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sexta-feira, 26 de abril de 2019

CALEIDOSCÓPIO 26/04/2019

AVIANCA – Como é sabido, a Avianca Brasil está em fase de recuperação judicial desde o final do ano passado. É notório que o problema da empresa vem ocasianando grande repercussão em todos os estados nos quais operava ou ainda hoje opera, pois tem impacto direto não apenas em pessoas, mas sobretudo nas economias regionais. Juazeiro do Norte, cidade nordestina em que a Avianca tinha quatro voos semanais, com o cancelamento das operações,  está sendo alvo das drásticas consequências do que está ocorrendo. Elo central da movimentação  aérea de todo o Cariri cearense e de municípios  da sua área de influência nos estados de Pernambuco, Paraíba, ,Rio Grande do Norte e Piauí, são grandes os transtornos com os cancelamentos dos voos da empresa, não apenas para as pessoas que tinham passagens já compradas ou viagens programadas, mas sobretudo para a economia regional. Os desdobramentos da situação são incertos. Há empresas aéreas dispostas a cobrir a lacuna? Por enquanto, existem expectativas. O Governador do Ceará, nascido na Região, ao lado do secretário de Turismo Arialdo Pinho, consciente da grave problema, certamente está procurando  meios de, pelo menos,  minimizá-lo no momento. É possível que, se já tivéssemos em funcionamento pleno os voos regionais, os impactos dos cancelamentos de voos da Avianca para Juazeiro seriam muito menores.   O pepino é grande, mas consideramos que o Governo do Estado muito em breve encontrará uma solução.
PROBLEMAS  – Às voltas com a situação dificílima porque está passando a Avianca Brasil, com processo seguindo na justiça, fica-se a imaginar a razão pela qual empresas de transportes aéreos vêm sendo obrigadas a sair do mercado sob a alegação de prejuízos seguidos e falta de cumprimento de compromissos assumidos, como a compra ou aluguel de aeronaves e pagamento pelos serviços nos vários aeroportos. Por que isto acontece, se os voos são quase sempre com a lotação da aeronave completa?  O preço das passagens, que julgamos caras, não são suficientes para cobrir as despesas das empresas em terra e no ar?  Ou despesas com combustível e as taxas nos aeroportos são incompatíveis com a realidade das operações? Ou é a ausência de uma administração eficiente? Muitas são as perguntas e as respostas são várias, mas também não convincentes. O fato é que, fechando as portas,  já deixaram de voar neste nosso Brasil velho de guerra uma série grandes companhias, como a PANAIR, o Lóide Aéreo,  a Transbrasil, a VASP e a VARIG.  O que é mesmo que acontece? 
HOMENAGEM A UM NOTÁVEL JORNALISTA - Os vencedores do Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2018, no Paraná, serão conhecidos na noite do próximo dia 3 de maio. 
Nesta sua sétima edição consecutiva, a principal honraria do turismo paranaense distinguirá profissionais das áreas de hospedagem, gastronomia, agenciamento, eventos, guiamento e divulgação. Ao contrário das premiações anteriores, a categoria Personalidade do Ano já tem vencedor conhecido: os membros da Comissão Organizadora aprovaram antecipadamente, em homenagem in memoriam, o nome do jornalista Antonio Claret de Rezende.
Neste momento, parabenizamos os que promovem o Prêmio Panorama do Turismo pela feliz iniciativa de reconhecer, e homenagear, os méritos do jornalista falecido no ano passado,  Claret Rezende, pessoa que se destacou não apenas na imprensa do Paraná, Estado que adotou de coração, pois mineiro era, mas de todo o Brasil. Claret, um intelectual de boa cepa, por vários anos editou “Diplomacia & Turismo”, um veículo que divulgou as ações da diplomacia estrangeira no País, atendo-se principalmente a da terra dos pinheirais .Foi várias vezes presidente da Abrajet.Paraná, com reconhecimento unânime dos seus colegas da terra e também dos que com ele conviveram na Abrajet Nacional. De fino trato, avesso a questões controversas, pode-se afirmar sem erro que Claret era querido e saudado por todos os colegas da imprensa, Daí a saudação pelo reconhecimento 

TURISMO DE EVENTOS: NECESSITA SER MAIS DIVULGADO

No nosso artigo desta semana, um pouco, a respeito do Turismo de Negócios e Eventos, que necessita ser mais divulgado e explorado pelas iniciativas públicas e privada no Estado do Ceará e em outros Estados e por que não em centros emissores de turistas estrangeiros? Afinal, Turismo, que não se divulga, esconde-se, como afirmamos há muitos anos.
Atentando-se para o que foi explanado, pela pesquisa, elaborada pela Federação do Comércio, Serviços e Turismo (Fecomércio-CE), em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e Visite Ceará/Fortaleza Convention & Visitor, o Turismo de Negócios e Eventos, no Ceará, pode ser ampliado, mormente na região do Cariri e em Sobral. Urge, pois, incrementá-lo nas cidades interioranas com potencial turístico.
Bem! Pelos dados apresentados, o Turismo de Eventos e Negócios, em Fortaleza-CE, registrou, em 2018, uma receita de R& 594, 6 milhões, mediante gastos dos turistas, quando fizeram essas modalidades de turismo. Acrescente-se ter sido, ainda, responsável por uma arrecadação de R$ 190,6 milhões e geração de 47 mil empregos formais e informais.
Ante o exposto acima, pode-se dizer que há consenso dos empresários do ramo, no tocante à viabilidade econômica de se investir mais, na divulgação interna e externa do Turismo de Eventos e Negócios, dentro e fora do Ceará, considerando-se o fato de turistas de eventos e negócios gastarem mais do que os de lazer. Por sinal, houve reclamação da parte de uma representante da cadeia produtiva de eventos de que se valoriza mais esse tipo de turismo do que o de eventos e negócios.
Apelando-se, pois, para a lógica, de que o turismo de eventos e de negócios garante um retorno financeiro maior do que o de lazer, estranha-nos constatar ser o de lazer mais propalado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza. A nosso ver, os empresário desse segmento bem que poderiam investir mais, em sua divulgação, a fim de obter recursos financeiros sempre crescentes na promoção de eventos. 
Na verdade, inúmeras pessoas demonstram interesse em participar de eventos, que digam respeito ao enriquecimento técnico, científico ou profissional, cultural, afora o consumo e o entretenimento. Não restam dúvidas de que o Turismo de Eventos e de Negócio é de suma importância, para qualquer Estado e Município, visto – como dizem “experts” no assunto - incentivar o desenvolvimento socioeconômico e cultural local, dando sua expressiva parcela de contribuição, na geração de emprego, distribuição de renda e criação de infraestrutura, beneficiando não, apenas, os turistas, bem como a população citadina.
Por último, registramos que o Turismo de Eventos e de Negócios é apontado, por estudiosos do Turismo, como solução ideal, para existir maior equilíbrio da demanda de turistas na “alta e baixa estação”. Nesse caso, o turista de eventos e de negócios não necessita de férias, para viajar, podendo, assim, participar de eventos em qualquer período do ano. Vale salientar que seu desenvolvimento sustentável proporciona amplo e diversificado conjunto de atividades econômicas e culturais, tendo destacada atuação no setor de serviços, na indústria, na agricultura e no comércio em geral. Vamos, pois, implementar, em nosso Estado, o Turismo de Eventos e de Negócios! Obrigado pela leitura e maravilhoso fim de semana.

