Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

CALEIDOSCÓPIO - APOSENTADOS

APOSENTADOS
Convencionou-se que o dia 23 de janeiro deveria ser dedicado ao aposentado. Uma ideia feliz, pois creio que tomada para homenagear quem se dedicou ao trabalho por anos seguidos, merecendo ser recompensado no dealbar de vida que lhe resta. Assim foi até agora.  Tudo indica, porém, que aposentadoria será uma pesadelo para os que ainda estão trabalhando. Sob o argumento de que a Previdência está quebrada e no futuro não haverá condições de pagar os que desejarem usufruir de um direito adquirido através de um trabalho de 30/35 anos quase sempre desgastante, o Governo está empenhado até o pescoço em mudar as regras. Impõe, de modo geral, que os trabalhadores, homens e mulheres, paguem o pato pelos erros de administrações temerárias, de uma política desastrada de até então. E conta para isto com a ajuda de deputados e senadores, logo eles, bem de vida com os seus polpudos salários e mordomias mil. Do jeito que vai, ainda este ano as regras para a aposentadoria, a exceto de algumas classes privilegiadas, serão uma morte lenta, uma tortura, um aceno de coruja para os “pé na cova”. Lamentava-se o grande Cícero, no Senado romano, dos tempos e dos costumes. Que diria agora o notável orador?
NORMAS MAIS HUMANAS – Desde a época, mesmo ditatorial, de Getúlio Vargas o trabalhador vinha sendo reconhecido. A Consolidação das Leis Trabalhistas, a famosa CLT, com todos os senões, concedeu direitos dos que, em fainas diárias, estavam construindo a grandeza da pátria, mas sem a devida contrapartida. Outras conquistas, através dos anos, vieram.  Umas talvez até exageradas, mas todas procurando o bem estar da classe trabalhadora, dos que anos a fio são partícipes no progresso do País. Que se arrume a casa, é justo, Mas não é matando alguém que se corrige o crime.  Reforme-se as normas reguladoras da Previdência com justeza,  não sacrificando, porém, o indefeso trabalhador, que sempre contribuiu, às vezes até injustamente, para ter um amparo na velhice. Que os senhores do Governo, do Congresso não pensem só em si, pelo constatado todos bem, obrigado. A hora exige que o brasileiro seja respeitado. Ninguém recebe chicotadas e depois aplaude o torturador. Mais cedo ou mais tarde, sem dúvida, o revide virá. A forma é que não se sabe

FORTALEZA ESTÁ EM CLIMA DE FOLIA - COMEÇA HOJE O PERÍODO OFICIAL DO CARNAVAL

Não obstante a marcação para hoje, 27, da abertura do período oficial do Carnaval, com chamado Pré-Carnaval, Fortaleza vive a folia momina desde a primeira semana do ano.   No sábado,7, o tradicional bloco O Cheiro arrastou multidões até o Aterrinho da Praia de Iracema, iniciando de fato o chamado Ciclo Carnavalesco da Capital. E iniciou com êxito e a perspectiva de uma vasta programação com shows de grandes artistas, diversos pontos de folia e desfiles de blocos de rua.
No Ciclo Carnavalesco deste ano, a Prefeitura de Fortaleza investe apenas R$ 530 mil, quantia 37% menor do que no ano passado. São credenciados 48 blocos veteranos e 10 blocos estreantes, totalizando 58 projetos. Os seis pontos principais de concentração são: Praia de Iracema, Avenida Domingos Olímpio, Bar da Mocinha, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões e o mais recente, Mercado da Aerolândia. Nesses locais apresentaram-se vários blocos e artistas nacionais.
As apresentações dos foliões serão divididas no período de pré-carnaval, que vai de 27 de janeiro a 19 de fevereiro, e período de carnaval, entre os dias 25 e 28 de fevereiro.
A programação gratuita de pré-carnaval e do Carnaval em Fortaleza terá festas de blocos em diversos bairros da capital, o tradicional desfiles de maracatu na Avenida Domingos Olímpio e shows no Aterrinho da Praia de Iracema. O ciclo carnavalesco começa no dia 27 de fevereiro, e vai até a terça-feira de carnaval.
APOIO AOS BLOCOS DE RUA – Na última sexta-feira, 20, A Prefeitura de Fortaleza divulgou o resultado final do Edital de Apoio aos Blocos de Rua. Ao todo foram feitas 139 inscrições, sendo credenciados 58 blocos, que terão o apoio financeiro no total de R$530 mil. Os grupos participarão do Ciclo Carnavalesco 2017, que tem como tema os 100 anos do Samba.
Do total, 48 projetos são de blocos veteranos para quatro saídas e 10 são de blocos estreantes para duas saídas. Os blocos poderão dividir as apresentações no período do Pré-Carnaval (27 de janeiro a 19 de fevereiro) e do Carnaval (25 e 28 de fevereiro), sendo facultativo o fracionamento.
Os selecionados deverão comparecer à Secultfor para assinatura do Termo de Concessão nesta segunda-feira (23/01). Os vencedores do Edital deverão ainda solicitar todas as autorizações necessárias para os desfiles junto aos órgãos competentes da Prefeitura: Regional responsável pelo espaço onde ocorrerá a saída do bloco, Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e Guarda Municipal.
PATROCÍNIO - A Prefeitura de Fortaleza abriu um chamamento público para oferta de cota de patrocínio para o Ciclo Carnavalesco de Fortaleza 2017. As empresas terão direito a exibição de publicidade em espaços e equipamentos públicos da capital cearense.
O chamamento tem por objetivo receber propostas de pessoas jurídicas com fins lucrativos interessadas em adquirir cota única de patrocínio para financiamento dos eventos oficiais do Ciclo Carnavalesco, que inclui o Pré-Carnaval (27 de janeiro a 19 de fevereiro) e o Carnaval (25 a 28 de fevereiro).
Até ontem, os interessados apresentaram os envelopes contendo os documentos para Habilitação, Projeto Executivo e Proposta Técnica, os quais foram abertos ontem mesmo, na sede da Central de Licitações do Município de Fortaleza.

