Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de julho de 2019

CALEIDOSCÓPIO 25/07/2019

UM MÊS BASTANTE POSITIVO -  Que me lembre, o turismo do Ceará nunca teve um mês de férias, julho,  como este em que estamos vivendo. A movimentação está presente em todo o Estado, principalmente em Fortaleza. É evento par todos os lados, os hotéis estão quase todos lotados, os pontos de artesanato, mercados e as praias de todo o litoral apresentam movimentação das mais positivas, assim como as programações do governos estadual e municipais. Milhares de turistas estão respondendo da melhor forma possível com suas presenças alegres e descontraídas. Fortaleza está com dias de grande movimentação e as noites vêm sendo calientes em razão dos muitos e variados shows programados para o Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar e para os equipamentos, principalmente da Praias de Iracema. Seria redundância dizer que o Beach Park e Jericoacoara vêm sendo referências no mês, pois durante todo o ano têm mostrado que todas as épocas são excelentes. Para terminar talvez ainda melhor do quando começou, aí estão o Fortal e o Halleluya, em Fortaleza, e o Festival de Música da Ibiapaba, sem esquecer que a Expocrato, com uma semana de grandes atrações musicais, também contribuiu e muito para que estas férias de julho fiquem marcadas como uma das melhores de todos os tempos.
AINDA O POETA – Na semana passada, fizemos alguns comentários sobre o nordestino Rogaciano Leite, poeta que não teve vida longa, mas que deixou marcada sua genialidade. Repetimos que somos gratos e ficamos orgulhosos de ter convivido com tão singular figura, na Faculdade de Filosofia, nas redações dos jornais em que éramos participes e também nos bares da vida, locais que não eram apenas para se bebericar, mas principalmente para a troca de muitas e boas conversas. Como esquecer das “tertúlias” que tivemos nestes locais “sagrados” em que pouco se falava do dia a dia no batente e mais. nos assuntos do cotidiano. Ali, na Ritz (não me lembro do nome certo do local), na esquina das ruas Senador Pompeu e Guilherme Rocha,  quase diariamente, em boa parte do horário do almoço, lá estavam o Antônio Tavares, o Juarez Furtado, o Girão Barroso, o Rogaciano, o cantador Fonseca, o Fonsequinha,, o Jairo,  afora outros colegas de jornal e poetas populares do nosso círculo de amizades  As conversas rolavam até antes das treze horas, pois todos depois iam continuar no trabalho cotidiano. Boemia sadia, enriquecedora pelas conversas. Quanta saudade eu tenho...
AUDITORIA E SAÚDE - Alguns dos principais gestores em saúde do Brasil estão na capital cearense desde a última terça-feira e até hoje, 26, no Marina Park Hotel, participando do III Congresso Brasileiro de Auditória em Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Enfermeiros Auditores – ABEA. Os especialistas compartilham e debatem sobre o equilíbrio dos Sistemas Público e Privado de Saúde do país, partindo das novas tendências e modelos de gestão.
O tema vem mobilizando os estudiosos, analistas, executivos de todas as áreas da sociedade. Por se tratar de um assunto polêmico e complexo, é preciso discutir exaustivamente modelos, instrumentos, técnicas e práticas, além dos perfis dos gestores e profissionais da área. O objetivo é melhorar os níveis de eficiência, eficácia e efetividade que o mercado atual exige e cobra, prestando relevantes serviços à sociedade.
O evento é patrocinado e apoiado por diversas empresas-parceiras e foi pensado para discutir as tendências e os novos modelos da Gestão da Qualidade, das Redes de Atenção à Saúde, da Gestão Estratégica e da Gestão Participativa (Cogestão) como algumas possibilidades para o enorme desafio nesta área, com vistas ao equilíbrio dos Sistemas Público e Privado.

