Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de novembro de 2012

CEARÁ NATAL DE LUZ ABRIRÁ AS FESTAS DE FIM DO ANO


A Camerata da Unifor e um  show cantor Jorge Vercillo,  na Praça do Ferreira, iniciarão no próximo dia 23,  em Fortaleza  a extensa   programação do  Ceará Natal de Luz. Até o dia do Natal, também no “coração da cidade”,  o  consagrado evento da  Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza atrairá as atenções de milhares das  pessoas que todos os anos prestigiam as  apresentações do coral  e participam das  atividades artísticas, shows musicais e  ações em prol do meio ambiente,   bem assim da chegada do Papai Noel.
Uma das grandes atrações do Ceará Natal de Luz  deste ano é que mais de dois milhões de luzes em tecnologia LED mudam  de tonalidade, oferecendo às árvores  decoradas por redes brancasmomentos lúdicos de contemplação.
A CDL promoverá mais uma vez a ação  a distribuição de cerca de 130 mil mudas frutíferas e ornamentais com a finalidade a  população plantá-las em locais públicos da cidade, como praças, parques e lagos

LANÇAMENTO DE CHOCOLATE


No ano em que comemora seus 27 anos de produção ininterrupta, o Chocolate Caseiro Ilhéus, primeira fábrica de chocolates finos da Bahia, lançou um novo produto em suas lojas de Ilhéus, Salvador, Recife e em sua franqueada de Vitória da Conquista. Trata-se do “Chocolate Castanhas do Brasil”, que também poderia ser chamado de “saúde em dobro”. 
A castanha do Pará, ou castanha do Brasil, é uma fruta cultivada na Amazônia, rica e selênio, substância que reduz os riscos de cânceres de pulmão e de próstata. e combate os radicais livres, agindo contra o envelhecimento. Por outro lado, o chocolate amargo, com 70% de cacau, por seu alto teor de flavonóides ajuda a proteger o coração e suas artérias, ajudando inclusive o controle do diabete tipo 2. 
Assim, o Chocolate Castanhas do Brasil promete continuar o sucesso que fez no Salon Du Chocolat , evento internacional do qual o Chocolate Caseiro Ilhéus participou, lançando o produto ainda sem o nome agora adotado,  como Castanhas do Brasil. 

