Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 25/01/2019

OPÇÕES SAUDÁVEIS DE LAZER – O turismo e o lazer, nas suas diversidades de opções, dia a dia surgem como uma necessidade de as pessoas se livrarem do cotidiano. Viagens nos levam a momentos diferentes do habitual.  Ao mesmo tempo em que nos alargam os conhecimentos, também contribuem para refazer a satisfação da fuga do corre-corre, da rotina. Não há dúvidas de que é recomendável e faz bem conhecer novos horizontes, novas pessoas. Portanto, é importante se fazer, pelo menos uma vez ao ano, uma excursão, seja dentro do próprio estado seja no país ou no exterior. De modo geral, contudo, nem sempre é possível concretizar o sonho de viajar. Aí, há de se buscar formas para se amenizar as canseiras. Em Fortaleza, a Prefeitura está procurando oferecer à população em geral, às famílias em particular, momentos agradáveis para se esquecer e amenizar a vivência das tarefas domésticas ou do trabalho formal em busca do pão nosso de cada dia. Um cuidado especial vem ocorrendo para se consertar ou criar, em todos os bairros, principalmente nos mais carentes,  praças e areninhas esportivas no intuito de oferecer opções de lazer às populações menos assistidas, principalmente os mais jovens. Nos logradouros tradicionais da cidade também, com equipamentos criados ou reformados, principalmente nos finais de semana, shows musicais, exposições, teatro e outras formas de divertimento e cultura são postos à disposição dos fortalezenses. Chama a atenção no momento o uso dos principais parques da cidade, principalmente os do Cocó, do Adahil Barreto e do Rio Branco. Nos finais de semana, normalmente eles estão repletos de famílias em gostosos piqueniques ou sendo usados para caminhadas e outros exercícios físicos ou simplesmente passear e usufruir das benesses da natureza. Agora mesmo anuncia-se para o Parque do Cocó um projeto para observação guiada de pássaros todos os terceiros domingos do mês. É um festival bonito o que oferece o Parque, com mais de 130 espécies catalogadas.  Lazer saudável e educativo este oferecido aos fortalezenses. Registre-se que normalmente outros equipamentos da cidade do Estado e da Prefeitura local também são ótimos pontos de concentrações, de divertimento sadio para os locais que não viajam, com seus shows artísticos, e apresentações de talentos da cultura brasileira. De modo geral, o Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema, o Centro Dragão do Mar, o Mercado dos Peixes e o Mercado da Aldeota são pontos de concentração de forte apelo, cada qual oferecendo o de que melhor se pode ter em matéria de lazer, divertimento e culinária de qualidade. Daí pode-se afirmar que os viajantes se rejuvenescem em seus périplos mundo afora, os que por aqui ficam também têm bons motivos para deixar um pouco e lado a rotina do diária, melhor ainda quando for superado o momento atípico por que estamos passando. 
LEONARDO DA VINCI - Este 2019 marca os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, considerado, graças às suas contribuições em praticamente todos os campos do conhecimento humano, um dos artistas mais completos que o mundo já conheceu. O gênio italiano morreu no dia 2 de maio de 1519. Como não poderia deixar de ser, o tema vai inspirar atrações ao longo do ano na Itália, país de origem do artista, e na França, onde passou os últimos dias de sua vida. Na programação, mais de 500 eventos com o objetivo de criar um movimento popular e artístico através de uma programação variada, que aborda temas relacionados à figura do artista e ao Renascimento - período em que viveu -, como arquitetura, gastronomia, artesanato, ciência e inovações tecnológicas. 
AIRBNB - O Airbnb divulga dados inéditos da plataforma no Brasil em 2018: foram mais de 3,8 milhões de chegadas de hóspedes em imóveis alugados no país, o que representa um crescimento de 71% comparando com o ano anterior. As mulheres são maioria entre os anfitriões brasileiros (53%), e a idade média é de 44 anos. A movimentação do aluguel por temporada no ano resultou em uma renda anual média ao anfitrião típico de R$ 6.570. Segundo pesquisas do Airbnb feitas no ano passado com anfitriões brasileiros, 44% utilizam a renda do aluguel para fechar as contas do mês.
Salvador e São Paulo foram cidades de destaque na plataforma em 2018: cresceram, respectivamente, 82% e 73% em chegadas de hóspedes. O Brasil conta com cerca de 220 mil anúncios publicados na plataforma e as viagens são, na grande maioria, domésticas.

MARAVILHOSA ESTADA, CAROS TURISTAS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS

Iniciamos o artigo desta semana, escrevendo que ficamos admirados, ao ir, na companhia da filha Arusha Kelly e do genro João Paulo, na companhia, também, das sobrinhas paulistanas Shirley Cleane e sua filha Evenly Laís, que vieram conhecer familiares de Fortaleza e a capital do Ceará, pelo número de frequentadores, ao longo da Praia do Futuro, especialmente, na barraca Chico do Caranguejo, onde passamos algumas horas de puro lazer. Era um dia da semana e esperávamos não ver tanta gente, devido à divulgação de fatos negativos, no tocante à Segurança Pública e sujeira, na metrópole e alguns municípios cearenses, inclusive com repercussão nacional pelos jornais impressos, canais de TV, emissoras de rádio e mídias sociais.
No artigo anterior, comentamos que os fatos desagradáveis, ocorridos na capital e no interior do Estado, cometidos pelas facções, não evitaram que turistas deixassem de visitar Fortaleza e outros atrativos, localizados no litoral, serra e sertão.  A prova inconteste foi ver pessoas, de vários Estados, e estrangeiros, desfrutando o que a hospitaleira “Loira Desposada do Sol” tem de belo, útil e agradável, para deixá-los encantados e com vontade de retornar na próxima alta estação, isto é, em julho. Estivemos, ainda, na barraca Croco Beach, onde constatamos muitas pessoas, de fora e nativas, com crianças, adolescentes e idosos, curtindo memoráveis horas de lazer, tomando banho de mar, ou no parque aquático, sem falar de uma sauna ali instalada.
E por que o expressivo número de turistas, de diversos Estados do Brasil e do exterior, veio visitar Fortaleza e cidades do interior cearense, mormente os do litoral e serras? Evidente que movidos pela divulgação, boca a boca, dos que estiveram por aqui e pela propaganda, efetuada pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e pela Secretaria do Turismo de Fortaleza (SetFor), além de algumas organizações da iniciativa privada, pelo Brasil afora e nas principais Feiras Internacionais, a exemplo da Espanha e Itália, com apoio irrestrito dos Secretários Arialdo Pinho (Estadual) e Régis Medeiros (Municipal), apoiados pelo governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio. É o que sempre estamos a repetir: Turismo que não se anuncia, esconde-se. 
Para nós, o Turismo do Ceará tem de estar, permanentemente, em Rede e na Rede. Ao bom entendedor, meia palavra basta, como diz o adágio. O interesse dos governantes, incluindo alguns prefeitos de cidades interioranas, é fundamental para o desenvolvimento sustentável do Turismo do Ceará. Sem dúvida que existem investimentos, na infraestrutura física de apoio ao turismo, todavia mais recursos devem ser aplicados na ampliação e recuperação de rodovias estaduais e federais, no saneamento básico, na limpeza e segurança públicas, na área da saúde e da educação, na repintura de monumentos históricos, estátuas e praças, a fim de que os nativos e visitantes sintam-se satisfeitos e elogiem o que lhes é oferecido pelas iniciativas pública e privada. 
Agora, deve haver preocupação, outrossim, com a qualificação da mão de obra, na prestação de serviços, nas barracas de praia, restaurantes, bares, casas de shows, boates, hotéis e em outros ambientes, pois a inexistência de ótimo atendimento, afugentará turistas e a população dos locais, onde a má prestação de serviços for constatada. Sempre repetimos, em nossos artigos, que turistas e pessoas, residentes em terras alencarinas, não apreciam ver sujeiras, mendigos, sobretudo crianças, pedindo esmolas e limpando vidros de carros, às vezes, drogadas, podendo até praticar assaltos.  Isso causa mais espanto e reprovação por parte de quem vem de países desenvolvidos.
Não vamos estender o artigo, haja vista o espaço ser restrito a poucas linhas. Mas, ficam registradas as observações, mormente pela presença de turistas, mesmo com os problemas de segurança pública e de limpeza, que Fortaleza está enfrentando e que - temos certeza – serão superados, brevemente, com o policiamento ostensivo das Forças Armadas, nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, pondo ordem pública, ao que estiver sendo motivo de transtorno à população e aos visitantes. Parabéns aos governantes, pelas drásticas medidas tomadas, visando evitar o domínio da bandidagem, que apavora todo mundo, impedindo que o medo se alastre pelo território cearense. Afinal, o Ceará deve ser sempre referência nacional, em termos de segurança, educação, saúde e de turismo. Leitor-amigo, obrigado pela leitura e maravilhoso fim de semana. 

FRANCISCO BRENAND, O “MESTRE DOS SONHOS”

