Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de março de 2015

CALEIDOSCÓPIO - IMPERDOÁVEL IMPREVIDÊNCIA

Na semana que passou, precisamente no dia 20 de março, Fortaleza foi brindada com a estada, por cerca de oito horas, do navio MSC Preziosa, que, conforme se anunciou, trazia cerca de quatro mil turistas para encerramento da excursão na cidade de 2,6 milhões de habitantes. Momento de euforia para a cidade se mostrar receptiva e agradável aos olhos dos visitantes e aos comerciantes do Mercado Central, da Monsenhor Tabosa e de outros locais se alegrarem pela venda das excelentes ofertas do nosso melhor  artesanato. Infelizmente, a cidade não se mostrou preparada para receber tantos visitantes ávidos de conhecer o que de melhor temos. Os transtornos começaram logo após o desembarque destes milhares de turistas. Primeiro, o Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe, em cujas obras Governo Federal investiu cerca de quaro milhões de reais, não estava para receber adequadamente tanta gente. Logo em seguida, reclamação unânime dos visitantes, em extensas filas, uma vez que não havia transportes para se deslocarem até os principais pontos turísticos e de comercio regional. Imperdoável imprevidência que nos custou reclamações sem fim, muitos dos turistas até dizendo, com a raiva do momento, que Fortaleza estava fora dos seus planos de viagem. Isto significa concluir-se que não adianta dotar-se a Capital de razoável estrutura caso não se trate dos menores pormenores no momento de receber os visitantes. A boa recepção é indispensável. Custava haver no Porto taxis e ônibus confortáveis, pagos, numa linha regular até o Centro,  durante as oito horas em que os passageiros do MSC Preziosa aqui estiveram?  Some-se ao fato outros graves senões que Fortaleza apresenta principalmente de limpeza pública e segurança, os quais os turistas  certamente viram e criticaram. O povo diz sabiamente que por causa de um grito se perde a boiada...
JÁ É UM BOM COMEÇO - A Prefeitura de Fortaleza, em relação ao  que comentamos acima, por intermédio de sua assessoria de comunicação, está distribuindo a seguinte informação:  “23/03/2015 | Turismo | Setfor. Durante reunião, ficou acertado que pelo menos 300 táxis devem operar no Porto, dia 30 de março, quando mais um navio de turismo atracar no terminal de passageiros.# Pelo menos 300 táxis devem operar no Porto do Mucuripe no próximo dia 30 de março, quando mais um navio de turismo vai atracar no terminal de passageiros. A decisão foi estabelecida após uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (23/03), entre o titular da Secretaria de Turismo, Elpídio Nogueira, o diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará, Mário Lima, o presidente do Sinditáxi, Vicente de Paula, o coronel Alan Kardec, do BPTur, e representantes das operadoras de viagem.# O objetivo do encontro foi discutir medidas para melhorar o desembarque de passageiros dos cruzeiros, já que alguns deles reclamaram do tempo de espera por táxis. Elpídio ressaltou que já no próximo desembarque o problema estará resolvido. “Já está tudo sendo ajustado para o próximo desembarque. A reunião foi bastante proveitosa, e um acordo está sendo fechado com a categoria (taxistas). Temos ainda a intenção de colocar micro-ônibus à disposição dos turistas”, explicou.# O próximo navio a atracar será o MSC LIRICA, que deve atracar no início da manhã do dia 30, com mais de dois mil passageiros a bordo. Esse será o sexto navio de passageiros a atracar em Fortaleza este ano. A previsão é que o navio permaneça em terra até às 17 horas do mesmo dia. Até o final de 2015, a previsão é de que a capital cearense receba pelo menos 10 navios, com um total de 15.941 passageiros.# A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo, vai recepcionar os turistas com informações, mapas, brindes e atendimento bilíngue”. Dizemos nós que as providências anunciadas pela Setfor da Prefeitura de Fortaleza são um bom começo. Agora, é preparar a cidade para superar entraves que injustificavelmente ainda perduram, como , lixo e segurança pública. Os fortalezenses e os turistas muito agradecerão.

