Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

CALEIDOSCÓPIO - TEMPOS DIFÍCEIS

TEMPOS DIFÍCEIS
Não há notícias de que o povo brasileiro tenha atravessando tempo de tanta dificuldade como a que estamos vivenciando no momento. É verdade que nós nordestinos já comemos o pão que o diabo amassou, principalmente nos períodos agudos de seca, quando retirantes ou mesmo os que por aqui ficavam morreram de fome ou de sede. Os relatos sobre as grande secas, como as de l888 e 1915, são dolorosos. Também a crise mundial de 1929, a chamada Grande Depressão, nos afetou em cheio, ocasionando grandes transtornos.  O país não tinha estrutura para enfrentar as calamidades nem as dificuldades financeiras. Mas, pelo que se sabe, pelo menos as autoridades de então se portaram dentro da razoabilidade possível. Nestes últimos anos, porém, o quadro é diferente. A crise de agora, além de econômica e financeira, é sobretudo moral. Estamos diante de uma situação que desanima, não se sabendo aonde chegaremos, mesmo com os acenos do atual governo que se instalou. Apeou-se a presidente Dilma, acusada que foi de haver cometido deslizes na condução financeira do País, previstas com a adoção do impeachment na Constituição Federal.Com grande impopularidade, assumiu a presidência da República o vice, Michel Temer, que se acercou de alguns ministros apontados na famosa Lava-jatos, o que forçou suas demissões. E agora há o caso de o seu ministro Gedel Vieira Dantas, que teria praticado o tal tráfico de influência, motivo alegado por um ministro para solicitação do seu afastamento do cargo que exercia. Insinua-se que o próprio presidente atual, aqui, acolá, também tenha se beneficiado com maracutaias. O ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, teve o mandato cassado pelos seus colegas deputados e está preso, acusado de uma série de bandalheiras. Pesa sobre o presidente do Senado, Renan Calheiros cerca de doze acusações de ilícitos. Agora mesmo, o STF o indiciou, no processo que rola pelos doze anos. É centenária a lista de senadores e deputados que estão na lista para serem julgados por assaltos aos cofres públicos. Ministros do Supremo também são mal vistos pela população pela conduta questionada como fora dos padrões de uma corte, principalmente a que está na cúpula para julgar e fazer justiça. Para resumir, assaltaram e “quebraram” a nossa “galinha dos ovos de ouro”, a Petrobrás. Pelo quadro de horror moral, o povo brasileiro está pagando a conta. A não ser os milionários, os ricos de bens, todos os brasileiros estamos pagando a fatura fraudada. Cada dia, notícia de mais aperto para colocar o país no rumo certo. Vem aí 2018, ano de eleição para escolha do novo Presidente da República, de senadores e deputados federais, de governadores e deputados estaduais. Será que a maioria da população, diante do que está vendo, do sofrimento por que está passando, agora estará amadurecida para escolher os seus dirigentes? Ou continuará masoquista votando em pessoas de passado desabonador, mestres na arte de enganar?  Dúvida cruel.

TERMINOU ONTEM A 13ª FEIRA NACIONAL DO CAMARÃO

Camilo Santana na homenagem da Associação Cearense dos Criadores de Camarão (ACCC)
De segunda-feira e até ontem, 24, Fortaleza foi sede de  mais uma edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam). A Fenacam 2016 aconteceu no Centro de Eventos do Ceará (CEC),  com a presença de empresários da área da carcinicultura, entre os quais o presidente da Associação Br asileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, e do secretário Odilon Aguiar.
Durante os quatro dias, a Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) esteve com um stand montado no evento, onde foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo órgão e que beneficiam o setor.
A Fenacan chegou a sua 13ª já consolidada como o mais importante evento técnico-científico e empresarial da Aquicultura Brasileira. Envolveu ainda quatro distintos acontecimentos: XIII Simpósio Internacional de Carcinicultura; X Simpósio Internacional de Aquicultura; XIII Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura e o XIII Festival Gastronômico de Frutos do Mar.
Segundo o presidente Itamar Rocha, os eventos foram programados para atender às expectativas e os interesses de toda a cadeia produtiva da carcinicultura marinha e da aquicultura brasileira, “razão porque mantemos o compromisso de continuar envidando o mesmo empenho organizacional que caracterizou as 12 edições anteriores, cuja realização ocorre de formas simultâneas e independentes”, destaca.
A Fenacam é uma realização da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), com apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e da Associação Cearense dos Criadores de Camarão (ACCC).