Eu perfilo entre aqueles que, conhecendo a extensão das virtudes deste país, proclamam, alto e bom som, que o Brasil é detentor de todos os atrativos que constituem essa atividade, tão importante e capital para a economia dos países que é o TURISMO. Quem tiver o privilégio de, por inúmeras razões, ter percorrido o território continental da nação brasileira, inquestionavelmente terá constatado essa verdade.
Seria exaustiva a busca de explicações, de argumentos. Basta que se examine um cartel de critérios constitutivos daqueles atrativos para se identificar a existência de todos eles nos limites deste Brasil gigante.
Mas, dentre tantas opções que destfilam para os que  percorrem as infinitas trilhas entre os quatro pontos cardeais, nunca raro despertam algumas jóias encrustadas nos tantos caminhos. 
Pela enésima vêz, fizemos de parte do Nordeste o destino da nossa vilegiatura. E pudemos retornar às quantas jóias que permeiam as infinitas caminhadas.
Foi no Recife que, mais uma vez, buscamos alguns excepcionais momentos de descontração, ao perseguir  a rota que nos introduziu à velha Cerâmica São João da Várzea, fundada em 1917 e que, das ruínas a que fôra conduzida pelo encerramento das atividades industriais, viu-se transformada numa das mais fantásticas coleções e exposições de esculturas em cerâmica.
Das suas origens como fábrica de tijolos e telhas do Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro histórico da Várzea, cercado por remanescentes da Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capiberibe, Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brenand, mais consagrado apenas como Francisco Brenand, instalou a oficina em que deu largas à explosão da sua genialidade criativa, no espaço que, por tantos anos, foi conduzido pelo seu velho pai.
Nascido em 11 de junho de 1927, em Recife, Pernambuco, Francisco Brenand idealizou a reconstrução da Velha Cerâmica São João da Várzea. Hoje, após, mais de 40 anos de trabalho intenso e guiado pela sua obstinação, legou à posteridde um monumental acervo escultórico.
Indiscutivelmente, o legado de Francisco Brenand é único no mundo, pois a sua oficina constituiu-se num conjunto fantástico de grande originalidade, que marcou como característica o seu constante processo de mutação. Porque há uma total sociedade da obra com a arquitetura até se consubstancciar num universo verdadeiramente abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso”.
Na realidade, é um complexo integrado por 9 espaços diferenciados, a partir dos ”Comediantes”, constituídos por quatro figuras de saltimbancos que funcionam como uma comissão de boas vindas a todos os que visitam o espaço.
Segue-se o “Templo Central” que, na sua cúpula, está guardado o “Ovo Primordial”, como consstituinte de um emblema da imortalidade.
Daí até o “Salão de Esculturas” onde se encontram expostas, permanentemente, as esculturas e panéis do artista.
Adiante está o “Anfiteatro” que tem o piso em forma de “mandala”, lembrando mais uma sala de autênticos banhos romanos.
Está logo à frente a “Praça Burle Marx”, que é o jardim que foi projetado pelo consagrado paisagista, onde se encontram, igualmente esculturas de Brenand.
A sexta atração é a “Academia”, integrada por uma galeria com nada menos do que cerca de 300 desenhos e pinturas do famoso artista.
Ainda se encontra um “Cine Teatro Deborah Brenand”, que tem capacidade para um público constituído por 128 pessoas e utilizado para  especiais projeções e programadas palestras.
Mais ainda é atração do conjunto o “Templo do Sacrifício”, considerado como o resgate de esculturas assassinadas.
Por fim, completa o conjunto de especiais espaços o “Estádio”, que está constituído de um grande salão voltado para a realização de eventos diversos.
O Conjunto ainda é integrado por uma “loja - café” que é o local onde os visitantes encontram uma pausa para degustação de refeições ligeiras, além de econtrar várias possibilidaes de “lembranças e souvenirs”, ao lado de peças utilitárias e obras do próprio artistica.
A minha primeira investida pelos caminhos de Francisco Brenand, junto às filhotas Carla Helga, à netinha Lorenza e ao genro Beto, ocorreu ano passado por nímia gentileza do querido Confrade LUIZ FELIPE MOURA que, sem a menor dúvida, é um extraordinário anfitrião.
Este ano tivemos a oportunidde de retornar a Recife e não poderia estar distante do nosso roteiro uma nova investida à genialiade de Brenand.
Somos prilegiados, pois.

DESAFIOS NA GESTÃO DO TURISMO - RELEVANTES TEMAS NO FÓRUM GRAMADO DE ESTUDOS TURÍSTICOS

 Empresários Marta Rossi e Luia Barbacovi,
 na palestra do prefeito de Curitiba, Rafael Greca
Discutir as novas tendências do turismo global, as experiências que resultam em atração, a era digital para o setor e os desafios na gestão do turismo serão alguns dos debates do II Fórum Gramado de Estudos Turísticos, evento que será realizado de 09 a 11 de maio próximo na Expogramado. 
O tema central será “O turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do país” e, de acordo com uma das organizadoras, a empresária Marta Rossi, da empresa Rossi & Zorzanello, “a programação já tem assegurado temas como segurança pública, observatórios, parques temáticos, marcos regulatórios, entre outros tão fundamentais para o crescimento sustentável do turismo”. 
Luia Barbacovi, um dos que mais batalharam para a realização e sucesso do I Fórum, em 2018, destaca que painelistas internacionais da Itália, México, Estados Unidos e Chile já confirmaram presença. Está confirmada a participação de 20 palestrantes.
Marta Rossi e representação da
Confraria dos Jornalistas de Turismo
Evento destinado a players do turismo, dirigentes de destinos turísticos, legisladores, pesquisadores e academia com o intuito de estabelecer uma discussão impactante que envolva a indústria turística, debatendo desde diretrizes até disruptura e desburocratização, o Fórum já nasceu com a missão de trazer cases de sucesso. No ano de 2018, por exemplo, o prefeito de Curitiba (PR), Rafael Greca, destacou sobre a importância de valorização da “atração da própria aldeia” seus habitantes, costumes, festejos e gastronomia, como forma de atração sustentável. 
Na mesma edição de 2018, o ora empresário, ex-prefeito de Gramado Pedro Bertolucci discorreu sobre os projetos-que desenvolveu nas gestões em que esteve à frente da prefeitura – e que culminaram com a consolidação da cidade como um dos destinos mais procurados. Na sua palestra, destacou que o fato de várias administrações apostarem na área, garantiu e garante a visibilidade positiva do “Destino Gramado”. Ele próprio, ainda em 2018, inaugurou mais uma atração, o Parque Olivas, um empreendimento turístico inspirado na olivicultura em uma região ainda incipiente na produção de oliveiras no Estado.
Nomes confirmados - Os palestrantes do Fórum Gramado de Estudos Turísticos irão discutir sobre temas mais relevantes do turismo, economia e legislação, no Brasil e no mundo. Já estão confirmados: Silvonei José, doutor em Comunicação e porta-voz do Papa no Brasil; Alain Baldacci, presidente do SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas; Ivane Fávero, presidente da AENOTUR – Associação Internacional de Enoturismo; Regina Vanderlinde, primeira brasileira presidente da Organização Nacional da Vinha e do Vinho (OIV); Marcus Rossi, CEO da Summit Hub; Edson Néspolo, presidente da Gramadotur e Jefferson Leonardo, Consultor, Facilitador e Conferencista. Uma realização do Sind Tur- Serra Gaúcha e Rossi & Zorzanello e Eventos, com apoio de outras 16 instituições públicas e privadas.
A CONFRARIA PESENTE - Na edição de 2018, a Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo, liderada pelos coordenadores nacionais José Carlos de Araújo (CE) e Carlos Casaes (BA), participou do evento, realizando o 3º Encontro Nacional da entidade, na vizinha Canela, no Espaço 273, a convite da jornalista Lu Zanatta, da empresa Estratégia Comunicação e Marketing. 
Estiveram presentes, além dos coordenadores, os associados Antônio Jose Oliveira (Ceará); Flávio Gomes de Barros e Ivaldo Pinto de Barros (Alagoas); Sérgio Moreira (Minas Gerais); Arnaldo Moreira (Rio de Janeiro) e Luiz Felipe Moura (Pernambuco), Neneca Campos e Jurema Josefa (RS). A Jornalista Edgony Bezerra (CE), participou como convidada da Conjotur. Mais informações sobre credenciamento através do site e www.forumgramado.com.br Jornalista ( Jornalista Jurema Josefa, da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo).

