Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Caleidoscópio 17/12 2019

A MAGIA DO MÊS DE DEZEMBRO – Não encontramos explicação.  Os anos passam e o fenômeno se repete. Nos outros meses de ano, a começar de janeiro, vivemos a crua realidade de dias difíceis que só não atingem os privilegiados ricos e os que se beneficiam das mutretas que armaram para ganhar polpudos salários pagos por todos nós contribuintes. São olvidados os conflitos mundiais e tudo de ruim que enfrentamos. Às favas os desencantos da vida. Ninguém fica atento que logo teremos de sofrer com os pagamentos das matrículas e aquisição de livros para os filhos; de prestar contas com a prefeitura em relação ao IPTU; com a Receita Federal para pagar um Imposto de Renda que, no caso dos menos afortunados, é imposto sobre míseros salários. Para resumir, dezembro faz esquecer os atropelos que tivemos, os desencontros nos vários países, as mazelas impostas pela falta de correção dos políticos; as muitas intervenções dúbias da Justiça.  Neste 2019, até deixamos de lado que o TCU liberou a aquisição de camarões, lagostas e vinhos finos na licitação do douto Supremo Tribunal Federação, no que diz respeito a banquetes. Até não nos lixamos com a exorbitante alta do preço da carne. Afinal, interessa neste mês é que tenhamos uma Ceia de Natal farta e um Reveillon daqueles. Estamos anestesiados. Depois....
AS BOAS NOTÍCIAS ESTÃO NO AR -   Exceção à parte, sem piores consequências para o futuro, neste dezembro o turismo do Ceará vem recebendo boas notícias. Tudo indica que num futuro próximo o Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe irá funcionar preenchendo a sua real finalidade. Está anunciado o leilão de concessão do Terminal, fato que abre perspectivas para que o local seja explorado devidamente pelo que for o vencedor. Afinal, ele foi montado para ser a porta aberta de recepção dos milhares de turistas que veem ao Brasil nas temporadas anuais, como acontece na que estamos vivendo. Este ano, teremos chegando ao nosso Porto cerca de nove navios de cruzeiros, quando poderia ser muito mais, como ocorre nos portos do Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos. Pensamos que, no caso, a concessão à inciativa privada será de muita valia. Some-se ao leilão, outra boa notícia:  o nosso Terminal Marítimo será ligado à Praia de Iracema por um bondinho elétrico, sem dúvida uma atração de porte que aumentará muito mais o prestígio do turismo da Capital. O Projeto foi anunciado pelo Governador Camilo Santana em reunião com a presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Pereira Chaves. Também, por falar em bondinho, é bom lembrar que em breve Barbalha e Juazeiro do Norte terão os seus elétricos em pleno funcionamento. O primeiro, fará a ligação entre o distrito de Caldas e Barbalha                     ; o de  Juazeiro do Norte conduzirá romeiros e turistas em geral da cidade até o Horto, onde pontifica a estátua de Padre Cícero. Para encerrar as boas novas, está acertado que voltaremos no próximo ano a contar com voos regionais. A Passaredo e a Azul até março estarão com voos para alguma de nossas cidades do interior. Estas boas novas, tudo faz acreditar, não são sonhos de dezembro
SELO DE QUALIDADE - Na presença de empreendedores de todas as regiões do estado, o Sebrae/CE promoveu, na última quinta-feira (12), a solenidade de entrega do Selo de Qualidade em Serviços às empresas do segmento de turismo que se destacaram em 2019 pela excelência no atendimento e na prestação de serviços. 
Do total de 206 empresas inscritas na edição deste ano, 155 conseguiram obter a pontuação necessária, nos cerca de 200 itens avaliados durante o ciclo do Selo, para obter a certificação do Sebrae. Destas, 109 obtiveram o Selo Ouro, por atingirem uma pontuação de mais 90% no total dos itens avaliados. Já 23 empresas, conquistaram o Selo Prata, por obterem um índice de avaliação entre 86 e 90%. E outras 23 ganharão o Selo Bronze, por terem ficado com uma pontuação entre 80 e 85% no total dos itens.Criado em 1996, o Selo tem o objetivo de estimular a implantação de melhorias nos produtos e serviços ofertados nas empresas do ramo de hospedagem, alimentação e eventos, bem como orientar e capacitar empreendedores e colaboradores em gestão e tecnologia. 