OS 32 ANOS DA ABRAJET-PE

Ricardo Guerra
Abrajet PE
Aconteceu no mês passado, sob a liderança do jornalista Luiz Felipe de Moura, Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo- ABRAJET- Pernambuco, almoço comemorativo pelos 32 anos da criação da nossa seccional. O evento realizou-se no Hotel Jangadeiro onde o empresário Roberto Gomes de Mattos fez as honras da casa. Em clima de confraternização, os jornalistas especializados em turismo se fizeram presentes como os fundadores Ariadne Quintela e Francisnaldo Gonçalves. Além de Jorge Tadeu, Wanessa Campos, Tony Almeida, Fernando La Greca, Anninha Queiroz, Fernando Machado, este articulista e Mucio Aguiar que também é o Presidente da nossa AIP-Associação de Imprensa de Pernambuco. Ele aproveitou para informar que AIP mudará sua sede para um casarão colonial na Avenida Conde da Boa Vista, 1424.
Na ocasião, Anninha Queiroz remeteu ao tempo anterior à fundação da Abrajet-Pe. Reportou-se ao primeiro documento, uma ata elaborada pelo jornalista Paulo Fernando Craveiro, ícone da imprensa pernambucana e também associado-fundador. Ali, foi dado o nosso primeiro passo. Anninha lembrou as tratativas e gestões para a criação da nossa entidade e, divertidamente, citou o ex-prefeito e ex-governador do Estado, Gustavo Krause para quem, naquela época, o trade turístico cabia numa Kombi. Vale lembrar que a nossa Abrajet é membro tanto do Conselho Municipal do Turismo quanto do Conselho Estadual do Turismo. 
Vários dos nossos associados já desempenharam diversas funções na Abrajet Nacional. Cargos de Conselheiros fiscais e de ética, de Diretoria inclusive a Presidência Nacional da Abrajet. Durante seis anos, tivemos assento no Conselho Nacional do Ministério do Turismo, em Brasília. Até porque o slogan da nossa seccional é: “trabalhando pelo turismo de Pernambuco”.

MAIS DE MEIA DÉCADA DE PROFISSIONALISMO

Neste ano de 2016, estou comemorando 60 anos de atividades profissionais no jornalismo. Iniciei em 1976 pelas mãos do meu saudoso e sempre querido cunhado, compadre, sócio e companheiro de todo o tempo, ANTÔNIO ROBERTO PELLEGRINO. Como referência foi o pai e também inspirador do atual Deputado Federal Nelson Pellegrino.
Lembro do meu começo com muita nitidez. Certo dia, minha inesquecível e sempre amada TEREZA informou-me que Pellegrino – que era “doublé” de médico e jornalista - me consultava se eu não gostaria de atuar num jornal diário como seu redator. É que eu já incursionava pela atividade em veículos alternativos e culturais, da época em Salvador.
Evidente que anuí. Então ele me instruiu que eu atuaria no setor de “esportes”. Minha iniciação, por condução dele, seria numa noite em que o meu querido Bahia enfrentaria o Galícia, então clube da colônia espanhola na capital baiana. Deveria assistir ao jogo, fazer as devidas anotações, depois ir a redação do Diário de Notícias – matutino que era um dos dois órgãos de imprensa do grupo Associados na Bahia – preparar a matéria e entregar ao Secretário do jornal para publicação.
Esclareceu-me que ao chegar a redação – que, a época, funcionava num primeiro andar da Rua Portugal, bairro do Comércio na Cidade Baixa - deveria ocupar uma mesa, onde houvesse uma máquina datilográfica desocupada, escrever a matéria e entregar para inserção na edição do dia seguinte.
Tal como informado, assim procedi. Ocorreu que, quando já me encontrava instalado e em meio da matéria, ouvi, por trás de mim, uma voz tonitruante a verberar:- Era só o que faltava. Um cidadão que nunca vi, refastelado em minha mesa a escrever com a maior “sem-cerimónia”.
Em suspense, claro, voltei-me solertemente e me deparei com um imenso cidadão por trás, a me espreitar. Claudicante, para um iniciante, tentei explicar o incidente e me dirigi a outra carteira, igualmente vaga.
No andar da história, vim a tomar conhecimento de que aquele cidadão de vozeirão e porte avantajado não era outro que não Heitor Pinto de Almeida Castro, o próprio Secretário do jornal. Escusado afirmar que, no correr da vida, tornou-se um dos meus mais diletos amigos e companheiros, junto com a sua, hoje, viúva, Aurora. A ponto de, anos depois, já quando ele dirigia o vespertino Estado da Bahia, também da cadeia Associados, me convidar para a chefia do setor esportivo daquele veículo, acumulando com a redação esportiva do próprio Diário de Notícias.
O interessante da minha iniciação foi que, curiosamente, e de começo, venci etapas naturais de um estreante no jornalismo, pois não cheguei a palmilhar a postura de “foca”, condição “sine qua” para aqueles que se investiam na atividade. Pulei, então, tal fase experimental e já atuei como profissional, fazendo jus a salário e tudo o mais.
Foram maravilhosos pouco mais de 20 anos naquela militância que me proporcionou experiências fantásticas. Dentre as quais a edição de 3 livros, todos sobre o meu amado Bahia: “Bahia de Todos os Títulos”, “Futebol, Paixão e Catimba” e a continuação da história contida no primeiro deles.
Como tem ocorrido por toda a minha vida, no jornalismo não me desassociei da vocação comunitária. Desde o começo tive atuação junto as lideranças da categoria dos “Cronistas Esportivos”, a ponto de ocupar diversos cargos na sua entidade – ABCD/Associação Baiana dos Cronistas Desportivos – até alcançar a sua presidência por duas gestões.
Experimentei, igualmente, incursionar pelas entidades do próprio futebol, chegando a condição de Assistente do Departamento do Interior da, então, FBDT/Federação Bahiana de Desportos Terrestres, do qual era seu diretor outro que não o parceiro Pellegrino. Além de figurar em diretorias de inúmeras outras entidades esportivas.
Durante aqueles pouco mais de 20 anos, fui fiel ao setor esportivo no qual, embora privilegiando, evidente, o futebol profissional, não me descurei de apoiar com veemência o esporte amador, como o vôlei, o basquete, a natação, o pugilismo, o halterofilismo, o tênis e tantos mais.
Já quando 1976 iniciava, com a derrocada do Grupo “Associados” - construído com tanta competência pelo inefável Assis Chateaubriand – Pellegrino me acenou com a ideia de não mais nos submetermos a veículos de terceiros, mas que poderíamos lançar o nosso próprio. E privilegiou o turismo como “pano de fundo” para a nossa investida.
Foi ali que nasceu a 'GAZETA DA BAHIA – Turismo”, na sequência dos anos, tornada simplesmente em “GAZETA DO TURISMO”, pioneira, porque uma das duas únicas publicações do turismo no país, então.
Foi a minha incursão por essa atividade fascinante: o turismo.
Mas esta é uma outra história.

