Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CALEIDOSCÓPIO - UMA PONTA DE INVEJA e ADEUS SAUDOSO


UMA PONTA DE INVEJA
            Estivemos em Gramado, Rio Grande do Sul, entre os dias 17 e 20 últimos, participando do consagrado Festival de Turismo promovido pela conceituada empresa “Marta Rossi/Silvia Zorzanello Empreendimentos”.  Não é propriamente desta grande festa que honra o turismo brasileiro que desejamos tecer algumas considerações. Com uma ponta de inverno deste nordestino sofrido pelas intempéries da sua região, passado na casca do alho, o objetivo é sobretudo exaltar a pequena no tamanho, porém linda e aconchegante cidade sulista. Privilegiada pelo Deus Pan com uma natureza exuberante, enfeitada pelas  hortênsias e pinheiros, Gramado não é só referência para o turismo nacional, com seus grandes eventos e estrutura exemplar, mas exemplo de uma terra em que a cidadania é ponto fundamental. Tem um povo hospitaleiro e que possui um IDH de dar inveja. À primeira vista, parece não possuir pobres entre os seus habitantes. Não há favelas e não vimos mendigos e flanelinhas nas ruas. É tanto veículo circulando que dá idéia de que cada um dos seus 32 mil habitantes possui um carro. Não vimos sinais eletrônicos, mas a mobilidade humana flui  normal. Nas faixas de trânsito para pedestres, verificamos várias vezes, os motoristas respeitam os transeuntes. As calçadas são de fato para o passeio da população.  Não há esta de servir de estacionamento para veículo. Com clima frio na maior parte do ano, os prédios comerciais e residências seguem o estilo de cidades européias, quase padronizadas. Enfim, ficamos com a forte impressão de que Gramado é um dos poucos oásis desta nossa amada pátria. Diferente, bem diferente de uma larga porção de cidades brasileiras tidas grandes e civilizadas.

ADEUS SAUDOSO
               Sempre é saudoso um adeus. Mas saudoso mesmo é quando se perde para a morte um familiar querido ou um colega ou amigo de longas jornadas. Pois na última semana, manhã cedo, tive conhecimento do falecimento de dois ex-colegas e amigos. Partiram para a morada eterna Boanerges Sabóia e Temístocles de Castro e Silva. Mesmo contemporâneos de idade – o Boanerges era um pouco mais idoso, não aguardava para tão breve a ida dos dois para o Oriente Eterno. Pelas mãos de Boanerges Sabóia, ingressei como professor no Liceu do Ceará, em 1951. Pelo seu incentivo, fiz concurso para me efetivar no velho casarão. Na sua administração, fui vice-diretor do conceituado estabelecimento. E pela vida a fora, nos bons e maus momentos, sempre estivemos juntos. Boanerges Sabóia era uma legenda no ensino do Ceará, exemplo como professor e administrador. Leal e amigo em todos os momentos. Agora, fica a saudade.
               Conheci Temístocles desde os tempos de estudante. Mas foi a partir de 1950, quando ele ainda era “foca” na “Gazeta de Notícias” que a nossa aproximação foi maior. Trabalhando com o Geraldo Nobre, desde então mostrou-se um jornalista dedicado e com idéias políticas  discordantes da maioria dos colegas. Ralou muito, mas venceu na profissão. Por méritos, ocupou destacados cargos públicos e  chegou a deputado estadual e federal, sempre acompanhando o seu “padrinho” Parsifal Barroso. Pelo seu jeitão, dava a impressão de  ser amargo. Mas não era. Gostava dos bons papos com os colegas, da boa música (malhava os ídolos atuais)  muitas vezes sob a inspiração de Baco. Polêmico e intransigente, foi um dos poucos conhecidos que assumiu ser da “direita” e defensor do Regime Militar. Realmente foi autêntico na sua trajetória terrestre. Deus o tenha no “assento etéreo”. 