EXTENSÃO RURAL SEMEANDO TECNOLOGIAS NO CAMPO

O artigo desta semana é dedicado a uma data importante, para mim, que trabalho, há 41 anos, como assessor de comunicação social, e para mais de 20 mil profissionais, de diversas áreas do conhecimento. Refiro-me ao Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural, criado, em Minas Gerais, em 6 de dezembro de 1948. Agora, o Dia Nacional da Extensão Rural vem sendo lembrado, por congêneres de 26 Estados do Brasil e o Distrito Federal, após entrar em vigência o Projeto de Lei 2191/2007, de autoria do Deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG).
A data, retrocitada, representa um marco para os serviços de assistência técnica e extensão rural, pois, neste ano, completou 71 anos de fundação. Frise-se que essa modalidade pioneira de serviço público e gratuito, prestado aos produtores rurais (Ater), iniciou suas ações extensionistas, com a denominação de Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR-MG), quando, entre as décadas 50/60, a população rural representava 80% do total da população.
No Brasil, o Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural atua, no setor agropecuário e social, com mais de 4.500 escritórios regionais, locais e postos avançados, sendo sua força de trabalho, constituída por mais de 20 mil extensionistas. Com o passar dos anos, a Extensão Rural Brasileira consolidou-se como um serviço indispensável ao setor primário da economia, por contribuir para o aumento da produção, da produtividade e da renda líquida dos agricultores, sem falar da melhoria das condições de vida do homem do campo e a preservação do Meio Ambiente.
Ainda a respeito do Dia Nacional da Extensão Rural, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), entidade que congrega as 27 Emateres do país, celebra, desde 2005, nesse período do ano, com suas associadas, o trabalho desenvolvido pelos serviços de assistência técnica e extensão rural. Razões há de sobra. Vejamos algumas delas.
Como educadores, os extensionistas utilizam técnicas e metodologias participativas, mediante o diálogo, numa troca de saberes, diálogo esse que auxilia os agricultores a terem uma produção sustentável, em termos de aspectos ambientais, econômicos e sociais. Sempre agregando o conhecimento acadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor, a Extensão Rural visa à produção de gêneros alimentícios, de qualidade e salutar, à geração de emprego, renda e à melhoria das condições de vida no campo.
Mas, a Extensão Rural Brasileira quase foi extinta, no ano de 1990, durante uma crise instalada, devido às diretrizes do Governo Federal – diga-se – Governo Collor de Melo, que extinguiu a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater), coordenadora do sistema nacional de Extensão Rural. Felizmente, a tempestade passou. Atualmente, os extensionistas têm sobejos motivos, para comemorar a importante data, lembrando que uma das grandes conquistas foi a instalação da Frente Parlamentar Mista pela Extensão Rural (Fenater), durante o Seminário Extensão Rural e Redução das Desigualdades Sociais, promovido na Câmara Federal em Brasília.
A Fenater, composta por 268 deputados e 25 senadores, foi instituída com o objetivo de realizar a mobilização política, para defesa e acompanhamento dos processos legislativos e de atividades do Congresso Nacional, relacionados com a assistência técnica e extensão rural. Também enfoca o aprimoramento da legislação e defesa de recursos orçamentários e financeiros, para as atividades de Ater, contribuindo para o pleno funcionamento do Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Destaque-se, igualmente, que, para fortalecer esse serviço público, no Brasil, foi criada a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, instituída pelo Decreto n° 8.252, de 26 de maio de 2014, que contribui para impulsionar as atividades agropecuárias e sociais, no âmbito Federal, Estadual e Municipal, em todo o território brasileiro, por meio das Emateres.
 No Estado do Ceará, com o irrestrito apoio e ajuda financeira do governador Camilo Santana e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, da qual a Ematerce é uma das vinculadas, e de órgãos parceiros, das iniciativas pública e privada, a Extensão Rural do Ceará, fundada em 16 de fevereiro de 1954, com a denominação de Ancar, transformou-se, no dia 6 de julho de 1976, em Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).  Desde então, ampliou sua área de atuação, a cada dia, vem semeando tecnologias, no campo, para acelerar o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário - e o melhor – trabalhando para a permanência dos agricultores familiares, seu público-alvo, por ela assistidos, em suas propriedades, mesmo em períodos de secas, ajudando, assim, a redução do êxodo rural. No momento, sua força de trabalho é constituída por 918 empregados, dentre agrônomos, veterinários, engenheiros civis e de pesca, técnicos em agropecuária, zootecnistas, assistentes sociais, sociólogos, nutricionistas, economistas, contadores, administradores, comunicadores sociais, auxiliares administrativos e estagiários do ensino médio. A Ematerce está presente, em todo o território cearense, com 18 escritórios regionais, 71 locais e mais de 100 postos avançados, um centro gerencial, em Fortaleza, e três centros de treinamento, assim, distribuídos: Caucaia-CE,  Quixeramobim-CE e Milagres-CE. Para seu fortalecimento, o Governo do Estado autoriza, no dia 27 de dezembro de 2019, a homologação do concurso público dos candidatos aprovados, num total de 267.
Bem! A Ematerce executa, também, ações extensionistas, no denominado Turismo Rural na Agricultura Familiar, capacitando agricultores, para abrirem suas propriedades à visitação pública, para quem desconhece, pessoalmente, a vida no campo. Ao visitá-las compram gêneros alimentícios sadios, a exemplo de mel de abelha, derivados do leite de vaca e de cabra, da cana- de- açúcar (cachaça, rapadura, alfenim, caldo de cana), da fruticultura tropical, (sucos, geleias, doces, cajuína), da farinha de mandioca (tapiocas, beijus) e outras iguarias, afora peças artesanais, sobretudo de cama e mesa, bordados, indumentárias, produtos fabricados da palha da carnaúba (chapéus, bolsas, sacolas, esteiras, tapetes). A você, leitor (a), ao ler meu artigo, e passando a conhecer um pouco dos serviços, prestados pela Extensão Rural, um muito obrigado e feliz fim de semana! 

TURISMO ÉTNICO, UMA REALIDADE EM SALVADOR

Foi lançado na capital baiana o “Plano de Ação do Turismo Étnico-Afro de Salvador”, projeto da Prefeitura Municipal destinado a proporcionar a condição de exercer a cultura afro-brasileira, que se encontra disseminada por todo o espaço da cidade, a qual é considerada como a “mais negra do país”, a todos aqueles que atuam, através de produtos e equipamentos, na afirmação da negritude da cidade.
A intenção central do projeto é no sentido de que o visitante da cidade sinta na sua plenitude o que é estar em Salvador, não simplesmente por verificar um determinado aspecto, como uma baiana em cada esquina, por exemplo. O que se propõe é no sentido de que tal sentimento deflagre sempre que, por exemplo, ação de adquirir um objeto de artesanato que tenha sido produzido e comercializado por um negro.
O investimento estimado para o projeto alcança R$15,5 milhões, consequente de destinação pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Esse valor estará parcelado em quatro enfoques: Informações e Governança, Capacitação e Renda, Ações Integrativas e Produtos Turísticos, porquanto se propõe, na realidade, a capacitar, qualificar e articular as pessoas.
O projeto é consequência do esforço de pesquisa que levou nove meses para se consolidar, com o desempenho de cerca de 658 participantes, entre baianas de acarajé, capoeiristas, turbanteiras, trançadeiras, integrantes de blocos afro, artistas, agências operadoras de turismo, como também os empresários e mesmo os estilistas.
O importante é que todos os considerados protagonistas da cultura afro integraram a coletividade participante do planejamento, o que confluiu para o esforço desempenhado pelo Consórcio Cria Rumo-Arandas, o qual contou com a orientação do corpo técnico das Secretarias de Cultura e Turismo (Secult) e de Reparação (Semur).
O projeto está consubstanciado em quatro eixos principais:I – Informação e 
Governança, constituído da ação a) Plataforma de Cadastro Produtos e Serviços TEA, b) Encontros para Governança, e c) Rodada de Negócios. II – Capacitação e Renda – Ação a) Plataforma de capacitação. III – Produtos Turísticos, através das ações a) Salvador Capital Afro, b) Sistematização de Experiências e roteiros Turísticos TEA, c) Fortalecimento das baianas. IV – Ações Integrativas, com a) Ação 1/RP e Assessoria de Imprensa.
O que ocorre é que o TEA teve o planejamento enfocando os artistas e empreendedores, considerado o fato real de que não há condição de apreciar separadamente a pobreza da negritude. Tomando como exemplo as baianas de acarajé, é de se verificar de que elas historicamente foram objetivadas exclusivamente através de suas imagens.
No caso desse projeto, o que se está levando em consideração primordialmente é a vida de todas essas pessoas. Por consequência do que se está observando, da mesma sorte, a geração dos empregos a inclusão econômica e a distribuição mais equânime de renda. Por consequência, estimam-se que os efeitos dessas ações venham a se projetar a médio e a longo prazos.
Até porque o que se observa é o fato inconteste de que Salvador exporta para o mundo, como exuberante mostra, a sua cultura culinária em que está concentrado o azeite de dendê, tanto quanto a baiana de acarajé, mesmo assim a plasticidade da sua capoeira e o seu inspirado e artisticamente belo afoxé. Com toda essa confluência de virtudes, indiscutivelmente é a cidade mais negra do país.
E é de se observar – e louvar – ser Salvador a única cidade no Brasil a contar na sua administração municipal com uma secretaria destinada à reparação dos danos que têm sofrido ao longo dos séculos a população negra. O que se constata em sua história é que, até há algum pouco tempo, não ocorria um relacionamento entre a população negra e o visitante da cidade.
E um elemento que deve ser evidenciado é a participação da mulher negra nesse processo. Uma vez que a filosofia de todo o projeto é de conceder à mulher absoluta prioridade integral, considerando-se os diversos envolvimentos, no particular. Porque o projeto ambiciona incorporar definitivamente a população negra a todas as atividades que estejam vinculadas à ação do turismo, com as mulheres em situação de absoluto destaque.
Na conformidade dos estudos promovidos pelas instituições que desenvolvem o turismo, essa atividade engloba em seu bojo nada menos do que 52 setores da atividade profissional e empresarial. E é de se levar em consideração, portanto, que o PIB conta com uma participação do turismo da ordem de cerca de 20 a 22%, através de toda a representação do produto. 
E de se observar, ainda, que a administração atual do Município vem investindo maciçamente em ações direta ou indiretamente direcionadas ao turismo. Senão vejam: R$150 milhões na construção do novo Centro de Convenções; R$22 milhões na requalificação da Avenida Sete de Setembro e da Praça Castro Alves; R$43 milhões na requalificação urbanística da Orça de Stella Maris/Praia do Flamengo; R$7.8 milhões na Restauração da Casa dos Azulejos; R$29 milhões na restauração e construção da Casa da História e Arquivo Público Municipal; R$6 milhões na implantação na Casa do Carnaval; R$13,5 milhões na fase de implementação do Plano de Ação Para o Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro; R$16.1 milhões no Caminho da Fé; R$731 milhões no Plano Estratégico de Marketing Turístico; R$5 milhões anuais na promoção por Marketing Digital; R$800 mil anuais em ações de promoção e capacitação de eventos, por meio de patrocínio para o Salvador Destination e a ABIH-Ba.

