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quinta-feira, 11 de maio de 2017

CALEIDOSCÓPIO - HOPE HARI

HOPI HARI
Noticia-se que, em razão de grandes problemas financeiros, com uma dívida em torno de setecentos milhões de reais, em breve o Hopi Hari encerrará suas atividades. A informação impactante sem dúvida atinge em cheio o turismo do Brasil. Inaugurado em 1999, em Vinhedo, distante 72 quilômetros da capital paulista, o Hopi Hari é a nossa Disneylandia. Enquadrado numa área em torno de 750 Km 2, a grande cidade fantasia é marcante no nosso turismo de lazer, divertindo gente de toda idade, com atrações múltiplas e variadas. Um pequeno “país” com língua própria, hino e bandeira. Foi projetado nas suas cinco regiões temáticas para se viver momentos ímpares, com atrações para todos gostos e expectativas diversas para crianças e adultos. Quem não tem o coração apertado na Giranda Mundi, com os seus 44 metros de altura; ou na montanha russa, na velocidade de 103 quilômetros/hora em 28 segundos? É, pois, de apreensão e expectativa o clima na organização que dirige o Hopi Hari. Não apenas nela, mas em toda a cadeia produtiva do turismo, especialmente na paulista. A crise econômica e política no Brasil nos está levando ao retrocesso. Um passo atrás difícil de recuperar, caso o Governo Federal e o de São Paulo não se sensibilizem que empreendimentos como o de Vinhedo são fonte de renda não apenas para os proprietários mas toda a cadeia do turismo e, também, para os cofres públicos. Pensem no turismo e não apenas nas reformas planejadas que dizem ser o caminho para a volta de um Brasil mais saudável. 
O SIMBOLISMO DO DIA DAS MÃES – O segundo domingo do mês de maio é dedicado às mães. Mesmo com o apelo comercial, o simbolismo da homenagem representa o que de melhor o homem possa dedicar para se prostrar e reverenciar a excelsa figura de uma mãe. Disse o grande Rui Barbosa que “A Pátria é a família amplificada, E a família, divinamente constituída, tem por elementos orgânicos a honra, a disciplina, a fidelidade, a benquerença, o sacrifício”. Parece que o notável baiano não se referiu apenas à Mãe Pátria, mas a todas as mães, pois neles são intrínsecos todos os elementos apontados. É ela a célula geradora das virtudes. E mais, como cantou Coelho Neto: “Ser mãe é andar chorando no sorriso! Ser mãe é ter um mundo e não ter nada! Ser mãe é padecer num paraíso”. Mãe é mãe, pobre ou rica, branca ou negra, do ocidente ou do oriente, no sofrimento e na alegria. Carlos Drummond de Andrade, em imortais versos, no seu “Para Sempre”, homenageou tão preciosa joia dizendo “...Mãe não morre nunca/ mãe ficará sempre/junto do seu filho/e ele, velho embora. /será pequenino/feito grão de milho”. O Grande Mestre, sábio e generoso, presenteou os humanos na sua trajetória terrena com uma Guia iluminada e bondosa. Hosanas, pois, a todas as mães 

AEROPORTO DE FORTALEZA - CRESCIMENTO NO TERMINAL DE LOGÍSTICA DE CARGA

O terminal de logística de carga (Teca) do Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE) começou o ano com alta na movimentação de volumes. De janeiro a março, foram processadas 1.597 toneladas (t) de cargas, 16,4% a mais que as 1.372 t registradas no mesmo período de 2016.
O destaque ficou por conta do setor de exportações, totalizando 1.220,2 t. Esse volume representa um acréscimo de 21,41% na comparação com os três primeiros meses do ano passado, quando foram contabilizadas 1.005 t no complexo logístico. Os principais produtos enviados ao exterior a partir do Teca cearense são frutas, couros e calçados.
O gerente de Negócios em Logística de Carga do Aeroporto Pinto Martins, Roberto Frota, explica que o aumento das exportações do Teca se deve à consolidação da comercialização de frutas para Portugal, além da expansão para novos mercados, como os Estados Unidos e a Alemanha. “As frutas representam o carro-chefe das exportações no nosso complexo logístico, com ênfase nas mangas produzidas no município de Casa Nova, na Bahia (BA), e nos mamões produzidos no Rio Grande do Norte (RN) e na Paraíba (PB), nos municípios de Baraúna e Mamanguape, respectivamente”, pontuou.
 No seguimento de importações, foram movimentadas 376,4 t no primeiro trimestre de 2017, alta de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.  Os principais produtos que chegam ao Teca são máquinas e partes e peças de maquinários utilizados nas diversas indústrias instaladas na região.
O Teca do Pinto Martins é um dos maiores da Rede Infraero no Nordeste, com área construída de 8,05 mil m².  Desta capacidade total, 2,98 mil m² são destinados à área de importação e 2,22 mil m² destinados à exportação. Com capacidade de armazenamento para 20 mil toneladas de cargas, o Teca conta com cinco câmaras frias espalhadas por 479,89 m². 
Em 2016, o complexo cearense processou 5.639 t de cargas, sendo 3.897 t no seguimento de exportações e 1.742 t no setor de importações. No caso das exportações, 73,2 % foram frutas, 6% couro e peles naturais, e 5% calçados. Já nas importações, 40,6% se referem a empresas relacionadas a geração de energia elétrica ou a fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos.

NO CENTRO DE EVENTOS - ALIMENTOS E TECNOLOGIA EM FEIRA INTERNACIONAL

As feiras e congressos continuam gerando negócios para o turismo cearense. Começou na quarta-feira,10, e termina hoje, no Centro de Eventos do Ceará, a 8ª edição da Feira Internacional Tecnoalimentos, evento de negócios que   tem como objetivo reunir no estado empresários do setor alimentício, trazendo para o Nordeste o melhor de tecnologias e inovações no mercado de alimentos. 
A feira conta com a realização de palestras e “workshop” gratuitos que auxiliam o profissional a compreender como o mercado está se comportando e como e quais ferramentas utilizar para driblar as incertezas vigentes. 
Realizada por F. Everton-Feira de Negócios, a 8ª edição da Tecnoalimentos conta com 60 stands, 46 expositores e expectativa de 2 mil empresários visitando a feira. Segundo Francisco Everton, organizador, estão gerados 300 empregos diretos e indiretos e uma movimentação de 15 milhões de reais em negócios na feira e pós-feira.
Empresas expositoras nacionais e internacionais presentes permitirão aos participantes alavancar resultados e ampliar as relações comerciais com outros mercados.