AVANÇA MP - ABERTURA AO CAPITAL ESTRANGEIRO E FRANQUIA DE BAGAGEM

Sen. Roberto Rocha
As exigências que hoje impedem a ampliação do capital estrangeiro na composição acionária das empresas aéreas nacionais, atualmente limitadas em 20%, serão dispensadas. Em contrapartida, a pessoa jurídica que atuar no país vai ter que oferecer franquia de bagagem e operar ao menos 5% de seus voos em rotas regionais por no mínimo dois anos.
É o que estabelece o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 6/2019, apresentado pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA) à Medida Provisória (MP) 863/2018, que permite o investimento estrangeiro na aviação nacional. O projeto também institui franquia mínima de bagagens no transporte aéreo, existentes à época em que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) editou resolução permitindo a cobrança desses itens. O texto, aprovado  ontem (25) na comissão mista que examina a matéria, ainda será votado nos Plenários da Câmara e do Senado. O prazo de vigência da proposição expira em 22 de maio.
Em caso de descumprimento das condições impostas no PLV, a autoridade aeronáutica deverá aplicar multa de R$ 10 mil por voo regional não realizado e, em caso de reincidência, cassar a concessão ou autorização. Nas linhas domésticas, a franquia mínima de bagagem por passageiro será de 23 quilos nas aeronaves acima de 31 assentos; 18 quilos para as aeronaves de 21 até 30 assentos; e dez quilos para as aeronaves de até 20 assentos.
O projeto de lei de conversão estabelece que a franquia de bagagem não poderá ser usada para transporte de animais vivos. A soma total do peso das bagagens de passageiros não pode ultrapassar os limites contidos no manual de voo da aeronave. Em voos com conexão, deverá prevalecer a franquia de bagagem referente à aeronave de menor capacidade. Nas linhas internacionais, o franqueamento de bagagem será feito pelo sistema de peça ou peso, segundo o critério adotado em cada área e de acordo com regulamentação específica. Nas linhas domésticas em conexão com linhas internacionais, quando conjugados os bilhetes de passagem, prevalecerá o sistema e o correspondente limite de franquia de bagagem estabelecido para as viagens internacionais.
O PLV estabelece ainda que voos internacionais operados por empresas brasileiras designadas pelo Estado brasileiro deverão ser operados por tripulantes brasileiros, mediante contrato de trabalho regido pela legislação brasileira, ressalvada a possibilidade de no máximo 1/3 (um terço) de comissários estrangeiros.
Atualmente, o artigo 181 do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA – Lei 7.565, de 1986), alterado pelo PLV, estabelece que a concessão no transporte aéreo somente será dada à pessoa jurídica brasileira que tiver pelo menos 4/5 do capital com direito a voto pertencente a brasileiros, prevalecendo essa limitação nos eventuais aumentos do capital social, e direção confiada exclusivamente a brasileiros. O projeto de lei de conversão também revoga o artigo 182 do CBA, que estabelece critérios para as autorizações no transporte aéreo.
DISCUSSÃO - No primeiro relatório apresentado na comissão mista, lido em 9 de abril, Roberto Rocha defendeu a abertura integral do setor aéreo ao capital internacional, ao contrário do senador Jean Paul Prates (PT-RN) e da senadora Zenaide Maia (Pros-RN), que apresentaram pedido de vista ao texto.
Na reunião de ontem, o relator explicou que as alterações contidas no PLV foram definidas em seguidas reuniões do colégio de líderes nas últimas semanas, em que foi defendido o fortalecimento da aviação regional. O senador lembrou ainda que a MP 863/2018 foi editada no final do governo Michel Temer para salvar a companhia Avianca: “o que não foi possível”.
NOTA OFICIAL DO MTUR – “O Ministério do Turismo vê com preocupação a alteração do texto da MP 863/2009 aprovada nesta quinta-feira (25) pela Comissão Mista do Senado Federal.
A inclusão de emendas alterando o conteúdo original pode ter um impacto perigoso na abertura do mercado de aviação nacional e afastar empresas estrangeiras que desejam operar no país, incluindo as low costs.
Nesta equação, a população brasileira é a grande prejudicada, uma vez que a ampliação do mercado — atendido atualmente por quatro empresas, sendo uma em processo de recuperação judicial — possibilitará o aumento de rotas com possibilidade de impacto na redução do custo da passagem aérea para os viajantes.
O Ministério do Turismo acredita que o setor de viagens reúne todas as condições necessárias para desenvolver o novo ciclo econômico do país, mas defende que isso só é possível por meio da abertura do mercado nacional e a adoção de medidas para desburocratizar o setor, não havendo mais espaço para retrocessos”.