LUZES E CÂNTICOS DO NATAL ALEGRAM FORTALEZA


hoje é o grande dia aguardado por milhares de cearenses e visitantes pelo ato que já virou símbolo da chegada do Natal em Fortaleza. O belo espetáculo envolvendo o Coral de Luz no Hotel Excelsior, a chegada do Papai Noel e a iluminação das árvores natalinas da Praça do Ferreira, Praça Portugal e da Avenida Washington Soares alegrarão a cidade até o final de dezembro.  O Ceará Natal de Luz preparou uma programação especial, trazendo de volta a árvore que certamente fará sucesso, instalada em plena praça, confeccionada de tecidos de redes artesanais, bem populares e tradicionais. O evento se traduz em emoção e renovação, dando asas à criatividade ao incorporar este ano o “fuxico” em sua decoração, um artesanato presente em todas as regiões do País e tema desta edição, que virá estampado na roupa do Papai Noel, nas varandas das redes que compõem a árvore e nas demais peças de decoração, que ganham com o seu colorido e estilo aconchegante.
A abertura oficial será logo mais, na Praça do Ferreira, a partir das 17 horas, com a chegada do Papai Noel fazendo a alegria da meninada.  Em seguida, a emocionante apresentação do Coral da Luz, às 18 horas, com 170 crianças cantando músicas natalinas tradicionais, no Hotel Excelsior. Na Coluna da Hora está montado um presépio confeccionado com madeira reciclada e tipicamente nordestino, e na praça foi colocado um palco para várias apresentações de orquestra de sanfonas, cantos líricos, momento litúrgico, a entrega da chave da cidade e brindando o público no final o tão esperado show da banda Paralamas do Sucesso.
Além da Praça do Ferreira, av. Washington Soares e Praça Portugal, a cidade estará neste período natalino com alguns logradouros decorados. São eles a avenida Beira Mar, o aterro da Praia de Iracema, Praça José de Alencar, Avenida Monsenhor Tabosa, calçadões do centro e da CDL de Fortaleza e os prédios da FCDL-CE, FIEC, UNIFOR, SEBRAE, Tribunal do Trabalho, Reitoria da UFC e Palácio da Abolição.  
O Ceará Natal de Luz envolverá, também, toda a população em um grande concurso de embelezamento de Fortaleza. A premiação se dará por categoria (shoppings, lojas, residências, condomínios) e especial (escolas, praças e ruas) em um valor total de 15 mil reais distribuídos entre os vencedores. A beleza do espírito natalino vai se espalhar em todos os cantos de nossa cidade. O acesso ao regulamento ficará disponível no site da CDL de Fortaleza: www.cdlfor.com.br
TEMPORADA NATALINA DA PRAÇA LUIZA TÁVORA - Desde segunda feira passada, foi aberta a temporada natalina da Central Cearense de Artesanato (Ceart), na Praça Luiza Távora (Avenida Santos Dumont,  1589). Na primeira noite houve apresentação do Coral Infantil da CDL e do músico  David Valente e banda. A temporada reúne os mais diversos produtos natalinos, confeccionados por artesãos da capital e do interior, que permanecerão em exposição até o último dia do mês de dezembro.
Ainda dentro das atrações, exposição e premiação das lapinhas selecionadas pela 16a. edição do Concurso de Presépio Artesanal que neste ano destacou o talento dos homens. Para o primeiro lugar foi escolhido o trabalho de  Roberto Fonseca da Costa, de Fortaleza, que explorou a tipologia metal; o segundo foi conquistado por Aparício Gonzaga Alves, de Juazeiro do Norte, com uma peça em madeira e o terceiro, por Erisvaldo Teixeira Cavalcante, na tipologia cerâmica, massa, gesso e parafina. Outra novidade da temporada deste ano é a árvore de Natal da loja da Ceart idealizada por Bete Freitas, na tipologia fios e tecidos e confeccionada com retalhos multicoloridos pela artesã Elineide Oliveira.

IMPORTANTE EVENTO SOBRE O TURISMO NA AMÉRICA LATINA


Entre os dias 28 e 29 de novembro, o Ceará sedia a Conferência Internacional em Turismo tendo como tema “O turismo como indutor do desenvolvimento, da inclusão social e da integração regional”. O evento é uma realização do Bando Interamericano de Desenvolvimento e Organização Mundial de Turismo com o apoio do Governo do Estado do Ceará. Será realizado no Centro de Convenções, em Fortaleza, e terá tradução simultânea em espanhol e inglês.
 A Conferência contará com a presença de importantes personalidades internacionais, inclusive da Presidente Dilma Russeff; do Ministro do Turismo, Gastão Vieira; do Governador Cid Ferreira Gomes;  do Presidente do BID, Luis Alberto Moreno;  do Secretário Geral da OMT, Taleb Rifai e,   também,  envolverá a participação de gestores públicos dos níveis federal, estadual e municipal do Brasil,  da América Latina e do Caribe, líderes empresariais, sociedade civil e organismos internacionais.
Nos dois dias, serão pronunciadas cerca de 18 palestras relacionadas à importância do turismo no desenvolvimento dos países. Não está ainda acertado, mas é possível que a comitiva visitante, inclusive a Presidente Dilma,  visita eas obras em parte final do Centro de Eventos do Ceará –ExpoCeará.
Na capital cearense a logística estrutural da conferência tem o apoio da Prática Eventos.

SHOW NO CENTRO HISTÓRICO DE S. LUIS


O “São Luís é um Palco” acontece desde 2010, sempre com apresentações de um grupo folclórico e um cantor local. O objetivo do projeto é proporcionar aos visitantes da cidade e à comunidade mais uma alternativa de lazer, através de apresentações culturais, favorecendo a tradição, a memória e a valorização da cultura maranhense.
Hoje, a Secretaria de Turismo do Município, dará continuidade ao projeto, realizando shows de Beto Pereira e do bloco tradicional Os Brasinhas. Será às 19 horas, na Praça da Criança, no Centro Histórico de São Luis

PRÊMIO BNB DE JORNALISMO


Até o dia 10 de janeiro próximo é possível realizar inscrição no Prêmio BNB de Jornalismo, ação promovida pelo Banco do Nordeste que premia os trabalhos publicados por veículos de mídia em todas as áreas em que o BNB atua, sobre ações inovadoras na área de desenvolvimento regional e democratização do crédito.
Para se inscrever, o jornalista deve preencher formulário e o encaminhar, juntamente com o material produzido para o concurso, ao Ambiente de Comunicação Social do Banco do Nordeste do Brasil (Avenida Pedro Ramalho, 5.700 - Bloco D-1 Térreo - Bairro Passaré - Fortaleza-CE, CEP 60.740-000). O formulário e as disposições sobre o formato no qual as matérias devem ser remetidas estão disponíveis no site www.bnb.gov.br.
Os prêmios chegam a R$ 15 mil e variam de acordo com a categoria e a modalidade em que o trabalho for inscrito. O Prêmio abrange as modalidades Nacional, Regionais I, II e III, além da Extrarregional, cada uma contemplando cinco categorias: Mídia Impressa - Texto, Mídia Eletrônica - TV, Mídia Eletrônica - Rádio, Mídia Impressa - Foto e Mídia Eletrônica - Internet.  Há, ainda, um Prêmio Especial para trabalhos oriundos de municípios com menos de 100 mil habitantes, localizados na área básica de atuação do Banco (Estados do Nordeste e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo); e um Prêmio Universitário para qualquer uma das cinco categorias, a ser concedido em cada uma das três Regionais e na modalidade Extrarregional.

