Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de julho de 2018

CALEIDOSCÓPIO - 06/07/2018

VAI COMEÇAR O TUDO OU NADA – Faltam apenas nove dias para o jogo final da Copa do Mundo que se está realizando na Rússia. Dos trinta e dois representantes dos cinco continentes, restam nestas quartas de final apenas oito seleções, entre elas o Brasil, que hoje está com missão difícil diante da Bélgica. As surpresas vêm acontecendo durante todo o campeonato. Quem diria que as apontadas favoritas Alemanha, campeã da última Copa, a Espanha, de Iniesta e companhia, e Portugal, do consagrado e implacável goleador Cristiano Ronaldo caíssem fora tão cedo? E a aguerrida Argentina, de craques como Messi, Demaria e Masquerano, que não passou das oitavas de final?  É a constatação de que, no atual futebol mundial, não há mais tantos bobos assim. Vejam o bisonho Japão, que aos trancos e barrancos quase ia às quartas de final? Perdeu para a nossa adversária de hoje por 3 x 2, nos últimos minutos, quando tivera um placar favorável de 2 x 0. Como se vê, nesta Copa não se pode apresentar favorito. Hoje, à tarde, o selecionado brasileiro terá a difícil missão de vencer a Bélgica. De boa mente, não se pode apontar um favorito. Temos uma equipe coesa, bem estruturada, com jogadores experientes internacionalmente mas tudo isso não indica que seremos os vencedores. Os belgas há dois anos não perdem para ninguém. É uma equipe jovem, de jogadores “paredões” por isto perigosos nas bolas aéreas. Com virtude e paciência conseguiram vencer os japoneses, numa jornada que parecia perdida. É um mata-mata sem favoritos. Mas, diga-se a verdade: temos melhor time, mais experiente. Acreditamos nos comandados por Tite. Se perdermos, o mundo não se acaba. Ficará somente a frustração.  
SEMINÁRIO:  TURISMO RURAL - Em meio às atividades na programação da PECNORDESTE- aparece com destaque o Turismo rural, tema do seminário que o Sebrae-Ce, apresentou, quando da reunião para elaboração da programação do PECNORDESTE- Foram três palestras abordando:
“Criação e fortalecimento de roteiros turísticos rurais - Casos de sucesso na Ibiapaba”, a cargo de Lucileide Lourenço de Oliveira - analista do Sebrae/CE;  “Produção associada ao Turismo Rural”, com a palestrante Regina Lúcia de Medeiros Amorim - pós- graduada em Gestão e Marketing do Turismo e Gestora de Turismo do SEBRAE/PB;  “O momento atual do Turismo Rural no Ceará”, sob a reponsabilidade de Marcos Pompeu de Sousa Brasil,  secretário executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Sistema Fecomércio-CE.
PRODETUR + TURISMO - Começou a funcionar na segunda-feira (02) o Call Center destinado para aqueles que desejam tirar dúvidas ou se informar a respeito do Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur+Turismo). Esta ação agilizará o atendimento às demandas de gestores municipais e estaduais bem como empresários interessados em investir no setor, que terão à sua disposição o número 0800 200 8484 além do endereço de e-mail atendimento.prodetur@turismo.gov.br e um chat online, funcionando das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.
Paralelamente, a Pasta tem realizado missões técnicas chamadas de Prodetur Itinerante, onde oferece consultoria especializada de projetos a governos e empresários interessados em investir no setor. O objetivo é prepará-los para acessar os recursos que são destinados a financiar infraestrutura pública e privada de turismo no Brasil, bem como ações de promoção dos destinos, informação ao turista e estudos 
As propostas que estiverem alinhadas às diretrizes da política nacional de turismo receberão o Selo Oficial +Turismo.
CAPACITAÇÃO DE TAXISTAS - A Secretaria do Turismo de Fortaleza e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza iniciaram na sexta-feira (29/06), às 18h na sede da Etufor, o módulo de inglês e turismo para a turma de capacitação para taxistas que atuam na zona hoteleira e espaços turísticos da Capital.
Formada por 50 pessoas, a turma terá 20h/aula divididas em conhecimentos de turismo com a história dos pontos turísticos e inglês básico, voltados para um melhor atendimento ao turista. A iniciativa visa contemplar a maior demanda de turistas estrangeiros a partir dos novos voos internacionais no aeroporto de Fortaleza.
O curso possui carga horária total de 50h/aula, tem por objetivo a capacitação objetiva e padronizada das ações e atitudes de segurança no trânsito dos motoristas profissionais. Módulos de legislação de transporte e trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e relacionamento interpessoal também são abordados.