TURISMO: SECRETÁRIO PROMETE GESTÃO PARTICIPATIVA

Antonio Jose de Oliveira
Pres da Abrajet CE
Este artigo é fruto da nossa participação, como presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), semana retrasada, no hotel Sonata, na Praia de Iracema, com o novo Secretário do Turismo de Fortaleza, empresário/político Alexandre Pereira, e sua equipe de trabalho com representantes do trade turístico da capital cearense.
Na verdade, interessei-me em participar do encontro, pois o principal objetivo era o titular da pasta da SetFort era colher subsídios, com vistas à elaboração do Planejamento Estratégico da citada secretaria, ouvindo aqueles(as) que militam, nesse segmento econômico, responsável pela geração de empregos, renda, sem falar da divulgação da cultura do povo do Ceará, não se limitando à Cultura de sua capital.
De início, Alexandre Pereira, em sua fala, após saudar os presentes, deixou transparecer ser uma pessoa aberta ao diálogo e que, tanto na iniciativa privada, como panificador, quanto na pública, ocupando cargo na esfera do município, afirmou, na ocasião, que deseja administrar a SetFor, de comum acordo com as sugestões dos empresários do ramo a fim de que acertasse mais, quando da tomada das iniciativas, em prol do Turismo de Fortaleza, pondo em prática uma gestão participativa.
Num do momentos da reunião, usamos da palavra e dissemos do papel dos jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), que não se restringe, apenas, a divulgar reportagens, sobre os atrativos do Ceará,   órgãos oficiais do Turismo e empresas particulares, mas também criticar, construtivamente, respaldando-se nos princípios éticos, na transparência e no profissionalismo, ouvindo o outro lado, quando desenvolvidas ações que contrariem os interesses maiores desse setor e, sobretudo, da população nativa e do turistas, que deve ser o “Rei”, no que lhes disser respeito.
Houve sugestão, também, de um representante do trade turístico (não citamos o nome por questão de ética) que sugeriu a presença dos secretários estaduais do Turismo, nas reuniões dos Conselhos Estadual e Municipal, sendo que o estadual não funciona, desde sua condição, presidido pelo titular
da Secretaria Estadual do Turismo (Setur). Destacou que o Fórum do Turismo do Ceará, que congrega várias organizações e associações é atuante e sempre está preocupado com o desenvolvimento sustentável do segmento em terras alencarinas.
Bem! Alexandre Pereira convidou, para sua equipe de trabalho, o ex-secretário do Turismo de Fortaleza, além de auxiliares que já trabalharam com ele. Para nós, que não tínhamos contato com ele, a primeira impressão é de que se trata de uma pessoa simples, comunicativa, competente, político articulador, no seu partido (PPS), e que prometeu fazer uma administração exemplar e profícua para o Turismo fortalezense.
Sem mais delongas, vamos aguardar o desenrolar de sua gestão à frente da SetFort, para podermos certificar-nos se, realmente, cumprirá o que prometeu, na primeira reunião, com a maioria dos representantes do turismo alencarino, que exigem maior participação das autoridades governamentais, quer na melhoria da infraestrutura de suporte ao turismo, quer nos principais  eventos nacionais e internacionais, sem falar da promoção dos atrativos da “Terra de Iracema”, visando à consolidação da imagem do Ceará-Turístico no Estado e nos maiores emissores de turistas internacionais.