ANTONIO AZEVEDO NA PRESIDENCIA DA ABAV NACIONAL


Na próxima terça-feira,  29, no Hotel Jaraguá, em São Paulo, haverá a eleição e, em seguida, a posse dos eleitos da ABAV Nacional. A chapa única, que será submetida à homologação dos associados,  tem na presidência o empresário  Antonio Azevedo (foto), diretor do ICCABAV e dos programas Proagência e Benchmarking-2010.
Está assim composta a  diretoria da chapa “Ação e Integração”: Diretoria - Presidente, Antonio João Monteiro de Azevedo – PR; Vice-Presidente Administrativo, Edmar Augusto  Bull – SP; Vice-Presidente Financeiro, Salvador Saladino – RJ; Vice-Presidente de Relações Internacionais,  Leonel Rossi Junior  - SP; Vice-Presidente de Capacitação e Certificação, Ana Carolina Dias Medeiros de Souza – MA; Vice-Presidente de Relações Institucionais, José Maurício de Miranda Gomes – MG;  Vice-Presidente de Marketing e Eventos,  Alessandro Crispim Macedo – RO;  Vice-Presidente de Turismo Especializado, Maria Angela Ballalai de Carvalho – BA. Conselho Fiscal: Carlos Palmeira Lopes Villanova – AL; Aristoclides Vieira Stadler – SC; Francisco Edmilson Rodrigues – CE; Romildo Rodrigues Ruy (suplente) – ES; João de Souza Ávila (suplente) – SE.  Conselho de Ética: Danilo Kehl Martins – RS; Ruy Martini Santos – PA; Ney Gonçalves – MS; Reinaldo Gama (suplente) – RJ;  Ariel Martins de Andrade Alvim (suplente) – DF.

O CEARÁ NA HOLANDA E FINLÂNDIA


Nos dias 23 e 24 últimos, a Secretaria do Turismo do Estado realizou dois workshops na Europa, nas cidades de Helsink (na Finlândia) e Amsterdam (na Holanda), respectivamente. O evento,  em parceria com a TAP Linhas Aéreas,  teve como objetivo promover o destino Ceará para agentes de viagens dos dois países, além de estabelecer canal direto com quem compra ou vende turismo no Brasil.
Visando receber as principais agências e operadoras européias de turismo, a Setur/CE disponibilizou aos participantes do workshop materiais informativos sobre as ações que promovem o destino Ceará naquele mercado. Divulgar e fortalecer ainda mais o voo realizado pela Companhia TAP, trecho Lisboa – Fortaleza, também foi um dos objetivos do evento

EM FESTA, BRASÍLIA CONHECEU O TURISMO DE FORTALEZA


Regis Medeiros, Vice-Governador Domingos Filho, Secretaria Patricia Aguiar,
 Prefeita Luizianne Luins, Ministro aposentado Ubiratan Aguiar
 (homenageado) e o presidente do FCVB, Colombo Cialdini.

Após promover workshops para mostrar a vitalidade da capital cearense em vários estados, entre os quais  São Paulo e Rio de Janeiro, anteontem,  23, foi a vez de Brasília.   Em noitada deslumbrante no Villa Rizza, Clube Monte Líbano, presentes mais de 500 empresários e autoridades, a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), em parceria com o Fortaleza Convention & Visittors Bureau (FC&VB) e a TAM e a participação da ABIH/Ceará,  mostrou aos brasilienses o por que de a capital cearense ser um dos destinos preferidos de turistas nacionais e internacionais. 
O projeto "Fortaleza Capital dos Eventos" foi mostrado aos agentes de viagens e profissionais de negócios corporativos da Capital Federal através de amplo material, com vídeo apresentando os locais mais atraentes de Fortaleza, passando pela Barra do Ceará, Vila do Mar, Praia de Iracema, Avenida Beira mar, entre tantos. O grande destaque foi o já consagrado Réveillon, que este ano se firmará ainda mais com o 2º do Brasil.
Após lauto Banquete, a Noite de Fortaleza em Brasília foi mais animada ainda com o show de Chico Pessoa e banda, tendo a especial participação de Myrla Muniz.  

