Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 09/02/2018

CARNAVAL – LEMBRANÇAS – Já há alguns dias atrás, estamos vivenciado o  Carnaval.. De modo geral, principalmente nas grandes capitais, a festa momina corre com efervescência, os brincantes, já com suas fantasias muitas exóticas, descontraidamente esquecem o dia a dia comum e se divertem à vontade. Nestes tempos chamados modernos, será que os brincantes sabem quais as origens, a razão de ser do Carnaval.? A evolução da festa? Sem desejar dar lições, apenas aqui algumas lembranças. A folguedo é antiquíssimo. Gregos e romanos, à sua maneira, já celebravam festins ligados sempre aos seus deuses. O que temos conhecimento é que, segundo consta, a palavra se origina do latim “carna vale” e precede a 4ª feira de Cinzas, celebrado 40 dias antes. A herança moderna está na Europa, principalmente em bailes franceses. Aí despontam nomes como Pierrot, o palhaço triste da “commedia dell”arte”, apaixonado por Colombina, e Arlequim. Rei Momo, na mitologia grega, era sarcasmo, personagem alegre e foliona. Surgiu no Carnaval em 1888, em Barranquila, Colômbia.  Lá pelos meados ddo Século XVII, o Brasil já ensaiava seu carnaval, já influenciado pela França. Mas somente muito depois é que ensaiou ser o que hoje é, uma lavagem cerebral das ruindades do dia a dia. Anestésico forte, mas passageiro. Passageiro como são formas e nomes da folia momina. Quem se recorda de lança-perfume – cloretil, proibido em 196l pelo Presidente da República Jânio Quadros? E da primeira Escola de Samba, a “Deixa Falar”, de 1928?  E do “Ô Abre Alas, da Chiquinha Gonzaga, de 1890, a primeira marcha carnavalesca para o cordão Rosa de Ouro?  Dos grandes bailes que predominavam nas maiores capitais, das “guerras” de serpentinas? Tantos fatos, tantos costumes  deixados de lado. É a vida correndo, agora com velocidade incivel nestes tempos de Internet. 
NO RENASCER, É TEMPO DE SOLIDARIEDADE - Realizado de domingo a terça-feira,  13, o Renascer 2018 acontece no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. No local, o público encontrará a unidade de atendimento do Hemoce (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará) e o stand de doação de alimentos não perecíveis.
A entrada é gratuita, mas o público é motivado a levar 1kg de alimento não perecível em vista de ajudar as obras de promoção humana realizadas na cidade pela Comunidade Católica Shalom. Ao longo dos anos, milhares de pessoas aderiram à iniciativa, contribuindo diretamente com a missão de evangelização da instituição.
O Renascer é um retiro de carnaval realizado pela Comunidade Católica Shalom no período do Carnaval. O objetivo é um "carnaval diferente", a fim de possibilitar que as pessoas façam uma experiência com a verdadeira alegria, uma experiência com Deus.
PREOCUPAÇÃO DO FÓRUM - Preocupado com a  repercussão nacional e internacional da violênciano Estado do Ceará, principalmente agora com a proximidade do Carnaval,e que poderá trazer consequências negativas para o turismo no Estado ,o Fórum de Turismo do Ceará-FORTUR-CE , composto por 105 entidades, através do seu Coordenador Pedro Carlos da Fonseca,  encaminhou solicitação ao
Secretário de Segurança Pública e Defesa Social , André Costa, para uma reunião de emergência com a presença conjunta do Comandante da Polícia Militar e do Comandante do Corpo de Bombeiros. O objetivo da reunião é debater, propor soluções, alternativas e possíveis parcerias, sobre ações que visem proteger e resguardar a população residente nos destinos turísticos, bem como os seus turistas e a imagem do Ceará.
VILLAMIX FESTIVAL -  Com atrações excelentes, o VillaMix Festival volta novamente à capital federal,  Brasília, no dia 5 de maio. Sempre arrastando multidões por onde passa, o evento, que é considerado o maior festival da música brasileira, será realizado no estacionamento do Estádio Mané Garrincha.O “line up” de peso confirmado conta com os grandes nomes: Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Simone & Simaria, Matheus & Kauan, Alok, Aviões, Jefferson Moraes, Cleber e Cauan, JetLag e Sevenn.
O VillaMix Festival Brasília terá uma mega estrutura de palco, luz e som. O público poderá escolher entre 4 setores: Villa Vip, Villa Extra, Villa Prime e Backstage Brahma Golden Mix.
PALESTRANTES DE PESO NO FÓRUM – Vem sendo bastante aguardado o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, evento que será realizado de 12 a 14 de abril próximo, iniciativa do SindTur Serra Gaúcha e co-organização  da conceituada Rossi&Zorzanello Feiras e Empreendimentos.
Pelo seu formato, o Fórum será uma dos maiores acontecimentos turísticos deste primeiro semestre. Serão palestrantes, já confirmados, personalidades do mundo empresarial, jurídico e cultural. São eles: 
Nuno Sousa Pinto, responsável pelo Rock In Rio Internacional, atual  vice-presidente de operações e produção, sendo o responsável nestas áreas no maior festival de música do mundo, realizado itinerante em Lisboa, Madri e Las Vegas e Rio de Janeiro; Luís Grottera, consultor de grandes empresas e graduado em Marketing e Comunicação pela Escola Superior de Propaganda em Marketing; Darem Libonati, MGM/Resorts/Las Vegas; Ruben Pesci, referência em desenvolvimento sustentável e criador da Fundação CEPA; Cláudia Nunes Henriques, professora e pesquisadora de gestão, hotelaria e turismo e doutora em Economia; Márcio Favilla, diretor da Organização Mundial do Turismo; Pedro Bertolucci, quatro vezes prefeito de Gramado, e um dos grandes responsáveis pela construção do case que levou a cidade e figurar no cenário turístico mundial; Augusto Nardes, Ministro do Tribunal de Contas da União.
VOOS DIRETOS PARA MIAMI E ORLANDO - A partir de 04/11, a GOL irá operar 4 voos para Miami e Orlando, partindo de Brasília e Fortaleza, aeroportos de fácil conexão com as demais origens para o passageiro ganhar tempo e curtir ao máximo a sua viagem, já que os voos serão uns dos mais rápidos para esses trechos.
Operados pelos Boeings 737 MAX, os novos voos, diretos,  oferecerão ainda mais comodidade. Entre elas estão a Classe GOL Premium e a plataforma GOL Online, com internet e entretenimento completo a bordo.