FATOS POSITIVOS PARA TURISMO DO CEARÁ

De férias, lemos, no jornal impresso Diário do Nordeste, edição de sábado e domingo últimos, notícias alvissareiras, relacionadas ao “Boom” do Turismo no Estado do Ceará. Em face do retrocitado, destacamos algumas: com o funcionamento do Hub, nas férias de julho/2018, devem ser gerada uma renda de 1 bilhão e 800 milhões de reais, com a movimentação de 440 mil turistas, dentre turistas nacionais e estrangeiros, desfrutando suas horas de lazer em Fortaleza, capital do Ceará, e, no interior cearense, sobretudo nos municípios litorâneos e serras, embora a minoria procure os sertões, que possuem atrativos também dignos de ser curtidos.
A divulgação desses dados é motivo de satisfação, não só para quem movimenta a cadeia produtiva do turismo cearense, mas também para quem escreve, sobre o desenvolvimento das atividades turísticas, que impactam mais de 50 atividades, nos três setores da Economia, a exemplo da Indústria, Agropecuário e Serviços. Outro ponto positivo é a ocupação da rede hoteleira, que segundo o presidente da ABIH-Ceará, Eliseu Barros, poderá ultrapassar 82%. Para a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), a previsão, para este mês, é de 2,64%, maior que idêntico mês em 2017, devendo saltar de 79,9% para 82%. No comércio, a perspectiva é otimista, apesar do desabastecimento de alguns produtos, com a greve dos caminhoneiros, de vender mais. Um adendo: só não é recomendável é explorar os turistas.
Vamos a outros resultados positivos. Com o aumento de voos nacionais e internacionais, a previsão de crescimento de passageiros, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na capital cearense, é de 12,5%.  Em julho de 2017, passaram, por lá, 621 mil pessoas, número que deve chegar a 700 mil passageiros nesta alta temporada. Vale ressaltar que todos esses resultados deve-se, em parte, ao início das operações do Hub da Air France/KLM/Gol, em Fortaleza-CE, sem falar da alta do dólar, que enseja o turista brasileiro a conhecer os atrativos naturais e criados pelas mãos humanas em diversos recantos desse imenso Brasil.
Ah! Leitor-amigo: destaquemos, outrossim, a divulgação do potencial turístico do Ceará, realizado pela Setur (Secretaria do Turismo do Ceará), Setfor (Secretaria do Turismo de Fortaleza), geridas pelos competentes secretários Arialdo Pinho e Régis Medeiros) e a iniciativa privada, em eventos pelo Centro-Sul, Sul e Nordeste, afora em alguns países do exterior, estimulando a vinda de turistas nacionais e estrangeiros a nosso país e, em especial, ao Ceará, com maior número de visitantes a Fortaleza, principal portão de entrada de quem deseja conhecer o que há de belo, útil e agradável em todo o território cearense. 
Bem! Fiquemos, por aqui, visto ser limitado nosso espaço neste jornal eletrônico, ou seja, Rota do Sol Turismo, com tiragem de 3 mil exemplares e distribuição dirigida ao trade turístico local e nacional, além de colegas de imprensa, nos 27 Estados do país. A verdade é que foram registradas outras ações, em benefício do Turismo Ceará, num caderno especial do jornal Diário do Nordeste, cuja edição foi acima especificada.
Agora, como fazemos, no início das altas estações de turismo, um indispensável apelo: tratemos bem os turistas, prestemos-lhes informações corretas a respeito do povo, da sua cultura, dos atrativos turísticos, das suas localizações, da sua gastronomia. Enfim, de tudo o que possa deixá-los encantados e satisfeitos, em termos do que esperam encontrar na Terra de Iracema (Estado) e na “Loira Desposada do Sol” (Capital), segundo os imortais escritores cearenses, José de Alencar e Paula Nei. Obrigado pela leitura e maravilhoso fim de semana!

FESTURIS REEDITA O “GRALHA AZUL”, DE HÉLIO LIMA DUARTE

Hélio Lima Duarte é um dos profissionais do turismo brasileiro que mais serviços tem prestado à nação. Há remotos trinta anos, idealizou uma ação que impactava as intenções de sustentabilidade que já medravam no bôjo de alguns projetos. O objetivo era o de integrar o turista numa iniciativa que estivesse voltada para tema que, a partir de então, viria a se constituir num dos mais sérios objetivos, no que respeita à sustentabilidade.
O turista seria estimulado a plantar uma muda de araucária, com o que estaria contribuindo para enriquecer o meio ambiente. Por consequência, seria atraído automaticamente para, um ano depois, visitar aquele mesmo local onde flagraria a árvore que plantara, já desenvolvida em um belíssimo pinheiro.
Com a ideia e a intenção na mente, encontrou terreno fértil para desenvolver na pessoa de uma jovem, tão idealista e tão criativa quanto ele, que estava estruturando outra iniciativa que viria, ao passar dos anos, a se constituir no mais importante evento de comercialização do turismo no Brasil.
Marta Rossi que, ao lado da saudosa Silvia Zorzanello, percebeu que a cidade de Gramado reclamava por uma ação tão ousada quanto impetuosa, destinada ao desenvolvimento de uma atividade econômica que, na origem, lhe era naturalmente identificada: o Turismo, não vacilou em por em prática, simultaneamente, a ideia de Hélio. Estava, em verdade, surgindo naquele mesmo momento o FESTURIS – Festival de Turismo de Gramado, há exatamente trinta anos. 
As duas intenções se encontraram e medraram em ambas as mentes como um dos mais interessantes atrativos, porquanto provocaria que fosse selado um pacto entre o estímulo à sustentabilidade e à inspiração da atividade econômica do turismo.
Sensível, Marta “comprou a ideia” e, por dois anos, pôs em prática, durante o seu Festival, o projeto arquitetado pela mente criativa de Hélio Lima Duarte. Escusado mencionar que o êxito foi absoluto. Por um lado, enriquecendo o evento que dava os seus primeiros passos em demanda ao sucesso absoluto; por outro, estimulando a preservação do meio ambiente com a defesa da sua sustentabilidade.
Decorridos trinta anos, tempo suficiente para se valorizar as fantásticas ideias, o “Gralha Azul” voltou a figurar nos objetivos, já agora, de quem gerencia, repito, a maior iniciativa no campo da comercialização do turismo, no país, que é o Festival de Turismo de Gramado – FESTURIS, porque já na sua 30ª versão.
O querido amigo, “irmão”, Hélio Lima Duarte impôs-se na comunidade turística com uma fôrça e um prestígio que lhe acompanharam por tantas dezenas de anos. A partir da sua própria agência cujo desenvolvimento levou-o a ser convidado para se inserir como um dos dirigentes da SOLETUR, a partir do que a operadora se afirmou por tanto tempo como a maior e mais importante do cenário turístico nacional.
Durante também dezenas de anos foi responsável por um sem número de projetos, através daquela operadora, na condição de seu Diretor de Marketing que o fez figurar como um dos mais expressivos empresários nacionais. Junto a Marta Rossi, naquele projeto da “Gralha Azul” a marca de ambos os empreendedores estaria selada. A ponto de agora, decorridos trinta anos, a idéia voltar a florescer.
Tendo em conta que reside na sustentabilidade um dos pilares do Festuris, até por ser um dos temas do momento em Gramado – que, por sinal, se torna cada vez mais um destino propriamente sustentável – estará destinando como fóco na sua 30ª versão precisamente esse mesmo tema: sustentabilidade, tanto no direcionamento do meio ambiente, quanto na consideração ao social e, sobretudo, tendo por objetivo o resultado econômico.
O projeto “Gralha Azul” será, então, reativado, tendo numa das suas direções o plantio da Árvore da Inegração, o que se repetirá todos os anos. 