NOVAS TECNOLOGIAS PARA PROJETOS NO CEARÁ


Desde sábado passado, dia 19, o governador Cid Gomes encontra-se na Europa, onde fez palestras, visita federações de futebol e conhece novas tecnologias para obras de infraestrutura no Estado. Fazem parte da comitiva o secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele; o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa; o presidente da Cagece, Gotardo Gurgel e o superintendente do Departamento de Engenharia e Arquitetura, Quintino Vieira.
Na República Tcheca, a comitiva conheceu o equipamento "shild", que faz perfurações subterrâneas para a instalação de metrôs. Esse método, também conhecido como "tatuzão", deverá ser empregado para a construção da linha leste do Metrô de Fortaleza, que sairá do Centro e chegará até o Fórum Clóvis Beviláqua. Em Portugal e Alemanha, a comitiva visitou estádios de futebol para a concepção da cobertura do Castelão. Ainda em Portugal, aconteceu uma visita à Escola Hoteleira e em Coimbra, também em Portugal, Cid Gomes fez uma palestra para empresários que foi repetida para  executivos espanhóis, em Barcelona. Durante a viagem, a comitiva visitou federações de futebol para convidar equipes para fazerem a aclimatação para a Copa do Mundo, em Fortaleza. Cid Gomes retorna ao Brasil no próximo domingo, dia 27.

MAIS UM TENTO DO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO


Imagem de Nossa Senhora de Nazaré abriu a solenidade do congresso

Com um cortejo da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que há muitos anos é conduzido no Sírio de Belém do Pará, no dia 16, houve a primeira ação do festival de Turismo de Gramado. No dia seguinte, no Serrano Centro de Convenções 17, à noite, ocorreu a magna solenidade de abertura, ocasião em que, no final, novo cortejo com a imagem da peregrina foi recebida com aplausos pelo grande número de presidentes ao ato.
De acordo com a programação, na primeira parte da solenidade de abertura do 23º FESTURIS, iniciada com a “Aquarela do Brasil”, interpretada pelo tenor Dirceu Pastore  e a soprano Siani Salvador,   realizou-se a entrega do Troféu Amigos do Festival. Em seguida, 11 personalidades foram homenageados: Afonso Hamm, Antonio Euryco, Brenda Carvalho, Carlo Gianoli, Daniel Chalap, Gilberto Tomasini, Luiz Fernando Waslawick, Marino Finozzi, Paulo Gusmão, Rita Vasconcellos e Rodrigo Canielas. Todos terão sua foto exposta na Galeria dos Homenageado.
Marta Rossi, uma das molas-metra doFestival de Gramado,iniciou a parte dos discursos, traçando um perfil sobre a trajetória do grande evento do turismo brasileiro.Seguiram-na outros oradores,  entre os quais o prefeito de Gramado, Nestor Tissot e Ana Isabel Mesquita de Oliveira, secretária Nacional de Políiticas do Turismo, no atro representando o Ministro do Turismo Gastão Vieira.
A solenidade foi encerrada com o Hino Nacional.
PROGRAMAÇÃO  A 23ª edição do Festival de Gramado, nos dias 18 e 19, se dividiu em duas partes, no Centro de Convenções do Serrano Resort. Na parte da manhã, ocorreram as conferências, seminários e workshops, com variados e importantes temas do turismo brasileiro e palestras de destacadas personalidades do nosso turismo, mais precisamente dirigidas  ao turismo de negócios. À tarde, a grande feira, com a participação 30 países com estandes mostrando seus melhores destino.
, Dezenas de empresas aéreas nacionais e internacionais,assim como de hotéis e outros segmentos do turismo tiveram presença marcante  nos 360 estandes.

OS NÚMEROS CONVINCENTES DO FESTURIS


Na coletiva de imprensa dos diretores do Festival do Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Vinícius, foram expostos os números do evento em 2011. O Festuris neste ano teve um aumento de 14,37% no número de visitantes e 12,85% na metragem comercializada, onde estavam expostos mais de 360 stands, com um número superior a 1,8 mil marcas. Marta Rossi anunciou, para a 24ª edição, a criação do Salão da Acessibilidade, que trará as novas tecnologias ao Festuris, além de novos destinos internacionais na feira.
Logo no início da coletiva, houve muita emoção com o cortejo de Nossa Senhora de Nazaré, que abriu a atividade e foi carregada pela diretora Marta Rossi, para dar uma bênção final ao evento. Entre as autoridades presentes, estava o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Giovani Colório, que elogiou o festival e falou sobre a entrega do Troféu Silvia Zorzanello. “
A secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, se disse honrada pela amizade com os diretores do festival, que tanto acrescentam à cidade.
Eduardo Zorzanello, um dos diretores da empresa Marta Rossi & Sílvia Zorzanello Promoções Eventos Ltda, exaltou a nova filosofia do evento, agora sem sua mãe, Silvia, com a entrada dele e do Marcus Vinícius. Lembrou que apesar do crescimento em visitação e metragem, o que realmente vale é a qualidade do evento, o que, para os diretores, está impecável.
 Falando em seguida Marcus Vinícius, também diretor da empresa gramadense, apresentou os convincentes númeross  finais do evento.
Marta Rossi, a criadora do evento ao lado de Silvia Zorzanelo, acrescentou que o Festuris continua renovando novos e arrojados  projetos e idéias. No momento, fez questão de ressaltar o trabalho incansável da diretora falecida Silvia Zorzanello,  uma das fundadoras do Festival do Turismo de Gramado.
RODADA DE NEGÓCIOS  - Durante o Festival, houve a Rodada de Negócios do Sebrae em nível nacional. Nos dias, 18 e 19, as negociações giraram nas áreas do turismo religioso, de pesca, enoturismo e e-commerce/tecnologia. Conforme Luciana Thomé, consultora da Decide Projetos, que organizou a Rodada, mais de R$ 500 mil foram previstos em negócios, envolvendo mais de 200 pessoas.
Houve 14 reuniões sobre turismo religioso entre os sete participantes. Segundo eles, a participação oportunizou 94% de contatos preliminares, com possibilidades de fechamento e incremento nos negócios nos próximos 12 meses de até R$ 5 mil.
Quanto ao turismo de pesca, correram 21 reuniões, com a participação de 14 empresas, que consideraram a expectativa de negócios e função da participação na rodada em 79%.  Neste segmento, a estimativa de faturamento empatou em 31%, com previsão de  até R$ 5 mil e R$ 15 mil.
No enoturismo, nove reuniões foram realizadas entre seis participantes. Na avalição, 65% das empresas caracterizaram como bom o resultado obtido nas reuniões. Com relação ao incremento na realização de negócios, a maioria deverá ter resultados de R$ 15 mil no próximo ano.
Das 20 reuniões realizadas sobre E-commerce/tecnologia, o fechamento de negócios foi grande, aumentando também o incremento no faturamento da empresa para os próximos 12 meses. Na maior parte das empresas, através deste contato houve um incremento de até R$ 30 mil.