PINCELADAS SOBRE O LIVRO DE PRISCILA CAVALCANTI

Nesta semana, nossos comentários são a respeito de um livro, escrito pela empresária de eventos e presidente do Skal Nacional, Priscila Cavalcanti, casada com Epitácio Vasconcelos, presidente do Skal de Fortaleza, de cujo matrimônio nasceu Malu Cavalcanti, mestre de cerimônias pela empresa Priscila Eventos. O casal atua, também, no ramo imobiliário. Mas, vamos ao que interessa. A obra literária, impressa em papel de qualidade, tem o seguinte título: Pinceladas com Deus...Um guia de Luz...e os Prelúdios: Turismo Religioso no Ceará e As Correntes Religiosas. 
A aquisição do retrocitado livro deu-se, quando da comemoração dos 40 anos de fundação do Skal  Internacional de Fortaleza; do primeiro ano de criação da Academia Cearense de Turismo (ACTur), presidida pelo engenheiro civil Pedro Carlos da Fonseca, por sinal, coordenador do Fórum de Turismo do Ceará, no dia 12 de julho de 2019, na reunião/almoço, no restaurante Dallas Grill, avenida Dom Luís,  em Fortaleza-CE, da qual participamos, representando a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará).
Em seu livro, Priscila, inicialmente, faz um retrato sobre a origem de sua família, que denominou Clã dos Martins Cavalcanti (na 4ª geração), que, na sua visão, “Busca a redenção do perdão e a prosperidade da amizade e do amor em forma de comunicação familiar”. Deleitamo-nos com a leitura de vários pensamentos, a exemplo, do Padre Antonio Vieira, Papa Francisco, Oscar Wilde, Victor Hugo, Miguel Cervantes, Fernando Pessoa e Mário Quintana. Esclarecemos não ser possível transcrevê-los, caro(a) leitor(a), visto o espaço ser limitado.
Sobre os 10 Mandamentos da Família, criados por ela, registramos os seguintes: o segundo “Ame-se, confie em si mesmo e em sua família, e ajude a criar um ambiente de amor e paz a seu redor”. O sétimo; “Partilhe seus sentimentos com sinceridade, dizendo o que você pensa e ouvindo o que os outros têm a dizer”. O oitavo: “Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para o grupo”. O nono: ”Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser, denuncie coisas erradas, não se omita”.  
Numa linguagem acessível, Priscila abordou, em capítulos interessantíssimos, o maior transtorno do Século XXI, isto é, PAIS ÓRFÃOS DE FILHOS; Vida e suas interpretações e os “Messias Cearenses”. Observando o sumário da obra, procuramos ler, de imediato, os que mais nos chamaram a atenção: Turismo Religioso no Ceará; Como Tudo Começou; o Litoral Cearense, o Padroeiro São José; Viajando pelo Nosso Ceará; Desabafo de Uma Leiga; Reflexões Profundas; e Mulheres. 
Prosseguindo, detivemo-nos na leitura do que registrou, magistralmente, sobre as Correntes Religiosas, especificando a Religião no Mundo para o Ceará; Religiões do Ceará para o Mundo Afora; Glossário Religioso; os livros a Bíblia Sagrada e as Pinceladas com Deus; e Minhas Resenhas. Há outros temas importantes, em seu livro, porém nos referimos aos que, na nossa modesta opinião, aumentaram nossos conhecimentos. Enfim, são lições ricas de informações, além de dignificantes, para um jornalista profissional, com incursões, na Imprensa de Turismo, sem falar do setor agrícola, há 41 anos, como assessor de comunicação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), que trabalhou cinco anos em três cidades do interior cearense. 
Bem! O que escreveu, convincentemente, Priscila Cavalcanti somente pode ser constatado, é evidente, lendo as 362 duas páginas do Pinceladas com Deus...e outros temas. Ah! Somos católicos, todavia não praticante, apesar de termos passado cinco anos, estudando no vetusto Seminário da Prainha, em Fortaleza, que, parodiando frase do compositor e cantor Gilberto Gil, deu-nos régua e compasso na vida. Ao bom entendedor – como se diz popularmente – meia palavra basta.
Após ler seu livro, resta-nos parabenizar a carismática figura humana, que é Priscila Cavalcanti, profissional competente, atuante, comunicativa, educada, festiva, e que sabe valorizar as pessoas honestas e o que é construtivo, na existência, dando bons exemplos à sua família, ao vasto círculo de amigos e aos admiradores. Por último, dizer-lhe que valeu adquirirmos sua obra literária e torcer para que escreva outras sejam publicadas, que nos encantem e ao público de modo geral.  E, agora, uma recomendação de sua autoria: ”Ande sempre de mãos dadas com fé e com a vida”. Ótimo fim de semana!