9 DE JULHO, EM ITU - EM EXPOSIÇÃO, RELÍQUIAS DA REVOLUÇÃO DE 1932

O turista que visitar Itu  poderá aproveitar o feriado da segunda-feira, dia 9 de julho, e ver de perto muitas memórias da Revolução Constitucionalista de 1932 que estão expostas no Regimento Deodoro, o Quartel de Itu, que teve importante participação no movimento que aconteceu há 86 anos.
Com o antigo nome do regimento – 4º RAM, os militares aderiram ao combate e quatro dias após a deflagração do conflito, em 9 de julho de 1932. Surgiu em Itu o valoroso 3º Batalhão de Caçadores Voluntários (3º BCV), constituído por soldados voluntários de 35 cidades do interior paulista, incorporando um total de 599 homens, dos quais 263 eram ituanos.
O 9 de julho se tornou um símbolo para os paulistas especialmente depois do dia 23 de maio de 1932 quando, numa manifestação de jovens estudantes na Praça da República, em São Paulo, quatro deles foram mortos pela polícia do governo federal. Eram Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cujas iniciais, MMDC, transformaram-se num dos símbolos da revolução.
O que aconteceu no país foi uma verdadeira guerra civil com muito maior contingente de militares defendendo o governo federal, comandado pelo ditador Getúlio Vargas. Mesmo assim, São Paulo fez uma grande campanha e contou com a mídia da época, jornais e rádios, para mobilizar grande parte da população. O principal motivo do levante paulista foi a reivindicação da elaboração de uma nova Constituição e a convocação de eleições para a presidência da República.
Apesar da forte participação do povo paulista, que não ficou indiferente ao conflito, inclusive com estudantes universitários, comerciários e profissionais liberais, São Paulo foi derrotado e entregou as armas em 28 de setembro de 1932. Mas, o espírito da revolução foi alcançado dois anos depois. Em julho de 1934 foi promulgada uma nova Constituição com avanços democráticos e sociais para o país.
Até hoje, o Regimento Deodoro, com um belo museu e a igreja de São Luis Gonzaga, é um documento vivo da época da revolução na qual cerca de três mil brasileiros morreram em combate.
Duas grandes homenagens ergueram, em São Paulo, o monumento ao soldado constitucionalista, um mausoléo  suntuoso todo em mármore branco, que acolhe os corpos dos soldados paulistas mortos em combate, no Parque do Ibirapuera. Nas suas paredes estão esculpidos os versos da famosa poesia de Guilherme de Almeida – Bandeira de treze listras. Além disso, uma das mais importantes avenidas da capital foi batizada com a data de 23 de Maio.

ENTRE OS PAÍSES DO BRICS - BRASIL E RÚSSIA PROMOVEM O ANO DO TURISMO

Brasil e Rússia vão se juntar para promover o Ano do Turismo entre os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em 2019, quando o Brasil terá a presidência do bloco e sediará encontros entre os países participantes. A proposta surgiu em um encontro realizado em Moscou entre o ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, e a vice-ministra de Cultura da Rússia, Alla Manilova.
A ideia é que os cinco países do BRICS tragam propostas concretas na reunião que será realizada em 2019, no Brasil. O objetivo é estimular o turismo entre essas nações e, consequentemente, fortalecer as relações entre eles.
Durante o encontro, a vice-ministra Manilova resgatou uma proposta russa feita há cinco anos voltada para a colaboração entre os membros do BRICS na esfera cultural. Segundo ela, o entendimento entre os países decolou e um memorando assinado gerou ações concretas na área, como coproduções cinematográficas.
CONECTIVIDADE - As autoridades brasileiras e russas também conversaram sobre uma aproximação especifica na esfera do turismo. A falta de voos diretos entre os países foi apontada como o principal obstáculo para o aumento do fluxo de turistas. “Na Rússia existe toda uma simpatia com o Brasil. A impressão que temos do país é positiva. É uma imagem atraente e formada há muito tempo”, declarou a vice-ministra russa.
Lummertz e Manilova trocaram informações sobre uma negociação com companhias aéreas árabes que estão dispostas a facilitar os voos entre os dois países. De acordo com a proposta, os voos passariam por Dubai para fazer a ligação entre Brasil e Rússia. Após a reunião, o ministro e a vice-ministra despediram-se prometendo levar as conversas adiante para viabilizar a novidade. (Com o MTUR).

