Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CALEIDÓSCOPIO

CUIDADO COM AS PROMOÇÕES
Não se pode negar que as promoções das empresas aéreas, divulgadas quase sempre nas sextas-feiras, sábados e domingos, oferecem oportunidade de se viajar gastando menos dinheiro com o transporte. Nós aqui do Ceará não contamos com tantas oportunidades como os estados do Sul Maravilha e até mesmo da Bahia e Pernambuco. As companhias aéreas não são bobas. Desejam mais e mais lotar as suas aeronaves, principalmente nos dias de menor demanda. É preciso, contudo, prestar bem atenção na compra que se vai fazer. Uma passagem tirada com muita antecedência, programada, é mais segura pela oferta de preços na ida e na volta. Só tem um porém. Para fazer uma remarcação, por qualquer motivo, quase sempre se entra pelo “cano”. Vamos a dois exemplos. No dia 10 passado, tive que ir a Recife, num sábado, com volta no domingo ou, no máximo, segunda-feira. Na promoção da TAM, comprei por RS 320,56 a passagem de ida, pois não havia mais oferta para a volta. Então, havia duas opções. Uma delas, voltar de ônibus leito, pagando apenas R$ 101,00 em confortável assento, mas numa viagem de quase dez horas. A outra, voltar via aérea, em outras empresas e também na TAM, pagando nada mais nada menos do que R$ 805,00. Quase três vezes o que gastei na ida. Pelas circunstâncias, problemas de saúde da minha mulher, tive que me render.  Não é cômico, para não dizer outra cousa. Outro fato. Para voltar do Congresso da Abrajet realizado em Belém, com antecipação, um companheiro não conseguiu o que desejava, pois sua passagem de volta fora adquirida com milhas e ele não tinha mais milhas suficientes para pagar a remarcação. Então, um colega lhe ofereceu as que faltavam. A TAM, porém, não aceitou que esta operação se realizasse, nem que houvesse o pagamento em dinheiro. Pela urgência que tinha, o jeito foi adquirir novo bilhete, sem dúvida com preço mais elevado daquele com que comprara a sua passagem Fortaleza/Belém-Belém/Fortaleza. Não há mais comentário. A advertência é que se tenha muito cuidado com as promoções. Com uma viagem planejada e cumprida à risca, tudo bem. Mas se houver alguma alteração em relação à remarcação de passagem, tome peia...
DIA MUNDIAL DO TURISMO
Uma data muito cara para os povos sem dúvida é o Dia Mundial do Turismo, instituído pela Organização Mundial do Turismo, em 27 de setembro de 1980, quando da aprovação dos seus estatutos. A partir daquele dia, a área passou a ser vista como de séria importância para desenvolvimento das nações, congregando raças culturas, costumes, crenças, folclore e, sobretudo, um segmento que representa forte parcela na economia mundial. O Turismo não mais é visto apenas como propiciador de momentos de lazer, mesmo nas mais variadas concepções. Hoje a cadeia turística contribuí decisivamente no PIB de qualquer segmento federativo. Daí por que, se não for tratado com profissionalismo, pouco ou nada representará para os objetivos sugeridos pela OMT. Saldemos, pois, a data com efusão.

FORÇA DA INDÚSTRIA AGROPECUÁRIA NA EXPOECE

Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins
 no discurso de abertura oficial do evento

A previsão é de um público visitante de 270 mil pessoas durante os sete dias do evento e de um volume de negócios em torno de 12 milhões e 500 mil reais. Esses são alguns dados que demonstram a pujança da Expoece 2011, a Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará. Realizada em de Fortaleza,  chega à sua 57a edição e foi aberta ao público em solenidade que se realizou às 16 horas de anteontem. Domingo.
Mostrando o prestígio desta que é talvez a maior feira da agropecuário do Nordeste, na abertura,  no Parque de Exposição Governador César Cals, na avenida Sargento Hermínio, estiveram presentes as mais altas autoridades do Estado, entre os quais o Secretario do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, representando o governador Cid Gomes, além de grandes empresários da agroindústria brasileira. Na ocasião, falaram sobre a importância do evento o presidente da Associação dos Criadores do Ceará, Paulo Helder, seguido pelo deputado Tin Gomes representando a Assembleia Legislativa do Ceará, e o secretario Nelson Marins.
RECORDE DE PARTICIPAÇÃO - A previsão é que, durante toda esta semana,  cerca de  1.800 animais estarão em julgamento e a participação geral será de 4.900 animais, 550 expositores, dos quais 300 expositores de animais,  e 250 “stands” oficiais e privados. A presença do público será a maior de todos os tempos, devendo chegar a 250 mil pessoas.  Quem expõe entusiasmado esses números é o presidente da Associação dos Criadores do Ceará, Paulo Hélder de Alecar Braga, que se dedicou com afinco na organização da Expoece,  ao lado da executiva da entidade Rejane Bastos e outras personalikdades do setor.  
Este ano junto com a Expoece  acontece a Expobrasil – Exposição Nacional de Santa Inês e Anglonubiano,  com a realização de quatro leilões. Haverá a Feira Estadual da Agricultura Familiar e “shows” musicais com bandas de renome nacional, além de forró Pé de Serra e manifestações culturais, atividades que serão complementadas com parque de diversões, casa de mel, pesque e pague, casa de farinha/engenho, fazendinha, bodega, restaurantes e bares. 
A Expoece estará aberta à visitação pública durante toda esta semana, a partir das 7 horas e até o final das apresentações dos shows.