TRANQUILIDADE E REFERÊNCIA HISTÓRICA - PRADO LOCAL ONDE CABRAL AVISTOU A PRIMEIRA TERRA BRASILEIRA

Monte Pascoal
Prado, localizado no interior da Bahia, é conhecida por oferecer uma série de opções para passeios em família ou entre casais, já que o clima de paz está presente na cidade durante todo o ano. É pensando nisso que a Pousada Casa de Maria e os outros meios de hospedagem recebem hóspedes à procura de relaxar em um locais especiais, inclusive nas festas de final de ano de Natal e Réveillon.
Com uma consultoria estratégica de acesso ao mercado, por meio de um convênio com o SEBRAE-BA, a Pousada Casa de Maria conta agora com o apoio de profissionais para oferecer aos turistas novas experiências em um destino que é rico pela cultura e pela natureza exuberante.
Um local pouco explorado, mas perfeito para um tour é o Parque Nacional Monte Pascoal, local onde Pedro Álvares Cabral avisou a primeira porção de terra brasileira. Subir o Monte Pascoal vai muito além do que realizar uma caminhada, mas é a oportunidade de vivenciar o dia a dia da comunidade indígena que ali vive o cuidado e o respeito pela mãe natureza. É possível sentir a energia que o local proporciona àqueles que sobem o Monte. Além desta vivência indígena, é o momento de refletir sobre a nossa história, é saber que foi esta referência geográfica que proporcionou aos tripulantes portugueses chegarem às terras baianas. 
MONTE PASCOAL - Com o objetivo de conservar os ecossistemas que se iniciam na beira da praia até as áreas de encosta da Mata Atlântica e proteger o Monte l (primeira porção de terra do Brasil avistada pelos navegadores portugueses), foi criado em 1961 o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal. Este parque, por ter em sua área a presença de índios anterior ao seu decreto e atualmente também ser definido um território indígena da etnia Pataxó, tem sua gestão feita de forma compartilhada entre o ICMBio/FUNAI e comunidades Pataxó residentes.
Localizado no extremo sul da Bahia, entre as cidades de Porto Seguro e Prado, o Parque Nacional abrange 22383 ha. Sua área natural apresenta grande diversidade de paisagens e belezas cênicas únicas, como a praia da Aldeia de Barra Velha, com águas cristalinas e  vegetação de restinga conservada; o manguezal, as florestas de restinga e as praias pluviais do Rio Caraíva e Corumbau; os campos de Mussununga; o Monte Pascoal, com seu cume a 356 m de altitude que garante uma vista de 360º da região, e uma encantadora área de Mata Atlântica, mais especificamente a floresta denominado Ombrofila Densa, com suas árvores de até 40 m de altura com folhas sempre verdes e um clima úmido.
FAUNA E FLORA - A fauna do parque é bastante diversificada. Entre os mamíferos podemos destacar o veado-campeiro e a ariranha, ameaçados de extinção, e alguns raros como o ouriço-preto, a preguiça de coleira e o guariba, além da onça pintada, a suçuarana, a capivara, a anta, o tamanduá, a cotia... Entre as inúmeras aves encontram-se espécies ameaçadas de extinção como o urubu-rei, o gavião-de-penacho, o gavião-pega-macaco, o macuco e o mutum, além do curió e o as biá-da-mata.
O local abriga um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica, tendo como vegetação predominante a Floresta Tropical Pluvial, que apresenta vegetação densa e exuberante. Alguns destaques do local são Visgueiro, Farinha-Seca e Anda-açu.
O clima da região pode ser considerado de úmido a super úmido, tropical e subtropical. A temperatura média fica em torno de 23 ºC, com máxima e mínima absoluta em torno de 38 e 8 ºC, respectivamente. A pluviosidade fica entre 1500 e 1750 mm anuais.
COMUNIDADES INDÍGENAS - Os índios Tupinambás já ocupavam essas terras muito antes da colonização portuguesa.No século XVI, porém,  quem passou a ocupar a região foi a comunidade Pataxó, que ali está até hoje. Sobrevivendo principalmente das atividades de visitação do parque, da agricultura de subsistência (mandioca, aipim, banana, jaca) e da criação de galinha caipira, são estes indígenas que cuidam da operação do turismo no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, graças ao envolvimento da comunidade no ecoturismo de base comunitária desenvolvido em parceria com o Governo Federal.