O CEARÁ NA MAIOR FEIRA DE ARTESANATO DA AMÉRICA LATINA


Artesãos de 23 entidades associativas do Ceará participam entre os dias 22 e 27 de novembro, em Belo Horizonte, da 22ª Feira Nacional de Artesanato, considerada o maior evento do setor na América Latina. Promovido que é pelo Instituto Centro Cape (ICAPE), com apoio do Sebrae. Tem, ao todo, cerca de oito mil expositores, entre artesãos brasileiros e de outros nove países, e a expectativa é receber um público de mais de 180 mil pessoas.
O espaço do artesanato cearense é de 81 metros quadrados. Na área, expõem e comercializam artigos de várias tipologias características do artesanato local, como madeira, cerâmica, renda de bilro, trançado em palha de milho, redes, filé, biojóias, tecelagem, bordado à mão, e em rechilieu, dentre outros.
De acordo com a gestora estadual dos projetos de artesanato e cultura do Sebrae no Ceará, Juniar Ellyan, os que estarão na feira representam mais de 400  dos municípios de Sobral, Quixeramobim, Crateús, Limoeiro, Baturité, Tauá, Iguatu e das regiões do Carirí e metropolitana de Fortaleza. Para ela, a feira é uma importante vitrine para os produtos cearenses porque recebe a visita de milhares de pessoas, entre elas diversos turistas nacionais e estrangeiros. Além disso, é uma grande oportunidade de realização de negócios já que também conta com a participação de atacadistas e lojistas, com quem os artesãos fazem contatos e acabam recebendo encomendas e fechando vendas.
A presidente da Federação das Associações de Artesãos do Cariri, Maria Celeste Franco da Rocha, diz que a Feira Nacional de Artesanato é um dos eventos mais esperados pelos artesãos da região pois para o Cariri, é a melhor feira do ano. Tem artesão que paga todas as suas contas só com o que fatura durante a feira.

FORTALEZA NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE PIANO


Começa no domingo, 27, o Festival Internacional BNDES de Piano, que segue até o próximo dia 12 de dezembro, nas cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza, Aracaju, Belém, Recife e Manaus. O evento promove recitais gratuitos de jovens pianistas premiados em competições internacionais e marca o início das inscrições para o III Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, cuja disputa ocorre no fim do ano de 2012.
A abertura será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 11h, com apresentação do russo Daniil Trifonov, vencedor do Concurso Tchaikovsky 2011. O espetáculo marca também a estréia de um piano Steinway  fabricado pela tradicional empresa alemã , que será utilizado nas futuras edições do Concurso. Os pianos dos outros teatros que receberão o Festival serão contemplados com serviços de revisão e manutenção efetuados por técnicos da Steinway.
Ainda na abertura será lançado o livro biográfico bilíngue Guiomar Novaes do Brasil, de Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio, patrocinado pelo BNDES.
Para o encerramento do Festival, no dia 11 de dezembro, foi convidado o renomado pianista brasileiro Nelson Freire. Até lá, terão apresentam-se no evento pianistas como Evgeny Brakhman, Haochen Zhang, Fabio Martino, Lukas Geniusas, Kotaro Fukuma e Sasha Grynyuk.
Os concertos serão em teatros históricos de grande valor arquitetônico: Teatro Amazonas (Manaus), Teatro da Paz (Belém), Teatro de Santa Isabel (Recife), Teatro José de Alencar (Fortaleza) e Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com o apoio do BNDES, os três últimos foram restaurados em 2002, 2005 e 2009, respectivamente.
Concurso  O III Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, previsto para ocorrer entre hoje e 8 de dezembro de 2012, está com inscrições abertas até 2 de julho próximo.
Em 2011, o Concurso foi admitido oficialmente como membro da World Federation of International Music Competitions (WFIMC), referência mundial no cenário de concursos internacionais de música.