BEIRA-MAR: PASSARELA DA SAÚDE

Antonio Jose de Oliveira
Presidente da ABrajet CE
Vez por outra, passeamos pela avenida Beira-Mar (a denominação oficial é avenida Presidente Kennedy), a qual apelidamos “Passarela da Saúde”, pela simples razão de a julgarmos uma das partes da orla marítima de Fortaleza, belíssima  e agradável,para relaxar o corpo e a mente, contemplando o pôr do sol e fazendo uma higiene mental, quer praticando “cooper”, quer caminhando por caminhar. Somente o fato de se estar, naquela avenida, já é motivo de satisfação para a mente e alma.
Sem dúvida, minha gente, - sem querermos ser bairrista – a “Loira Desposada do Sol”, a capital do Ceará, de encantos mil, ainda, apresenta uma série de irregularidades na sua camada asfáltica, na pintura da maioria de seus monumentos, nas águas empoçadas ao longo das coxias, tanto nas avenidas, quanto nas ruas centrais, para não falar nas das periferias, onde a situação é mais grave, inclusive em termos de lixo. 
Assim, não dá, gente! Fortaleza tornou-se um polo turístico bastante visitado (precisa ser mais badalada por esse Brasil afora) e turista não gosta de sujeira, da falta de higiene e de preços elevados. Por falar neste assunto, como alguns comerciantes inescrupulosos adoram explorar os turistas! Isso não é exclusividade em nosso Estado, embora este comportamento absurdo deva sempre ser sempre combatido, aqui e alhures, a bem do desenvolvimento sustentável e solidário do Turismo.
Do exposto, temos ainda a acrescentar que barracas, malcuidadas, enfeiam a orla marítima, tomam o espaço dos cearenses e dos turistas, complicam tudo em termos de locomoção e visibilidade dos verdes mares fortalezenses. A Prefeitura Municipal de Fortaleza conhece os problemas da nossa orla, dispõe de profissionais competentes e recursos financeiros, para eliminar os “senões”, apontados pela mídia impressa e eletrônica. É evidente que solucionou muitos deles, todavia é preciso extingui-los de uma vez por todas.
Como acreditamos na administração do prefeito Roberto Cláudio, que tem mais quatro anos de gestão, aguardamos as providências, para disciplinar a ocupação do espaço, na orla marítima de Fortaleza, mediante a fiscalização das barracas e dos boxes. Caro prefeito: a limpeza pública deixa muito a desejar, afora a falta das placas de sinalização, em ruas e avenidas, que precisam ser afixadas. Agora, caro prefeito, se os serviços são terceirizados, urge cobrar das empresas o cumprimento das suas obrigações. O que não pode, nem deve, é continuar com algumas das supracitadas irregularidades.

Todas as vezes que visitamos cidades, por exemplo, Gramado, Canela, Curitiba, Florianópolis, vem, de imediato, à nossa mente, o pensamento: será que, um dia, Fortaleza chegará a ser referência nacional, como uma capital segura, com ruas, avenidas, praças, jardins, monumentos, teatros, cinemas bem cuidados, águas dos mares despoluídas, além de barracas de praia com higiene, padronizadas e sem os seus proprietários explorarem a população cearense e os turistas?

