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quinta-feira, 20 de junho de 2013

SEMPRE OFERECER O MELHOR AOS TURISTAS

Fortaleza está sendo bem divulgada Brasil afora e em alguns países estrangeiros, com apoio financeiro  do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal (em menor escala) e de empresários que exploram os diversos segmentos do turismo local. A divulgação do potencial turístico cearense é motivo de elogios de nossa parte, pois sempre estamos a afirmar: turismo que não se anuncia, esconde-se.
Julho aproximando-se. Significa dizer época de férias. Estas lembram viagens a mercados receptores de turistas que sabem receber bem e oferecer-lhes uma infraestrutura de suporte, capaz de deixá-los satisfeitos e, além do mais, saírem divulgando os atrativos das localidades visitadas e da cultura prevalecente de suas comunidades.
Mas, se brasileiros e alguns estrangeiros ficam conhecendo o que o Ceará tem de belo, útil e agradável pelos veículos de comunicação de massa (rádio, jornal, televisão, revista, folder, outdoor, cartaz, banner e sites na Internet, os visitantes, por outro lado, ao chegarem a Fortaleza, deparam-se com alguns senões na parte de infraestrutura da cidade.
Ao conhecerem as praias, os ambientes de diversão pública, monumentos históricos, praças e outros atrativos lamentam que uma cidade tão acolhedora, de belas praias, orladas de coqueirais, povo hospitaleiro, gastronomia excelente, artesanato criativo e variado, apresente sujeira, em suas imediações, as pichações pelos muros, danificações nos monumentos e ainda com escassez de sinalização turística, sem falar de que algumas ruas da “Loira Desposada do Sol” não contêm placas nominativas.
Ah! Dirão alguns: “Isso acontece até nas maiores cidades do Brasil, que atraem mais turistas do que Fortaleza”. Os que justificam a assertiva, supracitada, querendo “cobrir o sol com a peneira”, citam, dentre as capitais, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Difícil reconhecer senões, existentes na infraestrutura  fortalezense, nos transportes coletivos, nos meios de diversão pública, promoções culturais, limpeza.
Ah! E segurança pública? Esta, atualmente, deixa muito a desejar, apesar das ações policiais, diariamente, no combate a assaltos, saidinhas bancárias, crimes hediondos e outras mazelas sociais. É bom lembrar às autoridades competentes que SEGURANÇA, por incrível que pareça, virou atrativo turístico. Hoje, turista, antes de viajar, pergunta se tal destino turístico oferece SEGURANÇA PÚBLICA para si, seus familiares e amigos. É que ninguém, de sã consciência, visita polos turísticos, onde impera a violência física e contra o patrimônio histórico, artístico e cultural.
E, agora, uma perguntinha que incomoda: gente, será que, em julho (alta-estação), vamos receber mais visitantes, com vias esburacadas, águas empossadas nas coxias, sujeira nas praias, nas ruas e avenidas, monumentos pichados, meios de transporte coletivos velhos e a marginalidade deitando e rolando, como se diz na gíria? Acreditamos no contrário, pois o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, num trabalho conjunto, afirmam que a Capital do Ceará – Fortaleza – será bem diferente daquela de administrações anteriores. Torcemos para que isso seja verdade!
Bem! Ficamos por aqui. O espaço é limitado e o que escrevemos pode ferir a suscetibilidade de quem nasceu com a vocação de “lagartixa”, ou seja, viver sempre balançando a cabeça, concordando com tudo e com todos, mesmo que sejam determinadas iniciativas prejudiciais ao desenvolvimento sustentável do turismo alencarino, mormente o de sua capital, principal porta de entrada de turistas.
Antonio José de Oliveira - Diretor da Abrajet-Ceará