PEQUENAS MARAVILHAS PARA EXPLORAR EM BRASÍLIA


Uma proposta de roteiro foi elaborada para quem quer conhecer as maravilhas das belezas de Brasília. E nela, o ponto de partida é a Praça dos Três Poderes, no coração da capital. Ao contrário do restante da cidade, alí não há árvores. Legislativo, Executivo e Judiciário são poderes autônomos e com o mesmo peso dentro da democracia brasileira.
A bandeira de 286m², hasteada a 100 metros do chão, é trocada solenemente em cerimônia que acontece todos os primeiros domingos do meses, com desfile militar, show da Esquadrilha da Fumaça,  eventualmente, com a presença da Presidente da República. Pare por cinco segundos ao pé do Mastro da Bandeira, monumento de Sérgio Bernardes, onde se lê a inscrição “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a bandeira sempre no alto  visão permanente da pátria”, e aprecie os sentimentos de civismo e orgulho nacional que emanam deste local.
 Museu Nacional e Catedral de Brasília 
Na mesma praça, a escultura Os Guerreiros, mais conhecida como Os Candangos, de Bruno Giorgi, é uma justa homenagem aos 80 mil trabalhadores que ergueram a cidade. Também ali o turista vê o majestoso Panteão da Pátria e da Liberdade  construído à semelhança de uma pomba. Trata-se de um memorial fúnebre em homenagem a ilustres brasileiros.  Dez personalidades da história do país têm seus nomes eternizados no chamado Livro de Aço do monumento (entre eles, Tiradentes, Zumbi dos Palmares. D. Pedro I e Santos Dumont). Outros dez nomes já foram aprovados.
No Palácio do Planalto,  os Dragões da Independência se revezam na guarda presidencial. Como manda a tradição, usam farda típica do século 19  em vermelho e branco, regra da coroa portuguesa. Na apresentação do regimento, a “pompa” imperial é muito bem representada e o sentimento de amor à pátria fica à flor da pele.
Para atravessar a rua, é preciso apenas levantar o braço e dar um “sinal de vida”, para que os motoristas parem antes da faixa.  A lei que prevê essa conduta completou 14 anos e o respeito ao pedestre é um hábito do qual os candangos se orgulham muito e, chegando ao outro lado da via, você estará de frente para as torres do Congresso Nacional, com seu espelho d'água e a rampa oficial.
Olhando para trás, é possível avistar o corredor onde tremulam as bandeiras dos 27 estados e do Distrito Federal. É a Alameda dos Estados, que recepciona brasileiros de toda parte. Ao redor, há muito espaço livre em todo o gramado central da Esplanada dos Ministérios, coisa rara nas grandes cidades brasileiras. Ali, na temporada de seca, de julho a setembro, lindos ipês coloridos carregados de flores dão beleza à cidade da política e do concreto. Completam o exuberante cenário as fachadas sinuosas e os lagos que abraçam os palácios do Itamaraty e o da Justiça.
A arte também tem espaço garantido no Conjunto Cultural da República, formado pela Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, pelo Museu Nacional Honestino Guimarães e pelo Teatro Nacional Cláudio Santoro. Não bastasse a perfeição estética desse complexo arquitetônico, conhecer e prestigiar suas obras é uma experiência para os sentidos.
A uma rua dali, quatro enormes evangelistas esculpidos em bronze fazem a “guarda” do acesso à Catedral Metropolitana de Brasília, projetada e construída em formato que lembra mãos em prece. No interior da igreja, três imensos anjos de mármore suspensos no centro da nave completam o cenário de fé e espiritualidade.
Seguindo 2,5km pelo largo Eixo Monumental, o turista tem à sua disposição a melhor e mais ampla vista do Plano Piloto e o imponente centro transmissor para emissoras de rádio e televisão, com uma torre  com 224 metros de altura. Visitantes podem subir ao mirante panorâmico, a 75m, e fazer uma sessão de fotos com lindas imagens de Brasília ao fundo. Junto à base da torre acontecem o espetáculo luminoso das águas dançantes, na Praça das Fontes, e a tradicional feirinha de artesanato candango, onde as tradições, os sotaques e a gastronomia têm encontro marcado nos fins de semana.
Com mais cinco minutos de caminhada, o passeio chega ao fim. No estacionamento 13 do Parque da Cidade, percebe-se clima “praiano” que toma conta do lugar. Esportistas desfilam pelas pistas de corrida e ciclismo, patinadores fazem o seu balé, famílias e crianças se divertem com seus animais e casais aproveitam para passear de mãos dadas sob o sol do cerrado. Nas tradicionalíssimas barracas de frutas frescas e água de coco, atletas se recuperam do cansaço. Uma cidade “sem esquinas” e com cara de jardim abre seus braços para quem quer que chegue. Sobram motivos para cativar o visitante

A EMBRATUR COMPLETOU 45 ANOS


No último dia 18, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, completou 45 anos de atividades.
O ministro do Turismo interino, Valdir Simão, representou o ministro Gastão Vieira
 na solenidade de comemoração dos 45 anos da Embratur. 
Responsável pela promoção da imagem e dos destinos turísticos do Brasil no exterior, sua história se confunde com a trajetória de desenvolvimento do turismo brasileiro, setor que neste final de ano terá motivos para celebrar. As projeções apontam para recordes históricos nos desembarques internacionais, na receita cambial do turismo e na entrada de turistas estrangeiros no país em 2011.
A Embratur foi criada em 1966 com a missão de orientar o desenvolvimento do turismo brasileiro. Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a entidade assumiu um novo papel:  o de cuidar exclusivamente da promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.