COMEMORAÇÕES FESTIVAS PELA LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS DATA MAGNA DO CEARÁ

Quarta-feira,  25, feriado estadual, foi comemorada a libertação dos escravos no Ceará. A data festiv foi instituída por lei publicada no Diário Oficial do Estado em dezembro de 2011. Celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará, a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 25 de março de 1884 - quatro anos antes da abolição da escravatura em todo o Brasil.
As referências ao tema, no Estado, começam com o próprio Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado. Inaugurado em julho de 1970, o Palácio sediou a administração estadual até 1986. Uma história retomada em março de 2011, com a reinauguração do palácio como sede da administração estadual.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado e um dos maiores complexos culturais e artísticos de todo o Brasil, também prestou homenagem, em seu nome, a um dos maiores personagens envolvidos na luta contra a escravidão no Ceará: Francisco José do Nascimento, também conhecido como Chico da Matilde e como o Dragão do Mar, pescador que lutou contra o tráfico de escravos no Ceará.
Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, nasceu em Canoa Quebrada, Aracati, Ceará, em 1839, e faleceu em Fortaleza, em 1914. Foi nomeado prático da Capitania dos Portos, em 1874. Conviveu com o drama do tráfico negreiro e envolveu-se diretamente na luta pelo abolicionismo. Uma de suas atitudes heroicas foi o fechamento do Porto de Fortaleza, impedindo o embarque de escravos para outras províncias. Em 1882, sob sua liderança, os jangadeiros cearenses abriram as velas de suas embarcações, na recepção do famoso abolicionista José do Patrocínio. O Dragão do Mar ajudou na libertação de escravos na então província do Ceará, em 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no país.
"No porto do Ceará não se embarcam mais escravos" é a frase atribuída ao Dragão do Mar que se notabilizou para a história. O jangadeiro também é homenageado em uma estátua localizada no piso térreo do Centro Dragão do Mar. Diariamente centenas de cearenses e de turistas se aproximam para registrar uma foto com a estátua, conhecendo também um pouco mais sobre a história de Chico da Matilde.
FESTIVIDADES - Na quarta-feira, 25, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura esteve com seus cinemas e museus abertos. O Memorial da Cultura Cearense ofereceu, com entrada franca, visitação à exposição "Vaqueiros", percorrendo o universo desse personagem cearense a partir da ocupação do território do Estado pela pecuária até a atualidade. A exposição inclui cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h.
Também na quarta-feira, 25, opção cultural para cearenses e turistas foram as visitas guiadas ao Theatro José de Alencar. No dia de celebração pela Data Magna do Ceará, as visitas aconteceram às 14h, 15h, 16h e 17h.  Foi uma forma de conhecer mais sobre a história e o presente do teatro-monumento nacionalmente reconhecido, compartilhando conhecimentos sobre arquitetura, patrimônio, arte e cultura. Ingressos.
ESTAÇÃO CHICO DA MATILDE - O jangadeiro que se recusou a transportar escravos também  é homenageado pela Coordenação dos Pontos de Cultura, setor da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O terceiro andar do prédio do Cine São Luiz, na Praça do Ferreira, ícone da tradição e do cotidiano de Fortaleza, é o espaço onde se localizam a Coordenação e a sala que a Secult disponibiliza aos Pontos de Cultura, incluindo apoio técnico especializado.
O espaço leva o nome de Estação Chico da Matilde e está disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 
O Museu do Ceará, também um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado, dispõe, em sua exposição permanente, de diversas peças alusivas à libertação dos escravos em nosso Estado e à luta do movimento negro ao longo da história.
REDENÇÃO - No dia 25, a cidade de Redenção, localizada a apenas 1h30m de Fortaleza, também engalanou-se, festejando a data que pôs fim à escravidão em nosso Estado.  A cidade foi a primeira província no Brasil a decretar oficialmente o fim da escravidão.. Logo na entrada da cidade é possível ver o monumento da Negra Nua, construído na metade do século passado. Além  disso museus, casas da época do Brasil Colônia, pelourinhos, engenhos de cana-de-açúcar, senzala e a Serra do Cruzeiro do Monte das Graças, com sua escadaria de 700 degraus, são outros símbolos da cidade.

PRAIA DE IRACEMA - O LARGO DOS TREMEMBÉS EM FASE DE CONCLUSÃO

A construção do Largo dos Tremembés, que faz parte do Projeto de Requalificação da Praia de Iracema, que inclui 12 intervenções no bairro, está próxima de ser entregue à população.   A nova praça, localizada próximo ao Estoril, está com 90% das obras concluídas e será entregue ainda este semestre.
Mesmo antes da conclusão,  o paisagismo e arquitetura do equipamento já podem ser conferidos pelos frequentadores da área, pois os tapumes e placas de sinalização, que cercavam a obra, foram retirados para o término dos serviços. Com investimentos na ordem de aproximadamente R$ 300 mil, o local está recebendo uma nova iluminação, paisagismo, bancos, acessibilidade, piso podotátil e caramachão. 
O espaço público possui uma extensão de cerca de mil e quinhentos metros quadrados e beneficia aproximadamente três mil moradores do bairro, além dos visitantes deste importante ponto turístico de Fortaleza. De acordo com o titular da Secretaria Regional II, Cláudio Nelson Brandão, "esta praça irá trazer mais conforte e segurança para os freqüentadores da área, porém os moradores e esportistas precisam auxiliar o poder público na manutenção do espaço, utilizando de forma correta e saudável os equipamentos públicos",