CCSALVADOR JÁ TEM CONCESSIONÁRIA ASSEGURADA

O Centro de Convenções de Salvador, que está sendo construído no espaço conhecido como Aeroclube, pela Prefeitura, (em frente à localização do antigo CC) tem a sua inauguração assegurada para o final deste ano, tanto em virtude do adiantado das obras, que garante o cumprimento do cronograma, bem assim por já contar com a concessionária que o irá administrar.
É que, procedida a licitação, conforme determina a legislação específica, já é conhecida a empresa vencedora: a francesa G.L. Events. Foi ela que venceu a licitação para a concessão do novo Centro de Convenções da capital baiana. É sabido de que, com o desabamento de parte do antigo equipamento – que é do Estado – o turismo da cidade ficou sem o apoio do importante instrumento.
A questão já está oficializada com a publicação pelo Diário Oficial do Município do resultado da licitação. Por estes dias deverá estar sendo, inclusive, assinado o contrato entre a Prefeitura e a empresa francesa, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT, cujo titular é CLÁUDIO TINOCO.
O contrato estabelece, dentre outros detalhes, que o prazo da concessão, através do qual a empresa se habilita a estar à frente do Centro de Convenções, será de 25 anos. A par dessa providência, seguidamente, inclusive, o Prefeito ACM Neto promove a vistoria das obras a fim de acompanhar o cumprimento do cronograma, para que o prazo de inauguração ainda este ano seja cumprido.
Entre os deveres destinados à concessionária, incluem-se, por exemplo, a garantia, primeiro, da gestão, bem assim da manutenção do prédio e de todo o seu mobiliário, além da empresa assumir a responsabilidade pela estratégia de comercialização do CCS, o que implica, inclusive, na permanente atração de grandes eventos que irão movimentar a cidade, no particular.
Entre os diversos dispositivos que, no documento formal, obrigam a concessionária, durante o período estipulado, está a outorga que fixa mais de R$10 milhões. Além disto a G.L. Eventos deverá assegurar o investimento de cerca de R$15 milhões, que se destinarão, tanto à parte de aquisição de todo o equipamento necessário ao funcionamento do CC, como de todo o mobiliário, além de assegurar as ações destinadas à captação de eventos.
O contrato ainda estabelece que, a partir do sexto ano de sua administração, a G.L. Events obriga-se a pagar à Prefeitura o que é considerado como uma outorga variável, a qual estará correspondendo a 5 por cento de toda a receita bruta consequente dos eventos que ali sejam realizados.
 Segundo o que afirma o Secretário Tinoco, a conclusão da licitação ainda em junho passado foi fato da maior importância para que esteja assegurada a entrega do equipamento ainda no final deste ano. Entende o Secretário que, em virtude dessa legalização, a própria concessionária G L deverá estar aliada para agir conjuntamente com o consórcio construtor do Centro de Convenções, objetivando a agilização das obras, com vistas a assegurar o cumprimento dos prazos, qual seja, a conclusão até o final deste ano.
Originária de Paris, a empresa G. L. Events foi constituída propriamente no Brasil há vários anos, o que está lhe valendo a administração de outros equipamentos no país, a exemplo do Rio Centro, no Rio de Janeiro, e do São Paulo Expo.
Com o avanço da obras, o equipamento no Aeroclube já vem se destacando para a população da cidade e para os que lhe visitam, diante da característica que é constante do seu projeto de origem, com a condição de multiuso. Sobretudo porque o novo Centro de Convenções de Salvador terá a capacidade de realizar eventos simultâneos que lhe concedam a presença de até 14 mil pessoas, seja em congressos e convenções, ou outras promoções.
Quem está vibrando com essas notícias é a comunidade turística da Bahia, que está na expectativa de retornar aos áureos tempos em que a capital baiana era uma das líderes no país na captação de ventos nacionais e internacionais.
Ao lado da chegada do novo Centro de Convenções Municipal, a cidade conta também com a ampliação do seu aeroporto, o que lhe está valendo, inclusive, a instalação de um novo equipamento, que é a atual novidade: a recente instalação da mais nova loja, a DFA Shop, que constituirá num dos elementos de atração da população soteropolitana.
No seu esforço por estimular o desenvolvimento do turismo em Salvador, o Prefeito anuncia novos voos de Santiago do Chile para a Capital baiana. Esta é uma ação que a Prefeitura desenvolve em conjunto com a Salvador Bahia Airport, além da própria companhia aérea Sky Airline.
Um elemento que estimula a iniciativa é que o Chile se apresenta como o maior emissor de turistas para Salvador, mesmo sem existir qualquer voo direto que ligue aquele país à cidade baiana. O objetivo, então, da Prefeitura é que com um novo voo direto haja uma intensa aceleração da vinda de chilenos para a Bahia. 
Do anúncio dessa nova ação municipal participaram, ao lado do próprio titular da Prefeitura, o Secretário Municipal de Turismo, bem assim o diretor comercial da Bahia Airport, Marc Gordien, além dos representantes da própria companhia aérea Sky Airline, Renata Robbio e Stefano de Luca, ela Coordenadora de Assuntos Corporativos e ele Coordenador de Vendas Internacionais da companhia aérea. 
Uma outra questão que está deixando em alerta a comunidade turística é que o Governador do Estado informou viagem a São Paulo a fim de tentar conseguir captar aliados para a sua ideia de construção de um novo Centro de Convenções. E Sua Excelência ainda persiste com a intenção de destinar esse equipamento para a Cidade Baixa, o que foi condenado, anteriormente, por todos os empresários e profissionais experts dos diversos segmentos do turismo baiano.