A EMPRESA MARTA & SILVIA COMEMORA 25 ANOS

Fundada por duas jovens empresárias no final da década de 80, a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos comemora seus 25 anos neste mês de abril, com a marca da promoção e fomento de negócios nacionais e internacionais. 
Na noite da segunda-feira (1), os diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinicius Rossi comemoraram a passagem da data com os colaboradores da empresa, no restaurante Le Famile de Gazon, em Gramado. O coral infanto-juvenil Ostinatos presenteou o grupo com três canções, que arrancaram aplausos dos funcionários.
Marta Rossi falou à equipe sobre a importância do trabalho em união: “Quando eu e Silvia fundamos a empresa, sempre tivemos a certeza que na vida não se consegue nada sozinho. E, ainda, valorizamos o comprometimento de todos que passaram por nós nestes 25 anos”, disse.
Entre as conquistas de 2013, a empresa comemora a realização de três eventos terceirizados: Ecomac, Congresso de Carvão Mineral e Congresso Brasileiro do Concreto. Entre os eventos próprios, criou o Festival do Turismo de Gramado, que neste ano completa sua 25ª edição, de 7 a 10 de novembro, e o Chocofest, que encerrou a programação de sua 18ª edição, entre 14 e 31 de março.
HISTÓRIA - A história da empresa se iniciou em 1988, no Hotel Serrano, em Gramado. Silvia Zorzanello era gerente geral, enquanto Marta Rossi trabalhava como gerente de marketing. O Centro de Convenções do hotel estava em fase de conclusão e a dupla, observando a oportunidade de mercado que despontava, pensou em um projeto estratégico. A sociedade foi concretizada e, em 1º de abril daquele ano, nascia a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, atendendo a uma necessidade constatada na época: a inexistência de uma empresa organizadora de eventos na cidade, diante da grande demanda do turismo de negócios.
Visionárias, Marta e Silvia logo perceberam outra lacuna que havia no mercado. E, assim, criaram e organizaram em Gramado um pequeno salão de turismo para operadoras e agentes de viagens. Considerando que as decisões nacionais sobre a atividade turística passavam longe do Rio Grande do Sul, as empresárias usaram a grife Gramado e foram aglutinando pequenas, médias e grandes empresas do setor turístico em torno do Festival do Turismo. Aos poucos, o evento alcançou o Brasil, o Mercosul, a América Central e do Norte e expandiu seus horizontes em direção à Europa e Oriente Médio. Logo tornou-se o segundo maior evento do setor no Brasil e um dos que mais gera resultados e negócios para o trade turístico. Na última edição, foram cerca de 14 mil participantes.
Sempre procurando fomentar negócios turísticos a nível nacional e internacional, sem perder o foco para o benefício regional, a empresa criou outros dois projetos próprios: o Chocofest e o Acorde Musical. Fiel à missão de viabilizar e realizar eventos e negócios para pessoas físicas e jurídicas no Brasil e no mundo, de forma diferenciada e excelente, com credibilidade e garantia de sucesso, a empresa prospecta e executa eventos diversos, tais com congressos, seminários, feiras empresariais, lançamentos de produtos e inaugurações. 
Com 25 anos, a empresa é hoje exemplo de empreendedorismo, sendo reconhecida nacional e internacionalmente e apontada por profissionais do setor como grande incentivadora do desenvolvimento do turismo, da geração de negócios, empregos e renda, tanto para a região, como para o País. Com o falecimento de Silvia, em 2010, o filho dela, Eduardo Zorzanello, e o filho de Marta, Marcus Vinicius Rossi, se uniram à fundadora para dar prosseguimento aos projetos da empresa.

FUTEBOL E FESTAS TOMAM CONTA DE FORTALEZA

O clima do Ceará como um todo e de Fortaleza em particular, com expressão maior nas áreas de futebol e turismo, também no comércio e outros segmentos afins, já está voltado quase totalmente para a Copa das Confederação, que se inicia no próximo sábado, mas com o primeiro dos três jogos reservados para esta capital marcado para o próximo dia 19. 
265 MIL TURISTAS -  Coma chegada do primeiro dos grandes eventos mundiais que vão divulgar os destinos turísticos cearenses nos cinco continentes, o clima é de expectativa positiva. Segundo estimativas da Secretaria do Turismo do Ceará, por meio da sua Coordenação de Estudos e Pesquisas, o fluxo turístico neste mês da competição será de em média 265 mil turistas, um crescimento de 30,8% em relação mesmo período de 2012. Destes, 5.235 são estrangeiros, que já compraram ingressos até o dia 15 de maio. 
Ao todo, 4,7% dos ingressos vendidos para os jogos da Copa das Confederações em Fortaleza foram adquiridos por turistas estrangeiros. O percentual divulgado no último balanço de venda de ingressos da FIFA aponta que a Capital Cearense será a sede que receberá
o maior número de visitantes oriundos de outros países, seguida de Rio de Janeiro (3,6%) e Belo Horizonte (3,1%).
Os turistas atestarão  o trabalho de qualificação de espaços e pessoas empreendido pela Setur/CE desde 2007, que resultou em obras que impulsionam o turismo como instrumento de desenvolvimento econômico e social, tais como o Centro de Eventos, as duplicações das CE 040 e 085, e o Acquario, além de 53 mil profissionais e gestores da cadeia produtiva do turismo qualificados. 
Para a Copa do Mundo FIFA 2014, também vão ser capacitados 600 taxistas de Fortaleza, que além de línguas estrangeiras, vão aprender história local, etiqueta, informações e serviços turísticos e noções de qualidade no atendimento ao cliente.

