Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de julho de 2019

CALEIDOSCÓPIO 19/07/2019

ROGACIANO LEITE, UM TROVADOR GENIAL – Numa das páginas deste dição de Rota do Sol há a notícia de que, em São José do Egito, no sertão pernambucano, está ocorrendo a 1ª Feira da Poesia Popular do Pajeú, evento que reúne as maiores expressões da poesia genuína da região nordestina. Estranhei que entre os homenageados não estivesse o genial poeta Rogaciano Leite, que sempre pensei ser de São José do Egito, pois ele próprio em algumas ocasiões dizia ser de lá. Pesquisei para tirar a dúvida e logo encontrei que  nascera em Itapetim, município distante de lá 15 quilômetros, conhecida como “Ventre imortal da poesia”.  O fato me fez recordar dos momentos em que conheci Rogaciano e da felicidade de tê-lo como colega e amigo.  A primeira vez que o vi foi num começo de tarde na redação do jornal “O Nordeste”, se não me engano em 1945. Estava acompanhando o dr. Andrade Furtado, redator chefe, na revisão do seu artigo que seria publicado no dia seguinte. Eis que, como um trovão, um jovem alto e bem postado se anunciou em versos para o meu Chefe, início de um diálogo. Foi um momento marcante. Logo soube que ele se punha à disposição para colaborar com o jornal com matérias de sua lavra. Dai em diante o destino nos pôs lado a lado, não apenas no jornalismo mas em estudos acadêmicos e rodas boêmias. Foram anos de uma convivência saudável e que muito me alegraram e enriqueceram. Lembro que, para concorrer ao vestibular da primeira turma da Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, dos Irmãos Maristas, ali na Avenida Duque de Caxias, ele apresentou um seu livro, julgado suficiente pela Comissão da Faculdade, já que não possuía documento de educação formal do Curso Secundário. Também me vem à mente que Rogaciano foi aprovado em Português no vestibular, não por que tivesse respondido satisfatoriamente as questões de gramática, mas pela sua redação sobre o vício da embriaguez, assunto recorrente pois os cinemas estavam exibindo um filme (Farrapo Humano) sobre o assunto, estrelado por Ray Miland (era este mesmo nome do astro principal?). Também saltam à memoria que o Poeta não era frequente às aulas, pois tinha que se virar viajando Brasil afora apresentando sua delicada, mas forte mensagem poética. Quando regressava às aulas, solicitava os polígrafos que haviam sido distribuídos das diversas matérias do curso de letras que junto fazíamos. E o danado, para minha surpresa, num piscar os lia e decorava o que estava dito. Finalmente, em 1949, na Turma Tristão de Athayde, lá estávamos eu o Rogaciano Leite. Não sei como terminar agora estas mal traçadas linhas, pois a vida do Amigo que cedo se foi é rica de acontecimentos notáveis, de suas reflexões, do seu amor pela vida e pelas mulheres. É uma tarefa para os escritores notáveis deste nosso Nordeste,   com o engenho e a arte apregoada por Camões.
PROJETO PÔR DO SOL - Os músicos apresentaram um repertório variado, com MPB, forró, clássicos do cinema, entre outros
Cerca de 3 mil pessoas, entre fortalezenses e turistas, conferiram o retorno do Projeto Pôr do Sol no último domingo (14), no calçadão da Avenida Beira Mar. A iniciativa da Secretaria Municipal do Turismo, contou com a apresentação musical do pianista Felipe Adjafre, da cantora Nayra Costa, semifinalista do programa The Voice Brasil, e do saxofonista Thyago Lima.Os músicos apresentaram um repertório variado, com MPB, forró, clássicos do cinema, Beatles, Amy Winehouse, entre outros. A aposentada Erivany Soares conta que não perde uma apresentação do projeto e se mantém informada sobre os eventos pelos jornais ou pelas redes sociais da Setfor e de Felipe Adjafre. ssa é imbatível”, destacou.Na avaliação do titular da Setfor, Alexandre Pereira, o retorno do Projeto Pôr do Sol foi um sucesso.
LIXO NAS PRAIAS PIAUIENSES - É comum nesse período de férias o fluxo de turistas aumentar na região litorânea do Piauí. Já pensando no resultado após a alta temporada, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) orienta os turistas e também comerciantes que trabalham no local para manter a limpeza e fazer com que o litoral piauiense, mesmo sendo o menor do Brasil, continue sendo reconhecido por sua beleza. 
Na segunda quinzena de julho, durante o período de ações das férias dos órgãos estaduais no litoral, uma equipe da Setur irá circular pelas praias para conversar e conscientizar os turistas sobre o lixo. As praias da Atalaia e Coqueiro, em Luís Correia; Barra Grande, em Cajueiro da Praia; Ilha Grande e Pedra do Sal, em Parnaíba, são as mais frequentadas. 
Além da conscientização sobre o lixo, outro trabalho importante no litoral é feito pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar) que traz a Campanha “Veículos na Praia, Não!”, voltada sobre os riscos do trânsito de veículos nas praias tanto para as tartarugas, quanto para as pessoas. O litoral do Piauí é uma importante área de desova de cinco espécies de tartarugas marinhas, todas ameaçadas de extinção, sendo o tráfego de veículos na praia ameaça total à biodiversidade.