COMIDA DI BUTECO - O CONCURSO FAZ 20 ANOS E TEM PREÇO FIXO COMO NOVIDADE

Asinhas de frango dessosadas, do Varandão da Vila,
Vencedor do Comida di Buteco Fortaleza 2018
Desde o último dia 12 e até 12 de maio vem ocorrendo o Concurso Comida di Buteco, que tem como missão “Transformar vidas através da comida raiz – Buteco extensão de sua casa” .
Nesta versão, o Comida di Buteco comemora 20 anos, com a participação de mais de 600 bares. Duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso, que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje é realizado em 21 cidades e desde 2016 elege também o melhor buteco do Brasil.
A grande novidade dessa edição é que todos os petiscos, no Brasil inteiro, têm o preço fixo de R$ 20,00 em comemoração aos 20 anos do Concurso.
VALORIZAÇÃO - Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma época do ano (abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcação de abril como mês do buteco no Brasil. E assim, valorizar e dar importância de calendário à esse ícone da sociabilidade brasileira: o Buteco.
MODELO DE NEGÓCIOS - O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje é ter se tornado um negócio de impacto, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem que envolve : o “buteco”, que não paga para participar; a indústria como a grande financiadora (patrocinadores); envolve o poder público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco (gera empregos, paga impostos, muitas vezes tem a oportunidade de se formalizar); e envolve parceiros, imprensa e o público do Brasil inteiro. O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido. Ele é o primeiro concurso do gênero no país.
Resultados dos 20 anos de Comida di Buteco: o 21 cidades de Norte a Sul do País; 5.163 mil botecos; 4.868 milhões de votos; 3.534 milhões de petiscos vendidos; 41.796 mil empregos gerados; 80 milhões de pessoas impactadas;  R$ 500.892 milhões em mídia espontânea.
Sobre o evento, assim se manifestou Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel: “Eu fico muito impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem de transformar a realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor", o
O CONCURSO- Na primeira etapa , em cada uma das cidades, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida) . O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o melhor buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de Julho.

COMEMORADO O DIA DO CAFÉ - O BRASIL É O 2º MAIOR CONSUMIDOR E CURITIBA, REFERÊNCIA

Mais de 800 xícaras de café consumidas por pessoa no Brasil em 2018. Esse número, que posiciona o país como segundo maior consumidor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, tem projeções ainda mais otimistas: de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), até 2021 o país deve estar no topo dos maiores consumidores de café, posição que já ocupa quando o assunto é produção e exportação.
A crescente do país tem sido acompanhada de perto pelos apreciadores, que teve muito a comemorar no Dia Internacional do Café, celebrado no dia14 de abril.. Segundo a Abic, no ano passado o consumo chegou a 21 milhões de sacas, um crescimento de 4,80% se comparado ao ano anterior, de acordo com o novo formato de medição da Associação. “
REFERÊNCIA EM CAFÉS ESPECIAIS - Se o Brasil desponta como referência no consumo de cafés, os curitibanos têm grande participação nisso. Curitiba é considerada a capital dos cafés especiais, abrindo espaço para tipos diferenciados de maturação, preparo e expansão de novas casas, conquistando ainda mais consumidores e apreciadores da bebida.  “
Hoje, a cidade de Curitiba conta com dezenas de profissionais que despontaram como os melhores do país. E é lógico que a capacitação resultou em empreendimentos marcados pela inovação e pela excelência, investindo em cafés especiais como grande diferencial, entre eles a inovadora Cookie Stories, que serve café até em copinhos de cookie. 
CAFÉS DIFERENCIADOS - O uso de outros elementos na elaboração do café também é um dos atrativos que caiu no gosto do curitibano. Produção de cafés maturados em barris de whiskey, tequila, cachaça e rum, ou cafés com lúpulo, são os destaques da marca Franck's Ultra Coffee. Os preparos podem ser encontrados em sua loja própria, a Espresso Station, em Curitiba, ou em outras três lojas na capital, além de cafeterias em São Paulo, Santos, São José dos Campos, Rio de Janeiro e Pelotas. 
BRASIL E MUNDO - O Brasil é o país que mais produz café no mundo e um dos principais méritos fica por conta dos métodos de manipulação dos grãos, preservando as safras. De acordo com o estudo “Cinco Mercados Mundiais mais Promissores em Café”, realizado pelo Euromonitor International, o país se destaca pelo número de vendas, sobretudo pela inovação e diferenciação das marcas.
O estudo cita também os Estados Unidos, que tem as vendas impulsionadas para o mercado externo; a Indonésia, que apresenta o oposto, com consumidores reproduzindo suas experiências em casa; a Alemanha, cujos consumidores prezam pela rastreabilidade no momento de compra; e o Japão, com consumidores que buscam a praticidade e conveniência.

