Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

CALEIDOSCÓPIO- UMA IDEIA FORA DA REALIDADE POLÍTICA

UMA IDEIA FORA DA REALIDADE POLÍTICA
Que o Brasil atravessa extrema dificuldade política, todos sabemos. O presidente Temer, rejeitado quase cem por cento segunda pesquisa e muito acusado na Operação Lava-Jatos, tem feito de tudo para se manter no poder até completar o mandato herdado da ex-presidente Dilma Russeff. Como trunfo, apresenta uma agenda econômica para tirar o País do atoleiro, com reformas trabalhistas e previdenciária e cortes nos gastos públicos, a primeira já concretizada e as duas últimas ainda em andamento. Foram cortados direitos dos trabalhadores, muitos até com razão, mas no todo prejudicial à classe laboral. Aumento da gasolina e medidas outras para “equilibrar” o déficit fiscal no final do ano. E a população sofrendo as consequências, recaindo o ônus maior na classe média. Justifica Temer que deseja deixar o Brasil em termos de crescimento, com as suas medidas, pouco se importando com a avaliação do povo. O diabo é que é o presidente é o primeiro a não dar exemplo. Para se sustentar no cargo, abriu os cofres e concede benesses para os parlamentares, a fim de conquistar votos capazes de livrá-lo de a Câmara Federal conceder a autorização par ser julgado pelo STF pelas acusações feitas pelo procurador Janot, baseado na delação dos corruptores irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS. Quer dizer, faz jogo duplo no que se refere ao equilíbrio das finanças. E o povo, os trabalhadores e a classe média não aceita a manobra. Na realidade, estamos sofrendo e muito com este jogo do gato e o rato. Em momento como este de apreensão, entendidos em governo e economia têm oferecido sugestões, desprezadas é certo por quem está em cima da carne seca. Aqui vai uma de “Professor Pardal”. Se o Brasil é dirigido pelos Três Poderes, por que o Legislativo e o Judiciário não participam com o Executivo do “esforço” para equilibrar as finanças? Não têm metas para diminuir seus gastos? Em muitos casos, até querem o “buraco” mais fundo, com aumentos para os seus membros acima da inflação. Então, a sugestão surrealista nossa é que, neste grave contexto, se realmente os homens públicos quisessem mesmo tornar o Brasil tão competitivo como os grandes países do mundo, através de uma PEC, deveriam cortar pelo menos pela metade as mordomias de que desfrutam.  Aí não seria preciso aumento de impostos. É dinheiro demais que seria economizado. Dói na alma saber que no Executivo, no Legislativo e no Judiciário as mordomias afrontam a inteligência. Cargos desnecessários, passagens aéreas à vontade, casa, cozinha e roupa lavada, alfaiates, mordomos e motoristas, planos de saúde e remédio, tudo cif.  Para quem já ganha bem, é preciso tudo isto? Portanto, o “sacrifício” de cortar pela metade tanta mordomia certamente só isto bastaria para aliviar enormemente o déficit público. Digamos, porém, que esta ideia considerada de jerico certamente será considerada como coisa de louco, principalmente pelos que estão no andar de cima. 

CLÁSSICOS NA LAGOA - A ORQUESTRA BACHIANA JOVEM DE AQUIRAZ É A ATRAÇÃO

O “Clássicos na Lagoa” apresenta amanhã, 4, a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz. O projeto oferece desde 2016, gratuitamente, concertos de música erudita às margens da Lagoa do Porangabuçu. Esta é a décima apresentação, que acontece sempre ao pôr do sol (17 horas), nas primeiras sextas-feiras do mês. 
A orquestra  foi criada em 2012 por meio de parceria com a Fundação Bachiana de São Paulo e com o apoio do Maestro João Carlos Martins. Constituída por 24 integrantes, entre crianças e adolescentes de Aquiraz, em sua maioria estudantes de escolas públicas, a orquestra desenvolve em seu repertório clássicos internacionais, além de privilegiar compositores brasileiros. Com a regência do maestro Ênio Antunes, o grupo vem se dedicando a uma pesquisa sobre regionalismo na cultura cearense através da música brasileira de concerto.  
CLÁSSICOS NA LAGOA - O projeto Clássicos na Lagoa surgiu de uma iniciativa do Instituto de Ciências Médicas (ICM), em parceria com instituições voltadas para a formação musical – Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e Plataforma Sinfonia do Amanhã – com o objetivo de disseminar cultura e contribuir com a promoção da saúde. O ICM está construindo um hospital de referência em cardiologia no Porangabuçu, que irá oferecer 60% do atendimento voltado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 
TAPERA DAS ARTES - A Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz é um dos projetos da Associação Tapera das Artes, que vem de uma longa história de trabalho dedicado ao desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens oriundos de famílias de baixa renda, através de programas de educação para a arte. Em 1998, centrou suas ações no ensino de pífano para um grupo inicial de crianças e adolescentes, a maior parte filhos de comerciantes, caseiros, pescadores e rendeiras domiciliados nas adjacências do distrito de Tapera. O sucesso do programa possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas e a formação de vários grupos musicais. 
Desde 1983, ano da sua criação, a Associação Tapera das Artes vem se expandindo em diferentes frentes, dentre elas o mapeamento cultural da cidade de Aquiraz, em 2002, que culminou com o registro em livro e filme de todas as manifestações artísticas, religiosas e etnográficas; e o projeto Livres Toques, que atendeu por dois anos 458 jovens e crianças em atividades voltadas para música, lutheria, fotografia, cinema e áudio. O Teatro da Tapera abriga o Festival Internacional 7Sóis e 7Luas, que se constitui em uma rede de intercâmbio cultural, presente em 32 cidades do mundo luso mediterrâneo. No Teatro também se desenvolve o Encontro Mestre e Aprendiz, com uma série de concertos e oficinas pedagógicas envolvendo mestres da música instrumental brasileira, abrindo diálogos riquíssimos com aprendizes de projetos de musicalização do Estado do Ceará.