DESTAQUE PARA OS SKAL DE FORTALEZA, NACIONAL, ACTUR E CDL

Este artigo é dedicado aos Skal de Fortaleza e ao Nacional, respectivamente, presididos pelos atuantes e competentes empresários de eventos, o casal Priscila Cavalcanti e Epitácio Vasconcelos, além da Academia Cearense de Turismo ( um ano de fundação), cujo presidente é também o coordenador do Fórum de Turismo do Ceará, engenheiro civil Pedro Fonseca, e à Faculdade da Câmara de Dirigentes Lojista do Ceará (CDL) sob a responsabilidade do superintendente Lourenço Damata. 
Bem! Comparecemos, na sexta-feira, 12 de julho de 2019, ao restaurante Dallas Grill, representando a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), da qual fomos presidente por três vezes, na companhia do decano da imprensa de turismo cearense, jornalista e abrajetiano José Carlos de Araújo, diretor editor deste jornal on line Rota do Sol Turismo, da festiva reunião/almoço, promovida pelo Skal de Fortaleza e da Nacional, sendo mestre de cerimônias a eficiente filha do casal Priscila e Epitácio, a dinâmica Malu Cavalcanti.
O evento comemorou o Jubileu de Rubi (40 anos) de fundação, da supracitada entidade, que congrega membros do trade turístico cearense. Apraz-nos escrever que, num clima de descontração, foi festejado também o Jubileu de Algodão (1ano) da Academia Cearense de Turismo (ACTur), cujo presidente é o engenheiro civil Pedro Fonseca, além da posse do skalega Tarcísio Porto, como diretor de Relações Internacionais do Skal Fortaleza. 
Prosseguindo, foi anunciado, ainda, o 49º Congresso do Skal Internacional do Brasil, em Campinas-São Paulo, ainda neste mês, e o 80º Congresso do Skal Internacional em Miami-EUA. Como parte da programação, houve o lançamento da Revista Internacional do Skal de Fortaleza, edição nº 46, sob a responsabilidade do jornalista Eduardo Galdino. Destaque-se, igualmente, a assinatura da parceria, entre a Academia Cearense de Turismo e a Faculdade da Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL), termo assinado pelo superintendente Lourenço Damata e o presidente da Academia, Pedro Fonseca. 
Lembramos que a parceria possibilitará aos acadêmicos da ACTur e aos que forem por ela indicados participarem de cursos de pós-graduação, de MBA e de vários, de curta duração, em diversas áreas de conhecimento, com vistas a qualificar profissionais, que militam no Turismo do Ceará. Afinal, necessário se faz qualificar pessoas, gestores e empregados dos segmentos do Turismo, para prestação de serviços de qualidade, no retrocitado setor, que impacta mais de 60 atividades econômicas, culturais e sociais. 
A ocasião, oportuna, ensejou-nos, outrossim, rever amigos de Imprensa e do trade turístico, sem falar da aquisição do livro da escritora, atuante e incansável empresária de eventos, Priscila Cavalcanti, intitulado PINCELADAS COM DEUS... Prelúdios: Turismo Religioso no Ceará e As Correntes Religiosas. Sem dúvida, uma obra literária, sobre a qual nos debruçaremos, para aprender um pouco mais dos assuntos acima especificados. 
Registre-se que Priscila faz parte da Academia Cearense de Turismo, como presidente de honra, e de outras entidades da área de turismo de Fortaleza. Está sempre em evidência por seu abnegado trabalho em prol do desenvolvimento sustentável do Turismo de Eventos e do Turismo, de modo geral, do Estado do Ceará. Como dizem seus familiares e inúmeros amigos, é uma mulher guerreira, religiosa e vencedora em tudo o que realiza na vida. Registro, também, a satisfação de rever a atuante confreira Silvana Frota, que me doou uma publicação, de sua autoria, o Guia Autoridades e Parlamentares do Estado do Ceará, sem dúvida, de suma importância, para consultas sobre dados biográficos e cargos que ocupam, como personalidades de destaque. 
Por último, citamos algumas personalidades que prestigiaram o exitoso acontecimento, a exemplo, de diversos skalegas e skaladies, autoridades do trade e convidados especiais. Em síntese, foi uma reunião/festiva - diga-se - supimpa ao gosto da amiga, a empresária de eventos Priscila Cavalcanti e de seu esposo Epitácio Vasconcelos. A grata satisfação de termos, a nosso lado, à mesa, os jornalistas José Carlos de Araújo e Silvana Frota. Em síntese, vivenciamos momentos felizes e inesquecíveis, fazendo parte da promoção de quem – como se diz popularmente – entende do riscado. Parabéns aos dirigentes e membros dos SKAL Fortaleza e Skal Nacional, aos acadêmicos, em número de 40, da ACTur, pelo primeiro ano de atuação. Valeu, gente! Obrigado pela leitura e maravilhoso fim de semana!

A BAHIA AVANÇA EM BUSCA DE MAIS CONQUISTAS

O Estado da Bahia vem reagindo no sentido de recuperar totalmente a condição excepcional de que já desfrutou em anos atrás, no seu desenvolvimento turístico. Uma série de iniciativas, seja da parte da Prefeitura de Salvador, seja mesmo pelo próprio Governo do Estado, é direcionada no sentido de alcançar novas conquistas.
A última notícia informa-nos de uma intervenção do próprio Estado em busca de acelerar sobretudo o desenvolvimento da aviação comercial em seus limites. Nessa direção foi que o Governo do Estado decidiu adotar uma medida que será fundamental para incentivar o crescimento do número de voos comerciais em seus limites.
Decreto assinado pelo Governador do Estado em exercício, e já publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, estabelece a concessão na redução do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS, sobre o querosene de aviação, especificando o prazo de validade da medida até o dia 31 de dezembro de 2025. Essa providência vai atingir diretamente os interesses das companhias aéreas que circularem pelos aeroportos baianos.
Na conformidade com o que se encontra disposto no aludido Decreto, a carga tributária incidente sobre o combustível utilizado pelas companhias aéreas que atuarem nos aeroportos localizados do Estado da Bahia será de 12%. Mas esse índice cai para 10% nos casos em que as companhias aéreas atuem com a prestação de serviços regulares de transporte aéreo de passageiros, no total mínimo de quatro municípios baianos.
Mas a iniciativa do Governo ainda avança mais quando estabelece que a incidência do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços pode cair para 7%, considerando o caso em que as companhias aéreas confirmem prestação de serviços regulares de transporte aéreo para, no mínimo, 10 municípios baianos.
Não fica somente nessas vantagens a concessão contida no Decreto, mas avança ao estabelecer que poderá ainda haver redução de mais dois pontos percentuais considerando a situação em que as companhias aéreas concedam elevação em mais de 15% no total de pontos vinculados de assentos que sejam ofertados pela empresa na operação nos aeroportos também do Estado. A base para esses cálculos será a atuação durante o ano de 2018. É o que se encontra estabelecido no Decreto.
O Governador do Estado, titular, anunciou, inclusive, o aumento de voos em todo o Estado da Bahia. E o fez contando com a presença de dirigentes de três companhias aéreas que atuam em território baiano. Essas empresas, inclusive, testemunham de que estão ampliando sua presença no Estado por consequência da redução na incidência dos índices do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços no querosene utilizado na aviação comercial.
A Azul deverá ter mais 73 novos voos nos trechos Salvador\Aracaju, Salvador\Maceió, Salvador\Guarulhos e Conquista\Campinas. Já a Gol anunciou 53 voos semanais adicionais, 14 deles sendo para o interior do Estado. Enquanto a Passaredo pretende implantar, até dezembro, mais 35 voos. Esses novos assentos totalizarão 120 mil até 2020.
Na mesma direção de esforço empreendido na busca da retomada da intensidade do desenvolvimento do turismo baiano, tanto o município como o Estado estão voltando as suas vistas para um setor que poderá ainda mais estimular o crescimento da atuação da aviação comercial nos aeroportos da “boa terra”.
Os diversos setores da iniciativa privada na comunidade turística baiana estão tentando sensibilizar Prefeito e Governador, e conseguindo avanços, no sentido de que seja estimulada a atração das empresas de baixo custo, a chamadas “low cost”. É que inúmeras dessas empresas que atuam em diversos outros países têm também as suas vistas voltadas para o mercado baiano, na expectativa apenas de que haja iniciativa oficial para facilitar o seu desempenho em Salvador a nível internacional e nos demais aeroportos do interior do Estado.
Nesse sentido, a ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil,  já concedeu autorização à companhia aérea de baixo custo da argentina, a Flubondt, a dar início às suas operações regulares internacionais em território brasileiro. Da mesma sorte, duas outras empresas internacionais da aviação comercial, que se encontram catalogadas nessa condição, a chilena Sky Airlines e a norueguesa Norwegian Air, encontram-se autorizadas a desenvolver suas atividades em solo brasileiro.
Já a Prefeitura de Salvador está informando  que existem entendimentos com a Sky Airline que examina a criação de uma rota com destino a Salvador, no trecho Santiago\Salvador\Santiago. Na realidade, essas iniciativas estão atraindo outras companhias desse porte a pretender criar novas rotas internacionais, desde Salvador.
De seu lado,  a hotelaria baiana vem se articulando com o objetivo de conseguir junto aos poderes públicos no sentido de que sejam fixadas restrições aos alugueis de residências de curta estadia, pela Internet, como é o caso da Airbus. O que alegam os hoteleiros é sobre a desigualdade das condições que estabelecem a concorrência entre os dois setores. Evidente que as empresas focadas apresentam argumentos contrários.
A própria a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis,  já buscou contato com o Ministério da Economia, através dos seus dirigentes. No particular, concordaram ambos que a pretensão dos hoteleiros deverá ser consolidada em um documento formal a ser encaminhado àquela repartição. Uma das argumentações é de que são muitos os hotéis que vêm fechando, já mais de uma centena, por conta da influência que essa concorrência tem exercido. Um viés que a ABIH examina é que se possa alterar a lei federal a fim de permitir que sejam criados condicionamentos pelas prefeituras que disciplinem a matéria. Como no caso da extensão do ISS, como é aplicado à hotelaria. 