TRANSPORTES: INTEGRAÇÃO AEROPORTO/ZONA HOTELEIRA

Desde a última terça-feira, (11), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, está disponibilizando uma linha especial saindo do Aeroporto para a Zona Hoteleira (Av. Beira Mar). O objetivo do serviço é atender a demanda de turistas que vêm para assistir aos jogos da Copa das Confederações 2013 na Capital. 
A linha especial 950 - Aeroporto/Zona Hoteleira irá circular entre os dias 11 e 30 de junho, 24h por dia, de acordo com a demanda. Os passageiros pagarão a mesma tarifa do transporte regular, ou seja, R$ 2,20 (inteira) e R$ 1,10 (meia). Especialmente nos dias de jogos em Fortaleza, a passagem será gratuita mediante a apresentação do ingresso e a linha passará a ser expressa, ligando, sem paradas, o Aeroporto a região da Beira Mar.
Para os torcedores que pretendem realizar o percurso Aeroporto/Arena Castelão estará em circulação a linha especial 951 - Aeroporto/Arena Castelão, que irá circular somente nos dias de jogos - 19, 23 e 27/06/2013. 
Os passageiros deverão realizar o embarque e desembarque das linhas especiais na parada localizada dentro do próprio aeroporto, onde um grande abrigo irá garantir o conforto dos passageiros. A população pode adquirir mais informações sobre o serviço de transporte através do número 156.
Linhas que atendem o Aeroporto Internacional de Fortaleza: Especiais:950 – Aeroporto/Zona Hoteleira; 951 – Aeroporto/Arena Castelão. Regulares: 027 – Siqueira/Papicu/Aeroporto; 066 – Parangaba/Papicu/Aeroporto; 064 – Corujão/Aeroporto/Centro/Rodoviária; 404 – Aeroporto/Benfica.

REDE HOTELEIRA - MAIS DE 43 MIL LEITOS DISPONÍVEIS

A rede hoteleira do Estado  também está preparada para receber os torcedores de fora: com mais de 43 mil leitos em Fortaleza e cidades em um raio de até 150 quilômetros de distância, o número supera as expectativas da organização da competição, que é de 40 mil.
Somente na capital, são 27.745 leitos. Somados aos 16.054 nos municípios próximos, são 43.799 leitos, capazes de receber até 329.620. Além destes, estão em implantação em Fortaleza três hotéis que juntos vão oferecer outros 1.858 leitos e receber até 13,6 mil hóspedes, e vão estar prontos até a 2014.
PREÇOS JUSTOS 
As tarifas hoteleiras definidas pela Match Services, empresa oficial da FIFA para assuntos relacionados a acomodações nos campeonatos mundiais de futebol, servirão de base para governo e população identificarem eventuais excessos nos preços de hospedagem durante a Copa das Confederações. A decisão foi tomada em parceria entre representantes da indústria hoteleira e do governo em reunião realizada na quinta-feira (06) no Ministério do Turismo.
Os hoteleiros se comprometeram a divulgar nos próximos dias os patamares aceitáveis para as tarifas. “Estabelecemos o caminho do diálogo com os empresários para evitar que a esperteza de poucos prejudique a imagem de todo o país. Essa é a posição do governo”, comentou o ministro Gastão Vieira.
Durante a reunião, ficou definido que a Embratur continuará a monitorar as tarifas de hospedagem nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. “
Os representantes da ABIH,  da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e do Fórum de Operadores Hoteleiros  se comprometeram a se posicionar publicamente sobre o assunto. 