INFORMAÇÕES DA ANAC - ATUALIZAÇÃO SOBRE SITUAÇÃO DA AVIANCA BRASIL

Passageiros barrados
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que foram devolvidas amigavelmente 18 aeronaves operadas pela empresa Avianca Brasil. Os acordos com os lessores GECAS (7 aeronaves), PK (1 aeronave), Vermillion (4 aeronaves) e ACG (6 aeronaves) foram intermediados pela ANAC de forma a garantir que a retomada dos aviões pelas empresas de leasing ocorra após o feriado de Páscoa, de forma a minimizar o impacto aos passageiros.
Desde a última segunda-feira (22), as aeronaves são gradualmente retiradas de operação e os voos poderão ser impactados. Desde a primeira retirada, a ANAC determinou que a empresa adeque sua malha aérea, seu sistema de venda de passagens e dê ampla divulgação dos voos cancelados. Além de oficiar a empresa, a ANAC mantém a fiscalização da atuação da Avianca diante dos passageiros e segue acompanhando a execução das ações para a manutenção da segurança das operações. A Agência continua em contato com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).
Orientações ao Passageiro - Recomenda-se que os passageiros fiquem atentos aos comunicados que a Avianca deve fazer sobre a situação do seu voo e, em caso de dúvida, busquem informações no site da companhia aérea na internet ou contatem os seus canais de atendimento telefônico, eletrônico ou presencial. Em caso de cancelamento ou de alteração do voo por iniciativa da Avianca, o passageiro deve ter os seus direitos respeitados, que estão disponíveis para consulta no portal da ANAC na internet(https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros) ou da página Passageiro Digital (https://www.anac.gov.br/passageirodigital), especialmente desenvolvida para dispositivos móveis.
Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá registrar sua reclamação por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. Pela ferramenta, o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas, que têm a obrigação de receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias.
Não tendo a sua reclamação resolvida pela empresa aérea na plataforma Consumidor.gov.br, o passageiro poderá recorrer aos órgãos do SNDC, que inclui os canais presenciais de atendimento do Procon e o Juizado Especial Civil, para buscar uma solução para o seu problema individual e requerer a reparação de danos porventura causados pelo transportador. A ANAC monitora, em âmbito coletivo, o atendimento prestado pelas empresas aéreas aos passageiros por meio dessa plataforma, colhendo subsídios para as ações de fiscalização e de regulação do setor. A plataforma também é monitorada por órgãos do SNDC, entre outros. (Com a ANAC).

EM DIA COM O FESTURIS

O Evento - A Feira Internacional de Turismo, que ocorre de 07 a 10 de novembro de 2019, em Gramado, já possui mais de 30 marcas consolidadas do mercado nacional e internacional confirmadas. Entre as empresas que estão contando os dias para a feira, estão a MGM Operadora e o Costão do Santinho, que participam há mais de 10 e 20 anos do evento, respectivamente.
Tradicional expositora do FESTURIS Gramado, a Mercatur Operadora participa da feira desde a segunda edição. "O FESTURIS está sempre trazendo novidades, seja quando falamos em expositores, destinos ou parceiros. Nunca interrompemos nossa participação, pois vemos que estar lá é super positivo. O envolvimento com trade, tanto do Rio Grande do Sul, quanto do Brasil todo eleva as expectativas de negócios", comenta Nirce Finkelstein, diretora da Mercatur.
Com a Marca Mercatur Premium, que atende as agências gaúchas no segmento luxo, a empresa participa desde a criação do Espaço Luxury e já confirmou presença para edição deste ano. "O segmento do mercado de luxo vem se especializando a cada dia mais, e trabalha não somente com consultorias, mas com operadoras e agências de turismo que trabalham com esse nicho de viagem. É uma especialização que requer muito estudo, muita pesquisa, novos conhecimentos, para atender a exigência desse público e para que o objetivo máximo seja alcançado. O mercado de luxo trabalha, principalmente, com experiências de vida", relata Nirce. A Mercatur Turismo é uma empresa do Rio Grande do Sul que atua no ramo do turismo há 45 anos. Em 2014, visando atingir os viajantes de alto padrão, a operadora lançou a marca Mercatur Premium, que desde então planeja viagens personalizadas, apostando em experiências de luxo.
O Espaço Luxury 2019 já conta com grandes marcas e entidades confirmadas como April Brasil Seguro Viagem, Norwegian Cruise, Hello Brazil, Hotel Casa da Montanha, Kangaroo Tours, Mercatur Premium, RCD Hotels, San Francisco Travel e Uneworld Trens de Luxo. 
A Feira de Negócios é segmentada e reúne as principais tendências do turismo, atualmente o FESTURIS conta com os espaços: Espaço Business; Espaço Luxury; Espaço Tech e Corporativo; Sustentabilidade e Acessibilidade; Espaço Boutique; Espaço LGBT; Espaço Entretenimento; Espaço Wedding; Espaço Gastronomia, Espaço Termalismo e Bem-Estar e Espaço Viagem pela Cultura e Costumes.
O Espaço Termalismo e Bem-Estar é uma das novidades da 31ª edição da Feira em 2019. O novo espaço é coordenado em conjunto pela Rossi & Zorzanello, empresa que organiza o FESTURIS Gramado e a Catarina - Assessoria Comercial Marketing e Eventos. Segundo o executivo Sidicley Graciano, “este é um projeto diferenciado que trará ao FESTURIS uma tendência mundial. Hoje, o turismo nacional despertou para o termalismo, o turismo de bem-estar, com vários equipamentos turísticos e empreendimentos voltados a este nicho”. Segundo ele, o Brasil conta com oito estados que possuem equipamentos ou fontes de águas termais.
O objetivo é promover um espaço dedicado ao termalismo, terapias de bem-estar, turismo termal, negócios e conhecimento pertinente ao segmento. O termalismo no Brasil é conhecido mundialmente pela qualidade das suas águas, em sua grande maioria do Aquífero Guarani, considerada como uma das melhores águas termo minerais do planeta. Além disso, o país possui estâncias que abrigam os maiores complexos de águas sulforosas já conhecidas, fato que desenvolveu e criou infraestrutura para receber grande demanda de turistas que se deslocam com a finalidade da busca do bem-estar, do cuidado com a saúde e lazer.
O FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo terá neste ano de 2019 a sua 31ª edição e ocupará 25 mil metros quadrados, no Serra Park em Gramado. A feira é considerada pelo trade a mais efetiva plataforma de negócios da América do Sul, sendo a segunda maior em tamanho.
O evento também conta com o Meeting FESTURIS - Conteúdo e Networking, evento que ocorre no período da manhã nos dias do FESTURIS. Contando com diversos painéis de conhecimento, é um canal aberto de diálogo com o público, profissionais do turismo, agentes de viagens, representantes de destinos turísticos, empreendedores, órgãos oficiais de turismo, estudantes e universidades, além de todos interessados em conteúdo.