PRINCIPADO DE MÔNACO - INAUGURADO O COMPLEXO DE LUXO ONE MONTE-CARLO

Em 2019, após quatro anos de construção, foi inaugurado o One Monte-Carlo, um grande projeto de planejamento urbano e imobiliário no Principado de Mônaco, que oferece uma experiência de luxo próxima à lendária praça do Cassino de Monte-Carlo.
 Com 60.000 m², o espaço ultramoderno é uma combinação de apartamentos sofisticados, grifes, gastronomia, cultura e negócios, e situa-se ao redor da Promenade Princesse Charlène, uma nova zona de pedestres ladeada por árvores e sete edifícios onde a transparência e a vegetação ocupam um lugar de destaque. O distrito possui linhas leves e fluidas, vidraças monumentais, fachadas cobertas de plantas e ruas arborizadas, incorporando o melhor da expertise da Monte-Carlo Société des Bains de Mer, que visa tornar-se o destino mais exclusivo da Europa.
A área do complexo dedicada às compras conta com 24 boutiques de luxo internacionais, dentre as quais estão Cartier, Louis Vuitton, Chanel, Fendi e Prada. O local oferece uma experiência excepcional de compras aos clientes, que podem encontrar de peças de alta costura a joias e relógios. Os interiores e vitrines das lojas são decorados com peças icônicas, obras de arte, edições limitadas, tapeçarias e outros elementos especiais.
Um endereço único na Place du Casino, o One Monte-Carlo, é um refúgio de paz para seus residentes. Esta nova área residencial oferece aos clientes internacionais um espaço excepcional de convivência com mais de 37 apartamentos de alto padrão. A área dos apartamentos varia entre 60m² e 800m², seis deles abrangendo três andares com piscinas privativas e até seis quartos. Os designers de interiores Bruno Moinard e Claire Betaille escolheram homenagear Mônaco e a Riviera Francesa e materiais de origem regional foram usados em todo o espaço por artesãos franceses e italianos.
O One Monte-Carlo conta ainda com um restaurante-conceito criado pelo chef estrelado Marcel Ravin. O Mada One é um café, bistrô e padaria ao mesmo tempo, com pratos que destacam ingredientes naturais e combinações de sabores, perfeito para qualquer hora do dia, do café da manhã ao happy hour. O cardápio saudável e saboroso foi cuidadosamente elaborado. Ali é feita uma sessão de "terapia de aperitivos", das 17h30 às 20h30, onde é possível experimentar um coquetel exclusivo acompanhado de pequenas criações doces e salgadas do chef.
Por fim, com cerca de 1.445 m² dedicados aos eventos e turismo de negócios, o One Monte-Carlo se tornou um local importante do principado para organização de seminários, convenções e lançamentos de produtos. Além das salas do centro de conferências e do auditório, há a galeria de arte que sediará grandes eventos culturais ao longo do ano.
O One Monte Carlo também está fazendo sua parte no movimento global de desenvolvimento sustentável. Por exemplo, ele respeita o padrão de eficiência energética RT2012 e garantiu a certificação europeia BREEAM, enquanto painéis solares de última geração foram instalados no telhado do edifício de escritórios.

A CALIFÓRNIA DE CARRO - UMA OFERTA PARA LAZER E ALARGAR CONHECIMENTOS

Highway 1
As famosas road trips foram idealizadas e consagradas pela cultura pop de On The Road a Diários de Motocicleta. As viagens por estradas sempre rendem boas histórias e imagens, transformando essa em uma das aventuras que não podem faltar em uma daquelas listas de muita gente.
Das montanhas, passando pelo deserto até chegar a costa, os cenários para os passeios de carros em estradas de tirar o fôlego são várias.  Uma das mais incríveis e populares para se fazer nesse formato é pela Califórnia, nos Estados Unidos. O estado abriga em uma extremidade a cidade de Los Angeles e em outra a cidade de São Francisco. Cruzar os mais de 700km que a separam pode se tornar uma aventura para ficar guardado na memória.
Ao fazer o trajeto é imprescindível passar por pontos clássicos como o pier de Santa Mônica, Santa Bárbara e Big Sur, além disso, a higway 1, que é a estrada costeira que liga as cidades, tem diversos mirantes que valem a parada para admiração.
Como toda metrópole, a costeira São Francisco, famosa por suas subidas, pela ponte Golden Gate e pelo Vale do Silício, é recheada de opções de lazer, gastronomia e atividades diversas. São Francisco é mundialmente considerada uma cidade amiga das bicicletas, então uma boa dica é deixar o carro estacionado e conhecê-la pedalando.
Los Angeles, a cidade dos Anjos, é, provavelmente, o ponto mais conhecido dos Estados Unidos. Casa de artistas consagrados e aspirantes a estrelas, é nela que se encontra o distrito de Hollywood, responsável pela grande produção do entretenimento do país e do mundo, a calçada da fama, e o famoso bairro de Beverly Hills. Há ainda diversos museus, restaurantes e espaços para compras. Para fazer essa viagem é importante não esquecer a câmera, porque com certeza tudo será eternizado.
A BWT Operadora (www.bwtoperadora.com.br), oferece o roteiro,  com três noites de hospedagem em Los Angeles e três noites de hospedagem em São Francisco, com sete dias de locação de veículo intermediária. O preço, por pessoa, é a partir de US$ 1.079. Sem aéreo.

AGÊNCIA BRASILEIROS - INAUGURADA NOVA UNIDADE NO AEROPORTO DE USHUAIA

A Brasileiros em Ushuaia, operadora que já atendeu mais de 100 mil brasileiros na região patagônica nos últimos cinco anos, anuncia a abertura de sua nova unidade na “Cidade do Fim do Mundo”. Funcionando desde o último dia 9 de julho, a agência é a única com escritório dentro do Aeroporto Internacional de Ushuaia e conta com privilegiada localização, bem em frente ao desembarque.
Na nova unidade, que conta com três funcionários e permanece aberta durante todas as chegadas de voos, a empresa realiza todos os serviços e atendimentos já prestados na unidade principal, situada no centro da cidade. E ainda conta com diversas facilidades como a retirada de compras feitas pelo passageiro antes da chegada no destino logo no desembarque, entre outros.
SOBRE A BRASILEIROS -A Brasileiros em Ushuaia é a empresa especialista em roteiros pelo Fim do Mundo e pela Patagônia Argentina. A empresa tem uma equipe totalmente pronta para construir e sugerir o melhor roteiro de acordo com as preferências e necessidades de cada turista.
Com atendimento em português e reservas pela internet, a agência oferece serviços exclusivos e diferenciados para receber os brasileiros da melhor forma possível na região.
Informações: www.brasileirosemushuaia.com.br