SELO DE SUSTENTABILIDADE PARA A ZPE CEARÁ

A Zona de Processamento de Exportação, empresa do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, foi reconhecida com o Selo TCE Ceará Sustentável – Edição 2019. Os órgãos e entidades agraciados foram escolhidos por uma comissão estabelecida pela presidência do Tribunal de Contas do Ceará, que avaliou os inscritos através de ações, projetos, práticas ou campanhas alinhados com um ou mais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), descriminados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Conforme o presidente do TCE Ceará, Edilberto Carlos Pontes Lima, o selo foi criado com o objetivo de incentivar as boas práticas dentro do setor público. “Entendemos a importância de uma política sustentável. Várias ações já estão sendo implementadas no Tribunal. Prezamos por uma gestão pública de qualidade. Este selo reconhece essas boas práticas que os órgãos municipais e estaduais estão adotando”, declara o presidente.
O presidente da ZPE Ceará, Mário Lima, espera que com o reconhecimento a ZPE Ceará também seja um exemplo para todas as outras ZPEs em construção. “
A diretora de operações da ZPE Ceará, Andréa Freitas, ressalta que este é o segundo selo de responsabilidade socioambiental que a ZPE cearense recebe só este ano e que “isso mostra o quanto as ações implantadas pela empresa estão dando resultados, revelando o comprometimento em contribuir com o desenvolvimento econômico do Ceará, mas respeitando o meio ambiente e a sociedade”. 
Em agosto deste ano, a ZPE Ceará recebeu o Selo Verde do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Entre as ações adotadas pela empresa estão: palestras de conscientização; treinamentos na área ambiental; programas de qualidade de vida do colaborador; campanhas do uso racional de papel, copos plásticos, consumo de água, dentre outros. 

DESTAQUE PARA JUAZEIRODO NORTE - BRASIL REGISTRA 27% DE CRESCIMENTO NAS BUSCAS GLOBAIS

O Brasil está entre os três principais destinos emergentes do mundo para 2020. É o que aponta o relatório global Tendências de Viagens 2020 do Skyscanner, líder mundial em viagens. O país registrou 27% de crescimento nas buscas globais no comparativo para o próximo ano em comparação com a procura registrada para 2019. Ainda reforçando a popularização do Brasil para viagens em 2020, São Paulo aparece em sexto lugar na lista de destinos emergentes elaborada pelos Estados Unidos, tendo como foco a gastronomia local da cidade.
O Brasil também é uma das principais opções de destinos em 2020 para os viajantes brasileiros. Juazeiro do Norte registrou o maior crescimento nas buscas, com 62%, seguido de Caxias do Sul, com 57%, Petrolina, com 53%, João Pessoa (48%) e Macapá (38%). O Skyscanner também analisou os locais mais populares nas pesquisas dos brasileiros. São Paulo e Rio de Janeiro seguem na liderança. No entanto, em 2019, nenhum destino nos Estados Unidos aparece entre os top 10 (Em 2018, Miami e Nova York estavam na lista). Lisboa permanece em terceiro lugar e é o único europeu na lista. Já Buenos Aires é a novidade neste ano. A região Nordeste continua liderando com três cidades (Salvador, Recife e Fortaleza) e Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte fecham o ranking. 
Os dados são baseados em pesquisas e reservas no site e aplicativo do Skyscanner em todo o mundo. Os dados foram levantados por meio da ferramenta Travel Insight, que analisa o comportamento de 100 milhões de usuários do Skyscanner, todos os meses. A escolha dos destinos emergentes para o próximo ano é baseada no período de 2018 a 2019. (Com o MTUR)

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 1º PRÊMIO CULTURAS INDÍGENAS

Estão abertas na Secretaria da Cultura do Ceará inscrições para o I Prêmio Culturas Indígenas do Ceará. Para a premiação, a Secult disponibiliza um total de R$ 500 mil, recursos do Tesouro Estadual. As inscrições seguem até o próximo dia 30. A premiação que acontece, preferencialmente, de forma bienal, possibilita cumprir as diretrizes formuladas pelo Plano Estadual de Cultura do Ceará, instituído pela Lei nº 16.026/2016, de 01 de junho de 2016, como garantia dos direitos de acesso e promoção às políticas da cultura.
Ressalte-se que somente os Povos Indígenas do Ceará poderão concorrer ao Prêmio, sendo representados por organizações indígenas constituídas de pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos, de natureza ou finalidade sociocultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais com autorização expressa das respectivas etnias. Ao todo, serão concedidos 25 prêmios destinados às organizações indígenas no Ceará dotadas de personalidade jurídica (CNPJ). Serão premiadas iniciativas culturais indígenas com suas condições de existência e livre manifestação como forma de reconhecimento e valorização do protagonismo dos diferentes Povos.
A entrega da documentação deverá ser feita em envelope lacrado ao setor de Protocolo da Secretaria da Cultura, até o final deste mês,no horário de 8h às 12h e das 13h às 16h30. Envio meio de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, com Aviso de Recebimento (AR), com postagem até o último dia de inscrição, aos cuidados da Coordenadoria do Patrimônio Cultural e Memória – COPAM, no seguinte endereço: Rua Major Facundo, nº 500, Edifício São Luiz, Centro, CEP: 60.025-100, Fortaleza – Ceará. Somente serão aceitas inscrições via correios com a data de postagem até o último dia de inscrição. Não ocorrendo essa confirmação, a inscrição será automaticamente indeferida.

BUMBA MEU BOI DO MARANHÃO - CONSAGRADO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA UNESCO

Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, o Complexo Cultural do Bumba meu Boi do Maranhão foi consagrado agora como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A candidatura foi reconhecida pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, na última quarta-feira(11), durante a 14º reunião realizada em Bogotá, na Colômbia
O Bumba meu Boi foi o sexto bem brasileiro a integrar a lista internacional da Unesco, junto com a Arte Kusiwa - Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e Roda de Capoeira (2014).
O Bumba meu Boi apresentado no Maranhão é considerado um Complexo Cultural por congregar diversos bens associados em uma manifestação. No campo da expressão popular, por exemplo, apresenta performances dramáticas, musicais e coreográficas, destacando-se ainda a riqueza das tramas e personagens. Já no plano material, podem ser apreciados os artesanatos, como os bordados do couro do boi e das indumentárias de seus personagens, além dos instrumentos musicais confeccionados artesanalmente. O Bumba meu Boi reúne todas as matrizes da formação cultural brasileira: indígena, negra e branca por meio do ritmo, da dança e das músicas.
A candidatura, segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, reforça o potencial turístico cultural do Brasil dentro e fora do País. "Não à toa, fomos eleitos pelo Fórum Econômico Mundial como o nono país em atrativos culturais, o que nos faz ter a certeza de que a valorização de nossa identidade cultural será fundamental para levar nosso setor a um novo patamar", afirma.
Para o secretário Especial da Cultura, Roberto Alvim, o reconhecimento é de extrema importância, pois garante maior promoção da cultura e do turismo dentro do Brasil e no exterior. (Com o MTUR).