PLANO É PAUTA DA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE FORTALEZA


A IV Conferência Municipal de Cultura, realizada semana passada, no Seminário da Prainha, reuniu gestores culturais, atores da cultura e sociedade civil, com o objetivo de construir o Plano Municipal de Cultura para Fortaleza e se propõe a debater e construir de forma compartilhada o plano para  Fortaleza com vistas aos próximos dez anos. Tem como objetivo  definir um modelo de gestão cultural que, após as reformulações institucionais necessárias, será enviado para votação na Câmara Municipal.
A aprovação do plano pelo legislativo municipal irá configurar-se em uma política pública cultural para a cidade pois é de suma importância a discussão de políticas públicas culturais, por meio das conferências. Este processo representa uma nova perspectiva de participação social e se espera que passe a produzir a construção deste documento de maneira democrática e participativa, agregando para o plano o que é de mais importante para a cultura do município.
O Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Roberto Peixe, que esteve presente, comentou que este processo reflete o amadurecimento e o avanço das discussões e conquistas no campo da cultura,
Participaram do evento o Secretário Executivo da Secultfor, Márcio Caetano; a Secretária Geral do Conselho Municipal de Política Cultural, Sílvia Moura; o representante do Conselho Nacional de Política Cultural, Ivan Ferraro; o Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Francisco Pinheiro; o Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, João Roberto Peixe; o líder da Prefeita na Câmara Municipal, vereador Ronivaldo Maia, o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, vereador Guilherme Sampaio e o Deputado Federal Arthur Bruno.

COM ÊXITO, O CAJU NORDESTE VAI ATÉ AMANHÃ


Está sendo realizado, desde quarta feira passada e vai  até amanhã, na cidade de Beberibe (CE), mais uma edição do Caju Nordeste, que tem como o tema central “Aproveitamento Integral e Sustentável das Potencialidades do Cajueiro”. O evento foca sua programação nas diversas oportunidades de negócios dentro da cadeia produtiva do caju.
Respaldado no sucesso e continuado crescimento observado na sequência das sete realizações anteriores, realizadas no período de 2004 a 2010, consolidou-se, definitivamente, sob o ponto de vista técnico, como mais importante seminário temático dedicado ao desenvolvimento da cultura do cajueiro no Brasitanto que foi incluído no calendário oficial de eventos do Ceará.
A participação é gratuita, possibilitando que os atores da cadeia produtiva do caju, especialmente os empreendedores rurais, agricultores familiares e agroindustriais, tenham acesso às inovações tecnológicas disponíveis para o setor.
O troféu Caju de Ouro que é distribuído anualmente a pessoas e instituições que tenham se destacado pelos serviços prestados no desenvolvimento da cultura, este ano foi entregue, na quarta feira, no auditório do Teatro Municipal de Beberibe, à Embrapa Agroindustrial Tropical; ao Técnico José de Sousa Paz, da SDA; ao Deputado Estadual José Nelson Martins de Sousa; ao Produtor Rural Antônio Peixoto Saldanha e ao Presidente da Fundação Banco do Brasil Jorge Alfredo Streit.

SEMINÁRIO SEP DISCUTE TENDÊNCIAS DE LOGÍSTICA


Autoridades presentes na abertura do evento

Com grandes oportunidades de negócios, trocas de experiência e uma programação voltada ao produtor, exportador e consumidor, começou 2ª feira e terminará hoje, 25, no Gran Marquise, o VI Seminário SEP de Logística e a III Feira de Tendências de Logística do Norte e Nordeste. Na solenidade de abertura, falaram as seguintes autoridades: Oscar Markus, diretor-executivo da Associação Brasileira das Enbtidades Portuárias e Hidroviárias; Paulo André Holanda, presidente da Companhia Docas do Ceará;  Fernando Antônio Brito Fialho, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários e Mário Lima Júnior, secretário-executivo da Secretaria de Portos, no momento representando o Ministro Chefe da Secretaria dos Portos, José Leônidas Cristino. 
O seminário, promoção da Secretaria dos Portos,  tem como objetivo mobilizar e reunir num mesmo ambiente, o setor importador e exportador que integram a cadeia produtiva da logística, interessados em mercados globais, objetivando a interação e a geração de negócios. Temas como Porto sem Papel, Inteligência Portuária e Modernização dos Portos Brasileiros para Copa de 2014, serão abordados.
Apesar da crise mundial afetar o comércio exterior de vários países, o Brasil experimenta um crescimento de 11,07% no volume total de carga movimentada, somente no período de janeiro a setembro de 2011, em comparação a todo o ano de 2010. Esse volume representa 683,2 milhões de toneladas e revela que o País já vinha numa recuperação forte da crise anterior, de 2008/2009, quando a movimentação de carga nos portos brasileiros caiu 4,61% em 2009 (em relação a 2008).
Indo no sentido contrário às expectativas negativas do mercado externo, este é o momento do Brasil ver crescer suas exportações e as  importações, agilizar os processos de liberação de cargas e controlar fluxo de entrada e saída de mercadorias, equiparando os portos brasileiros aos mais modernos do mundo. Estes são alguns temas que serão abordados durante o VI Seminário.
A abertura das palestras esteve a cargo de Ciro Ferreira Gomes,  que abordou o tema a Política Econômica Brasileira e o Comércio Exterior. O evento, conta ainda com grandes empresas internacionais explanando sobre o sistema “Janelas Únicas”, no sentido de conhecer as iniciativas de sucesso e os ganhos na implantação do programa.
Os participantes farão ainda uma visita ao Centro Vocacional Tecnológico Portuário da Companhia Docas Ceará(CVT), e  ao Porto do Pecém. Para finalizar, Leônidas Cristino, Ministro da Secretaria dos Portos da Presidência da República, fará a palestra de Portuárias e Hidroviárias (ABEPH)