EM DIA COM O FESTURIS - MEETING FESTURIS: CONTÉUDO E NETWORKING COM IMPORTANTES LIDERANÇAS DO TURISMO


SÃO ROQUE DE MINAS - NO COMEÇO DE AGOSTO O Iº FESTIVAL DO QUEIJO DA CANASTRA

A capital da Serra da Canastra se agita no mês de agosto com a realização da segunda edição do Festival do Queijo da Canastra. Nos dias 2 e 3 do próximo mês, a cidade de São Roque de Minas sedia o evento realizado pela Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN). 
Protagonista do festival, o queijo canastra é considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN desde 2008 e faz parte da cultura e tradição locais. Segundo a história, a receita veio de Portugal e é passada geração a geração há mais de dois séculos. Antigamente, para não amassar, o queijo só podia viajar com mais de 30 dias de cura, quando já estava mais firme e amarelado. É por isso que o queijo tradicional da Canastra ficou conhecido por ter uma casca amarela por fora e por ser macio e saboroso por dentro. Feito com leite cru, o queijo artesanal é exclusivo da região e tem até selo de autenticidade e rastreabilidade feito de caseína (proteína do leite) para comprovar sua origem.
São Roque de Minas concentra o maior número de produtores do famoso queijo da Canastra e, para apresentar esse produto típico aos visitantes, a maioria das fazendas produtoras está abrindo suas porteiras para apresentar todo o processo de fabricação.
Durante o II Festival do Queijo da Canastra, os turistas poderão aproveitar uma programação especial na Praça da Matriz, com exposição de diversos produtos regionais da região, além de cozinha show com chefes ensinando receitas, e muito mais. Haverá ainda programação cultural com apresentações do Chico Lobo em trio e Renato Caetano e banda, entre outros.
Para completar, as fazendas produtoras de queijo contarão com uma série de atividades como degustação, harmonização dos queijos com vinhos e cervejas, almoço, voo de balão, e muito mais.
Uma boa opção para a sua hospedagem em São Roque de Minas é a Pousada Chapadão da Canastra. Considerado o mais completo empreendimento hoteleiro da região, o empreendimento oferece estrutura completa de serviços. Além disso, o Chapadão oferece todo o apoio logístico em carros 4x4 para os passeios pela região.

NA UNESCO - FORTALEZA E TRÊS CIDADES DO BRASIL CONCORREM A TÍTULOS

Culinária Mineira representando a gastronomia
Laboratório de ideias e de práticas inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável. Esse é o objetivo da Rede de Cidades Criativas, da Unesco, que tem quatro cidades brasileiras candidatas a títulos para este ano. Belo Horizonte (MG) concorre na categoria Gastronomia, Cataguases (MG) em Cinema, Fortaleza (CE) no segmento Design e Aracaju (SE) na música. O resultado sai até o fim de outubro.
Através de políticas públicas, boas práticas e projetos de base que promovam a participação de todos - incluindo mulheres, jovens e grupos vulneráveis, a rede coopera de forma decisiva para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas. Atualmente, a rede, criada em 2004, conta com 180 cidades em 72 países. Oito delas são no Brasil: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da Gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), no do Design; João Pessoa (PB), em Artesanato e Artes folclóricas; Salvador (BA), na Música; e Santos (SP), no Cinema.
Para a coordenadora de Meio Ambiente, Cultura e Economia Criativa do Ministério do Turismo, Nicole Facuri, o aproveitamento dos setores da economia criativa como ativos para agregar valor e desenvolver novos produtos e destinos turísticos são de grande importância para a diversificação da oferta turística nacional, sobretudo no Brasil, que tem a criatividade como diferencial.
FORTALEZA - Aspirante ao título de Design, a capital do Ceará é considerada a 4ª capital do país em número de estabelecimentos do segmento, depois de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Além disso, Fortaleza ocupa hoje a terceira posição entre as capitais brasileiras em número de empregos formais no setor de Design, com uma taxa de 273,9 projetistas por milhão de habitantes, 80% superior à média brasileira. Tudo teve início com o ciclo da plantação de algodão no Ceará, a partir do século XVIII, quando o processo de industrialização de Fortaleza se consolidou com a criação de um parque industrial têxtil e uma área de produção de moda.
COMO FAZER PARTE - Para integrar a rede, a cidade deve preparar um plano de desenvolvimento no campo criativo em que a região se candidatou. O processo de seleção é feito por dois comitês: um técnico, com representação em cada categoria, designado pela Unesco; e um comitê de representantes das cidades já integrantes da Rede, em cada categoria. Ao conquistar o título, a cidade tem a oportunidade de integrar uma rede internacional de cooperação que envolve outros setores criativos, além de participar de projetos estratégicos em âmbito internacional e fomentar a indústria criativa local de forma sustentável e inclusiva.