TURISMO BRASILEIRO CONTINUA PATINANDO

A BAHIA COMO EXEMPLO, MAS O BRASIL COMO DESTINATÁRIO - Em artigo passado, busquei analisar a complexidade do potencial turístico, tomando como exemplo a Bahia. Tentei mostrar que o Estado e, particularmente, sua capital Salvador, são detentores de, praticamente, a maioria dos requisitos que integram a potencialidade do turismo. A partir de sua história, passando pela sua constituição física, deslizando pela sua Cultura, onde o seu patrimônio é destaque, e mergulhando no seu rico folclore, na sua singular culinária e no seu artesanato, tudo isto com a forte influência índia, portuguesa e africana, correndo por fora a pluralidade dos equipamentos.
No entanto, conquanto a Bahia – como de resto o Brasil – seja extremamente robusta no amealhar de atributos, além de possuir complexos dutos de intercomunicação, não conseguem, Estado e país, deslanchar no receptivo internacional. 
FALTA-LHES O REQUISITO FUNDAMENTAL: PROMOÇÃO - Em verdade, ainda que o Brasil como um todo e a Bahia, em particular, sejam férteis no acúmulo de qualificações, resta-lhes ausente competência do arremate que consubstancia o fator mais importante no contexto: a promoção. Sim, porque o turismo é uma atividade econômica dependente visceralmente da promoção.
Eu tenho afirmado, sempre que oportuno, que o turismo é um produto que necessariamente tem que estar na vitrine. A riqueza do potencial nada valerá se o “mundo” não estiver informado da sua existência. A promoção, por consequência, além de ser fundamental, há que se estabelecer de sorte a compatibilizar a riqueza do destino com a sua intenção de gerar simpatia.
O BRASIL AINDA AQUÉM E A BAHIA PAROU NO TEMPO - 
Esta análise leva-nos a conclusão de que o Brasil está muito distante de atingir o nível ideal da sua exposição ao mundo. E a Bahia, conquanto tenha sido pioneira na “descoberta” de que o turismo é uma importantíssima atividade econômica, para a qual exige atenções especiais, na verdade está padecendo de um interregno na sua escalada.
Sim, porque durante cerca de duas décadas, a Bahia foi exemplo para o restante do país, polarizando atenções e a busca de subsídios pelos demais parceiros nacionais que, por sinal, encontraram sempre uma mão amiga para ajudar no impulso. A Bahia desenvolveu técnicas excepcionais e capitaneou o país, levando a reboque, inclusive e sobretudo, os próprios organismos nacionais. Depois disto, parou.
OS NÚMEROS NÃO FALHAM -  A estatística é o tribunal infalível, que promove o enquadramento da existência diante da intenção. Nem sequer vou considerar deficiências em segurança, mão-de-obra e outros fatores menores. Na exposição diante do mundo, são carências que podem ser, a grosso modo, visualizadas no entorno.
Se detectarmos que, por conclusão do Forum Econômico Mundial, para uma lista de 126 países, o Brasil ocupa o primeiro lugar em potencial de recursos naturais, causa espanto, no entanto, o fato de perder em competitividade. E, no “ranking” geral, situa-se no 27º lugar. Estas informações encontram-se no documento “The Travel & Tourism Competitiveness Report 2017”.
É que, na avaliação do órgão, o Brasil tem recursos naturais muito fortes, desde patrimônios de carater esportivo e de entretenimento, ao lado de ter desenvolvido uma estrutura turística relativamente boa, mas peca em vários outros quesitos. Na comparação com outros analisados, houve piora do ambiente de negócios (ocupando o 129º lugar), que abrange eficiência legal e impostos. Na segurança sua classificação está em 106º e em mão de obra 93º
OUTRAS DEFICIÊNCIAS CONTABILIZADAS - Também não são animadoras as posições de infra-estrutura terrestre e portuária (112º), saúde e higiene (70º) e sustentabilidade (66º). Ainda que haja melhorado no ranking geral pois, em 2007, estava em 59º lugar, passando em 2015 para o 28º. Verdade que, na América Latina, encontra-se atrás somente do México.
Pelo sexto ano seguido a indústria turística superou o da economia global.  Mas o Brasil permanece, contudo, cadenciando os seus 10 milhões de visitantes estrangeiros, enquanto a França está nos seus 79 milhões, a Espanha nos 57 milhões e os Estados Unidos nos 58 milhões, como exemplo.
Falta-nos investimentos corajosos, especificamente no particular das promoções. No caso da Bahia, a reação, inclusive, da comunidade turística esteve manifestada explicitamente em artigo da autoria do Presidente da Federação de Turismo da Bahia, e vice-presidente do Salvador Destination, Sílvio Pessoa.

TURISMO: SOMENTE GERAÇÃO DE DIVISAS?

