Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de julho de 2017

CALEIDOSCÓPIO -CUIDADO COM JERI

CUIDADO COM JERI
Merecidamente, Jericoacoara está na “crista das ondas”. Com poucos anos mostrada para o mundo como um dos destinos brasileiros mais encantadores, foi após a publicação da Washington Post Magazine, parte do jornal Washington Post,  que a linda praia do litoral oeste do Ceará passou a ser frequentada com assiduidade por brasileiros e muito mais estrangeiros. Dalí em diante, a corrida tem sido intensa. O pequeno litoral praiano do município de Jijoca de Jericoacoara, limitado pelo mar, praia exótica e dunas imensas ganhou fama ligeiro. O comércio principalmente de artesanato se expandiu, os meios de hospedagem sofisticados chegaram e uma euforia geral dominou o lugar. Nos dias últimos, com a construção do Aeroporto Comandante Ariston Pessoas nas suas vizinhanças, no município de Cruz, Jericoacoara firmou-se mais  como “um paraíso terrestre” cobiçado. Mais ainda, complementado após a ANAC autorizar que voos charter da CVC, que contratou a Gol, ali chegassem por um ano, conduzindo de São Paulo, semanalmente, cerca de 190 passageiros. A companhia aérea Azul também já pode transportar passageiros, partindo do Recife, com voos regulares semanais, também levando turistas e passageiros outros para Jeri. Outras empresas aéreas como a Gol e a Latam também já estão com planos para ali ter pousos e decolagens frequentes ainda este ano. Não se pode negar que o novo polo Jericoacoara está dando um passo muito largo para se consolidar totalmente como o maior destino turístico não apenas do Ceará como de todo o Nordeste. Para nós isto não é só bom, é ótimo. Mas, há de se ter cuidado com a condução do andor. Se logo de agora não se atentar para a preservação desta joia turística, logo mais tudo se acabará. Será preciso mão de ferro não apenas do governo do Estado como do Instituto Chico Mendes para que, em pouco tempo, o ambiente não se degrade completamente. Já há tempos nota-se que Jericoacoara vem perdendo muito do seu charme por conta da cobiça de empresários, balbúrdia no trânsito e outras coisitas mais. Portanto, a hora de agir é agora. Que pela cobiça não se mate a galinha de ouro. Há anos, aquela mensagem poética de Friedrich Rückert já dizia isto: “O coração tem dois quartos:/ Moram ali sem se ver/ Num a Dor, noutro o Prazer/ Quando o Prazer no seu quarto / Acorda cheio de ardor, / No seu, adormece a Dor.../ Cuidado, Prazer! Cautela, / Canta e ri mais devagar, / Não vá a dor acordar”. Perdoem-me a pieguice, mas o apelo tem um propósito. Como o Arquipélago de Fernando de Noronha, não seria a hora de se limitar o número de turistas que teriam acesso, semanalmente, a Jeri?

COM VOOS REGULARES - NO PRÓXIMO DIA 28, A AZUL ESTREARÁ EM JERICOACOARA

A Azul recebeu aprovação das autoridades brasileiras para realizar voos regulares entre Recife e Jericoacoara a partir do dia 28 de julho e São Paulo (Viracopos) e Jericoacoara a partir de 12 de agosto. Inicialmente, a companhia irá operar duas frequências semanais saindo do Recife e, em agosto, ampliará a oferta para quatro voos semanais, as quartas, sextas, sábados e domingos. De São Paulo (Viracopos), os voos sairão semanalmente, aos sábados. As passagens já estão disponíveis para compra em todos os canais da Azul com tarifas a partir de R$229,80* ou 7.000 pontos TudoAzul.**
A ampla conectividade é um dos diferenciais da nova rota. A partir da capital pernambucana, de São Paulo (Viracopos e Guarulhos) e de Belo Horizonte, Clientes de várias regiões do país e do exterior poderão chegar rapidamente ao novo destino da empresa. Os voos serão cumpridos com o jato Embraer 195, de 118 assentos e com mais de 40 canais de TV SKY ao vivo em telas individuais, além do tradicional serviço de bordo da companhia, com snacks e bebidas à vontade e sem custo adicional. 
As conexões beneficiarão clientes de muitas regiões do Brasil, graças à conectividade da Azul em São Paulo (Viracopos e Guarulhos) e Belo Horizonte, que contam com voos diretos para o Recife, que casarão perfeitamente com conexões para Jericoacoara. Além disso, serão beneficiados também aqueles que partem de Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Salvador e Goiânia, cujos horários de pouso no Recife proporcionarão conexões rápidas para o novo destino da empresa.
O DESTINO – Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, é um vilarejo litorâneo localizado no oeste do Ceará, antigamente dominado por pescadores. O local, considerado paradisíaco pela maioria dos turistas, foi construído entre dunas, em uma região onde o vento refrescante atrai inúmeros praticantes de windsurfe. As ruas são cobertas de areia, sem asfalto, e o mar oferece um tom verde que atrai banhistas a todos os momentos.
A fama de Jericoacoara surgiu em 1994, quando o jornal norte-americano Washington Post incluiu o local como uma das dez mais belas praias do mundo. Hoje em dia, o vilarejo atrai tanto brasileiros quanto estrangeiros, e comumente é colocado por diversos rankings como uma região a ser obrigatoriamente visitada no Brasil