NEGÓCIOS NA LÍNGUA PORTUGUESA EM DEBATE


Será aberto hoje, 4, no La Maison Coliseu,  em Fortaleza, evento com os destinos dos melhores negócios e oportunidades na língua portuguesa, encontro que oportunizará rodada de negócios, painéis temáticos, mostra de produtos e serviços, visitas técnicas, agronegócio, comércio exterior nas áreas de construção civil, energias renováveis, educação, jurídico, meio ambiente, tecnologia da informação, indústria, serviços e turismo. 
A realização é da Câmara Brasil-Portugal do Ceará, comandada pelo presidente Jorge  Chaskelmann, e co-realização da Prática Eventos. Além do Brasil e Portugal terão representações Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Thomé e Príncipe e Timor-Leste. 
“Existem hoje 300 milhões de pessoas lusógrafas em todo mundo  interessadas em aproximação para fazerem negócios, o que abre um imenso mercado para os produtos brasileiros e vice-versa”, diz Jorge Chaskelmann. A solenidade de abertura será às 9 horas da manhã com a palestra magna de Emídio Garófalo Filho, Secretário Executivo da Câmara de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

CASA COR, SEMPRE UMA GRANDE ATRAÇÃO


A Casa Cor este ano realiza sua 13ª. edição, em clima de muito muito interesse, esperando superar a de 2.010, quando recebeu mais de 36.000 visitantes. O evento acontecerá em novo local,  na Praia de Iracema, parte da cidade muita identificada pela população, atualmente passando por um momento de revitalização e requalificação de toda a área. O imóvel está situado na Av. Almirante Tamandaré, 22 , diante do  mar.  construído no século XIX , de propriedade da Patrimony Empreendimentos e pela primeira vez estará nesta posição privilegiada, com 6.400 m² de área.. 
Para apresentar  maior diversidade de ambientes, haverá duas “casas”,  uma delas com 320 m² , locada na área já construída do prédio,  e a outra montada sob uma estrutura metálica, com 180 m² .Desta forma serão 2 livings , 2 salas de jantar e 2 suítes de casal. O quarto do bebê estará contemplado numa das casas. 
Outros ambientes da Casa Cor 2011 serão sala de ginástica , SPA , salão de beleza , sala de cinema, livraria, joalheria, salão de eventos , brinquedoteca, “lounge gourmet”, restaurante, café e bar. Como a área externa livre é grande, haverá novamente, a exemplo de 2.003, uma “arena” para abrigar grandes shows musicais.
Ontem, a partir das 17 horas, o local foi aberto para a imprensa. Hoje, para os convidados especiais, dentre eles o Governador do Estado e a Prefeita de Fortaleza e, na sexta-feira, para o público, assim permanecendo até o dia 22 de novembro, funcionando das terças-feiras aos sábados e feriados, das 16h as 22h. Nos domingos, das 15 as 21 horas.

ÊXITO NO ENCONTRO DE SECRETÁRIOS DE TURISMO


Desde quarta-feira, 28, o auditório do SEBRAE, em Fortaleza (CE), foi palco de um grande evento. Trata-se do 8º Encontro de Secretários Municipais de Turismo do Estado do Ceará (VIII Encontur).
Logo na abertura autoridades diversas lotaram o auditório, prestigiando o Encontro. Na ocasião os coordenadores do evento, Circe Jane Teles da Ponte (presidente do SindieventosCE) e Pedro Carlos da Fonseca (coordenador do Fórum do Turismo do Estado do Ceará (Fortur) resumiram a situação do turismo cearense, bem como deram um bom apanhado sobre como seria o Encontro. Finalizando, Bismark Maia (secretário de Turismo do Estado do Ceará), representando o governador Cid Gomes, falou sobre as necessidades da cadeia turística do Estado enquanto descrevia as obras que o governo vem realizando em todo o Estado.
Na quinta feira (29/09) houve painéis e debates. A abertura foi feita pelo presidente da EMBRATUR (Flavio Dino). Logo a seguir, o consultor Paulo Gaudenzi (ex presidente da Empresa de Turismo da Bahia S.A. - Bahiatursa) deu início ao primeiro painel com o tema “Planejamento e Gestão na Diversificação da Oferta Turística nos Municípios”. Registre-se a discordância de opinião entre os dois palestrantes, no que diz respeito à abrangência do turismo nos estados. 
Ainda durante a manhã, uma mesa redonda discutiu o tema “Infraestrutura Turística, Mobilidade Urbana, Obras estruturantes” No período da tarde Raimundo Perez (Membro da Academia Brasileira de Eventos) abriu o painel de número dois falando sobre – “Excelência em Turismo, Fomento à Iniciativa Privada”. “Qualificação dos Serviços Turísticos - Programas Integrados ao Turismo” fechou a série de três painéis do dia. 
Os trabalhos da quinta-feira foram encerrados com Apresentação do Projeto: ”As Melhores Práticas do Turismo nos Municípios do Ceará. Lançamento da EXPOPANORAMA 2012 e com a formação da comissão e agendamento para elaboração da “Carta de Fortaleza”.
Na sexta-feira – também no auditório do SEBRAE houve duas oficinas: Alimentação Fora do Lar - Critérios de Segurança Alimentar e Vigilância Sanitária  e Meios de hospedagem, iniciativas inovadoras.
Após o almoço frealizou-se  a Assembléia Geral do Fortur,  com a presença do Presidente da EMBRATUR – Dr. Flavio Dino