EM FORTALEZA O MAIOR FESTIVAL DE TEATRO DE BONECOS


A população de Fortaleza está sendo brindada neste final de semana com o maior Festival de Teatro de  Bonecos do Brasil. Começou ontem e vai até amanhã , no Teatro José de Alencar e no Centro Dragão do Mar, com exibições gratuitas, a primeira edição do SESI Bonecos do Mundo.
Serão dez espetáculos inéditos, encenados por companhias de países como Estados Unidos, Brasil, Peru, Japão, Itália e Rússia, com cerca de 20 apresentações. Além das montagens das companhias teatrais, fazem parte da programação exposição de bonecos Autômatas e  performance Torres Andantes, ambas do grupo mineiro Giramundo; e o show Música de Brinquedo, da banda Pato Fu, que contará com a participação do Giramundo.
 Idealizado pela diretora de Criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa Vieira — também curadora do festival —, o SESI Bonecos (que existe nas categorias Brasil e Mundo) iniciou em 2004 e, ao longo de sua trajetória, já percorreu os 27 estados brasileiros, contabilizando um total de 1,8 milhão de espectadores. É a primeira vez que está em Fortaleza, mas a cidade já recebeu duas edições do SESI Bonecos do Brasil (2004 e 2008), nas quais 85 mil pessoas assistiram aos espetáculos. Nos espaços abertos do Dragão do Mar vão contar com audiodescrição e tradução simultânea em libras. A programação completa, fotos, vídeos e outras informações podem ser conferidos no site www.sesibonecos.com.br.
Entre os espetáculos, destaque para a companhia de Teatro de Sombras japonesa Kakashi-za, que está vindo pela primeira vez ao Brasil para participar do festival. Eles apresentam o espetáculo Sombras de Mão, em que várias silhuetas de animais e outras figuras são criadas por mãos acrobáticas para contar uma história de amor. O teatro Kakashi-za existe desde 1952 e é a primeira companhia moderna de Teatro de Sombras do Japão. Destaque também para o mestre russo Viktor Antonov, que apresenta o espetáculo Circo dos Fios. No circo, um palhaço vai apresentar vários números: uma bailarina hindu, o halterofilista, macacos acrobatas, um camelo diferente, tudo mediante a manipulação de marionetes, com classificação livre.
Em Fortaleza, participam do festival os grupos The Huber Marionettes (EUA), Hugo & Ines (Peru), Kakashi-za (Japão), Grupo Giramundo (MG), Gente Falante (RS), Girovago e Rondella (Itália), Caixa do Elefante (RS), Viktor Antonov (Rússia), Pia Fraus (SP) e Duas Companhias (PE).
 Durante o evento, também funcionará um ateliê, onde os mestres mamulengueiros se apresentarão e ensinarão como fazer bonecos. Os mestres convidados são Chico Simões (DF), Tonho de Pombos (PE), Zé Di Vina (PE), Waldeck de Garanhuns (PE) e Zé Lopes (PE), além dos mestres cearenses.
PERFORMANCE E EXPO – A performance/desfile Torres Andantes foi criada pelo Grupo Giramundo especialmente para o SESI Bonecos. No desfile, nove carros alegóricos em formato de altas torres (com mais de quatro metros de altura) vão transportar bonecos em seu interior. O Dragão do Mar será tomado por monstros alienígenas, animais e personagens de contos de fadas. 