MOBILIDADE NO MUNDO: PROJETO VAMO É RECONHECIDO

A Prefeitura de Fortaleza foi reconhecida pelos esforços na melhoria da modalidade urbana da Cidade. O projeto VAMO (Sistema de Carros Elétricos Compartilhados em Fortaleza) foi indicado como um dos dez mais inovadores projetos do mundo em mobilidade, pelo jornal Gazeta do Povo, de Curitiba.
Escolhido como uma das dez iniciativas positivas adotadas em diversas partes do mundo que estão ajudando a melhorar a mobilidade urbana e que servem de exemplo para outras localidades, o VAMO foi descrito pelo jornal como uma proposta para “promover a mobilidade urbana sustentável por meio de uma rede de compartilhamento de carros elétricos, disponibilizados em Fortaleza (CE)”.
Além do projeto implementado pela Prefeitura de Fortaleza, foram citadas outras ações de sucesso para a mobilidade como os Teleféricos de Medellín, Pedágio urbano em Cingapura, Transantiago no Chile, Rodovia para ciclistas na Alemanha, Sistema BRT em Curitiba, Acessibilidade em Nova York, Semáforos inteligentes em Londres, Estacionamentos gratuitos em Brisbane e o Bilhetagem eletrônica na Região Metropolitana de Curitiba.

HOTELARIA REAGE A AVANÇOS DOS “AIRBNB”

EM SALVADOR GANHA APOIO DE VEREADORES - Em Salvador, está se travando uma batalha entre a hotelaria e a Airbnb, a esta altura os hoteleiros conseguindo a interveniência da Câmara de Vereadores. É que muitos edis estão tentando estabelecer uma regulamentação para as atividades de disponibilização de residências particulares para a hospedagem de visitantes.
A alegação dos hoteleiros tem, em verdade, procedência, sendo um caso semelhante a disputa entre taxistas e a Uber. É que, enquanto aos hotéis é imposta uma carga de tributos considerável, especialmente através do ISS, a Airbnv não pesa qualquer ônus pela prática da hospedagem da clientela, cada vez mais numerosa. 
SIMPLES HOSPEDAGEM OU ALUGUEL? - A alegação dessa prática virtual é que a disponibilização de imóveis de particulares constitui simples aluguel temporário, não caracterizando a prática clássica da hospedagem. Enquanto a hotelaria argumenta que, indiscutivelmente, o que acontece, em verdade é, nada mais nada menos, do que autêntica hospedagem, com o que é provocada a concorrência considerada desleal.
O que a Câmara de Vereadores de Salvador, por alguns dos seus titulares, está se inclinando é para reconhecer que, de fato, a prática da locação dos imóveis particulares não passa de uma disfarçada hospedagem. Acorrendo ao pleito dos hotéis no sentido de que é necessário por um termo nessa concorrência desleal.
TRIBUTAÇÃO JUSTA É O QUE SE PERSEGUE  - Já há um entendimento entre os edis de que uma justa regulamentação deverá fazer incidir, também sobre esse tipo de locação temporária, um tributo a fim de que essa prática esteja compatível com os deveres também da hotelaria. Com isto, satisfar-se-ia a acusação de concorrência desleal.
É que, em verdade, os hotéis padecem das obrigações de atender a tributação que lhes é imposta, a qual chega a alcançar em torno de 20% dos valores de suas diárias. Ônus semelhantes é o que reclamam, para que se imponham a Airbnb, tanto quanto as demais organizações similares, como a Homeaway, a Windu, a House Trip, dentre outras plataformas virtuais.
DISPARATE ENTRE DIÁRIAS DE HOTÉIS E POUSADAS E ALUGUEIS TEMPORÁRIOS - O que, na realidade ocorre, sobretudo, é que o valor dos alugueis temporários estão muito aquém das diárias de hotéis e pousadas. Nunca raro, a disparidade alcança níveis absurdos, tornando-se extremamente inferiores os alugueis comparados as diárias hoteleiras.
Até então, nenhum controle se impunha a essa costumeira, e cada vez maior, prática. Pesquisas têm revelado que esse uso tem crescido consideravelmente, inclusive e até com o hábito de disponibilização, por residências, de simples cômodos, embora todo o imóvel seja, em verdade, ocupado pelos seus proprietários.
O CONTRAPÉ DOS ACUSADOS -  No confronto as alegações e argumentos dos hotéis e pousadas encontra-se a sustentação dos locadores de imóveis no sentido de que o Brasil já possuiria regulamentação destinada a tributar a locação por temporada. Com essa assertiva, seria mesmo desnecessária a iniciativa dos vereadores soteropolitanos.
De acordo com informações dos órgãos competentes, somente em Salvador já se contabilizam cerca de mais de três mil imóveis cadastrados para o fim de locação temporária. Sobre essa prática, os interessados igualmente alegam que os proprietários dos imóveis alocados já são tributados, uma vez que a renda decorrente das locações é obrigada a ser declarada ao Imposto de Renda. O que não invalida os argumentos da hotelaria, porquanto, além dos tributos específicos da sua atividade, igualmente as empresas hoteleiras são obrigadas a declarar tal rendimento ao Imposto de Renda.
A REALIDADE EM OUTROS PAÍSES - Essa momentosa questão preocupa, igualmente, a outros países. A exemplo da França, em que Paris impõe limitação do máximo de 120 dias para que um imóvel possa ser alocado temporariamente, por ano. Outro ônus imposto é o registro especial dessas propriedades destinadas a locação provisória, como ocorre nas cidades de são Francisco e de Berlim (Estados Unidos e Alemanha). O não cumprimento de todas essas obrigações pode conduzir os infratores a altas multas.
No caso específico de Salvador, o mais crucial é que a sua hotelaria vem padecendo de uma queda vertiginosa de ocupação. Esse detalhe ainda mais agrava o descompasso com a concorrência desleal dos alugueis temporários.

SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O BEM-ESTAR DE TODOS

Antonio José de Oliveira
Pres Abrajet - CE
Estamos de férias e dissemos que somente voltaríamos a ocupar este espaço a partir de agosto vindouro. Entretanto, visitando alguns ambientes turísticos, temos observações a fazer, tudo em prol do desenvolvimento sustentável deste segmento econômico. Vamos lá: é preciso tratar bem, ou seja, com educação, presteza nas informações, solicitadas pelos turistas, nada de grosserias, de exploração aos bolsos daqueles que se dispuseram a passar os dias de folga escolar ou trabalhista, em Fortaleza, e em outras cidades interioranas.
Da nossa parte, a preocupação a população local e com os visitantes, torcendo para que não haja violência física, assaltos, acidentes de trânsito, quando irresponsáveis, dirigindo carros, motos, bicicletas, estando embriagados, provocam graves acidentes nesse período do ano. Gente, curtamos as férias, porém com responsabilidade e respeito ao próximo. É bom que todos nos lembremos de que a liberdade individual termina, quando começa a da outra pessoa.
Outra observação nossa é no tocante às ruas e avenidas da periferia ainda  esburacadas fruto de serviços mal executados e que a fiscalização é precária, fato lamentável. O confrade e abrajetiano José Rangel, em seu Blog, sempre está a fotografar e a mostrar, no Facebook, lixo exposto, águas fétidas, empoçadas em ruas e avenidas de Fortaleza, inclusive nos ditos corredores turísticos. É, a nosso exemplo, sem falsa modéstia, um profissional de imprensa a desejar uma Fortaleza limpa, bem iluminada, com asfalto e calçamentos consertados, praças bem zeladas, monumentos sem pichações, a presença constante de policiais, incluindo os guardas municipais, proporcionando segurança, diuturnamente, à população fortalezense e aos turistas.
Fazemos observação, também, referente ao aumento dos preços de alimentos, não somente nos supermercados e shoppings, mas também em restaurantes, bares e congêneres, espalhados pela cidade. Se passarmos para o lado da venda de peças artesanais, em suas diversas variedades, acontecem também exploração pecuniária. Quem frequenta a Praia do Futuro, sobretudo as barracas sofisticadas, com parques aquáticos, reclama dos preços elevados de alguns alimentos, nesta alta estação, e não é novidade essa cobrança, pois alguns pensam que turista tem dinheiro de sobra e tem-se de aproveitar a época das vacas gordas. Errado, não é, gente!
Bem! Aproxima-se a maior festa das férias de julho, isto é, o famoso Fortal. Para os foliões, digamos, de ambos os sexos, são dias de muita diversão, de bebedeira e de curtição. É bom lembrar que, nesse período de total descontração, quando parece ninguém ser de ninguém, a exemplo da folia momina, tudo não é permitido, haja vista ter de se respeitar as regras da boa convivência, inclusive com os que não participam do Fortal, que, há muitos anos, se tornou um chamariz para turistas, de diversos recantos do Brasil, que vêm à “Loira Desposada do Sol” divertir-se e desfrutar do que há de belo, agradável e útil por aqui. Muito juízo, gente! É maravilhoso curtir o final das férias com festividades, porém com responsabilidade.
Por último, concordamos com os desabafos dos confrades e amigos, José Rangel e Edgony Bezerra, quando constatam, no dia a dia, problemas, na infraestrutura de suporte a esse segmento econômico, que pode denegrir a imagem da Fortaleza/Turística, a “Loira Desposada do Sol”, segundo a denominou o falecido, há anos, o poeta cearense Paula Nei numa de suas poesias à terra-natal. Mas, mesmo com mazelas à vista, Fortaleza, neste mês de julho, recebe considerado número de visitantes, inclusive as cidades interioranas, localizadas nos sertões, serras e litorais, estas últimas muito procuradas pelos atrativos do Sol, mares de águas tépidas, barracas com deliciosos caranguejos, peixes cozidos e fritos, comidas típicas, água de coco, mariscadas, nas barracas da orla marítima, tendo ainda a badalação de conjuntos musicais, animação em alguns clubes sociais, em hotéis, bares, restaurantes e outros ambientes públicos.

