasil”. A primeira temporada tem cinco episódios recheados de sabores, com histórias de produtores, ingredientes e chefs. A segunda já está em fase final de produção.
O conteúdo pesquisado nas Expedições Fartura passa por uma equipe de comunicação e é disponibilizado ao público por diferentes meios. Em novembro de 2019, o vídeo “O Mestra da Farinha”, que conta a história de Seu Bené, de Belém do Pará, ganhou os prêmios “Best South American Film" e "People's Choice Awards" na categoria “Documentários”, no Festival ART&TUR. A produção vencedora tem realização de Leandro Miranda e Luiza Fecarotta, com produção de Adriana Benevenuto

SEMANA NO DRAGÃO - ESTREIA DE “A VIDA INVISÍVEL” E VASTA PROGRAMAÇÃO

A estreia do filme “A vida invisível”, do diretor cearense Karim Aïnouz, é um dos principais destaques desta semana no Centro Dragão do Mar. O longa, que foi o vencedor da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, é uma adaptação do romance “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, de Martha Batalha, e tem como protagonistas as atrizes Carol Duarte, Julia Stockler e Fernanda Montenegro. O filme entrou em cartaz ontem (21), na Sala 1, com sessões às 20h,  e também será exibido às 15h30 (sábado, 23) e 15h (domingo, 24).
E, na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20), o Dragão continuou com a programação especial do mês com uma Roda de Conversa com o tema “Afrofuturismo x Empreendedorismo” na quarta-feira, no Auditório, e o Ciclo de Conversas “A presença do artista negro nas artes”, amanhã (23), no Museu de Arte Contemporânea (MAC).
Música - Djonga é uma das atrações da semana, com o Poesia de Rua Showcase, na Praça Verde, amanhã.  Além do rapper, 10 shows gratuitos movimentam o centro cultural até domingo (24).
Espetáculos de circo, dança e teatro completam a programação da semana.

ROTA DO SOL SEMANAL 22/11/2019 ISSUU

 https://issuu.com/jcaraujo/docs/rsn_20191122