ROMANOS, UM HOTEL QUE VALORIZA O TURISMO DO ESTADO

Dia a dia nosso Estado se consolida mais no turismo corporativo e de eventos, sendo um dos mais importantes até internacionalmente. Grande passo foi dado com a inauguração do Centro de Eventos do Ceará, um dos maiores equipamentos do ramo na América do Sul. Capaz de abrigar os até megas acontecimentos internacionais, como congressos e shows artísticos.
Esta excelente posição aumenta mais ainda com a recente entrada no mercado do Romanos Hotéis Eventos e Turismo, empreendimento que, mesmo ainda não oficialmente inaugurado já vem marcando posição no mercado. Tanto é assim que lá já se realizaram encontros da CUT, da SEDUC, dos Correios e do IDT. Situado no bairro de Messejana  (rua Padre Pedro de Alencar, 2330 – rodovia BR 116, trecho antigo), um bairro histórico de Fortaleza, distando apenas 8 quilômetros do Aeroporto Internacional  Pinto Martins, o Romanos  surge como diferente dos demais hotéis do Estado, pois está voltado exclusivamente para a realização de congressos, reuniões e encontros de pequeno e médio porte, até casamentos, só hospedando as pessoas participantes destes acontecimentos. Inspirado no estilo da Roma Antiga, num amplo terreno arborizado, tem padrão rústico e arquitetura imponente. Como é voltado  exclusivamente para o mercado de eventos, o Romanos conta com o Centro de Eventos de Fortaleza, com 15 salões para reuniões de pequenos e médio portes. Como suporte,  possui 15 salões, todos devidamente aparelhados para oferecer mais eficácia aos acontecimentos que ali se estão realizando. As suas 51 unidades habitacionais, todas agradáveis e  sofisticadas, oferecem  equipamentos que possam dar bem estar ao hóspede. Ainda mais, seu parque de estacionamento é amplo, preparado para receber até 150 veículos.
O EMPREENDEDOR – O Romanos Hotéis, Eventos e Turismo LTDA. é mais um empreendimento do empresário Darlan Leite, nome que despensa maiores comentários, pois há muito se impõe no mercado do turismo como batalhador sério e que,  pela sua atuação sempre eficiente, merece o respeito de todos. Na sua marca como um dos maiores empreendedores do turismo do Ceará destacam-se os hotéis Parque das Fontes e Coliseum, ambos referência de hospedagem situados na badalada Praia de Beberibe, cerca de 80 quilômetros distante de Fortaleza. Darlan Leite divide  suas atividades profissionais com um trabalho marcante na presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis , Seccional do Ceará.

FESTIVAL NACIONAL DA NEVE EM BARILOCHE

A temporada de inverno começa este ano com o Festival Nacional da Neve no dia 21 de junho. O evento é feito para receber o Inverno e tem uma programação de atividades confirmada no centro da cidade e também na montanha. Um grande espetáculo com desfiles, concurso de lenhadores, corrida de garçons, amostras, desfile com tochas na colina, e eventos que dão à cidade um toque especial.
Mas Bariloche tambem tem outras ofertas para quem quer aproveitar o Inverno. Os passeios tradicionais continuam sendo atração. Atividades em lagos para Puerto Blest, ou Ilha Victoria são opções. Também um percurso pelo Circuito Chico sempre é recomendável em qualquer época, incluindo subida ao Cerro Campanario. Não deixe de ir ao Cerro Otto e tampouco de visitar o Cerro Catedral. A cidade aguarda com sua infraestrutura e algumas surpresas para aqueles que não têm muto tempo para passear.
Pode-se visitar ainda o Shopping Patagonia, localizado em um dos mais importantes centros comerciais da cidade: Rua Onelli. Novidades? Sim. As salas de cinema de ultima geração que incluem uma com 3D. Instalações comerciais com diversos itens, praça de alimentação, salas de casino Worest e atrativos para as crianças. Shows ao vivo e estacionamento coberto.
No centro, você pode encontrar a nova pista de patinação no gelo na Rua Mitre. Além do Bar de Gelo, um lugar muito interssante para visitar na Rua Espanha. O Casino oferece shows ao vivo e opções gastronômicas. O teatro La Baita tem programação sobre a cultura nacional que inclui a melhor oferta em shows do País. 
ALTA GASTRONOMIA - Se caminhar ao redor da área do Clube Andino, encontrará uma rua dedicada às pequenas cervejarias: rua Juramento. Na quadra de trás do Clube, cerveja artesanal e comida tirolesa. Restaurante mexicano, mais cerveja e casas dedicadas às massas estão por perto. Caminhe ao redor e escolha entre várias alternativas. Tudo muito perto do centro para realmente se sentir bem e viver uma experiência incrível. 
Bariloche também tem excelentes sorveterias, com produtos inovadores. O centro da cidade também oferece cafés e "patisseries" com doces incríveis que combinam receitas tradicionais com frutas do bosque, chocolates e doces. Para o chá ou café da manhã, ou a qualquer hora do dia, um pedaço de bolo caseiro é sempre bem vindo.