BELO EXEMPLO NO TURISMO RURAL FAMILIAR

O artigo desta semana é fruto de uma visita, como assessor de comunicação da Ematerce, a um empreendimento turístico, porém da denominada Agricultura Familiar, acompanhado da Psicóloga Fernanda Aquino, e de seu marido, ex-técnico da citada empresa, Afonso Aquino, e do técnico Francisco José de Macedo (Gildo), responsável pelo escritório local da Ematerce. 
Trata-se do Balneário Lagoa Bar, numa área de quatro hectares, situado no distrito de Gado dos Rodrigues, distante três quilômetros da sede municipal de Palmácia, na região serrana do Maciço do Baturité, pouco mais de 100 km de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Vale destacar que a Ematerce orienta a família de agricultores familiares, composta pela viúva Zilmar Vieira Alves e seus seis filhos, no tocante ao desenvolvimento sustentável do retrocitado equipamento turístico rural.
Em lá chegando, ficamos encantado com a belíssima paisagem ao redor do Balneário Lagoa Bar e com o que vimos em termos de infraestrutura física de suporte ao turismo na Agricultura Familiar, que difere do denominado Turismo no Espaço Rural, explorado por ricos empresários, que transformaram fazendas em hotéis ou em pousadas, proporcionando mais acomodações, conforto, entretenimento, lazer, sem falar de uma gastronomia mais variada e sofisticada.
Mas, vamos ao que interessa: ressaltamos, primeiramente, a iniciativa de um pai de família, falecido aos 63 anos de idade, em 2013, em Palmácia, seis depois de ter comprado um terreno de quatro hectares e iniciar a exploração de uma atividade econômica, num lugar ermo, de zona serrana, ou seja, o Turismo Rural na Agricultura Familiar. Mas, seu projeto tinha tudo, para não ir à frente, pois, seis meses, após a compra do terreno, veio a falecer em 2013.
Passados os momentos de tristeza, a viúva Zilmar, com apoio dos seis filhos (três homens e três mulheres), incentivados pelo Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), mediante as orientações dos extensionistas da Ematerce, deram-se as mãos e resolveram tocar o empreendimento para frente. Atualmente, mãe-viúva e filhos orgulham-se de ter conseguido realizar um sonho do marido, do pai de três homens e de três mulheres, todos casados, e com filhos  menores de idade.
No Balneário Lagoa Bar, a família explora o cultivo de hortaliças e um pomar, feijão, fava, milho, macaxeira. Criam, também, galinha caipira, pato, ganso, marreco, peru, porco e um pavão. Com seis anos consecutivos de seca, foi obrigada a transferir as cabeças de gado para outra localidade. Na lagoa, criam diversas espécies de peixe, como tilápia, tambaqui, pirarucu, para consumo da família e dos visitantes. 
Para hospedar turistas, a família construiu uma pousada, com duplex, quatro apartamentos duplos e individuais, comportando até 4 pessoas por unidade. Em termos hídricos, possui três cisternas de placa, de 15 mil litros de água, duas cisternas tipo calçadão, com capacidade de 52 mil litros de água armazenados, usados para irrigar as hortaliças, fruteiras e uso em outras utilidades domésticas. Vale acrescentar que o empreendimento envolve gastronomia e lazer. 
Dispõe de um restaurante, de uma piscina, de um lago para “Pesque e Pague”, um campo de futebol, alugado a R$ 50,00 por hora de jogo, um bar e outros atrativos. No fim do bate-papo com a mãe e seus filhos, encheu-nos de satisfação ouvi-los dizer que o empreendimento turístico vem dando certo e que parte do dinheiro apurado é investida na ampliação e no melhoramento do Balneário Lagoa Bar.

MAIOR MANIFESTAÇÃO DO PLANETA ENCERRA CICLO

SALVADOR, MEU CARNAVAL – A maior manifestação de rua do planeta, o Carnaval da Bahia, terá como tema “Salvador, meu carnaval”. Este ano, está havendo um movimento no sentido do aumento considerável dos trios sem cordas, priorizando o folião “pipoca”, aquele que não adere aos blocos organizados.
Para se ter a idéia de qual será a movimentação da folia momesca, os números registados na festa do ano passado dão uma perspectiva do que ocorrerá este ano. Vejamos somente na avaliação dos órgãos municipais: um mil guardas municipais encarregados da segurança (afora a polícia civil e militar do Estado); dez mil ambulantes com 2,5 mil licenças de isopor; 1,2 mil fiscais de ordenamento e iluminação; 11 postos de saúde; 2,6 mil sanitários químicos; mais de 3 mil garris.
Além disto, 791 apresentações no Carnaval, 997 horas de música até a terça-feira, mais quatro horas de arrastão na quarta-feira de Cinzas. Ou seja, mais de uma mil horas de som.
Foram 300 apresentações sem corda durante a festa, com tempo médio de desfile de 4,5 horas (melhor performance de todos os tempos). Os palcos temáticos: samba, multicultura e rock, tiveram uma média de 27 mil pessoas nos dias de folia. 
O Palco Skol registou média de 80 mil pessoas por noite. No total, 19.202 artistas se apresentaram no Carnaval baiano. Os bairros receberam 250 apresentações e 800 mil foliões. Até a Vila Infantil recebeu 6.073 crianças. O Fuzuê e o Furdunço, no Pré Carnaval, registaram mais de l milhão de pessoas.
São números que podem ser projetados para  um considerável aumento em 2018.
A Saltur, Secretaria de Turismo do Município de Salvador, é o órgão que gerencia o Carnaval de Salvador e se encarrega desde a disposição dos banheiros químicos ao cadastramento de ambulantes, da definição da fila dos trios elétricos, até a articulação com as forças de segurança e a localização dos postos de saúde.
Para o Carnaval deste ano, o cadastramento dos blocos teve início desde o mês de julho de 2017, após articulação do Conselho do Carnaval. Além disto, a Saltur encaminha todas as informações do cadastramento  para os demais órgãos públicos, municipais e estaduais. Da Coelba à PM, como fazer a iluminação e as disposições de segurança em razão do peso de cada atração, onde e em que horário cada uma vai se apresentar.
No início do ano reúne os órgãos periciadores e licenciadores, depois de montada a Central Única de Vistorias, com o DETRAN, DPT, Bombeiros, Crea, Semop, Vigilância Sanitária, uma rede que, somente dos órgãos da Prefeitura, inclui 99%.
Nos idos de 2000 e 2001, quando era Prefeito Antônio Imbassahy, a Prefeitura firmou parceria com a Faculdade de Arquitetura, oportunidade em que o Diretor daquela unidade da UFBa, arquiteto e carnavalesco
Manoel José Carvalho propôs a criação de uma “arquitetura efêmera” para a grande festa. Quando, então, surgiu o grande conceito da Cidade do Carnaval.
Foram, a partir de então, realizados estudos sobre a densidade dos foliões, pelo que foram também definidas as densidades baixa, média e alta, o que mudou a forma de pensar a festa.
Hoje, o “know-how” do Carnaval da Bahia é motivo de orgulho. Não são poucos os pesquisadores de outros Estados que visitam a gerência da Saltur para recolher informações de como realizar eventos desse porte com segurança. Há poucos dias, esteve em Salvador um técnico da Alemanha que, confrontado com as informações, afirmou que “se a gente fizesse uma festa dessas morreriam não sei quantas pessoas”. 
Apesar de toda a grandiosidade, o Carnaval da Bahia está em transição, pois se está a descobrir algo novo. É que o crescimento das “bandinhas” está sendo aprovado pelo público. A cada dia são muitos os que buscam apoio da SALTUR para novos blocos, o que consiste em que a “História Se Repete”.