15º FESTIVAL MUSICAL DA IBIAPABA - UM ABRAÇO À CULTURA E INTEGRAÇÃO COM O TURISMO

Igreja do Céu, Viçosa do Ceará
Com mais de 40 apresentações musicais, o Mi – Festival Música da Ibiapaba, de amanhã até o próximo dia 27, em Viçosa do Ceará, mostra seu tom com artistas diversos, abraça a cultura local e lança uma integração com o turismo através do roteiro com visita guiada que destaca 26 bens culturais da cidade-cenário do evento.
Envolvendo artistas da capital, da região da Ibiapaba e outros interiores do Ceará, o Festival Mi, em Viçosa do Ceará, dá tom além de voz quando diz “Até o Mi tocar toda Ibiapaba” em sua edição de debute. A noite de abertura do evento contará com as apresentações da Orquestra Estrelas da Serra, de Croatá, além de Fausto Nilo, apresentando-se no tradicional patamar da Igreja da Matriz e Marcus Caffé, que fechará a noite com seu show em homenagem a Humberto Teixeira.
Nas noites seguintes, teremos do rock progressivo da banda Os Bardos, de Tianguá, à música popular nordestina com o Trio Arupemba, de Guaraciaba do Norte, além da pegada eletrônica do Caboco Eletrônico – Di Freitas, de Juazeiro do Norte. Dos nacionais, além do paraense Felipe Cordeiro, teremos a baiana Sanfonástica Mulher Lona, os paulistas Sexteto Mundano e Maiara Morais e Quarteto e o projeto especial paraibano Jackson Racional e os Afrobatuques. Não podemos deixar de citar as participações dos Tesouros Vivos da Cultura, as Mestras Ana Maria, com seus dramas, e Cacique Pequena, da tribo Jenipapo-Kanindé e o Mestre Expedido Caboco, com sua banda cabaçal, que além de participarem da oficina de Cultura Popular, apresentam-se nos palcos do Mi.
DEZS DE APRESENTAÇÕES – Na  programação recheada com mais de 40 apresentações musicais, além de rodas de conversa e exibições de videoclipes, curtas e longas-metragens, a 15ª edição do Festival Mi – Música da Ibiapaba tem suas tradicionais oficinas durante o dia e, durante as noites, a partir das 18h, convida para programação gratuita dividida nos palcos Jackson do Pandeiro e Nação Tabajara, além do Theatro Dom Pedro II e da Feira do Mi.
Os nomes dos palcos refletem duas importantes questões do evento: a homenagem ao cantor e compositor Jackson do Pandeiro, famoso pela sua irreverência e criatividade musical, em palco que leva seu nome e a conexão com a cultural local que busca mostrar a riqueza artística da Ibiapaba no palco Nação Tabajara, uma parceria com o Estúdio Mangaio, responsável por esta curadoria. Dos 32 artistas e bandas presentes nesta edição, 19 são do interior do Ceará.
ROTEIRO “MEMÓRIAS DE VIÇOSA DO CEARÁ” - Aproveitando o cenário cheio de belezas materiais e imateriais que Viçosa do Ceará oferece a cada ano, nesta edição comemorativa, o Festival Mi lança o Roteiro “Memórias de Viçosa”. Uma oportunidade de conhecer a cidade que emana sons e melodias de tempos distintos impressos em cada fachada, em cada patrimônio arquitetônico e paisagístico que dão a dimensão material das memórias e afetos dos seus moradores e visitantes.
Trata-se de uma visitação guiada a 26 bens culturais relacionados ao campo do patrimônio cultural e memória da cidade que ocorrerão nos dias 21 (domingo), 23 (terça-feira) e 26/ (sexta-feira) em dois turnos (9h às 12h e 14h às 17h) com saída programada no patamar da Igreja da Matriz em grupos de 25 pessoas por turno.
Feira do Mi - Além de convidar o público a viver a música e os bens culturais, o Festival Mi ainda oferece a oportunidade do público de se inspirar com o artesanato e a gastronomia da Serra da Ibiapaba. Com aulas-shows, exposição de produtos como mel, café, cachaça, flores e orgânicos, a Feira do Mi acontece de 25 a 27 de julho, de 18h às 23h.
O 15º MI – Festival Música da Ibiapaba é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Instituto Dragão do Mar,  em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo do Estado do Ceará e conta com parceria da Prefeitura de Viçosa do Ceará e do Sebrae.