REFORMA DO AEROPORTO DE SALVADOR - CONCLUÍDA A 1ª ETAPA DAS OBRAS DE AMPLIAÇÃO E MELHORIAS

Quem for desembarcar em Salvador para conhecer os destinos baianos contará com um novo e amplo aeroporto. O governo federal entregou na quarta-feira (11) a 1ª etapa das obras de ampliação e melhorias do aeródromo da capital baiana. A obra contou com um investimento de R$ 700 milhões do concessionário Vinci Airports. A segunda etapa das obras já teve início em 1º de novembro e tem prazo para conclusão até outubro de 2021.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, o cronograma e as exigências do contrato de concessão do governo federal com a Vinci para a primeira fase das obras foram cumpridos. No total, o terminal de passageiros ganhou mais 22 mil metros quadrados de área construída, a exemplo da ampliação da área de embarque e do novo píer, com seis pontes de acoplagem de aeronaves. As melhorias permitiram o aumento da capacidade operacional do aeroporto de 10 milhões para 15 milhões de passageiros por ano.
Para a segunda etapa, estão previstas o acréscimo de 10 posições de check-in, a implantação de mais duas pontes de embarque e a ampliação do número de canais de inspeção nas áreas doméstica e internacional. Salvador é o terceiro aeroporto concedido na 4ª rodada a ter obras entregues neste ano, depois de Florianópolis (28 de setembro) e Porto Alegre (19 de novembro). O próximo aeroporto concedido a concluir a primeira etapa de melhorias é o de Fortaleza, ainda sem data para a solenidade.
Em 2020, outros 22 aeroportos, divididos em três blocos regionais, serão concedidos ao setor privado, durante a 6ª rodada, incluindo os de capitais como Curitiba/PR, Manaus/AM e Goiânia/GO. Em 2022, 19 aeroportos, incluindo São Paulo/Congonhas e Rio de Janeiro/Santos Dumont, devem ser leiloados na 7ª rodada. Os investimentos privados previstos somam R$ 10,27 bilhões, divididos ao longo dos próximos 30 anos. (Com a Agência de Notícias do Turismo).

IVETE NA CONTAGEM REGRESSIVA - AGUARDADOS 500MIL TURISTAS NO FESTIVAL VIRADA SALVADOR

Salvador deve receber cerca de 500 mil turistas durante o Festival Virada Salvador 2020, que acontecerá entre os dias 28 de dezembro e 1° de janeiro, na orla da Boca do Rio. O número representa acréscimo de cerca de 10% em relação aos visitantes que estiveram na capital baiana no mesmo período do ano passado. Deste montante, 238.195 pessoas são provenientes do interior da Bahia, 181.164 de outros estados brasileiros e 47.633 de diversos países.
Os dados são da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e foram baseados na projeção de 92% da taxa de ocupação hoteleira durante os cinco dias de festival. O quantitativo representa acréscimo de 9,5% em comparação ao ano anterior, quando foi registrada uma taxa de ocupação de aproximadamente 84%.
Especificamente para o dia da virada (31), a Secult estima uma taxa média de ocupação de 96%, com variação positiva de aproximadamente 2,5% na comparação com o último dia do ano de 2018, quando foi contabilizada uma taxa média de ocupação de 93,68%.
Já a estimativa do gasto médio de cada turista é de R$ 872,05 ao longo dos cinco dias de festa, aplicados em alimentação (35%), transporte na cidade (28%), compras (18%), hospedagem (14%), espetáculos em geral (5%), guias e excursões (2%). Isso representará uma movimentação de R$ 407.2 milhões na economia de Salvador, sem contar a receita gerada pelos soteropolitanos.
RÉVEILLON – Lançado no último dia 6,  em São Paulo, o Festival Virada Salvador terá mais de 70 horas de música e estimativa de público de dois milhões de pessoas nos cinco dias de evento que acontecerão ao lado do novo Centro de Convenções, que está sendo construído na Boca do Rio.
Entre os nomes confirmados estão Iza, Claudia Leitte, Vintage Culture, Bell, Matheus & Kauan, Saia Rodada, Durval, Paralamas, Anitta, Luan Santana, Simone e Simaria, La Furia, Igor Kannário, Harmonia, Alok, Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Psirico, Lincoln & Duas Medidas, Denis DJ, Léo Santana, Ivete (que mais uma vez fará a contagem regressiva), Jorge e & Mateus, Xand Avião, Saulo e Daniela Mercury.
O festival ainda terá ainda show com o uso de drones, roda-gigante, tirolesa, vila gastronômica e feira criativa com produtos típicos da Bahia. A grade detalhada das atrações será divulgada em breve pela Empresa Salvador Turismo.

VINÍCOLA MATETIC - UM EMPREENDIMENTO FAMILIAR QUE VIROU DESTINO TURÍSTICO

Parte da área de hospedagem da vinícola
Localizado na região costeira dos vales de San Antonio e Casablanca, no Chile, a apenas 1h20 por terra de Santiago, a Vinícola Matetic e seu hotel-boutique, La Casona, são um destino turístico completo, pois conjugam experiências gustativas e hospedagem de alto padrão. Para os apreciadores de vinho não há lugar mais perfeito, já que podem se inebriar em degustações etílicas, além de fazer passeios pelos vinhedos e pela paisagem campestre da propriedade. O mesmo vale para famílias, já que adultos e crianças podem praticar, juntos, atividades diversas.
Sinônimo de excelência em hotelaria, o La Casona disponibiliza apartamentos espaçosos – todos com nomes de cepas de vinhos -, com camas king size e lençóis de algodão 600 fios para que o hóspede tenha uma noite de descanso com o máximo de conforto. Pelas janelas se descortina a privilegiada vista para os vinhedos e jardins e, nas áreas comuns, sala de estar com lareira e mesa de bilhar estão ao dispor dos clientes. Isso sem esquecer do terraço com piscina externa e do espaço para eventos. 
Entre as instalações da Vinícola Matetic destaca-se o Restaurante Equilibrio, que oferece o melhor da cozinha chilena, com uso de ingredientes locais, muito deles colhidos nos pomares e hortas das próprias dependências. Seguindo o conceito slow food, o ambiente proporciona uma atmosfera relaxada para degustar as refeições sem pressa, sempre harmonizadas com os vinhos Matetic. 
Vale ressaltar que a Vinícola Matetic é um empreendimento familiar que já existe há 20 anos. De origem croata, a quarta geração de imigrantes vislumbrou potencial no terroir do Vale do Rosário. Desde 1999, esta estância – hoje com 9 mil hectares - se tornou referência no plantio de Syrah de clima fresco. 
Noites frescas, névoa matinal, brisa vespertina e chuvas invernais. A influência da costa seca de clima ameno do Chile, provocada pelas correntes de água gelada do Oceano Pacífico, acabam por proporcionar o ambiente ideal para o crescimento saudável das uvas. Dessa forma, elas maturam mais lentamente e, por isso, atingem acidez natural e sabores mais intensos. 
A Vinícola Matetic oferece uma vasta gama de atividades complementares. Na abundante diversidade de fauna e flora da propriedade, pode-se praticar esportes ao ar livre, como trekking, mountain bike e cavalgadas.  
. Os extensos campos de videiras também são paisagens sublimes para passeios sobre rodas. A excursã De bicicleta pelos vinhedos é uma imersão pelos corredores de Sauvignon Blanc, enquanto a De bicicleta pelo Vale do Rosário é uma oportunidade perfeita para explorar também as fazendas de gado e florestas da região. 
As cavalgadas pela estância também são atividades que combinam com o ar bucólico. Na companhia de guias e de um huaso – cowboy chileno – os visitantes seguem em direção aos vinhedos e ao mirante das plantações de Sauvignon Blanc e se encantam com plantas nativas, flores da estação e espécies da vida selvagem local. 