IMPACTOS DO CARNAVAL 2018 - MAIS DE R$ 11 BILHÕES SERÃO INJETADOS NA ECONOMIA

Muito aguardado por foliões de todo o Brasil, o Carnaval 2019, aa partir de hoje e até o próximo dia 13, promete ser motivo de felicidade também para o setor turístico. Segundo estimativas do Ministério do Turismo, a festa deverá injetar R$ 11,14 bilhão na economia nacional, resultado de um recorde na movimentação turística. Ainda segundo a Pasta, serão 10,69 milhões de viajantes brasileiros e 400 mil turistas internacionais.
As cidades mais procuradas são Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Recife e Olinda (PE). Juntos, os seis destinos são responsáveis por 65% de toda a movimentação financeira no período: R$ 7,4 bilhões. Dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) mostram que, até o fim do Carnaval, as vendas dos pacotes de viagens aumentarão 15% em relação ao mesmo período de 2017. Além das cidades conhecidas pela folia, Fortaleza, Foz do Iguaçu (PR) e os cruzeiros também estão na lista de destinos “queridinhos” para o Carnaval.
No Rio de Janeiro são estimados 6,5 milhões de foliões sendo 1,5 milhão apenas de turistas que, junto com os moradores, devem movimentar R$ 3,5 bilhões na capital. Os hotéis esperam chegar à marca de 85% de ocupação geral na cidade,
A capital paulista também está entre os principais destinos do Carnaval 2018 e deverá manter os bons resultados de 2017, de acordo com a São Paulo Turismo (SPTuris). As atrações do Sambódromo e do Carnaval de Rua devem movimentar R$ 464 milhões para o turismo da cidade.
Salvador, conhecida por ser uma referência em Carnaval, vai receber 770 mil turistas, sendo 400 mil do interior da Bahia e 300 mil de outros estados. Além dos brasileiros, 70 mil estrangeiros deverão chegar principalmente da Argentina, França, Chile, Alemanha e Uruguai. Durante a festa, a capital baiana deve arrecadar R$ 1,7 bilhão e ocupar 98% dos hotéis em toda a cidade,
Destino que vem despontando no carnaval de rua do Brasil, Belo Horizonte espera ampliar a folia em 2018. A expectativa é registrar um crescimento de 20% no público esperado e também na movimentação financeira, chegando a 3,6 milhões de foliões que deverão deixar R$ 637 milhões na cidade.
Em Pernambuco, o frevo será o responsável por embalar a festa nas ruas dos municípios. O estado espera receber 1,7 milhão de foliões e arrecadar R$ 1,2 bilhão. A ocupação hoteleira também trará números altos para 2018 e chegará a 95%. A capital Recife e sua vizinha Olinda são os principais destinos no estado e figuram entre os maiores carnavais do país.
No Recife, serão 43 polos de animação espalhados pela cidade com mais de duas mil apresentações. Já Olinda vai oferecer um Carnaval bem grande para os foliões. O tema deste ano será “Olinda, terra de gigantes”, e conterá 230 atrações artísticas, 80 cortejos itinerantes, 300 orquestras de frevo, 60 agremiações e 1.500 blocos, troças, maracatus, afoxés, caboclinhos, clubes, dentre outros. 


ESTÁ CHEGANDO A HORA O IMPÉRIO DE MOMO VAI ATÉ QUARTA-FEIRA

ESTÁ CHEGANDO A HORA
O IMPÉRIO DE MOMO VAI ATÉ QUARTA-FEIRA
DESTAQUE PARA OS DESFILES
NO CARNAVAL, O RIO DE JANEIRO TEM GRANDE PROGRAMAÇÃO

O Carnaval do Rio de Janeiro de 2018 começa oficialmente hoje, dia, 9, e termina na terça-feira Gorda, 13 de fevereiro. Não obstante todos acontecimentos de violência por que tem passado, a capital fluminense mais uma vez, segundo tudo indica, continuará promovendo o maior carnaval do Brasil.
A programação é intensa e variada. Os hotéis estão com lotações esgotadas, contrariando as perspectivas de que, por causa das últimas arremetidas dos bandidos, estariam em baixa. Parece que os turists estão confiantes de que os esquemas montados pelas autoridades serão eficientes. Toda área de serviço também está preparada para oferecer o melhor durante a quadras carnavalesca.
Há 4 diferentes desfiles no Sambódromo.
                PROGRAMAÇÃO – Será esta a programação oficial = Escolas de Samba do Grupo Especial – de domingo e segunda-feira, 11 e 12 de fevereiro.  Este é o destaque do carnaval carioca. As duas noites são semelhantes, nas quais as 12 melhores escolas de samba dividem-se entre o domingo e a segunda-feira.
Desfile das Campeãs – No dia 17. Com início às 22h., as 6 primeiras colocadas do Grupo Especial, desfilam com todo seu esplendor mais uma vez, com fogos de artifício e muita felicidade em estar entre as Campeãs.
Escolas de Samba do Grupo Série A (Antigos Grupos de Acesso A e B) – Desfiles hoje e amanhã. Há 14 escolas de samba de grande porte nesse grupo, onde a Campeã desfilará entre as 12 escolas do Grupo Especial no ano seguinte, causando uma disputa bastante interessante.
Escolas de Samba Mirim – Desfile, Terça-feira.
Bailes - Grande variedade de bailes de carnaval  já ocorreram desde o período pré-carnavalesco e continuarão durante o carnaval. O mais badalado é o do Hotel Copacabana Palace,
Festas de Rua – Cinelândia – De hoje a terça-feira de carnaval. Local: Praça Floriano, Cinelândia, Centro.