34º CONGRESSO NACIONAL DA ABRAJET EM ARACAJU

Antonio Jose de Oliveira
Pres Abrajet CE
Eis-nos de retorno ao batente, depois de 30 dias de férias trabalhistas, o que, mesmo não viajando a outros Estados do Brasil, foi possível curtir alguns atrativos turísticos da bela Fortaleza, porém precisando melhorar sua infraestrutura de suporte às atividades desse segmento econômico, gerador de empregos, distribuição de renda, divulgador do potencial turístico de cada município, Estado, sem falar de suas respectivas culturas.
Neste artigo, comentaremos a respeito do 34º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet – a realizar-se, de 15 a 19 de agosto de 2018, na cidade de Aracaju, no Estado de Sergipe. O foco maior do Congresso será a Sustentabilidade de cada região.
Por motivos de ordem particular, não estaremos presente, como presidente da Abrajet-Ceará, ao supracitado evento. Infelizmente, o congresso da Abrajet-Nacional não contará com a presença da delegação do Ceará. Por falar nisso, nossa entidade não apoia a atual diretoria da nacional, a começar pela presidente, jornalista Míriam Petrone, que deseja prorrogar seu mandato, quando 14 associações, de diversos Estados, não aprovam a sua gestão.
Na oportunidade, acrescentamos que, em 2018, em data e local, a serem escolhidos, no atual congresso, haverá eleição, na Abrajet-Nacional, para renovação do seu quadro de dirigentes. Ocorrerá, na verdade, durante a reunião do Conselho Deliberativo Nacional, onde todos os presidentes das seccionais terão voz e voto, um momento de debates acirrados, visto o posicionamento de alguns dirigentes abrajetianos, por quererem perpetuar-se, nos cargos, não sendo, pois, a favor de renovação.
Vale ressaltar, ainda, que as 14 seccionais, dissidentes, conforme exposto acima, formarão, sem dúvida alguma, uma chapa e esperarão o apoio e os votos daqueles que, mesmo pertencendo à atual diretoria da Abrajet-Nacional, discordam, também, da gestão da presidente Míriam Petrone. Para as seccionais, em desacordo, sempre unidas, não medirão esforços, para que haja uma eleição organizada, democrática, pautada nos princípios éticos, na transparência e no profissionalismo. 
Bem, mesmo ficando ausente do 34º Congresso Nacional da Abrajet, torcemos para que tudo ocorra bem e sejam resolvidos problemas gerenciais, inclusive das congêneres, no tocante a quem, de fato e de direito, pode ser considerado sócio efetivo. Agora, em obediência ao estatuto, os sócios efetivos devem ser jornalistas profissionais, não necessariamente sindicalizados, porém com registro de jornalista, nas Delegacias Regionais do Trabalho, em seus Estados, fazendo matérias impressas, radiofônicas, televisas e pelos blogs, com assuntos turísticos, nas denominadas mídias sociais.
Por último, apesar de a Abrajet-Ceará fazer parte das 14 associações, que discordam da gestão da presidente Míriam Petrone, parabenizamos os membros da diretoria executiva Nacional e da Abrajet-Sergipe, além das organizações e dos patrocinadores do congresso, desejando-lhes, antecipadamente, um encontro participativo e produtivo. Com certeza, há necessidade, nos âmbitos local e nacional, de associações de jornalistas de turismo, que sejam atuantes, respeitadas, profissionais em tudo, éticas, transparentes e que se preocupem, não somente em divulgar atrações turísticas, bem como defender os interesses maiores do Turismo, dos que nele militam e da sociedade em geral. É bom que nos lembremos de que Turismo é atividade plural, exige parcerias e tem a obrigação de contribuir para a preservação do Meio Ambiente. 