A BAIANIDADE E A CRISE DO TURISMO BAIANO

Carlos Casaes - Abrajet BA
A BAIANIDADE PARA JOÃO UBALDO - João Ubaldo Ribeiro foi um intelectual da última atualidade baiana. Neste mês de Janeiro estaria completando 76 anos. Deixou-nos, pois, ainda prematuramente. Mas nos deixou, porém, ao lado de uma obra gigantesca em qualidade, uma fantástica definição da baianidade.
“Em terras baianas deu-se uma mistura esplendorosa e fecunda, original e única de raças, crenças, costumes, falas, hábitos, gostos e aparências. Isto é precioso e raro e forte e delicado ao mesmo tempo. Nós, baianos, somos os detentores – e temos o dever de também sermos os guardiães – dessa magnífica singularidade. Não somos brancos, negros ou índios, somos baianos. Não pertencemos, no maior rigor da palavra, a nenhuma religião, nem mesmo somos ateus, somos baianos. Não pretendemos ser melhores que ninguém. Mas somos baianos”.
TURISMO EM BAIXA - Todas as grandes lideranças do turismo baiano estiveram reunidas com o Secretário Municipal de Turismo, Cláudio Tinoco, e com o Diretor da Secult, Barreto Júnior, no Café-Teatro Rubi do Sheraton Bahia. Na oportunidade, foi procedida uma avaliação dos últimos resultados obtidos pela atividade, sobretudo em Salvador, carro-chefe no Estado.
Os números são adversos aos interesses da comunidade turística na “boa terra”, tanto assim que, em 2016, ainda considerando a excelência do verão, a ocupação de leitos na hotelaria fechou o ano com média de apenas 50,55%, a mais baixa dos últimos cinco anos, segundo a ABIH-Ba.
Para este ano, as perspectivas não são diferentes, malgrado a alta estação e o Carnaval no fim de Fevereiro. É que a baixa estação estará se iniciando em 1º de março com a Semana Santa.
TAXA ABAIXO DO PONTO DE EQUILÍBRIO - Para que os hotéis alcancem um equilíbrio em suas contas, empatando receita e custos, é indispensável que a ocupação atinja, pelo menos, 60% a 65%. Somente a partir daí se pode pensar em resultados positivos. Porque esse é o custo operacional de qualquer unidade hoteleira.
FALTA PROMOÇÃO - A comunidade turística baiana, pelas suas lideranças, alertou aos dirigentes municipais de que a estratégia indispensável para que seja alcançado um resultado positivo no turismo, sobretudo de Salvador, é indispensável a promoção agressiva dos destinos.
E isto so é alcançado com planejamento que, inclusive, explore o fortalecimento do calendário de eventos que são realizados anualmente na cidade durante o ano. Com esse enfoque, é possível reverter a condição adversa da sazonalidade.
CENTRO DE CONVENÇÕES UMA AUSÊNCIA IRREPARÁVEL - O atual Presidente do Conselho Baiano de Turismo, que também é dirigente da ABEOC, evidenciou a falta que faz a ausência do Centro de Convenções, e o que é pior, a ausência de definição pelo Governo do Estado, o que cria uma perspectiva negativa.
Com a falta de definição sobre o CC, Salvador padece da ausência dos grandes centros de atração dos congressos nacionais e internacionais. Porquanto, é elementar que esse é um fator indispensável para o equilíbrio sazonal.
ESTADO ESTÁ PERDENDO RECURSOS - A estimativa da comunidade turística baiana, através do Salvador Destination, indica que deixaram de ser injetados na economia baiana, entre Dezembro de 2013 e de 2016, um valor de cerca de R$600 milhões, tão-somente resultante dos gastos pelos congressistas eventuais.
Foi lembrado de que, em dezembro, completaram-se dois anos de que o Governador do Estado prometeu um novo Centro de Convenções que, até o momento, sequer teve definida a sua localização.
Dentre as lideranças do turismo baiano que participaram do encontro com o Secretário e Diretor do Turismo de Salvador, destacaram-se Roberto Duran, atual Presidente do CBTur, Paulo Gaudenzi, Presidente do Salvador Destination, Glicério Lemos, Presidente da ABIH-Ba, e Sílvio Pessoa, Presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação.