O CARNAVAL DE SÃO PAULO ESTÁ CADA VEZ MELHOR

                Não se duvide. A capital paulista está mesmo querendo desbancar o Carnaval do Rio de Janeiro como o melhor do mundo. Os paulistas ano a ano vêm promovendo grandes desfiles no Sambodromo e se esbaldando em vários outros pontos da cidade com blocos, bandinhas e tudo que se refere à folia momina.
Neste 2018, então, o “bicho está pegando”, como foi demonstrado no pré-carnaval.  Estarão se apresentando, no Sambódromo do Anhembi, de amanhã até o dia 12, terça-feira, nada menos do que 34 agremiações, entre as quais14 do Grupo Especial.
A abertura dos desfiles será hoje, às 23h15, com o Grupo Especial. No dia 10 de fevereiro (sábado), as escolas do Grupo Especial continuam as suas apresentações a partir das 22h30. Já no dia 11 de fevereiro (domingo) é dia do Grupo de Acesso entrar na avenida. O último dia de desfile será no dia 12 de fevereiro (segunda-feira), com as 12 agremiações do Grupo de Acesso 2.
                BLOCOS – São estes os blocos que animarão o Carnaval de São Paulo:
A Moribunda, Tarado Ni Você, Agrada Gregos, Beat Loko, Jegue Elétrico, Bloco Ritaleena,
Ma-Que-Bloco, Vai Quem Qué, Minhoqueens, Animalia, Domingo Ela Não Vai, Bregsnice, Vou De Táxi, Sunday & Jr, Jegue Elétrico,  Bloco Do Sidney Magal, Filhos de Gil,  Não Serve Mestre, Me lembra que eu Vou,  Love Fest, Bloco Emo, Bloco Lua Vai, Jegue Elétrico,Que Casar Que Nada,Explode Coração, Agora Vai, Sp Beats, Bloco do Comandante, Largadinho – Claudia Leitte, Não Fica Boba, Bloco Rindo À Toa,  Falamansa, Bloco da Diversidade,  Apoglbt/Sp, Bloco Shekere, Bloco Tatuapé, Bloco Vou De Táxi, Orquestra Voadora, Bloco Pé na Jaca e Pipoca Da Rainha – Daniela Mercury.

BELO HORIZONTE
ESCOLAS DE SAMBA DESFILARÃO NA AVENIDA AFONSO PENA


Com samba no pé e garra, as escolas de samba de Belo Horizonte prometem encantar o público na avenida Afonso Pena,  durante o desfile que acontece na terça-feira, 13 de fevereiro, a partir das 19h.
Este ano, os desfiles prometem ser ainda mais bonitos, uma vez que, além do aumento do investimento para as agremiações, a Belotur melhorou na estrutura montada na Avenida, com o objetivo de valorizar ainda mais os desfiles.
Uma das novidades será o aumento no valor da subvenção destinada aos grupos. As escolas de samba do Grupo A recebem R$ 75 mil; as do Grupo B, R$ 37,5 mil; e os blocos caricatos, R$ 37,5 mil. Os valores representam um aumento de 50% em relação ao investimento realizado em 2017.
A estrutura na avenida Afonso Pena também recebeu vários incrementos, como a pintura do asfalto na cor branca, que valoriza as fantasias e adereços, a instalação de um cronômetro visível na avenida, melhorias na estrutura de som e na iluminação do espaço e arquibancadas com mais conforto.
DESFILES – A Ordem dos desfiles é a seguinte: Afoxé Bandarerê, Grêmios Recreativos Escolas de Samba Bem-Te- Vi,  Estrela do Vale,  Cidade Jardim, Acadêmicos de Venda Nova, Imperavi de Ouros e  Canto da Alvorada
 O regulamento de 2018 inova ao prever, desde já, a vigência a partir de 2019 de uma dinâmica de acesso e rebaixamento das escolas entre Grupo A e Grupo B, estimulando uma competição saudável que resulte na qualificação dos desfiles a cada ano. Outro aspecto importante, também previsto no regulamento, é a abertura de espaço para o surgimento de novas escolas de samba e blocos caricatos, um ingrediente com potencial para trazer inovação e renovação para o Carnaval.
Registre-se que os folguedos do Carnaval de BH, desde amanhã, serão intensos em toda a cidade, com a participação de blocos, trios elétricos e tudo que a festa permite de bom.

RECIFE, NO CENTENÁRIO DO FREVO
CARNAVAL DIVERSIFICADO NOS 43 POLOS DA ALEGRIA


A capital de Pernambuco, Recife, se destaca no ciclo carnavalesco pela autenticidade e pluralidade de suas manifestações culturais, que passeiam pelo centenário frevo e seus clubes de Frevo e de Bonecos, Blocos Líricos, Tribos de Índio, Caboclinhos, Escolas de Samba, Afoxés, Ursos, Bois de Carnaval e maracatus de Baque Solto e Virado. Uma festa onde o folião é rei e a rua é do povo, uma confraternização na qual as mais diversas sonoridades são vivenciadas em todas as regiões da cidade. Em 2018, a maior festa popular do estado homenageia dois ícones da folia momesca: Jota Michiles e Nena Queiroga.
Este ano, a Prefeitura do Recife se preparou para, mais uma vez, fazer jus a essa grande festa. Entre os dias 9 e 13 de fevereiro, 43 polos irão espalhar alegria por toda a cidade. Por eles passarão agremiações tradicionais que encantam recifenses e visitantes, além de artistas da terra como Spok, Coral Edgar Moraes, Getúlio Cavalcanti e Flaira Ferro.
Mas a festa teve pressa e as prévias tomaram conta do Recife. Entre os dias 9 de janeiro e até ontem, a cidade teve mais de 2.000 apresentações, com 99% de atrações da cultura pernambucana. Foram investidos R$ 26 milhões no Ciclo Carnavalesco, sendo R$ 7 milhões oriundos de captação de recursos da iniciativa privada.
Envolvidos na folia estão nomes nacionais. No Marco Zero, amanhã, estarão Lenine, Fafá de Belém, Paralamas do Sucesso e Gaby Amarantos. No domingo (11), o samba desembarca na terra do frevo e traz ao palco nomes como Monobloco e Fundo de Quintal. Na segunda (11), o pop e o rock prometem incendiar o bairro do Recife com a presença de Devotos, Natiruts, Skank e Nando Reis. O tradicional encerramento, na terça de Carnaval (13), será comandado pelo orquestrão, que fará a despedida com o melhor do frevo, entoado por Maestro Forró, Almir Rouche, Elba Ramalho e Alceu Valença.
Grandes atrações nacionais também animarão a festa dos polos descentralizados. No dia 11, a partir das 20h, Fafá de Belém levará sua alegria para o Cordeiro. No mesmo dia, Nando Reis se apresenta na Lagoa do Araçá, às 22h20, e Luiza Possi sobe ao palco de Brasília Teimosa, às 20h. O pop do Jota Quest vai embalar o público de Campo Grande, no dia 12, também às 20h. No mesmo dia 12, Antônio Nóbrega se apresenta na Lagoa do Araçá, a partir das 20h, e Gaby Amarantos chega ao Ibura, às 22h40. O Nação Zumbi tem shows marcados nos dias 11 e 12, nos polos de Brasília Teimosa e Várzea, às 22h20 em ambos.
Outros personagens do cenário local também já estão confirmados na festa, como Antônio Nóbrega, Antúlio Madureira, Banda de Pau e Corda, Cascabulho, Café Preto, Cibele do Cavaco, Família Salustiano, Getúlio Cavalcanti, Maestros Duda, Edson Rodrigues, Formiga, e Forró, Mundo Livre, Nação Zumbi, Orquestra Contemporânea de Olinda e César Michiles, entre outros.
DESTAQUES - Este ano, os homenageados são a imperatriz do frevo, Nena Queiroga, e o compositor de diversos clássicos da folia, Jota Michiles.
Maria Consuelo Gama de Queiroga é majestade no Carnaval Recifense. No maior bloco carnavalesco do mundo, quem canta de galo é ela, única mulher que, desde 2005, tem um trio próprio e faz todo o percurso do Galo da Madrugada cantando sem parar.