POETAS, GLOSADORES, REPENTISTAS - SÃO JOSÉ DO EGITO VIVE A 1ª FEIRA DA POESIA POPULAR DO PAJEÚ

Dedé Monteiro será homenageado 
São José do Egito ganha feira literária dedicada a poetas, glosadores, repentistas. A 1ª Feira da Poesia Popular do Pajeú é promovida pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e está sendo realizada desde ontem, com término marcado para amanhã,  na rua João Pessoa, centro da cidade. O objetivo do evento é difundir a produção da cultura popular do sertão do Pajeú. 
Oficinas de xilogravura e estêncil, mesas de glosa, contação de histórias, atrações musicais, mesas de bate-papo, exposição e lançamento de livro fazem parte da programação da feira que conta com o apoio da prefeitura de São José do Egito e de outros municípios da região.  
Situada a 400 quilômetros do Recife, São José do Egito é conhecida como capital nordestina da poesia e tem em seus habitantes potenciais poetas do improviso, sejam eles anônimos ou famosos como Lourival Batista Patriota (1915-1992), Manoel Filó (1959-2015) e Dedé Monteiro. Esses dois últimos serão homenageados da feira. Dedé, inclusive, carrega o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, concedido em 2016. Cada um deles ganhará uma mesa com a presença de parentes e poetas falando da trajetória de ambos.
Ao final de cada uma das três noites do evento, seis poetas vindos de quase todos os municípios que compõem o Sertão do Pajeú (Itapetim, Brejinho, Tuparetama, Tabira, Afogados da Ingazeira, Solidão, Ingazeira, Iguaracy, Serra Talhada e Triunfo, além de São José do Egito) participarão de mesas de glosa (composição poética em dez versos construída de improviso a partir de um mote). O conteúdo das mesas será transcrito e transformado em livro a ser publicado pela Cepe, com lançamento previsto para janeiro de 2020, durante a Festa de Louro, para celebrar os 105 anos do poeta Lourival Batista.
As mulheres poetas do Pajeú: Isabelly Moreira (São José do Egito), Mariane Alves e Jéssica Caetano (Triunfo), Sara Cristóvão (Tabira) terão seu lugar de fala garantido em mesa com a revista Continente, da Cepe Editora.Os aboiadores Paulo Barba e Jairinho Aboiador farão apresentação tocando as toadas típicas do Sertão para tanger o gado.
POESIA POPULAR - A feira foi aberta com a exposição Pelos Sertões, do artista paraibano radicado no Piauí Marcos Pê, conhecido pelos quadros figurativos de poetas. Ao lado dos desenhos impressos em madeira o artista coloca poesias dos glosadores e cantadores. Houve roda de diálogos debatendo a poesia na educação. Em São José do Egito, é Lei Municipal ensinar poesia popular nas escolas. Na programação, os diálogos com os poetas Antônio José de Lima e Antônio Marinho mostrarão que a poesia está diretamente ligada à história da cidade.
Reza a lenda que basta beber a água do Rio Pajeú para virar poeta, visto que há séculos foi enterrada uma viola dentro do rio. Mas a história conta que o baião de viola chegou ao Pajeú na época da colonização portuguesa e traz influência dos mouros e muçulmanos. Conta-se que as chamadas Rodas de Glosas tiveram como palco as mesas de bares e botecos ocupadas pelos boêmios, sem nenhuma organização prévia.
Durante a feira o lançamento do livro de poesias vencedoras do Concurso de Poesia Popular de São José do Egito - Poesias Premiadas - Volume 1, que selecionou poesias nas categorias Quadras, Sextilhas, Sete linhas, Décimas e Décimas com mote. O dinheiro arrecadado com a venda da publicação financiará o custeio da próxima edição do concurso.

EM DIA COM O FESTURIS - FESTURIS SE REINVENTA E ATRAI EXPOSITORES INÉDITOS

A Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) é o ponto de encontro de grandes marcas com as principais lideranças do mercado turístico. Profissionais com o poder de decisão marcam presença nos corredores da feira, atraindo importantes players que apostam no potencial de negócios gerados. Diante disso, operadoras de turismo e redes hoteleiras enxergam no evento a possibilidade de aumentar a visibilidade das suas marcas e lançar novos produtos para o mercado nacional e internacional.
No Turismo a reinvenção é a porta de entrada para o desenvolvimento do setor. E mesmo o FESTURIS, com três décadas de vida, entende que a renovação é peça chave para continuar crescendo. Para esta edição, cerca de 40% dos expositores confirmados estarão participando pela primeira vez da feira. Uma mistura de inovação e experiência de marcas que acompanham o evento desde as primeiras edições.
"Diante do momento econômico, que ainda está se reabilitando, o mercado turístico precisa se reinventar. Nesse sentido, cabe ao expositor apresentar novos elementos. E para o FESTURIS é importante um grupo de novos expositores que vêm para diversificar a oferta de produtos e serviços. Por outro lado, temos a manutenção de grandes players, comprovando a efetividade dos negócios gerados na feira", declara o CEO de FESTURIS, Eduardo Zorzanello.
 OPERADORAS DE TURISMO CONFIRMADAS NO EVENTO                                                        
Dentre as operadoras de turismo confirmadas na feira, algumas estarão pela primeira vez, como a Tui Operadora, Trip Tri, Passione Itália, Images Travel e Raidho. Outras acompanham o evento desde as primeiras edições, como a Incomum, Giordani, MGM, Tia Iara, Trend Operadora, Personal, Brocker Turismo, Mercatur, Hello Brazil e Uneworld. 
Além das citadas acima, outras grandes operadoras acreditam no evento como oportunidade para o fechamento de bons negócios, como a Soul Traveler, Special Tours, Stela Barros, Abreutur, Agaxtur, Galápagos, Bedsonline, Europlus, Kangaroo Tours e Azul Viagens, que triplicou o tamanho de seu estande para essa edição. As marcas estarão distribuídas entre os doze espaços da feira.
GRANDES MARCAS DA HOTELARIA NACIONAL E INTERNACIONAL
A renovação também aparece no grupo de redes hoteleiras confirmadas no FESTURIS até o momento. Entre as que estreiam no evento estão: Hard Rock, Sandals & Beaches Resort, Beachcomber Resort, The Shore Club, Bal Harbour, Hotel Saint Petrius, Di Roma, Max Savassi, Alameda Hotéis, Varanda das Bromélias, Wyndham, Estância das Flores, Termas da Guarda, Pratas Termas, Nacional Inn, Hotel & Spa do Vinho e Design Hotéis.
Na outra ponta estão redes que participam da feira há muitos anos, como Hotel Panamby, Villa Galé, Iberostar, Costão do Santinho, GJP Hotéis, Vovó Carolina, Laghetto Hotéis e Best Western. Ainda reforçam a lista dos confirmados as seguintes marcas: Sheraton, Casa da Montanha, RCD Hotéis, Belmond, Unique Garden, Preferred, On Request, Bahia Príncipe, Luzeiros Hotéis, Master Hotéis, Alpestre, Rede Sky, Itá Termas, Hplus, WZ Hotéis, Rede Bourbon e Deville.

PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL - A SERRA DA BARRIGA RECEBEU 7500 TURISTAS EM SETE MESES

Comunidades quilombolas atraem turistas
Um ano e meio depois de ter recebido o título de patrimônio cultural do Mercosul, a Serra da Barriga, que abrigava o Quilombo dos Palmares, maior espaço de resistência de escravos e índios durante mais de um século no período colonial, comemora os bons resultados do índice de fluxo de turistas internacionais, que registrou visitantes de 16 diferentes países de novembro do ano passado a abril deste ano.
Argentinos, portugueses e italianos são responsáveis pela maior parcela deste fluxo de turistas.  Alemães, árabes, canadenses, colombianos, cubanos, estadunidenses, haitianos, uruguaios, russos, porto-riquenhos, dinamarqueses, franceses e espanhóis também já visitaram o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
Já entre o fluxo nacional, se destacam turistas de Alagoas e Pernambuco. O segmento mais forte na região é o turismo pedagógico, onde estudantes, pesquisadores e intelectuais dos mais variados níveis de graduação realizam visitas técnicas à região, que é uma das mais importantes para a história e cultura do país.
No total, entre turistas nacionais e internacionais, cerca de 7500 pessoas passaram pelo Parque Memorial Quilombo dos Palmares neste período. As informações são da Fundação Palmares, responsável pela manutenção do equipamento, localizado no espaço que antes abrigava o quilombo, em União dos Palmares, cidade da Zona da Mata alagoana. Os indicadores revelam também que o Parque recebeu visitantes de 368 municípios brasileiros, oriundos de 26 estados da federação, neste mesmo período.
Rafael Brito, secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, ressalta que estes resultados têm sido obtidos também pelo esforço do Governo do Estado na promoção e fortalecimento do Destino. “A Serra da Barriga é um dos nossos principais diferenciais turísticos para o mundo e estamos empenhados em fortalecer a região, que está presente em todo nosso material de promoção, em nossas capacitações, workshops e feiras em que divulgamos Alagoas dentro e fora do país. Além disso, o Governo do Estado também tem feito investimentos em infraestrutura, com a pavimentação do acesso à Serra, por exemplo, que já está praticamente pronta. Todo esse esforço certamente vai impactar, ainda mais, no fluxo de turistas na região, gerando ainda mais oportunidades de renda e emprego para a população local”, frisou o secretário Rafael Brito.

COMEÇA NA QUINTA-FEIRA - EM CAMPINAS O 49º CONGRESSO DO SKAL INTERNACIONAL DO BRASIL

A Presidente nacional, Priscila Cavalcanti entre Aristides Cury
 e Gilberto Pacheco, do Skal SP   
De quinta-feira próxima até o domingo, 28, Campinas, São Paulo, recebe importante evento do Skal Internacional do Brasil. Lá estarão reunidos dezenas de Skalegas e skaladies dos estados brasileiros e convidados internacionais, no importante 49 Congresso do Skal Internacional do Brasil, encontro da entidade que reúne empresários e outros entes do turismo, numa festa sobretudo de amizade, mas que também debaterá problemas relacionados com o turismo brasileiro. 
Além da presidente do Skal brasileiro, Priscila Cavalcante, estarão em Campinas altas figuras do Skal de vários países, principalmente da América do Sul.  O Ceará estará representado, além de Priscila Cavalcanti, que é da terra, pelos seguintes empresários: Epitácio Vasconcelos, presidente da Skal do Estado; Selma Cabral; Pedro Carlos da Fonseca, Manoel Linhares, presidente da ABIH nacional; Rodrigo Pereira (SETFOR) e Alexandre Pereira (SETFOR). 
PROGRAMAÇÃO -  O 49 Congresso do Skal será realizado todo no luxuoso Royal Palm Plaza Resort e Campinas, com poucos eventos acontecendo em outros locais. É esta a programação:
Dia 25 (Quinta-Feira) - Chegada dos Congressistas. Visita técnica às instalações do Hotel Royal Palm Plaza Resort. 20h – Jantar de Boas Vindas – Restaurante da Piscina.
Dias 26 -  06h às 10h - Café da manhã. 8h30 – Saída (ônibus) passeio ao Parque Aquático Wet'n Wild - Itupeva – SP (Incluso: Welcome Coffee; Ingressos e Coquetel de despedida). 17h30- Retorno ao Hotel Royal Palm Plaza Resort. 19h30 – Jantar de Congraçamento – Restaurante Vila Royal - Hotel Royal Palm Plaza Resort.
Dia 27 - 06h às 10h - Café da manhã. 10h- Assembleia Nacional de Diretoria e Presidentes. Local: Salão Royal - Hotel Royal Palm Plaza Resort (Incluso Coffee Break). 10h- Para os acompanhantes e demais congressistas, usufruir das belas dependências do Hotel Royal Palm Plaza Resort. 12h - Almoço no Restaurante Vila Royal – Hotel Royal Palm Plaza Resort.   Tarde Livre – Desfrutar dos encantos do Resort. 19h30- Jantar de Gala – Solenidade da 1ª Edição da Outorga da Medalha Geraldo Bethiol – Mérito    Skal Brasil e demais premiações. 
Dia 28 (Domingo) - 06h às 10h - Café da manhã.  Partida dos congressistas. 12h – Almoço – Restaurante do Hotel Royal Palm Plaza Resort (para os skalegas que permanecerem no Hotel)