AEROPORTO DE BH - FACILIDADES NO NOVO TERMINAL NOS VOOS INTERNACIONAIS

Dede a última sexta-feira, dia 20, os voos internacionais operados no Aeroporto Internacional de BH serão transferidos do Terminal 3 para o novo Terminal de Passageiros, inaugurado no início de dezembro de 2016. Os passageiros que embarcarem em voos internacionais (voos diretos para destinos no exterior) passarão a fazer o check-in, o despacho de bagagens e a conferência de passaporte nas novas instalações do Aeroporto.
O novo Terminal, construído pela BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de BH, recebeu investimentos de R$ 750 milhões, ampliou em 60% a área para os passageiros e praticamente dobrou a capacidade do Aeroporto para 22 milhões de passageiros ao ano.
O novo Check-in internacional - denominado Check-in 3 - oferece 20 posições para atendimento aos passageiros (com uso rotativo entre as companhias aéreas), cinco posições de raio-X para inspeção de segurança, dez guichês para conferência de passaportes pela Polícia Federal e três pontes de embarque específicas para processar os voos internacionais. No total, o Aeroporto Internacional de BH dispõe agora, com o novo Terminal, de 26pontes de embarque.
Os desembarques dos voos internacionais das companhias American Airlines, Copa Airlines e TAP Portugal também passarão a ser feitos pelo novo Terminal a partir de hoje.  Duas novas lojas free shop, uma no embarque e outra no desembarque, com total de 923 m², foram instaladas. O novo Terminal foi equipado com quatro esteiras de devolução de bagagens, 2 canais de inspeção de bagagens para a Receita Federal e dez guichês para conferência de passaportes.
ACESSOS -  O novo check-in internacional (Check-in 3) está localizado no primeiro pavimento do Terminal e o acesso de veículos é feito por meio de um viaduto construído pela concessionária, que será aberto ao tráfego hoje. O novo Terminal do Aeroporto Internacional de BH está interligado à antiga área do Aeroporto. Os desembarques internacionais serão realizados pelo andar térreo.
A concessionária construiu dois novos estacionamentos próximos ao novo Terminal, com total de 1.304 vagas, sendo 1.019 no Estacionamento Econômico e 285 no Estacionamento Premium, para atender aos passageiros e usuários.
As novas áreas de embarque e desembarque internacionais do Aeroporto continuarão sendo atendidas por taxis e linhas de ônibus executivos (Conexão Aeroporto) e intermunicipais, cujos pontos de embarque e desembarque permanecem no mesmo local, diante da entrada principal do Aeroporto.

NO CARNAVAL - TURISMO VAI INJETAR R$ 3 BI NA ECONOMIA DO RIO

Sambódromo Rio
O Carnaval 2017 atrairá 1,1 milhão de visitantes ao Rio de Janeiro e os gastos desse público devem superar os R$ 3 bilhões com hospedagem, transporte e alimentação na cidade maravilhosa. Os números foram comemorados pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, na segunda-feira (23), durante visita aos barracões das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Acompanhado do secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Felix, do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Jorge Castanheira, e do presidente da RioTur, Marcelo Alves, o ministro visitou os barracões das escolas Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor e Mangueira, além de fazer um passeio para conhecer toda a estrutura da cidade do samba.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV), o Rio de Janeiro foi a cidade com mais pacotes de folia vendidos no pais, superando destinos consagrados como Salvador. Ainda de acordo com dados obtidos pelo MTur, a previsão é de que os turistas que visitarão o Rio de Janeiro no período aluguem 45 mil automóveis em locadoras de carros, metade da frota do Estado.
Conforme o MTUR, os principais eventos do país estão reunidos no Calendário Nacional de Eventos, do Ministério do Turismo.

OS 463 ANOS DE SÃO PAULO - FESTAS VARIADAS MARCARAM O ANIVERSÁRIO

Bolo de Aniversário do Bairro do Bixiga
Os 463 anos de fundação da cidade de São Paulo foram de festas diversas em todos os quadrantes da maior capital brasileira. Mesmo com as chuvas atrapalhando, as comemorações estiveram em espaços culturais e de lazer, como a maratona circense na Avenida Paulista, shows  na Chácara do Jockey, com destaque para Zeca Baleiro.  A criançada divertiu-se na maratona de circo no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Foi destaque a conquista pelo Corintians   da Copa São Paulo de Futebol Júnior, jogo realizado no Estádio do Pacaembu.  O Timão derrotou o Batatais por 2 x 1
ATO CÍVICO - Na companhia do cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo Metropolitano de São Paulo, o prefeito João Doria participou na manhã desta quarta-feira (25) de um Ato Cívico, realizado no Pateo do Collegio, em comemoração aos 463 anos da cidade de São Paulo.
Após o ato cívico, o prefeito caminhou até a Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé), onde acompanhou a missa de aniversário de São Paulo. Também estiveram presentes no evento o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o vice-prefeito e secretário municipal de Prefeituras Regionais, Bruno Covas.
XX TROFÉU CIDADE DE SÃO PAULO - Pela manhã do dia 25, aconteceu a vigésima edição do Troféu Cidade de São Paulo 10km Carrefour. A tradicional corrida, uma das marcas do aniversário da capital paulista, contou com quase 10 mil participantes, brasileiros e estrangeiros.
Na corrida de 10km, a primeira colocada foi Juliana Paula Gomes dos Santos (Tempo Bruto 00:36:03, Tempo Líquido 00:36:02), Já no masculino 10km, o campeãoa foi Augustine Paulo Sulle (Tempo Bruto 00:30:19 e Tempo Líquido 00:30:19). Outros ganhadores foram Danielle Cristiano e Marco Antonio Valente Copini, na modalidade 10km Especial, respectivamente no feminino e masculino. Já na modalidade 6,1km o primeiro lugar para o masculino foi Ricardo Rocha Lima da Silva e para Adriana
MERCADÃO COMPLETOU 84 ANOS - Um dos pontos turísticos mais queridos de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano, carinhosamente chamado de Mercadão, fez aniversário junto com a cidade.
Para marcar seus 84 anos de atividade, o público que visitar o local na data terá a oportunidade de acompanhar o show de um dos ícones paulista, o grupo Demônios da Garoa. Com sucessos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”, os integrantes vão embalar os visitantes com repertório de Adoniran Barbosa, outro símbolo da capital paulista.
A festa começou às 11h, no Salão de Eventos do Mercadão, com choro e samba comandados pelos grupos do Clube de Choro, seguidos pelo sambista Osvaldinho da Cuíca, que tem em seu repertório clássicos como “Frigideira” e “Pirapora”.Nos intervalos, a banda Vinil Chic manteve o público animado com um repertório pop, rock e clássicos do samba.