NA CAPITAL BAIANA
NOS CIRCUITOS, MULTIDÃO ACOMPANHARÁ OS TRIOS ELÉTRICOS


A programação do Carnaval de Salvador 2018 começou no dia 3, com o Fuzuê na Barra. A partir daí houve o Furdunço na Barra, no domingo (04); Pipoco na Barra com Léo Santana, atrações no Circuito Sergio Bezerra e bandinhas de sopro na barra, na quarta (07),. Ontem, houve a Abertura do Carnaval, com Claudia Leitte e Pitbull e Furdunço na Barra (08.02). De  hoje até terça-feira, o último dia do Carnaval,  desenvolve-se a tradicional programação dos blocos nos circuitos e carnaval nos bairros.
Os principais desfiles do Carnaval de Salvador 2018 acontecem nos circuitos Barra Ondina / Dodô e Campo Grande / Osmar.
Outros destaques da folia são os blocos privados, camarotes e o carnaval pipoca. Os blocos privados são uma ótima opção para quem procura uma festa diferente ou com uma atração específica. Já os camarotes são a escolha perfeita para o folião que não abre mão do conforto e de serviços diferenciados, como open bar e open food.
Para quem não pretende ficar no meio da multidão dos principais circuitos da festa, a opção é o carnaval nos bairros, que se seguie o mesmo modelo da última edição, continuará ampliado e com blocos sem cordas.
Outras opções que atraem os foliões são o Carnaval no Pelourinho / Circuito Batatinha, o Furdunço, a Vila Infantil, o Palco do Rock, este indicado para os foliões que gostam de uma música mais alternativa, Palco da Skol e o Beco das Cores Trident.
OS CIRCUITOS DO CARNAVAL – Os principais circuitos do Carnaval de Salvador são o Osmar/Campo Grande, Dodô/Barra Ondina e Batatinha. Mas outros estão acrescidos, aumentando a efervescência da folia na capital baiana. São eles:
Circuito Barra Ondina / Dodô  -   Com uma vista que encanta a todos os foliões, o circuito Dodô/Barra Ondina liga as praias da Barra e Ondina. O trajeto é considerado novo, pois, apareceu após o Campo Grande, marcando o crescimento da folia e a evolução da festa em termos de qualidade e estrutura. É nele que estão os melhores camarotes e as maiores atrações.
      Circuito Campo Grande / Osmar  - A festa no Osmar/Campo Grande é realizada dentro da cidade e passa pela Avenida Sete, Praça Castro Alves e Avenida Carlos Gomes. O encerramento é realizado no Corredor da Vitória. O percurso tem aproximadamente 4 km e 5 horas de duração.
    Circuito Batatinha (Pelourinho) - No Circuito Batatinha a folia acontece nas praças e no famoso Pelourinho. A ideia de festejar o Carnaval no local veio do Projeto Pelourinho Dia e Noite e um dos objetivos do circuito é reviver carnavais passados e apresentar um ambiente mais familiar. Concursos, desfiles, marchinhas e fanfarras são as principais atrações.
Circuito Praça Castro Alves (Contra-fluxo) - Outro circuito é o realizado nas imediações da Praça Castro Alves, no centro de Salvador. Esse percurso é chamado de Contra-fluxo e voltou a fazer parte da folia no último carnaval. A programação no local viabiliza o aumento do tempo de desfile dos blocos que apresentam-se no Circuito Campo Grande.
                Circuito Orlando Tapajós - A mais recente novidade do Carnaval de Salvador é o Circuito Orlando Tapajós, que surgiu como uma retomada aos antigos carnavais sem trios elétricos e com blocos sem cordas. De acordo com a Prefeitura, a ideia é estender a programação oficial e fazer o turismo na cidade ter um fluxo maior, aumentando também a animação da população local. O percurso no Orlando Tapajós segue o itinerário do Barra/Ondina só que no sentido inverso, assim, os desfiles acontecem do Clube Espanhol, na Praia Ondina, até a área do Farol da Barra.
Circuito Mestre Bimba - Quem estiver no bairro Nordeste de Amaralina, poderá aproveitar o Circuito Mestre Bimba. Os desfiles do último carnaval tiveram mais de 40 blocos.
       Circuito Sérgio Bezerra - O Circuito Sérgio Bezerra entrou na programação oficial em 2013 e conta com o desfile do tradicional bloco de sopro e percussão, o Lavagem do Habeas Copos. O percurso da festa segue pela Rua Marques de Leão (Barra), passa pela Rua Miguel Burnier, Rua Airosa Galvão, e ganha, enfim, a Avenida Oceânica, sentido Farol da Barra