AURORA BOREAL E SOL DA MEIA-NOITE - SUÉCIA, UM PAÍS CHEIO DE HISTÓRIA, CULTURA E MAGIA

Dia da Suécia
Nos últimos dias 8 e 9 deste novembro, no Clube Pinheiros, em São Paulo, aconteceu com êxito a Feira Escandinava, evento que mostrou as belezas e diversidades dos países nórdicos -  Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega e Islândia.
Desta parte do norte européu, destamos, agora, a Suécia um país repleto de tradições, com riquíssima cultura e bela história. São tantos fatos interessantes escondidos no país, que qualquer brasileiro ficaria surpreso.
Um dos fatos abordados na exposição foram as celebrações do dia 6 de julho, quando a população  sueca sai às ruas para homenagear sua nação. Essa data marca o Dia Nacional da Suécia. No mesmo dia, em 1523, Gustav Vasa foi coroado rei e, mais tarde, em 1809, uma nova constituição foi instaurada. Esses dois acontecimentos fizeram com que o dia 6 julho seja uma data repleta de significado e jamais esquecida pelos suecos.
A Suécia hoje é uma monarquia, governada pelo rei Rei Carlos XVI Gustavo e a Rainha Silvia. Eles têm três filhos, sendo a mais velha, a Princesa Victoria, herdeira do trono. A Rainha Silvia nasceu na Alemanha, mas sua mãe era brasileira, por isso ela passou parte da sua infância por aqui. É curioso imaginar que a futura rainha da Suécia terá, em parte, uma descendência do Brasil.
OS SAMIS - Antes que existisse a monarquia ou até mesmo a Suécia como um país estabelecido, já existiam na região os famosos povos vikings, guerreiros desbravadores que entraram para a história dos países nórdicos. Além deles, também viviam por lá um povo nativo não tão conhecido pelos brasileiros, os chamados Samis. Embora em número reduzido, eles existem ainda hoje. São apenas cerca de 70 mil samis no mundo atualmente, sendo que 20 mil deles moram ao norte da Suécia, mantendo toda a sua tradição e estilo de vida.
Os Samis escolheram um pedacinho especial do país para morar. A incrível região é agraciada por dois fenômenos naturais: a aurora boreal no inverno e o sol da meia-noite no verão. Isso por si só já é um grande atrativo turístico, mas a região norte ainda oferece muitas outras possibilidades. Lá está o Åre, maior e mais avançado resort de esqui do norte da Europa. Além disso, os visitantes que chegam por lá ainda podem conhecer os povos samis de perto e embarcar em aventuras como um passeio de trenó puxado por cães.
Algumas das celebrações que acontecem que acontem ainda hoje na Suécia carregam significados seculares. O solstício de verão, por exemplo, é uma das datas comemorativas mais populares no país. O fenômeno da astronomia marca o início do verão, quando ocorre o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta. Essa data, que acontece por volta do dia 21 de junho no hemisfério norte, tem grande simbolismo para as religiões pagãs, que fazem parte da história da Suécia. Por razões práticas, os suecos comemoram o solstício de verão sempre em uma sexta-feira, entre os dias 19 e 25 de junho.
SOLSTÍCIO DE VERÃO - O Natal é outro grande acontecimento no ano sueco. As celebrações já começam com um mês de antecedência, durante o período do advento. É aí que as famílias decoram suas casas, com estrelas nas janelas e uma tradicional cabra, posicionada ao lado da árvore de natal. No dia 13 de dezembro acontece uma grande celebração chamada Lucia, onde uma mulher vestida de branco e portando uma coroa de velas, acompanhada de um coral de criadas, traz a luz à escuridão. A Suécia também se orgulha de ter todos os anos a maior árvore de natal de verdade do mundo! Ela tem 38 metros de altura e é decorada com 5 mil luzes e uma estrela de 4 metros no topo.
Os mercados de natal também são uma grande tradição no país. Eles acontecem em todos os finais de semana de dezembro até o dia 25 e oferecem artesanatos e comidas tradicionais, como as famosas almôndegas suecas e o drinque conhecido como glögg (uma espécie de vinho quente e doce, temperado com especiarias como canela, gengibre e cravo).
MAIS EVENTOS -  Outro evento importante no calendário sueco é festival Way Out West. O WOW é o maior festival de música do país. Ele acontece durante três dias em agosto, na cidade de Gotemburgo, e recebe cerca de 30 mil pessoas. Pelos seus palcos já passaram grandes nomes como Kanye West, Sonic Youth, Arctic Monkeys, Lily Allen e muito mais.
Também não se pode deixar de ressaltar o Prêmio Nobel, que é oferecido anualmente para as áreas de Química, Física, Medicina, Literatura, Economia e Paz. Para celebrar este momento, a família real sueca preside um grande banquete na prefeitura de Estocolmo, que é seguido de um baile de gala.