FESTIVAL DA JUVENTUDE DE QUIXADÁ


Nesta terceira edição, começada no passado dia 29 e indo até o dia 2 do corrente, o Festival da Juventude de Quixadá atraiu grande e interessado público. O evento teve a proposta de colocar o jovem como foco da real mudança social, fazendo-o pensar e agir como modificador das estruturas da sua sociedade.
Houve palestras, oficinas, apresentações de grupos de teatro e de dança e os já tradicionais shows gratuitos com a participação de bandas locais, regionais e nacional.
O destaque na programação cultural ficou por conta do grupo paulista O Teatro Mágico, com suas performances e uma belíssima combinação de música, teatro e arte circense, A banda estará lançando com exclusividade no Ceará o novo CD, “A Sociedade do Espetáculo”.
O Festival da Juventude de Quixadá foi uma realização do INSERE (Instituto Sertão em Rede), UNIMASC e Coletivo Dom Quixarte.

NOITADA DE BRILHO NA ABERTURA NO CONGRESSO DA ABRAJET


João Ramid, Hélcio Estrella, Adenauer Goes
 ( Presidente da Paratur) e Benigna Soares

Foi dos mais proveitosos para os jornalistas associados e os convidados de outros países o XXVIII Congresso da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo, realizado de 22 a 27 últimos, em Belém do Pará. Além da importância primeira da Reunião do Conselho e da Assembléia, os jornalistas visitantes foram brindados com a fraternal recepção dos que fazem a ABRAJET/PARÁ e dos que a apoiaram para o êxito do evento, entre os quais se destaca o Governo do Estado, através da PARATUR. Ainda mais, tiveram oportunidade de conhecer a terra dos paroaras, portal de entrada da soberba Amazônia Brasileira. 
A solenidade de abertura do Congresso, na noite do dia 22, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, contou com as presenças do presidente da Paratur, Adenauer Góes, representando o governador do Estado, Simão Jatene; do presidente nacional da Abrajet, Hélcio Estrella; de Wadi Kayath, representando o prefeito de Belém, Duciomar Costa; do coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Cesar Neves; de Fábio Romero, do Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur), e de outros representantes do turismo local e nacional. 
O ponto alto da noitada foi o desfile da coleção Joias de Nazaré. Vestidas de anjo – figuras tradicionais do Círio de Nazaré -, as bailarinas Ana Beatriz Coelho e Paula Fernandes Andrade abriram caminho para a entrada dos seis Plácidos, com suas capas e rústicas lanternas. Com a música instrumental de Nazaco Gomes, os modelos Diego Neves, Pedro Ferreira, Agostinho Júnior, Eder Jaster, Renan Mesquita e Luís Otávio tomaram conta da passarela já ornamentados com as joias, para mostrar ao público o trabalho de designers, ourives, lapidários e artesãos do Polo Joalheiro do Pará. O desfile terminou com a encenação do achado da imagem
Destaque também para o jantar temático com assinatura dos chefs Fábio Sicília (Famíglia Sicília), Ilka do Carmo (Conceição do Araguaia) e Sebastião Rosivaldo (SENAC). 

HOMENAGENS NA ASSEMBLÉIA LIGISLATIVA DO PARÁ

A Assembléia Legislativa do Pará realizou, no dia 26 de setembro de 2011, uma sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, cuja data oficial é o 27 de setembro. Na solenidade de abertura, houve a entrega de títulos honoríficos, mérito do turismo a 27 personalidades, relacionadas ao setor, indicadas pelos parlamentares, além de uma homenagem a cinco deputados estaduais e aos jornalistas de turismo, por intermédio da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, que promoveu o 28º Congresso Nacional, na cidade de Belém-Pará, , incluindo-se, ainda, a cinco deputados estaduais. 
Como parte da programação, houve a apresentação especial do Boto Tucuxi, que se consagrou bicampeão do Festival do Sairé, realizado em Alter do Chão, em Santarém.
A sessão solene foi presidida pelo deputado Manoel Pioneiro e a mesa composta ainda pelos deputados Raimundo Santos e Simone Morgado  (PMDB), pela prefeita Maria do Carmo, de Santarém; por Wady Salin Khayat, coordenador municipal de turismo, representando o prefeito de Belém,   Claúdio Magnavita, vice-presidente da ABRAJET Nacional.
Prestigiaram a solenidade autoridades e muitos jornalistas, entre os quais os diretores da Abrajet-Ceará, jornalistas Vicente Alencar e Antonio José de Oliveira; e Walter Estevam, vice-presidente da Abrajet-São Paulo.

REUNIÃO DO CONSELHO E ASSEMBLÉIA GERAL

Mesa dos trabalhos no ciclo de palestras
Durante o XXVIII Congresso Nacional, na tarde da sexta-feira, dia 23, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo promoveu mais a reunião do Conselho Nacional, constituído da presidência, vice, diretoria executiva, coordenadores regionais e conselhos fiscal e de ética, seqüenciada pela Assembléia Geral, com a participação de todos os associados, nas dependências do Hangar Centro de Eventos da Amazônia. Na sessão do Conselho, foram aprovadas as alterações dos Estatutos, com algumas sugestões dos presentes. Na etapa seguinte, na Assembléia Geral, foi ratificada a decisão do Conselho. Em  seguida, houve a escolha da sede do próximo congresso,  a qual  recaiu no estado de São Paulo, ficando para decidir, até o final do ano, se em Campos do Jordão ou Campinas. Ambas as reuniões foram dirigidas pelo jornalista Hélcio Estrella, presidente nacional da ABRAJET, que contou com o apoio maciço dos demais companheiros de diretoria e pelo grande número de associados de todo o país que superou os eventos dos últimos anos.