VIAJANTES DO MUNDO- DUAS POUSADAS BRASILEIRAS DESTACAM-SE COMO AS MELHORES


A Pousada Casa Campestre, em Gonçalves (MG), e a Pousada Maris Paraty (RJ) foram premiadas com o selo "Travellers' Choice 2018" do TripAdvisor como primeira e terceira colocadas, respectivamente. A lista das melhores pousadas do mundo foi divulgada pelo site de viagens no final de janeiro. Com apenas três chalés e disponível somente para casais, a Casa Campestre, localizada em um bosque de araucárias a 1.500 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, tem a preferência de casais em lua de mel e enamorados. O luxo despretensioso e a proposta romântica são a marca da pousada brasileira número um e considerada a melhor do mundo.
No ambiente moderno e cercado de natureza, com muito charme, conforto e exclusividade, o atendimento é realizado pelos proprietários, Jefferson Renó e Alessandra Vinhas, que fizeram da pousada um projeto de vida. O casal busca sempre proporcionar aos hóspedes uma experiência única, exclusiva e inesquecível com romantismo e elegância nos detalhes em meio ao aconchego da lareira na montanha. A hospedagem fica a 9 km da pacata, charmosa e paradisíaca Gonçalves, que oferece atividades de natureza, aventura e turismo rural como banho de cachoeira, trekking, rapel, passeios em veículos 4x4 e a cavalo pelos picos e montanhas, além de turismo de experiência com visitas à alambiques, ao casario rural centenário e aos produtores orgânicos que oferecem comida da roça.
O Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves, realizado entre outubro e novembro, valoriza tradições e hábitos rurais, como a culinária tipicamente mineira. A cidade ainda conserva manifestações culturais como as festas religiosas, desfiles de carros de boi e apresentações de congadas e moda de viola. É e aproveitar para subir e descer ladeiras descobrindo lojas de artesanato, cafés, bistrôs, ateliês e restaurantes. Tudo isso fica perto de destinos turísticos badalados da Serra da Mantiqueira ente Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo como Monte Verde (26 km) e Campos do Jordão (25 km).
A proposta romântica voltada para casais com uma mescla de luxo despretensioso também é a marca da pousada brasileira colocada no terceiro lugar da lista entre as melhores do mundo. A guesthouse Maris Paraty, na histórica e preservada Paraty (RJ) também conta com apenas três acomodações. Os hóspedes desfrutam de um ambiente privativo de paz e relaxamento, ideal para momentos românticos e de descanso com privacidade e conforto. O café é servido na varanda e o local fica cercado de jardins com flores tropicais, orquídeas e bromélias. O serviço personalizado e profissional fica por conta do casal brasileiro-belga Mari e Pieter.
POUSADA MARIS PARATY - A pousada fica a 10 minutos de caminhada do Centro Histórico de Paraty, que tem suas ruas de pedras, casario colonial colorido e prédios históricos. É uma exclusiva e pequena guesthouse. Com somente 3 acomodações, recebe, no máximo, 8 pessoas, proporcionando assim, um ambiente privativo de paz e relaxamento. Ideal para momentos românticos e de descanso, localiza-se no bairro do Caborê, uma região residencial calma, a 10 minutos a pé do Centro Histórico, por uma agradável caminhada pela beira-rio.
A propriedade é rodeada por generoso jardim tropical com orquídeas e bromélias e área de piscina convidativa. Dedica-se ao bem-estar de seus hóspedes e se orgulha de ter um serviço presente e  personalizado, porém discreto, conferindo máxima privacidade e conforto.
Em 2018, foi eleita pelo Tripadvisor como a segunda melhor Pousada do Brasil, como a segunda melhor Pousada da América do Sul e como a terceira melhor Pousada do mundo.

AEROPORTO DE FORTALEZA - A FRAPORT COM A LICENÇA PARA AMPLIAÇÃO DA PISTA

"Pinto Martins" em obras
Na última terça-feira (6), o governador Camilo Santana entregou ao representantes da Fraport Brasil S/A a licença ambiental de instalação para a ampliação da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional Pinto Martins. A obra de 210 metros de prolongamento dará mais segurança aos novos voos nacionais e internacionais, que farão de Fortaleza um ponto de conexão importante do Brasil e da América do Sul com a Europa e os Estados Unidos. O aumento das áreas de taxiamento das aeronaves também está no projeto.
A licença emitida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) autoriza o início da obra. A validade da licença é de dois anos, podendo ser renovada automaticamente, desde que o interessado protocole o pedido de renovação até 60 dias antes do fim do prazo. De acordo com a autorização, o Pinto Martins está inserido no Remanescente do Bioma Mata Atlântica. Está fora de Unidades de Conservação da Natureza (UC) e fora de terras indígenas e quilombolas demarcadas pela Funai e pelo Incra, respectivamente.
AMPLIAÇÃO - “A pista é uma expansão de capacidade para voos internacionais”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Fraport, Leonardo Xavier. Ainda não há uma data exata para o início da ampliação. “Nós vamos começar a fazer os trabalhos agora, as prospecções, vamos cumprir os prazos sem dúvida alguma”, assegurou. A obra de ampliação da pista correrá em paralelo à obra de reforma da estação de passageiros do aeroporto, que é outro compromisso da Fraport. A licença emitida para a estação está em vigor.
NOVOS VOOS - O aeroporto de Fortaleza opera atualmente com 110 voos por dia. De acordo com o secretário do Turismo, Arialdo Pinho, a partir de junho, a Gol colocará mais 21 voos e a Latam mais 16 voos nacionais diários. “Entre os internacionais, até o dia 6 de novembro, nós vamos completar 43 voos semanais internacionais”, informou o secretário. “A Latam fará Miami, a Gol terá voo para Miami diário, para Orlando diário, a KLM com três voos para Amsterdã e a Air France com três voos para Amsterdã”, adiantou.
A OBRA - Atualmente, o Aeroporto Internacional de Fortaleza possui uma pista de pouso e decolagem (com orientação 13/31), com 2.545 metros de comprimento e 45 metros de largura. As intervenções previstas na Cabeceira 13 correspondem à extensão da pista para um comprimento total de 2.755 metros.
Estão previstas faixas de área pavimentada com as dimensões de 60 x 60 metros para a Cabeceira 13 e de 60 x 45 metros para a Cabeceira 31, que reduzem o efeito erosivo dos jatos de ar da aeronave (jet blast). Antes da nova pavimentação, serão realizadas obras de terraplenagem e de drenagem. A Fraport deverá submeter à prévia análise da Semace qualquer alteração no projeto licenciado e apresentar à Semace, anualmente, o Relatório de Acompanhamento e Monitoramento Ambiental. Empresa fica obriga também a publicar o recebimento da licença, a afixar, no local do empreendimento, placa indicativa do licenciamento, e a comunicar à Semace, no caso de encerramento, desistência ou suspensão das atividades.
A Semace, mediante ação motivada, poderá modificar os condicionantes e as medidas de controle e adequação, suspender ou cancelar esta licença em casos de violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais, omissão ou falsa descrição de informações relevantes que subsidiaram a expedição desta licença, e/ou graves risco ambientais e de saúde. A obra fica sob permanente fiscalização da autarquia.

VISITA DO CÔNSUL BRITÂNICO AO PREFEITO DE FORTALEZA

Um novo encontro está previsto até o mês de abril
Na terça-feira (06/02), o prefeito Roberto Cláudio recebeu a visita do cônsul da Grã-Bretanha no Recife, Graham Tidey. O encontro contou com a participação da secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz; do coordenador das Parcerias Público Privadas da Prefeitura, Rodrigo Nogueira; da secretária da Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas, Patrícia Macêdo; e do procurador-geral do Município, José Leite Jucá.
Durante a reunião, o cônsul britânico apresentou duas propostas para o desenvolvimento de Parcerias Público Privadas na Cidade. A primeira seria trabalhar em conjunto com o London School of Economics, um dos institutos de maior renome no mundo e que tem um curso voltado para a implantação das PPPs. Na segunda ,  ofereceu empréstimo de capital e juros britânicos às empresas interessadas em investir nas áreas de Operações Urbanas Consorciadas (OUCs). 
Até o mês de abril, novo encontro está previsto, dessa vez com a presença do embaixador britânico no Brasil Vijay Rangarajan e possíveis investidores para apresentar as operações disponíveis na Capital e as propostas do Governo Britânico.
No Brasil, Fortaleza é a primeira cidade brasileira a instituir as Operações Urbanas Consorciadas. Por meio do Fortaleza 2040, 15 áreas foram selecionadas para as operações. Seis delas a curto prazo: O Parque Rachel de Queiroz; Praia de Iracema; Parangaba; avenidas Eduardo Girão e Aguanambi; Leste-Oeste e sistema hídrico Maceió-Papicu. “Somos a primeira capital que de fato, estrutura uma consultoria prévia, baseada num conjunto de variáveis. A primeira é estar dentro da expectativa de planejamento da Cidade; a segunda é ter o maior ganho público coletivo possível, e a terceira é que tenha viabilidade econômica efetiva”, explicou o prefeito Roberto Cláudio.
Três OUCs já foram entregues: Riacho Maceió, Jóquei Clube e a da Lagoa do Papicu. Entre os benefícios que esse tipo de parceria público-privada pode trazer estão, por exemplo, revitalização de áreas verdes, lagoas, abertura de avenidas, obras de mobilidade e construção de equipamentos sociais.

