Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O TURISMO AJUDA A SAIR DO FINAL DO POÇO

Em tempos de tanta turbulência na política e na economia do Brasil, cujas consequências se refletem diretamente na vida da população, os atuais governantes acenam para caminhos de recuperação.  Caminhos difíceis os apontados para voltar ao desejado crescimento pois muitos deles afetam diretamente conquistas já consagradas. O bom senso indica que não se vá tanto ao mar nem tanto à terra. Há de se encontrar um meio termo. Muitas medidas têm de ser tomadas pelos dirigentes do país, com coragem e determinação, mas analisando as consequências. Num viés para a recuperação, nestes tempos de comemoração pelo Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, todos que direta ou indiretamente atuam no segmento têm convicção de que a atividade poderá ser uma das forças decisivas para que voltemos aos tempos de aceleração. Afinal, turismo é tido no mundo moderno como das mais exitosas atividades sociais, culturais e econômicas do mundo moderno. Tê-lo vivo, dinâmico sem dúvida garante desenvolvimento, progresso, bem-estar. Ele é a razão de ser de muitos países, que outros meios eficazes não têm para viver com dignidade. É fonte de primeira linha na arrecadação de divisas de cidades como Londres e Paris, locais que mais recebem turistas no mundo. Exemplos não faltam para valorizar a significação do turismo na vida de povos da mais alta posição no cenário mundial. Diga-se, porém, que os locais mais procurados pelos viajantes em todo os continentes atraem não somente porque oferecem belezas naturais ou culturais, pelo exotismo ou qualquer outra razão. As cidades, os locais são exemplares em estrutura e serviços. Para movimentar a economia, portanto, o administrador precisa de levar em conta, no cumprimento de suas funções, ser necessário reduzir gastos, mas saber investir não somente em saúde, educação e segurança pública. A verba destinada à construção e correção doe estradas, limpeza e saneamento, iluminação pública, resgate e preservação da história, enfim em tudo que oferece bem-estar aos que vivem na terra é também essencial para o turista. Ele jamais irá ou voltará onde encontrou desleixo ou não encontrou atrações. De modo geral, nosso imenso país ainda possui uma “a ganga impura”. Temos o “ouro latente”, temos uma natureza dadivosa, uma história bela a ser mostrada. Contudo, para receber e ter turista fidelizado falta muito. Com o turismo religioso incluso, o Ceará recebe por ano um pouco mais de dois milhões de visitantes. E pensar que 7 milhões vão a Kuala Lumpur, capital da Malásia! A iniciativa privada colabora no que pode, construindo bons hotéis e outros equipamentos, realizando promoções memoráveis. Conclusão: para ser realmente rentável, turismo necessita de investimentos públicos. O ouro está na nossa mão, mas não sabemos ainda como usá-lo. É injustificável que o Brasil receba por ano apenas 6,3 MI de turistas, enquanto a economia turca é brindada com 11,5 MI visitantes. A diferença assusta.

RURALTUR 2016 - DESTACADO EVENTO DO SEBRAE EM JUAZEIRO DO NORTE

Escolhido estrategicamente para sediar a 12ª Ruraltur- Feira de Turismo Rural, que acontece de 5 a 7 de outubro, em Juazeiro do Norte, tendo em vista ser o Cariri cearense  uma das regiões culturalmente mais ricas e diversificadas do Ceará. Gastronomia, Cultura, Agronegócio, Artesanato, visitas técnicas, rodada de negócios e exposição de produtos e serviços. Tudo isso estará na programação de evento que já se posiciona como um dos mais importantes do segmento em todo o  Brasil. . 
Realização do Sebrae e parceiros, o objetivo da feira, que se desenvolerá no Hotel Verdes Vales, é alavancar o turismo no meio rural, gerando renda para a produção associada ao turismo. Assim, durante três dias, vão estar reunidos no Cariri, empreendedores, expositores e artesãos da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão, Pernambuco e Sergipe, além da participação de empreendedores cearenses da Região Metropolitana de Fortaleza, de Tianguá, do Litoral Leste e do próprio Cariri.
A ideia é divulgar e comercializar produtos e serviços de agências de viagens, meios de hospedagens, restaurantes e empresas ligadas ao “trade”.  Da programação oficial constam palestra de Mariano Villani, presidente da Associação Latino Americana de Turismo Rural, de Tânia Zapata, consultora especialista em desenvolvimento territorial e turismo rural, e Lima Filho, presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande/PB.
Dentre os casos de sucesso serão apresentados a Rota do Café Verde, do Maciço de Baturité, e de turismo sustentável, com o Geopark Araripe, ambos do Ceará, além das quadrilhas juninas de Campina Grande. Paralelamente, será realizado, ainda, durante esta edição da RuralTur, o Encontro Nacional de Lideranças do Turismo Rural.
ORIGEM - Comer frutas frescas produzidas em fazendas localizadas na região do Brejo, degustar o mel in natura, ou mesmo experimentar um licor de leite de cabra industrializado pelos pequenos fazendeiros da cidade de Monteiro, PB. Estas foram algumas das possibilidades apresentadas na 1ª RuralTur – Feira Regional de Turismo no Espaço Rural -, realizada pela primeira vez em agosto de 2005, no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, em João Pessoa.
Na primeira edição, todo o mezanino superior do Centro foi ocupado por 35 estandes que ofereceram aos visitantes as novidades no setor de turismo ecológico, rural e cultural. Opções que eram exclusividades de cidades do Sul do País, passaram a ser oferecidas por cidades paraibanas que descobriram que podem gerar emprego e renda ao explorar suas potencialidades turísticas.
Nos últimos onze anos, a Feira do Sebrae na Paraíba cresceu e expandiu seus objetivos. Tanto que passou a ser nacionalizada e itinerante, acontecendo em outros estados do país, por produzir informação qualificada e gerar negócios para o turismo rural há. Tanto que, em 2015, foi realizada pela primeira vez fora da Paraíba
COMITIVA DA PARAÍBA - O Sebrae da Paraíba está organizando uma caravana de empresários para participar na cidade de Juazeiro do Norte da 12ª edição da Ruraltur. A saída da comitiva está prevista para às 9h do dia 4 de outubro, da sede do Sebrae, no Bairro dos Estados, e retorno no dia 8. 