FESTURIS CRESCE E INOVA

MARTA, UMA DAS 8 MAIS IMPORTANTES  - Marta Rossi, criadora com Silvia Zorzanello do Festuris, foi considerada pela revista Panrotas como uma das oito mais importantes personalidades que fizeram história e continuam contribuindo para o mercado turístico no Brasil, nos últimos 25 anos.
LATAM É A TRANSPORTADORA OFICIAL DO FESTURIS - A festejada companhia aérea brasileira LATAM confirmou aos organizadores do Festival de Turismo de Gramado ter aceito ser a transportadora oficial do evento. Por consequência, a LATAM foi elevada a condição de co-patrocinadora do Festival, o que enriquece ainda mais a realização do 29º capítulo de tão importante acontecimento para o turismo do Brasil.
ITAIPU TAMBÉM PATROCINARÁ -  Quem também confirmou, além de presença no FESTURIS do próximo novembro, ser incluída como patrocinadora foi a ITAIPU binacional, vindo a se constituir, por consequência, em patrocinadora do Espaço Sustentabilidade e Turismo Verde, um dos mais importantes temas incluídos, dentre tantos, na programação do Festival. Sobretudo por ser um tema que a ONU considerou prioritário para a atualidade.
ESPAÇO MIX FESTURIS, UM DESTAQUE - Os mais de 15 mil visitantes que têm presença assegurada no Festuris do próximo Novembro já têm assegurado um mix de produtos que estarão disponíveis no Espaço MICE Festuris. Entre os destaques, estarão incluídos, dentre tantos, os muitos destinos presentes, as diversas companhias aéreas nacionais e internacionais, os muitos Conventions Bureaux, dezenas de hotéis, além dos autênticos protagonistas do mercado corporativo nessa atividade que tem sido o destaque do Festival.
GRUPO TREND RETORNA AO FESTURIS - Depois de se ausentar por dois seguidos anos, o Grupo TREND assegurou que estará de volta ao Festival de Turismo de Gramado. Estará exibindo, por consequência, e colocando a disposição dos participantes, o seu portefólio integrado por mais de 150 mil hotéis em todo o Brasil e no mundo inteiro.
Está incluído em todo o seu acervo igual volume dos mais diversos produtos de lazer, tanto nacionais como internacionais, além de outros setores da atividade turística, tais como a locação de veículos, receptivos, eventos, feiras, bem assim o seguro-viagens.
CLUBE DE COMPRADORES INTENSIFICA NEGÓCIOS -  Um outro setor que vem merecendo destaque em toda a complexidade do FESTURIS é o Clube de Compradores. Esse clube é constituído de uma plataforma que tem por objetivo a potencialização do especial fluxo de negócios durante os três dias do evento. Essa atividade ocorre mediante o agendamento prévio dos diversos encontros que produzem as diversas negociações.
AS MAIORES OPERADORAS ENTRE OS NEGOCIADORES - Essa atividade se produz no momento em que, sobretudo, os tantos empresários que vão em busca de oportunidades, diversificam os seus negócios junto as maiores operadoras de turismo que atuam tanto no Brasil quanto no Mercosul, sobretudo. É gerado, então, o volume expressivo de acordos comerciais.
VÍDEO OFICIAL NA FANPAGE DA FEIRA -  A 29ª edição do Festival de Turismo de Gramado, que estará acontecendo entre os dias 09 a 12 de Novembro próximo, já se encontra a disposição dos interessados na FAN PAGE da feira, identificada por https://www.facebook.com/festuris. É uma produção muiti-língua, em português, inglês e espanhol, portanto. 
FESTURIS SE SUPERA A CADA ANO -  Já na sua 29ª versão, quem o acompanha desde os seus primórdios a 29 anos tem testemunhado que o Festuris vem se reinventando a cada nova edição, num autêntico estado de superação ano a ano. Isto implica, inclusive, que os agentes de viagens estão, na cola desse crescimento, acompanhando tal evolução.
Assim, tem sido o lançamento periódico e diversificado do projeto Embaixador FESTURIS que busca a promoção por todo o país e pelos caminhos internacionais adotados pelo evento. Recentemente, foi lançado igualmente em Santa Catarina, buscando manter viva a chama em toda a comunidade turística brasileira.
SUCESSO NA DIVERSIFICAÇÃO -  Enquanto algumas empresas asseguram presença no Espaço Luxury, que foi uma das muitas inovações do FESTURIS, outras apostam no público LGBTA, com exposição assegurada no Espaço LGBT, um dos setores mais atuais que vem obtendo crescimento expressivo, não apenas no Brasil mas, praticamente, em todo o mundo.
A mudança no formato de suas atuações constitui-se atualmente na aposta de muitos para alcançar a potencialização dos seus negócios. E o Festuris tem acompanhado essa tendência do mercado, estimulando essa procura com inovações alcançadas a cada ano.