ILHA GRANDE/PIAUÍ - ATRATIVOS TURÍSTICOS GERAM ECONOMIA E EMPREGO

O artesanato local aliado às atratividades do município de Ilha Grande, no litoral do Piauí, têm movimentado o turismo e a economia da região. De acordo com dados do governo estadual, de julho a novembro deste ano, a cidade recebeu cerca de 13 mil turistas que deixaram R$ 380 mil no local. Entre os pontos fortes, destaca-se o trabalho realizado pelas rendeiras do Morro da Mariana, que produzem roupas e acessórios reconhecidos nacionalmente.
Entre os outros pontos turísticos, a cidade, que é uma das portas de entrada do Delta do Parnaíba, é dona do terceiro maior local de embarque e desembarque de passeios de barco do mundo, o Porto dos Tatus. A partir dele, milhares de turistas podem apreciar as belezas naturais da região. Além disso, quem visita o município pode conhecer espécies raras de animais como o guará, o pássaro de penugem vermelha escarlate, cuja revoada pode ser vista em uma única ilha do arquipélago, sempre no fim da tarde.
Quem passa em Ilha Grande também é levado a provar os sabores piauienses. Segundo empresários locais, os pratos mais procurados são o peixe Tilápia (tirado na hora do tanque de criação), a galinha caipira, o pato e o camarão de água doce.
O secretário do Turismo de llha Grande, Adilson Castro, relata que, além das belezas do município, a culinária e o trabalho artesanal da Casa das Rendeiras são atrativos oara os visitantes. De acordo com Castro, cerca de 400 catadores de caranguejo retiram do extrativismo 20 mil cordas do marisco por semana.
RENDEIRAS DO MORRO DA MARIANA – Talvez, o maior reconhecimento das atrações de Ilha Grande venha da moda. Desde que personalidades famosas começaram a usar vestidos feitos pelas rendeiras do município, o trabalho delas ganhou o mundo. Graças a uma técnica exclusiva na hora de fazer as rendas, por meio do bilro, o trabalho 100% manual se tornou uma atração internacional. Hoje, as rendeiras exportam seus produtos para fora do Brasil, como Holanda, Itália e Argentina.
A presidente da Casa das Rendeiras, Socorro Reis, lembra que as rendas de bilro são especiais porque são difíceis de serem encontradas no Brasil, e Ilha Grande possui esse privilégio. “Fazemos peças com colar, gargantilha e recebemos também pedidos para vestidos de noiva”, comemora Socorro.

O CAFÉ DA MANHÃ DO VISITE CEARÁ

Alexandre Pereira e Ivana Bezerra Rangel
Com a  presença de autoridades, associados e convidados, o Visite Ceará (leia-se Fortaleza Convention & Visitors Bureau) promoveu na manhã da segunda-feira (11), na Fábrica de Eventos,   o seu já tradicional café da manhã, um encontro não somente de prestação de contas da sua atuação durante o ano, mas sobretudo um momento de confraternização com representantes da cadeia    produtiva do turismo do Estado
No momento solene da reunião, a competente cerimonialista Norma Zélia recepcionou os presentes com sugestivo poema de Mário Quintana. Em seguida anunciou a palavra da presidente do VisiteCeará, Ivana Bezerra Rangel que, em pormenores, fez circunstanciada apresentação do trabalho realizado durante este 2019, momento em que agradeceu os associados, parceiros e autoridades pelo êxito obtido.
Momentos destacados da agradável e fraterna manhã foram a entrega de troféu ao homenageado do ano, Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza, e a assinatura do Termo de Cooperação do Observatório da Setfor com o ViisiteCeará. 
Ressalte-se que durante todo o evento reinou acentuada confraternização entre os presentes, refletindo o espírito natalino 

NOITADA DE MUITA FESTA NA ENTREGA DO TOFÉU HABIB ARY

Claudia Diniz, Ivana Bezerra, Darlan Leite, Eliseu-Barros, Andreea Pal, e Régis Medeiros
Os salões Aventino e Caelius do Hotel Gran Marquise ficaram repletos de autoridades e convidados na noite da última sexta-feira, 13, em razão da festa em que a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-ABIH/CE outorgou à Fraport Brasil o seu título maior – o Troféu Habib Ary. Além da presença de autoridades do Estado e do Município de Fortaleza, assim como de representações da entidades do turismo cearense, destaque foi a participação do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, bem assim de delegações  da ABIH Nacional de cerca de vinte estados, com o presidente da entidade à frente, Manoel Cardoso Linhares. 
O presidente da ABIH/CE, Eliseu Barros fez o discurso de recepção, enaltecendo a tradição de dezenas de anos em que o Troféu Habib Ary é outorgado, reconhecendo os méritos das personalidades ou entidades distinguidas. Ato seguinte foi a entrega do Troféu à ceo da Fraport Brasil, Andrea Pal.
Ato importante da noitada foi o discurso emocionado do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, fazendo um retrospecto sobre o atual momento do turismo brasileiro. Na ocasião, entregou ao presidente da ABIH Nacional o título e embaixador do turismo brasileiro, depois do que Manoel Linhares agradeceu a honraria e fez circunstanciado pronunciamento sobre sua atuação à frente da entidade que congrega os hoteleiros do Brasil. 
Sem dúvida, outro momento marcante da brilhante festa foi quando o presidente da Embratur, mostrando os seus dotes de sanfoneiro exímio, executou músicas consagradas da MPB, terminando com a tradicional Noite Feliz.
O tradicional banquete encerrou o alegre e requintado encontro. 