PARA VIVER MOMENTOS INESQUECÍVEIS - É TEMPO DE MUITA FESTA NO VERÃO DA SERRA GAÚCHA

Vindima chama atenção dos turistas
São dois meses de festa no verão de clima ameno da Serra Gaúcha. Desde a quinta-feira (19), Bento Gonçalves promove uma grande celebração de valorização da cultura da uva e a da tradição do vinho, principal atividade econômica local. A época de colheita da uva - conhecida como Vindima, atrai turistas de todos os cantos do país. Se a degustação de vinhos já faz parte do roteiro de quem visita a região, durante a festa, que termina em 19 de março, o prazer de saborear vinhos e espumantes entra no calendário do evento como concurso.
É possível optar por outras atividades como a colheita e pisa da uva ou, simplesmente, passear de tuk-tuk nos vinhedos. A cidade oferece ainda apresentações de grupos culturais, corais, jogos italianos e gastronomia típica. O prazer da boa culinária, a hospitalidade e a cultura também se expressam de diversas formas nos hotéis, vinícolas e restaurantes que promovem atrações paralelas.
Para os adeptos de atividades esportivas, Bento Gonçalves realizou entre os dias 16 e 19, a prova La Sfida, que vai desafiou 300 atletas e acompanhantes. As corsas matinais (corridas) foram realizadas em três etapas, em meio aos parreirais, o melhor cenário que a Serra Gaúcha oferece nesse período aproveitando a época de colheita da uva. Entre uma corrida e outra, o visitante fez o imperdível passeio de Maria Fumaça - de Bento Gonçalves para Garibaldi - e visitou as vinícolas da região.
Bento Gonçalves ostenta o título de “Capital Brasileira da Uva e do Vinho”. São diversos atrativos ligados à uva e ao vinho com a Denominação de Origem “Vale dos Vinhedos” para os vinhos e espumantes produzidos na região que integra o patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul.
Além de se destacar nas atividades do enoturismo, a cidade ainda conta com vários atrativos naturais e culturais. A Via del Vino, no coração de Bento Gonçalves, tem casas históricas e monumentos que marcaram a cidade. O Parque Temático Epopeia Italiana, mostra a saga dos colonos desde a Itália até o novo continente. As rotas turísticas atraem visitantes interessados em turismo rural, cultural, ecoturismo e de aventura.
SUGESTÕES PARA BONS MOMENTOS – O Vale dos Vinhedos proporciona hospedagem e contemplação da paisagem “bordada de parreirais”. É uma grande pedida   apreciar e degustar a cultura e culinária italiana nas adegas familiares, restaurantes, bistrôs, ateliês e artesanato, memorial do vinho, armazém de queijos, biscoitos, doces e geleias coloniais.
Caminhos de Pedra: expressa a herança cultural, história da imigração e atividades rurais, como a moagem da erva mate do chimarrão, produtos derivados do leite de ovelha, massas caseiras e tecelagem. Conheça a culinária dos restaurantes nas casas de pedras.
Vale do Rio das Antas: no Mirante da Ferradura, deslumbre-se com a paisagem exuberante entre o vale e a serra encobertos por parreiras e bananeiras. Conheça a produção harmoniosa de vinho e cachaça, massa e rapadura, entre outros produtos das colônias.
Rota das Cantinas Históricas: as estradas de relevo acidentado proporcionam contato com a natureza do Vale Aurora. Deguste os vinhos harmonizados com a culinária dos imigrantes.
Rota Encantos de Eulália: rota rural para receber visitantes por belas paisagens, encantar-se pela aventura e atrativos à mesa, como degustar vinho e saborear comida típica italiana.
ORIGEM - As colônias italianas ocuparam a Serra Gaúcha no lugar dos tropeiros. Dona Isabel (1875) originou Bento Gonçalves. Conde D'Eu, a cidade de Garibaldi e Nova Palmira se tornou Caxias do Sul. Os pioneiros vieram do Tirol Austríaco e Vêneto Italiano. O nome atual foi em homenagem ao general Bento Gonçalves, chefe da Revolução Farroupilha, movimento separatista do Rio Grande do Sul de 1835 a 1845. A cidade ganhou projeção nacional como destino turístico a partir da I Fenavinho, Festa Nacional do Vinho, em 1967.(Com o MTUR).