INVESTIMENTOS NA BAHIA - ASSINADO PROTOCOLO DE INTENÇÕES COM O GRUPO PRIMA

Assinatura do protocolo de intenções
No terceiro dia de missão em Madrid, o governador Rui Costa assinou, na quarta-feira (3), um protocolo de intenções com o grupo Prima, que já atua na Bahia nos setores imobiliário e hoteleiro. O documento garante apoio do Governo do Estado em áreas como construção de acesso viário, esgotamento sanitário e abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica para o desenvolvimento do Destino Baixio. O investimento do Governo é imprescindível à implantação do empreendimento, mas também permite a atração de outros negócios para Baixio e também beneficia moradores da região.
A  Prima se compromete com a construção do Destino Baixio que envolve uma série de empreendimentos no município de Esplanada, no Litoral Norte da Bahia. As construções serão realizadas num prazo de 15 anos e vão gerar 10.500 empregos diretos e indiretos ao longo desse período, segundo a Prima. A empresa já investiu R$ 550 milhões e vai investir mais R$ 425 milhões nos próximos cinco anos.
Atualmente, está em fase de construção o Ponta de Inhambupe Residencial, que contempla 270 unidades residenciais e 43 lojas. Serão construídos, ainda como parte do Destino Baixio, os seguintes empreendimentos: Ponta de Inhambupe Hotelaria, com 29 suítes; Condomínio Residencial Rio do Boi, com 162 unidades e resort; pousada com 27 quartos; Condomínio Villas de Esplanada; Condomínio Praias de Esplanada; e o Destino Baixio Premium, com quatro hotéis de luxo.
REVITALIZAÇÃO DE IMÓVEIS - Finalizando a agenda do dia, o governador, executivos da Prima e da Obrascon Huarte Lain (OHL) visitaram o empreendimento Canalejana, localizado em região histórica de Madrid. A obra está revitalizando a área com a recuperação de imóveis que serão transformados em residenciais, comerciais e um hotel de luxo.
Canalejana é um exemplo do trabalho desenvolvido pela OHL e que se pretende replicar no Centro Histórico de Salvador. Na capital baiana, a OHL deve associar-se à Prima para ocupação de prédios no Centro Histórico, através dos editais de concessão de imóveis públicos que serão lançados pelo governo.
MAIS INVESTIMENTOS - Ainda durante a reunião, o governador Rui Costa apresentou aos executivos das empresas Prima e da Obrascon Huarte Lain (OHL) algumas oportunidades de investimentos na Bahia, como a Ponte Salvador-Itaparica, os Centros de Convenções em Salvador e Ilhéus, a gestão do Hospital Metropolitano, e um Sistema de Saneamento da Região Metropolitana de Salvador e Feira de Santana.
Acompanham Rui na Espanha os secretários estaduais do Planejamento, Walter Pinheiro; da Casa Civil, Bruno Dauster; e do Turismo, Fausto Franco; além do cônsul-geral da Espanha no Brasil, Gonzalo Fournier.

O INVESTE TURISMO CHEGOU A CUIABÁ


Cuiabá, Nobres, Poconé, Chapada dos Guimarães e Cáceres serão os primeiros municípios do Mato Grosso a serem contemplados no programa Investe Turismo. Desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e o Sebrae, o projeto foi apresentado ao trade do Estado na segunda-feira última (15). A iniciativa teve  o objetivo de aumentar a capacidade turística da região, gerando emprego e renda para a população. Ao todo, 30 rotas de todo o país estão inseridas na primeira etapa do programa com investimento na ordem de R$ 200 milhões.
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab,  parabenizou o Estado pelo interesse em desenvolver o turismo na região. O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, também esteve presente no lançamento e destacou a potencialidade turística do estado para o desenvolvimento da região..Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Mato Grosso, César Miranda, o Investe Turismo é só o início de uma série de ações para o aumento da movimentação turística no estado. 
Entre as ações propostas pelo programa estão o aprimoramento dos atrativos turísticos dos estados brasileiros, a comercialização dos destinos e a atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento. Além disso, a iniciativa trabalha para a união dos setores público e privado no intuito de preparar e promover o serviço turístico da rota mato-grossense, que tem como ponto forte o turismo de natureza e o ecoturismo.
AGENDA – Durante a agenda em Mato Grosso, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, se reuniu, antes do lançamento do programa Investe Turismo, com o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, e conheceu os projetos do estado para o desenvolvimento do setor na região. Entre as ações está o aprimoramento da infraestrutura e dos serviços turísticos da Chapada dos Guimarães, uma das portas de entrada do turismo local e uma das regiões beneficiadas pelo programa. (Com o MTUR)

MUSEU CAIS DO SERTÃO - CULTURA E POTENCIAIS TURÍSTICOS DO SERTÃO EM DEBATE

Na última terça-feira (16), à tarde, o projeto Tengo Lengo Tengo promoveu, no Museu Cais do Sertão, no Recife, a roda de conversa “Cultura e Potenciais Turísticos do Sertão”. O encontro, realizado na Sala Todo Gonzaga, apresentou os produtores Anselmo Alves, Marcos Passos e Paulo Wanderley para o bate-papo sobre a riqueza cultural sertaneja.
O jornalista Anselmo Alves possui uma longa experiência profissional relacionada ao Sertão pernambucano, tendo integrado a equipe de consultores especialistas em Luiz Gonzaga e na cultura do Sertão para o projeto Cais do Sertão Luiz Gonzaga, do Ministério da Cultura (MinC). Também foi consultor da TV Globo para o ano do centenário do Rei do Baião. Produtor premiado, ele assina a concepção de mais de 19 documentários., 
Marcos Passos, natural de São José do Egito, berço de grandes poetas populares, é poeta declamador, apresentador, escritor e produtor cultural. Na  roda de conversas, ele abordou as belezas do Sertão através de um viés poético. 
O terceiro convidado da roda de conversas, Paulo Wanderley, possui forte atuação na área cultural, tendo realizado uma extensa pesquisa sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Gonzaguinha. 
O projeto Tengo Lengo Tengo homenageou os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga e do Padre João Câncio, os criadores da Missa do Vaqueiro de Serrita, que acontece há 49 anos, sendo uma das mais importantes dos sertões. 

O PORTO DE PARANAGUÁ VOLTOU A RECEBER VISITAS

O Porto de Paranaguá, no Estado do Espírito Santo, retomou a recepção de grupo para palestra e visitação ao cais nos finais de semana. Os alunos do Colégio Estadual Júlio Mesquita, de Curitiba, foram os primeiros a participar das atividades neste sábado (6).
Os 42 estudantes do curso técnico em Logística conheceram mais sobre a atividade portuária e aproveitaram o dia na cidade. “Estas visitas são importantes porque ampliam o conhecimento da comunidade sobre nossos portos e, ao mesmo tempo, fomentam o turismo”, reforça o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli. A empresa pública já recebe grupos, principalmente de estudantes, em visitas agendadas.
 COMO VISITAR -  A visitação ao Porto de Paranaguá é fechada para grupos de no mínimo 40 pessoas e precisa ser agendada com antecedência pelo email:visitas@appa.pr.gov.br. A partir deste contato, a Diretoria Empresarial dos Portos do Paraná enviará e-mail para a instituição requerente com instruções sobre a visita e a disponibilidade de datas e horários.
 A visita dura cerca de 1h30. Nos primeiros 40 minutos é apresentado um vídeo sobre o Porto de Paranaguá e uma palestra sobre a atividade portuária. Depois o grupo segue para visita ao cais, em ônibus, onde acompanha as operações de carga de descarga.