CICLO DE PALESTRA

Durante toda manhã e parte da tarde do dia 23,  a programação do Congresso da ABRAJET foi reservada para  o  Ciclo de Palestras. às 8h30 - Tema1: "Legado Turístico dos megaeventos esportivos" Palestrante: Fernando Telles Ribeiro (atleta, escritor, consultor) 10h30 - Tema 2: "Importância das Mídias Sociais para o Turismo" Palestrante: Ney Messias Júnior - Secretário de Estado de Comunicação Social do Governo do Pará e Adenauer Góes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) 12h40 - Almoço típico paraense no Restaurante do Hangar (exclusivo para membros e convidados da Abrajet, jornalistas e palestrantes) 14h - Palestra: Transportes Turísticos na Amazônia Palestrante: Fábio Romero - Presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Pará - Singtur 15h - Debate: "Divisão Territorial e as Perdas para o Turismo"

CÍRIO DE NAZARÉ, A MAIOR PROCISSÃO DO MUNDO


Ano a ano,  em 219 anos de história,  o Círio de Nossa Senhora de  Nazaré  reafirma ser a maior procissão do mundo, sempre acontecendo no 2º domingo de outubro. . Espetáculo empolgante de fé católica, o evento religioso que Belém do Pará realiza nestes mais de dois séculos (219 anos)  hoje é considerado como o que atrai numa só vez mais maias pessoas  num só momento. De fato, a capital paraense fica apinhada de visitantes não só da amazônia mas te tos os estados brasileiros e do estrangeiro. Este ano, a  expectativa é a de que a festa do dia 9 próximo, domingo, que desde o dia anterior já se mostra efervescente, reúna cerca de 2,2 milhões de pessoas este ano.
O grande acontecimento religioso da capital paraense vem sendo preparado desde o dia 9, com romarias e missas. No domingo, 9 – Círio de Nazaré, haverá missa na Catedral, celebrada por Dom Alberto Taveira Correa, Arcebispo Metropolitano de Belém. Na chegada da procissão, rezará a missa solene Dom Teodoro Mendes Tavares, Bispo Auxiliar de Belém.  O  Arcebispo Metropolitano de Maringá, Paraná, Dom Anuar Battisti

CARTA DO MINISTRO DO TURISMO


O jornalista Gutemberg Bogéa (foto), vice-presidente da Abrajet/Maranhão, na solenidade de abertura do Congresso leu a seguinte correspondência que lhe enviou o Ministro do Turismo, Gastão Vieira:
“Boa noite senhoras e senhores,
Ao aceitar o convite para ser o novo ministro do Turismo não assumi apenas um cargo, uma pasta. Assumi um compromisso pessoal de usar o meu conhecimento em gestão pública, a minha vivência e disposição política para ajudar a estabelecer novos paradigmas no setor.
Poucos dias à frente do ministério foram suficientes para que eu entendesse a importância social e econômica da indústria turística. Em consonância com o Programa Brasil Sem Miséria do governo federal, o setor pode ajudar a promover a inclusão social e a geração de empregos e renda para brasileiros, por meio do desenvolvimento do turismo regional.
Outro foco de nossas ações será promover o turístico doméstico, aproveitando a realização dos megaeventos esportivos para incentivar que os visitantes possam conhecer destinos próximos às cidades-sede, estendendo, assim, os benefícios do turismo aos municípios vizinhos.
Os fatos recentes que envolveram a pasta exigem de mim e de toda a equipe do ministério fôlego renovado para o trabalho. E fôlego, garanto às senhoras e senhores, temos de sobra. Contamos com uma sinalização positiva da presidenta Dilma Roussef de que teremos o apoio necessário para transformar o Ministério do Turismo numa pasta estratégica e estruturante.
Estamos numa fase de rever procedimentos, mas, enquanto isso, nós não vamos parar. Nossas ações estão sendo alinhadas no sentido de estabelecer critérios cada vez mais técnicos para atender às demandas que nos são apresentadas e para tratar da questão da qualificação profissional, visando à preparação dos megaeventos esportivos. 
Estabelecer novas parcerias é a nossa prioridade e o caminho mais rápido para atingir nossos objetivos. Vamos fazer com quem sabe e tem tradição em fazer. Já iniciamos conversa com o sistema S e com o Ministério da Educação para desenvolver novas estratégias.
Enfim, o que posso garantir às senhoras e senhores da Abrajet é que terão muitas e boas notícias sobre o turismo daqui pra frente. Espero que todos vocês levem as boas novas do Ministério do Turismo a um grande número de brasileiros. 
Desejo a todos um evento muito produtivo. Um grande abraço. 
Gastão Vieira, ministro de Estado do Turismo”.