Antonio Jose de Oliveira
Pres Abrajet CE
Se o Turismo é considerado o 5º item da Balança de Exportação Brasileira, estando à frente da Indústria Automobilística, dos Negócios do Café e da Aviação, por que ainda não merece melhor e amplo tratamento por parte dos Governos Federal, Estaduais e Municipais? Há Investimentos, sim, senhor, na sua infraestrutura e na divulgação do seu potencial turístico, todavia ainda é pouco os recursos financeiros, aplicados, sem dúvida alguma, pelas iniciativas pública e privada.
O Turismo, meu caro leitor, não é, exclusivamente, o somatório de   expressivas cifras, mas também o intercâmbio (troca) de culturas, est estimulando a solidariedade, entre os povos, o que torna as pessoas mais universais e solidárias.
O Turismo, minha gente, vai criando, paulatinamente, (Quem é da área sabe disso) uma sociedade mais relacionada, humanizada, participativa e mais universal. É claro que a violência ainda campeia, em nosso país e em outros, afugentando, assim, significativo contingente de turistas.
O reconhecimento, por parte dos que militam, nesse segmento econômico, é devido à certeza de que quem viaja não é o mesmo, em termos culturais e comportamentais, após retornar ao local onde reside.
Ao voltar ao seu torrão, sobretudo se visitou países desenvolvidos da Europa, dos Estados Unidos da América do Norte ou outras localidades do Ocidente e do Oriente, vem diferente de quando partiu. É que viajar sempre acrescenta conhecimentos, mesmo para quem vai a lugares já visitados.  
Agora, caro leitor, tem um lance: jamais se deve permitir que o Turismo seja trabalhado à base do amadorismo e da improvisação. É erro crasso “brincar de turismo”, quando sabemos que esta indústria movimenta mais de três trilhões de dólares e emprega mais de 250 milhões de pessoas no mundo inteiro.
Pena é que nós, brasileiros, não tenhamos grande destaque na participação do “bolo turístico” universal e fiquemos com um “pedaço”, que representa menos de 1% (um por cento), não significando muito no movimento de viagens.  
Se é verdade que estamos crescendo, frente ao “ranking do Turismo Mundial”, contudo, precisamos ocupar um lugar de maior destaque. Como seria ótimo, caso nosso país, perdesse, na captação de turistas, apenas para a França, Espanha, Itália, Estados Unidos, países que ocupam as principais posições na pirâmide do Turismo Internacional.  Por que não pensar grande? É importante e vale a pena, para a economia, para a cultura e para a população, investir mais no Turismo do Brasil.
Parodiando Bóris Casoy, afirmamos que é “uma vergonha” o Brasil ser reconhecido o país de maior potencial turístico do mundo, pela diversificação de seus atrativos e sequer ser a décima nação a receber mais turistas no Universo.

PARA APROVEITAR OS DIAS FRIOS - DESTINOS NACIONAIS DE INVERNO OFERECEM ATRATIVOS

Igreja Matriz de Urubici - SC
Falta pouco tempo para o início do inverno, período que coincide com as férias de julho e por isso proporciona oportunidades de viagens deliciosas para quem gosta de aproveitar os dias mais frios. E apesar do clima tropical do Brasil, muitos destinos nacionais combinam charme, boa gastronomia, belezas naturais e temperaturas baixas.
Campos do Jordão, por exemplo, é um desses destinos que oferecem frio e atrações especiais durante o inverno. Com sua arquitetura europeia, atrai turistas de todos os cantos em busca de agito, boa comida e passeios em meio a natureza, além de diversas atrações culturais, como o Festival de Inverno, que leva grandes artistas da música clássica para realizar concertos memoráveis, que lotam os espaços de eventos da cidade. “Campos do Jordão pode não ser um destino de inverno tão original, mas todos os anos nesse período, a cidade fica cheia de turistas. São inúmeros restaurantes, bares, casas noturnas e chocolatarias distribuídas pela cidade. Para quem não gosta de agito, a dica é aproveitar a natureza da região e as vistas incríveis proporcionadas pelas montanhas” explica Lívia Aprili Raya Maggioni, diretora da Gran Via Turismo, uma das sete agências do grupo UNI-RAO (União das Agências Referência em Ribeirão Preto).
O Rio Grande do Sul também oferece roteiros incríveis para quem quer aproveitar o inverno. O mais famoso, Gramado, com temperaturas que ficam próximas do zero grau, é perfeito para programas gastronômicos como um bom fondue, tomar um vinho ou um chocolate quente nos charmosos restaurantes da cidade. “Gramado é o destino ideal para quem deseja curtir um clima europeu, gastronomias fantásticas, belas arquiteturas e paisagens que ficarão gravadas para sempre na memória. Bento Gonçalves, Cambará do Sul e Canela também seguem a mesma linha e oferecem roteiros de inverno que valem a pena conhecer”, explica Renata Calil, diretora da Renata Calil Eventos e Viagens, que também faz parte do grupo UNIRAO.
Outros destinos menos comuns, mas igualmente interessantes no inverno são Urubici em Santa Catarina, que dispõe de centrinho agradável, boas opções gastronômicas, pousadas de qualidade e natureza deslumbrante, além de cidades na Serra Mantiqueira como Visconde Mauá, que entre oferece pousadas aconchegantes, jantares estrelados, caminhadas e cavalgadas com vistas deslumbrantes e feirinha de artesanato. “O que o turista brasileiro mais quer em uma viagem de inverno é aproveitar tudo aquilo que é raro de se encontrar no restante do ano, como o clima frio, as comidas e bebidas quentes como o fondue, o chocolate e o vinho. O Brasil possui muitos destinos que oferecem esses atrativos. Dá para aproveitar o inverno, sem sair do país e com preços bem convidativos”, finaliza Livia.
O UNI-RAO - O grupo UNI-RAO é uma rede de contatos formada pelas agências de viagens: Barroso Turismo, Blitztur Viagens, Foco Viagens, Gran Via Turismo, Infinite Turismo, Livre Acesso e Renata Calil Eventos e Viagens. Consideradas referências na cidade, o objetivo dessas sete agências é unir forças, fomentar o setor com a troca de informações, interagir melhor com fornecedores e conseqüentemente oferecer mais benefícios e diferenciais aos seus clientes.