JERICOACOARA E FORTALEZA ENTRE OS MELHORES DESTINOS DO BRASIL

Lagoa do Paraíso - Jeri - CE
As cidades vencedoras do prêmio Travelers' Choice Destinos 2015 foram anunciadas, pela TripAdvisor.  Em sua sétima edição, a premiação reconhece cerca de 470 destinos em 40 países. Gramado, no Rio Grande do Sul, foi eleita como o melhor destino do Brasil. O país também possui 10 representantes no ranking das 25 melhores cidades turísticas da América do Sul.  Marrakesh, no Marrocos, está no topo da lista dos principais destinos do planeta de acordo com as milhões de avaliações de viajantes no TripAdvisor. Entre os melhores destinos do Brasil estão Jericoacoara e Fortaleza. 
As cidades vencedoras são determinadas por meio de um algoritmo que leva em consideração a quantidade e a qualidade das avaliações de hotéis, atrações e restaurantes localizadas no destino, reunidas ao longo de um período de 12 meses.
"Esses destinos foram escolhidos por nossa própria comunidade de viajantes e são ricos em diversos aspectos, como história, cultura, beleza e também oferecem vistas e cenários magníficos", afirma Barbara Messing, diretora de marketing do TripAdvisor no Brasil. "Para ajudar os turistas a descobrir e aproveitar ainda mais essas cidades, selecionamos opções de hotéis que podem ser reservados por um ótimo preço no próprio TripAdvisor além de bons lugares para comer e se divertir."
São estes os melhores destinos  avaliados no mundo e no Brasil,  conforme a edição 2015 do TripAdvisor Travelers' Choice 2015: 
No Mundo - 1.Marrakesh, Marrocos; 2.Siem Reap, Camboja; 3.Istambul, Turquia; 4.Hanói, Vietnã; 5.Praga, Rep. Tcheca;6. Londres, Inglaterra; 7.Roma, Itália; 8. Buenos Aires, Argentina; 9. Paris, França; e 10. Cidade do Cabo, África do Sul.
NO BRASIL - 1. Gramado, Rio Grande do Sul; 2.Rio de Janeiro, Rio de Janeiro; 3.São Paulo, São Paulo; 4.Florianópolis, Santa Catarina; 5.Foz do Iguaçu, Paraná; 6.Salvador, Bahia; 7.      Jericoacoara, Ceará; 8.      Ipojuca, Pernambuco; 9.      Curitiba, Paraná; e 10.  Fortaleza, Ceará.
Para os que estão se preparando para uma viagem para algum desses destinos, o TripAdvisor pode ser uma ferramenta de planejamento e reserva útil já que compara preços de hotéis em centenas de outros sites para encontrar o melhor valor. O TripAdvisor também apresenta informações completas sobre mais de 147 mil destinos em todo o mundo, incluindo descrições, guias de viagem, fotos e avaliações de atrações e restaurantes de cada cidade.

FÓRUM PANROTAS TENDÊNCIAS DO TURISMO

WTC São Paulo
Começou na segunda-feira, 23, e terminou no dia seguinte, no Golden Hall do WTC Events Center - WTC São Paulo,  a 13ª edição do Fórum PANROTAS, um dos importantes fóruns de debates do turismo no Brasil. O evento contou com a presença dos mais representativos profissionais do setor turístico e correlatos do Brasil e do mundo.
Com mais 1.100 inscritos, o Fórum apresentou temas essenciais para o setor, como o impacto das alterações de liderança de grandes empresas de turismo do Brasil e as últimas aquisições do mercado. Ainda mais, foram debatidos novos modelos de negócios, marketing, comunicação, empreendedorismo e os desafios da comercialização de viagens on-line e off-line.
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou dos trabalhos no primeiro dia do evento.  Inaugurando um novo formato de debates com o setor público, o ministro foi entrevistado pela Secretaria de Turismo de Alagoas e ex-presidente da Embratur, Jeanine Pires, ocasião em que houve abordagens sobre as perspectivas para o setor e as políticas do MTur para 2015, para uma plateia que reuniu dirigentes de segmentos como aviação, hotelaria, agências e operadoras de viagens, cruzeiros marítimos, entre outros.

PLATAFORMA - O ministro Vinicius Lages, anunciou que a Pasta irá financiar uma plataforma digital para promover o Brasil, tanto para estrangeiros como para brasileiros. A ideia é reunir, em um só ambiente, todas as experiências e serviços que o país dispõe e oferecer a turistas imagens e informações a respeito dos destinos.