REFLEXÃO NO DIA MUNDIAL DO TURISMO

Antonio Jose
27 de setembro. Dia Mundial do Turismo. A data é festejada por muitos países que levam a sério o desenvolvimento sustentável do Turismo, com respaldo no profissionalismo, na Ética e na transparência. Nesta expressiva e importante data, este artigo vale como uma reflexão e um grito de alerta, na consciência, dos que exploram (iniciativas pública e privada) este segmento econômico, gerador de empregos, renda, que integra povos de diversas nações e que traz tantos outros benefícios para o bem-estar coletivo.
Permita-nos, caro leitor, repetir o que já comentamos em artigos anteriores. Parece-nos que pouco adianta ao Brasil ser considerado o de maior riqueza natural e possuir a fauna mais rica do mundo, se não é competitivo, na indústria do turismo, e ocupa inexpressivo lugar no  “ranking” do Turismo Mundial.
Desculpe-nos, também, se apontamos a razão de o nosso país não ser competitivo. Não é muito difícil de saber o porquê. Vejamos, então, alguns entraves: problemas na infraestrutura de suporte ao turismo, a violência (cada vez mais aumentando nos grandes centros urbanos), a escassez de mão de obra qualificada e poucos investimentos de suporte ao desenvolvimento sustentável do turismo, que, outrora, era apelidado de “indústria sem chaminés”. 
Em face do acima registrado, vem a pergunta: como aceitar, neste segmento econômico, os senões suplantarem todas as riquezas naturais, artificiais e culturais de um imenso Brasil, geograficamente, falando, em que cada região possui características étnicas e culturas diversificadas? É triste perceber o nosso “Gigante pela própria natureza” - como diz um verso do Hino Nacional brasileiro – suplantado por outras nações, em termos de Turismo, por falta de visão de alguns governantes das esferas estadual, municipal e federal e de alguns empresários do ramo. Não estamos generalizando. 
Longe de nós, caro leitor, a tolice de afirmar que, no Brasil, não se investe, na infraestrutura física do Turismo, na divulgação do seu potencial e em mão de obra qualificada em todos os seus segmentos. Há investimentos, sim, senhor. Acontece, gente, serem poucos. Ante o comentado, somente nos resta alertar: acreditemos no que de útil, agradável e produtivo o Turismo, em suas diversas modalidades, é capaz de contribuir para o bem-estar coletivo.       
Para nós, brasileiros, devia ser motivo de orgulho constatar ser o Brasil destacado, também, como o país de maior número de lugares, de relevantes patrimônios da humanidade, da quantidade de áreas protegidas e da qualidade do meio ambiente, embora a poluição venha destruindo, em nome do progresso, nossas matas, nossos recursos hídricos, nossa fauna e tantas outras coisas que a mãe-natureza ainda nos proporciona. Às vezes, diante de fatos negativos, pensamos ser o Turismo atividade de desocupados e que não rende dividendos à Nação brasileira. Mas, temos a certeza de que, com o passar dos anos, Turismo, no Brasil, será levado mais a sério.
Antonio José de Oliveira
Presidente da Abrajet-Ceará