A FESTA DOS BOIS - PARINTINS REPETIU MAIS UMA VEZ A BELEZA DO FOLCLORE

O Norte brasileiro se tornou um verdadeiro “palco do mundo” na festa que resgata as lendas dos povos indígenas e os costumes regionais. O 53º Festival Folclórico de Parintins se desenvolveu de 29 passado ao 1º deste mês, recebendo 100 mil pessoas. O público recorde conheceu as histórias dos bois Caprichoso e Garantido.
Só no ano passado, a celebração, que ocorre ao ar livre em plena floresta Amazônica, mais precisamente no Bumbódromo de Parintins (AM), injetou R$ 50 milhões na economia local e gerou pelo menos cinco mil empregos diretos e indiretos na cidade. O evento é uma atração do norte brasileiro desde a década de 60, tendo como raízes o conhecido Auto do Boi, muito popular entre os nordestinos que migraram para a Amazônia durante o ciclo da borracha.
No enredo, um peão (escravo) mata um boi querido por um rico fazendeiro para que sua mulher grávida sacie seu desejo de comer a língua do animal. Como o fazendeiro e sua filha, que tinha o boi como favorito, ficam irritados, o peão pede ajuda de um pajé da tribo a fim de ressuscitar o animal.
Hoje, o festival folclórico é um gigante e reúne centenas de colaboradores que se envolvem no enredo da festa, repleta de figuras típicas do folclore, lendas indígenas e rituais, com personagens do cotidiano ribeirinho e sotaques dos povos da floresta. A tradição se transformou em um espetáculo de luz, cores danças, luzes, alegorias onde as estrelas são os bois Caprichoso (representado na cor azul) e Garantido (representado pela cor vermelha).
Desde o início das batalhas, o boi Garantido tem saído na frente com 31 vitórias. Já o boi Caprichoso, levou 22 edições, inclusive a última, realizada em 2017. Os animais contam com a torcida dos apaixonados pelo Festival de Parintins e o amor pelo boi favorito perpassa gerações, sendo ensinado de pai para filho. A rivalidade é tanta que extrapola os limites da arena. Até a decoração das ruas entra na disputa das cores que divide a cidade e casas, bares, postes, telefones públicos ficam azuis ou vermelhos. (Com o MTUR)

MINISTÉRIO DA CULTURA - INVESTIMENTOS EM LITERATURA, BIBLIOTECAS E MUSEUS

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, lançou, na terça-feira (3), o Programa Leitura Gera Futuro (#leituragerafuturo), que prevê investimento de R$ 6 milhões em três editais, voltados para a criação de bibliotecas digitais, a realização de feiras literárias e a publicação de livros com temática relacionada aos 200 anos da Independência do Brasil. No mesmo evento, o ministro e o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Marcelo Araujo, lançaram a 4ª edição do Prêmio de Modernização de Museus, que vai garantir R$ 2,8 milhões em prêmios para iniciativas de modernização e preservação do patrimônio museológico brasileiro. 
No total, serão quase R$ 9 milhões investidos em setores até então carentes de recursos. Os editais serão publicados no Diário Oficial da União até hoje (6) e ficarão disponíveis para consulta no portal do Ministério da Cultura (MinC) – www.minc.gov.br..
LIVRO, LEITURA E BIBLIOTECAS - Em sintonia com as novas tecnologias, o edital Bibliotecas Digitais destinará R$ 2 milhões (R$ 100 mil por prêmio) para fomentar a criação do conceito de biblioteca digital em vinte bibliotecas públicas estaduais ou municipais do país. Conforme previsto na modalidade de convênios, a contrapartida de cada biblioteca será de 20%, podendo ser comprovada em bens e serviços adicionados.
Em outra frente, o MinC vai aportar R$ 3 milhões para 17 ações literárias no país, como feiras, jornadas e bienais, entre outros. Três projetos receberão R$ 400 mil cada; quatro, R$ 200 mil cada; e dez, R$ 100 mil cada. Podem concorrer entidades privadas sem fins lucrativos. 
Outro edital lançado pelo ministro na terça-feira garante R$ 1 milhão em prêmios para obras literárias com temática relacionada aos 200 anos da Independência do Brasil, comemorados em 2022. Serão premiadas 25 obras no valor de R$ 40 mil cada. Podem concorrer pessoas físicas brasileiras ou naturalizadas, com obras inéditas ou que estejam fora de circulação, anteriores a 2012.  
MODERNIZAÇÃO DE MUSEUS - O MinC, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), vai distribuir 28 prêmios de R$ 100 mil cada, totalizando R$ 2,8 milhões, para iniciativas bem-sucedidas de modernização e preservação do patrimônio museológico implementadas por instituições museológicas ou por mantenedores de museus, no período de 2015 a 2018.