COM ANIVERSÁRIO DAS CAPITAIS, O SUL ESTÁ EM FESTAS

Ponte Hercílio Luz
Sem dúvida, com justificadas razões, esta foi uma semana das mais festivas para as três capitais do Sul do País. No dia 23 , moradores e visitantes de Florianópolis, especialmente daqueles gostam de aventura e lazer,  com pompa celebraram os 289 anos da capital catarinense.  O corte do bolo de aniversário da cidade aconteceu às 11 horas,  no Parque de Coqueiros. E os parabéns foram cantados no Parque Ecológico do Córrego Grande.
Com mais de cem praias, a Ilha da Magia é o quarto destino brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros. Um dos destaques do sul da ilha, Morro das Pedras tem mais de 2 Km de extensão e suas ondas são propícias para a prática do surf. São quase incontáveis os locais de  Florianópolis que são atrações gerais. Entre tantas, destaque para o  Palácio Cruz e Souza, patrimônio histórico estadual; o Forte Santana, construído em meados de 1761; e o grande cartão postal que a Ponte Hercílio luz, que liga a Ilha da Magia ao continente.
Monumento aos Açorianos em Porto alegre
PORTO ALEGRE, 243 ANOS - A gaúcha Porto Alegre está com mais de uma semana de comemorações, com shows, peças teatrais, campeonatos esportivos, lançamentos de livros e descontos em passeios turísticos tudo por conta dos seus 243 anos de fundação, completados ontem, 26.  Para celebrar  o grato acontecimento,  a prefeitura organizou uma extensa programação cultural, que se desenvolve desde o último dia 21, com término marcado para domingo, 29.  
As extensas atividades festivas  envolvem shows musicais,  homenagens aos músicos Lupicínio Rodrigues e Túlio Piva, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano,  a Orquestra Villa-Lobos, a  cantora Gal Costa, o cantor sertanejo Cristiano Araújo e a cantora de MPB Ana Carolina.  A programação também conta com duas Viradas Culturais - 24 Horas, a última no domingo, 29,  com mostras cinematográficas, feira de troca de livros, meditação ao ar livre, shows, exposições, oficinas, apresentações de dança e peças teatrais. Por fim, haverá a premiação Cidade de Porto Alegre, que homenageia pessoas ou entidades que tenham se distinguido por relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento da cidade. 
Museu Niemeyer em Curitiba
DOMINGO É O DIA DE CURITIBA – A outra capital sulista que está em festa é Curitiba.  A cidade verde vai comemora no domingo, 29, seu 322º aniversário. Visitantes e moradores curitibanos poderão participar, gratuitamente, de uma extensa programação de shows, eventos culturais e esportivos, que se estendem por todo o mês. A cidade ganha uma nova área de preservação, a do Bugio, maior reserva de araucárias da cidade, com quase 800 hectares. Será mais uma área verde além dos 25 parques, como o Barigui, o Tanguá e o Tingui.
A novidade para quem visita a cidade pela primeira vez são os táxis elétricos, ainda em fase de testes, que em breve passam a integrar a frota tradicional. A rodoferroviária já está conectada por uma rede de internet sem fio gratuita aos visitantes, turistas e moradores. E a boa mesa ganhou um reforço, com produtos na nova feira no sítio Cercado, que agora oferece frutas, verduras e legumes por um preço fixo.
Faz parte do melhor roteiro turístico de Curitiba uma visita ao Jardim Botânico, à Ópera de Arame, à Torre Panorâmica e o Bosque do Alemão. (Com o MTur).

OUTONO É NA ROTA ROMÂNTICA

José Mello D'Avila
Editor de Turismo
Esta estação do ano, outono, é a que mais combina com a programação cultural , gastronômica e de lazer da Rota Romântica, na Serra Gaúcha. O convite para visitá-la está feito. Aproveite!
Quando o colorido das flores começa a se misturar com os tons terrosos das folhas das árvores, um novo espetáculo de cores inicia na Rota Romântica. É o outono chegando para deixar o roteiro ainda mais romântico e proporcionar a cada curva uma nova emoção.
Localizada entre a planície do Vale dos Sinos e o planalto da Serra Gaúcha, a Rota Romântica é composta por cidades com uma charmosa arquitetura alemã, ruas e jardins sempre floridos, paisagens encantadoras, culinária farta, rede hoteleira aconchegante e rodeada por plátanos, árvore símbolo do roteiro e que proporciona um colorido especial nesta época.
Mas a partir de agora, todos os caminhos que levam às cidades da Rota Romântica serão ainda mais encantadores. As estradas, emolduradas por plátanos, agora estarão recheadas de folhas amareladas, alaranjadas e avermelhadas formando tapetes coloridos que proporcionam verdadeiros espetáculos a cada passar de carro ou com o vento frio que começa a soprar, anunciando a chegada do inverno.
As 14 cidades que compõem o roteiro, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula, preparam eventos e atrações especiais visando proporcionar aos visitantes momentos únicos e apaixonantes.
A rede hoteleira equipada com lareiras e os restaurantes com cardápios especiais para o frio estão prontos para o início da temporada de frio.
Os atrativos turísticos, sempre vistosos, começam a receber centenas e milhares de turistas que buscam as agradáveis sensações e experiências do friozinho do outono e, logo mais, do inverno.
Informações sobre eventos, rede hoteleira e gastronômica podem ser obtidas no site www.rotaromantica.com.br ou no facebook.com/rotaromantica.rs.(Fonte: Jorn. Vanessa Birk)
 jcmellodavila@cszonasul.com.br