O TRÁGICO DESTINO DE UM BELO E PODEROSO EQUIPAMENTO

Carlos Casaes
Abrajet BA
Na década de setenta, corria naturalmente a gestão do Governador Roberto Santos, na Bahia. O turismo no estado já havia iniciado a sua decolagem e se afirmava como um reforço considerável na economia baiana, interferindo positivamente no seu PIB. Buscavam-se opções que contribuíssem para que a economia observasse crescimento mais acelerado. O Governador, então, sinalizou no sentido de que gostaria de realizar alguma coisa de nova e objetiva no setor da atividade turística.
Foi aquela altura que lhe sugeriram consultar um dos mais destacados e experientes executivos da hotelaria de então, em Salvador. O pernambucano Guilherme Gomes, que já se consolidara na comunidade turística local como um dos seus expoentes, com passagem afirmativa em várias unidades, a exemplo do Hotel Plaza, do Salvador Praia Hotel e do Bahia Othon Pálace, que dirigia. 
Guilherme não se fez de rogado, então. No contato com o governador, informou-lhe que entendia ser um equipamento o mais indispensável para que a Bahia – Salvador em particular – decolasse em definitivo na escalada ascendente do turismo, um moderno Centro de Convenções.
Na sua vasta bagagem, reconhecia a necessidade de ser movimentado o setor de eventos, um dos alicerces mais poderosos e capazes de estimular a visitação, com influência decisiva na ocupação da hotelaria. Sobretudo como instrumento de equilíbrio sazonal.
O Governador, sensível as racionais sugestões, acolheu a ideia e partiu para a sua concepção. Aquele contato resultou positivo com a elaboração do projeto e o consequente início das obras. A configuração era ambiciosa, para a época. Uma proposta com a opção pelo partido arquitetônico vertical, porquanto dotado de cinco pavimentos, ocupando toda uma vasta área em frente a um dos mais valiosos espaços na orla de Salvador, logo a seguir ao Jardim de Alah.
O projeto era inovador, então, pois contemplava uma estrutura metálica poderosa. Aquele pormenor, contudo, na prática, veio a informar a necessidade de uma permanente, especial e agressiva conservação, porquanto vítima da ação corrosiva do salitre. Tendo em conta que aquela área era considerada como a de maior incidência do fenômeno, na orla da capital baiana.
Sem dúvidas, o Centro de Convenções da Bahia constituiu-se num equipamento alavancador do crescimento do turismo, uma vez que foi diretamente o responsável pela captação de seguidos eventos. Para tal, valeu a ação dos órgãos oficiais que constituíram setores especializados e competentes, aliados a iniciativa privada direcionada naquele sentido.
Com o correr dos anos, a experiência confirmou a indispensabilidade de ações de permanente  conservação da parte metálica, dentre outras, como forma de lhe manter intacto. Na última década, contudo, aquela indicação não fora observada, gerando um desgaste fora de controle, o que determinou a sua inevitável interdição. Tal providência, aliada ao desajuste que a Cidade do Salvador havia experimentado, com a sua integridade comprometida em razão da fragilidade de uma administração municipal, determinou um baque violento nos índices de visitação, caindo sobremaneira os níveis de ocupação da hotelaria.
Criou-se o impasse: o que fazer? Particularmente, desenvolvi a tese de que urgia a necessidade de construção de um novo Centro de Convenções, convencido de que aquele, nas suas dezenas de anos de validade, já havia contribuído decisivamente para a função a que se destinara. Concebi, então, que o caminho ideal seria o de se optar por uma PPP, ou coisa que o valha. De sorte a que todo o considerável espaço, em que o velho Centro se encontrava, constituía-se em uma área das mais valorizadas na urbe soteropolitana e seria posto como moeda de troca com a iniciativa privada. O que determinaria, em contrapartida, a construção, pela empresa destinatária, de um novo equipamento. E visualizei, dentre outras, a vastíssima área conhecida como Aeroclube, onde caberia um moderno e funcional prédio, com todos os requisitos dos avanços tecnológicos – o que o antigo não possuía, em virtude da sua natural antiguidade. .
Espaço existe para atender a todas as necessidades, como localização privilegiada e condições de acessibilidade e estacionamento. Aliás, uma área onde já existiu um “shopping center” e há vários anos se encontra destinada a novos projetos, mas que, por questões judiciais e outras de inspiração diversa, continua inaproveitada, lamentavelmente.
Mas, uma outra área também possível de aproveitamento pela sua dimensão e disponibilidade seria o Parque Agropecuário, no final da Avenida Paralela e próxima ao Aeroporto.
Lembro de que, ao assumir a Secretaria Estadual de Turismo, o meu sobrinho, o competente Deputado Federal Nelson Pellegrino, promoveu um encontro com a minha presença e a de Paulo Gaudenzi. Ao ser abordado o tema, manifestei a minha tese de construção de novo prédio. Ambos discordaram, optando pela tese da reforma e recuperação do velho.
A justificativa era, sem dúvidas, válida: necessidade de um equipamento em uso o mais breve possível, o que batia de frente com o longo período de construção de um novo. Que viria socorrer a comunidade turística, ávida por uma solução mais imediata. No bojo do posicionamento do Governo do Estado, aliava-se a decisão do seu titular pela construção futura de um novo espaço. E já sinalizava que deveria ser, por sua escolha, do Governador, a área onde hoje se encontra instalado o quartel dos Fuzileiros Navais. 
Em frente ao final do porto da cidade e próxima da Feira de Água de Meninos, entendo que não é, de modo algum, a indicação ideal e plausível. De difícil acessibilidade e sem condições naturais para permitir vasta área destinada a estacionamento, alia-se a sugestão pelo equidistanciamento de toda a hotelaria da cidade.
Mas, dizia minha mãe que “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. 
Embora toda a hotelaria – segmento dos mais empenhados pela solução definitiva – discorde frontalmente da hipótese, tudo indica que o Governo do Estado está decidido, pelo menos é como tem sinalizado.
Porém, o trágico foi que, objeto de reforma que já demanda alguns meses, lamentavelmente, o velho Centro de Convenções teve uma sua área considerável desabada, comprometendo toda a obra que vinha sendo executada e que já se encontrava nos seus dias finais. E o que é mais sério, impedindo o seu funcionamento, Deus sabe se ainda possível no futuro.
Quando alinhavamos estas linhas, os órgãos competentes estão cuidado de elaborar parecer resultante da inspeção técnica que será realizada, a fim de concluir sobre qual o destino que estará reservado ao nosso velho, garboso e historicamente eficiente Centro de Convenções.   
São fatos que fazem a história.