ENTRE O AMAZONAS E RORAIMA - UMA CAMINHO DE MUITOS DESTINOS NOS DOIS HEMISFÉRIOS

Da esq. para dir. em sentido horário: Manaus.
Boa Vista, Presidente Figueiredo e Monte Roraima
A  BR-174 liga o hemisfério sul ao hemisfério norte e proporciona ao viajante um roteiro que pode durar 10 dias - o mais longo - saindo de Manaus até chegar a Pacaraima, na divisa com a Venezuela e distante 1.100 km do local de partida, onde fica o ponto de largada das expedições ao Monte Roraima. A viagem pela exuberante floresta tropical passa por diversos atrativos naturais, além de proporcionar experiências culturais e gastronômicas de influência indígena e cabocla. A rodovia, única ligação por terra entre Roraima e o restante do Brasil, ainda cruza a Reserva Indígena Waimiri-Atroari.
Começando por Manaus, maior cidade da região, o visitante pode mesclar história e natureza no roteiro com visita ao Centro Histórico onde fica o icônico Teatro Amazonas e o Mercado Municipal com os aromas e sabores da floresta. O tour fluvial pelo rio Negro leva ao encontro das águas com o Solimões, onde se forma o Amazonas. O passeio inclui o Museu do Seringal, uma comunidade indígena com rituais típicos do Alto Rio Negro e mergulho com os botos cor-de-rosa. Ainda no Amazonas, a rota 174 leva à Presidente Figueiredo, um paraíso natural cheio de trilhas, rios, cachoeiras, cascatas, grutas e pinturas rupestres entre outras atrações da floresta. Os locais mais visitados sãos as cachoeiras Santuário, Iracema Falls, Salto do Ipy e Pedra Furada.
Em  Rorainópolis (RR), na altura do distrito de Nova Colina, onde fica o Marco da Linha do Equador, a Rota 174 cruza a Linha do Equador, que divide os hemisférios Sul e Norte. Uma das opções de pernoite nesse trecho de floresta é no Parque Nacional do Viruá, em barraca de camping, já no município de Caracaraí. O Viruá preserva ecossistemas de grande relevância ecológica e beleza cênica. O ecoturismo é praticado em meio a diversificada vida silvestre do sul de Roraima.
Se o seu destino for a capital, Boa Vista, não se pode deixar de conhecer o Centro Cívico com seus palácios e monumentos e a Orla Taumanan, no Rio Branco, e suas praias. De barco chega-se na outra margem e à Serra Grande, destino de natureza e aventura pertinho da capital.
A BR-174 também leva aos principais roteiros turísticos de Roraima para quem chega por Boa Vista. Um dos destinos é Pacaraima, na divisa com Santa Elena de Uairén, já na Venezuela. Na comunidade de Paraitepuy, avista-se o Monte Roraima. É dessa aldeia venezuelana que partem as expedições de uma semana que sobem o monte para conhecer os atrativos entre o Brasil, Venezuela e Guiana. Outra opção é sobrevoar a região de avião ou helicóptero. Ainda em Pacaraima, é possível visitar a Comunidade Indígena do Bananal para conhecer a cultura e os costumes indígenas. O turismo sustentável é uma das atividades que ajudam o desenvolvimento local.
A serra do Tepequém, ou “Chapéu Grande” para os índios, em Amajari, a 240 km de Boa Vista, é um dos destinos mais visitados de Roraima. O antigo garimpo de diamantes hoje é refúgio de ecoturismo e aventura na Rota 174. O destino de clima ameno conta com restaurantes, pousadas e áreas de camping. Entre outras atividades, os visitantes praticam trekking, ciclismo, rapel e banhos de cachoeiras. Destacam-se o Mirante e a Cachoeira do Paiva, uma das mais bonitas da região. Também faz parte do roteiro, explorar grutas e observar a vida silvestre na imensa área verde, além da paisagem deslumbrante na fronteira do Brasil com a Venezuela. (Com o MTUR.