A NOITADA DE CONFRATERNIZAÇÃO DO SKAL INTERNACIONAL

Os Presidentes Priscila e Epitácio
Muita confraternização ocorreu na festa anual do Skal Internacional de Fortaleza, do Brasil e da Academia Cearense de Turismo, na noite da segunda feira, 9.  Num ambiente festivo especial, na Praça de alimentação do Shopping Benfica, os três órgãos que impulsionam o turismo brasileiro promoveram a solenidade de outorga da 7ª Edição da Medalha Stênio Azevedo e da 4ª edição do Troféu Turismo Mundo Afora – Mérito Skal, este ano homenageando a conceituada hoteleira Ivana Bezerra de Menezes Rangel. Priscila Cavalcanti, Epitácio Vasconcelos e Pedro Carlos da Fonseca foram os anfitriões da noitada, quando.  foram homenageados com comendas:
Certificação de Excelência nos Destinos Turísticos Inteligentes – Municípios deAracati – Aquiraz – Camocim – Cascavel – Caucaia – Fortaleza – Jericoacoara – Juazeiro do Norte – São Gonçalo do Amarante – Redenção.
Medalha Stênio Azevedo – Mérito Skal Internacional de Fortaleza :  Galeria de Honra Past – Presidents SKAL – Fortaleza: - Categoria: Galeria de Honra Past – Presidents SKAL – Fortaleza:   José Maria Arruda (Gestão: 1996 – 1997) – Empresário do Turismo – Eventos. ;Maria Flor de Liz Romeiro (Gestão: 2001 – 2002) – Empresário do Turismo – Eventos.
Personalidades do Turismo: Alexandre Pereira – Secretário do Turismo de Fortaleza; Élcio Batista – Chefe da Casa Civil do Governo do Ceará ;  João Soares Neto – Empresário do Turismo & Negócios  Jornal O Estado – Imprensa Cearense. 
Seguindo a tradição, na parte final da solenidade, o Skal Fortaleza homenageou os skalegas e skaladies aniversariantes  neste último semestre de 2019      

MOVIMENTAÇÃO CRESCE NOS AEROPORTOS DE JERI E ARACATI

Aeroporto de Jericoacoara
O Aeroporto de Jericoacoara, ao fim de novembro, já superou o total de 2018 (96.040). O equipamento acumula mais de 100 mil passageiros no período de janeiro a novembro de 2019, entre embarques e desembarques, operados pelas empresas GOL Linhas Aéreas Inteligentes Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A, além de aviação privada.
Desde a inauguração do Aeroporto de Jericoacoara, em 2017, o registro de maior fluxo foi em janeiro de 2019, com 15.324 passageiros no mês. Agora, os trabalhos se voltam ao processo de internacionalização, que visa fomentar ainda mais o turismo na região. “
Aeroporto de Aracati
AEROPORTO DE ARACATI - Outro equipamento regional com circulação de voos comerciais no Estado, o Aeroporto de Aracati, em Canoa Quebrada, de janeiro a novembro deste ano, registrou 4.510 passageiros nas operações da Azul e aviação privada. Já em 2018, neste intervalo houve apenas movimentação de aviação geral, com 1.445 pessoas, entre embarques e desembarques. O terminal trouxe nova dinâmica de turismo ao Litoral Leste, dando apoio aos empreendimentos da região, principalmente nos municípios de Aracati, Beberibe, Icapuí e Fortim.
Para o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, “O fluxo turístico que passa pelos aeroportos de Jeri e de Canoa impacta não só Jericoacoara e Aracati, mas também os municípios vizinhos, refletindo diretamente na geração de mais empregos e de renda por meio do turismo”

FORTALEZA CAPITAL AMIGA DO IDOSO

A Secretaria Municipal do Turismo lançou, na manhã do sábado (7), no Hotel Sonata de Iracema, o projeto Fortaleza Capital Amiga do Idoso, que vai oferecer ao turista com 60 anos ou mais opções de hospedagem, passeios e outros atrativos com as condições ideais para atender as demandas específicas do público nessa faixa etária. O lançamento ocorre neste sábado (07/12), às 8h30, 
A Setfor firmou parceria com hotéis filiados à ABIH/Ce e com estabelecimentos filiados ABRASEL/Ce. Os parceiros comprometem-se a oferecer ao público itens como acessibilidade, cardápio com opções diet ou sem sal, serviço de cuidador por demanda e equipe treinada para atender as necessidades do público da terceira idade, entre outros. Os estabelecimentos parceiros receberão um selo, fornecido pela Setfor, indicando que são participantes do projeto.

FESTA PARA OS CRISTÃOS - CATÓLICOS E EVANGÉLICOS PARTICIPARÃO DO “NATAL DE TODOS”

Anuncio do evento
Através da Coordenadoria do Terceiro Setor e Articulação de Instituições Religiosas, a Prefeitura de Fortaleza lançou, na manhã de sexta-feira (13), no auditório do Paço Municipal, a primeira edição do "Natal de Todos". O evento, que é uma iniciativa para reunir o público cristão para celebrar o Natal, vai acontecer na próxima sexta-feira dia 20 e terminará no dia seguinte, sábado, a partir das 17h, no Aterrinho da Praia de Iracema.
Segundo o secretário de Governo, Samuel Dias, o desejo é de fixar o evento no calendário da cidade e mobilizar o maior número de pessoas nos shows.  Para Paulo Maurício Gonçalves Barbosa, titular da Coordenadoria, a iniciativa vem para atender a demanda de um público que cresceu. Barbosa explicou ainda o papel da Coordenadoria. "Queremos ajudar as instituições a realizar seus eventos. Qualquer assunto referente à religião e projetos sociais ligados à Prefeitura serão situados em um órgão só. Para isso que passa a existir a Coordenadoria", ressaltou.
As apresentações de sexta-feira serão direcionadas ao público católico. E contarão com as seguintes atrações: Cosme, Naldo José, Irmã Kelly Patrícia, Missionário Shalom, Tony Allyson e Rosa de Saron. Durante o primeiro dia, haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento com o Padre Antônio Furtado.
Já no sábado (21), as apresentações serão direcionadas ao público evangélico. As atrações serão: Salomão, Solablues, Daniel Almeida, Fernanda Brum, Thalles Roberto e Aline Barros.
Para o cantor católico Naldo José, uma das atrações, "Jesus é a essência do natal. Sabemos que um evento desse é de grande importância. Lá no palco vão estar missionários, cantores, pessoas que representam o nome de Jesus, do aniversariante, e eu espero que os católicos correspondam a esse chamado.", destacou. Já Jacob Félix, vocalista da banda evangélica Solablues, se disse honrado por participar do evento. "A gente fica feliz  de celebrar o nascimento do Cristo com as pessoas. A visão que o Prefeito está tendo de realizar esse evento nos dá uma grande alegria e a gente espera que muitas pessoas participem", disse.
TRÂNSITO, TRANSPORTE E SEGURANÇA – A AMC planejou uma operação especial de tráfego para viabilizar o acesso do público ao Aterrinho , da Praia de Iracema. Cerca de 50 agentes darão suporte operacional às celebrações religiosas. A operação de trânsito será iniciada a partir das 18h desta quinta-feira (19/12 
A Etufor reforça a frota com 25 ônibus extras nos dias 20 e 21 de dezembro, a partir de 14h às 02h do dia seguinte, para auxiliar no deslocamento dos usuários de transporte público. O entorno do Aterrinho da Praia de Iracema é abastecido com 27 linhas regulares, porém, serão deslocadas sete linhas especiais direto dos terminais para o evento.
A Polícia Militar dará apoio com um efetivo total de 238 policiais e 18 viaturas. São homens que fazem um trabalho especializado em grandes eventos.
Doze homens do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará estarão à disposição. 
O plantão no 2o distrito policial (responsável pela área) será reforçado, além do 34o, que dará suporte, e das delegacias plantonistas. Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 44 Policiais Civis estarão circulando no local utilizando 5 viaturas.
A Guarda Municipal colocará à disposição do evento 80 homens com reforço nos terminais e aumento no número de viaturas. Contará também com o trabalho da Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGEFIS).
Em relação à saúde, no local do evento haverá uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para prestar atendimentos médicos. Contará com uma UTI e salas de acolhimento. 2 médicos, 3 enfermeiros, 4 técnicos em enfermagem e 3 condutores ajudarão nos atendimentos.