ELEIÇÕES 2016 - DOMINGO É DIA DE ELEIÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO BRASIL

Estão marcadas para domingo as eleições para os cargos de prefeitos e de vereadores dos 5.570 municípios brasileiros. É o momento sagrado e patriótico de o povo escolher quem os dirigirá diretamente. Diante de tantas mazelas motivadas por desastradas administrações, de tantos assaltos aos cofres públicos,  é a hora de os eleitores refletirem e votarem com consciência cívica, escolhendo pessoas honestas e competentes para dirigirem suas cidades. 
No Brasil haverá eleições em 5.568 municípios. Mais de 144 milhões de eleitores vão às urnas para a escolha dos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
No Ceará são 6.324.780 eleitores aptos ao voto nos 184 municípios do estado.
ELEIÇÕES DE FORTALEZA – Dos 184 municípios cearenses, apenas Fortaleza e Caucaia poderão ter 2º turno para eleição de prefeito, juma vez que, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, possuem inscritos mais de 200 mil eleitores. 
Na eleição de domingo, em Fortaleza, o quadro geral é o seguinte: 
Candidatos a prefeito 08: 
Roberto Claudio (PDT), nº 12. Coligação: FORTALEZA SÓ TEM A GANHAR - PDT / PP / DEM / PEN / PSC / PSDC / PRTB / PTC / PPS / PTN / PPL / PSL / PV / PTB / PSD / PROS / PMB / PC do B.
Capitão Wagner ( PR) nº 22. Coligação:  JUNTOS SOMOS MAIS - PMDB / PR / PSDB / SD
Ronaldo Martins (PRB)  nº 10. 
Heitor Férrer (PSB) nº 40. Coligação: VOCÊ PODE ACREDITAR - REDE / PSB
João Alfredo (PSOL) nº  50. Coligação: A FORTALEZA QUE RESISTE - PCB / PSOL
Tin Gomes (PHS) nº 31. Coligação PARA HUMANIZAR FORTALEZA - PHS / PMN / PRP / PT do B.
Gonzaga  (PSTU) nº 16. 
Luizianne Lins  (PT) nº 13
DADOS: 
População: 2 591 188. Eleitores: 1 692 712. Pode ter 2º turno. 
O resultado sobre qual será o prefeito eleito em Fortaleza ou quais os candidatos que irão para o 2º turno será divulgado a partir das 17:00 do dia 2 de outubro de 2016.
CANDIDATOS A VEREADOR -  1070. ]
VAGAS PARA A CÂMARA MUNICIPAL -  43.

CERTIFICAÇÃO SELO VERDE PARA O GEOPARK ARARIPE

Durante a 7ª Conferência Internacional da Rede Global de Geoparks da Unesco,  que se realiza desde ontem e vai até domingo, na Riviera Inglesa,  a Universidade Regional do Cariri (Urca) é agraciada, pela segunda vez, com o Selo Verde do Geopark Araripe, resultado de uma avaliação positiva realizada ano passado por técnicos da Rede Global de Geoparks, da Organização das Nações Unidas para Educação a Ciência e a Cultura (Unesco).
O reitor em exercício da Urca, professor Francisco do 'O de Lima Júnior, superintendente do Geopark, receberá o Selo Verde. A solenidade de certificação conta com as presenças do reitor Patrício Melo e do pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade, Alysson Pinheiro..
A solenidade terá a presença de representantes de Geoparks de várias nações do mundo. Atualmente, estão inscritos na Rede Global 121 Geoparks, inclusive do Araripe que compõe uma diversidade de riquezas que tem impressionado os avaliadores que vêm à região a cada análise do território ao contemplar a sua área.

NOVO HOTEL DA REDE BHG EM NATAL

A cidade de Natal recebeu mais um empreendimento hoteleiro neste mês de setembro. O recém-inaugurado Golden Tulip Natal Ponta Negra, que pertence à rede BHG (Brazil Hospitality Group), oferece está com especial de abertura,  a partir de R$ 245,00. Moderno e versátil, o hotel atende aos mais diversos perfis de público. Com 168 apartamentos amplos e confortáveis, conta com restaurante próprio, lobby bar, piscinas adulto e infantil, deck com vista para a praia, fitness center, sauna, room service 24h, serviço de lavanderia, estacionamento coberto com manobrista e segurança 24h.
A BHG já possui na cidade o hotel o Golden Tulip Natal Petrópolis e mostra o quanto aposta no Nordeste do Brasil, com nove hotéis de lazer e turismo de negócios na região.
 A proposta da BHG é oferecer uma opção completa de hospedagem tanto para família quanto para o público corporativo, com duas salas de reunião, com capacidade para até 2 salas até 420  pessoas e centro de eventos completo.  Próximo a restaurantes famosos como Camarões e Mazano, localizado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, principal acesso à Ponta Negra e a menos de 150 metros da praia, sua localização favorece o acesso ao Centro de Convenções de Natal, aos litorais Norte e Sul, bem como ao polos industriais da cidade e à principal rota de acesso ao novo aeroporto de Natal, na cidade de São Gonçalo. 