PRODUTO DA OUSADIA - MODERNA E CRIATIVA, BRASÍLIA COMEMOROU 59 ANOS

No domingo de Páscoa e feriado de Tiradentes, o brasiliense comemorou também o aniversário da capital da República. Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, depois de 3 anos e meio de construção, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, passando a ser a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. Apresentações culturais no Conjunto Cultural da República – formado pelo Museu Nacional, Biblioteca Nacional e Teatro Nacional –, e a 13ª Feira Internacional de Artesanato, com 700 expositores de 26 países, estão entre as atrações que marcam a festa de aniversário da cidade durante o feriadão.
O Plano Piloto, idealizado pelo urbanista Lúcio Costa, com ruas largas, quadras e setores, concentra os principais monumentos e atrativos criados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, fazendo de Brasília um museu a céu aberto. Pela sua concepção monumental e moderna, a cidade foi reconhecida pela Unesco, em 1987, como primeiro bem moderno do patrimônio mundial. Já em 2017, a Unesco incluiu Brasília na Rede de Cidades Criativas, com o título de Cidade do Design. Além de polo gastronômico, o turismo criativo de Brasília é um diferencial que leva o visitante a passeios fora dos pontos turísticos convencionais, dentro do contexto de cidade moderna e contemporânea. 
A capital que nasceu no cruzamento de duas estradas de terra do cerrado tem a “forma” de um avião. O Eixo Monumental, o “corpo do avião”, com 13 km, concentra a administração pública. Nas “asas”, com 16 km, estão as superquadras residenciais e comerciais. Na interseção dos eixos, ficam a rodoviária e a estação central do metrô. Ao norte e sul da Zona Central, estão os setores dispostos por atividades: comerciais, bancários, hoteleiros, hospitalares, de autarquias, diversão, cultural, clubes, embaixadas e de rádio e Tv, entre outros. Do alto da Torre de TV, o turista tem uma visão panorâmica do Plano Piloto. O tour pode ser feito a pé, de bicicleta (walking tour + bike tour) ou em ônibus double deck, com paradas em pontos estratégicos, que tornarão a passagem por Brasília uma experiência bastante peculiar.
A leste do Eixo Monumental, a “cabine” do avião, ficam a Catedral Metropolitana de Brasília, a Esplanada dos Ministérios, com destaque para os palácios do Itamaraty e da Justiça, que abrigam os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública; e a Praça dos Três Poderes, com seus respectivos palácios: Congresso Nacional (Legislativo), Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e Planalto (Executivo). Ainda na praça ficam o Museu da História de Brasília, o Espaço Lúcio Costa, o Panteão da Pátria e o Pavilhão Nacional. A troca da bandeira gigante é feita mensalmente em solenidade militar. Próximo da Praça dos Três Poderes, ficam os palácios da Alvorada e do Jaburu, residências oficiais do presidente e do vice-presidente da República.
A oeste, na “cauda” do avião, estão o complexo da Torre de TV, com fonte luminosa e show de águas coloridas; a feira de artesanato e comidas regionais; o Teatro Funarte, o Clube do Choro, Planetário e Centro de Convenções Ulysses Guimarães e o Estádio Nacional Mané Garrincha. Mais acima, na Praça do Buriti, está a administração do Distrito Federal, com destaque para o Palácio do Buriti, sede do poder Executivo. Mais adiante ficam os memoriais de Juscelino Kubitschek e dos Povos Indígenas, além da Praça do Cruzeiro, a Catedral Rainha da Paz e o Setor Militar Urbano, com o QG do Exército, além do Teatro Pedro Calmon, Concha Acústica e Praça dos Cristais. No interior dos prédios, obras de artistas renomados, como Athos Bulcão, Alfredo Volpi e Burle Marx, entre outros, que podem ser visitadas gratuitamente.
PARQUES – Entre os atrativos naturais, três áreas verdes de Brasília estão entre as mais visitadas do Distrito Federal: o Jardim Botânico, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek e o Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral. O Jardim Zoológico e o Lago Paranoá, que banha a cidade, também estão entre as áreas de lazer disputadas pelos visitantes. Na Ermida Dom Bosco, na beira do lago, o turista tem uma bela vista do pôr-do-sol. A Chapada Imperial é um destino de turismo rural, de natureza e aventura, com trilhas, cachoeiras e cozinha caipira. -  Edição: Vanessa Sampaio