US$ 112 MILHÕES PARA O LITORAL OESTE DO CEARÁ

O Plenário do Senado  aprovou um empréstimo de US$ 112 milhões (cerca de R$ 240 milhões) para o Ceará, que consta da Mensagem 44/2013. O dinheiro será oferecido pela Corporação Andina de Fomento (CAF) e financiará parte do Programa de Valorização Turística do Litoral Oeste, promovendo o desenvolvimento econômico, social e turístico em 12 municípios costeiros do Ceará.
O AEROPORTO – Sobre o Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (ProinfTur), o Secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia deu informações da sua abrangência, adiantando que até o primeiro semestre de 2014, o Litoral Oeste está sendo  beneficiado com um aeroporto de porte internacional, localizado em Cruz, no polo turístico de Jericoacoara, construído pela Secretaria do Turismo do Estado do Ceará.  O equipamento  encurtará  a viagem entre Fortaleza e Jeri em cinco horas, passando das atuais seis horas necessárias, por via terrestre, para apenas uma hora, via aérea.  
Mesmo recebendo o nome da famosa praia, o aeroporto vai ficar a cerca  de 25 quilômetros da localidade, pois a praia é cercada pelo Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara. .A pista é a segunda maior do Ceará - com 2,2 quilômetros de extensão e já está concluída e só é menor que a do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Na atual etapa, foram investidos R$ 45.059.166,38. 
Já o Terminal de Passageiros e Serviços (TPS), está com as obras a pleno vapor, e  receberá investimentos de R$ 9.200.257,60, totalizando R$ 54.259.423,98 nas obras do Aeroporto de Jericoacoara, oriundos do programa Proinvest, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os destinos contemplados com o dinheiro do  Programa de Valorização Turística do Litoral Oeste no Litoral Oeste são: São Gonçalo do Amarante, Taíba, Paracuru, Paraipaba, Lagoinha, Trairi, Flexeiras, Mundaú, Itapipoca, Praia da Baleia, Amontada, Icaraí, Icaraí de Amontada, Itarema, Praia da Barra, Guajirú, Praia da Barra, Acaraú, Praia de Arpoeiras, Praia do Preá, Jijoca de Jericoacoara, Praia de Jericoacoara, Camocim, Praia de Maceió, Barroquinha, Cruz e Bitupitá.

VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DE PRÊMIO

Começou a votação para a escolha dos melhores do turismo em Santa Catarina, quando os eleitos serão agraciados com o troféu “Beto Carrero de Excelência no Turismo”, concedido anualmente, à personalidade, ao município e ao empreendimento turístico que tenha contribuído de forma relevante na divulgação, no desenvolvimento e no engrandecimento do turismo no Estado de Santa Catarina.
O prêmio, criado através de decreto estadual em 2008, escolhe os vencedores em duas etapas, sendo a primeira por votação popular no site oficial da Santur (www.santur.sc.gov.br), na qual serão escolhidos seis de cada modalidade. Na segunda etapa os membros do Conselho Estadual de Turismo escolherão, dentre os eleitos pela votação popular, o vencedor de cada uma das três modalidades. A votação termina no dia 16 de setembro, às 13h, e a cerimônia de entrega dos prêmios acontece dia 01 de outubro, no Parque Beto Carrero Word.

EM SETEMBRO O FESTIVAL IBERO-AMERICANO DE CINEMA

A 23ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema está com as inscrições prorrogadas  de curtas e longas-metragens até 20 de junho. Este ano, o evento mudou de data devido à realização da Copa das Confederações e será realizado de 7 a 14 de setembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. O regulamento completo, organizado pela Associação Cultural Cine Ceará, está disponível no site da mostra.
O FESTIVAL – O 23º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Fortaleza e do Ministério da Cultura. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará, com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A Oi patrocina o Cine Ceará, que ainda conta com o apoio cultural do Oi Futuro.
Concorrem ao Troféu Mucuripe os filmes inscritos nas categorias "longa-metragem" (dividida em: filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica) e "curta-metragem" (filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica).
Os curtas, com até 20 minutos de duração, deverão ter sido realizados por produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no País há mais de três anos. Deverão, ainda, ter sido concluídos a partir de janeiro de 2012, sem ter participado de processos seletivos nas edições anteriores do Cine Ceará. Já os longas precisam ter duração mínima de 70 minutos, finalizados a partir de 2011 por produtores e/ou diretores de países da América Latina e do Caribe, bem como de Portugal e da Espanha, em formatos profissionais.
Os prêmios da crítica para melhor curta e longa-metragem serão concedidos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Para o melhor longa, de acordo com o júri oficial, será concedido um prêmio especial no valor de US$ 10 mil. Haverá ainda a entrega do Troféu Mucuripe de melhor curta da mostra Olhar do Ceará, para o qual haverá um júri de estudantes universitários.