COLUNA DO ARNALDO 09/02/2018


IRACEMA MEU AMOR - ALEGRIA DO CARNAVAL EM NOVE POLOS DE FORTALEZA

Desfile de Maracatu
Após três finais de semanas de muita folia no centro da cidade e em vários bairros de Fortaleza, desta sexta-feira até madrugada da 4ª feira de Cinzas, 14, o “bicho vai pegar”. Portanto, está chegando a hora de Momo reinar com intensidade, levando alegria ao povo para esquecer um pouco os desassossegos do dia a dia. 
A Secretaria da Cultura de Fortaleza divulgou na última segunda-feira (05), a programação oficial e o plano operacional do Carnaval de Fortaleza 2018. Com o tema “Iracema Meu Amor”, a festa ocorrerá em nove polos, de sábado a terça-feira, com uma programação que reúne artistas locais e nacionais.
Os foliões poderão aproveitar shows no Aterrinho da Praia de Iracema, Domingos Olímpio, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Passeio Público, Mercado dos Peixes, Mercado Joaquim Távora e Benfica, a grande novidade deste ano. 
A festa no Benfica começará mais cedo, a partir das 9h, com várias atrações em todos os dias. No sábado (10/02), a Praça João Gentil recebe a Banda Pacote de Biscoito, Raízes do Griô, Alexandra Eloi e Luxo da Aldeia. No domingo (11/02), a folia fica por conta da Banda Só Alegria, Vicente Barros, Projeto Brincar de Maracatu, Renato Black e Os Alfazemas. Na segunda-feira (12/02) é a vez da Trupe Realejo, Jord Guedes, La Semilla, As Damas Cortejam, Luxo da Aldeia e Projetos Tambores Ancestrais na Noite Escura. Por fim, o espaço recebe na terça-feira (13/02), a Banda Pacote de Biscoito, Bloco Hospício Cultural, Donaleda, Projeto Brincar de Maracatu e Calé Alencar.
No Aterrinho da Praia de Iracema passarão atrações locais e nacionais. No sábado, sobem ao palco o Bloco Geração Coca Cola, o Bloco das Travestidas e, fechando a noite, a cantora baiana Margareth Menezes. 
No domingo, a folia ficará por conta do grupo Las Tropicanas, Bloco Luxo da Aldeia e da cantora paraibana Elba Ramalho, com participação do cantor Chico Pessoa. Na segunda-feira (12/02), as atrações são locais, com a apresentação da banda Os Transacionais, do Bloco Os Alfazemas e Bloco Vai Gonzagão. Fechando a festa, na terça-feira, Fortaleza receberá a Banda Patrulha, o cantor pernambucano Johnny Hooker e muito samba com Jorge Aragão. 
A expectativa é que 150 mil turistas cheguem nos 22 voos extras previstos durante o carnaval de Fortaleza. A taxa de ocupação hoteleira é superior a 84%. 
ESQUEMA DE APOIO - A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), disciplinará o trânsito nos principais polos que sediarão a folia na Cidade. 
Transporte - Para facilitar o transporte nos dias de Carnaval, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reserva 20 veículos para a área do Aterrinho. Já para a Av. Domingos Olímpio, a frota será reforçada em 16 veículos reservas durante os quatro dias de folia. A região da Praia de Iracema contará com 25 linhas; a Av Domingos Olímpio com 63 linhas que atendem a região, portanto, os foliões devem utilizar as linhas de ônibus regulares, já que, por meio da integração física e tarifária, é possível se deslocar de qualquer ponto da cidade para os pólos carnavalescos.
Guarda Municipal - A Guarda Municipal atuará no Carnaval de Fortaleza deste ano, com 488 agentes. De acordo com o plano operacional, uma média de 50 guardas prestarão serviços distribuídos nos dez principais pontos, durante os quatro dias da folia. Destaque para maiores contingentes em locais tradicionais, como Avenida Domingos Olímpio, Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões e Mocinha.
Polícia Militar - A Polícia Militar disponibilizou 2.500 homens para trabalhar nos nove pólos carnavalescos. Somente no aterro da Praia de Iracema, 50 policiais extras farão a segurança dos moradores e turistas. 
Postos Médicos Avançados/SAMU - A Secretaria Municipal da Saúde tem intslado, no período do Carnaval, dois Postos Médicos Avançados, localizados na Avenida Domingos Olímpio e Aterrinho da Praia de Iracema, com salas de observação, de procedimentos e estabilização. 
IST/Aids -A Secretaria Municipal da Saúde promoverá durante o Carnaval diversas ações educativas de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, com a distribuição de preservativos e material informativo. Profissionais da SMS abordarão os foliões, orientando-os para os cuidados com as IST e a prática do sexo seguro. As ações acontecerão na Rodoviária Engenheiro João Tomé, na Avenida Domingos Olímpio e no Aterrinho da Praia de Iracema. 
Direitos de crianças e adolescentes - Durante o Ciclo Carnavalesco, a Fundação da Criança e da Família Cidadã  promove ações de enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes nos polos da Cidade. As intervenções ocorrem de forma articulada com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) com apoio dos programas Ponte de Encontro, Rede Aquarela e Adolescente Cidadão.