PRÊMIO PANORAMA DO TURISMO: DEFINIDOS OS FINALISTAS

Encerrada a votação pela internet, já estão definidos os finalistas do Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2014. Os vencedores de cada uma das 16 categorias em disputa, contudo, somente serão anunciados no próximo dia 31, em jantar de gala em Curitiba, no Buffet Ilha do Mehl.
Realização do Instituto Panorama do Turismo e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, através da sua Câmara Empresarial de Turismo, a premiação objetiva identificar e valorizar profissionais em evidência na atividade turística. 
Entre os destaques de 2014, concorrem ao prêmio, por categoria e ordem alfabética: Meio de Hospedagem: Daniel Wagner (Hotel Planalto), Nilson Bernal (Four Points by Sheraton Curitiba Hotel) e Sílvio Rossi (Bourbon Convention Curitiba Hotel); Estabelecimento Gastronômico: Beto Madalosso (Forneria Copacabana), Carlos Madalosso (Restaurante Madalosso) e Francisco Urban (Restaurante Bar do Victor); Agência de Receptivo: Adonai Arruda Filho (Serra Verde Express), Bibiana Antoniacomi (Special Paraná) e Márcio Miranda (Cooptur); Agência de Emissivo Nacional: Adonai Arruda Filho (BWT Operadora), Eraldo Palmerini (Grupo BRT) e Roberto dos Santos Silva (Orinter); Agência de Emissivo Internacional: Eraldo Palmerini (Grupo BRT), Idalina Gonçalves (MG Travel) e Roberto dos Santos Silva (Orinter); Instituição de Formação e Pesquisa em Turismo: José Manoel Gandara (UFPR), Luiz Fernando de Souza (UEPG) e Raquel Panke Apolo (PUC-PR); Empresa de Eventos: Carlos Eduardo Jung (Diretriz Feiras e Eventos), Júlio Urban (Idealiza Eventos) e Marina Nessi (Casa Cor); Espaço de Eventos: Alceu Vezozzo Filho (Bourbon Convention & SPA Resort), Marcelo Franco (Expo Unimed) e Marcelo Lupion (Castelo do Batel) Companhia Aérea Nacional: Aroldo Serápio (Avianca Brasil), Cláudio Isolani (TAM) e Jonas Maciel (Azul); Companhia Aérea Internacional: Cláudio Isolani (TAM e Lan Chile), Julia Yamanishi (American Airlines) e Pedro Janot (Azul); Transportadora Turística Terrestre: Ênio Murilo Dal Negro (Ônibus executivo do aeroporto), Kátia Ito (Expresso Nordeste) e Michelle Nasser Daher (Fretam); Ente Turístico: Aldo Cesar Carvalho (Sebrae-PR), Dario Paixão (Curitiba Convention & Visitors Bureau) e Douglas Costa (Adetur Campos Gerais), Associativismo Regional: Adalto Mendes Luders (Adetur Litoral), Henrique Lenz Cesar Filho (ABIH-PR) e Roberto Bacovis (Abav-PR); Divulgação Turística: Carol Moreno (Mochilão Trip), Edson Luís Militão (Agente Urgente) e Rhamonn Cottar (Revista PG Turismo); Turismo Cultural: Dick de Geus (Parque Histórico de Carambeí), Márcio Assad (Tropeirismo | Lapa) e Rui Hara (Clube Nikkei de Curitiba); Top Tur: Aldo Cesar Carvalho (Sebrae-PR), Antonio Azevedo (Abav Nacional) e Nádia Terumi Joboji (Sebrae-PR).
Cada vencedor de categoria receberá um expressivo troféu criado pelo artista plástico Luiz Gagliastri.
O prêmio, este ano, conta com o patrocínio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e da Gestou Brasil.