METRÔ DE FORTALEZA FICARÁ PRONTO EM 2013


A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final deste ano. Eis o que dizem os responsáveis pela implantação do Metrô de Fortaleza, adiantando que os primeiros trens italianos que irão operar estão em fase de testes dinâmicos e que durante o ano de 2012, serão testados. A linha sul, que está com 95% de suas obras concluídas, terá 20 estações de passageiros em funcionamento, exatamente a que ligará o centro de Fortaleza à Pacatuba, num percurso de 24,1Km, em via dupla, dos quais 18km em superfície, 3,9km subterrâneos e 2,2km em elevado.
Estão sendo investidos um total de R$ 1,705 bilhão e a previsão é que as obras civis sejam finalizadas até o fim deste ano. Até o fim de 2012, devem ter início os testes com passageiros e a operação comercial. Em 2013, serão feitos os ajustes finais . Além dos dois primeiros trens, outros seis devem chegar a Fortaleza até fevereiro do ano que vem. Eles fazem parte de um total de 20 que formarão dez composições de 80 metros, cada. Estão sendo executadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Parangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central  Xico da Silva (antiga João Felipe).
O Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero que estavam previstas desde a concepção original da linha, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa, suas implantações foram antecipadas. Com isso, terá ao todo 20 estações.

FC&VB NEWS - VISITA TÉCNICA DO COFEN AO F&CVB

Robson Oliveira (COFEN); Colombo Cialdini (FC&VB); Neiwaldo Guedes (Espacial Eventos); Magno Guedes e Osvaldo (COFEN).

O Fortaleza Convention & Visitors  Bureau recebeu a comitiva do COFEN- Conselho Federal de Enfermagem,para uma visita técnica  com intuito de captar  o Congresso Brasileiro de Enfermagem. Este congresso reune cerca de 7.000 participantes. O   Expo Ceará preenche todos os pre-requisitos necessários para sediar este grande evento.  A comitiva  que visitou a cidade foi  composta pelo Sr. Robson Oliveira e  Sr. Magno Guedes,  do COFEM e Sr. Neiwaldo Guedes, da Espacial Eventos, empresa organizadora.

FC&VB NEWS - CAPTADO PARA FORTALEZA EM 2013 DOIS CONGRESSOS DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA

Comitiva do SINDNUCE
Fortaleza foi escolhida como sede do III  Congresso Brasileiro de Alimentação Coletiva e II Congresso Latino-Americano de Alimentação Coletiva que serão realizados paralelamente em 2013, com cerca de 2000 participantes.  A escolha de Fortaleza ocorreu durante o II CBAC em Florianópolis no mês de outubro passado, ocasião em que a candidatura de Fortaleza foi apresentada  pelos representantes do SINDNUCE – Sindicato dos Nutricionistas do Ceará, tendo a frente o Presidente Thiago Queiroz e  com   apoio do  Fortaleza Convention  & Visitors Bureau.

BEACH PARK É OPÇÃO NA ALTA ESTAÇÃO

RAMUBRINKA
O complexo turístico Beach Park reúne várias atividades de lazer para toda a família curtir diariamente, notadamente dirigida para a alta estação turística, como o Parque Aquático, as delícias da culinária cearense no Restaurante da Praia e o som à beira-mar das bandas de pop rock do Beach Sounds. Os resorts oferecem ainda uma completa infraestrutura e serviços para proporcionar total conforto aos hóspedes.
O Parque Aquático, um dos maiores da América Latina, possui 19 grandes atrações entre rio artificial, piscinas com ondas e toboáguas. Para  fortes emoções,   a adrenalina pode Sr testada no  Insano, do Kalafrio e do Ramubrinká. A grande novidade é o Acqua Circo, o maior e melhor playground aquático do mundo voltado para crianças até 12 anos de idade e que acaba de ser eleita a atração mais impactante do mundo de 2011, pela Associação Internacional de Parques e Atrações.
O Restaurante da Praia fica à beira mar e oferece deliciosos pratos da culinária cearense. Haverá apresentação de bandas locais de pop rock, no projeto Beach Sounds. Na alta estação as apresentações são diárias.
O complexo do Beach Park conta ainda com dois resorts: o Beach Park Suítes Resort e o Beach Park Acqua Resort, que, juntos, disponibilizam 407 apartamentos, além de restaurantes de cozinha internacional e regional.

DESEMBARQUES NO PAÍS CRESCEM 17,41%


Os desembarques domésticos cresceram 17,41% nos últimos dez meses, em comparação com o mesmo período de 2010. Subiram de 55,73 milhões para 65,43 milhões no período de janeiro a outubro, confirmando a expectativa do Ministério do Turismo de recorde no número de desembarques de voos nacionais em 2011.
Os números relacionados ao mês de outubro, com 6,61 milhões de desembarques, também são positivos. Representam crescimento de 7,3% em relação aos 6,16 milhões do mesmo mês no ano passado e o melhor resultado de outubro nos últimos onze anos.
A expectativa do MTur é fechar 2011 com mais de 79 milhões de desembarques domésticos. Em 2010 foram 68,2 milhões.
Os dados relacionados à movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros são da Infraero.

ROTA DO SOL SEMANAL 25/11/2011 - ISSUU