CAMINHO DE OSCAR NIEMEYER - NITERÓI GUARDA O SEGUNDO MAIOR ACERVO DO ARQUITETO

As belezas naturais da Baía de Guanabara e o traço artístico de Oscar Niemeyer emolduram o passeio pela orla de Niterói (RJ). Vizinha ao Rio de Janeiro, a cidade guarda o segundo maior acervo do arquiteto, atrás apenas de Brasília. Desde 2003, o Ministério do Turismo investiu R$ 23,8 milhões em 15 projetos no município, que incluíram a construção de um museu e de um teatro no chamado “Caminho Niemeyer”.
O circuito é composto por sete obras com a assinatura do arquiteto brasileiro: Teatro Popular; Museu da Ciência e da Criatividade; Memorial Roberto Silveira; Praça Juscelino Kubitschek; Centro Petrobras de Cinema; Museu de Arte Contemporânea e um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
.Do investimento total do Ministério do Turismo na cidade, R$ 970 mil foram destinados para a construção de quatro Centros de Atendimento ao Turista.  
OS ATRATIVOS DO CAMINHO – São estas as principais atrações do Caminho de Niemeyer: 
Teatro Popular - Inaugurado em 2007, o local comporta 460 pessoas e possui um palco reversível que também se abre para uma ampla praça, podendo abrigar espetáculos para até dez mil pessoas. O prédio possui uma forma ondulada na cobertura que, vista de cima, lembra o formato das ondas do mar. A fachada exibe cerâmicas com desenhos de Niemeyer, que mostram formas femininas e fazem uma analogia às curvas do próprio teatro.
Museu da Ciência e Criatividade - A obra é dividida em dois blocos e é rodeada por um espelho d'água. A cúpula segue o formato de caracol e a rampa principal dá acesso direto ao mezanino que é reservado para exposições. O local também recebe cursos, palestras, simpósios e lançamentos.  
Memorial Roberto Silveira - Uma cúpula de concreto, que parece emergir do chão, abriga o Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense. O Memorial conta com um importante acervo, com mais de 200 mil obras digitalizadas, um auditório para eventos e um painel do artista plástico Claudio Valério Teixeira.
Praça Juscelino Kubitschek - Seguindo pela orla, o visitante chegará à praça JK. No local, duas esculturas em bronze retratam uma conversa entre o arquiteto Oscar Niemeyer e o ex-presidente, sentados em um banco e olhando uma planta arquitetônica de Brasília. A praça também serve como mirante para a Baía de Guanabara.
Centro Petrobras de Cinema - No bairro São Domingos, que abriga algumas obras históricas da cidade, está o Centro Petrobrás de Cinema. A poucos metros da praça JK e ao lado do campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, o centro foi idealizado por Niemeyer em formato de rolo de filme. O local conta com cinco salas de cinema, café, livraria e galeria de arte.
Museu de Arte Contemporânea - Inaugurado em 1996, o MAC é um dos principais símbolos da cidade. A forma do edifício lembra uma flor ou uma nave espacial, que nasce do chão numa base cilíndrica única que sustenta todo o prédio, ancorado numa sapata gigante. Seu visual completa-se com um espelho d'água que confere leveza à construção. A grande rampa externa de concreto vermelho conduz o visitante através de curvas livres às entradas dos pavimentos superiores.
Na primeira entrada, fica a recepção e a administração. Logo acima, o segundo pavimento abriga o salão central de exposições envolto por uma varanda circular envidraçada, destinada também a exposições, de onde se pode admirar a paisagem panorâmica da Baía de Guanabara. (Com o MTUR)

PROMOÇÃO DO BRASIL - “THINK BRAZIL” COMEÇOU ESTA SEMANA, EM LONDRES

Brasil e Reino Unido fortalecem sua parceria bicentenária com a realização do 'Think Brazil'. Durante dez dias serão realizados 22 eventos nas cidades de Londres, Oxford e Manchester. O objetivo dessa cooperação inédita entre os governos brasileiro e britânico é afinar as agendas em comum e apresentar oportunidades de negócios nos setores público e privado. Os dois países figuram entre aqueles que mais atraíram investimentos estrangeiros em 2016, com o Reino Unido alcançando o segundo lugar (US$ 179 bilhões) e o Brasil o sexto (US$ 50 bilhões). Já a exportação de produtos e serviços britânicos para o Brasil foi de cerca de R$ 15 bilhões em 2015 – o valor mais que dobrou nos últimos dez anos. Também em 2015, o Reino Unido importou cerca de R$ 12 bilhões do Brasil e hoje ocupa o posto do quarto maior investidor estrangeiro no país. 
Dentre os principais objetivos da ação está a promoção do potencial do Brasil no campo das ideias, pesquisas e inovação. Portanto, além da presença de autoridades governamentais, presidentes de grandes empresas e líderes do meio corporativo, haverá espaço também para a discussão de especialistas sobre tópicos da cultura e da ciência. 
A primeira semana começa com ações culturais.  Na quarta-feira 10, duas personalidades brasileiras com impacto no Reino Unido foram homenageadas: o escritor, dramaturgo e jornalista, Antonio Callado, e o principal bailarino da Royal Opera House, Thiago Soares. 
Antes mesmo da sua chegada ao país, no fim de maio, o novo embaixador britânico designado para ocupar o cargo de chefe da Missão Diplomática Britânica no Brasil, Vijay Rangarajan, será o anfitrião de parte dos eventos do 'Think Brazil', como a palestra sobre Zika e microcefalia, no dia 11. O seminário será ministrado na London School of Hygiene & Tropical Medicine pela pesquisadora e médica infectologista da Fundação Oswaldo Cruz, Celina Turchi – a única brasileira citada na lista da revista TIME das personalidades mais influentes de 2017. 
Neste fim de semana, dias 13 e 14, dois eventos especiais ocorrem dentro da programação do 'Think Brazil': o Brazil Forum (a sessão de sábado será na London School of Economics e a de domingo, na Oxford University) e a terceira edição do fórum UK-Brazil Conversa, criado pelo ex-embaixador britânico no Brasil, Alan Charlton (sábado no King's College). 
Na segunda semana do 'Think Brazil', serão realizados os eventos focados em negócios e investimentos, nas áreas de serviços financeiros, petróleo e gás (ambos no dia 16), serviços de saúde, infraestrutura (dia 17) e educação (são cinco eventos ao todo, nos dias 15, 17, 18 e 19). O primeiro deles, no dia 15, consiste no apoio a uma missão brasileira do SENAC para intercâmbio de projetos, nas áreas de: gastronomia, moda, beleza, turismo e hospitalidade. Também dentro da programação de educação, o Conselho Britânico (British Council), com apoio da associação Universities UK International (UUKi), fará uma conferência no dia 18 sobre possíveis colaborações e parcerias em ensino superior visando o desenvolvimento da internacionalização das universidades brasileiras. Para tanto, oportunidades de financiamento serão lançadas.
Fechando a noite do dia 18, o British Brazilian Awards será uma grande celebração, com a premiação dos casos de sucesso das 23 empresas brasileiras que expandiram seus negócios no Reino Unido e das 18 empresas britânicas que investiram no Brasil em 2016. 