CRESCEM 38% OS GASTOS DE ESTRANGEIROS NO BRASIL

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 impulsionaram a receita cambial do turismo, que corresponde ao volume de gastos do turista estrangeiro no Brasil. Em agosto, mês de realização do evento, a receita cresceu 38,14% na comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando a marca de US$ 602 milhões. 
Em termos absolutos, o aumento corresponde a US$ 166 milhões, já que em agosto de 2015 a receita cambial foi de US$ 436 milhões. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o percentual de aumento é de 9,78% e o volume de gastos de US$ 4,22 bilhões, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (26) pelo Ministério do Turismo.
O percentual de 38,14% de aumento de gastos internacionais é o maior do ano, no comparativo com 2015. Em relação à despesa cambial - gastos de brasileiros no exterior - houve aumento de 2,3% em relação a agosto do ano passado. De US$ 1,26 bilhão para US$ 1,29 bilhão, sendo que no acumulado do ano a variação é negativa, de -28,68%.
Os dados da despesa e receita cambial são apurados pelo Banco Central e considera gastos com cartões de crédito e trocas oficiais de moeda. (Com o MTUR)

PROMOÇÃO DE PERNAMBUCO NO DIA MUNDIAL DO TURISMO

 A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco aproveitou o Dia Mundial do Turismo, na terça-feira (27), e instalou o primeiro letreiro da campanha 'Pernambuco, Coração do Nordeste', no Recife. O local escolhido foi uma das mais belas vistas da cidade e das pontes, o Cais da Alfândega, com o Rio Capibaribe de fundo. Um verdadeiro colírio para os olhos. A inauguração do equipamento, que deve se tornar ponto turístico do Estado, contou com a presença do trade turístico e do secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras.
O letreiro, que já foi exposto no Espaço Pernambuco, durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, na Praia do Leme, no Rio de Janeiro, e também está no espaço do Shopping RioMar, apresenta o nome do Estado nas cores azul, amarelo, verde, com o coração colorido e vazado ao lado, para fotos. Produzido em chapa de aço de carbono, com tratamento anticorrosivo, o letreiro foi confeccionado para resistir aos efeitos naturais. Durante a noite haverá uma iluminação especial com refletores em LED. 
A acessibilidade também foi pensada para o equipamento. O letreiro conta com piso antiderrapante e rampa de acesso para o coração. Nos próximos meses serão entregues outros letreiros que ficarão localizados no Aeroporto do Recife, no Litoral Sul, Litoral Norte e em Fernando de Noronha.
Também, para comemorar o Dia Mundial do Turismo, no Espaço “Pernambuco Coração do Nordeste”, no Shopping Rio Mar, houve apresentações culturais com a bailarina Josy Caxiado e o ator Adriano Cabral, que mostraram os ritmos típicos de Pernambuco. 
DIA DO TURISMÓLOGO - Enquanto atividade econômica, o turismo tem se mostrado um importante gerador de emprego e renda.  Mas para obter efeitos positivos, a atividade deve ser bem planejada, respeitando o meio ambiente, a diversidade e a realidade local. Por isso, a importância do planejamento turístico por um profissional habilitado. E no Brasil, o dia escolhido pelas Nações Unidas para celebrar o Turismo (27), é dedicado também para homenagear o turismólogo, profissional responsável pelo planejamento de ações e execução de projetos que fomentam a atividade.
A profissão, reconhecida em 2012 pela lei 12.591, abrange e normatiza a categoria de profissionais da área de turismo com atuação no mercado de trabalho. “Os turismólogos são profissionais essenciais para o desenvolvimento da atividade turística no Brasil. É o olhar apurado deles que transforma atrativos naturais e culturais em produtos turísticos capazes de movimentar a economia e promover o desenvolvimento das regiões”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.
Segundo dados recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que o Brasil conta com 179 cursos de graduação em turismo e quase 20 mil estudantes matriculados. ( com o MTUR)

CURITIBA: FESTIVAL OUTUBRO "É 10" AGITA A RUA 24 HORAS

 Com o objetivo de fomentar o comércio, a gastronomia e a tradição da Rua 24 Horas, um dos principais pontos turísticos da capital paranaense, a associação de lojistas vai promover o inédito Festival Outubro é 10, durante todo o mês de outubro. Ao longo da ação, o público poderá consumir, nos empreendimentos gastronômicos da Rua 24 Horas, diversos combos exclusivos que terão o preço fixo de R$ 10. 
O Festival Outubro é 10 contará com a participação de 12 empreendimentos gastronômicos: Subway, Hibari, Crepe a Dois, Pastelaria Curitiba, Sucos Wing, Bávaro, Chocolatine, Top Burguer, Prinzen, Liquori, Koda e Lorybal. Os participantes vão oferecer preparos para todos os gostos, com combos que trazem, por exemplo, pasteis, comida japonesa, cervejas, sucos, chocolates, crepes, sanduíches e hambúrgueres. 
RUA 24 HORAS - Inaugurada em setembro de 1991, pelo então prefeito Jaime Lerner, a Rua 24 Horas (fica na Rua Visconde de Nácar (sem número), no Centro de Curitiba) é um dos principais pontos comerciais e turísticos da cidade de Curitiba. Com projeto arquitetônico de Abrão Assad (que também projetou a estufa do Jardim Botânico de Curitiba), Célia Bim e Simone Soares, o complexo sempre chamou atenção de quem mora e visita a capital paranaense.
 A rua possui 120 metros de extensão e 12 de largura, e sua cobertura é formada por 32 arcos. Outro destaque fica por conta, é claro, dos dois clássicos relógios que marcam a hora. Em 2007 precisou ser fechada, servindo apenas para a circulação de pedestres. Só em 2010 o projeto de revitalização finalmente saiu do papel, com a reinauguração realizada no ano seguinte. 