CONGRESSISTAS EM MARAJÓ E PARAGOMINAS


Na vasta programação do Congresso, organizada com esmero pela Abrajet/Pará, destacaram-se visitas aos principais pontos turísticos de Belém, bem assim de Marajó e Paragominas.
Grande número de congressistas de vários estados escolheu para visita a Ilha de Marajó, destino imperdível para o turista que deseja passar alguns dias num ambiente paradisíaco.
A maior ilha fluvio-marinha do mundo é formada por 12 municípios, com destaque para Soure, Caviana, Mexiana e Gurupá. Importante na economia paraense, possui a maior manada de búfalos do País e é  grande exportadora de produtos agropecuário, como carne e queijo. O turismo é bastante desenvolvido e possui vários hotéis bem estruturados. Sua fauna e flora dão a dimensão da riqueza da Amazônia. O visitante sem dúvida ficará gratificado em passar dias saudáveis, visitando a floresta, as fazendas tradicionais e usufruir de tudo que oferecem as belas e desertas praias. 
PARAGOMINAS - O “Município Verde”, Paragominas, na região nordeste do Pará, a cinco horas de Belém, também recebeu um grupo de jornalistas que participou do Congresso da ABRAJET. Lá, foram recepcionados pelo vice prefeito do município, Paulo Tocantins,  pela secretária de cultura, Aparecida Luciano, e pelo ex-prefeito e atual secretário de produção do estado do Pará, Sidney Rosa. 
No “Espaço Cultural” o grupo ouviu uma bela apresentação da Orquestra Municipal “Daniel Nascimento”. Em seguida, houve apresentações de carimbó, coreografia da lenda Tambataja, grupo da terceira idade com a dança “Na Sola da Bota”, Hip Hop. Todos os integrantes das atrações culturais, jovens e crianças são atendidos por programas sociais para famílias de baixa renda. 

COMISSÃO DE TURISMO VISITA OBRAS EM NATAL


Após a segunda edição do Fórum Legislativo nas Cidades-Sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, realizado na manhã do dia 26, os integrantes da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara Federal participaram de uma visita técnica às obras da Arena das Dunas, em Natal
A comitiva foi formada pelo presidente da CTD na Câmara, deputado Jonas Donizette, dos deputados federais Renan Filho, Romário, Acelino Popó Freitas e o propositor do evento, o deputado Fábio Faria; além da governadora Rosalba Ciarlini, da prefeita de Natal Micarla de Sousa e dos presidentes da Assembleia Legislativa do estado, Ricardo Mo tta, e da Câmara Municipal de Natal, Edivan Martins.
Na ocasião, o grupo acompanhou as obras e pôde constatar o avanço da construção do estádio Arena das Dunas, que segue rigorosamente o cronograma, com todos os prazos estabelecidos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A governadora Rosalba Ciarlini elogiou o andamento das obras do estádio e garantiu que a Copa de 2014 é prioridade do seu governo

VAI DE 19 A 21 A FEIRA DAS AMÉRICAS


Pela primeira vez na história dos eventos da ABAV, o participante que freqüentar todas as oficinas que serão realizadas no 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas, de 19 a 21 próximos, no Riocentro, Rio de Janeiro, terá passado por uma verdadeira escola de Turismo prático em apenas três dias. O conteúdo programático oferece um mix informativo sobre promoção, preço, distribuição e desenvolvimento de produtos dando ao agente de viagens uma ampla visão de empreendedorismo e inspirando-o na busca por soluções práticas para melhorar a lucratividade e a rentabilidade do seu negócio.
OFICINAS  De forma inédita, o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens terá um total de 52 oficinas e três plenárias,  acontecendo no período da tarde, simultaneamente à Feira das Américas. A inscrição para a Feira dá acesso, automaticamente, ao Congresso que apresenta outra novidade além do novo horário: algumas oficinas serão apresentadas duas vezes em dias diferentes permitindo que mais pessoas tenham acesso àquele conteúdo.
Tendo como fio condutor o tema “O Brasil Bem Sucedido: Oportunidades e Novas Atitudes para o Turismo”, os palestrantes do são profissionais altamente gabaritados e vão ministrar oficinas abordando assuntos sobre Tecnologia no Turismo; Estratégia, Comunicação e Marketing; Gestão de Talentos e Negócios; Oportunidades; e Vendas e Atendimento.
No primeiro dia do Congresso, sempre começando às 13h30, as oficinas abordarão, dentre outros temas, “Tecnologia da Informação nas Agências de Viagens”; “Relação Fornecedores e Distribuidores de Viagens: Você Sabe Negociar?”; “O Impacto e as Tendências das Fusões no Turismo”; “O Lucrativo e Exigente Segmento de Viagens de Incentivo: Aprenda com o Manual dos Experts”; “Sites Vendas Coletivas: Oportunidade ou Ameaça para o Agente de Viagens?” e “A Nova Atitude do Agente de Viagens: Vendedor ou Conselheiro?”. No  dia seguinte, 20, os painéis tratarão do “O Poder do Boca-a-Boca Virtual”; “Como Tornar as Inovações Rentáveis”; “Comunicação: As Estratégias que Vieram para Ficar”; “O Segredo dos Melhores Promotores do Brasil” e “Relações  de Consumo : Atitudes que Afetam as Agências de Viagens”.No último dia, os congressistas terão à disposição assuntos como “Turismo Receptivo: como se preparar para a alta demanda?”; “Cruzeiros  Marítimos : um produto amplo para  diferentes expectativas do passageiro”; “Mercado GLS : Como Atender este segmento”; “Investimentos em Transportes” e o “Impacto nas Olimpíadas 2016”.
As rodadas de negócios, parte das mais importantes da Feira das Américas, serão realizadas todos os dias  do evento.