PROJETO ALTO SOLIMÕES - PARCERIA PARA VIAGENS ENTRE MANAUS E TABATINGA

A Paradiso Viagens & Turismo está com uma parceria com o Barco N.M. MONTEIRO, a fim de proporcionar ao turista a possibilidade de navegar os 1600km do Rio Solimões desde Manaus até Tabatinga, fronteira com a Colômbia. A viagem tem duração de 7 dias, sempre saindo de Manaus no Sábado e chegando em Tabatinga na 6ª feira.
O Barco N.M Monteiro acomoda cerca de 250 pessoas em rede. O turista tanto pode viajar nas redes como em uma das 10 confortáveis cabines suítes, com cama de casal ou beliche. O regime é de pensão completa, e as refeições, para quem viaja nas cabines, são feitas em sala privativa com ar condicionado. O barco também proporciona uma charmosa sala de estar panorâmica e climatizada, exclusiva aos passageiros das cabines.
O itinerário é surpreendente. As cidades pela qual o barco tem parada são: Manaus, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença e Tabatinga. Durante as estadas, o turista pode descer e visitar cada cidade enquanto a carga do barco é descarregada. O Rio Solimões impressiona por sua grandiosidade e sua população compreende a maior concentração dos índios Ticunas da Amazônia.
A parada final é a cidade de Tabatinga. A região é de tríplice fronteira: Brasil, Peru e Colômbia. Na Colômbia, a visita a interessante cidade de Letícia é imperdível. Lá encontra-se o belo Museu das Etnias e a divertida “Isla de los Micos”. O retorno a Manaus pode ser feito no voo direto da Azul.

FESTIVAL JAZZ & BLUES 2017 - RICA PROGRAMAÇÃO EM GUARAMIRANGA E FORTALEZA

Dupla DUOFEL
Guaramiranga já sente o clima de um período carnavalesco repleto de novidades, principalmente pela música de excelência que se espalhará por toda a cidade. O Festival Jazz & Blues está em contagem  regressiva,  na sua a 18ª edição. Hotéis, pousadas e casas estão preparadas para receber grande quantidade de hóspedes sequiosos por uma temporada diferente.  O maior Carnaval jazzístico do país acontece de 25 a 28 de fevereiro na serra. Depois, de 02 a 05 de março, estará em Fortaleza.
Para comemorar a maioridade do Festival, grandes shows vão marcar a programação. Entre eles, um quarteto de três entidades da música instrumental brasileira: o renomado Duofel, formado pelos violonistas Luiz Bueno e Fernando Melo; o "Escultor do Vento" Carlos Malta, e o lendário percussionista Robertinho Silva. Juntos, brindam a música com Duo+Dois. Também presente estará o renomado violonista, compositor e arranjador cearense Nonato Luiz. 
Os amantes do blues vão se deleitar com um elenco de qualidade excepcional, destacando-se, entre estrelas e astros:  Corey Harris Band, grupo liderado pelo guitarrista americano do Colorado, o cantor e compositor carioca Jorge Vercillo e o guitarrista gaúcho Sandro Albert.  Um dos maiores nomes do blues contemporâneo no Brasil, o pianista e cantor Adriano Grineberg, vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2016, traz um show inédito tendo como convidados a cantora Ana Cañas e o percussionista e cantor senegalês Mamour Ba.
Também nesta edição, Toninho Ferragutti e Marco Pereira fazem uma comunhão musical entre o acordeon e o violão. O quinteto Quartabê dá asas à criatividade remodelando composições do compositor, arranjador, maestro e multi-instrumentista pernambucano Moacir Santos.
Cearenses também são destaques no Festival, que entre as atrações terá um virtuoso encontro do baixista Michael Pipoquinha e o baterista Denilson Lopes. Um duo instrumental com muita brasilidade. Outro encontro que promete arrancar aplausos é de Bob Mesquita e Hermano Faltz, também dois grandes músicos cearenses, em uma parceria que une sopros e guitarra. A sempre muito aplaudida Big Band Unifor, sob a regência de Robson Lima, vai novamente à serra com seu repertório de clássicos das big bands como Dizzy Gillespie, Duke Ellington, Glenn Miller e sons brasileiríssimos como a bossa nova, o samba e o frevo.Outros bons encontros da música instrumental cearense este ano são de Zé do Norte e Luciano Franco, e de Cleivan Paiva e Francisco Silvino.
É muita oferta num só festival. Dois tributos a grandes nomes da música internacional serão apresentados. Um deles é o show “Jazz Cigano – Tributo a Django Reinhardt”, reunindo o violonista, guitarrista cearense Marcos Maia, a cantora Paula Tesser e outros grandes instrumentistas da cena musical do Ceará, em uma apresentação diferenciada e inédita na história do Festival, especialmente dedicada ao “gipsy jazz” (ou “jazz manouche”).
Depois do Carnaval na simpática e aconchegante Guaramiranga,  na tuarta-feira de Cinzas, dia 01, o Festival Jazz & Blues desce a serra para invadir o circuito cultural de Fortaleza, de 02 a 05 de março.
OFICINA DE CORTEJO -  O Festival Jazz & Blues, em parceria com a DAKOTA e a  Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura vai preparar jovens músicos de Maranguape em uma Oficina de Cortejo. Os participantes formarão o grupo Tambores do Chico, que sairá nas ruas de Guaramiranga na abertura do evento, no sábado de Carnaval, 25 de fevereiro.
A oficina será ministrada pelo instrumentista e professor Vanildo Franco, de 21 a 24 de fevereiro, das 18h às 21h, na Casa Chico Anysio.