DICAS PARA UMA VIAGEM TRANQUILA - INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA OS QUE VIAJAM DE AVIÃO

O avião é o meio de transporte que mais cresce na preferência dos turistas, de acordo com estudos do Ministério do Turismo. Ele é responsável pelos deslocamentos de mais da metade (60,4%) dos brasileiros que deseja viajar pelo país. O número de desembarques também revela esse escalada: no ano passado, os aeroportos brasileiros registraram 94,6 milhões de desembarques. Em 2004 foram 36,5 milhões. Apenas de brasileiros.
Para atender especialmente a esses novos consumidores, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) lançou uma publicação eletrônica Voar Melhor – Guia do Passageiro com dicas sobre como economizar na compra da passagem, como não errar na documentação e como embarcar na gravidez, com crianças de colo ou em caso de alguma deficiência. O guia também traz telefones úteis para momentos de emergência. A publicação ainda disponível gratuitamente na Apple Store. Confira algumas dicas para fazer uma viagem tranquila:
NA HORA DE COMPRAR A PASSAGEM:
- Para economizar, compre a passagem com antecedência e, se possível, dê preferência aos períodos de baixa temporada
- A diferença entre escala e conexão: nos voos com escala o avião faz paradas em uma ou mais cidades, mas você só sai do avião quando chegar ao seu destino. Já no voo de conexão, o passageiro precisa trocar de avião em um aeroporto intermediário.
- As passagens são intransferíveis. Por isso, é necessário preencher com cuidado o nome do passageiro.
- As regras para gestantes não são padronizadas entre as companhias aéreas, mas, em geral, nos primeiros meses se exige a apresentação de atestado. Já a partir da 25ª (ou 28ª semana, dependendo da companhia), costuma ser necessário apresentar um atestado médico autorizando a viagem. No último mês de gestação, o embarque não é permitido.
- Bebês com mais de sete dias de vida já podem embarcar, mas alguns pediatras recomendam esperar pelo menos 28 dias de vida antes do bebê fazer sua primeira viagem.
As regras para a cobrança de passagem de crianças variam de acordo com cada empresa.
  DURANTE OS PREPARATIVOS PARA A VIAGEM:
- Os documentos para o embarque em viagens nacionais são: carteira de identidade (RG), carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho, carteira profissional (por exemplo, CREA, OAB etc.) ou passaporte.
- O embarque de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida é realizado com prioridade em relação aos demais passageiros. Para isso, é importante estar no portão de embarque com pelo menos 1h30 de antecedência para voos nacionais. 
NO AEROPORTO:
- Quando o passageiro chega ao aeroporto, ele precisa confirmar sua presença, despachar a bagagem e pegar o cartão de embarque. Esse procedimento é chamado de check-in. 
- Ao fazer o check-in, é bom manter à mão o documento com foto e o cartão de embarque.
- Antes de entrar na sala de embarque, o passageiro passa por uma inspeção obrigatória, onde deverá colocar numa esteira de raio X a bagagem de mão e qualquer objeto metálico que esteja levando consigo. Para garantir a agilidade, o ideal é separar esses itens antes de chegar a sua vez. 
- O passageiro também passa pelo detector de metais. Pessoas com marca-passo ou implante coclear (aparelho auditivo) estão liberadas dessa etapa, desde que apresentem a documentação adequada: carteirinha de portador de marca-passo/ implante e laudo médico com CID, no caso do aparelho auditivo.
- Na sala de embarque, fique atento aos painéis de informação e alto-falante. Embora constem no bilhete o horário e o número do portão de embarque, essas informações podem mudar. 
- Em caso de atraso no voo, os passageiros terão direito a algumas compensações, dependendo do tempo de espera. A partir de uma hora: comunicação; a partir de duas horas: alimentação; a partir de quatro horas: acomodação ou hospedagem (caso o passageiro precise passar a noite e não more na cidade de onde parte o voo) e transporte de ida e volta ao aeroporto. Se o atraso for superior a quatro horas ou houver cancelamento de voo a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro opções de acomodação de voo ou reembolso integral do bilhete.
NO AVIÃO:
- Mascar chicletes e bocejar alivia a pressão nos ouvidos durante o voo. Tampão de ouvido também protege os ouvidos da pressão e do ruído da turbina do avião.
- Durante o pouso e decolagem, todos os aparelhos eletrônicos devem ser desligados. Já no tempo restante do voo, é permitido usar laptops, câmaras e tocadores de MP3, entre outros aparelhos, além de tablets e celulares em modo avião.
NO DESEMBARQUE:
- Se a bagagem despachada não chegar, o passageiro deverá procurar um funcionário da empresa aérea antes de sair da sala de desembarque. Quando a bagagem for localizada, a empresa a devolverá para o endereço informado pelo passageiro. Caso não seja localizada no prazo de 30 dias, a companhia aérea entrará em contato com o passageiro para indenizá-lo.
- Caso a bagagem despachada seja violada ou danificada, é importante que o passageiro procure um funcionário da empresa aérea antes de sair da sala de desembarque. 