JUSTO RECONHECIMENTO - O PIRATA BAR É PATRIMÔNIO TURÍSTICO DE FORTALEZA

Através da Secretaria Municipal do Turismo, a Prefeitura de Fortaleza reconheceu oficialmente o Pirata Bar como Patrimônio Turístico da Cidade. A cerimônia aconteceu na noite da 2ª feira (9) no próprio Bar, localizado na Rua dos Tabajaras, 325, na Praia de Iracema, na presença várias autoridades, entre elas o secretário municipal de Turismo, Alexandre Pereira.  
Empreendimento cultural e turístico, o Pirata Bar é o quinto equipamento de Fortaleza a receber o reconhecimento. A partir de agora, ele fará parte das ações de promoção da capital cearense realizadas pela Setfor. Desde 2016, quatro instituições da iniciativa privada já receberam o título: o Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza, o Museu da Fotografia, o Iate Clube de Fortaleza e o Instituto do Ceará.
Para o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, as cidades têm que trabalhar cada vez mais dentro da nova dinâmica do turismo no mundo, na qual o visitante busca por experiências marcantes, mais do que por pontos turísticos. “O Pirata oferece uma experiência única e sintonizada com a cultura de Fortaleza. Além disso, está há mais de 30 anos na Cidade, passando por todas as fases da Praia de Iracema, desde o auge à fase mais difícil e ao momento atual, quando a população está novamente se reapropriando da área”, destacou.
Criado em 1986, como Pirata Bar e Restô, o local logo se tornou um dos preferidos pelos fortalezenses na Praia de Iracema. Com a proposta de trazer ecletismo e personalidade, o Pirata Bar é conhecido por incorporar projetos originais, como o Piratas da MPB, que levou ao palco do bar grandes nomes da música brasileira como Belchior, Leila Pinheiro e Gonzaguinha. Atualmente, é famoso por sua “Segunda-feira mais louca do mundo”.

PRÊMIO NACIONAL DO TURISMO PARA O PRAIA ACESSÍVEL

O projeto Praia Acessível, estação de Fortaleza, venceu o Prêmio Nacional do Turismo 2019, realizado pelo Ministério do Turismo. O anúncio ocorreu em Belo Horizonte e reconheceu a iniciativa na categoria Turismo Social. A iniciativa, idealizada pelo Governo do Ceará, é executada em parceria com a prefeitura de Fortaleza e o Hotel Sonata.
Em sua segunda edição, o Prêmio Nacional do Turismo tem o objetivo de destacar iniciativas e profissionais que contribuíram para o turismo nacional. Foram premiadas 33 iniciativas em 11 categorias diferentes, criadas para retratar a diversidade do setor. Ao todo, participaram 418 candidaturas vindas de todas as partes do Brasil de entes públicos, privados e do terceiro setor.
Os vencedores foram selecionados após avaliação meritória e eliminatória da comissão julgadora a partir da classificação de três finalistas por categoria da premiação. A análise considerou a apresentação de resultados obtidos pela mensuração de impactos diretos ou indiretos.
Em Fortaleza, foram realizados 6.531 atendimentos desde a implantação do Praia Acessível em abril de 2016. 
TEMPORADA DE FÉRIAS - O Praia Acessível funcionará todos os dias neste dezembro e janeiro, das 9 horas às 13 horas. O Governo do Ceará realizou o lançamento da temporada de férias com atendimento diário no sábado (7), às 9 horas, na estação da Praia de Iracema. Na ocasião, novos materiais e equipamentos foram entregues para o uso no projeto que promove acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias. 
ATENDIMENTOS - Até o fim de novembro, o projeto realizou 7.272 atendimentos nas estações da Praia de Iracema, em Fortaleza, e no Cumbuco, no município de Caucaia. Também voltado para crianças com deficiência, o Praia Acessível faz parte do Programa Mais Infância Ceará, especificamente no pilar Tempo de Brincar, que foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade.

PORTO DO MUCURIPE - EM MARÇO O LEILÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS

Terminal de Passageiros do Mucuripe
Boa notícia para o turismo marítimo no Brasil, do Ceará em particular. Em março vindouro será realizado o leilão de arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. A unidade, que funciona dentro do Porto Organizado do Mucuripe, foi qualificada junto ao Programa de Parcerias de Investimentos do governo federal (PPI) e terá repassadas à iniciativa privada tanto a estrutura destinada à movimentação de passageiros quanto a área de estacionamento.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressalta que o leilão é mais uma medida voltada à adequada estruturação do setor, essencial para o desenvolvimento do mercado de viagens. “
Segundo a Companhia Docas do Ceará, administradora do local, a expectativa, após o arrendamento, é de aumento de 50% na circulação de passageiros, uma vez que o vencedor passará a ter a operação dedicada a esse tipo de transporte. Desde o início das atividades, em 2014, a unidade já recebeu 42 embarcações e uma média de 63,5 mil turistas - 16 mil somente em 2018. Já o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, ressalta que o arrendamento trará ganho de eficiência, com a melhoria da qualidade de serviços a passageiros. “
Vencerá o leilão o grupo que oferecer o maior valor de outorga à Docas do Ceará. Pelas regras do edital, o responsável vai administrar um espaço de 27.640 m² por um período de 25 anos, prorrogável até o limite de 70 anos. Além disso, o edital prevê o pagamento de parcelas fixas de R$ 54.435,28 pelo arrendatário. Em contrapartida, ele poderá cobrar tarifa-teto de R$ 59,31 para o embarque e o desembarque de passageiros, bem como uma taxa de trânsito máxima de R$ 39,29. A empresa também vai ter de investir R$ 1,6 milhão na estrutura do terminal.

VISITE CEARÁ 17 12 2019


ROTA DO SOL 1701202019 ISSUU

 rsn 1701202019

NATAL DO CATUSSABA