EM DIA COM O FESTURIS 12/05/2017



A APOSTA DOS DESTINOS INTERNACIONAIS NO FESTURIS 2017 - Grandes marcas do Turismo mundial já estão confirmadas na feira internacional. Ganham destaque os destinos norte – americanos já garantidos
O FESTURIS trabalha há alguns anos para potencializar sua abrangência no cenário internacional. A captação de cada destino ou empresa do exterior é motivo de comemoração e o caminho trilhado para a internacionalização é uma realidade em Gramado. Faltando pouco mais de cinco meses para o início da 29ª edição do FESTURIS Gramado –  Feira Internacional de Turismo, grandes marcas representantes do trade turístico de vários países já confirmaram participação como expositor.
A feira é case de sucesso e na última edição teve um impacto econômico de mais de R$ 253 milhões em geração de negócios em seus dois dias de duração, segundo dados apontados por pesquisa das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Em 2017 o evento ocorre de 09 a 12 de novembro. Mais informações, detalhes e inscrições pelo site: www.festurisgramado.com.
Segundo a gerente comercial do Núcleo FESTURIS, Andrea Oliveira, “estamos em uma curva crescente no fechamento de novos contratos e renovação de antigas parcerias. Se destacam na procura para participar da feira deste ano destinos internacionais como EUA, México, Peru, Seychelles, Argentina, Uruguai, Barbados, Turks & Caicos, entre outros ”.
Andrea salienta que quanto antes os expositores interessados garantirem seus espaços, a negociação se torna facilitada. Contatos pelo telefone: (54) 3286-3313 e pelo e-mail andrea@rossiezorzanello.com.br.
Confira alguns de expositores já confirmados:
Texas, Visit California, Santa Mônica, Los Cabos, Las Vegas, Florida, México, Peru, Ilhas Seychelles, Argentina, Caminhos de Santiago, República Dominicana, Uruguai, Air Thaiti Nui, Barbados, Turks & Caicos, St. Martin, Emirates, South African, United, TAP, Ministério do Turismo, GOL, Avianca, Latam, Azul, Abreutur, Flytour, Movida, Localiza, FRT Operadora, Travel Port, MGM, MMT Gapnet, Orinter, Especial Tours, Socaltur, Travel Ace Unique Garden, Hello Brazil, Incomum Viagens, Hover Tours, Brocker, Skyteam, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul, Santa Maria, Petrópolis/RJ, Bahia, CNC, Beto Carrero, Foz do Iguaçu, Itaipú, Farroupilha, Vila Galé, Enotel, Laje de Pedra, Costão do Santinho, Rede Laghetto, Iberostar, Gravatal, Termas de Jurema, Fazzenda Park Hotel, Hotel Panamby, Best Western, ABIH Alagoas, Giordani Turismo, Celebration Tours, Conecttur, Rota Sul Turismo, Brasil Total Receptivos, Bee Happy, Tia Iara, Expedia TAAP, Personal Operadora, Galápagos Tour, RCD Hotels, Mercatur Premim, Viagens e Cia, AM Resorts, Saint Andrews, Villa Sergio Bertti, Grupo Vinte.
PASSA DE MIL O NÚMERO DE PROFISSIONAIS INSCRITOS PARA O FESTURIS GRAMADO 2017 - Trade e estudantes podem se inscrever com tarifa reduzida até 31 de maio. Espaço Luxury conta com 90% de espaços comercializados
O FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, que ocorre de 09 a 12 de novembro na Serra Gaúcha, abriu seu credenciamento para agentes, trade e estudantes no mês de março. Em dois meses já são mais de mil inscritos, uma mostra do interesse que o evento gera aos profissionais do setor turístico nacional.
Inicialmente as inscrições são destinadas aos agentes de viagem (que podem garantir sua inscrição free até o dia 30 de junho) e profissionais do trade e estudantes que podem se inscrever com taxa reduzida até o dia 31 de maio.
A inscrição antecipada pode ser feita pelo link:http://martaesilvia.sigevent.com/visitantes/index.php?id_edicao=9
“O FESTURIS terá uma edição que, em 2017, vai superar todas as expectativas. Estamos trabalhando para isso. Ao entrarmos para o ano 30 a feira, estamos nos renovando e vamos oferecer aos participantes e profissionais muitas possibilidades de negócios e conhecimento, agregando valor e apontando tendências”, destaca Marta Rossi, CEO do FESTURIS Gramado.
Segundo ela, “a feira terá dezenas de destinos e marcas estreantes que se juntarão aos tradicionais expositores de grande peso que temos. É o resultado de um intenso trabalho de captação. Além disso, a parceria com as entidades, e a garantia da participação de profissionais do trade de todo o país, fazem com que nossa motivação só aumente.”
Espaço Luxury com mais de 90% dos espaços comercializados
Faltando seis meses para o início da feira, outra novidade positiva é a grande procura por expositores interessados em participar do Espaço Luxury. Inicialmente o espaço teve seu tamanho triplicado com relação a feira de 2016. Restam apenas três espaços disponíveis para comercialização, todos os demais já estão fechados. Os contatos para fechamento comercial deste espaço podem ser feitos pelo e-mail kenia@rossiezorzanello.com.br.
Confira os expositores já garantidos no Espaço Luxury: RCD Hotels, Mercartur Premium, Tahiti, Turks & Caicos, Viagens & Cia, México – Los Cabos, Saint Martin, Emirates Airlines, One & Only Amawaterways, Visit Califórnia, AM Resorts, Santa Mônica, Unique, Hello Brazil, Saint Andrews, Norwegian, Seychelles, Barbados