VINDIMA 2015 - VINÍCOLA VILLA FRANCIONI A COM TRAÇÕES ESPECIAIS

A vinícola Villa Francioni, localizada na serra catarinense, deve atrair um público recorde durante os quatro dias da Vindima 2015. A 2° Vindima de Altitude, começou ontem, em São Joaquim.
No ano em que completa dez anos do início da comercialização dos primeiros rótulos no mercado brasileiro, a vinícola Villa Francioni, se preparou para oferecer várias atrações durante a 2° Vindima de Altitude, que começou ontem, 26, em São Joaquim, Rio Grande do Sul.  Além da tradicional visita guiada pela empresa, com degustação de vinhos, estão programados jantares harmonizados, e  apresentações culturais.   
O turista que deseja participar da visita guiada poderá fazer o agendamento pelo site: www.villafrancioni.com.br. Os jantares acontecerão hoje, 27,  e no sábado, com menu preparado pela chef de cozinha, Marlei Cardozo, dando destaque para a gastronomia regional.
Durante os dois jantares, acontecerão paralelamente as apresentações do Quinteto e Quarteto da Orquestra Sinfônica de Lages. Para amanhã está programado o Happy Hour, a partir das 17 horas,  na Galeria de Arte da Vinícola Villa Francioni, com apresentação do pianista Luiz Gustavo Zago. 
VINDIMA -   A vindima é um dos momentos mais aguardados do ano pelos produtores de vinho. É quando acontece a colheita das uvas. Na Villa Francioni os trabalhos começaram no dia 19,  com a variedade Chardonnay. E as previsões para esta safra são as melhores possíveis.  Segundo o enólogo Orgalindo Bettú: “não é exagero falar que estamos diante de uma magnífica safra, pois atingimos um ponto de maturação espetacular, fator essencial para propiciar vinhos de longa guarda.”

SEMANA SANTA - DIAS DE REFLEXÃO NA COMUNIDADE CATÓLICA DE FORTALEZA

Não obstante as atribulações da vida hodierna, com correntes de pensamento as mais diversas, a comunidade católica de Fortaleza continua firme nas suas convicções. A tradição de cultuar Jesus, na sua vida, paixão e morte, especialmente se reflete todos os anos quando é chegada a Semana Santa, que neste 2015 se estenderá de domingo, 29 , ao domingo, 5, de acordo com a  agenda da Arquidiocese de Fortaleza. 
Este ano, a Arquidiocese, a começar do próximo domingo, terá uma agenda cheia na Semana Santa,  seguindo a tradição dos anos anteriores. De modo geral, será esta a sua programação:
Dia 29 de março, na Catedral Metropolitana - Domingo de Ramos e da Paixão - 08:00 Bênção e procissão dos ramos. 16:30 Missa da Paixão.
Segunda-feira, 30 -  Formação Pascal dos seminaristas. 
quarta-feira, 1 de abri -l 17:00  Retiro Pascal com seminaristas
Quinta-feira, 2, 18:30 -  Missa Vespertina da Ceia do Senhor.
Sexta-feira, 3 -  09:00 Liturgia das Horas. 15:00 Celebração da Paixão e Morte do Senhor. Sábado, 4, - 09:00 Liturgia das Horas – Sábado Santo; 20:00 Solene Vigília Pascal.
Domingo, 5 - 18:30 Missa no Domingo da Ressurreição do Senhor
NA COMUNIDADE SHALOM -  Entre quinta-feira, 2, e domingo, 5, a Comunidade Católica Shalom realizará  mais uma edição do tradicional Retiro de Semana Santa, no Ginásio Paulo Sarasate. O evento acontece em sintonia com os atos litúrgicos da Catedral Metropolitana de Fortaleza.
O retiro começa na quinta-feira, às 14h. No dia seguinte, a partir das 8h,  o evento terá Via Sacra artística e oracional. A programação também ocorre durante as tardes de sábado e domingo. A entrada é gratuita. Os atos litúrgicos (missas e celebrações próprias do tempo) serão vivenciados na Catedral Metropolitana de Fortaleza.
O evento tem como objetivo proporcionar aos participantes uma experiência pessoal com a ressurreição de Cristo, centro da fé cristã. A programação é composta por pregações, momentos de oração e intervenções artísticas, como a Via-Sacra encenada na Sexta da Paixão.

DOIS PROJETOS DA HONDA NA PRAIA DO FUTURO

Hoje, nas areias da Praia do Futuro, a  Honda desenvolve dois projetos socioambientais que têm o objetivo de conscientizar a população quanto às duas principais bandeiras levantadas pela empresa: preservação do meio ambiente e segurança no trânsito. A partir das 10h, no complexo Crocobeach,  a Honda realiza o evento "Juntos pelo amanhã - Educação no trânsito e respeito ao meio ambiente por um mundo melhor". 
Durante todo o dia, a empresa apresentará o “Beach Clean”, que consiste na limpeza de um trecho de praia com a utilização de um dispositivo acoplado a um quadriciclo. Mais do que a limpeza em si, o objetivo principal da ação é conscientizar a população sobre a importância de não deixar lixo na areia, contribuindo com preservação das praias para que as futuras gerações possam usufruí-las. A empresa levará também a pista do Clubinho Honda, onde monitores especializados convidarão as crianças a aprender, brincando, como se comportar e garantir a segurança no trânsito.
Ambas as atividades são abertas ao público, que poderá  aproveitar a oportunidade para conhecer os produtos Honda em exposição.