DECIDIRAM OS ACIONISTAS - O AEROPORTO DE VIRACOPOS (CAMPINAS) É DEVOLVIDO AO GOVERNO

Viracopos
Os acionistas da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior paulista, autorizaram a diretoria a iniciar o processo de devolução para que se faça nova licitação e a concessão seja passada para outro grupo. Até o governo lançar um novo edital de licitação para encontrar outros investidores, a concessionária continua administrando o terminal. A decisão foi tomada no dia 28 último, depois de reunião entre os acionistas em virtude da dívida de R$ 460 milhões relacionada às outorgas devidas ao governo federal.
Em nota, a ABV diz que o processo amigável de licitação busca garantir a adequada continuidade da prestação dos serviços aos usuários. De acordo com a ABV, a concessionária já investiu mais de R$ 3 bilhões no novo terminal de passageiros, que tem capacidade para atender a até 25 milhões de passageiros por ano, tem 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves, um edifício-garagem, três pátios de aeronaves, pistas de taxiamento e uma nova via de acesso ao aeroporto.
Viracopos foi eleito, após a concessão, o melhor aeroporto de passageiros do Brasil por quatro vezes e o segundo melhor aeroporto de carga do mundo.
A ABV informou ainda que Viracopos teve movimentação registrada de 9,3 milhões, o que corresponde a 52% da projeção inicial. “Impactada pelos efeitos da grave crise macroeconômica pela qual o Brasil tem passado, a movimentação de cargas foi de 166 mil toneladas em 2016, ante as 409 mil toneladas projetadas no mesmo estudo, ou seja, 40% do esperado.”
A concessionária informou também que mais um fator contribuinte para a crise foi o impasse em relação às tarifas cobradas para movimentação de carga, que representam quase 60% do faturamento de Viracopos. Segundo as informações, em 2012, houve redução da tarifa para transporte de carga, em regime aduaneiro, de R$ 0,50 para R$ 0,08 por quilo de mercadoria, com reconhecimento posterior e parcial da recomposição financeira.
“Esta e outras alterações unilaterais do contrato de concessão ensejariam o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, que não ocorreu, prejudicando o desempenho financeiro da ABV, mesmo após reiterados pedidos feitos pela concessionária. Desta forma, a solução encontrada foi entrar com o pedido de relicitação”, acrescenta a ABV. (Com Portal Brasil )

CRESCE A DEMANDA POR VOOS DOMÉSTICOS

A demanda doméstica registrou aumento de 1,9% em junho de 2017, quando comparada com o mesmo mês de 2016. Foi a quarta alta do indicador após 19 meses consecutivos em queda. No período, foram transportados 6,9 milhões de passageiros pagos em voos domésticos.
A taxa de aproveitamento dos assentos das aeronaves no mercado doméstico foi de 80,1%, aumentando 2,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.
No mesmo mês, foram transportadas 34.790 toneladas de carga paga e correio no mercado doméstico, o que representou uma queda de 0,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Sobre a demanda internacional das empresas brasileiras, houve aumento de 14,8%, sendo o 9º mês consecutivo de alta.
Gol e Latam permaneceram na liderança no mercado doméstico no primeiro semestre, com participações de mercado da ordem de 35,9% e 32,3%, respectivamente. A Avianca teve a maior variação positiva entre as quatro principais empresas aéreas (15%). (Com o Portal Brasil).

MUSEU DO AMANHÃ INAUGURADA EXPOSIÇÃO “HOLOCAUSTO - TREVAS E LUZ”

Cerca de 6 milhões de pessoas, a maioria judeus, foram perseguidas e aniquiladas pelos nazistas, liderados por Adolf Hitler, em um dos capítulos mais sombrios da história da humanidade, marcado pela intolerância e pelo preconceito de credos e raças. Com o objetivo de despertar a reflexão sobre a importância da convivência pacífica e sobre como queremos viver uns com os outros, respeitando as diferenças, o Museu do Amanhã abriu a exposição 'Holocausto - Trevas e Luz', no  último dia 26, em parceria , em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Museu do Holocausto de Curitiba, uma mostra que reúne peças de época, imagens, cenários e mensagens que nos fazem refletir sobre o futuro que queremos. A exposição ficará aberta ao público até dia 15 de outubro. 
Ao mesmo tempo em que reproduz uma época de grandes dificuldades, a exposição de propõe a destacar a capacidade de superação do ser humano e celebrar a vitória da vida superada perseguição cruel da circunstância em discussão. É desta forma que o segundo módulo homenageia os chamados 'Justos entre as nações', nome dado àqueles que correram riscos para salvar judeus perseguidos durante a Segunda Guerra Mundial.
Por fim, com a exibição de trabalhos e redações feitos por alunos de escolas públicas sobre o tema o Museu do Amanhã estimula a reflexão sobre a importância de se lembrar e revisitar o Holocausto, para evitar que se repita.
Ainda entre os destaques de 'Holocausto – Trevas e Luz' figura um uniforme utilizado em um campo de concentração, cedido pelo Museu Judaico do Rio de Janeiro. A peça pertenceu a Hercz Rosenberg, que veio para o Brasil após a Segunda Guerra. 
Estão expostas ainda obras de arte produzidas pela premiada artista plástica Fayga Ostrower, radicada no Rio de Janeiro, e trechos de depoimentos de sobreviventes do Holocausto coletados pela Fundação Shoah, criada pelo cineasta Steven Spielberg.