PARADOR CASA DA MONTANHA - EVENTOS GASTRONÔMICOS SOBRE COGUMELOS SELVAGENS

Altemir Pessali, Chef e especialista em cogumelos
Entre os meses de abril e maio, o Parador Casa da Montanha, localizado em Cambará do Sul (RS), promove o evento “Despertar dos Cogumelos Selvagens”, dedicado à caça, descoberta de nuances de sabores do ingrediente e refeições especiais protagonizadas por cogumelos colhidos na bucólica região dos Campos de Cima da Serra.
Este ano, serão mais duas edições. Uma ainda este mês, de 26 a 28 de abril.  Em maio, 24 a 26. Os pacotes já estão à venda pelo site oficial do hotel e pelo telefone (54) 3295-7575, com preços a partir de R$ 1.270 por casal. Incluem hospedagem, workshop de cogumelos selvagens com exploração guiada pelos campos da região na companhia do especialista Altemir Pessali, café da manhã e almoços e jantares preparados pela chef do Parador, Ana Heidel, além do tradicional churrasco no fogo do chão.
A programação começa sempre na sexta-feira à noite, com um jantar de boas-vindas que terá cogumelos frescos como principal elemento das refeições. No sábado, às 9h, após o café da manhã, o grupo de hóspedes parte para um workshop com exploração guiada pelos campos da região em busca de cogumelos selvagens frescos na companhia do especialista Altemir Pessali. No domingo, após o saboroso tour gastronômico, os hóspedes terão o dia livre para curtir toda a infraestrutura de lazer do Parador Casa da Montanha, que é um dos primeiros glampings (termos em inglês para “acampamento com glamour”) do Brasil. 
Informações e reservas: (54) 3295-7575.parador@casadamontanha.com.br – reservas@casadamontanha.com.br
www.paradorcasadamontanha.com.br
Parador Casa da Montanha é um ecovillage onde é possível relaxar em meio à natureza sem abrir mão do conforto. Integra o Grupo Casa da Montanha, rede hoteleira que oferece hospedagem de alto padrão e atendimento personalizado para os hóspedes. Fundado em 1997, o Grupo Casa da Montanha conta com três empreendimentos no Rio Grande do Sul: os hotéis Casa da Montanha e Petit Casa da Montanha, ambos em Gramado, e o Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul.

UMA VIDA EXEMPLAR DA FLORESTA - AMAZÔNICA PARA O TAPETE VERMELHO DO OSCAR

Masqueson Pereira da Silva
Em seu 7º destino, a Expedição #AquiTemSebrae desembarcou em Cruzeiro do Sul, no Acre (a 635 quilômetros da capital, Rio Branco), para conhecer a história do artesão e empresário Maqueson Pereira da Silva. Com uma técnica singular de marchetaria, ele vende suas obras para países de todos os continentes e já expôs em cidades como Paris, Tóquio, Nova Iorque, Milão e Londres. No Oscar de 2017, teve uma de suas clutches (bolsas de mão), usada pela estilista Stacy London.
O início dessa trajetória de êxito não foi nada fácil. Do local onde vivia, no Seringal Flora, até a cidade mais próxima na época – Porto Walter/AC, eram três dias de viagem de barco. Maqueson nasceu no seringal no final dos anos 50 e aprendeu a ler com seu avô, que era cego. Trabalhava com o pai na extração do látex das seringueiras e já entalhava a madeira, construindo barcos e instrumentos musicais. “Minha família veio do Ceará no auge do ciclo da borracha. E a gente vivia muito isolado. Ao mesmo tempo que a gente tinha tudo, tinha a natureza, a gente estava distante de tudo”, lembra.
Maqueson só iniciou os estudos formais aos 14 anos, quando saiu do seringal e ingressou em uma escola coordenada por padres missionários alemães. Devido a seu destaque em disciplinas como língua portuguesa e alemã, matemática e teologia, foi transferido do Acre para estudar no Instituto Liebermann, na cidade de Salete, em Santa Catarina. O seminário exigia que, além dos estudos formais, o aluno desenvolvesse alguma habilidade manual. Ele, então, optou pelo trabalho com a madeira, tão íntima dos seus tempos de floresta. Começou a construir móveis e utensílios e, intuitivamente, a desenvolver quadros usando a marchetaria, o que chamou a atenção do responsável pelos seus estudos, Guilherme Schüler, padre alemão, que logo lhe apresentou os detalhes históricos e artísticos daquela técnica, estimulando seu aprendizado e desenvolvimento.
INOVADOR EM MARCHETARIA - A marchetaria é a técnica de se utilizar lâminas de madeira recortadas e aplicadas de forma minuciosa, formando figuras. No caso do Acre, os conhecimentos de Maqueson em botânica o permite utilizar em sua arte mais de 150 espécies de madeiras e raízes, obtendo colorações inimagináveis para a marchetaria. E sem o uso de tintas. “Eu comecei a trabalhar com a marchetaria porque queria criar algo diferente, não queria fazer móveis. Hoje, usamos resíduos de árvores e madeiras de áreas certificadas. Usamos a madeira natural, sem pintura, e o céu é o limite para a quantidade de tons que podemos combinar. Assim, cada peça é única”, ressalta.
No início de sua carreira, Maqueson trabalhava basicamente com a arte sacra e o cubismo. Após alguns anos, com a ajuda do padre, foi para a Alemanha onde se especializou ainda mais em sua técnica. Estudou também na Itália e na Suíça. Retornou para Cruzeiro do Sul e inaugurou sua oficina. A partir daí, em um resgate de suas origens, passou a incluir em suas obras temas da flora e da fauna amazônica.
Sua oficina é responsável por cerca de 20 empregos diretos, produzindo objetos de arte, decoração e moda para diversas lojas e galerias do país e do exterior, além de órgãos governamentais. “Sei o que significa começar do zero e chegar até aqui. Em muitos momentos, enfrentei preconceitos e me sentia inferiorizado, por ser um `caboclo` nascido nas barrancas do Rio Juruá. Tudo o que aconteceu na minha trajetória foi muito importante. Hoje entendo que esta origem representa um diferencial do meu trabalho”, diz, emocionado.
PARCERIA COM O SEBRAE - O primeiro plano de negócios do Sebrae na cidade de Cruzeiro do Sul foi realizado para a abertura da empresa Marchetaria do Acre, no início dos anos de 1990. De lá pra cá, a parceria continua firme. A convite do Sebrae, Maqueson já participou de diversas feiras, missões e exposições nacionais e internacionais, como a Expo Milão. Ele também já foi reconhecido, por três vezes, pelo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. “Estas feiras foram fundamentais para eu me tornar conhecido. Eu sempre tive o olhar para o mercado externo e, com o olhar muito crítico, precisamos vencer desafios de insumos e logística para conquistar os clientes, mantendo o compromisso com a qualidade e o cumprimento dos prazos”, explica. Com este foco, hoje a empresa consegue vender para todo o Brasil e para países como Japão, Estados Unidos, Itália, Catar e Emirados Árabes Unidos.
O artista, de fala calma e suave, destaca que toda sua história é de muita luta e superação. Afirma que, se um ribeirinho da floresta amazônica conseguiu chegar onde ele chegou, qualquer pessoa, com garra e persistência, pode conquistar seus objetivos. “O importante é buscar seus sonhos e não desistir nunca”, destaca.
Maqueson finaliza citando um provérbio da floresta que costumava ouvir de seu pai: “só encoste em árvore que dá boa sombra”, já que esse tipo de árvore é forte e te dá suporte. Para ele “o Sebrae é esta árvore de boa sombra, sempre oferecendo apoio a quem quer empreender”. 