NO AEROPORTO DE BELO HORIZONTE - ESPAÇO TEMÁTICO PARA HOMENAGEAR OS TIMES MINEIROS

Às vésperas do início do Campeonato Mineiro de Futebol, que começou no dia 19, os passageiros foram surpreendidos com a inauguração, no dia 18 de janeiro, de um espaço temático inédito em aeroportos do Brasil, dedicado aos times de futebol na sala de embarque doméstico do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.
A força e a paixão do futebol está saindo dos campos de futebol e partindo para o marketing das equipes, com o fortalecimentos de suas marcas, e dos patrocinadores. O futebol movimenta por anos bilhões de reais em receitas, além de geração de milhares de empregos. Sendo bem organizado o time de futebol tem sua marca a cada dia mais valorizada e mais recursos entram em suas contas bancárias.
O Lounge dos Times, resultado de uma parceria entre a concessionária BH Airport e os clubes de futebol América, Atlético  e Cruzeiro, tem 170 m² de área e conta com exposições de fotos históricas, réplicas das principais camisas, quiz com curiosidades das equipes e do aeroporto e exibição de gols que estão na memória dos torcedores.
Os mais de 10 milhões de passageiros que passam pelo aeroporto Internacional de Belo Horizonte, poderão tirar fotos e conhecer as histórias do Atlético , América e Cruzeiro
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é o primeiro no País a criar um espaço dedicado aos torcedores. Além de homenagear os clubes, o projeto é capaz de unir as três torcidas em um mesmo ambiente e compartilhar a história de cada time.
A inauguração contou com as presenças dos ex-jogadores Wellington Paulo (América), Éder Aleixo (Atlético Mineiro) e Raul Plassmann (Cruzeiro), além dos mascotes Coelhão, Galo Doido e Raposão. (Jornalista Sérgio Moreira – Confraria dos Jornalistas de Turismo e Abrajet/MG).

MUSEUS INTEGRAM HISTÓRIA E ARTE À NATUREZA

Vista aérea do Museu
Em Brumadinho (MG), a 60 km de Belo Horizonte, o Instituto Inhotim abriga um complexo de pavilhões e galerias com obras de arte contemporânea e esculturas expostas ao ar livre. É, de fato, um local para vivenciar uma relação espacial entre arte e natureza. O visitante percorre jardins, paisagens de florestas e ambientes rurais, entre lagos, trilhas, montanhas e vales repletos de obras produzidas por artistas de diferentes partes do mundo. São 140 hectares de área de visitação.
O paisagismo é singular, com uma rara beleza que explora todas as possibilidades estéticas do jardim botânico. O Jardim dos Sentidos, por exemplo, em forma de mandala, contém plantas medicinais, aromáticas e tóxicas, proporcionando ao turista experiências que estimulam vários sentidos da percepção humana.
 O Inhotim funciona de terça à sexta, das 9h30 às 16h30 e até 17h30 nos feriados e fins de semana. O museu fecha nas segundas-feiras e nos feriados de Natal e Ano Novo. A entrada custa R$ 44.

ENTRE 1º E 9 DE FEVEREIRO, O V GRAMADO IN CONCERT

O V Gramado in Concert – Festival Internacional de Música acontece de 1º a 9 de fevereiro oferecendo uma intensa programação com o melhor da música erudita em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas com artistas nacionais e internacionais. O evento reunirá cerca de 300 alunos do Brasil e de países como Uruguai, Argentina, Costa Rica e Chile em meio a atrações como concursos de composição erudita e de jovens solistas, grupos de câmara do Brasil e Peru, além da participação da Orquestra Sinfônica de Gramado e da Orquestra de Cordas da Universidade Federal de Minas Gerais. O lançamento aconteceu na terça-feira, 22, às 8h30 no Hotel Serrazul.
As quatro primeiras edições do Gramado in Concert foram realizadas pela Secretaria de Turismo de Gramado e agora, pela primeira vez, através da Secretaria de Cultura de Gramado. O secretário Allan John Lino, criador da Orquestra Sinfônica de Gramado e diretor geral do festival nas quatro primeiras edições, destaca a concepção pedagógica do evento
O evento terá oficinas dos mais variados instrumentos e práticas orquestrais. Ao todo, são 300 vagas para alunos de música brasileiros e internacionais que participarão de 19 modalidades de oficinas e cinco práticas de grupo. A equipe conta com 29 professores e três pianistas acompanhadores de renome nacional e internacional, como solistas, músicos de grandes orquestras e professores universitários. O Gramado in Concert promove ainda, pela quarta vez consecutiva, o Concurso de Composição Erudita no intuito de incentivar a composição de novas obras sinfônicas e já selecionou a obra vencedora que será devidamente apresentada ao longo da programação. Destaque também para o II Concurso Jovens Solistas, que selecionou quinze talentos inscritos e irá premiar os três melhores.