Além da performance, o Giramundo vai montar a exposição Autômatas – Arte que Imita a Vida. A mostra apresenta uma coleção de bonecos automáticos, movidos por sistemas mecânicos elétricos ou manuais, que, por meio de mecanismos e engrenagens, são capazes de criar movimento produzindo a ilusão de vida. Ao todo, a expo Autômatas – Arte que Imita a Vida contará com oito mesas de autômatos, somando 30 bonecos, com os temas: A Velhinha dos Cachorros, O Dragão do Tempo ao Redor do Mundo, O Barco dos Pescadores, O Boxe Mitológico, O Jardim do Mosquitinho, A Bailarina, A Banda de Forró e O Carrossel. OFICINAS – O SESI Bonecos do Mundo está promovendo  duas oficinas gratuitas em Fortaleza. A oficina Fazendo e Manipulando Marionetes, ministrada pelo mestre russo Viktor Antonov, começou na segunda-feira e vai até 16. A outra oficina se chama Drama com Corpo e será facilitada pelos peruanos Hugo Suarez e Inês Pasic, da companhia Hugo & Ines. 

CIDADES PATRIMÔNIO PARA EXPORTAÇÃO


A arquitetura moderna de Brasília (DF) e os casarões seculares de Pirenópolis (GO) estão juntos numa exposição na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, desde terça-feira, 13. Promovida pelo Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em parceria com as secretarias de Turismo das duas cidades, a iniciativa é uma estratégia de promoção do turismo cultural brasileiro. 
O conceito da exposição “Centro-oeste: modernidade e tradição” traduz o contraponto que se pretende explorar entre esses dois destinos que compõem um roteiro integrado para quem visita a capital do país. Formando uma linha do tempo, Brasília é apresentada por meio de painéis fotográficos mostrando os ícones da sua arquitetura, destacando o título como Patrimônio Cultural da Humanidade, dado pela UNESCO há 25 anos.
Já a cidade de Pirenópolis, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – em 1989, terá como ênfase elementos que retratam suas manifestações culturais, como as Cavalhadas, e a produção artesanal, por meio de mostra de peças e gigantografias do artesanato local. Este evento é de fundamental importância não só para divulgar o potencial turístico de Pirenópolis, mas de todo o Centro-Oeste”, disse o secretário de Turismo de Pirenópolis, Sérgio Rady. A exposição também conta com o apoio do Sebrae de Goiás. 
A exposição é um projeto piloto que a Embratur está desenvolvendo e deve ser estendido a outros destinos de turismo de cultura, principalmente aquelas cidades tombadas por seu patrimônio histórico e cultural. A estratégia do Instituto é dar destaque para a cultura em suas ações promocionais, e apresentar opções de roteiros integrados para a Copa de 2014.
A ação terá como público alvo os participantes que estarão na Assembleia Geral da ONU, operadores e agentes de turismo locais, estudantes e imprensa. Embora haja restrição de circulação na sede da ONU, o espaço da exposição será aberto ao público no horário das 9 às 17 horas entre 13 e 23 de novembro. 