FESTURIS NEWS 30/09/2016

Vinícius Lummertz - Presidente da Embratur 

MARCANTES TEMAS NA DIVERSIFICADA PROGRAMAÇÃO - O FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo se aproxima. O evento ocorre na Serra Gaúcha, de 3 a 6 de novembro, e se notabiliza por impulsionar grandes negócios junto ao trade turístico. O evento vai além da feira, e abre espaço para debates e questionamentos relevantes para o mercado atual durante o Congresso, que ocorre na manhã dos dias 4 e 5 de novembro, no Palácio dos Festivais. 
Novamente este ano o Congresso é apresentado no formato Talk Show e terá a parceria da ABAV-RS, promovendo uma grade temática com palestras e painelistas que são cases de sucesso em diversos nichos de mercado. Em 2016, o tema central será: “Inovação, Competitividade, Expansão e Gestão na era da Economia Compartilhada”. Os painéis terão presença de líderes políticos, executivos, entidades e profissionais do turismo. "Nosso objetivo é fazer com que o FESTURIS seja um vetor não só na geração de negócios mas também oferendo conhecimento para o trade. Por isso não abrimos mão de uma grade temática com assuntos relevantes e variados, e com a presença de verdadeiros cases de sucesso no Brasil e exterior. Convidamos o trade para participar destes dois dias de debates importantes para o setor, em Gramado", destaca a diretora do FESTURIS, Marta Rossi.
TEMAS -  Alguns temas abordados serão: Integração das Fronteiras, Evolução das Tecnologias, Generalista ou Especialista?,Mercado de Luxo, Cliente como Protagonista, Legalização dos Jogos, o Sucesso da Olimpíada do Rio de Janeiro, entre outros. Além das autoridades como o ministro do Turismo da Argentina, José Gustavo Santos, o presidente da Embratur Vinícius Lummertz e o secretário de Cultura e Turismo do RS, Victor Hugo, nomes importantes já estão confirmados. 
NOMES CONFIRMADOS: José Gustavo Santos - Ministro do Turismo da Argentina Vinícius Lummertz - Presidente da Embratur Victor Hugo - Secretário de Cultura e Turismo do RS Augusto Rocha - Sales Partner da PM Web Marketing Cloud Service; Adriano Nagão Schissatti - Gerente de Vendas da CWT; Luiz Carlos Barboza - Diretor da LCB Consultoria; Paulo Roberto Chiele - CEO da PRC Consultoria em Luxo (autor do livro Luxury Branding) Jean-Philippe Pérol - Diretor para as Américas da Atout France – Agência de Desenvolvimento Turística França;
Magno José Santos de Souza - Presidente do Instituto Jogo Legal; Luigi Rotunno - Presidente da Associação Brasileira de Resorts - ABR;
Paulo Artur Chagas de Queiroz - Presidente do Sindetur do RS; Geraldo Castelli – Fundador e Diretor da Castelli Escola Superior de Hotelaria;
Carlos Augusto Silveira - Presidente da Associação Amigos das Missões; João Augusto Godoy Chagas Machado – Presidente da ABAV RS
Alexandra Aranovich - Publicitária; Vaniza Schuler - Consultora em Turismo de Eventos; Luciane Aquino -Jornalista Rubens Schwartzmann – Presidente Abracorp; Rita Vasconcellos- Diretora da ABAV-RS;
Marcelo Pedroso – Diretor Executivo e Presidente Substituto da autoridade Pública Olímpica
Edmar Bull - Presidente da ABAV Nacional
Mediadores: Claudio Schapochnik e Carlos Alberto Krause
CONGRESSO FESTURIS 2016
04 de novembro de 2016 - das 8h às 12h 
05 de novembro de 2016 - das 8h às 13h 
Local – Palácio dos Festivais/Centro de Gramado/RS