DIVERTIMENTOS SAUDÁVEIS - PARQUES TEMÁTICOS SÃO OPÇÃO DE LAZER NAS FÉRIAS

PARQUE TERRA MÁGICA FLORYBAL (RS)
Durante todo o ano, principalmente nos períodos de férias escolares como o que   estamos vivendo, os parques temáticos com suas variadas opções de lazer são sem dúvida os melhores destinos. O local e o roteiro depende da preferência de cada pessoa.  Como sugestão, aponta-se os seguintes, todos já consagrados:
BEACH PARK (CE) – Junte praia, sol e parque de diversão. O destino será Aquiraz, onde fica o Beach Park. A estrutura do lugar oferece entretenimento ao estilo tropical para os amantes de adrenalina ou para aqueles que querem relaxar. Os brinquedos são divididos em “família”, “moderados” e “radicais” e o visitante pode escolher uma das 18 atrações nas piscinas ou aproveitar a praia, aproveitando os serviços especiais oferecidos. A estrutura do local é completa e proporciona também restaurante e estadia.
HOT BEACH (SP) – A novidade de parque com águas termais está em Olímpia. Inaugurado mês passado, o Hot Beach traz ao visitante piscinas aquecidas e uma simulação de águas com ondas, areias e coqueiros. No local há um rio onde os turistas aproveitam para descer as correntezas numa boia. Não há necessidade de buscar estadia fora do parque, pois os resorts dentro dele oferecem spa, massagens, saunas, academia e espaço kids.
PARQUE TERRA MÁGICA FLORYBAL (RS) – Em Canela está o parque que proporciona aos visitantes uma experiência mágica. Duendes, monstros, centauros e gigantes, personagens comuns nas histórias infantis, ganham vida por meio de grandes bonecos e brinquedos. Em outra área do parque, dinossauros, índios e felinos atraem os turistas. A programação inclui ainda: peças de teatro, cinema 7D e até uma visita à mini fazenda de cacau dentro do parque.
BETO CARRERO WORLD (SC) – Localizado na cidade de Penha, o Beto Carrero World oferece mais de 100 atrações de diversão e adrenalina que divertem turistas de todas as idades. Considerado o mais completo parque da América Latina, o local tem shows, zoológico, brinquedos temáticos de animações internacionais e uma queima de fogos que encanta quem visita o parque. Tanto que acaba de ser eleito pelo site Tripadvisor, pelo quarto ano seguido, o melhor parque temático da América do Sul e o sétimo do mundo. Os mais aventureiros podem se divertir na montanha-russa FireWhip, ou passeios em teleférico.
MIRABILÂNDIA (PE) – Se você mora ou vai visitar o Nordeste, aproveite para levar as crianças no terceiro maior parque do país em quantidade de atrações: 29. Ele está Olinda desde 2002 e atende um público de todas as idades. Mas os brinquedos de terror e radicais são os mais procurados por adolescentes e adultos. Além delas, o parque tem brinquedos voltados para a família toda e, claro, atrações específicas para as crianças.
HOT PARK (GO) – No cerrado não tem praia, mas tem água quentinha. Dentro do Hot Park, em Rio Quente, as nascentes são aquecidas pela natureza e marcam temperatura de 37,5ºC o ano todo. Além de atrações nas piscinas, o visitante pode participar da ecopesca, fazer tirolesa, escalada ou dar um mergulho em águas cristalinas em um lago com 9 mil m². Para as crianças, o HotBum, com oito toboáguas, é o item que vai deixar as férias muito mais legais.
WET'N'WILD (SP) – Prepare o traje de banho! Seguindo a linha da diversão molhada está o parque Wet'n'Wild, em Itupeva. O local tem capacidade para receber 12 mil visitantes por dia e oferece 25 atrações aquáticas. Por lá, o turista pode praticar um rally aquático (tobogã com altura de um prédio de seis andares) ou o FunLake, para poder andar de pedalinho e caiaque. Quer mais aventura?  Experimente o Vortex e desça 24 metros dentro de uma boia. Arvorismo e tirolesa também estão inclusos nas diversões. (Com o MTUR).

PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE - RECONHECIMENTO E DISSEMINAÇÃO DA ATIVIDADE TURÍSTICA

Reconhecer os benefícios de práticas sustentáveis na atividade turística é um dos objetivos do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, realizado pela Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo. A premiação tem como objetivo reconhecer e disseminar as boas práticas no turismo e as inscrições para a edição 2017 podem ser feitas até 1º de setembro.
Os candidatos devem inscrever propostas que tornem o a atividade turística cada vez mais responsável, levando em consideração os aspectos sociais, econômicos e ambientais. São reconhecidos como negócios sustentáveis no turismo aqueles que geram, além de lucro para a empresa, benefícios para a sociedade, reduzem o impacto ambiental e atingem relevância social.
Poderão concorrer à premiação deste ano os associados Braztoa como operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados. Na categoria agências de viagem concorrem ao prêmio as empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final. Os meios de hospedagem podem disputar a premiação em duas categorias: hotéis, pousadas e demais serviços de hospedagem; e resorts, que terão avaliação exclusiva a partir desta edição.
Também podem se candidatar ao prêmio de sustentabilidade os parceiros do turismo, como operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações, organizações governamentais e do terceiro setor.
Iniciativas submetidas por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior entram na disputa na categoria projetos inovadores. A premiação de cada categoria inclui troféu, inserção no Mapa de Iniciativas Sustentáveis  e ampla divulgação. A proposta mais pontuada entre todas as categorias receberá premiação adicional, além do troféu Prêmio Top Sustentabilidade e uma pós-graduação a distância sobre Inovação e sustentabilidade.
MAPA INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS - Todas as inciativas de turismo sustentável, premiadas no concurso Braztoa, desde a primeira edição, podem ser visualizadas no Mapa do Turismo Sustentável lançado em agosto do ano passado durante os Jogos Olímpicos – Rio 2016. 
O vídeo, produzido anualmente pelo Ministério do Turismo, é mais um benefício oferecido ao ganhador que se destaca entre as categorias do Prêmio. (Com o MTUR).

É RECONHECIDA COMO OCUPAÇÃO A BAIANA DO ACARAJÉ

As baianas de acarajé foram incluídas, oficialmente, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Com a inclusão, as baianas de acarajé passam a assumir a identidade profissional ao realizar cadastros formais para tirar documentos como RG e passaporte, ou se cadastrar como microempreendedor individual. Outro benefício é ter o reconhecimento dos acidentes e doenças que podem ocorrer em decorrência das atividades laborais.
A inclusão também facilitará a criação de cursos de especialização para essas profissionais. De acordo com estimativa da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo da Bahia (Abam), essa inclusão beneficiará cerca de 3,5 mil profissionais apenas na capital baiana.
Desde 2005, as baianas são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan. “Para nós, é uma satisfação e alegria anunciar, formalmente, depois de todos os esforços realizados pelo governo federal, o reconhecimento oficial da atividade das baianas de acarajé, promovendo a dignidade do trabalho desempenhado por essas mulheres e homens há anos", disse o secretário executivo do Ministério do Trabalho, Antônio Correia. 
PATRIMÔNIO CULTURAL - As baianas de acarajé foram inscritas no Livro dos Saberes em 2005. A profissão é considerada uma prática tradicional de produção e venda, em tabuleiro, das chamadas comidas de baiana, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás, amplamente disseminadas na cidade de Salvador, Bahia.
Dentre as comidas de baiana destaca-se o acarajé, bolinho de feijão fradinho preparado de maneira artesanal, na qual o feijão é moído em um pilão de pedra (pedra de acarajé), temperado e posteriormente frito no azeite de dendê fervente.
HISTÓRIA - Na história, a baiana do acarajé existe há 300 anos, quando mulheres escravizadas tinham permissão para levar o tabuleiro para as ruas, vender o produto e, com isso, comprar a liberdade. 
“A baiana do acarajé é a primeira mulher empreendedora da nossa história”, destaca Rita Santos, coordenadora nacional da Associação Nacional das Baianas do Acarajé (ABAM). Hoje, além das 3.500 baianas registradas na cidade de Salvador, existem, oficialmente, representantes em 21 estados brasileiros e cinco países. (Com o Portal Brasil).

FESTIVAL FARTURA - EM SÃO PAULO, A GASTRONOMIA DO CEARÁ É DESTAQUE

O Festival Fatura acontece amanhã e domingo, no Jockey Club de São Paulo. Além de culinária, o projeto Bodega Ceará leva rotas turísticas e artesanatos típicos do Estado 
Baião de dois, arraia, camarão, panelada. Além destas delícias, outras comidas e temperos típicos da cozinha cearense serão protagonistas no Festival Fartura — Comidas do Brasil, realizado no Jockey Club de São Paulo amanhã sábado e domingo. Com o projeto Bodega Ceará, do Governo do Ceará, os visitantes no evento poderão se aproximar das culturas gastronômica e artesanal peculiares da Terra da Luz.  
 “O conceito do Bodega vai além de cozinhar, preparar pratos inspirados na gastronomia cearense. Vamos levar, também, exemplares de artesanato e da produção de pequenos produtores do Estado”, explica o articulador de gastronomia no Governo do Ceará, João Luiz Lima. Em São Paulo para organizar o stand, ele interpreta o projeto como um encontro. “Vamos mostrar o que temos mais próximo de uma bodega, onde se tem produtos, comidas, encontros. É um pouco de tudo”, lista. 
O articulador também alerta que os produtos não estarão somente para exposição. “A Central de Artesanato do Ceará (Ceart) está entrando com uma seleção de peças que fazem parte da indumentária de gastronomia do Ceará, com panelas de barro, pratos e adereços de mesa, que estarão disponíveis para a venda”. A linha de artefatos no stand cearense vai valorizar, principalmente, peças características de Jericoacoara, praia do Litoral Oeste que recebeu em junho último novo aeroporto, com voos diretos de São Paulo. 
Cozinha e turismo - A Bodega Ceará, com apoio do sistema S, por meio do Senac e Sebrae, vai divulgar, no evento, produtos catalogados no projeto do Saberes e Sabores, do Senac. Os ingredientes poderão ser usados durante aulas práticas de gastronomia com chefs da instituição. Além disso, o espaço vai divulgar rotas e passeios turísticos pelo estado cearense, fomentados pelo Sebrae.
O Festival Fartura vai acolher mais de 80 atrações gastronômicas, com chefs e produtores dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Cerca de 25 atrações culturais vão dialogar com as degustações e outros atrativos do festival. 
 De acordo com João Luiz Lima, as comidas e os temperos cearenses também estarão em evidência no próprio Estado. Na Capital, nos dias 25 e 26 de novembro, será realizado o Fartura Fortaleza, no Iate Clube. 