NO CEARÁ, VÁRIOS ESPETÁCULOS DA PAIXÃO DE CRISTO

APRESENTAÇÃO DO GRUPO SHALOM EM FORTALEZA

EM FORTALEZA - O espetáculo “A Paixão de Cristo”, produção da Comunidade Shalom,  recria uma das mais belas histórias na qual misturam-se amor humano e divino. A superprodução, que traz 100 artistas ao palco, será em apresentação única amanhã, 28, no aterro da Praia de Iracema. A programação gratuita começará às 17h,  com missa celebrada pelo padre Antônio Furtado. Esta é a quarta edição do espetáculo em Fortaleza.
São 25 atores principais e um total de 100 artistas no elenco, incluindo os dançarinos. O espetáculo segue o mesmo roteiro, mas passou por adaptações em relação ao ano passado. Uma das novidades é que, além dos atores, estarão no palco as cantoras da Comunidade Shalom, Suely Façanha.
CONJUNTO JOSÉ WALTER -  O Golgota, com encenação no Conjunto José Walter, realização do Grupo Populart, é um  musical concebido após laboriosas  pesquisas e debates.  Texto e direção são de  Joca Andrade e a  trilha e arranjos musicais de Schicco Sales e Edson Tavora.
Nesta  22ª edição o espetáculo sofreu adaptações, inclusive com abordagens de problemas sociais, prende pelo desempenho profissional  dos atores,  que transmitem ao público o realismo  da Paixão de Cristo. São 40 atores e bailarinos, todos do bairro José Walter, os participantes  da peça, sob o comando de Expedito Garcia, diretor geral do grupo Populart,
CONJUNTO CEARÁ - Comemorando 31 anos de apresentações em 2015, a Paixão de Cristo do Conjunto Ceará será realizada no dia 03 de abril, Sexta-feira Santa, às 19 horas., Dezenas de jovens , todos moradores do Conjunto Ceará e bairros adjacentes, no Pólo de lazer do Conjunto Ceará,  estarão em cena apresentando o  espetáculo “Caminhos do Gólgota – A Paixão de Cristo”. A montagem já atraiu ao longo de sua história mais de 100 mil pessoas, com média de cinco mil espectadores por ano, sendo o espetáculo do gênero mais antigo de Fortaleza.
NO ARACATI -Como acontece há 27 anos, este ano,  a cidade de Aracati promoverá, diante da Igreja Matriz,  seu tradicional espetáculo da Paixão de Cristo, com a participação de  150 atores e figurantes
Este ano, de 1985,  quando o espetáculo fará uma homenagem aos 30 anos de atividades ininterruptas do Grupo Teatral Frente Jovem, o evento assumirá ares de superprodução e adotará uma nova concepção cênica, trazendo novos efeitos especiais e uma série de novidades com o objetivo de superar todas as expectativas e atingir público recorde.
A Paixão de Cristo do Aracati, que já é o maior espetáculo teatral ao ar livre do Ceará, será realizada no maior espaço cênico do Brasil. Encenada ao longo de todo o centro histórico da cidade, fará um percurso de 03 quilômetros, quando a caravana sagrada, com suas carruagens de época e a cavalaria romana, seguirá pela Rua Grande,  com luzes apagadas e tochas acesas. Todo o cortejo, se dirigirá ao largo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, onde acontecem as cenas mais emocionantes da peça: o lava-pés, a santa ceia, os milagres, a prisão, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo.
Além de reviver o drama da Paixão de Cristo, os objetivos do evento, entre outros, é contribuir para o fortalecimento das artes cênicas no nordeste brasileiro e divulgar o patrimônio histórico nacional de Aracati, utilizando como cenários as ruas e casarões tombadas pelo  Iphan.   
Outros quatros espetáculos são encenados na semana santa em Aracati.  São eles: Grupo Cenas, Grupo Dias de Teatro e Instituto Estrela do Mar,  na localidade da Volta,  e Uma Paixão, em Nossos Corações (Quixaba).
PACATUBA - Mantendo uma tradição de 41 anos, Pacatuba está pronta para encenações da Via Sacra, magnifico espetáculo que acontecerá nos dias 02 e 03,  quinta e na sexta-feira da Semana Santa,  e que é motivo de atração não apenas da população local como de vários municípios do Estado.

A primeira apresentação da peça aconteceu na Semana Santa de 1974. Hoje a Paixão de Cristo, de Pacatuba, é considerada a segunda maior do Nordeste e reúne mais de 200 pessoas na encenação, desde atores, figurantes e pessoal da área de apoio. A apresentação será na Praça da Paixão, no centro da cidade, e deve  reunir 18 mil pessoas,  na quinta e sexta-feira da Semana Santa.

VISITE CEARÁ NEWS 27/03/2015


32ª REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL DE EVENTOS


ROTA DO SOL SEMANAL 27/03/2015 - ISSUU