ANUNCIOU A UNESCO - O RIO DE JANEIRO É A 1ª CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA

A cidade do Rio de Janeiro, mundialmente conhecida como terra do carnaval e do Cristo Redentor, acaba de acrescentar mais um adjetivo à sua extensa lista de atributos turísticos. Na última sexta-feira (18), em Paris, a Unesco anunciou a oficialização do município como a primeira Capital Mundial da Arquitetura. O título credencia o Rio a sediar, em julho de 2020, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).
Maior fórum global do gênero, o evento será realizado pela primeira vez no Brasil. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, avalia que o reconhecimento impulsiona o trabalho de promoção da cidade no exterior. 
O título realça o valor arquitetônico da cidade, repleta de construções coloniais e de obras de mestres como Oscar Niemeyer. O prefeito Marcelo Crivella observa que a decisão da Unesco favorece a preservação de patrimônios. “Além da visibilidade internacional, teremos a oportunidade de ampliar a relação de pertencimento dos moradores da nossa cidade com o seu patrimônio histórico e arquitetônico”, vislumbra.
A expectativa é que, com o Congresso, o Rio busque modelos urbanísticos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para o governador Wilson Witzel, o título estimula o uso de áreas públicas como plataforma de inclusão. 
A Prefeitura Municipal adota ações neste sentido, a exemplo do Programa Rio Conecta. O plano prevê intervenções urbanas para requalificar áreas com grande fluxo de pessoas, em especial o entorno de estações de transporte. O objetivo é criar melhores condições para quem caminha e facilitar a conexão entre pedestres e os diversos modais de transporte público, reduzindo o número de veículos nas ruas e, consequentemente, a emissão de dióxido de carbono.
REVISÃO - Outra iniciativa foi a revisão do Código de Obras e Edificações do Rio. Além de proporcionar mais liberdade para que construtores definam o layout e o desenho de apartamentos, a nova legislação envolve medidas sustentáveis, como a obrigatoriedade da oferta de bicicletários e a redução do número de vagas de veículos nos prédios. A lei também permite jardins nos telhados e elementos de proteção solar nas varandas, o que diminui a carga térmica e, portanto, a necessidade de ar-condicionado.
SOBRE O EVENTO - O 27º Congresso Mundial de Arquitetos vai ser realizado entre 19 e 26 de julho de 2020, com atividades em diversos locais do Rio. Entre eles, o Palácio Gustavo Capanema, que deverá receber exposições e palestras. A previsão é de que 25 mil arquitetos e acadêmicos do segmento de vários países visitem o município durante o evento, que ocorre a cada três anos. A partir da edição carioca, a cidade que sediar o encontro também ostentará o título de capital da arquitetura

MTUR TEM NOVO SECRETÁRIO EXECUTIVO

Daniel Diniz Nepomuceno é o novo secretário executivo do Ministério do Turismo. A nomeação foi publicada na edição extra desta quinta-feira (17) do Diário Oficial da União. Natural de Belo Horizonte, Daniel tem 40 anos e é formado em Direito pela Faculdade Newton Paiva, com pós-graduação em Ciência Política pela Universidade de Barcelona e ampla experiência em gestão pública.
Entre os anos de 2017 e 2018, Nepomuceno atuou como secretário municipal de Desenvolvimento de Belo Horizonte durante a gestão do prefeito Alexandre Kalil. No período que esteve à frente da Pasta, responsável pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, resgatou o carnaval na capital mineira, que passou a ser conhecido nacionalmente. Na última edição, o evento foi referência em uso de tecnologia, atraindo 3,8 milhões de foliões às ruas e movimentando R$ 1 bilhão na economia local.
SOBRE A SECRETARIA - Cabe à Secretaria-Executiva o auxílio ao ministro de Estado do Turismo na definição de diretrizes e políticas que integrarão a Política Nacional de Turismo, seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Turismo. Além disso, também é responsável pela supervisão e coordenação das atividades das secretarias que integram a estrutura do Ministério do Turismo, bem como da Embratur. (Com o MTUR).