MÊS DE NOVEMBRO, CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM TURISMO


Com o objetivo geral de sensibilizar sobre o rol do turismo como importante instrumento de desenvolvimento econômico-social e de redução da pobreza, o Governo de Ceará está promovendo a Conferência Internacional em Turismo conjuntamente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização Mundial do Turismo com o apoio do Ministério de Turismo e do Banco do Nordeste (BNB).
A Conferência “O turismo como indutor do desenvolvimento econômico, da inclusão social e da integração regional” será realizada em Fortaleza nos dias 28 e 29 de novembro e contará com a presença de importantes personalidades internacionais, dentre elas, o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, e o secretário geral da OMT, Taleb Rifai. O evento também envolverá a participação de governadores do Brasil, entre outras autoridades nacionais.
No evento serão tratadas diferentes áreas temáticas, como o impacto econômico do turismo, turismo e inclusão social,construção de um destino, turismo e integração regional, o turismo e os megaeventos esportivos, e o turismo e o patrimônio natural e cultural. Como palestrantes participarão destacadas figuras internacionais, dentre as quais diversos ministros de turismo da América Latina. A Conferência Internacional  será dirigida a responsáveis públicos do nível federal, estadual e municipal do Brasil e da região, líderes empresariais e da sociedade civil, e organismos internacionais.

CATAVENTO DE PRATA NOS 35 ANOS DA GAZETA DO TURISMO


Jornalista Carlos Casaes

Quando da preparação da primeira edição da GAZETA DO TURISMO - Magazine, em 1976, o jornalista baiano Carlos Casaes recebeu a informação da Europa de que a OMT - Organização Mundial do Turismo, havia instituído o dia 27 de setembro como o Dia Mundial do Turismo.Imediatamente, junto com o seu companheiro e sócio Antonio Roberto Pellegrino, Casaes decidiu, a partir daquele mesmo ano, comemorar a data. Com o apoio da BAHIATURSA, promoveu a recepção de todos os passageiros que desembarcavam ou transitavam no Aeroporto Dois de Julho. Aos homens era oferecida uma Figa de Guiné com a Fitinha do Senhor do Bonfim e um cartão alusivo a data. As mulheres, uma rosa, a fitinha e o cartão.
Depois de três anos repetindo o mesmo procedimento, os dois jornalistas entenderam que era uma comemoração muito insipiente para a importância da data. Instituíram, então,  o CATAVENTO DE PRATA (um instrumento que produz energia sem poluir para exaltar a indústria sem poluição) como o símbolo a ser objeto da homenagem. A partir, de então, passaram a realizar uma promoção que se constitui de um coquetel / jantar / show / premiação, sempre num hotel 5 estrelas (exceções quando realizada no Palácio da Aclamação e na Casa do Comércio).O evento  passou a ser denominada como "Noite de Gala do Turismo Brasileiro", envolvendo cerca de 350 convidados de toda a comunidade turística baiana e nacional. São selecionadas 8 categorias para serem alvo da homenagem: hoteis 3, 4 e 5 estrelas, agência de viagens transportadora aérea nacional, transportadora aérea estrageira, órgão oficial de turismo e personalidade.
Este ano, não foi possível manter a tradição da festa na data de 27 de setembro, realmente de gala (porque black-tie). Com o tradicional prestígio, a  brilhante noitada acontecerá na noite da próxima quinta-feira,  06, no Hotel, em Salvador,  com a participação das mais altas autoridades da Bahia e  do turismo nacional,  entre os quais jornalistas,  órgãos oficiais de turismo,  das companhias aéreas, dos hoteis, das agências de receptivo, dos organizadores de eventos, da artista plástica Iza Guimarães, autora do troféu, guias de turismo, transportadoras terrestres, uma infinidade de contribuições.

CANINDÉ: MILHARES DE ROMEIROS REVERENCIARAM SÃO FRANCISCO

Canindé recebeu devotos de S Francisco

Como acontece todos os anos, Canindé foi invadida por milhares de romeiros desde o início do novenário, reverenciando São Francisco das Chagas. Ontem, 4, foi o dia maior. Encerrando-se o festejo com a procissão. Há cerca de quinze dias, utilizando os mais diferentes tipos de transporte, os devotos do Pobrezinho de Assis chegaram à cidade para pagar as graças alcançadas em suas promessas, superlotando a majestosa basílica que celebrou missas durante todos os dias.
Considerada a maior romaria franciscana do País, a festa transforma a pacata urbe em um verdadeiro formigueiro humano. Hotéis, pousadas, albergues e outros meios de hospedagem ficaram literalmente lotados e há famílias que deram abrigo aos visitantes em suas residências.
Ontem, o último dia oficial da festa, uma vasta programação aconteceu, na igreja e fora dela, oficiada pelos frades sediados naquela paróquia, auxiliados por outros sacerdotes que para lá se deslocaram, no ofício de missas, confissões e comunhões. Começando com uma alvorada festiva, celebrações religiosas foram realizadas em repetidos horários, encerrando-se, tudo, por volta das 17 horas, com uma grande procissão que percorreu as principais ruas da cidade.
Como sempre, depois da basílica com sua sala de ex-votos, o local mais visitado pelos romeiros foi o morro onde está encravada uma imensa estátua do santo que, à noite, acende os refletores instalados nas suas mãos que iluminam toda a área central de Canindé. Hoje, aos poucos, a rotina vai voltando para a vida dos moradores que já começam a preparar a próxima romaria.