Os suecos têm muitas particularidades, coisas que não encontramos em nenhum outro lugar no mundo. Por lá, é muito comum o chamado fika. A palavra não pode ser traduzida exatamente para o português, mas é usada para descrever aqueles momentos específicos do dia quando damos uma pausa nas atividades para tomar um café, comer alguma coisa e relaxar um pouco, acompanhado de amigos e familiares ou mesmo sozinho. Não é à toa que a Suécia é um dos maiores consumidores de café e doces do mundo.

EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ - FÓRUM DE GASTRONOMIA, TURISMO E HOTELARIA

Iniciado na última terça-feira, com o final previsto para hoje, está ocorrendo com êxito o 4º Fórum Científico de Gastronomia, Turismo e Hotelaria. O evento, que se realiza na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú, reúne professores alunos e profissionais de todo o Brasil, em oficinas, palestras, feira, apresentações de produções científicas e desafios, com objetivo de discutir e socializar projetos de desenvolvimento turístico aliado à gastronomia, em todas as esferas.
O FCGTurHTurismo e Hotelaria (FCGTurH é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Univali e pelos cursos de graduação em Turismo e Hotelaria e Gastronomia da Universidade, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Durante os quatro dias estão sendo apresentados trabalhos de iniciação e produção científica, e palestras. Há atividades relacionadas ao Projeto Interdisciplinar de Empreendimentos da Restauração (PIER) e uma feira de marketing, gastronomia e turismo. Na quarta-feira (23), Maria Velasco, da Universidade Complutense de Madrid, ministrou a conferência “Governança e Desenvolvimento Regional”.
A programação consta de  visitas técnicas para os participantes do Fórum conhecerem a governança de Santa Catarina. O roteiro contempla a região Costa Verde e Mar, o Caminho dos Príncipes, a Rota da Cerveja e o Vale Europeu.

“SOLIDARIEDADE, UNIÃO E CUIDADO” - HOJE, A ABERTURA DO 20º CEARÁ NATAL DE LUZ

Com a Praça do Ferreira engalanada com bonita decoração e na presença de milhares de fortalezenses, começa oficialmente hoje, 25, às 16h20,  a programação oficial do Ceará Natal de Luz, uma especial realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e da CDL de Fortaleza. 
Esta 20ª edição do evento, com o tema “SOLIDARIEDADE, UNIÃO E CUIDADO”, segue até 23 de dezembro, com decoração natalina instalada em vários pontos da cidade. Atrações  irão divertir o público na abertura do Ceará Natal de Luz,  na Praça do Ferreira: a apresentação musical do grupo Big Banda, da Unifor, a ascendimento das Luzes do Natal, o sanfoneiro Waldonys e o músico Marcos Lessa. Também haverá orquestras, bandas, reisados, concertos, shows regionais, além de atividades socioculturais
 Momentos de expectativa da festa de abertura, como é tradição, é a chegada do Papai Noel e o Coral de Luz, que se apresentará  todos os dias da semana, pontualmente às 18h, na Praça do Ferreira, e que. das janelas do antigo Excelsior Hotel, executará as mais tradicionais músicas alusivas  ao Natal.
Na Praça Portugal, a abertura do 20º Natal de Luz acontecerá no domingo, 27,  com um momento lúdico, onde as crianças poderão encontrar o Papai Noel,  que chegará de bicicleta, além de um passeio ciclístico partindo da Praça da Imprensa, até a Praça na Avenida Dom Luiz.  
Há três anos à frente do projeto como coordenador, Assis Cavalcante afirma que essa edição será marcada pela valorização da cultura local. “Mesmo diante do atual contexto econômico não podemos deixar de celebrar essa data que movimenta o comércio, mas que acima de tudo, movimenta as pessoas para o bem”, disse. 
A tradicional árvore de natal traz uma releitura da marcante árvore formada por redes de dormir, que simbolizam a hospitalidade cearense. Será montadas duas, uma em cada praça que receberá atividades do evento. O projeto é assinado pela arquiteta Denise Braga. 
“Este ano vamos manter a nossa preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente trocando garrafas plásticas por mudas de árvores frutíferas e medicinais. É uma felicidade poder participar da celebração dos 20 anos desse lindo projeto”, declara Severino Ramalho Neto, presidente da CDL de Fortaleza. 
Para Pio Rodrigues, vice presidente da entidade, que também já coordenou o projeto em edições anteriores, a Cidade já se apropriou do evento. “Isso é ótimo. Temos que nos orgulhar, essa é uma festa nossa. No Ceará Natal de Luz eu passei os melhores momentos da minha vida e o mais desafiadores também”, afirma. 
SELO COMEMORATIVO - Os Correios lançaram selo postal e carimbo temático em comemoração aos 20 anos do projeto. Eles serão utilizados em todas as postagens da Agência Central durante 30 dias. Após esse prazo as peças serão encaminhadas para exposição no museu do órgão em Brasília.