INDUTOR DO TURISMO REGIONAL - CAVALHADAS IMPULSIONAM O TURISMO DE GOIÁS

Ministro Marcelo Álvaro Antônio recebeu representantes da festa tradicional de Pirenópolis.
Misturando elementos sagrados e símbolos pagãos, as cavalhadas unem religiosidade, cultura e turismo para movimentar e incrementar a economia dos municípios goianos. Na quinta-feira (18/4), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, recebeu uma comitiva da Festa do Divino de Pirenópolis (GO), principal destino da encenação no estado. 
Durante a audiência foram discutidas ações estruturantes para o turismo local. O destino é um indutor do turismo regional e ocupa a categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro. São 450 meios de hospedagem e 8 mil leitos disponíveis. A construção de um centro de eventos no valor de R$ 36 milhões faz parte da estratégia para aumentar o fluxo turístico. A revitalização da Orla do Rio das Almas, no valor de R$ 6 milhões, e a passarela do córrego Lava-Pés, no valor de R$ 1,2 milhão, interligando as ruas do Lazer e do Bomfim, são obras de urbanização e mobilidade para facilitar a movimentação dos visitantes no centro histórico.
Prestes a realizar a 202ª edição das cavalhadas, entre os dias 9 e 11 de junho, Pirenópolis chega a receber 10 mil visitantes por espetáculo no "cavalhódromo". As batalhas, que simulam a disputa entre cristãos e mouros pela península ibérica, hoje Portugal e Espanha, encerram a Festa do Divino. É a celebração de Pentecostes, descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, comemorada 50 dias depois do domingo de Páscoa. Um cortejo real pelas ruas de Pirenópolis segue até a matriz, repetindo a celebração nas cortes ibéricas. São dois meses de eventos, realizados na cidade e no campo, desde a quaresma. O conjunto de elementos religiosos e profanos da festa foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial do Brasil.
A encenação termina com a conversão dos mulçumanos ao cristianismo e foi introduzida no Brasil pelos colonizadores para facilitar a catequese dos índios, escravos e gentios. O registro mais antigo da representação medieval, em Goiás, foi em Luziânia, em 1751. As datas são móveis e variam de acordo com o calendário de eventos de cada destino. Geralmente as cavalhadas estão associadas a uma celebração religiosa. Em Corumbá de Goiás, as batalhas coincidem com a Semana da Pátria e a festa da padroeira Nossa Senhora da Penha, celebrada no dia 8 de setembro.
CIRCUITO - Enquanto manifestação cultural e religiosa, as cavalhadas envolvem os goianos e projetam os 11 destinos que mantêm a tradição. Até setembro, o Circuito Cavalhadas de Goiás vai contar com encenações em Posse, Santa Cruz de Goiás, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Crixás, São Francisco de Goiás, Cedrolina, Hidrolina, Pilar de Goiás, além de Corumbá de Goiás e Pirenópolis. No coração do Brasil, o povo revive o teatro ambientado no século VIII, na região dos Pireneus, entre a Espanha e a França, simbolizando o combate entre o exército cristão de Carlos Magno e os muçulmanos do Marrocos e Mauritânia. (Com o MTUR).

29º CINE CEARÁ - ABERTAS INSCRIÇÕES PARA MOSTRAS COMPETITIVAS

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema abriu, no dia 15 último, as inscrições para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem da 29ª edição, que acontecerá no mês de setembro de 2019 em Fortaleza, Ceará. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de maio, exclusivamente pelo website do festival www.cineceara.com, através do preenchimento e envio eletrônico da Ficha de Inscrição.
Os curtas cearenses inscritos que não forem selecionados para a Competitiva Brasileira, serão submetidos à comissão de seleção da Mostra Olhar do Ceará. Uma novidade é que a partir deste ano o Festival reservará para mulheres diretoras no mínimo 30% do total de produções concorrentes nas três mostras juntas: Competitiva de Longa, Competitiva de Curta e Olhar do Ceará.
Com mostras competitivas e paralelas, exibições especiais, debates, oficinas e a forte presença de profissionais das mais diversas áreas do audiovisual, em especial do cinema, local, nacional e internacional, o 29º Cine Ceará reforça seu compromisso de levar ao público cearense uma parcela significativa da produção de cinema e vídeo ibero-americanos, proporcionando um rico intercâmbio entre cineastas e estudantes de diferentes culturas e promovendo a divulgação de novos talentos.
QUEM PODE PARTICIPAR - A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem é destinada a filmes de produtores ou diretores ibero-americanos (países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha) nos gêneros de animação, ficção, documentário ou experimental, concluídos a partir de 2018 com duração mínima de 60 minutos.
Podem participar da seleção para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos, com filmes nos gêneros ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2018, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Festival. Para ambas as mostras, a prioridade na seleção será para obras inéditas e os filmes devem ter a classificação indicativa conforme estabelecido pelo Ministério da Justiça.
JÚRI OFICIAL – Os selecionados na Competitiva de Longa-metragem concorrerão ao Troféu Mucuripe, que será concedido ao vencedor indicado pelo Júri Oficial nas categorias de Melhor Longa-metragem, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Na Competitiva de Curta os selecionados vão disputar o troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.
Também recebem o troféu Mucuripe o melhor longa-metragem e melhor curta das competitivas Ibero-americana e Brasileira eleitos pelo Júri Abracine (Prêmio da Crítica) e pelo Júri Olhar Universitário.
A Mostra Olhar do Ceará também vai premiar com o Troféu Mucuripe o melhor filme cearense. Todos os detalhes sobre as inscrições, processo seletivo e premiação das mostras competitivas, entre outras informações, podem ser consultados no regulamento disponível no site do Festival.
O 29º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e a Bucanero Filmes e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