EVENTOS INTERNACIONAIS - O BRASIL CAIU PARA 15ª POSIÇÃO NO RANKING ICCA

A International Congress and Convention Association (ICCA) divulgou o ranking dos países que mais realizaram eventos internacionais em 2016. O Brasil caiu novamente, da 11º posição em 2015 para a 15ª posição no ranking atual. “Esta posição reflete a falta de incentivo para a captação de eventos internacionais”, resume a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil), Ana Claudia Bitencourt.
“Não temos recursos, não temos verbas e nem apoio. Somos chamados para intermináveis reuniões mas muito pouca coisa acontece. Na última reunião do Conselho Nacional de Turismo transformaram a reunião numa apresentação política e nada foi discutido”, desabafa.
Para a presidente da ABEOC Brasil, o trade precisa ser realista e ir em busca de mudanças no cenário atual para que os números voltem a ser positivos. “Queremos o melhor, trabalhamos para o melhor, mas, sozinhos não conseguimos, precisamos de políticas públicas e investimentos que estimulem a captação de eventos”, enfatiza. “Nós acreditamos no Turismo e em especial no segmento de turismo de eventos, mas vemos o que vem acontecendo em decorrência da crise e precisamos tomar atitudes para alavancar os eventos no Brasil”, destaca Ana.
È este o ranking dos 20 países por número de reuniões organizadas em 2016: Classificação/ País/ Reuniões em 2016: 
1. Estados Unidos: 934.  2. Alemanha: 689. 3. Reino Unido: 582. 4. França: 545. 5. Espanha: 533.  6. Itália: 468.7. China: 410.  8. Japão: 410.  9. Países Baixos: 368. 10. Canadá: 287.  11. Portugal: 287.  12. Áustria: 268.13. República da Coreia: 267. 14. Suécia: 260.  15. Brasil: 244.  16. Austrália: 211. 17. Polônia: 195.  18. Bélgica: 194. 19. Argentina: 188.  20. Suíça: 184.

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS - A “COW PARADE” ENFEITA AS RUAS DE SÃO PAULO

Em sua décima edição no Brasil, a Cowparade chegou às ruas de São Paulo no último dia 26 pela terceira vez para decorá-las e torná-las mais atrativas e instigantes. Os olhares dos transeuntes são projetados instantaneamente para as vaquinhas coloridas e enfeitadas distribuídas pelos mais diversos pontos. Diminuir a velocidade do carro para um click rápido ou até mesmo um passeio de lazer em busca desse “tesouro perdido” passam a fazer parte do cotidiano da cidade enquanto essas obras de arte despertam nossa atenção.
Este ano o tema “uma viagem pelo mundo” celebra os 10 anos de existência no Brasil do maior evento de arte de rua já feito. A Cowparade surgiu em 1999 no mundo, já passou por 84 cidades e contou com a participação de 1000 artistas. Esta grandiosa exposição de arte ao ar livre arrecadou ao longo deste tempo U$35 milhões para entidades beneficentes.
Diversos são os lugares no mundo que tem entre as atrações turísticas intervenções artísticas pela cidade. A Wall Street na cidade de Nova Iorque tem dois símbolos: o Touro de Wall Street, símbolo da força do mercado, e a “Menina Sem Medo”, da escultora Kristen Visbal, feita com o intuito de promover uma reflexão sobre a desigualdade de gênero e da necessidade de alcançar a maior representatividade das mulheres no mercado. Na cidade mãe do grafite, não se pode perder de vista as obras do brasileiro Eduardo Kobra. 
Ao redor do mundo, a rua recebeu status de acolhedora de grandes obras primas. Londres promoveu a arte e a cultura encontrada dentro dos museus, mas de uma forma muito mais próxima de quem passava pelas ruas dos bairros: Soho, Convent Garden e Picadilly. 
Inspirada na iniciativa já realizada em Londres, o Museu nacional de Arte Antiga, na cidade de Lisboa em Portugal realizou a exposição “ComingOut. E se o Museu saísse à rua?” de setembro de 2015 a janeiro de 2016 nos bairros Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real. 
Para quem tem interesse nos destinos e se considera admirador das mais diversas expressões de arte, a Fanato oferece roteiros únicos, que vão muito além das paredes dos museus e incluem passeios, tours e experiências. Quem se interessar, pode solicitar um projeto diretamente com a agência, através do e-mail fanato@fanato.com.br ou pelo telefone (11) 2495-1231.  

“DESCUBRA UMA NOVA AMAZÔNIA” - MINISTÉRIO DO TURISMO LANÇOU CAMPANHA PUBLICITÁRIA

O ministro do turismo, Marx Beltrão, apresentou na semana passada a nova campanha publicitária para divulgar e promover o turismo na Amazônia Legal. O evento fez parte da programação do 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal que reuniu, em Porto Velho (RO), os chefes de governo de sete estados da região.
Tendo como slogan “Descubra uma nova Amazônia”, a campanha tem como objetivo gerar identificação apresentando a multiplicidade da região por meio de experiências turísticas nos segmentos de natureza, ecoturismo e aventura, bem como apresentar as manifestações culturais e a rica gastronomia da região. A campanha começa a ser veiculada na terça-feira passada e terá como praças prioritárias Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.
Os nove estados da Amazônia Legal - Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão - concentram grande parte da biodiversidade que coloca o Brasil na posição de primeiro país no mundo em recursos naturais, segundo ranking do Fórum Econômico Mundial. De acordo com a demanda internacional, 15,7% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2015, a lazer, tiveram como motivação a natureza, ecoturismo ou aventura.
O reforço da promoção nacional e internacional são itens contemplados no Plano Brasil + Turismo lançado, em abril, pelo governo federal. Entre as medidas previstas estão a mudança da natureza jurídica da Embratur que passa a ser uma agência de promoção, como ocorre com os principais destinos do mundo. De acordo com a demanda internacional referente a 2015, a motivação Natureza, ecoturismo ou aventura alcançou 15,7% das viagens a lazer.
FÓRUM - Ainda na última sexta-feira, durante o evento que reuniu governadores da Amazônia Legal, será assinado um protocolo de intenção para a criação do consórcio da Amazônia Legal. Na pauta consta também a discussão de temas relacionados a meio ambiente, segurança e comunicação públicas.(Com o MTUR).