ABAV EXPO - TERMINA HOJE EM SÃO PAULO A GRANDE FEIRA DE TURISMO

Edmar Bull
Iniciada na última quarta-feira (28), em São Paulo, na Expo Center Norte, termina hoje a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, uma das mais importantes feiraS do setor no Brasil. Nesta edição, a Bahia é o destino anfitrião e mostra, em seu estande de 400 m², uma réplica do Pelourinho, além de destacar o carnaval, São João e o turismo religioso. 
A solenidade abertura ocorreu às 10h30, com a nomeação dos componentes da mesa. O anfitrião e presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull,  saudou as autoridades, afirmando que esta é a primeira ABAV Expo sob sua gestão. "Sozinho não faria nada. Mas com o apoio de toda a cadeia turística, dos agentes de viagens, expositores, patrocinadores e visitantes, o evento já se mostra um sucesso". Presentes estiveram o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, o secretário de Turismo da Bahia, José Alves Peixoto Jr., O secretário do Turismo do Rio de Janeiro e presidente do Fornatur, Nilo Félix, O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o presidente do Conselho de Turismo da CNC,  Alexandre Sampaio, a presidente da Braztoa, Magda Nassar, afora outras autoridades, jornalistas  e representantes do turismo nacional.  
No seu discurso, Edmar Bull referiu-se ao número recorde de inscrições, que no início do evento já somavam perto de 24 mil profissionais. E na Vila do Saber, onde acontece o Congresso ABAV de Turismo, foram registradas 7.500 inscrições. Depois de agradecer o empenho do ministro Alberto Alves na redução do IR para viagens ao exterior, destacou outros pleitos que constam da agenda entregue ao ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, entre os quais o fim da central de compras centralizadas do governo para a compra de passagens aéreas, que retirou as agências de viagens do processo de licitação. Finalizou Bull anunciando o lançamento, à tarde,  do Censo ABAV (Big Data), uma grande conquista para referenciar a indústria de viagens e turismo, e formalizou disposição de colocá-lo à disposição do Cadastur.
Vários outros oradores se pronunciaram, entre os quais o ministro Alberto Alves, que levou ao público uma mensagem do presidente da República, Michel Temer, reforçando a importância do setor para a economia do país. 
A FEIRA - Durante os três dias do evento, estão acontecendo apresentações culturais, palestras e mesas redondas com diferentes temas de interesse do setor como turismo religioso, economia criativa, tendências de mercado, segurança, novos roteiros e o legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
MESAS REDONDAS - Esteve na programação da Vila do Saber, ontem, a realização de quatro mesas redondas conduzidas por profissionais reconhecidos no trade turístico, que  discutiram temas específicos voltados para o interesse das empresas do setor. 
As mesas foram: Arena Inovação: Negócios Inovadores. Turismo e Vida ao Ar Livre (Abeta) foi o mote para o debate. A moderação coube a Luiz Del Vigna (viajante profissional, diretor da Nomad Brasil e vice-presidente da Abeta).
Arena Tecnologia: Tendências em gestão de viagens corporativas foi o tema tratado.  Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional, foi o mediador.
Arena Gestão: A sociedade dos sonhos e o papel do curador de viagens esteve nos  debates. As discussões foram moderadas por Antonio Azevedo (sócio-diretor da Eventtour/Paraná Travel e vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional).
Arena Segmentação: Turismo especializado e o conceito de Bem. A moderação esteve a cargo de Ney Gonçalves (Impacto Ecoturismo-MS e vice-presidente de Turismo Especializado da ABAV Nacional).
Até hoje, estão na Expo Center Norte mais de 20 mil profissionais do setor. Na área, que recebe mais de mil expositores, há estandes do governo federal, governos estaduais, empresas privadas e destinos nacionais e internacionais.

VLT DE FORTALEZA - COMEÇOU A OPERAÇÃO EXPERIMENTAL NO TRECHO 2

Na manhã da última terça-feira (27), houve a primeira operação experimental do trecho 2 do Veículo Leve Sobre Trilhos, entre as estações Montese e Borges de Melo, em Fortaleza. A medida é uma etapa no processo de implantação do ramal Parangaba-Mucuripe, realizado pela Cia. Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), empresa vinculada à Secretaria das Cidades.
A operação experimental do trecho 2 se estende por 3,6 quilômetros, o que equivale a 70% do percurso e 30% de toda a obra do modal. Inicialmente, está sendo realizada sem passageiros, de segunda a sexta-feira, das 10 às 11h, com previsão inicial de quatro viagens por dia.
Segundo o secretário André Facó, da Infraestrutura, a fase experimental tem o objetivo de testar o funcionamento da estrutura metroviária, verificar as condições de funcionamento dos trens, além da convivência do equipamento com a metrópole. O secretário destacou a economia de tempo que o VLT deve oferecer à população. “
O VLT -Executadas pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), as obras de construção do VLT seguem com cerca de 60% de execução. Os trabalhos foram retomados em julho de 2015, pelo trecho 3, que compreende o percurso entre as estações Iate e Borges de Melo.
Quando concluído, o ramal terá 13,4 quilômetros ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro em trechos elevados. O projeto do Governo do Ceará visa à remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, hoje utilizado para transporte de carga. Atravessará 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia. 
O projeto prevê a construção de três tipologias de estação: a estação Parangaba será elevada, possibilitando a total integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal rodoviário do bairro. A estação Papicu também será diferenciada e se integrará à Linha Leste do Metrô e o terminal rodoviário. As oito estações restantes terão a modelagem padronizada.