FCVB NEWS - PARCERIA COM UECE NA CAPTAÇÃO DE EVENTOS

Com articulação da Prática Eventos, tendo à frente sua Diretora Comercial Glória Ribeiro, o Fortaleza Convention & Visitors  Bureau participou de   privilegiada agenda com o Magnífico Reitor da UECE – Universidade Estadual do Ceará, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio, o Vice-Reitor, Prof. Hidelbrando dos Santos Soares e o Prof. Plácido Aderaldo Castelo Neto, pelo IEPRO - Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará. Na ocasião foi proposta uma parceria para captação e organização de eventos, nas mais diversas áreas.  A UECE é um celeiro de possibilidades de eventos que, quando captados, impulsionam a produção científica, contribuindo para o desenvolvimento técnico cientifico, econômico e social do Estado. A disseminação do conhecimento e da consequente qualificação dos recursos humanos nos eventos, constituem ferramenta de inclusão social e geração de emprego e renda.
Reitor da UECE, Prof. Jackson Coelho Sampaio, ladeado por Plácido Aderaldo Castelo Neto (UECE); Celina Castro Alves (FC&VB); Glória Ribeiro (Prática) e  Vice-Reitor Prof. Hidelbrando dos Santos Soares .

FESTIVAL DE GRAMADO - GRANDE REFERÊNCIA DO TURISMO

O Festival de Turismo de Gramado, o maior acontecimento da área no Brasil,  em se tratando de iniciativa particular, organização e promoção, é a grande referência deste novembro.  Nesta  24ª edição,  marcha para ter a maior participação de todos os tempos, previsão reforçada pela adesão de empresários dos estados  e de  várias dezenas de países, assim como de autoridades e jornalistas. De 22 a 25 próximos, com o tema “Fusões, alianças e rede – reciclando estratégias de gestão”, o evento estará repleto de acontecimentos turísticos marcantes, sejam nos auditórios, exposições e outros locais do serrano município.  Nas manhãs de 23 e 24 de novembro, no Centro de Convenções do Serrano Resort, os participantes irão prestigiar os painéis que abordarão uma série de questões que envolvem o trade turístico.
A solenidade de abertura do Festuris está marcada para as 20 horas de 22 novembro, no Palácio dos Festivais. O ministro do Turismo, Gastão Vieira,  será uma das importantes autoridades que prestigiarão a solenidade,  ao lado de outras autoridades, como o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro;  o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia;  a ministra do Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian; a vice-cônsul de Portugal, Adriana Ribeiro; do ministro do Turismo, Atividades Promocionais, Comércio Exterior e Internacionalização da Região do Vêneto (Itália), Mario Finozzi; o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Indonésia no Brasil, Sudaryomo Hartosudarmo e o secretário de Turismo de Ushuaia, Daniel Leguizamon
NOSSA SENHORA MEDIANEIRA -  A partir de segunda-feira, 19, a imagem original de Nossa Senhora da Medianeira, oriunda da cidade de Santa Maria, ficará  à disposição dos fiéis na Igreja Matriz São Pedro, em Gramado. Em uma promoção de Santa Maria e do Festival do Turismo de Gramado, a imagem reúne em sua romaria anual mais de 300 mil pessoas. A proposta é atrair o público da região para apreciar Medianeira, que é uma das padroeiras do Rio Grande do Sul. A imagem chega à igreja por volta das 18 horas. Além de ficar exposta para a comunidade até a quinta-feira, 22, a imagem será levada à abertura do Congresso do Festuris, que ocorrerá no Hotel Serrano
PERNAMBUCO, É SÓ CHEGAR - O músico Alceu Valença será  atração no 24° Festival do Turismo de Gramado. O show ocorrerá na quinta-feira, 22 de novembro, na Sociedade Recreio Gramadense, na programação oficial de abertura do Festuris, a partir das 22h. O governo de Pernambuco confirmou a presença do grande astro pernambucano.. 
Com esta nova ação, a Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) oferece a noite “Pernambuco, é só chegar”, e nela, mostrará o carnaval típico do Estado, que está em contagem regressiva para a folia de  2013. Faltando três meses, os pernambucanos  promoverão uma grande festa para o público do Festuris. O comandante desse bloco, Alceu Valença, promete muito frevo e maracatu, entre outros ritmos pernambucanos. A festa, assim como o Carnaval de Pernambuco, é gratuita para os participantes da feira.
.TURISMO DE MIAMI - Fortalecendo a América do Norte no evento, a cidade de Miami é destaque no turismo mundial pelas suas belezas e pelo seu forte potencial no setor comercial, principalmente para quem deseja fazer compras. É justamente por isso que a Miami Convention & Visitors Bureau, através da gerente de Promoção Tathiana Leal, mostrará a real essência turística da cidade, que tem belezas naturais incomparáveis.
Com este painel, que ocorrerá no dia 23 de novembro, às 15h20, na sala de workshops da feira, a organização que representa o destino visa apresentar aos agentes de viagens e participantes em geral, as diversas opções de turismo que podem ser feitas, e que até hoje, podem passar despercebidas, de acordo com a fama já feita por Miami.
TENDÊNCIAS - Todos os anos, o Festival do Turismo de Gramado se preocupa em não apenas fomentar negócios com todo o trade turístico, mas também chamar a atenção para temas relevantes e possibilitar debates e dar novas abordagens às principais tendências do mercado. Mesmo que 2012 tenha como enfoque no evento a acessibilidade no turismo, o Festuris traz ao seu congresso grandes nomes do trade, apresentando os planos e mostrando como o profissional deve fazer para estar completamente apto a enfrentar as novidades do segmento.
APLICATIVO OFICIAL - Pela primeira vez, o Festival do Turismo de Gramado possibilita aos seus participantes (expositores, visitantes e funcionários) o total acesso às principais informações da feira no seu bolso. Com o lançamento do aplicativo oficial do evento, todos que possuírem iPhone ou smartphones com o sistema Android poderão visualizar o mapa da feira, acompanhar a programação oficial, as informações dos expositores, as atividades paralelas, enfim, tudo o que ocorrerá de principal na maior feira de negócios de turismo da América Latina

O TURISMO E OS GRANDES DESAFIOS DO NOVO PREFEITO

No projeto de reordenamento da área da Barra do Ceará, a Vila do Mar ainda esta inacabada. 