TURISMO DE PERNAMBUCO - PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN GANHAM OPORTUNIDADE

A Seturel-PE, através da Empetur, promoveu a abertura oficial do curso de Recepcionista de Eventos para Pessoas com Síndrome de Down, na última terça-feira (24), no Centro de Convenções. A iniciativa, que é gratuita e pioneira no Estado, oferece oportunidade às pessoas com a síndrome para atuarem em diversos eventos ligados ao Turismo.
O curso é realizado até hoje no Centro de Convenções de Pernambuco, com uma carga horária de seis horas e uma metodologia dinâmica, interativa e lúdica. Hoje, os alunos participarão de uma oficina, atuando como recepcionistas na palestra “Inclusão das Pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho”. Na próxima semana, serão convidados empresários do trade turístico e o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, para a entrega dos certificados de conclusão.
Em 2015, a Empetur promoveu o primeiro Curso de Informações Turísticas para pessoas com Síndrome de Down. Cerca de 20 pessoas participaram das atividades e dois integrantes do curso passaram a fazer parte do projeto de visita guiada do Palácio Campo das Princesas. A ideia é que mais pessoas sejam contratadas desta vez.
ROAD SHOW -  Com o objetivo de capacitar agentes de viagens e divulgar o destino Pernambuco, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco promoveu, até quarta-feira (25), o "Road Show Pernambuco - Coração do Nordeste", em Cabo Verde. A ação foi realizada em parceria com a companhia aérea TACV, que possui um voo direto ligando o Recife ao país africano.
O Road Show foi realizado em forma de treinamentos nas cidades de Ilha de São Vicente (24) e Cidade de Praia (25). No evento houve uma capacitação dos destinos turísticos de Pernambuco,  da cultura, da gastronomia e do turismo de saúde, de grande importância para os cabo-verdianos, além de fomentar o voo direto. Também ocorrerá distribuição de material promocional para cerca de 120 agentes.

PARA A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA - O CEARÁ TERÁ CIDADE 100% INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL

De Débora Spitzcovsky, em Mundo do site BOL,  16 jan 2017, recebemos e publicamos. Se assim for, será um grande e marcante presente que o Ceará terá. Não duvidamos, mas de qualquer maneira dádiva desta “cego desconfia”. Vamos à notícia: 
“Ela está chegando e já tem até nome: Croatá Laguna EcoPark. Trata-se da primeira cidade 100% inteligente e sustentável a ser construída no Brasil, com apoio das companhias italianas Planeta Idea e SocialFare e da StarTAU, nome do Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv, em Israel.”
“O empreendimento está sendo erguido na cidade de Croatá, localizada a cerca de 350 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, e deve se tornar referência para outros municípios do Brasil, assim que for inaugurado (ainda em 2017, segundo prometem os envolvidos no projeto)”.
“Em sua primeira fase, a cidade contará com espaço residencial para 150 casas, além de um porto (que até 2025 deve ser o segundo maior do Brasil!) e áreas destinadas à lazer, comércio, serviços públicos e indústria”.
“Entre outros benefícios, o empreendimento terá: corredores verdes ao longo de toda a cidade; ciclovias de ponta a ponta do município; tratamento de águas residuais; aproveitamento de águas pluviais; coleta inteligente de resíduos; produção de energia solar e eólica; praças com equipamentos esportivos que geram energia por meio dos movimentos dos cidadãos; monitoramento da qualidade do ar e da água; redes inteligentes de eletricidade e água; iluminação pública inteligente; aplicativos para serviços de mobilidade compartilhada – como carros, motos e bikes; hortas compartilhadas espalhadas por toda a cidade; infraestrutura digital com wi-fi grátis para todos os moradores”.
“E mais: a população poderá saber tudo o que acontece na cidade, em tempo real, por meio de aplicativo, que funciona como uma espécie de painel de controle do Croatá Laguna EcoPark”.
Quem aí já quer começar a fazer as malas para mudar para o local? Uma casa por lá custará cerca de R$ 24.300, segundo os idealizadores, que podem ser pagos em até 120 vezes, exatamente para serem uma alternativa à população de baixa renda. Já pensou se todas as cidades do Brasil fossem reformuladas de acordo com o modelo?”