SABOR E ARTE - A PARANAENSE LAPA TEM UM FINAL DE SEMANA FESTIVO

Casario colonia português na cidade 
Celebrar a tradicional gastronomia e homenagear as "cozinheiras de mão cheia". Este é o objetivo do evento “Lapa: Sabor e Arte”, que será realizado amanhã e domingo, na histórica cidade da Lapa, localizada a 70 quilômetros de Curitiba.   .
 “Será um final de semana especial, com aulas-show, degustações, palestras e mesas redondas, que demonstrarão a importância da gastronomia para a formação cultural das cidades e sua relevância como atrativo turístico”, explica Márcio Assad, idealizador do projeto.
A cidade que nasceu no caminho das tropas tem na culinária "tropeira-lapeana", sua base gastronômica, que é reforçada pelo tradicional "Café com mistura", servidos nas casas nos séculos XIX e XX, por confrarias femininas, que se utilizavam destes encontros, litero-gastronômicos, para trocar receitas.
No final dos anos 40 do século XX, uma invenção genuinamente lapeana, foi incorporada, inicialmente às quermesses em homenagem ao padrinho da cidade São Benedito e ao padroeiro São Antônio. Hoje festejada "coxinha de farofa”, é tão requisitada, que passou a ser produzida, por mulheres que a utilizaram como complementação de renda.

Essas e outras histórias serão contadas nos dois dias de evento, além é claro da degustação dos famosos pratos.  Chefes de outras cidades e regiões participaram ensinando suas técnicas e trocando experiências.

A AZUL AMPLIARÁ OFERTA DE VOOS

A Azul adicionará voos extras em Fortaleza entre dezembro e fevereiro próximos, período de alta temporada de verão. Entre as novidades, estão o voo diário para Natal – novo mercado temporário – e as operações adicionais operadas diariamente para São Paulo (Viracopos) e Belo Horizonte. Ainda, a companhia terá frequências semanais extras para Goiânia, São Luís e Manaus. Os voos também servirão aos Clientes da Azul Viagens, operadora de turismo da Azul.
Mais de 40 cidades brasileiras receberão voos extras da Azul durante o verão. Também, a empresa incluirá mais voos entre Juazeiro do Norte e São Paulo (Viracopos). Serão novas ligações semanais entre 1º de dezembro e 31 de janeiro.
Entre os destinos internacionais, Fort Lauderdale/Miami, nos Estados Unidos, e Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai, terão ligações complementares.
Em todo o país e no exterior, a Azul operará mais de três mil voos extras.

ATRAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS - AMANHÃ ENCERRAMENTO DO ENCONTRO DOS MESTRES DO MUNDO

Anteontem, em Limoeiro do Norte, começou o X Encontro Mestres do Mundo, um evento promovido pela  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará com o objetivo de valorizar os Mestres da Cultura do Ceará e que se estenderá até amanhã, 26. Com o tema “Mestres do Mundo, Saberes Para Todos os Tempos”, esta edição terá um momento diferenciado e de grande simbologia, com a entrega pela primeira vez do Título de Notório Saber em Cultura Popular aos Mestres da Cultura cearenses, concedido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em articulação com a Secult. 
Na ampla programação a participação de nomes  internacionais, como o mestre Hosoo, da Mongólia, e atrações nacionais, como Luizinho Calixto (PB/CE), a Banda Cabaçal Irmãos Aniceto (CE), o grupo musical "Os Quentes da Madrugada", da Irmandade de Carimbó de São Benedito (PA), a Nau Catarineta (PB), entre outros. 
O evento da Secult   tem a parceria da Comissão Cearense de Folclore, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Prefeitura de Limoeiro do Norte, e conta com apoio do IFCE Limoeiro do Norte, do Centec, do CVT Limoeiro do Norte e da Academia Limoeirense de Letras.
Durante os três dias do Mestres do Mundo, o público tem acesso às diversas manifestações de saberes e fazeres da cultura popular, personificadas pelos mestres da cultura. Ao longo da programação, serão realizados seminários, rodas de mestres, apresentações artísticas, relatos de experiências dos mestres e exposição de produtos artesanais na Vila Cenográfica montada na praça da Igreja Matriz de Limoeiro do Norte.
A PROGRAMAÇÃO – Na quarta-feira e ontem houve palestra/curso de formação “Patrimônio Imaterial na sala de aula” com a Profa. Dra. Letícia Viana (UNB);  exposição “Da Resistência da Vida Brotam os Tesouros Vivos da CulturaCearense” e o colóquio "Reconhecimento de Saberes e Ofícios de Povos e Comunidades - Diálogos Necessários";  a acolhida dos atuais mestres, a diplomação dos novos nove mestres e dois grupos reconhecidos pelo Governo do Estado e o credenciamento dos participantes, além do "Cortejo Andanças e Cheganças", terminando com o sineiro tocando o sino da Matriz. Também aconteceu apresentação/coroação da Rainha do Maracatu, a Sagração do Chão dos Mestres pelos Penitentes de Genizaré (Assaré/CE), apresentação dos mestres aboiadores Dona Dina (Canindé) e Pedro Coelho (Acopiara), cerimonial de abertura Institucional e diplomação dos novos Mestres da Cultura; Reisado Boi Coração, de Quixadá, o Boi do Mestre Felipe, de Juazeiro do Norte,. A riqueza de sons da sanfona de oito baixos do paraibano de nascimento e cearense de coração Luizinho Calixto, animou a noite de ontem em Limoeiro, com um caleidoscópio de ritmos. Em paralelo, a programação contou com a feira para exposição e venda dos trabalhos feitos pelos mestres.
Hoje, haverá Rodas de Conversa e vivência com os Mestres. À tarde acontecem oficinas para crianças e para mulheres e a oficina/vivência da dança do Carimbó de São Benedito. Além da cerimônia de titulação de Notório Saber em Cultura Popular, para os 58 Mestres da Cultura do Ceará. À noite, será a vez do Boi da Faceira, de Mestre Chico (Limoeiro do Norte); do Reisado do Mestre Aldenir (Juazeiro do Norte); da Banda Cabaçal Irmãos Aniceto (Crato);  e Irmandade de Carimbó,  de São Benedito - Grupo Os Quentes da Madrugada (PA).
Amanhã, último dia de evento, acontecerá a Terreirada “levantando poeira e girando afeto”. Na programação infantil, haverá o Coral com as crianças participantes da Oficina de Canto, além de apresentação do mestre Palhaço Pimenta. A noite contará com a Sagração do Chão dos Mestres, com a Mestra Maria do Horto e seus benditos, a Cerimônia de Encerramento e apresentação de Dramas, Boi do Mestre Piauí, Dança de Coco do MestreMoisés de Trairi e Dança de São Gonçalo de Tianguá.
Finalmente, também à noite, o palco principal dos espetáculos terá duas atrações especiais para encerrar a programação.. Direto de Cabedelo (PB) e com mais de 100 anos de história de apresentações, haverá a Nau Catarineta, uma dança dramática inspirada nas viagens marítimas portuguesas e a manifestação popular lusa, em forma de Auto..Em seguida, vindo direto da Mongólia, o Mestre Hosoo mostrará a tradição da música e do canto lírico höömii, que exige que o cantor gere duas notas de cada vez.

INCÊNDIO DESTRUIU VALIOSO MUSEU

Conforme notícias da mídia catarinense,  incêndio de grandes proporções e de causas desconhecidas destruiu completamente o Museu da Paz, na cidade de Frei Rogério, no Meio-Oeste do Estado de Santa Catarina. O rico patrimônio da colonização japonesa do Estado guardava precioso arquivo, entre os quais sobre a Segunda Guerra Mundial
De acordo com as informações, o vice-prefeito Hideki Iwaki Iwasaki, que foi até o local ver as ruínas do museu, ficou profundamente sensibilizado e afirmou não  saber o horário em que o fogo começou. Disse ele que o acervo do Museu contava com um sino tradicional japonês, um dos três únicos do mundo (um está na sede da ONU, em Nova York, e outro em Hiroshima).
Pertencia ao museu o Parque Sino da Paz, lembrança do lançamento da bomba atômica sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki durante II Guerra Mundial, o qual homenageava as vítimas e seus sobreviventes. O terreno é de propriedade de Kazumi Ogawa, um dos sobreviventes das bombas.