VIRACOPOS E CUMBICA - ESTÃO MAIS CARAS AS TARIFAS AEROPORTUÁRIAS

Cumbica
A ANAC anunciou o reajuste das tarifas aeroportuárias dos aeroportos internacionais de Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas. Para o embarque de passageiro em voo doméstico, em Guarulhos, o aumento será de 3,1573% com tarifa máxima de R$ 29,53 e, em Viracopos, de 1,0924%, e tarifa máxima de R$ 27,97. A cobrança com os novos valores só entra em vigor 30 dias após a divulgação pelas concessionárias.
No caso das viagens internacionais, o valor passará de R$ 113,37 para R$ 114,97, em Guarulhos, e de R$ 111,66 para R$ 112,19, em Viracopos. Nestes casos, tem o adicional de US$ 18, referente ao Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), com valor atual de R$ 62,70.
As tarifas de armazenagem e capatazia de cargas de ambos os aeroportos ficarão 2,9986% mais caras. Os reajustes têm por base de cálculo a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), no período de 2016 e junho de 2017.
Essas tarifas são pagas à concessionária pelas companhias aéreas, pelo operador da aeronave ou pelo passageiro como forma de custeio dos procedimentos de embarque, conexão, pouso, permanência, armazenagem e capatazia dentro dos aeroportos.

COMEÇA HOJE A MAIOR MICARETA DO BRASIL - ATÉ A MADRUGADA DA 2ª FEIRA, O FORTAL TOMA CONTA DA CIDADE

A partir da noite de hoje e até a madrugada da próxima segunda feira, a alegria é garantida durante os quatro dias de festa de um dos maiores eventos de música do Brasil. O Fortal 2017 certamente irá tomar conta da cidade, apresentando muitas novidades, além de grandes nomes do cenário nacional. Em sua 26ª edição, o Fortal traz mega estrutura, transformando Fortaleza na capital do entretenimento entre os dias 20 a 23 de julho.
As novidades na Cidade Fortal começarão a partir desta primeira noitada, com os trios elétricos comandados pelas estrelas do Axé, Sertanejo, Forró e até do Funk! 
Hoje, 20, quem se apresenta é o Pirraça, animado pela dupla Jorge e Mateus; o Vumbora, com o aguardado encontro de trios de Bell Marques e os filhos, Rafa e Pipo; e o Bagunça, bloco que estreia nesta edição e, promete surpreender o público com o agito de MC Kevinho, embalado pelo hit “Olha a Explosão”, e o swing do grupo É o Tchan. 
Na noitada de amanhã apresentam-se três “feras” do Carnaval baiano: a bagunceira Claudia Leitte é sinônimo de energia positiva no Largadinho; o astral contagiante de Saulo agita o primeiro dia do bloco Eh Loco; e a folia inconfundível de Bell Marques conduz uma legião de fãs no Siriguella. 
No terceiro dia do evento, sábado, o clima de Fortal acontece mais cedo,  com a Feijoada do Siriguella, com o agito do bloco transformando o bosque do Marina Park Hotel em um badalado esquenta para a festa. Enquanto isto,  no corredor da folia começa  o agito do Trio Shin Folia, abrindo a noite que será regada a muita mistura de ritmos e por mais um encontro de trios. O esperado Me Abraça, levará o axé único de Durval Lélys em duas voltas pelo circuito e encontrando o trio da Banda Eva, que conduz a terceira volta do bloco. A noite tem ainda Bell Marques, anfitrião do Siriguella, mantendo o pique em sua terceira apresentação; e traz também o carisma e a irreverência da dupla Simone e Simaria e do cantor Gabriel Diniz, cada atração comandando uma volta do bloco Eh Loco. 
No encerramento da maior micareta do Brasil, no domingo (23), o corredor da folia se despede do público com a cantora Ivete Sangalo levantando a poeira e fazendo todo mundo sair do chão no bloco Coruja.  Wesley Safadão agitará os milhares de foliões de sua terra natal com o Vai Safadão.   Bell Marques encerrará a tradicional e animada maratona de shows do Siriguella.