ESPÍRITO SANTO - ATÉ OUTUBRO, PASSEIOS TURÍSTICOS PARA AVISTAR BALEIAS

A temporada de avistamento das baleias Jubarte no Espírito Santo já começou e vai até o mês de outubro. Com embarcações regulamentadas pela Capitania dos Portos e equipes treinadas, os passeios turísticos saem da capital Vitória aos finais de semana e feriados, quando houver condições climáticas favoráveis, e contam com a presença de pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte. A expectativa é de que cerca de 25 mil baleias passem pelo litoral capixaba até a segunda quinzena de outubro.
Duas embarcações estão regulamentadas pela Capitania dos Portos e com equipes treinadas para que os passeios aconteçam com segurança para os turistas e as baleias, sempre respeitando o ambiente marinho e a preservação da espécie. As embarcações, com capacidade para 30 e 22 passageiros, partem do Píer Cais do Pescador, na Enseada do Suá. Os passeios duram, em média, cinco horas (ida e volta), com permanência de até três horas para contemplação das baleias.
Famosas pelos seus saltos, as espécies podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância da costa da capital capixaba. No momento do embarque, os turistas recebem orientações sobre as normas de avistagem, navegação e segurança. Além das recomendações, é entregue aos passageiros o Guia de Vida Marinha onde mostra, por meio de imagens registradas pela equipe de pesquisa Jubarte – Lab, que além dos cetáceos, baleias e golfinhos, é possível avistar tartarugas e aves marinhas como o albatroz, trinta réis e outras espécies que habitam a costa capixaba.
Durante todo o mês de junho foram realizadas capacitações dos demais profissionais da cadeia produtiva do turismo de Vitória envolvidos com as expedições. O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, destacou o protagonismo do Espírito Santo no turismo de observação de baleias. “
NÚMEROS - Segundo dados do Observatório do Turismo da Prefeitura de Vitória e do Instituto Ecomares, na temporada de 2018, entre os meses de junho e novembro, 893 turistas, a bordo de 38 expedições, tiveram a oportunidade de observar as baleias que visitaram o litoral capixaba. Durante o período, foram realizadas oito expedições de pesquisa e monitoramento, com média de avistamento de 10 baleias por embarque. (Com o MTUR)

NO PERCURSO DE 187 KM DO PIAUÍ - INTERNET E APLICATIVO COM ATRAÇÕES NA TRILHA DAS EMOÇÕES

Os aventureiros que buscarem a Trilha das Emoções no Piauí serão testemunhas de que turismo “off road” não significa “off line”. Por determinação do governador Wellington Dias, a Secretaria de Estado do Turismo e a Agência de Tecnologia da Informação vão iniciar a implantação de internet ao longo do percurso de 187 quilômetros, preparados para oferecer experiências inesquecíveis de integração com a natureza, no litoral piauiense.
Em audiência no Palácio de Karnak, o governador determinou o início imediato dos serviços, que possibilitarão passeios mais seguros aos visitantes, com auxílio de um aplicativo que está sendo desenvolvido.
A Trilha das Emoções possui 187 quilômetros, se estendendo da divisa do Ceará até a divisa com o Maranhão. É concebida para oferecer um espaço regular à circulação de carros UTV, quadriciclo e outros veículos de aventura. O percurso envolve terra, areia, mata fechada e estradões. No itinerário, o turista passa dentro dos tabuleiros litorâneos, da Lagoa do Portinho, Lagoa de Sobradinho e diversos outros pontos turísticos da região. O plano é interligar Piauí, Maranhão e Ceará, estados integrantes da Rota das Emoções.
“Estou convidando os governadores do Ceará e do Maranhão para que eles conheçam essa parte da Rota das Emoções no Piauí e possam seguir em direção a Camocim, Jericoacoara, Barreirinhas e Lençóis Maranhenses, completando essa trilha e oferecendo uma alternativa para o Brasil e o mundo” ressaltou Wellington.
A pista principal da Trilha das Emoções está pronta. A Setur está finalizando a sinalização e algumas alças de acesso a pontos turísticos e pontos de apoio. A internet vai beneficiar também as comunidades que vivem ao longo do curso da trilha. A inauguração está prevista para o dia 23 de agosto, com a presença do governador Wellington Dias e outras autoridades. 