NA SEMANA DO ANIVERSÁRIO - SÃO PAULO GANHA NOVO MARCO TURÍSTICO RELIGIOSO


O primeiro Centro de Visitantes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias construído na América do Sul abriu oficialmente as portas no último domingo, 21, na mesma semana em que a cidade de São Paulo comemora 465 anos.
O novo Centro de Visitantes expõe a história da Igreja de Jesus Cristo no Brasil e o legado deixado por centenas de santos pioneiros. Ele se destina a visitas públicas e gratuitas voltadas a membros e amigos da Igreja e representa um marco da defesa da Liberdade Religiosa. O prédio foi preparado para receber os visitantes e proporcionar uma experiência espiritual. Em diversos ambientes e salas, as exposições estão relacionadas e centralizadas na importância de Jesus Cristo na vida das pessoas, da família, do trabalho missionário, dos templos, do Livro de Mórmon e dos pioneiros da Igreja no Brasil..
A história do crescimento da Igreja no Brasil é lembrada com preciosos detalhes, levando o visitante a ter um contato pessoal com os pioneiros da Igreja em solo nacional. Detalhes sobre a vinda dos primeiros missionários, a dedicação dos membros na construção de capelas, os primeiros líderes nativos, especialmente na cidade de São Paulo, e os projetos de ajuda humanitária recebem destaque na exposição e servem para mostrar tanto os desafios quanto as bênçãos recebidas por esses membros fieis nas primeiras décadas do século XX.
A ESTÁTUA DO CRISTO -  A estátua do Cristo se torna um marco para a cidade de São Paulo e se une a outras réplicas do Christus original, localizadas em outros centros de visitantes espalhados pelo mundo.
Esculpido em Roma no início de 1800 pelo renomado escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen, a estátua original foi encomendada para a histórica Catedral de Nossa Senhora, em Copenhague, na Dinamarca.
O uso extensivo do Christus pela Igreja começou em 1960, incluindo uma réplica da estátua na exposição da Feira Mundial de Nova York em 1964 e a incorporação de uma estátua de 3,35m no Centro de Visitantes de Salt Lake City (UT) em 1996.
CURIOSIDADES - O Centro de Visitantes do Templo de São Paulo, além de ser o primeiro a ser construído na América do Sul, é o único no mundo com uma sala dedicada à oração. Trata-se de um local cuja decoração e o ambiente incentivam uma conversa reverente e pessoal com o Pai Celestial. Outro ambiente exclusivo é a Sala da Árvore da Vida, com reprodução da lendária árvore citada no Velho Testamento e no Livro de Mórmon. Uma mensagem especial é ensinada em ambas as salas.

BENTO GONÇALVES - VÁRIAS ATRAÇÕES ESPECIAIS DURANTE A ESTAÇÃO DA VINDIMA

A Estação Vindima, que começou oficialmente na última sexta-feira (18),  vai até o dia 18 de março, período mais quente do verão na Serra Gaúcha. A programação dos próximos 60 dias reúne eventos públicos e privados que vão desde a colheita simbólica e a pisa das uvas, a apresentações culturais, gastronomia típica e jogos italianos.
No dia 10 de fevereiro, será realizada a 6ª Maratona do Vinho, com “Vino Stops” para celebrar a safra da uva. Os corredores percorrem 42 km com pausas para quem quiser repor as energias com os produtos da estação: uva, suco, vinho, pão, queijo, salame, músicas e danças típicas.
O enoturismo faz de Bento Gonçalves um dos destinos mais importantes da Serra Gaúcha. Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a região que é o berço da vitivinicultura do Brasil uniu vocação e inteligência de mercado com resultados que se tornaram modelo no Brasil. “
A cidade é reconhecida como a 'Capital Brasileira da Uva e do Vinho'. A região foi a primeira do Brasil a obter a indicação internacional de procedência para os vinhos produzidos com Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos. Algumas vinícolas oferecem hospedagem e alimentação, agregando valor à cultura da uva e do vinho. Os turistas têm o privilégio de se hospedar em um cenário único, entre os parreirais, sentindo o aroma das uvas no verão, além de participar da colheita, degustando vinhos e espumantes com o selo da casa, harmonizados com pratos da cozinha italiana e gaúcha. A pé, de bicicleta ou em um quadriciclo, visitantes também refazem roteiros como o Caminhos de Pedra, onde a história, a gastronomia e a arquitetura dos imigrantes italianos são vivências legítimas.
DESDE A CHEGADA - Quem entra em Bento Gonçalves passa pelo Pipa Pórtico, o cartão de visita da cidade, que lembra um barril de vinho com 17 metros de altura. Um passeio pelo centro leva o turista a conhecer as marcas deixadas pelos imigrantes italianos, com suas tradições e costumes. No centro da cidade, a Via del Vino concentra casas históricas e monumentos, entre outros atrativos que despertam o interesse dos visitantes. É também oportuno conhecer o Monumento aos Imigrantes Italianos, o Museu do Imigrante com cerca de dez mil itens e a Igreja de São Bento, em formato de barril de vinho.
MARIA FUMAÇA & VINHO – A viagem a bordo de um antigo trem a vapor é uma das mais tradicionais da Serra Gaúcha. O percurso de 23 km entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com pausa em Garibaldi, é feito em duas horas. Durante o passeio, os turistas degustam vinhos, espumantes e sucos das uvas produzidas na região. A viagem conta com grupos de teatro, música e dança que mesclam as culturas gaúcha e italiana. (Com o MTUR)