ESTÁ CHEGANDO A HORA - O FORTAL VOLTA COM TUDO PARA EMPOLGAR OS FOLIÕES

Um dos maiores festivais de música do país, o Fortal, na sua 27º edição, mais uma vez está de volta para alegria de milhares de foliões de Fortaleza, de todo o Brasil e de turistas de vários países. Na próxima semana, de 25 a 28 as calientes noitadas da Capital repetirão a tradição com a chegada do Fortal 2019, a micareta que é unanimidade na aprovação de todos, principalmente de alegre mocidade.  Com ele, a capital cearense fechará com chave de ouro o período de férias de julho. 
No Corredor da Folia, espaço prestigiado por milhares foliões de Norte a Sul do Brasil, o público vai curtir o som  dos principais hitmakers da atualidade. Uma  seleção de peso de astros da música brasileira mais uma vez estará empolgando as frenéticas noitadas, apresentando o melhor de seus repertórios.  Na quinta-feira (25), quem agita o corredor são Bell Marques e Rafa e Pipo, Saulo Fernandes e Harmonia do Samba. Na sexta-feira (26), tem novidade com a cantora Alinne Rosa que se junta ao time da noite com Bell Marques e Gabriel Diniz. No dia 27 de julho, será a vez de outra grande atração, Leo Santana que, ao lado de outros famosos da música, a exemplo de Bell Marques e Ivete Sangalo, agitarão a folia para fazer um sábado de Fortal inesquecível.  No domingo, Bell e Ivete comandam o corredor da folia mais uma vez e o público ainda poderá conferir a energia de Wesley Safadão.
ENTREGA DE ABADÁS - A entrega dos abadás já é uma tradição e um dos momentos mais esperados pelos foliões que aguardam o ano inteiro pela chegada do Fortal. Neste ano, a retirada dos mesmos ocorre a partir da próxima terça, 23, às 11 horas, no Centro de Eventos do Ceará, e se estende até sexta, 26. 
No local, além de garantirem o passaporte para a festa, os foliões são recebidos com música ao vivo e ações especiais dos patrocinadores do evento. A ocasião antecipa um pouco do clima dos dias em que Fortaleza se transforma na verdadeira capital do agito.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL – Está assim organizada a programação oficial do Fortal 2019:
Quinta-feira (25/) - 20h – Bloco OBA – Saulo Fernandes. 20h45 – Bloco Bagunça – Harmonia do Samba. 21h30 – Bloco Vumbora – Bell Marques; Rafa e Pipo Marques
Sexta-feira (26/) - 20h30 – Bloco Largadinho – Alinne Rosa. 21h15 – Bloco Eh Loco – Saia Rodada e Gustavo Mioto. 22h – Bloco Siriguella – Bell Marques
Sábado (27/) - 20h – Bloco Eh Loco/Vem Com o Gigante – Léo Santana.  20h45 – Bloco Siriguella – Bell Marques. 21h30 – Bloco Village – Ivete Sangalo. 
Domingo (28/) - 19h30 – Bloco Siriguella – Bell Marques. 20h15 – Bloco Village – Ivete Sangalo.
21h – Bloco Eh Loco/Vai Safadão – Wesley Safadão

DE 24 A 28 - VÁRIAS NOVIDADES NO FESTIVAL HALLELUYA 2019

 Apresentação no Halleluya 2018
Mais de 40 atrações compõem a line-up do Festival Halleluya 2019. Com nomes nacionais e internacionais, o evento será realizado de 24 a 28 de julho pela Comunidade Católica Shalom no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza – CE. Além de artistas já esperados pelo público, o festival neste ano dá destaque à música eletrônica católica com a presença de dois djs no palco principal.
PROGRAMAÇÃO -  Está assim organizada a grade de programação do evento:
 Palco Alternativo :24/07 – quarta-feira , 24- Maércio Lopes. Só Pra God e Ticiana de Paula.
Quinta-Feira, 25 -  Banda Veo, Banda E3, Uno e Trino, Basílica e Ministério Tronos. Sexta-feira, 26, 
Banda Lisieux,  Forró Obra Nova, Trisonoro, Yuri Costa, SinaL de Paz e  Forró Brasa Viva Sábado, 27 – Acordi, Redentores, Banda Ecoar, Neftar, Renova, ReginA Pacis e Bruno Camurati.  Domingo, 28 - Lord Metal, Frei Wilter e Banda Malakh.
PALCO PRINCIPAL –- 24/07 – quarta-feira\- Diego Fernandes, Anjos de Resgate e Adoração e Vida. Quinta-feira - 25/ - Adriana Arydes, Batista Lima e Dj Roony Moura, Thiago Brado e Irmã Klly Patrícia.  Sexta-feira -26 - Thiago Tomé, Suely Façanha, Judy Bailey, Padre Fábio de Melo, Davison Silva  e Naldo José. Sábado – 27 - Dj Ângelus, Ana Gabriela, Frei Gilson, Missionário Shalom,  Dominus e Cosme. Domingo 28 - Tony Allysson, Id2 e Rosa de Saron
ATRAÇÃO INTERNACIONAL  - Judy Bailey, atração internacional do Festival Halleluya deste ano,  já esteve no Brasil. Ela participou da Jornada Mundial da Juventude (JMJ, ) realizada no Rio de Janeiro em 2013. A artista com seu som contagiante animou os jovens do mundo inteiro no encontro do Papa com os jovens do mundo inteiro realizado no Rio.