A PARTIR DE SP - EMPRESAS AÉREAS JÁ ANUNCIAM MAIS DE 95% DOS NOVOS VOOS

Companhias aéreas integrantes do programa de novos voos a partir do Estado de São Paulo já anunciaram mais de 95% do compromisso total de 490 novas partidas semanais até o fim de 2019, após o governo paulista ter reduzido a alíquota de ICMS sobre o combustível dos aviões de 25% para 12%. São 467 frequências anunciadas, das quais 269 já estão em operação e as demais 198 serão operacionalizadas até o fim deste ano. Nos próximos meses serão divulgados os 23 voos restantes previstos no acordo. O decreto que regulamenta a redução foi publicado hoje (19) no Diário Oficial do Estado de SP.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas destaca que do compromisso total de 490 novas partidas semanais, 416 são nacionais para 21 estados e 38 destinos diferentes. Outros 74 voos são regionais, para atender seis novas localidades dentro do estado: Araraquara, Barretos, Franca, Guarujá, São Carlos e Votuporanga. Fazem parte do acordo AZUL, GOL, LATAM e PASSAREDO. 
Esse programa também prevê uma campanha de promoção conjunta entre a Secretaria Estadual de Turismo, o Visite São Paulo e a ABEAR, representando as empresas integrantes do acordo de novos voos, do chamado “stopover”. Trata-se de uma espécie de uma conexão estendida em alguma cidade paulista de um passageiro vindo de localidade internacional ou nacional, mas cujo destino final não é no estado.

TURISMO CARIRIENSE - EM ALTA EM FASE FINAL DE IMPLANTAÇÃO O TELEFÉRICO DE BARBALHA

Idealizado para impulsionar o turismo no Cariri, o teleférico de Barbalha está em fase final de implantação, com 85% da obra executada. A próxima etapa é de adaptações da rede elétrica e testes com o maquinário. A previsão é que a entrega seja feita este ano.
O equipamento interligará um dos principais distritos da cidade, Vila do Caldas, ao Mirante do Cruzeiro, onde é possível contemplar o Vale do Rio Salamanca e o Centro Histórico de Barbalha, e ainda ter uma vista privilegiada da encosta da Chapada do Araripe. Com capacidade para transportar até 660 pessoas por hora, o teleférico amplia possibilidades de ações voltadas para ecoturismo, educação e preservação ambiental na região. O investimento, do Governo do Estado, é de R$ 14 milhões.
“Nós estamos com todos os equipamentos do teleférico já no canteiro de obra, em processo de montagem. Todas as cadeirinhas, os cabos, os equipamentos elétricos estão na obra, aguardando apenas a ligação de energia que está sendo providenciada junto à Enel”, informa o diretor de Obras Especiais da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Silvio Campos. Os testes devem começar no fim do mês de agosto.
A parte relacionada a construção civil está em bom ritmo de andamento. “As duas estações, a inferior e a superior, estão com as estruturas metálicas prontas. Vão começar a receber o recobrimento. Isso já é uma etapa final dessas duas estações”, diz o diretor de Obras Especiais da SOP. A passarela no Mirante do Cruzeiro também está sendo instalada.
Também sob responsabilidade da SOP, o projeto do teleférico de Juazeiro do Norte, que vai facilitar o acesso dos romeiros à estátua de Padre Cícero, está na fase de cumprimento de demandas legais para que os serviços possam começar. Além da estrutura que levará cerca de mil passageiros por hora até a Colina do Horto, a obra contempla a urbanização do entorno.

COMEÇOU O FESTIVAL HALLELUYA - DUZENTAS MIL PESSOAS SÃO ESPERADAS NO CONDOMÍNIO UIRAPURU

Com grandes shows, momentos de oração, encontros e diversão, começou na quarta-feira, 24, a 23ª Edição do Festival Halleluya. Repetindo o que tem acontecido nas edições dos anos anteriores, o Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) – Avenida Alberto Craveiro, está adequado para receber milhares de pessoas, o que deverá ocorrer até o final do evento, dia 28, êxito aguardado pela promotora, a  Comunidade Shalon
O palco Halleluya, o maior e que receberá as principais atrações, recebe bandas locais que estão iniciando a carreira, com também atrações já consagradas do grande público, como a banda Lisieux, banda Dominus, a cantora Ticiana de Paula, dentre outros.
Os dois palcos terão, ao todo, 47 atrações cearenses, nacionais e internacionais até o dia 28. Serão mais de 300 horas de música. Os dois palcos estão posicionados em locais estratégicos dentro da Arena Halleluya, prontos para receber cerca de 200 mil pessoas por dia de evento. Estão programados para esta edição, a mais eclética da história do Festival, estilos musicais que vão do forró ao rock.
No total, o Festival Halleluya possui nove espaços temáticos. A Arena Halleluya reúne os dois palcos e outros ambientes como: Espaço Vida, Espaço da Misericórdia, Adventure, Games, Espaços das barracas para acampamento, Tenda Eletrônica, Espaço Kids, Lounge Halleluya, Espaço Acessibilidade, além de lanchonetes e bazar solidário.
SOLIDARIEDADE - Afora, encontros e diversão, é importante destacar que o Festival também incentiva a solidariedade. Segundo Padre Sílvio Scopel, que integra a comissão de organização, o Halleluya gera um forte impacto social no Estado do Ceará. ]
A organização do Festival Halleluya reforça também a campanha de doação de alimentos, que mesmo com a entrada gratuita, cada visitante é convidado a levar um quilo de alimento não perecível.  