NOVE DO BRASIL - 50 MELHORES RESTAURANTES DA AMÉRICA LATINA

Alex Atala
Ontem à noite foi anunciada a lista completa dos 50 melhores restaurantes da América Latina, o prêmio Latin America's 50 Best Restaurants, patrocinado pela S. Pellegrino & Acqua Panna. A cerimônia de premiação aconteceu na Cidade do México e foi transmitida ao vivo.  
O restaurante brasileiro mais bem colocado foi o D.O.M, de Alex Atala, que ficou em terceiro lugar, conquistando o título de Best Restaurant in Brazil. O Brasil teve nove restaurantes contemplados ao todo, sete dos quais já estiveram nas outras edições, entre eles o Lasai, o Maní e o Olympe, e duas novas entradas, com o Tuju e A Casa do Porco - que conquistou o prêmio de Highest Entry.
O primeiro lugar ficou com o Central, que conquistou o título de Best Restaurant in Latin America pela terceira vez consecutiva. A cerimônia ainda contou com a entrega de diversos prêmios individuais, como o Chef's Choice (em que os chefs elegeram o melhor chef da região), o Best Pastry Chef, que premiou o melhor chef confeiteiro e os já anunciados Diners Club Lifetime Achievement Award, Best Female Chef Award e One to Watch Award.

WORKSHOP EM CURITIBA

Para que quer conhecer novos sabores e aprender a preparar um tradicional sorvete italiano, o curso de Pâtisserie e Boulangerie do Centro Europeu, uma das principais escolas de gastronomia da América Latina, promove desde ontem e até hoje, em parceria com a Sorvemarq, um workshop especial sobre produções de confeitaria e gelatos.  
A atividade é comandada pelo premiado chef glacier Francisco Santana, um dos grandes nomes do segmento no Brasil. 

DE 4 A 6 DE OUTUBRO - O SIRHA RIO CRESCEU E MUDOU-SE PARA O RIOCENTRO

Com mais de 12 mil visitantes esperados, de 4 a 6 de outubro, se desenvolverá o SIRHA RIO, ,um evento internacional para profissionais de food service e hotelaria no Brasil que desejam conhecer o que há de mais novo nos setores da gastronomia e hotelaria. Tem presença garantida dos maiores Chefs e maiores marcas do mercado, além de uma programação impecável de eventos inspiradores. Este ano, devido ao grande sucesso e seu crescimento, na sua segunda edição, maior e melhor estruturado, acontece no Riocentro.
Com uma execução apropriada para aqueles que buscam  novas experiências e possibilidades, o evento é palco de concursos de prestígio, como a Coupe du Monde de la Pâtisserie e o Bocuse d'Or. Os vencedores dos concursos de 2015 representaram o Brasil na Seletivas da América Latina e garantiram o passaporte para a grande final em Lyon, França, em 2017.
OFERTA - Entre os setores da feira, estarão expostas as grandes tendências dos mercados de produtos alimentares; bebidas e cafeterias; equipamentos de cozinha, mobiliário e produtos têxteis; produtos e equipamentos para a hotelaria; serviços, novas tecnologias e higiene.
O Sirha Rio tem  apoio do SINDRIO, Associação de Hotéis e Restaurantes do Rio, CNC, Associação de Grandes Hotéis, ABIH, Associação da Indústria Hoteleira, ABRACOHR, Associação dos Compradores em Hotelaria-restauração, ABS, Associação Brasileira de Somelier o  ABRASEL, Associação de Bares e Restaurantes, SAMPAPAO, a Associações da Panificação, além de outras entidades

CANELA - ATÉ 30 DE OUTUBRO, EVENTO SOBRE A BOA GASTRONOMIA

A partir de hoje e com encerramento em de 30 de outubro, está se realizando o 7º Sabores de Canela, promoção da Associação Comercial e Industrial de Canela Acic/Fundo de Turismo, com apoio da Prefeitura Municipal de Canela, UCS, Água das Hortênsias, Cervejaria do Farol.
O Sabores de Canela é um evento dedicado aos apreciadores da boa gastronomia e que desejam percorrer um roteiro em busca de pratos que lhe ofereçam prazer a mesa. A vantagem deste ano é não ser promovido em apenas um local. Em sua sétima edição, a atração realizada em Canela, está em sete restaurantes e cinco hotéis e pousadas participantes, cada um deles com uma receita especial, exclusiva e inédita para o evento, porém com uma coisa em comum: a canela
Os participantes e os pratos são estes: Container Bistro - Risoto indiano Canela na India; Empório Canela - Nhoque ao molho de linguiça e canela; Churrascaria Espelho Gaúcho - Salame de chocolate com calda de canela; Galangal - ­ Salmão ao molho de laranja e canela acompanhado de mix de folhas e molho de iogurte; Hotel Continental (café da manhã) - Bolo de Maçã com Canela; Hotel Continental (Restaurante Mirabelle) - Chester ao Molho de Cristais de Laranja com Canela; Hotel Laje de Pedra (Restaurante Panorâmico) - Salmão caramelizado com canela ao chutney de maracujá; Magnólia - Filé recheado com musseline de batata e redução de bergamota e canela; Pousada Blumenberg - Torta tropical com canela; Pousada do Bosque - Bolo com canela e doce de leite; Pousada Encantos da Terra - Torta de nozes; Vila Suzana Parque Hotel - Bolo de churros

ROTA DO SOL SEMANAL 23/09/2016 ISSUU