A EDIÇÃO MAIS INTERNACIONAL - EM MADRI, A FITUR BATE O RECORDE DE PARTICIPAÇÃO

Autoridades na abertura da Feira
Madri, capital da Espanha, desde a última quarta-feira, 23, tem a edição mais internacional de quantas já aconteceram, e vem sendo foco de atenção da comunidade internacional de turismo com realização da Fitur, a Feira Internacional de Turismo, organizada pela IFEM . O evento deste ano, que terminará depois de amanhã, domingo, é maior do que nos anteriores, tanto em termos de participação, em âmbito internacional, quanto em seu novo conteúdo, em linha com o crescimento recorde do setor, na Espanha e no mundo. 
A edição que se está desenvolvendo tem como foco a sustentabilidade, especialização e novas tecnologias, características que estão transformando o setor e que será o tema central de uma forte oferta voltada para melhorar a gestão do turismo, os contatos comerciais e a promoção de destinos e experiências de viajantes.. 
Além disso, o evento deste ano acontece em um contexto de crescimento mundial para o setor. Segundo dados da OMC, os destinos mundiais receberam 1.000 milhões de turistas internacionais entre janeiro e setembro do ano passado, um crescimento de 5% ano a ano. A Espanha recebeu 78,4 milhões de turistas estrangeiros nos onze primeiros meses de 2018, com um aumento de 2,8% em relação ao ano anterior, gerando receitas de 84,811 bilhões de euros. 
NÚMEROS - As condições favoráveis ​​de negócios que esses números indicam estão bem refletidas no FITUR 2019 , que agora atrai 886 expositores , um crescimento de 8,3%, e 10.487 empresas de 165 países e regiões . 
A presença espanhola cresceu 6% e a participação internacional, que já detinha uma participação de 55% na FITUR , cresceu 11%.  Agora, a FITUR tem mais de uma dúzia de novas adições, como as delegações oficiais de Djibouti, Finlândia, Emirado de Ras al-Khaimah e Serra Leoa, além de expositores das Ilhas Cook , da antiga República Iugoslava da Macedônia, do Paquistão, Papua Nova Guiné, Polinésia Francesa, Sérvia e Suécia 
No geral, a Fitur ocupa 67.495 m², 2,5% a mais que no ano passado, e este ano inclui o Salão 2 para mostrar os destinos do Oriente Médio. Isso significa que o Hall 4 agora pode ser dedicado à Europa, uma das regiões que mais cresceram. As outras áreas mantêm sua configuração usual: América no Hall 3; África e Ásia-Pacífico no pavilhão 6; Empresas, Tecnologia e Negócios Globais no Hall 8; Fóruns de Promoção e Associações no Pavilhão 10, e Órgãos Oficiais Espanhóis nos salões 5, 7 e 9. 
Com base nas atuais e otimistas previsões do setor, o FITUR 2019 espera superar os 251.000 participantes do ano passado , um número recorde que incluiu 140.120 visitantes de todo o mundo que chegaram à última edição. Isso também motivou a expansão do programa para compradores internacionais da FITUR , especialmente o setor MICE, com o novo FITUR MITM - MICE & BUSINESS. 
CIMET 2019 - A edição que ora se desenvolve abrigou a 22ª Conferência Ibero-Americana de Turismo, CIMET 2019, que reuniu ministros de turismo e empresários da Ibero-América na véspera da FITUR , e o programa organizado pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO). durante a FITUR , que, entre outras atividades, incluirá a etapa final da CONCORRÊNCIA AO COMEÇO DA UNWTO.  Há também a cerimônia de assinatura do acordo entre a UNWTO e o Centro Culinário Basco para a realização do Quinto Fórum Mundial sobre Turismo de Alimentos e o Workshop sobre Produtos, Pessoas e Política: Entendendo o Sucesso do Turismo Asiático , entre outros eventos.
FINAL DE SEMANA - Neste fim de semana, além das atividades em torno do FITUR LGTB , FITUR FESTIVALS e do novo FITUR IS MUSIC , haverá o FITUR MINDFUL TRAVEL . Este evento é sobre turismo transformador e sustentável, e nos dias 26 e 27 de janeiro cobrirá tendências da Espanha e do mundo que reúnem diferentes formas de modelos de turismo conscientes e transformadores.
HOMENAGEM AO CEARÁ – Participando ativamente da Fitur, o turismo de Ceará, por ocasião da feira, recebeu significativa homenagem prestada pela conceituada firma brasileira Rossi & Zorzanello, promotora do Festuris. O prêmio Silvia Zorzanello foi entregue ao secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, pelo CEO FESTURIS, Eduardo Zorzanello, que exaltou o Estado como contribuínte decisivo para o progresso e desenvolvimento do turismo do Brasil;

NO CINEMA DO DRAGÃO - MOSTRA RETROSPECTIVA SEGUE ATÉ O DIA 30

Filme Clube dos Canibais
Iniciada no último dia 17, a Mostra Retroexpectativa 2018/2019, realizada pelo Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, segue até o próximo dia 30, de janeiro, apresentando longas-metragens nas faixas retrospectivas, que reúnem os filmes de maior sucesso do ano que passou. . Os ingressos para as exibições podem ser adquiridos na bilheteria do Cinema do Dragão, a R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia). Às terças, o ingresso tem valor reduzido, sendo R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
FORMAÇÃO - A Mostra Retroexpectativa caracteriza-se também por trazer no bojo ações de formação em cinema. Além dos filmes e debates, a programação oferece, em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes, a masterclass “Distribuição e Exibição do Cinema Brasileiro Independente”, no dia 29, das 14h às 18h, no Auditório da Porto Iracema. Serão disponibilizadas 50 vagas, por ordem de chegada
Além de masterclass, a Mostra realiza debates com realizadores. Depois de promover o diálogo do público com Petrus Cariry (filme O BARCO) e Beatriz Seigner (filme LOS SILENCIOS), a Mostra realiza, nesta semana, debate com Tavinho Teixeira (filme SOL ALEGRIA), Guto Parente (filme CLUBE DOS CANIBAIS) e Gustavo Vinagre (filme LEMBRO MAIS DOS CORVOS).
Parte do DNA da programação do Cinema do Dragão, os clássicos têm lugar garantido em todas as edições da Mostra Retroexpectativa. Neste ano, o destaque é para a cópia remasterizada em 4K de Central do Brasil, em comemoração aos vinte anos do filme. Será o único da mostra com exibição gratuita, realizada em parceria com a Vídeo Filmes. Além do clássico brasileiro, são destaques ainda dessa faixa os títulos Juventude Transviada e O Iluminado, trazidos em cópias 4K negociadas diretamente com distribuidoras de fora do Brasil.