ECONOMIA - FORTALEZA É CANDIDATA À REDE DE CIDADES CRIATIVAS

Teatro José de Alencar
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Ricardo Cavalcante, se reuniu com os representantes do comitê gestor responsável pela elaboração do dossiê de candidatura de Fortaleza à Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco.
Na oportunidade, foi apresentado ao presidente do CDE o andamento do trabalho de elaboração do dossiê que será enviado à Unesco pleiteando a inclusão da capital cearense na Rede Mundial, que atualmente é composta por 180 cidades distribuídas por 72 países.
No Brasil, integram a rede as cidades de Florianópolis, Belém e Paraty (cidades criativas no segmento gastronômico); Brasília e Curitiba (design); João Pessoa (artesanato); Salvador (música); e Santos (Cinema).  A candidatura de Fortaleza tem como área temática o Design e por isso, o dossiê de candidatura precisa conter um conjunto de informações sobre o cenário, realizações, políticas públicas, ações de fomento, marcos legais, pesquisas, entre outros, deste segmento na cidade.
CIDADES CRIATIVAS - A Rede de Cidades Criativas da UNESCO é uma plataforma internacional que conecta cidades para compartilhar experiências, ideias e melhores práticas no campo das indústrias criativas e do desenvolvimento urbano. Cada cidade integrante precisa estar identificada em uma das sete áreas temáticas da economia criativa definida pela Unesco: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas ou música.
ROTAS ESTRATÉGICAS - É uma iniciativa do Sistema FIEC, em parceria com o Sebrae, cujo objetivo é construir estratégias de desenvolvimento para setores da economia identificados como estratégicos para o desenvolvimento do Ceará. Entre os setores identificados está a Economia Criativa, que reúne atividades relacionadas ao conhecimento, à cultura, à criatividade e à capacidade intelectual, ficando evidente o impacto positivo que o desenvolvimento destes traria para a agregação de valor de produtos industriais, o fortalecimento da identidade cultural e o empreendedorismo no Estado.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA PREFEITURA - SEMANA DA DANÇA E FESTIVAL DO SUÍNO SÃO DESTAQUES

Mercado dos Pinhões
A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza vem apresentando uma programação cultural variada e gratuita em diversos espaços públicos da cidade, desde a última segunda feira  e com término previsto para depois de amanhã, domingo. A Semana da Dança, na Vila das Artes, o Festival do Suíno, no Mercado Cultura dos Pinhões, e diversas atividades para o público geek na Biblioteca Dolor Barreira foram e são alguns dos destaques da semana.
A Escola Pública de Dança da Vila das Artes, em realização conjunta com o Theatro José de Alencar, o Porto Iracema das Artes, Khartaz Cultura e o Dragão do Mar, desenvolve uma série de atividades na Semana da Dança, com exposição, workshop, espetáculo e mesa redonda.
O público que curte o ar boêmio dos encontros nas imediações do Mercado Cultural dos Pinhões tem hoje aoportunidade de conferir o Festival do Suíno, com pratos feitos por renomados chefs da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC). Os pratos possuem preço acessível entre R$ 5,00 e R$ 15,00 e o evento ocorre das 18h às 22h.
A Biblioteca Pública Dolor Barreira segue em destaque com debates e rodas de conversa voltados aos entusiastas do universo geek. Ontem, o projeto Game em Foco discutiu “A Narrativa dos Jogos de Videogame”. Hoje, o projeto Quadrinhos em Debate aborda o tema “A Gênese de Shazam”. Os dois eventos iniciam às 18h.
A programação ainda conta com oficina de audiovisual e de circo na Vila das Artes, Passeio Instrumental no Passeio Público, show de humor gratuito no Teatro São José, Teatro de Fantoches na Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel e muito mais.

DOMINGO, A 6ª EDIÇÃO DA MARATONA DE MONTEVIDÉU

Edição 2018
A capital uruguaia tem charme, gastronomia, população adorável e um calendário esportivo que cresce anualmente. E promete movimentar a cidade no próximo fim de semana.
É oportunidade para admirar a paisagem ao longo da orla da capital, que proporciona visão panorâmica sobre Montevidéu. A 6ª edição da Maratona de Montevidéu, acontecerá no próximo domingo, dia 28, a partir das 7h30. Para esta edição, os corredores podem escolher três etapas: maratona, meia maratona e 10k. O percurso é certificado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), sendo um circuito fechado, no entorno da sede da Prefeitura de Montevidéu como um dos pontos de partida.
Para participar da prova é necessário apresentar um Certificado de Aptidão Física ou Cartão de Saúde. O Controle de Saúde deve ser apresentado à organização no momento da retirada do kit junto com a ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE, requisitos essenciais para participação ao evento.
CIRCUITO -  Com início às 07: 30h, o percurso é certificado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), sendo um circuito fechado, que é a sede da Prefeitura de Montevidéu como um ponto de partida.
O turista que for a montevidéu descobrirá diferentes tesouros existentes na capital. A cidade combina muito bem verde e cultura. Desde lindas paisagens e parques para harmonizar com a natureza até selfies na exposição mais importante para América Latina do artista espanhol Pablo Picasso, que vai até 30 de junho. É uma cidade cultural por excelência berço do tango, candombe, tem livrarias por todos os cantos, entre outras atrações.

GRAN MARREIRO HOTEL


ROTA DO SOL SEMANAL 26/04/2019 ISSUU