NO CONDOMÍNIO ESPIRITUAL UIRAPURU - O FESTIVAL HALLELUYA ATRAI MILHARES DE CATÓLICOS

Na missa de abertura
Em clima de grande alegria e fraternidade, ontem, à noite, no Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza, , começou o  Festival Halleluya, vitorioso evento da Comunidade Católica  Shalom, este ano na sua 35ª edição 
Como nas edições passadas, milhares de pessoas estiveram presentes nesta primeira noitada do Halleluya, repetindo o desejo de tornar visíveis e concretas sua fé  cristã,   que por certo tomará conta do ambiente durante os cinco dias do evento, nas mais diversas atrações.  As manifestações exaltarão, também,  a presença Shalom nos vários continentes, cumprindo missionária ação. 
Rosa de Saron, Missionário Shalom, Adriana Arydes, Naldo José e Pe. Fábio de Melo são algumas das atrações do palco principal do Festival Halleluya. 
O Festival Halleluya tem um espaço exclusivo para quem quer aproveitar o melhor dos mais de 20 shows que acontecerão no palco principal do evento. 
SEGURANÇA E MOBILIDADE - Nos cinco dias do evento, segurança e mobilidade são tratadas também coo prioridades. 
Afim de proporcionar mais conforto e agilidade na entrada do evento e para atender a demanda que a cada ano aumenta a organização do Festival, em parceria com a AMC, abriu mais uma entrada de acesso para veículos (estacionamento). será na Av. Alberto Craveiro, porém, na altura da Escola Municipal Odilon Braveza.
A Polícia Militar montou um esquema de segurança especial para este ano, com um efetivo de 225 policiais militares (a pé), 122 (efetivo motorizado), 20 policiais montados a cavalo, 26 viaturas e 30 PMs de motocicletas. Já a Polícia Civil, conta com um reforço na Delegacia do 16º Distrito Policial.  
Corpo de Bombeiros 
Os Bombeiros agirão na fiscalização dos sistemas de segurança contra incêndio e pânico; coordenação das ações de prevenção local; atendimentos de primeiros socorros; prevenção e combate a incêndio e realização de resgate e salvamento. 
Cerca de 30 agentes atuam na vigilância e no apoio de ocorrências, como no caso de crianças que venham a se perder dos pais. Onde receberão o apoio para encontrá-los e tranquilizar pais e crianças nestes casos.
Para atender à população que opta por utilizar o transporte público para se deslocar ao Festival haverá 115 carros reservas, que farão ligações diretas entre 06 terminais de integração (Parangaba/ Antônio Bezerra/ Lagoa/ Papicu/ Siqueira/ Messejana). Os veículos extras irão completar a frota de 14 linhas de ônibus com destino ao CEU em dias normais. São 119 veículos dias úteis, 75 no sábado e 55 no domingo. 
Festival Halleluya
PROGRAMAÇÃO DOS SHOWS - A programação da maratona de shows do Festival Halleluya 2017 será a seguinte: 
Hoje: Adoração e Vida, Banda Regina Pacis, Dunga, Eliana Ribeiro amanhã(21 de julho): Pe. Fábio de Melo, Dominus, Davidson Silva, Ana Gabriela, Irmã Kelly PatríciaSábado (22 de julho): Missionário Shalom, André Leite e ID2, Naldo José, Cosme, Suely Façanha. Domingo (23 de julho): Rosa de Saron, Anjos de Resgate, Diego Fernandes

NO CENTRO DRAGÃO DO MAR - HOJE, A ABERTURA 2º FESTIVAL DE MÚSICA DA JUVENTUDE

A Coordenadoria de Juventude, da  Prefeitura de Fortaleza,  promoverá a abertura do 2º Festival de Música da Juventude, hoje,  às 20h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O show de abertura, denominado “A Nova Geração da Música Cearense”, é aberto ao público e contará com a apresentação de participantes da primeira edição do evento.
Os grupos, Indiada Buena, Nafandus, Projeto Acordes, Felipe Lustosa e Original Rap Cearense apresentarão um conjunto de músicas autorais, além de um repertório de compositores cearenses. A direção musical é do guitarrista, violonista e produtor musical, Mimi Rocha.
Na ocasião, também será realizada uma reunião com os participantes das 36 bandas selecionadas no festival deste ano, que tem como premiação o valor de R$ 10.000,00 para o 1º colocado; R$ 7.000,00, para o segundo;  e 5.000,00 para o terceiro lugar e troféus. Serão realizadas seis etapas. A primeira está marcada para o dia 30 de julho e a grande final acontecerá no dia 07 de outubro.
O festival, que tem como objetivo contribuir ainda mais na construção e aprimoramento da narrativa musical local, também vai colaborar com a formação dos jovens por meio da promoção de cursos e oficinas voltadas para temas específicos do segmento da música.
As oficinas de harmonia, canto, rítmica e prática de grupo serão ministradas em parceria com o Instituto Future nos dias 19, 20, 21, 25 e 26 de julho, de 8h às 12h, no Cuca Mondubim.