FESTAS NO INTERIOR DO CEARÁ - ARACATI QUER PROMOVER NOVAMENTE O MAIOR CARNAVAL

Aracati -CE
Aracati, na Costa Sol Nascente do Estado, está vivendo momentos de intensa movimentação e alegria com a chegada do Carnaval, A cidade quer repetir os feitos passados na promoção do maior carnaval do interior do Estado. 
A tradição do carnaval de Aracati vem de muitos anos,  com a chegada do Zé Pereira,  um bloco que animava o povão para a abertura do evento. Os blocos  desfilavam pela principal rua da cidade Rua Cel. Alexanzito e eram destaque foliões como Chico de Janes, Dora, Geraldo Cirino, Barra de Aço, Mestre Hermes, Antônio Nogueira Ponciano. Os pioneiros deixaram o legado que é hoje mantido pelo atuais foliões
Hoje, dominam o Carnaval aracatiense o mela-mela e os trios elétricos indo e voltando na Avenida Coronel Pompeu. Pela manhã , os foliões curtem o carnaval na praia de Majorlânida, onde é armado um palco para as bandas tocarem.
Grandes nomes do cenário artístiuco nacional animarão a festa, dentre eles Luan Santana, É o Tchan, Márcia Freire (ex-vocalista do Cheiro de Amor), Solteirões do Forró, Solange Almeida, Gabriel Diniz, Sergio Loroza e MC Livinho.
Também os milhares de foliões vão desfrutar de uma mega estrutura de trios elétricos no corredor da folia, no centro histórico da cidade, palco na Praia de Majorlândia.  Atrações culturais estarão na Rua Grande.  m esquema de segurança privada que reforçará o policiamento da Polícia Militar e da Guarda Municipal, e equipe de prontidão para socorro médico.
BLOCOS -  De amanhã até terça-feira, 13, sempre a partir das 18h, rolará o tradicional desfile dos blocos culturais   Abre Alas, Aliamados, Baianinhos do A e B, Bonecos da Vila, Bumba Meu Boi, Caveira, Ciganos da Praia, Eternos Foliões, Índios, Mukeka de Canoa, Universo Negro e Zé Pereira.
PARACURU - A praia de Paracuru, distante 84 km de Fortaleza, é uma das mais procuradas do Estado.   Principalmente durante o período do Carnaval, pois consolidou seu nome em anos anteriores, quando chegou a ser considerada a campeã, pela movimentação nas ruas, praças e os bailes que oferecia. Este ano, Paracurú deseja reviver os tempos áureos, 
Para o período carnavalesco, a Prefeitura anunciou que as festas serão animadas pelas Banda Zanzar, Bonde Elétrico, Sambeleza, Dellano Santos & Banda, Banda Versátil, Banda Matéria Prima e Banda Zanzibar.  
CARNAVAL DA TAÍBA -  O Carnaval na Praia da Taíba, distrito de São Gonçalo, será diferente este ano. Os foliões mais uma vez extravazarão suas alegrias durante os três dias, principalmente na praça principal e no Mirante.
MUITOS FORA - Outros municípios do Ceará também promoverão festas na quadra carnavalesca. Um fato, porém, deve ser registrado.
Dos 184 municípios do estado pouco mais de vinte promovem festas, em razão da difícil situação econômica.

FESTIVAL JAZZ & BLUES - NO CARNAVAL, EM GUARAMIRANGA - NA RESSACA, EM FORTALEZA

Hermeto Pascoal
Mais uma vez, quem não curte as músicas da folia terá boa oportunidade de ouvir música de qualidade. Durante o Carnaval 2018, o Festival Jazz & Blues é a opção para quem for a Guaramiranga, no Maciço de Baturité. Palco da música instrumental, o festival passeia por muitos ritmos partindo do Jazz & Blues (choro, forró, valsa, mambo) no desafio de trazer uma música do Brasil e universal, como diria o grande instrumentista Hermeto Pascoal.
Nesta 19ª edição, o já consagrado Festival, uma realização do Ministério da Cultura e Via de Comunicação, oferecerá mais um ano de símbolos do prazeroso mundo do Jazz numa programação tão eclética quanto seu tema.
Em Guaramiranga, de sábado e até o úlimo dia do Carnaval, 13, o palco será na cidade Jazz & Blues, estrutura que erguida na rua principal da cidade a 600 metros da Praça do Teatro Rachel de Queiroz. Lá acontecerão espetáculos, ensaios abertos, Jam Sessions e muito mais em termos de música selecionada. Em Fortaleza, nos dias 15 e 16, o Cineteatro São Luiz, o Centro Cultural Banco do Nordeste e o Theatro José de Alencar serão palcos dos espetáculos que descem a serra logo após a quarta-feira de cinzas.
No primeiro dia de Festival, a grande referência moderna em acordeon, Waldonys,  se apresenta, na companhia do Sexteto de Jazz da Big Band Unifor. Mantido pela Universidade de Fortaleza e regido pelo maestro Robson Lima, o grupo vai recriar os arranjos metais com a musicalidade de Waldonys.
No domingo, 11, o bandolim entra em pauta na homenagem a José Felipe da Silva, o Macaúba, um verdadeiro mestre da cultura cearense que, em 65 anos de carreira, influenciou diferentes gerações com seu som peculiar. No dia seguinte (e repete a dose em Fortaleza no dia 15), o grande Dori Caymmi traz seu último lançamento “Voz de Mágoa” – título referência à voz carregada de seu pai, Dorival. Ainda no dia 12, Filó Machado, aclamado violonista do país, apresenta-se com seu neto Felipe Machado e o pianista Fabio Leandro.
O “Blues for Africa” será apresentado no Festival com a participação especial de Felipe Catto, convidado pelo compositor, pianista e cantor Adriano Grineberg, nos dias 13 (Guara) e 16 (Fortaleza). Ainda são muitos os artistas e shows aguardados,, bem como  atividades infantis, bate-papos e workshops. 

FOLIA NOS MERCADOS, NO PASSEIO PÚBLICO E POLO DA MOCINHA

Folia no Passeio Publico
A programação do Mercado dos Pinhões conta com a apresentação do bloco As Damas Cortejam, no sábado; Coletivo Fertinha, no domingo;  cantor Renato Black, na segunda; e Banda Dubaile, na terça-feira, sempre de 16h às 19h. O polo da Mocinha receberá em todos os dias do Carnaval o Bloco Num Ispaia Sinão Ienche, das 18h às 22h, enquanto que a tradicional festa momina do Mercado da Aerolândia conta com a apresentação de Tarcísio Sardinha e Banda, das 17h às 20h. “O Carnaval de Fortaleza é uma realidade consolidada. Ninguém precisa sair da sua cidade para outra folia. Aqui tem tudo”, disse o cantor Renato Black, uma das atrações.
No Passeio Público tem festa para a criançada em todos os dias do Carnaval, com Banda Só Alegria no sábado (10/02) e na terça-feira (13/02); Trupe Realejo, no domingo (11/02); e Banda Pacote de Biscoito, na segunda-feira (12/02), a partir de 9h. As tradicionais marchinhas de Carnaval também fazem parte da programação do Ciclo Carnavalesco 2018. O Mercado Joaquim Távora receberá em todos os dias de festa, a Charanga Frevo Folia, enquanto o Mercado dos Peixes contará com a apresentação da Charanga Os Foliões da Serra. Ambas as festas acontecem de 17h às 19h.

VISITE CEARÁ NEWS 09/02/2018


ERNANITUR - O RECEPTIVO DO CEARÁ


MAREIRO HOTEL


CARNAVAL NO CATUSSABA


ROTA DO SOL SEMANAL 09/02/2018 ISSUU