Não será nada fácil a gestão de 2013 a 2017 do prefeito recém eleito para dirigir Fortaleza,  Roberto Cláudio,  não apenas diante das promessas feitas durante a campanha mas também pelo legado que receberá  da prefeita Luizianne Lins. O novo prefeito baseou sua campanha principalmente em investir forte na saúde, como é público e notório um problema que atinge a população fortalezense, em especial à classe desprotegida da periferia, carente de moradia, de meios dignos de sobrevivência, vivendo em ambiente degradante para a condição humana. Some-se a isto os desafios que dizem respeito à educação, à mobilidade pública e ao saneamento somados a outros que necessitam das atenções do administrador maior da Capital. 
TURISMO – “Rota do Sol” se reserva o direito de alertar e cobrar ao novo prefeito soluções especialmente em se tratando do turismo de Fortaleza. Não se pode negar a vocação da Capital para o turismo, um segmento que nos tem projetado Brasil a fora. Dai a razão por que Roberto Cláudio não pode nem deve deixar de dedicar, também, especial atenção a tão importante setor da administração. Além de ser lúdico, de criar bem estar para quem vive aqui e para os visitantes, é uma fonte que traz retorno certo aos cofres da municipalidade -  para comerciantes, hoteleiros, donos de restaurantes e variados outros setores que movimentam a economia da cidade.
É injustiça dizer que Luizianne foi uma prefeita ruim em relação a turismo. Ela deu bons e positivos passos, com a colaboração eficiente de Patrícia Aguiar e Moacir Soares, também do primeiro secretário de Turismo da Capital, Henrique Sérgio Abreu, cujo maior mérito foi administrar o primeiro grande  Reveillon da cidade. Muitas foram as obras tocadas, como a requalificação do litoral oeste a partir da Barra do Ceará, a chamada Vila do Mar, não totalmente concluída mas deixada irreversível para se inserir tão bonito pedaço no roteiro de visitas e momentos de lazer, ao mesmo tempo em que aumenta a autoestima dos moradores de tão sofridos bairros como o Pirambu, Cristo Redentor, as Goiabeiras e adjacentes. Some-se outras obras como o Calçadão da Praia de Iracema com o Espigão, a reforma do Estádio Presidente Vargas, o Jardim Japonês e a reforma da Avenida Bezerra de Menezes. Mas muitos projetos excelentes não foram concluídos ou até iniciados, como a conclusão da requalificação da ícone Praia de Iracema, da Avenida Beira Mar, da Aldeia da Praia, do Morro de Santa Teresinha, do Bioparque e da Praia do Futuro. Some-se a isto os graves problemas da mobilidade pública e das obras firmadas no Protocolo de Intenções para as Copas das Confederações e do Mundo, a cargo da Prefeitura. 
Certamente, o novo Centro de Eventos do Ceará e a esperada conclusão do Acquario são obras do Estado de grande dimensão e que elevam o cacife de Fortaleza como cidade turística. Mas o prefeito Roberto Cláudio necessitará muito mais para cumprir suas  promessas , afora a intenção de acertar. Do Governo Federal, de Cid Gomes, seu parceiro de campanha, de uma equipe competente,  de um trabalho diuturno e sem maiores conotações políticas.  O povo de Fortaleza está confiante. 
Requalificação da Avenida Beira Mar de Fortaleza não saiu do papel.

A CHINA É TEMA DO RÉVEILLON DO MARINA PARK


O país mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes, será o tema do tradicional Reveillon do Marina Park Hotel, Fortaleza. A decoração mostrará a cultura milenar, os costumes e destaques da segunda maior potência econômica mundial.
Curiosidade e glamour comporão um dos maiores réveillons do Brasil em áreas temáticas. As atrações musicais prometem contagiar a todos os públicos, com as bandas Chiclete com Banana, Oito7Nove4 e Banda Acaiaca, com sofisticado repertório internacional, além de tenda eletrônica com Dj. O requinte e o exotismo deste país da Ásia Oriental vão abrir espaço para as seguintes ilhas: Seda, Dragão, Xangai, Panda, Feng Shui, Mandarim, Chá e Muralha da China. 
O Réveillon 2013 do Marina Park Hotel, que já se consagrou como o maior réveillon de hotel do Brasil, terá todo o encantamento de um espaço ao ar livre,  de frente para o mar, com diversidade musical e fartos buffets de lagosta, camarão, peixe, carne, frios, sobremesas e bebidas: whisky 8 anos, vinho, vodka, cerveja e champanhe para saudar o Ano Novo. As vendas já foram iniciadas e as reservas podem ser feitas pelo telefone: (85) 3254.4666.