EM JULHO - AEROPORTOS DA INFRAERO RECEBERÃO 8,28MILHÕES DE PASSAGEIROS

Segundo a Infraero, a quantidade de aeronaves nos aeroportos da rede que administra deve crescer 4,73%, no período, com 126.758 passageiros neste ano contra 121.035 em julho de 2017.
A estimativa leva em conta a oferta de assentos das empresas aéreas e orientação de um plano de ação que visa a garantir fluidez, conforto e segurança.
As medidas começaram em junho, quando as atividades de manutenção preventiva priorizaram equipamentos como esteiras de embarque e desembarque de bagagens, sinalização de pista, pontes de embarque, escadas rolantes, raios-x e detectores de metal.
“O monitoramento dos aeroportos também será reforçado com supervisores em todas as etapas de embarque e desembarque. Eles terão capacidade de atuar na correção de quaisquer situações que possam prejudicar as operações”, informou a Infraero.
De acordo com a empresa, equipes de limpeza e manutenção também vão atuar com frequência maior, com destaque para os horários de maior movimento.

PECNORDESTE 2018 - UM GRANDE EVENTO PARA A ECONOMIA DO ESTADO

O ato de abertura do 22º Seminário Nordestino de Pecuária - PECNORDESTE ocorreu ontem, no Centro de Eventos do Ceará, com destacada presença de autoridades. Da máxima importância para a economia do Estado, o evento, que tem seu término marcado para amanhã, reúne nove segmentos, sendo sete pecuários: aquicultura e pesca, avicultura, apicultura, bovinocultura, caprinovinicultura, equinocultura, suinocultura e ainda: turismo rural e artesanato, que quando bem explorados impactam na renda da propriedade.
A solenidade de abertura aconteceu às 9 horas e contou com a presença do Governador Camilo Santana, presidentes de Federações de Agricultura dos 9 estados do Nordeste, do superintendentes do SENAR dos estados do Nordeste, presidentes de Sindicatos Rurais, produtores de diversas regiões do Estado, secertários estaduais, municipais, representantes de diversas instituições e órgãos ligados a agropecuária.
Na ocasião, houve  a entrega da Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra a três personalidades: o Deputado Federal pelo Piauí , Júlio César de Carvalho Lima, coordenador da bancada nordestina, ex-presidente da Comissão de Agricultura, o médico veterinário  da Agência de Defesa Agropecuária ADAGRI, Joaquim Sampaio Barros; e, na  categoria  produtor rural e ou liderança classista;, José Pinto de Albuquerque, fundador e ex-presidente do Sindicato Rural de Coreaú. 
Também, houve uma visita ao pavilhão da Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, ao Show Room de Tecnologias Agropecuárias, e a Expopec-Exposição de Animais representando os seis segmentos pecuários adaptados ao semi-árido: bovinos, caprinos, ovinos,suinos, equinos e aves.
A palestra magna com o tema Gestão e Mercado: o Caminho para o Fortalecimento da pecuária nordestina, foi ministrada às 14 h, no auditório principal, pelo Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, economista pela UJF.
A variada programação inclui temas dos segmentos da sua abrangência. Estarão em debate cerca de 100 açōes, entre 58 palestras  técnicas-científicas, 20 oficinas de capacitação gratuitas, Mesas redondas, Painéis, o III Seminário Cearense da Palma Forrageira, um Seminário sobre  turismo Rural, uma Exposição de  Animais das raças bovinas, caprinos, ovinos, suínos e equinos, uma Feira Pet, uma Exposição de Produtos e Serviços Agropecuários , um Show Room de Tecnologias Agropecuárias, a Vitrine do SENAR, as Espécies Forrageiras que estão sendo pesquisadas no Programa Forrageiras do Semiárido, 
A expectativa dos organizadores é de que o grande encontro deste ano capacite 4.500 técnicos, produtores rurais, pequenos e médios empresários, bem assim reúna cerca de 30 mil pessoas, entre pesquisadores, estudantes, veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, técnicos agrícolas, além de instituições públicas, privadas e Sindicatos Rurais.
COMISSÃO TÉCNICO - Há 21 anos a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, que tem como presidente Flávio Saboya, divide com uma equipe de técnica de alto nível, formada por profissionais, instituições e associações ligadas a agropecuária, a responsabilidade de organizar toda a programação técnico-científica e realizar este que é dos maiores eventos do Nordeste – PECNORDESTE. O coordenador geral do evento é o eng. agrônomo Sergio Oliveira da Silva e o coordenador da Comissão Técnico- Científica, o engo agrônomo Eduardo Melo Barroso. Cada um dos 9 segmentos pecuários tem um coordenador -voluntário. As instituições que compõem a Comissão Técnico Científica são:  UFC. UECE, SEAPA, SDA, SENAR-CE, SEBRAE- CE, EMBRAPA, EMATERCE, ADAGRI, SINDIALIMENTOS, CENTEC, ADAGR, ACCC, ACOCECE, ACEAQ, ASCE, CÃMARA SETORIAL DO MEL E DA EQUINICULTURA, CEART.
São promotores da PEC Nordeste 2018 o Sistema FAEC/SENAR/ CNA e SEBRAE, com o apoio de diversos parceiros como o Banco do Nordeste do Brasil-BNB, ADECE, FIEC e o Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias de Desenvolvimento Agrário e Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura

ESCOLA DE GASTRONOMIA - PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL E IMPULSO NA ECONOMIA DO ESTADO

No último dia 29, à noite, com a presença do governador Camilo Santana, foi inaugurada no bairro Vicente Pinzon a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, doada pelo Grupo M. Dias Branco e que oferece mais de cinco mil vagas para toda a população do Ceará.
O novo equipamento surge com perspectivas grandiosas. Vai oferecer capacitação e formação em panificação e confeitaria, gerando empregos, fortalecendo as políticas públicas para jovens que vivem em comunidades vulneráveis, principalmente do bairro em que se situa, prevenindo a violência e qualificando ainda mais a rica culinária cearense
A inauguração teve toda a festa que a comunidade merece, com a participação dos artistas locais, como grupo de flautas Acordarte; Gustavo dos Teclados; o rapper Erivan Produtos do Morro e o grupo de hip hop Castelo de Rima. Cozinheiros do bairro, como Solange Almeida do Ponto da Muqueca; Maria Vilani Rodrigues, do Restaurante Vilani; e Alfredo Louzada de Souza Filho, o Alfredo Rei da Peixada; foram homenageados. Fechando a noite, atrações de nível nacional brindaram a solenidade: a sambista carioca Mart'nália e a banda de forró Painel de Controle.
No ato, o  prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou o grande potencial da região. “Aqui está sendo erguida uma preciosidade, um ícone arquitetônico, um equipamento com grande sinergia com o que acontece aqui pelo Mucuripe. Há uma energia empreendedora na área da Gastronomia. Não tenho dúvida que cumprirá um papel urbanístico e social na cidade”. 
O vice-presidente de Investimentos e Controladoria do Grupo M.Dias Branco, Geraldo Luciano de Mattos Júnior, ressaltou o empenho daqueles que trabalharam pela implantação da Escola. “Só tenho a agradecer pela oportunidade que nos foi dada por estar neste momento entregando este equipamento”.  
Participando da solenidade, o chef Luciano Ferreira, presidente da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará, falou sobre as inúmeras oportunidades que o equipamento vai abrir. “Estamos iniciando um processo de melhoria na Gastronomia cearense. Mediante um projeto como esse, em que sabemos que tem muita gente com potencial no mercado que não foram identificadas, elas possam se projetar. A gente, como cozinheiro, fica muito feliz em estar num projeto como esse, em dar oportunidade a pessoas menos favorecidas, podendo se formar e municiar o mercado com seus talentos. Então estou orgulhoso por esse mecanismo que vai render ótimos frutos”.
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco ficará sob a gestão da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O QUE PERDER, CAI FORA - HOJE, NAS QUARTAS DE FINAL, BRASIL X BÉLGICA

Arena Kazan
A bem dizer, nesta altura da Copa do Mundo de Futebol que se realiza na Rússia, cada jogo é um drama não apenas para os jogadores, mas também para os torcedores dos países que ainda estão na competição. As expectativas e incertezas dominam os ambientes. 
Às 15 horas de hoje, horário de Brasília, a seleção brasileira estará enfrentando o da Bélgica, numa partida que se apresenta eletrizante, quase sem favorito. Nas partidas iniciais e nas oitavas de final, os adversários lograram classificação, mais penosa para os belgas que iam caindo diante do Japão. 
Tudo indica que a seleção do Brasil colocará em campo a mesma equipe que vem iniciando os jogos.  É quase certa a volta de Marcelo na lateral esquerda, enquanto Fernandinho vai jogar no lugar de Casemiro, que está suspenso. Fagner permanecerá na lateral direita, mesmo com Danilo já recuperado de lesão que sofrera. Tudo indica, também, que Gabriel Jesus permanecerá na linha de frente, ao lado de William e Neymar.
Assim, como se espera, a seleção brasileira entrará em campo logo mais, na Arena Kazan, com a seguinte equipe:  Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho Paulinho, Coutinho; Willian, Gabriel Jesus e Neymar 
ÁRBITRO -  A Fifa Na quarta-feira, a FIFA indicar para árbitro da partida decisiva das quartas de final entre Brasil e Bélgica, o sérvio Mirolad Mazic, de 45 anos. Terá como assistentes os compatriotas Milovan Ristic e Dali Djurdjevic. O norte-americano Jair Marrufo será o quarto árbitro.
Provavel escalação da Belgica - Thomas Vermaelen, Marouane Fellaini, Simon, Koen Casteels Thorgan Hazard, Youri Tielemans, Adnan Januzaj, Mousa Dembélé, Dedryck Boyata, Michy Batshuayi, Nacer Chadli, Leander Dendoncke

SEMIFINAL E FINAL DA COPA - EUROPEUS E SUL-AMERICANOS ESTÃO NA “BRIGA”

A Copa do Mundo de Futebol, que vem sendo disputada na Rússia, depois de dois dias de paralisação, recomeça hoje, com jogos pela manhã e à tarde.  Das trinta e duas representações que começaram a competição, agora só restam oito. Seleções consideradas favoritas, como Alemanha, Argentina e Espanha, não Passaram das oitavas de final. Dois oito que ainda estão na luta, seis são europeus e dois são sul-americanos. 
Hoje começam as partidas das quartas de final-finais, com término previsto para amanhã, sábado, à tarde. São eles 
Hoje - Uruguai x França, , às 11h, em Nizhny Novgorod; Brasil x Bélgica, às 15h, em Kazan.
Amanhã - Suécia x Inglaterra, às 11h, em Samara; Rússia x Croácia, às 15h, em Sochi.
O terceiro e quarto lugares do Mundial da Rússia serão conhecidos na partida das 11h do dia 14 de julho. A taça da grande final será disputada no jogo marcado para o domingo, de 15 de julho.