MELHORIA NA MALHA VIÁRIA - PAVIMENTAÇÃO AJUDA A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

O Governo do Ceará continua investindo na melhoria da malha rodoviária do Estado. Além do Programa Viário de Integração Logística Ceará IV, responsável por entregar quase 1.000 km de estradas remodeladas, outras ações também são realizadas em diversos trechos do Ceará. A CE-176 é uma delas. A extensão entre Icaraizinho de Amontada e o distrito de Moitas, no Litoral Oeste, já apresenta 73 % dos serviços executados.
Ao todo, são cerca de 5 km de rodovia que, com o término da pavimentação, trará benefícios diretos a população do distrito de Moitas e para os turistas que diariamente visitam as praias da região. A obra recebe investimentos do Governo Estadual, da ordem de R$ 4.652.816,49 e deve ser entregue no primeiro semestre de 2017.
Pavimentação diferenciada - O local está recebendo pavimentação com blocos intertravados, que são peças pré-fabricadas de concreto, que se encaixam umas às outras, sem a necessidade de argamassa ou de mão de obra especializada, pois seu próprio formato as mantém no lugar. Além de fáceis de colocar, os blocos também são fáceis de retirar. A escolha desse tipo de pavimento leva em conta o cuidado em evitar a impermeabilização do solo, assegurando a preservação do meio ambiente.
O Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), é o responsável pela fiscalização dos serviços. Além da pavimentação, o trecho recebe serviços preliminares, terraplenagem, obras d'arte correntes, sinalizações horizontal e vertical.
ACESSO A JERI - Um dos principais acessos a pontos turísticos do Ceará está passando por melhorias. A CE-182, estrada que leva à Praia de Jericoacoara, no Litoral Oeste, está recebendo obras de pavimentação asfáltica. Esse trabalho vai melhorar a circulação de turistas, promovendo o crescimento da atividade econômica, e facilitará o trânsito de moradores dos municípios de Jijoca de Jericoacora, Cruz e outras localidades da região.
Os serviços estão concentrados no trecho entre o entroncamento da CE-085, uma das principais vias de acesso ao Litoral Oeste cearense, e a Praia do Preá, no município de Cruz. Atualmente a obra já está com 43% de execução e conta com investimento de R$ 4.571.181,52 do Tesouro Estadual. A obra faz parte do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (Proinftur).

SOLENIDADE NO PLENÁRIO 13 DE MAIO - PRESTIGIADO, O FÓRUM DE TURISMO COMEMOROU 20 ANOS

Em ato solene realizado na noite de anteontem (23) no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado, o Fórum de Turismo do Ceará, liderado pelos coordenadores Pedro Carlos da Fonseca, comemorou seus 20 anos de constituição. Em razão dos festejos, compareceram altas autoridades do Estado, de Fortaleza e de vários municípios do interior, afora representantes de todos os segmentos da cadeia turística cearense.
A prestigiada festa teve, na mesa principal, o deputado Sérgio, ladeado pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho; vereador Elpídio Nogueira; Edgar Sá e Pedro Carlos da Fonseca; secretário do município de Fortaleza, Eric Vasconcelos; Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae/Ceará; e Eliseu Barros, presidente da ABIH/Ceará, todos eles fortes colaboradores do Fórum.
Os discursos foram vários, com os oradores traçando o perfil de trabalho intenso e repleto de êxito do Fórum de Turismo do Ceará, como exaltaram, entre tantos, o deputado Sérgio Aguiar, os coordenadores Pedro Carlos e Edgar Sá, e o dos arquitetos Joaquim Cartaxo e Anya Ribeiro, está a primeira secretária de Turismo do Estado, sempre louvada pelo seu pioneiro e profícuo trabalho voltado para que nossa atividade turística ganhasse projeção nacional.

O Fórum de Turismo do Ceará homenageou com troféus várias autoridades, entidades e pessoas que contribuíram para que o turismo de Ceará estivesse entre os melhores do País. Na categoria imprensa, foram agraciados os jornalistas especializados em turismo Antônio José de Oliveira, presidente da Abrajet/Ceará, Ivonildo Lavor, José Rangel, José Carlos de Araújo, Silvana Frota  e Neila Fontenele.

COMPLETOU 50 ANOS O CONSELHO NACIONAL DE TURISMO

Criado para auxiliar e formular as políticas e programas de desenvolvimento do turismo no Brasil, o Conselho Nacional de Turismo (CNT) completou na última sexta-feira (18), 50 anos. Inicialmente formado por apenas nove membros – divididos entre seis instituições públicas e três privadas – o Conselho cresceu e ampliou o diálogo entre governo e empresários e hoje conta com 71 membros.
Entre os integrantes do Conselho, 29 representam instituições públicas e 39 entidades privadas e do terceiro setor, além de três indicações da Presidência da República com notório saber no Turismo. Os integrantes acompanham a criação e aplicação das políticas que definem os rumos do turismo no Brasil.
Desde a criação do Ministério do Turismo, em 2003, foram promovidas 47 reuniões. Tantos encontros reforçaram o papel do colegiado como um dos mais importantes canais de assessoramento para formulação e aplicação da Política Nacional de Turismo em parceria com os demais representantes dos setores público, privado e sociedade civil organizada.
EMBRATUR – O Decreto-Lei nº 55, de 18 de novembro de 1966, que criou o Conselho Nacional de Turismo (CNT) também foi responsável pela criação da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e por instituir a Política Nacional do Turismo.  Ao longo de seu meio século da Embratur, destacam-se a criação do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (1995), da Marca Brasil e o lançamento do Plano Aquarela, ambos em 2005. (Com o MTUR).

RÉVEILLON MARINA WHITE


ROTA DO SOL SEMANAL 25/11/2016 ISSUU