RANKING DE EXPOSIÇÕES - DUAS MOSTRAS NO BRASIL ENTRE AS MAIS VISITADAS

Duas instituições culturais brasileiras aparecem no ranking de 2016 da revista The Art Newspaper entre as que receberam as exposições de arte mais visitadas do mundo. Quatro das mostras mais visitadas do ano passado foram exibidas pela unidade dos Centros Culturais Banco do Brasil (CCBBs). A outra instituição nacional que aparece na lista é o Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo.
A MOSTRA O TRIUNFO DA COR -  O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d'Orsay e do Musée de l'Orangerie ficou em primeiro lugar, com uma média diária de 9,7 mil visitantes durante a sua temporada no CCBB Rio de Janeiro, de julho a outubro. Já a exposição Com Ciência – Patricia Piccinini ficou na segunda colocação e foi vista por 8.340 pessoas diariamente, também no Rio, de abril a junho de 2016. Na terceira posição, Castelo Rá-Tim-Bum – a exposição, foi visitada por 8.288 pessoas entre outubro de 2015 e janeiro de 2016, também na capital fluminense.
A outra instituição brasileira que figura no ranking das dez mostras mais visitadas segundo a revista britânica é o Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo. No cômputo geral, o espaço cultural paulista ficou em sexto lugar, com a exposição sobre a pintora mexicana Frida Kahlo, com 592.854 visitantes, entre setembro de 2015 e junho de 2016.
As mostras também ocuparam a liderança dos rankings específicos da The Art Newspaper. O Triunfo da Cor liderou a categoria Pós-Impressionistas e Modernos, ficando à frente de mostras sobre Van Gogh e Salvador Dalí, por exemplo, que foram realizadas em Nova York, Tóquio e Chicago. A exposição sobre Frida Kahlo no Tomie Ohtake aparece em quarto lugar na mesma categoria. Já Iberê Camargo ficou em 10º lugar nesse ranking, pela sua temporada no CCBB Brasília.
No ranking das mostras de Arte Contemporânea, a liderança ficou com o CCBB do Rio, pela exposição ComCiência, da australiana Patricia Piccinini. Castelo Rá-Tim-Bum, também no CCBB Rio, aparece em primeiro lugar no ranking das exposições temáticas, deixando para trás mostras exibidas no The Royal Academy of Arts, de Londres, no Whitney Museum e no Guggenheim, ambos de Nova York.

NAS MISSÕES - III ENCONTRO NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

A URI Santo Ângelo, nas Missões, Rio Grande do Sul, sediará, dias 18 e 19 de maio, o III Encontro Nacional de Propriedade Intelectual, evento itinerante de grande repercussão científica e empresarial, que possibilita mostrar à sociedade a importância das marcas, patentes, desenhos industriais, registros de softwares e indicações geográficas.
O evento é o resultado da integração da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual (API) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), com objetivo de buscar alternativas para o desenvolvimento da região Sul e do Brasil.
É um encontro para a comunidade científica e empresarial, membros de instituições públicas e privadas do Rio Grande do Sul e de outros estados da Federação. Os palestrantes e conferencistas são membros de universidades, setor empresarial e governamental, com experiência em propriedade intelectual, inovação e transferência de tecnologias. 
A primeira edição do Encontro aconteceu em Aracaju, Sergipe, em fevereiro de 2015, tendo como tema: Propriedade Intelectual, Tecnologias e Sociedade. Depois, o II ENPI foi realizado em junho de 2016, em Teresina-Piauí, também com apresentação de trabalhos científicos com temas relacionados à Propriedade Intelectual; Transferência de Tecnologias; Prospecção Tecnológica e Gestão da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.
PROGRAMAÇÃO - As palestras, minicursos, mesa-redonda e plenárias serão realizadas no auditório do prédio 13 da URI Santo Ângelo, nos próximos dias 18 e 19, sendo que a cerimônia de abertura terá a participação do reitor da URI, pró-reitores de Pesquisa da URI e do Instituto Federal Farroupilha. 

IMAGINE CUP - PROJETOS DO CEARÁ NA COPA DO MUNDO DA TECNOLOGIA

A etapa nacional da Imagine Cup, que acontece em Fortaleza, vai contar com a participação de três projetos cearenses que disputarão o título na competição considerada a Copa do Mundo da Tecnologia. Os trabalhos estão entre os 15 finalistas da etapa nacional da 15ª Imagine Cup, competição organizada pela Microsoft que elege as melhores invenções de estudantes valendo-se da utilização da plataforma Cloud Computing (computação em nuvem).
O evento ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Cineteatro São Luiz. É uma realização da Microsoft e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
Os projetos cearenses apostam no auxílio a pessoas com deficiência visual; no monitoramento do consumo de energia elétrica; e no ensino online gratuito de programação competitiva. Eles vêm da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor) e do Colégio Farias Brito, respectivamente. Conheça melhor os projetos classificados:
INOVAÇÃO E INCLUSÃO – Informações sobre os projetos cearenses classificados:
 O projeto “Vibeye” consiste em um aparelho, acoplado a um óculos ou a um boné, capaz de enviar informações de um dado trajeto a uma pulseira vibratória. A cada vibração, o usuário percebe estar diante de um obstáculo.
O trabaalho dos estudantes da UFC é capitaneado pelo estudante Samuel Lima, do curso de Engenharia Elétrica. Aderiram ao invento Múrcio Filho, da Engenharia de Computação, e Felipe Feitosa Soares, recém-graduado em Engenharia Elétrica. Com os vários testes, incluindo experimentações de voluntários e competições, o projeto chegou ao formato atual.
Atualmente, o aparelho ainda oferece serviço de GPS, que, via bluetooth, se conecta a um smartphone, permitindo traçar rotas para o usuário. Também conta com um “Botão do pânico”, que, acionado, indica a localização do usuário a números pré-estabelecidos.
Os testes, porém, continuam. Depois de provações no Instituto dos Cegos, portadores de deficiência visual da própria UFC utilizam o aparelho. Samuel conta buscar clínicas que atendem pessoas com visibilidade reduzida para parcerias que proporcionem novos testes.
ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE - Já o projeto que prevê o controle de energia elétrica é proposto pelos estudantes da Unifor. Funciona por meio de um dispositivo conectado à entrada da rede elétrica. Todo o consumo é guiado por meio do Monitor Autônomo de Consumo Inteligente: o M.O.A.C.I.
Com isso, avisos são enviados ao usuário através de aplicativos de smartphones, por exemplo, caso uma determinada meta esteja sendo atingida. Os criadores contam que na fase de comercialização, o projeto seria open hardware - isso é,aberto para quem queira fazer alterações.
O coordenador do projeto é Danilo Reis, professor do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (Nati). O objetivo da equipe composta pelos estudantes Valdenir Sousa Severino, Jonathan Nascimento Madeira (ambos da Engenharia de Computação) e Tiago Carvalho Miranda (do curso de Audiovisual e Novas Mídias) é gerar uma startup e, consequentemente, ampliar o projeto, que seria capaz de mapear o consumo de energia pelos eletrodomésticos.
DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO - O CodCad, dos estudantes do Farias Brito, por sua vez, visa à “democratização do conhecimento da programação”, como descreve um dos integrantes da equipe, o estudante João Guilherme Madeira Araújo. O projeto surgiu ainda em 2016, quando João Guilherme estava no 2º Ano no Ensino Médio e seus colegas, Rogério Aristida Guimarães Júnior e Lucca Siaudzionis, no 3º Ano.
O site era uma expansão de um projeto voltado para olimpíadas escolares em geral. O formato de blog incomodava o trio, que passou então a ter dicas com o professor Thiago Nepomuceno, da Faculdade Farias Brito (FFB).
Com a experiência do professor, surgiu o novo formato, que continua com foco em Olimpíadas, mas as da área de programação. Partindo do básico em programação, o site apresenta vídeo-aulas divididas em etapas. No fim, um exercício para por em prática as lições. A cada etapa avançada, o usuário ganha pontos, os XPs. Clique aqui e confira a plataforma.
Uma vitória na Imagine Cup, conta João Guilherme, ajudaria nas propostas de expansão do site. Traduzir para outras línguas, contratar profissionais para as vídeo-aulas, proporcionar competições entre os usuário, dentre outros.
A FINAL -  O vencedor da etapa nacional irá representar o Brasil entre 60 concorrentes na fase mundial, que ocorrerá em Seattle, nos Estados Unidos. O grande vencedor leva 100 mil dólares em financiamentos para o projeto. Além disso, recebe convite para a Microsoft Build 2018, conferência de desenvolvedores, e mentoria particular de Satya Nadella, CEO da Microsoft.