A RODOVIA DOS ROMEIROS - A ESTRADA PARQUE DE ITU É UMA MARCO TURISTICO

A Estrada Parque SP-312, também conhecida como Rodovia dos Romeiros, é uma das atrações turísticas de Itu. Inaugurada em maio de 1922 é considerada um marco na implantação da malha rodoviária paulista. Ela se torna encantadora para os turistas, especialmente no período da Semana Santa, quando a forte tradição religiosa das comunidades do interior que, com muita fé e determinação, rumam com charretes, cavalos, bicicletas, motos e a pé com destino ao santuário de Pirapora do Bom Jesus.
A arquitetura das sedes das fazendas de café, as edificações simples, a paisagem e a vegetação da mata Atlântica, ainda existente ao longo do Rio Tiête, já serviram de cenário para mais de 60 filmes. A constante afluência de turistas incentivou o surgimento de diversas áreas de campings, restaurantes, casa de doces e comidas típicas em seu percurso.
TRAÇOS HISTÓRICOS - Este conjunto de características evidenciou a necessidade de transformá-la, em uma Estrada Parque unindo lazer, religiosidade, preservação e cultura. A estrada está inserida na APA- Rio-Tietê, criada por lei, em 1991. A estrada ainda não estava inaugurada quando começou a ser usada para passeios, festividades e piqueniques. 
O destacado político Washington Luís e sua comitiva visitaram a Gruta de Nossa Senhora, perto de Cabreúva, em 18 de fevereiro de 1922, para um piquenique. Logo depois, em maio de 1922, assumiu o governo do Estado de São Paulo e inaugurou a rodovia. Pouco a pouco, a estrada transformou-se em uma imensa área de lazer e ganhou também ares de caminho natural das romarias religiosas a Pirapora do Bom Jesus. Quatro anos depois, Washington Luís assumiu a presidência da República e ficou conhecido com o “slogan” – “governar é abrir estradas”.
O “marco do progresso”, como era apontado pelos romeiros, em uma das paradas para turistas entre Itu e Cabreúva, espelha a industrialização do interior paulista pela obra da Usina de São Pedro, no Rio Tietê. Foi construída em 1911, para gerar energia elétrica para as fábricas de tecelagem e fiação São Pedro e Maria Cândida. Como a usina gerava mais energia que o necessário para as indústrias, com a sobra abastecia todas as fazendas da região e a cidade de Cabreúva.

INOVAÇÃO DIGITAL PARA CNH COM VANTAGENS ADICIONAIS

A demanda doméstica registrou aumento A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), aprovada na terça-feira (25) de julho, em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tem  a versão do documento com o mesmo valor jurídico da impressa, em razão da adequação à Medida Provisória nº 2200-2/2001, mas com vantagens adicionais, oferecendo aos cidadãos mais praticidade, por meio de aplicativo usado em smartphone.
Com esta ferramenta de grande relevância, os motoristas poderão apresentar o documento de porte obrigatório, em formato digital, que poderá ser comprovado pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura do QRCode. Além disso, com esse dispositivo, os agentes de trânsito poderão consultar os dados dos documentos por meio de um aplicativo de celular, que está em fase de testes, que fará a leitura do QRCode, como já é realizado com a CNH impressa. 
Vale destacar que a CNH impressa continua sendo emitida normalmente.
FUNCIONAMENTO - Cadastro - O usuário realiza o cadastro no Portal de Serviços do Denatran e requer o uso de certificado digital, para isso, p acesso deve ser efetuado por um equipamento que permita o uso desse certificado.
Ativação do Cadastro – Será enviado um link para o e-mail informado. Em seguida deverá realizar o login pelo aparelho que deseja ter sua CNH digital.
Segurança – No primeiro acesso, será preciso criar um PIN para armazenar seus documentos com segurança. Inserir o PIN criado para poder visualizar seus documentos.
Exportar – a CNH eletrônica, conferido autenticidade aos dados do documento através da assinatura digital do Denatran. Essa autenticidade pode ser verificada no Assinador Digital.
Bloqueio – Caso necessite bloquear o aparelho para impedir o uso de sua conta e acesso aos seus documentos, deve acessar o Portal de serviços do Denatran com o certificado digital e solicitar o bloqueio.