BRASIL X BÉLGICA NA PRAIA DE IRACEMA

Na tarde de hoje, a partida Brasil x Bélgica será transmitida em um grande telão, no Largo Luiz Assunção, ao lado do Centro Cultural Belchior.
A programação começa a partir das 14 horas, ao som de música eletrônica. Às 15 horas, antes do início do jogo, os torcedores poderão acompanhar o hino nacional ao som de uma sanfona.
Ao término do jogo, os torcedores contam com a animação da Banda do Pirata, feira gastronômica e feita criativa.
Esta já é a terceira disputa do Brasil com estrutura de transmissão na Praia de Iracema, a exemplo do dia 27, na partida Brasil x Sérvia, e na última segunda-feira, quando Brasil x México jogaram pelas oitavas de final.
Hoje, será uma estrutura maior, desta vez no sentido calçadão/faixa de areia, para que as pessoas acompanhem o jogo na praia.

SOLENIDADE NO BECCO DO COTOVELO: SOBRAL COMEMOROU 245 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Com início às 9 horas, no tradicional Becco do Cotovelo, a Prefeitura de Sobral iniciou na manhã de anteontem (04/07) as comemorações dos 245 anos de emancipação política. A solenidade contou com bolo de aniversário e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela.
Prosseguindo com as festividades, , na Praça Coluna da Hora, houve a entrega de novos veículos à Secretaria da Segurança e Cidadania. As 13 motos e 2 viaturas (modelo Duster), que se juntarão à frota da Guarda Civil Municipal representam um investimento de R$ 461.948,76 do Tesouro Municipal.
Na ocasião, pelo Governo do Estado do Ceará, houve a inauguração do sistema de videomonitoramento   implantado no Município e entregue duas novas viaturas à Polícia Militar de Sobral.
À noite, houve a Virada Cultural 2018, com a programação geral da comemoração. com shows de música, de dança, culturais e de arte circense, contemplando os bairros Centro, Cohab III, Sumaré, Cohab II e Alto da Brasília.

IMPULSIONANDO O TURISMO - FORTALEZA TERÁ 48 VOOS INTERNACIONAIS POR SEMANA

Em evento realizado na tarde de anteontem (4), no Palácio da Abolição, o Governo do Ceará e a Latam Airlines Brasil celebraram os novos voos, anunciados no último dia 23 de maio, pela companhia no Estado. A conquista marca o início de uma nova fase no turismo e transforma o Ceará num centro de conexões no Nordeste. Até o fim deste ano, o Aeroporto Internacional de Fortaleza contará com 48 frequências semanais internacionais para 14 destinos.
A solenidade aconteceu na véspera da inauguração do novo voo direto da companhia entre Fortaleza e Orlando (EUA), que começou ontem (5). A nova rota para os Estados Unidos será operada duas vezes por semana. O trecho Fortaleza-Orlando ocorrerá às quintas e sábados, enquanto o trecho Orlando-Fortaleza será operado às quintas e sextas
PALAVRAS DO GOVERNADOR - “A ideia é fazer do Ceará três centros de conexões. O Porto do Pecém é o maior centro de conexões marítimas. Fazer também um centro de comunicação através do Data Center que está sendo construído em parceria com a Angola Cables. E agora, o centro de conexões aéreas, estimulando que os passageiros que cheguem no aeroporto, fiquem alguns dias em Fortaleza. Fechamos uma parceria com a Fraport, que faz um investimento de cerca de R$ 1 bilhão no Aeroporto de Fortaleza. Quero agradecer a Latam por acreditar no Ceará, sabemos do potencial do turismo cearense”, disse o governador Camilo Santana.
O termo prevê que, a partir deste mês, seja ampliado em 25% o número médio de chegadas e partidas domésticas diárias da Latam em Fortaleza. Já no mercado internacional, o aumento será de cinco vezes, passando de duas para dez a quantidade semanal de chegadas e partidas internacionais da companhia na Capital.
A partir do início das novas operações, a companhia terá isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) sobre o QAV (Querosene de Aviação), e também sobre importação de peças de manutenção e de aeronaves, transporte doméstico de cargas e alimentos e provisões de bordo. Em contrapartida, a LATAM se compromete a ampliar o seu volume total de voos domésticos e internacionais em Fortaleza.
A LATAM COMEMOROU - Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil, também comemorou a parceria. “Aqui a gente anuncia e celebra três notícias. Uma é o aumento de 25% de voos domésticos. Subimos para 10 o número de voos internacionais por semana. E também buscamos aumentar o volume de peças de aeronaves a serem distribuídas, começando por Fortaleza. São cerca de 50 milhões de peças. Quando a gente reduz o custo da operação, reduzimos o preço e aumentamos o número de passageiros. Geramos oportunidade para que os cidadãos viajem pelo Brasil. O incentivo de ICMS é algo muito relevante para o futuro da economia. Isso só é possível quando a gente trabalha em equipe”.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou a importância das ações integradas para essa conquista. “É importante quando há uma coordenação de esforços e prioridades entre poder público e inciativa. Todos sabem que o turismo é uma das principais frentes econômicas”. 
Novos voos
NOVOS VOOS - A partir deste mês de julho, começarão as novas frequências internacionais pela Latam, que passou de uma para Miami, para três semanais, além de duas novas frequências para Orlando, também nos Estados Unidos. Além desses voos, terão início a partir do dia 18, duas novas frequências semanais para a Cidade do Panamá, que está conectada a 78 destinos de 32 países.
Em maio teve início a operação do hub Air France/KLM/GOL, que garantiu três frequências semanais de Paris, três frequências semanais de Amsterdã, cinco frequências semanais da Argentina (sendo três de Buenos Aires, uma de Córdoba e de para Rosário), duas frequências diárias de Miami e duas frequências diárias de Orlando.
Para completar a lista, a alemã Condor aumentou a frequência para Frankfurt para dois voos semanais, e a TACV passou a operar quatro vezes por semana, sendo três voos para Praia e um para a Ilha do Sal.
IMPULSO NO TURISMO - O aumento no número de turistas estrangeiros deve ser entre 60 e 70 mil por ano. Ao fim de dois anos, o incremento deve ser de cerca de 150 mil turistas, metade do fluxo internacional atual.
Além dos destinos internacionais, o Ceará passará a ter 40 voos nacionais da Latam e 40 voos nacionais da Gol até o fim deste ano. O número passará ao total de 50 voos para cada companhia até o fim de 2019.
A previsão de crescimento na movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Pinto Martins em decorrência do aumento de voos é de 12,5%. Foram 621 mil pessoas em julho de 2017, número que deve chegar a 700 mil passageiros neste mês de julho.
A taxa de ocupação na rede hoteleira – que ampliou sua oferta de 93.201 leitos para 94.631 leitos no último ano – deve ficar em cerca de 82%. Já a procura pelo Airbnb já está em 50% de ocupação e a tendência é que aumente até a metade de julho.