FORTAL 2019 - COMEÇA HOJE A MAIS AFAMADA MICARETA DO BRASIL

A mocidade e o público em geral, a partir de hoje e até domingo, estará na grande arena montada em Fortaleza, a fim de reviver o mais badalado Carnaval fora de época, considerado a maior micareta fora de época do Brasil. Os anos se passam e o Fortal mais se afirma e traz à capital cearense milhares de foliões de todo o país e do estrangeiro. 
A Organização do evento cada ano capricha mais .a fim de oferecer aos milhares de foliões uma temporada alegre e segura. Já consolidado na sua nova arena, no bairro Manoel Dias Branco, o Fortal deste ano certamente fechará co chave de ouro a temp0orada de férias no Ceará.
CORREDOR DA FOLIA -, O Fortal 2019 confirmou as atrações que vão agitar o evento que reúne os maiores artistas da música nacional. No corredor da folia, espaço prestigiado por milhares foliões de Norte a Sul do Brasil, o público vai curtir ao som dos principais hitmakers da atualidade.
O line up conta com uma seleção de peso, além de grandes novidades: hoje (25), agitarão o Corredor são Bell Marques e Rafa e Pipo, Saulo Fernandes e Harmonia do Samba; amanhã (26), tem novidade com a cantora Alinne Rosa que se junta ao time da noite com Bell Marques e Gabriel Diniz. No sábado, será  a vez de outra grande novidade: Leo Santana, que estará com  outros famosos  da música, como Bell Marques e Ivete Sangalo, para fazer um sábado de Fortal inesquecível; no domingo, Bell e Ivete comandam o corredor da folia mais uma vez e o público ainda poderá conferir a energia de Wesley Safadão. 
PALCO AVENIDA – Eis a programação do Palco Avenida:
Hoje  – Wellington Hansk e o eclético da banda Souse7e iniciam os trabalhos no Palco.  Amanhã  -   É o Tchan, Salve Simpatia e Fabinho Varela. Sábado – Denny Denan e Ivo Brown. Domingo – Jammil e São 2
DJ Kadu se apresenta todos os dias no Palco Avenida.

CARA NOVA - O PARQUE DE EXPOSIÇÕES DA EXPOCRATO SERÁ DE MULTIUSO

Terminou no domingo passado (21) a 68ª Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato). O evento, que completou 75 anos desde sua primeira edição, levou uma multidão nos últimos oito dias ao Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. De cara nova há pouco mais de um ano, o equipamento se prepara para tornar-se multiuso e cada vez mais de portas abertas aos caririenses e visitantes.
Para o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) – responsável pela gestão do parque -, Francisco De Assis Diniz, “não é minimamente razoável que com tamanho investimento este centro fique aberto ao público apenas durante dez dias de exposição. Temos um espaço que pode e deve ser melhor aproveitado”.
Recentemente a SDA assinou com a Universidade Regional do Cariri (Urca) uma Termo de Cooperação Técnica (TCT) para que atividades de campo do curso de Educação Física sejam promovidas no parque. A intenção do executivo estadual é estabelecer um calendário de feira de animais, feira da agricultura familiar e instalar um polo gastronômico além de receber shows artísticos como ocorre durante o Festival Expocrato, reunindo artistas locais e nacionais. Ao todo o Parque Pedro Felício Cavalcanti dispõe de uma área de 33.605,40 m²
“Queremos agregar o conceito multiuso e dar dinamicidade ao equipamento. Temos diálogos adiantados para já em outubro termos um festival de moda com permissionários do Centro Fashion e do Outlet, de Fortaleza, para melhor movimentarmos, inclusive, a economia local”, adianta De Assis.
O plano gestor do espaço já conta com instalações fixas a serviço dos agricultores como a sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDA), do Instituto Agropolos do Ceará, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), da Guarda Municipal, Defesa Civil, e os escritórios local e regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), inaugurados na quarta-feira (17).

VOO ENTRE MACEIÓ E SALVADOR - GOVERNO REDUZ IMPOSTO E AZUL ABRE VENDA DE PASSAGENS

O governador Renan Filho e os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, e da Fazenda, George Santoro, assinaram, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, o termo de concessão de incentivos fiscais à companhia Azul Linhas Aéreas.
A medida garante a redução de 12 para 5% do ICMS sobre o Querosene de Aviação (QAV). Em contrapartida ao benefício, a Azul vai disponibilizar mais voos para Alagoas. A previsão da empresa é de crescer, no mínimo, 18% em partidas para Maceió no comparativo ao ano passado, no período entre setembro de 2019 a agosto 2020.
Presente à solenidade, o assessor especial para Assuntos Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, anunciou que a companhia abriu nesta terça-feira – já como reflexo direto da medida adotada pelo Governo do Estado - a venda de passagens para o voo Maceió / Salvador / Maceió.
O que define o percentual de redução do imposto é a quantidade dos novos voos oferecidos pelas companhias, e o pleito das empresas que solicitam a redução é deliberado pelo Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes).
Pelo decreto, publicado no último dia 21 de maio e regulamentado pelo convênio 188/2017 e 15/2018, a empresa poderá ser beneficiada com a redução do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para a redução de 12% para faixas de 8%, 6% ou 5% nas saídas internas do querosene de aviação, realizadas por distribuidoras de combustíveis e destinadas ao consumo de empresas aéreas.

RSN 26/07/2019 ISSUU