FORTALEZA E SOBRAL COM MUITO, TEATRO, CIRCO, MÚSICA


Espetáculo Balagan de Sheila Oliveira 

O I Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC) desde o dia 1º,  as cortinas dos palcos de Fortaleza e Sobral oferecem espetáculos infantis, com mais de uma semana de apresentações voltadas para toda a família. A programação é gratuita e vai até o próximo dia 12 de outubro.  Conta com a participação de grupos diversos de quatro estados (Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte e Maranhão) e da Espanha.
As apresentações  incluem teatro de animação, teatro visual, teatro de bonecos, circo, música e promovendo piquenique, visitação escolar e ações de formação voltadas para o teatro infantil, Com isto, o TIC abre espaço para uma maneira diferenciada do fazer teatro para a infância, trabalhando temas pertinentes à criança dos dias de hoje.com estéticas mais apuradas, menos didáticas e que, além de divertir, estimulem a reflexão por meio da arte, interagindo também com o público adulto. 
Os grupos participantes são: Grupo Bagaceira (Fortaleza  CE), Coletivo Atores à Deriva (Natal  RN), Grupo Expressão Humana (Fortaleza - CE), Larissa Montenegro e Samanta Sanford (Fortaleza  CE), Ângela Escudeiro (Fortaleza-CE), Cia Bricoleiros (Fortaleza - CE), Cia Fios de Sombra (Campinas - SP), Grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza - CE), Grupo Bilu Bila (Fortaleza - CE), Grupo MiraMundo (São Luis - MA), Gurpo ParaladosanjoS (Campinas - SP) e Pampinak (Espanha).
O Festival de Teatro Infantil do Ceará é realizado pela Invento Assessoria e Produção Cultural, com promoção da Associação de Atividades e Pesquisas Teatrais  Cia do Batente e apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). O TIC tem ainda parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, por meio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Centro Cultural Bom Jardim.
Além das apresentações, o TIC promove atividades de formação voltadas para o teatro infantil, com participação de grupos de teatro locais, a fim de profissionalizar a cadeia produtiva local de teatro infantil.

HOTELEIROS PROMOVEM O CEARÁ EM SÃO PAULO


Entre os dias 24 e 30 de setembro, cerca de 21 hoteleiros da ABIH-CE estiveram em São Paulo para a realização de mais uma série de workshops “O Ceará é para Você”. 
Os eventos foram divididos por região com o formato padrão, ou seja, rodada de negócios, almoço ou coquetel para os agentes de viagem convidados, apresentação de banda de forró e sorteio de brindes. Foi observado o seguinte calendário: 24 de setembro – Santo André (Região ABC) – workshop seguido de almoço para 150 pessoas.  26 – Zonas: Centro/Sul – workshop seguido de coquetel para 150 pessoas. 28 – Zona: Norte/Oeste – workshop seguido de coquetel para 150 pessoas. 29– Zonas: Leste – workshop seguido de coquetel para 150 pessoas
A ABIH-CE realiza os eventos com o apoio da CVC, Secretaria de Turismo de Fortaleza – SETFOR e o Fortaleza Convention & Visitors Bureau. Segue abaixo a programação:
JANTAR DA CVC - No dia 27 de setembro, houve o  tradicional jantar oferecido para Presidência, Diretoria e Gerência de Vendas da grande São Paulo da Operadora CVC. Nessa noite estiveram presentes o empresário Régis Medeiros, Presidente da ABIH-CE, o Subsecretário de Turismo de Fortaleza,  Moacir Soares, e a representação dos hoteleiros do Ceará.

HILTON BELÉM, HOTEL PARA TURISTA DE BOM GOSTO


Frank Rosheuvel (Gerente Geral) e os abrajeteanos de Fortaleza

Durante o recente congresso da ABRAJET Nacional em Belém do Pará, a maior parte dos jornalistas participantes ficou hospedada no Hilton Hotel, inclusive o presidente da entidade Hélcio Estrella e toda a delegação do Ceará, composta pelo presidente José Rangel e os diretores Hélio  Rocha Lima, Antônio José de Oliveira e, Vicente Alencar e a esposa Margarida, e José Carlos de Araújo.
Um fato observado e comentado pelos participantes do Congresso além de hóspedes outros. O Hilton Belém é um hotel 5 estrelas de gosto esmerado, com acomodações (361 apartamentos nos 16 andares) muito confortáveis e que se diferencia pelo carinhoso tratamento e atenção não só apenas pela sua direção como por todos os  profissionais que lá trabalham.
Um registro importante. Antes de fazer parte da cadeia mundial Hilton, foi o Grande Hotel,  o primeiro hotel do mundo da rede InterContinental Hotels Group, um grupo britânico, o primeiro hotel deles fora de Londres e construído em Belém há mais de 60 anos. Anos depois, foi demoilido para surgir o que hoje pontifica na hotelaria de Belém. Pela sua “performance”, o Hilton já recebeu o Prêmiuo Diamante. 
Situado em local privilegiado de Belém (av. Presidente Vargas, 882), do Hilton se observa uma paisagem deslumbrante da capital paraense, como a Praça da República com o seu Teatro da Paz e a Baia de Guajará. As acomodações dos 5 estrelas são confortáveis e oferecem ambiente para que seu hóspede sinta-se como se estivesse em sua casa. Recepção, os bares Amazon e Sapé, a piscina e o restaurante Açaí, este oferecendo o melhor da culinária típica paraense são ambientes de muito bom gosto. 
A DIREÇÃO  Neste registro, a delegação do Ceará que esteve em Belém agradece o atencioso tratamento de todos que fazem o Hilton Belém, especialmente da sua direção, composta por Frank Rosheuvel  (Gerente Geral), Norma Aguiar  (Gerente Social), Iraceli Vieira  (Gerente de Banquetes), Felipe Rhein  (Gerente de Alimentos e Bebidas), Fernando Bacala  (Gerente de Vendas),  Joel Monteiro  (Gerente de Recepção), André Souza  (Gerente de Sistemas), Carlos Figueiredo  (Gerente de Engenharia), Cissa Melo  (Gerente de Governança), Ana Alice Nunes  (Diretora de Recursos Humanos), Ana Claudia Oliva  (Diretora Financeira) e José de Souza  (Chefe de Cozinha). O agradecimento é extensivo à executiva de contas Maristela Neves, pessoa amável e cativante. 