JOVEM EMBAIXADOR 2017 - CEARENSE PARTICIPA DE INTENSA PROGRAMAÇÃO NOS EUA

O único representante do Ceará selecionado para integrar um grupo de alunos brasileiros, aprovados entre 19 mil concorrentes, no Programa Jovens Embaixadores 2017, já está em solo norte-americano. O jovem Hiagor Carneiro, de 17 anos, estudante do Colégio da Polícia Militar do Estado do Ceará Cel PM Hervano Macedo Júnior, de Juazeiro do Norte, viajou no sábado (14) para os Estados Unidos, acompanhado de outros 49 alunos de escolas públicas do Brasil para uma experiência inesquecível.
O estudante afirmou que vai retornar para o Brasil no dia 5 de fevereiro com diferentes pontos de vista. “É tudo muito diferente para mim. Nem parece que peguei um avião e vim para cá. Parece que peguei foi uma nave e aterrissamos aqui porque é tudo muito novo. Por menor que seja o detalhe, como abrir a porta para o outro lado. E isso é bom, pois acredito que voltarei para casa com outra visão de mundo”, destacou.
No roteiro da viagem estão diversas atividades, como visita aos principais pontos turísticos de algumas cidades americanas; encontros com autoridades norte-americanas; aulas de High School (ensino médio); intercâmbio, trabalho comunitário, além de conhecer a residência oficial e principal local de trabalho do presidente americano, a Casa Branca. Antes, entre os dias 10 e 14 de janeiro, o grupo esteve em Brasília e conheceu o novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, P. Michael McKinley, o prédio do Ministério de Relações Exteriores, Itamaraty, além de outros órgãos federais.
A diretora do Colégio Militar de Juazeiro do Norte, Tenente Coronel Albanita Lima, disse que os alunos da instituição estão orgulhosos pelo estudante. Ela diz ainda que lembra quando o aluno apresentou sua iniciativa social, em fevereiro do ano passado.

FITUR 2017 - VÁRIOS RECORDES ALCANÇADOS NA FEIRA DA ESPANHA

Estandes da Fitur 2017
A 37ª edição da Feira Internacional de Turismo, que se realizou de 18 a 22 últimos, em Madri, Espanha, alcançou vários recordes em diferentes aspectos, com um crescimento de 6% em participantes e 9%, tanto assistência profissional e participação internacional. Houve elevado volume de acordos e contatos, os quais aumentaram em 10%, e com um impacto económico para Madrid a partir de 240 milhões de euros
Durante cinco dias, a FITUR teve um fechamento excepcional: 245.000 participantes, representando um crescimento de 6% em relação a 2016;  135,838 visitantes somente nos três primeiros dias; a presença de cerca de 7.500 jornalistas de todo o mundo. Também houve crescimento significativo na participação internacional, com 9% mais expositores, com destaque para destinos nos Estados Unidos, com um aumento de 17%; seguida pela Ásia - Pacífico, com 12%, e na Europa (incluindo Israel), com um aumento de 9% em relação ao ano passado.
O crescente reconhecimento internacional da FITUR 2017 foi sublinhada pela sua escolha pela Organização Mundial do Turismo como o local para a inauguração do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, declarado pelas Nações Unidas, reforçando a sua posição entre os mais relevante no ranking internacional, e em particular para o mercado latino-americano, eventos em que este ano tornou-se particularmente relevante a presença da Argentina, como o principal parceiro da FITUR.
PROMOÇÃO DO CEARÁ -  O início do calendário de promoção do Ceará nas principais feiras de turismo internacionais do mundo ocorreu na Espanha, durante a Fitur, integrando o estande da Embratur. Ao todo, quase 10 mil empresas de 165 países estiveram na Feira, o que representa um crescimento de 6% em relação à edição de 2016.
“Um dos principais focos da nossa gestão é promover o Ceará nos grandes eventos do trade turístico. Começamos em 2015, demos continuidade ano passado e este ano intensificaremos ainda mais nossa participação para atrair mais visitantes ao nosso Estado”, destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.
Esse ano também serão feitos “road shows” pelo Brasil e por países estratégicos, como os que têm voos diretos para Fortaleza. Dentro do calendário internacional, o Ceará também deve participar de cerca de 20 feiras em países como Portugal, Itália, Colômbia, Estados Unidos, Alemanha, Peru, França, Reino Unido e Argentina. Pelo Brasil, serão mais cerca de 10 eventos do tipo em estados como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 ABIH/CE PARTICIPOU - A ABIH-CE através do presidente Eliseu Barros, participou da 37ª Edição da Feira Internacional de Turismo – FITUR, entre 18 e 22 de janeiro de 2017, em Madrid na Espanha. No momento, o Brasil passa a ser visto novamente como um destino turístico competitivo, pelo atrativo dos preços. E o Ceará, por este e por muitos outros itens, como estrutura turística, gastronomia, infraestrutura hoteleira, hospitalidade, belezas naturais. A participação é em parceria com a Secretaria do Turismo do Ceará em estande cooperado da EMBRATUR/MTUR.

ROTA DO SOL SEMANAL 27/01/2017 ISSU