UMA VIAGEM PLURAL - UM TURISMO PLURAL EM 14 MUNICÍPIOS DO NORDESTE

Parte do Delta do Parnaíba
A emoção de visitar três estados nordestinos pelo litoral, em um único roteiro, leva o turista aos atrativos naturais de três áreas protegidas do Maranhão, Piauí e Ceará
Partindo de São Luis (MA), Fortaleza (CE) ou do novo aeroporto de Jericoacoara (CE), o turista pode explorar as belezas naturais de uma rota cheia de atrativos que passam pelos parques nacionais dos Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, até chegar a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI). O caminho de muita aventura, também proporciona ao visitante experiências gastronômicas e uma vivência cultural em comunidades cercadas por dunas e um estilo de vida peculiar.
O roteiro, apoiado pelo Ministério do Turismo, é ideal para quem busca o turismo de experiência e leva o viajante a percorrer 14 municípios. Começando o roteiro de Barreirinhas conhecido como “Portal dos Lençóis Maranhenses”, o turista se depara com uma extensa área de dunas móveis, repleta de lagoas, onde chega-se em carros tracionados.
Ao pôr-do-sol, as dunas brancas ganham um tom dourado. Margeando os lençóis, o passeio de voadeira pelo rio Preguiças é outra atração para explorar os lenções por outro ângulo com paradas providenciais nos povoados de Vassouras (banho), Mandacaru (farol), e as praias de Caburé e Atins, já na foz do rio. A 1ª etapa dessa tripla emoção também inclui as cidades de Santo Amaro e Paulino Neves ,com muita aventura pelas dunas, praias e lagoas. Na outra extremidade desse paraíso natural está Tutóia com uma extensa praia deserta.
DELTA DO PARNAÍBA - Ainda no Maranhão, Araióses abre o caminho para o Delta do Parnaíba, Área de Proteção Ambiental com dezenas de ilhas, na divisa com o Piauí. O ecoturismo está presente na paisagem exuberante das ilhas, dunas, lagoas e rios propícios para banhos, passeios de barco e atividades como canoagem, caiaque e esportes à vela. Os passeios saem de Ilha Grande e da bucólica e histórica Parnaíba, a “Capital do Delta”. Mais duas cidades litorâneas piauienses integram o roteiro de emoções com as lagoas de Luis Correia; praias primitivas, entre elas, a de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, onde fica o novo “maior cajueiro do mundo”; rios e manguezais que preservam espécies como o Peixe-Boi e o Cavalo-Marinho.
CHAVAL,A PORTA DE ENTRADA - As emoções continuam no Ceará, começando por Chaval e Barroquinha. Em Camocim, o casario colonial enriquece a paisagem natural do rio Coreaú banhando a Ilha do Amor. São 62 Km de praias emolduradas de coqueiros, falésias, manguezais, lagoas e dunas. Um cenário onde predominam a pesca artesanal e atividades esportivas praticadas pelos turistas que desbravam o extremo oeste do litoral cearense.
Cruz e Jericoacoara, onde se chega de jardineira pelas dunas, completam a rota com passeios pelas dunas, Pedra Furada e o relaxante balançar das redes submersas nas lagoas Grande e Paraiso. De quadriciclo, bugue, 4x4 ou a cavalo o turista chega aos principais atrativos e a Tatajuba ou Preá nos extremos de Jericoacoara. Acompanhe o sol se pondo no mar e curta a noite!
O litoral desse trecho da costa do Nordeste é próprio para o surf, windsurfe e kitesurf, entre outros esportes náuticos praticados ao sabor dos ventos, inclusive nas lagoas. O cenário de sol e praia integra a natureza aos prazeres da deliciosa culinária regional. O turista ainda viaja pela fascinante cultura nordestina e pelo artesanato diferenciado dos três estados. São peças de fibras vegetais (buriti, tucun, taboa, coco, carnaúba e sisal), madeira, cerâmica, renda de bilros, bordados, couro, sementes e búzios. Uma viagem instigante e deliciosamente emocionante! (Com o MTUR).