PARA DESENVOLVER O TURISMO - ÁREAS DE DOMÍNIO DA UNIÃO ENTREGUES AO MTUR

Praia do Futuro
Portaria interministerial do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão publicada nesta segunda-feira (8) entrega ao Ministério do Turismo (MTur) áreas de domínio da União localizadas em áreas com potencial para o desenvolvimento do turismo.
O texto define que ficará à cargo do Ministério do Turismo a formalização dos contratos de cessão, locação e arrendamento nas áreas com potencial turístico. Caberá ao MTur, ainda, a fundamentação da existência de interesse turístico na localidade, sendo que a entrega poderá ser cancelada a qualquer momento caso haja descumprimento dos encargos.
Considerado o País número um em atrativos naturais, segundo o Relatório de Competitividade do Turismo do Fórum Econômico Mundial (FEM) de 2017, o Brasil ainda aproveita pouco do seu potencial turístico principalmente em relação as áreas de rios, lagos, costa marítima e fortes.
A ação faz parte do Brasil + Turismo, pacote de medidas para fortalecer o setor lançado pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, no início de abril. A iniciativa vale, inclusive, para áreas ainda não incorporadas ao patrimônio da União.
Caberá ao MTur a promoção e regularização das áreas de interesse turístico, bem como a promoção do apoio ao desenvolvimento sustentável das áreas entregues, seguindo o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e a Política Nacional de Turismo.
SECRETARIA DE PATRIMÔNIO - O Ministério do Planejamento, representado pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), ficará responsável pela homologação das áreas identificadas e delimitadas pelo Ministério do Turismo como sendo de área com potencial para o desenvolvimento do turismo para fins de regulamentação fundiária.
Assim, ficará à cargo da SPU a verificação da disponibilidade das áreas delimitadas pelo MTur. A entrega estará sujeita à análise de conveniência e oportunidade, por parte da Secretaria, tendo em vista a adequada gestão das áreas da União. (Com o MTUR)

MAIS DE 1000 MUSEUS NA 15ª SEMANA NACIONAL

Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus é o tema da 15ª Semana de Museus, que acontece entre os dias 15 e 21 do correte mês, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). 
Nesta edição, 1070 museus participam da temporada de eventos promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. São mais de 3000 eventos em 485 cidades de todo o país. 
Anualmente, o Conselho Internacional de Museus - Icom lança um tema diferente para a celebração do Dia Internacional de Museus, que é discutido por instituições de todo o mundo. O Brasil ampliou a discussão a trabalhar o tema durante a Semana de Museus, que tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. 
A primeira edição, em 2003, contou com 57 museus participantes. Desde então, este número esteve em uma crescente e, a partir de 2012, mantem uma média de mais de mil instituições participantes. 
 Da programação constam exposições, mesas-redondas, visitas guiadas, exibição de filmes, oficinas e outros eventos.  
MUSEU DA MÚSICA DE ITU - Em Itu, no último domingo, às 10:30 h, o Museu da Música será reaberto para o público, O Museu, à rua Floriano Peixoto, 480 (4022-1248) abrirá todos os domingos das 11h às 16h. A entidade continuará a receber turmas mediante agendamento em outros dias da semana.
COMEMORAÇÃO - Para celebrar os 150 anos de fundação do Colégio São Luis, de Itu, cujas aulas começaram no convento dos franciscanos a 12 de maio de 1867, o Museu da Música estabeleceu uma parceria com a Biblioteca Histórica do Bom Jesus, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Itu, Regimento Deodoro e ACADIL para um ciclo de palestras, lançamento de publicação, visita técnica e concerto do Coral Vozes de Itu. 

INGLÊS PARA TAXISTAS

O Curso Pré-Universitário da Universidade Estadual do Ceará (UeceVest) está com inscrições abertas para o Minicurso Solidário de Inglês, voltado para taxistas.
O UeceVest tem como objetivo oferecer inglês básico para atendimento dos motoristas a turistas e visitantes estrangeiros.
As aulas acontecerão em 10 encontros, às terças e quintas-feiras, com início em 23 de maio, das 17h30 as 19h30.
Para se inscrever basta doar duas latas de leite. Os interessados devem procurar a Secretaria do UeceVest até o próximo dia 13, munidos de documento de identificação com foto, além de documento comprobatório da atividade de taxista. As vagas são limitadas.

PROMOÇÃO DIA DAS MÃES CATUSSABA