CONGRESSO PARA SEGURANÇA DE GRANDES EVENTOS


O Tropical Hotel Manaus sediará, na próxima segunda-feira, 19/11, o Congresso Internacional de Segurança para Grandes Eventos, que será composto ainda pelo V Simpósio Nacional de Oficiais de Material Bélico das Polícias Militares, pelo III Seminário de Instrutores de Tiro Policial das Polícias Militares e pelo I Workshop de Segurança e Tecnologia. Na solenidade de abertura, será feita a apresentação da agenda e estratégia do evento.
A primeira atração do Congresso será apresentada logo na primeira noite. O comentarista de segurança da Rede Globo, Rodrigo Pimentel, fará palestra às 20 horas, com o tema “Segurança Pública e Privada: Sustentabilidade Social e Cidadania - Desafios para o Brasil”. nos dias seguintes serão palestrantes  o general de Brigada Waldemar Neto, Felix Antolin Diego Igor de Mesquita Pipolo, especialista de segurança em grandes eventos.
A conclusão do evento acontecerá na quinta-feira, 22/11, com palestra de Ricardo Franco Coelho. O tema será "Grandes Eventos como Estratégia para Realizações Sociais - O Futuro que Podemos Construir". Será abordada a visão de futuro. A Copa FIFA 2014 como recurso estratégico para a construção do cenário social desejado.

SEMINÁRIO SEP DE LOGÍSTICA EM FORTALEZA

Porto do Mucuripe - Fortaleza - CE

A capital cearense receberá de 21 a 24 de novembro este importante evento que reúne participantes de todo Brasil.  A SEP foi criada para organizar o setor portuário brasileiro e a retomada do planejamento desse setor, colocando em marcha o processo de torná-lo um sistema integrado com objetivos de promover a ampliação da capacidade de atender à demanda de movimentação de bens e pessoas e garantir uma operação portuária com baixos custos e alta eficiência. 
As ações da SEP, portanto, inicialmente emergenciais, hoje se concentram em obras estrategicamente planejadas de expansão, além de um vigoroso plano de implantação de sistemas de gestão e inteligência nos portos.
“Com o Seminário SEP de Logística e a Feira de Tendências de Logística do Norte Nordeste nos direcionamos a todos os interessados na cadeia produtiva de logística, pois é nesse ambiente onde são debatidos os temas de maior relevância e interesse voltados para melhoria dos modais logísticos, armazenagem e comercio exterior do país. O evento é uma ocasião singular para realização de negócios e parcerias, numa efetiva relação entre demanda e demandados, onde se empreendem e se consolidam redes de relacionamentos, exposição de produtos, equipamentos e serviços. Promovendo a difusão de novas tecnologias, lançamento de produtos e insumos, estreitando relações do setor do país, no exterior e no relacionamento entre fornecedores e usuários”, dizem os organizadores.
O Seminário será aberto a empresários e profissionais do setor das 14h às 22h, oferecendo seminários e palestras, com horários específicos para visitação do público em geral.  Discutir a competitividade do Brasil no cenário Internacional e realizar intercambio da cadeia produtiva do setor de importação e exportação em âmbito nacional e internacional, possibilitando a troca de experiências entre eles. A organização estrutural do seminário é da responsabilidade da Prática Eventos, que tem uma equipe profissional de alto nível conduzida pela executiva Enid Câmara de Vasconcelos.