FESTIVAL FÉRIAS NA PI - SHOWS MUSICAIS, TEATRO E DANÇA AMANHÃ E DOMINGO

Banda Afrocidade
O músico paraense Felipe Cordeiro se apresentará amanhã (26), na Praia do Lido/Crush, a partir das 17 horas, no Festival Férias na PI. Além do cantor, também sobem ao palco em shows gratuitos, o grupo Afrocidade e Mulher Barbada.
Com repertório permeado por ritmos amazônicos, o compositor traz da lambada ao carimbó. Hoje, Felipe é considerado um dos principais expoentes da música paraense, tendo sido influenciado pela MPB e premiado em diversos festivais de canções nacionais. O cantor também participa da festa do coletivo Patifaria como DJ convidado no domingo (27/01), às 15 horas, no Poço da Draga.
Além do músico, o Festival traz à Praia do Lido Mulher Barbada, que canta pop e brasilidades, e a banda Afrocidade.
Os artistas cearenses Ilya e Daniel Medina dão início à programação no sábado a partir das 14 horas, no Centro Cultural Belchior, com performances de teatro, música e dança.
A programação continua no domingo, às 16 horas, com atividades infantis na Praça Iracema de Brincar, onde se apresentam Letícia Marran, a banda Mandacaru Jazz e a cantora integrante do projeto “Doidice que dá”, Natasha Faria, que estará tocando sucessos dos anos 80.

SÃO PAULO - FESTIVAL DE ATRAÇÕES NAS COMEMORAÇÕES DOS 465 ANOS

A Prefeitura da capital preparou uma grande festa, que vai movimentar hoje todas as regiões da cidade com atividades gratuitas para todos os gostos e preferências reunindo música, teatro, dança, esporte, passeios, bolo e circo, além da primeira edição do Cidade do Futuro, evento de inovação, cultura e tecnologia que será realizado no centro histórico da capital. Todas as atrações respeitando sempre a diversidade e a pluralidade da maior cidade do País.
O coração da festa vai estar no Vale do Anhangabaú onde, no palco principal, vão se apresentar artistas dos mais variados estilos musicais: funk, gospel, samba, rap, pop, MPB, punk e rock' n roll. O mestre de cerimônias Thiago Adorno comandará a festa até o encerramento, previsto para meia-noite. Cada show da programação tem uma história e dialoga com as múltiplas facetas de São Paulo. A ideia é contemplar atividades para toda a família e públicos de todas as idades. Destaque para Paulinho da Viola, Ludmila e Rael.
Nesse palco haverá uma área reservada para pessoas com deficiência e toda programação traduzida em Libras. Grandes festas da cena urbana da cidade, que também enfatizam a diversidade, ocuparão três palcos adjacentes, onde o público poderá curtir o som das festas que representam todas as tribos paulistanas.
Para valorizar o triângulo histórico do Centro da cidade, a Rua XV de Novembro recebe o palco Músicos do Futuro e Praça das Artes abre espaço para a música erudita.
As atrações ainda se espalham pelo Centro Cultural da Juventude, na Zona Norte, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, na Zona Leste e Casa de Cultura do Butantã, na Zona Sul.
CIDADE DO FUTURO - A cidade aniversariante neste seu aniversário terá a primeira edição do Cidade do Futuro, que já nasce como um dos principais festivais abertos de arte, música, inovação, empreendedorismo e cultura do país. Serão promovidos shows, oficinas de artes, experiências tecnológicas e dezenas de palestras de tendências sobre o futuro.
O festival reunirá empreendedores, profissionais de criação e pessoas interessadas nos conceitos de inovação, tecnologia e economia criativa. O objetivo do evento é transformar o centro da cidade em um gigantesco palco de troca de conhecimentos sobre os mais diversos temas como finanças, comunicação, educação, impacto social e artes e tecnologia.
A Cidade do Futuro vai acontecer no Triângulo Histórico, no centro de São Paulo, no perímetro formado pelas ruas Boa Vista, Líbero Badaró e Rua Direita. Todos os eventos do Cidade do Futuro são gratuitos, mas muitos deles demandam inscrição prévia.
 ATO CÍVICO E MISSA - No Pátio do Colégio, às 8 horas será realizado o ato cívico em comemoração ao aniversário de São Paulo, com hasteamento das bandeiras da cidade, do Estado e do Brasil e a execução do Hino Nacional. Na sequência, serão colocadas flores no monumento “Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo”.
Após o ato cívico, será celebrada missa solene na Catedral da Sé, pelo Cardeal Dom Odilo Scherer.  As comemorações contarão, também, com um bolo de chocolate, recheado com ganache, da confeitaria Carlo´s Bakery, do apresentador, chefe e empresário norte-americano Buddy Valastro, localizada na rua Bela Cintra. Lá o prefeito cortará o primeiro dos 465 pedaços do bolo,  que terá 50 quilos, 1,20m por0,80 cm, e o slogan “I Love SP”.
FINAL DA 'COPINHA -  O aniversário da cidade terá ainda a grande final da Copa São Paulo 2019 com a disputa entre São Paulo e Vasco, no Estádio do Pacaembu.  A competição, que na ocasião chega a cinco décadas, é organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).  Teve início em 2 de janeiro e contou com a participação de 128 clubes, divididos em 32 grupos espalhados por 29 cidades do Estado de São Paulo.

MAREIRO HOTEL BEIRA MAR


ROTA DO SOL SEMANAL 25/01/2019 ISSUU