BANDEIRA AZUL - OITO CANDIDATURAS BRASILEIRAS À CERTIFICAÇÃO

Marina Kauai
Cinco praias e três marinas brasileiras podem conquistar na temporada 2017/2018 o direito de manter hasteada a Bandeira Azul, símbolo de um programa internacional que certifica orlas marítimas, fluviais e lacustres ambientalmente sustentáveis em todo o mundo. Reunido na quinta-feira (27/7), no Ministério do Turismo, o júri nacional do projeto confirmou as candidaturas.
No time dos veteranos estão as praias do Tombo, no Guarujá (SP); da Prainha, no Rio de Janeiro (RJ); da Praia Grande, em Governador Celso Ramos (SC); da Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC), e da Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador (BA), além da Marinas Costabella, em Angra dos Reis (RJ); da Marinas Nacionais, no Guarujá, e do Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis. Já a Marina Kauai, de Ubatuba (SP), concorrerá pela primeira vez ao selo.
O título, concedido pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE, na sigla em inglês), certifica lugares que seguem critérios a exemplo de promover educação e gestão ambiental e manter a boa qualidade da água, bem como iniciativas voltadas à preservação da natureza e à responsabilidade social.
A decisão final sobre as candidaturas, a cargo de um júri internacional da FEE, composto por ONGs de 46 países, será anunciada em outubro. O Brasil, único país sul-americano a ter o selo, é a vitrine do programa no continente”.
As bandeiras serão hasteadas no período de 1° de novembro a 15 de dezembro, em datas definidas pelos gestores dos locais agraciados. 
 NOVA MODALIDADE - Pela primeira vez, o programa também reconhecerá embarcações utilizadas para passeios turísticos sustentáveis. Empresas da área devem cumprir requisitos como oferecer educação ambiental e adotar iniciativas de responsabilidade social e de turismo responsável.
A Água Viva Mergulho, que opera no segmento em Florianópolis, foi indicada ao título na categoria pelo júri nacional do Bandeira Azul. (Com o MTUR).

REVELANDO O TURISMO - APLICATIVO PREMIA MELHORES ROTEIROS DO CEARÁ

Praia da Lagoinha - CE
A Wanderpaths é uma startup, criada no ano de 2013, responsável pela plataforma inovadora que surge no território cearense, com visão inédita sobre o mundo dos aplicativos e também do turismo. De posse da informação de que o Estado é um dos destinos mais buscados por turistas, vislumbra torná-lo ainda mais procurado por viajantes de todo o mundo, através do concurso “Revelando o Turismo do Ceará”. 
A ideia nasce para incentivar e aprimorar a produção de roteiros cearenses.. E, neste sentido, serão concedidos prêmios aos três melhores roteiros. Além do trio ganhador, será também premiado, independentemente da pontuação obtida, o roteiro que tiver maior quantidade de visualizações no período de 10 de agosto de 2017 a 10 setembro do mesmo ano. 
A Comissão Julgadora será composta por representantes dos segmentos: Instituto Federal do Ceará - IFCE; Secretaria de Turismo do Estado do Ceará - SETUR; Secretaria de Turismo de Fortaleza - SETFOR; Associação Brasileira de Bacharéis, Profissionais e Estudantes de Turismo - ABBTUR; Fórum de Turismo do Ceará; Secretaria de Turismo de Camocim; Secretaria de Turismo de Jericoacoara e um blogueiro. 
WANDERPANTHS  - A Empresa  busca facilitar viagens, através de diversas ferramentas de pesquisa, filtros e sugestões. O aplicativo Wanderpanths chega para ficar. Isso porque enxerga que o seu potencial está no fornecimento de dados da cidade destino e de rotas, o que assegura de grande importância para viajantes: a praticidade nos passeios, sejam de alguns dias ou até meses. 
Usuários do aplicativo podem criar seus roteiros, com fotos, vídeos e textos recomendando lugares e informando sobre atrações turísticas. Isso implica em dizer que, além de seus próprios roteiros, a plataforma permite que outras pessoas o façam. O Wanderpanths surge, ainda, como uma rede de compartilhamento de imagens e novidades relacionadas a passeios e viagens.

MAIOR QUEIJO MINAS DO MUNDO

Ipanema, no Vale do Rio Doce, comemorou novamente o recorde pela produção do maior queijo minas e maior doce de leite do mundo, durante a 8ª Festa do Queijo, realizada no último fim de semana.
O “queijão” foi auditado na tarde deste sábado por uma equipe do Rank Brasil, o Livro dos Recordes Brasileiro. Antes, a iguaria desfilou em carro aberto com o doce de leite. Um bule gigante com cerca de 1 mil litros de queimadinha, bebida produzida com leite e açúcar queimado, também faz parte da celebração.
O queijo, fabricado pela Laticínio Dois Irmãos, pesou a 1,98 tonelada e garantiu mais uma vez o recorde para Ipanema. Com 1,70 metro de diâmetro e 85 centímetros de altura, foram gastos 21 mil litros de leite. O recorde do ano passado pertencia ao alimento produzido pela Capil, com 1,91 tonelada.
O doce de leite da fábrica Nhá Nair levou cerca de 8 horas para ser produzido, com aproximadamente 1.300 litros de leite e 400 quilos de açúcar. O resultado foi um doce com 608 quilos, contra 508 do ano passado, garantindo mais um troféu para Ipanema. O doce de leite deste ano mede 1,8 metro de largura por 1,84 de comprimento. ( Jornalista Sérgio Moreira – Abrajet/MG).

ROTA DO SOL SEMANAL 03/08/2017 ISSU