A SOAMAR BRASIL FAZ CONVENÇÃO DE FORTALEZA

Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura

        Fortaleza será sede da XIX Convenção Nacional da Sociedade dos Amigos da Marinha a partir de hoje e até o próximo domingo, 18, com a presença do almirante de esquadra Júlio Soares de Moura Neto, do chefe do Estado Maior da Armada além de outros oficiais superiores da Marinha do Brasil, entre outros personalidades graduadas. . O governador Cid Gomes deverá participar do evento. O Marina Park Hotel será a sede da Convenção, que receberá mais de 200 soamarinos para o evento.
A sessão solene de instalação da XIX Convenção Nacional da Soamar acontecerá  amanhã, presidida pelo almirante de esquadra Júlio Soares, que fará um pronunciamento na ocasião. O atual presidente da Soamar Brasil, Valter Porto, usará da palavra também, após transmitir o cargo para o novo presidente, Meton César de Vasconcelos. Em seguida haverá um jantar dançante no Atlantic Hall do Marina Park Hotel.
Durante a convenção, fará palestra o Vice-almirante RMI – engenheiro naval César Pinto Correia, proferirá palestra sábado, assim como o presidente da Transpetro, Sérgio Machado. O comandante do III Distrito Naval, almirante Gamboa, presidirá a eleição do novo vice-presidente e do Conselho Fiscal e da nova diretoria da Soamar Brasil.
Um torneio de confraternização de tênis reunirá hoje oficiais generais da Marinha e os soamarinos, na quadra de tênis do Marina Park Hotel. Os participantes do evento partiparão de  um tour por Fortaleza. Serão prestadas homenagens aos almirantes cearenses vivos, da ativa e da reserva.  A Industria Naval do Ceará receber é a visita dos convencionais e oferecerá um coquetel e um jantar de confraternização no Marina Park Hotel. No dia 16, visitação ao complexo industrial e ao porto do Pecám. O Iate Club oferecerá um almoço, no sábado, dia 17 de novembro.  

DE 27 A 1º DE DEZEMBRO O FESTIVAL DO CAMARÃO

Élcio Nagano, restaurante Soho; Juscelino Menezes, restaurante Grazie; AlbertoMartinelli, restaurante Jardim Alchymist; Luca Lulli, restaurante The Lab (Jeri); Luciano Ferreira, restaurante Oásis Atlântico, e Eduardo (Duda), restaurante Bocca Bistrô.

O 4º Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, bem como os seus detalhes técnicos, foram  anunciados pelo empresário Livino Sales durante reunião conjunta do Agropacto e das Comissões de Agropecuária e Recursos Hídricos e Pesca da Assembleia Legislativa no Complexo das Comissões do Legislativo estadual. O Festival Internacional do Camarão da Costa Negra (“Grand Shrimp Festival”) e o IV Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste acontecerão este ano entre os dias 27 de novembro e primeiro de dezembro na Fazenda Cacibas, em Acaraú, Ceará, com a presença de técnicos em carcinicultura e renomados “chefs” de cozinha nacionais e internacionais. Haverá  palestras técnicas e científicas de categorizados especialistas, concurso de gastronomia e “shows” de importantes nomes da música brasileira. 
Detalhes da programação científica foram apresentados pelo coordenador Técnico Científico, Antônio Bezerra Peixoto, para uma platéia composta legisladores, técnicos, empresários produtores de camarão e dirigentes de entidades de produtores rurais. Peixoto mostrou estatísticas sobre o Índice de Desenvolvimento da Região e os impactos da carcinicultura no agregamento de valores às atividades econômicas dos quatro municípios que formam a região Costa Negra: Acaraú, Itarema, Cruz e Jijoca. Os deputados Hermínio Resende, Dedé Teixeira, Sérgio Aguiar, Duquinha Silveira entre os participantes.
Como nos festivais  anteriores, o empresário Livino Sales, presidente da Nutrimar Pescados e da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) chamou  a atenção das autoridades e dos seus companheiros de associação sobre a falta de uma política definida para a regulamentação de licenças ambientais para a produção de camarão em cativeiro, empreendimento que gera milhares de empregos, divisas para o Brasil, renda para as famílias e imposto para o Governo. 
O FESTIVAL – O  Grand Shrimp Festival – IV Festival interncional do Camarão da Costa Negra, no Acaraú,  sem dúvida terá grande  importância  não apenas para a carcinicultura do litoral oeste do Ceará, mas de todo o Brasil. A programação está rica de procedimentos técnicos na lavratura e  engorda, como  no tratamento com as tilápias e demais assuntos relacionados com a criação, manejo e comercialização e demais produtos relacionados com a carcinicultura. Na parte relacionada à gastronomia, famosos “maitres” nacionais e internacionais estarão mostrando as suas habilidades para os participantes do evento, composto por produtores, técnicos e componentws da âmarfa Setorial do Camarão  