PROMOÇÃO DA SETUR/CE - ATRATIVOS DO CEARÁ EM ROADSHOW PELO BRASIL

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) deu início na terça-feira, 11/07, em Curitiba (PR), à sua participação no Roadshow M&E Nacional. Organizado pela revista Mercado & Eventos, o roadshow esteve na quinta-feira (13)  no Rio de Janeiro e ao longo do ano passará por Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. Cerca de 100 agentes de viagens participaram da primeira etapa do evento, que levou aos profissionais um guia completo do Ceará.
Os participantes puderam ver uma apresentação dinâmica e participativa sobre os principais destinos do Estado. “O segmento Sol e Praia é o carro chefe para fomentar a emissão de turistas da região Sul. Mas temos muitas opções, uma diversidade multicultural e uma pluralidade de paisagens, que serão passadas a todos os agentes que participarem do roadshow”, destaca Livia Rolim, coordenadora de Marketing da Setur.
“É uma oportunidade de os agentes de viagens do Brasil conhecerem todas as paisagens do Ceará num único lugar. Entre Litoral Leste e Oeste, passamos por Canoa Quebrada, Lagoinha, Águas Belas, Beach Park, Morro Branco e Jericoacoara. E Jeri hoje está no foco do mercado por causa da inauguração do aeroporto regional. Mas além das praias, temos também as serras, o Cariri, a nossa gastronomia, o nosso artesanato”, completa Éverton Silva, que também representou a Setur

EM DIA COM O FESTURIS 20/07/2017


ITAIPU ASSINA O ESPAÇO SUSTENTABILIDADE E TURISMO VERDE DO FESTURIS 2017 - A ONU proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Durante o FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, algumas ações darão destaque a este tema.
E a primeira grande notícia é a confirmação de que Itaipu Binacional renova a parceria e o patrocínio do Espaço Sustentabilidade e Turismo Verde da feira.
A participação foi confirmada em Foz do Iguaçu por Alexandre Teixeira, assessor especial do diretor geral brasileiro da Binacional Itaipu.
O complexo, mantido pela hidrelétrica, é referência neste tema com ações voltadas à Sustentabilidade, valorização e potencialização do Turismo Verde e possui atrativos de relevância internacional como a Visita Panorâmica, o Circuito Especial pelo interior da usina, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista.
“Este aval para a feira de negócios é fundamental pois a assinatura de um projeto que se destaca internacionalmente, como a Itaipu, serve de exemplo para todas as ações que buscamos potencializar neste nicho”, destaca Marta Rossi, CEO do FESTURIS.
Para o diretor da feira internacional, Eduardo Zorzanelllo, “Itaipu é um case de sucesso internacional e a cada ano investe mais em ações que promovem a sustentabilidade e potencializam o crescimento do turismo verde e sustentável”.
O espaço - Buscando a disseminação destes, e de outros valores, o FESTURIS Gramado criou o Espaço Sustentabilidade e Turismo Verde, uma área na feira onde se aproxima compradores e fornecedores do setor, fomentando a discussão e geração de negócios há 15 anos.
Neste espaço os expositores podem conversar entre si e também receber o trade em geral, agentes e profissionais interessados neste segmento. Assim, a oportunidade de negócios é potencializada e o networking aumenta.
Marcas e destinos interessados em ser expositor deste espaço podem entrar em contato com o Núcleo Comercial do FESTURIS, pelo telefone: (54) 3286- 3313.
Ano Internacional do Turismo Sustentável - A Organização das Nações Unidas proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em reconhecimento ao grande potencial da indústria do turismo, que responde por cerca de 10% da atividade econômica mundial, para contribuir para a luta contra a pobreza e promover a compreensão mútua e o diálogo intercultural, temas centrais da missão da UNESCO.
Em sua proclamação do Ano Internacional, a ONU declarou: “Promover mais entendimento entre os povos de todos os lugares, o que leva a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo dessa forma para fortalecer a paz no mundo”.
LATAM: TRANSPORTADORA AÉREA OFICIAL DO FESTURIS TERÁ NOVO FORMATO DE PARTICIPAÇÃO - A cia aérea muda seu formato de participação para este ano e entra como patrocinadora do Congresso FESTURIS, que ocorre no Palácio dos Festivais, além de trazer para o evento um palestrante de renome nacional que fará parte da grade temática (o nome ainda não foi definido). O Congresso FESTURIS será realizado no Palácio dos Festivais, nas manhãs dos dias 10 e 11 de novembro, das 8h30 às 12 horas.
Outra novidade é que a Latam assinará alguns espaços da feira como o portal de interligação entre os dois pavilhões e a Sala de Coletivas no Serra Park.
A feira de negócios ocorre no Serra Park, em um espaço de cerca de 22 mil metros quadrados. A feira reunirá cerca de 2.500 marcas e 14 mil pessoas nos dias 10 e 11 de novembro no período da tarde, das 14 às 19 horas.
“O FESTURIS terá uma edição que, em 2017, vai superar todas as expectativas. Estamos trabalhando para isso. Ao entrarmos para o ano 30 a feira, estamos nos renovando e vamos oferecer aos participantes e profissionais muitas possibilidades de negócios e conhecimento, agregando valor e apontando tendências”, destaca Marta Rossi, CEO do FESTURIS Gramado.
Segundo ela, “a feira terá dezenas de destinos e marcas estreantes que se juntarão aos tradicionais expositores de grande peso que temos. É o resultado de um intenso trabalho de captação. Além disso, a parceria com as entidades, e a garantia da participação de profissionais do trade de todo o país, fazem com que nossa motivação só aumente.”

ROTA DO SOL SEMANAL 20/07/2017 - ISSUU

CATUSSABA - USE DAY