TURISMO RELIGIOSO - NO CRATO, MILHARES DE FIÉIS NA INAUGURAÇÃO DO HORTO DE NS DE FÁTIMA

Cerca de 50 mil pessoas participaram da cerimônia de inauguração da urbanização do Horto e da imagem de Nossa Senhora de Fátima, na cidade do Crato, na Região do Cariri. Momento de muita emoção para os milhares de fiéis cratenses e de cidades  da Região Nordeste para apreciar e rezar diante de um dos maiores monumentos da América Latina. Com 45 metros de altura, a estátua de Nossa Senhora de Fátima supera a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros, e a imagem de Padre Cícero, na cidade vizinha de Juazeiro do Norte, com 27 metros.
O tamanho da imagem só não se comparou à intensidade e à vibração da fé dos fiéis que ficaram encantados com o espaço que acaba de ser entregue. Além da fé, os moradores estão felizes pela oportunidade turística criada, que vai gerar renda e valorizar o lugar. “
O governador Camilo Santana, acompanhado do presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira; do secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa; do prefeito do Crato, Zé Ailton; e do padre Reginaldo Manzotti; inaugurou o santuário em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, e ressaltou a importância da obra para o Crato e para o Cariri. 
A programação contou ainda com uma missa campal, organizada pela Comunidade Missão Resgate, e celebrada por Dom Gilberto Pastana e padres da Diocese do Crato. Ao final do evento, todos e todas acompanharam o show do Padre Reginaldo Manzotti, aos pés da imagem de Nossa Senhora. 
O HORTO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - A intervenção recebeu investimentos da ordem de R$ 2.009.375,64 do Tesouro do Estado. Realizada pela Secretaria das Cidades, com interveniência técnica do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), a obra contempla a construção de um estacionamento, espaço ecumênico, além de iluminação, obras de paisagismo, urbanização com acessibilidade de 19 mil m², oferecendo melhores condições de trabalho para os comerciantes locais e infraestrutura para o turismo religioso.
O Horto de Nossa Senhora de Fátima é uma referência para o turismo religioso, recebendo milhares de romeiros e missas campais durante todo o ano. No local, está localizado o monumento de Nossa Senhora de Fátima, construído em 2014 pela Secretaria das Cidades, que atrai devotos, especialmente em maio, mês dos festejos da Santa. A estátua possui 45 metros de altura, incluindo a coroa. Com a urbanização no entorno do Horto, o Governo do Ceará pretende incrementar ainda mais o turismo religioso na Região. 

PARQUE ADAIL BARRETO - REQUALIFICADO, AGORA JUNTA-SE AO PARQUE ESTADUAL DO COCÓ

O Governo do Ceará entregou o novo Parque Adahil Barreto ao povo de Fortaleza. A área requalificada e agora integrada ao Parque Estadual do Cocó foi inaugurada na tarde da última terça-feira, 3, e contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio que cedeu o então parque municipal ao Governo, em 2017. 
O momento, Roberto Cláudio também assinou, juntamente com o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, e a titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Manuela Marinho Nogueira, Termo de Cooperação Técnica referente a implantação de um viveiro de mudas de espécies nativas de manguezais na unidade de conservação (UC). Bruno destacou que o viveiro será construído pela SEINF e será de “muita importância” para a cidade. “Será o primeiro a produzir espécies nativas de mangue, em Fortaleza”, informou.
O Estado tem três objetivos para o Parque Estadual do Cocó. O primeiro é preservar o rio, o segundo, despoluir suas águas e assim, beneficiando também, a flora e a fauna. E, por  fim,  o terceiro objetivo é trazer a população para dentro do parque
O Secretário Artur Bruno ressaltou a questão da segurança, informando que o Governo do Ceará garantiu o policiamento ambiental e o videomonitoramento de toda a área. O trecho é de 10ha e é o primeiro a ser inaugurado, após a regulamentação e criação definitiva do Parque Estadual do Cocó, pelo Governador Camilo Santana, um ano atrás. Com a reforma, a área agora conta com uma nova via interna, quadras poliesportivas, cisternas, para caminhadas e corridas, e um campo de futebol.

EM DIAS COM FESTURIS 06/07/2018


VISITE CEARÁ 06/07/2018


ROTA DO SOL SEMANAL 06/07/2018 ISSUU