BOAS-VINDAS A TURISTAS NO AEROPORTO DE FORTALEZA

Chapéus de palha na esteira de malas
Durante a alta estação, a Secretaria Municipal do Turismo, em parceria com a Fraport, irá realizar ações de recepção aos turistas que desembarcarem no Aeroporto Internacional Pinto Martins (Fortaleza Airport). O primeiro dia de ação acontece hoje, a partir das 15 horas, e as demais ocorrem na quarta (24/07) e na terça-feira (30/07), sempre no mesmo horário.
Os passageiros, turistas dos principais destinos emissores nacionais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, serão presenteados com brindes, chapéu de palha, bolsas e viseiras, além de material informativo sobre pontos turísticos e dicas de roteiros na capital cearense.De acordo com a Setur, a estimativa de ocupação da rede hoteleira para o período é de 81,71%. 
O secretário municipal de Turismo, Alexandre Pereira,  lembra que o Fortal, que acontece na última semana de julho, também atrai muitos turistas. “Historicamente, há mais de 15 anos, o Fortal costuma lotar os hotéis da capital”, ressalta.
Outro fator que fortalece a aposta em uma maior ocupação hoteleira é o aumento na oferta de voos internacionais diretos. De janeiro a julho deste ano, Fortaleza registrou o maior incremento na oferta de voos diretos internacionais do Brasil, com uma alta de 68% na comparação com o mesmo período do ano passado. A oferta de assentos em voos internacionais diretos no período, por sua vez, aumentou 60% se comparada com o primeiro semestre de 2018. O levantamento é da Embratur com números da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

ECONOMIA - O PORTO DO PECÉM AMPLIA ROTA DE FRUTAS COM NOVA LINHA

Embarque de containers no Porto do Pecém
Os principais players (autoridade portuária, órgãos anuentes e intervenientes, armadores e despachantes aduaneiros) envolvidos no processo de exportação de frutas estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (16/07) no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) para discutir a operação das exportações da safra 2019/2020.
Neste ano, as exportações serão iniciadas a partir de 16 de agosto e devem prosseguir até fevereiro de 2020. Serão exportadas, pelo Porto do Pecém, frutas frescas. Principalmente o melão, produzido no Ceará e no Rio Grande do Norte; e a manga e a uva, produzidas no Vale do Rio São Francisco.
Além das tradicionais linhas para Estados Unidos e Norte da Europa, a partir da última semana de setembro uma nova linha da MSC – Mediterranean Shipping Company passa a operar saindo do Porto do Pecém em direção a portos localizados na Espanha e na Itália.
A linha direta para o mar mediterrâneo fará sua primeira escala em Valência (9 dias) e depois seguirá para Barcelona (11 dias); Genova (13 dias); Livorno (15 dias); e Gioia Tauro (16 dias). O novo serviço vai permitir ainda o transbordo (conexão) dos contêineres de frutas para portos de países no Oriente Médio.
O navio a ser utilizado na nova linha tem capacidade para transportar até 8.500 contêineres. E cada contêiner refrigerado pode acondicionar até 25 toneladas de frutas. Na safra 2018/2019, somente a MSC transportou dois mil contêineres de frutas a partir do Porto do Pecém.
A exportação da safra das frutas vai coincidir, nesTe ano, com a entrega de duas obras fundamentais para a ampliação da capacidade operacional do CIPP. Até o fim de setembro já deverão estar em pleno funcionamento, uma nova ponte de acesso ao Terminal de Múltiplo Uso e um novo berço de atracação para os navios.
Para otimizar o processo de exportação durante a safra de frutas, foi firmado convênio para que o Complexo Industrial e Portuário do Pecém ceda, temporariamente, pessoal para atuar junto a equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no escritório localizado no Porto do Pecém.

DOMINGO, O ENCERRAMENTO DA EXPOCRATO 2019

Terminará no domingo próximo domingo (21) a 86ª edição da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), no Cariri. A maior exibição desta natureza no Norte e Nordeste aberta no dia 14 último, pelo governador em exercício do Estado do Ceará, José Sarto, vem sendo muito prestigiada, principalmente na parte da noite quendo acontecem grandes shos nusicai. 
Esta é a segunda vez que o evento ocorre no novo Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti entregue pelo governador Camilo Santana em 2018, 
A expectativa da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Biorregião do Araripe (ACCOA) é movimentar nos oito dias cerca de R$ 50 milhões em negócios. A Expocrato recepciona mais de 10 mil caprinos, bovinos, equinos e aves. Ao todo são 120 expositores. A programação conta com a realização de dois leilões leiteiros de caprinos e bovinos e o concurso leiteiro de caprino e ovinos. No total, serão R$ 100 mil em premiações.
NOVO ESCRITÓRIO DA EMATERCE - O novo Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no município do Crato, conta a partir de ontem (17) com espaço para a assistência técnica rural. O Governo do Ceará participou da inauguração do novo escritório regional e local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce).

160 VOOS EXTRAS - FÉRIAS DE JULHO IMPULSIONAM O TURISMO NA BAHIA

As férias de julho, na região Sudeste do Brasil, impulsionam o turismo na Bahia. A procura por pacotes de viagens, passagens e hotéis anima toda a cadeia produtiva, movimenta a economia e gera empregos.  As equipes que atuam nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus estão preparadas para atender à demanda.
Para a capital baiana estão programados 160 voos extras neste mês, conforme dados da Vinci, operadora do terminal aeroportuário de Salvador. Serão 55 da Azul, 73 da Gol e 32 da Latam. Dentre os principais emissores estão Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, com 36 voos; Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, totalizando 30 frequências adicionais;  Brasília (23); e Confins (Minas Gerais), com 13.
Porto Seguro é um dos principais destaques. Até o início de agosto, o movimento será de 128 mil passageiros no aeroporto, segundo dados da concessionária Sinart. Destes, mais de 80 mil chegarão à cidade da Costa do Descobrimento em voos extras e charter (fretados).
Aos 318 voos regulares serão somadas 85 frequências adicionais, das companhias Azul, Gol e Latam, com partidas de Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. No mesmo período do ano passado, foram 75.
Outro tipo de demanda temporária, os voos charter para o destino passaram de 200 (2018) para 450, um acréscimo de 125%. As saídas serão de 25 cidades brasileiras, como Salvador, Recife, Aracaju, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis e Fortaleza, além de Buenos Aires, na Argentina. As ofertantes são Azul, Gol, Latam e Aerolíneas Argentinas.
ILHÉUS - A movimentação é intensa também em Ilhéus, destino de 65 voos extras neste mês de julho, mais que o dobro do resultado de 2018. As frequências adicionais são oferecidas pela Gol, Azul e Latam para passageiros com origem em Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e Confins, na capital de Minas Gerais. O total de passageiros é estimado em 14,3 mil.
De acordo com a Socicam, administradora do aeroporto, Ilhéus registrou aumento de voos extras no mês de junho, devido aos feriados prolongados e festas juninas. Passaram de 9, em 2018, para 20 neste ano.

ROTA DO SOL SEMANAL 19/07/2019 ISSUU

Sobre este site
ISSUU.COM
Noticias sobre Turismo, Lazer e Negócios enfocando a divulgação do Turismo no Ceará, no Brasil e no Mundo.

POUSADA ESPAÇO VERDE - VIÇOSA DO CEARÁ