8ª BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ


Dominique Bagouet, considerado um dos grandes precursores da nova dança contemporânea francesa, terá So Schnell, de 1990, apresentadas pela cearense Paracuru Cia de Dança. O trabalho será resultado do Ateliê de Remontagem Coreográfica, conduzido pelos também franceses, Cathérine Legrand e Sylvain Prunenec, como uma das ações de formação da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará. 
O ateliê de remontagem de So Schell será dividido em dois momentos: na sede da Escola de Dança de Paracuru, no litoral leste do Ceará. De segunda-feira até 11 próximo. o trabalho será conduzido por Cathérine Legrand; e de 24 a 26 por Sylvain Prunenec, das 18h às 22h.
No dia 21 de outubro, às 19h, haverá uma apresentação da remontagem de So Schell no Teatro David Linhares em Paracuru, quando já será conhecido o resultado da primeira etapa do ateliê conduzido por Cathérine Legrand. No dia 27, às 21h, a Paracuru Cia de Dança apresenta o espetáculo no Teatro Dragão do Mar em Fortaleza. A Paracuru Cia de Dança, dirigida por Flávio Sampaio, abriu a 7ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, realizada em 2009, ao lado do Ballet de Lorraine, da França, e da São Paulo Companhia de Dança. 
Como prévia da abertura oficial da Bienal de Dança, esta semana, além de Paracuru, haverá atividades em Juazeiro do Norte (Quinta-feira, dia 6, com Cia. Vatá apresentando Cartas do Asilo, às 20 horas no CCBNB, integrando o programa Circula Dança, da Bienal) e em Guaiúba (sábado e domingo, dias 8 e 9, às 18h30 e 19h30, no CESC Portal da Serra. 

COMEÇA NO DIA 16 O HORÁRIO DE VERÃO


      Como nos anos anteriores, começará no próximo dia 16 a Hora de Verão no Brasil. A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, valendo apenas para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
 A justificativa para o novo horário é que, na época,  a demanda de energia no horário de pico é maior entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado.Também,  em razão do calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. 
No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada adiantando a rotina das cidades em uma hora.

A PASSAREDO EM FORTALEZA E JUAZEIRO DO NORTE


A Passaredo Linhas Aéreas, empresa aérea regional,  já está operando em duas cidades do Ceará; Juazeiro do Norte (CE) e Fortaleza (CE), aumentando sua atuação no Nordeste brasileiro. As rotas ligam  as duas cidades entre si e também a mais cinco localidades já atendidas pela empresa. A operação é feita por jatos Embraer ERJ 145 com capacidade para 50 passageiros. 
 A capital cearense e Juazeiro do Norte, um dos maiores pólos econômicos do interior do Estado, agora têm  ligações com as cidades de Salvador (BA), Vitória da Conquista (BA), São Paulo (GRU), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e também entre elas. 
De Fortaleza os voos partem todos os dias para os seis destinos às 6h02. A única exceção é para a cidade de São José do Rio Preto  interior de São Paulo  que a empresa não terá voos operando aos sábados. Já os voos partindo de Juazeiro do Norte com destino a Fortaleza decolam às 23h20, chegando a capital às 00h06 todos os dias da semana. Para Salvador, os voos partem às 7h e de lá segue para Vitória da Conquista e São Paulo e demais conexões.

A ABAV-CE TEM NOVA DIRETORIA


Em reunião realizada no último dia 28,  foi eleita por aclamação a chapa da Diretoria da Abav Ceará -Capacitação e Profissionalismo, que conduzirá a entidade no biênio 2011/2013. 
OS ELEITOS – é a seguinte a composição dos novos poderes da ABAB/CE: Diretoria: Presidente -  Verônica Patricio Gonçalves de Holanda – Ceará Travel; Vice-Presidente -  Colombo Cialdini -  Jordantur; Dir. Secretário - Miguel Maurique  - Fly Tour; Dir. Tesoureiro - – Raimundo Nonato de Oliveira -  Realtur; Dir. Social - Suely Melo -  Panamerica Turismo; Dir. Patrimônio -  Norma Lazar -  Lazartur; Dir. Tur. Receptivo  - João Luis Franco -  Heraltur.
Conselho Fiscal - Amarilio Moreira da Silveira Neto – BRT Operadora;  Carlos Murilo Cruz – Afetur;  Márcia de Freitas Pinheiro e Silva – M3 Turismo.
Suplentes do Conselho Fiscal -  Cely Moreira de Sena – Be Happy Operadora;Vivian Amorim – Fortline Turismo; Alexandre Fábio Gonçalves de Farias – Mãe Rainha Turismo. 
Conselho Junto à  ABAV NACIONAL:  Valmir Rosa Torres – Turisforma; Francisco Edmilson Rodrigues – Portugalia; Francisco Austregésilo R. Lima – Vemattur;Hélida Escóssia C. Rocha – Calypso Turismo
Suplentes do Conselho Junto ABAV NACIONAL - José Ernani Silva – Ernanitur; Antonio José Barbosa – Grandes Viagens;Elida de Sousa  Xavier – Malveira Turismo. 
A posse se dará após o Congresso da ABAN Nacional, que se realizará de 19 a 22 próximos.

ROTA DO SOL SEMANAL 04/10/2011 - ISSUU