ÚLTIMOS DIAS DA CASA COR CEARÁ


         Chega a seus últimos dias de visitação a Casa Cor Ceará, instalada na Praça Portugal, Além de apresentar as tendências em arquitetura, decoração e paisagismo, a 14ª edição da mostra conta com programação diversificada, com opções de entretenimento, gastronômicas, culturais e de lazer para todas as idades e públicos. Os visitantes podem desfrutar dos serviços do restaurante e do café, que apresentam cardápio especial do Limone, e também do estacionamento exclusivo e manobrista.
Nos últimos dois dias da Casa Cor Ceará, 19 e 20 de novembro, os visitantes poderão não somente conferir os 40 ambientes, mas também adquirir produtos com descontos para os seus projetos residenciais e comerciais. O Special Sale é um dos destaques do evento, com objetos, produtos e móveis expostos com descontos de até 70%. Os produtos participantes recebem identificação especial com todas as informações necessárias.
Aproveitando o Ano de Portugal no Brasil – Brasil em Portugal (2012-2013), a CASA COR CEARÁ, em iniciativa conjunta com a Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE), e nomes como Romulo Alexandre Soares (ex-Presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil) e Francisco Neto Brandão (Vicecônsul de Portugal em Fortaleza), homenageia Portugal durante no evento. Destaque para o Muro e Calçada de entrada, com temática Portuguesa, por Pedro Esdras, e a presença daarquiteta Emília Porto assinando o rico ambiente Passeio das Artes.
Capacitar os motoristas de táxi com noções de inglês e espanhol, ambos voltados para a conversação, e qualidade no atendimento. Este é o objetivo do projeto Taxista Amigo do Turista, criado em 2008 pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Em sua terceira edição, o projeto atenderá 800 taxistas do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca e do Arquipélago de Fernando de Noronha. A aula inaugural aconteceu na quarta-feira (14), às 9h, no auditório da Infraero. 
Com duração de 12 meses, a ação oferece os cursos de Qualidade de Atendimento (20h/aula), Inglês (60h) e Espanhol (20h), contabilizando o total de 100hs/aula presenciais e semipresenciais.. Ao final do curso, os profissionais que obtiverem 75% de aproveitamento receberão um tablet, que contém o material informativo dos atrativos turísticos do Estado. 

COMEÇOU A TEMPORADA DE CRUZEIROS


Na temporada 2012/2013 de cruzeiros, uma frota de 15 navios percorrerá, no período de cinco meses, 19 cidades do litoral brasileiro e da Argentina. A expectativa é que sejam transportados 760 mil turistas. A novidade é que a temporada terá roteiros mais longos. A oferta de leitos para este ano, será 15% menor se comparada a de 894 mil disponíveis na passada. Entre as causas da redução estão, segundo a Abremar, a opção por temporadas mais curtas, cinco ao invés de sete meses, e o aumento de roteiros rumo a Buenos Aires, na Argentina. FORTALEZA - Dez navios deverão passar pelo porto de Fortaleza. O "Aida Vita", chegou ontem, 15. Segundo a Companhia Docas, mais navios estão programados para passar pelo Porto do Mucuripe, inclusive o “Costa Fortuna”, no dia 12 de dezembro, o Maasdam, com previsão de chegada no 18 de fevereiro, o Prinsendam. O “Ainda Vita” deverá voltar no dia 23 de março de 2013.

JORNAL ROTA DO SOL 16/11/2012 - ISSUU