Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CIRCUITO REI E RAINHA DO MAR - OS ITALIANOS VENCERAM A PRINCIPAL PROVA EM FORTALEZA

Rachele Bruni e Matteo Furlan
A etapa de Fortaleza do Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar aconteceu no último domingo, 22, pela manhã, no Aterro de Iracema, em Fortaleza. O maior festival de esportes de praia do Brasil reuniu cerca de 1.500 atletas na capital cearense, que se dividiram em competições de natação no mar, corrida, biathlon e stand up paddle. 
A principal prova do evento foi vencida pela italiana Rachele Bruni, que completou o percurso em 47 minutos, confirmando a sua excelente fase e favoritismo ao faturar a Challenge, disputa de natação com percurso de 4km. A atleta de elite, que já está classificada para os Jogos Olímpicos Rio 2016, deixou para trás as brasileiras Betina Lorscheitter, 2ª colocada, e Catarina Ganzeli, a 3ª. Betina, a vencedora da etapa anterior, realizada em Florianópolis (SC), cruzou a linha de chegada pouco menos de 1 minuto após a campeã Rachele Bruni. Apesar de não ter concluído a prova na primeira colocação, Lorscheitter ficou satisfeita com o seu desempenho e reconheceu os méritos da rival europeia. 
Entre os homens, o também italiano Matteo Furlan levou a melhor. O atleta estrangeiro travou um bom duelo com o brasileiro Luis Rogério Arapiraca, que não venceu por pouco. Furlan terminou a prova com o tempo de 45 minutos e 01 segundos, contra 45 minutos e 10 segundos do baiano Arapiraca. O argentino Guilhermo Bertolo fechou o percurso em 46 minutos e 49 segundos e ficou com a terceira colocação.
Os vencedores da Challenge masculina receberem seus troféus das mãos da medalhista olímpica cearense Shelda, que, com Adriana Behar, foi prata no vôlei de praia nos Jogos de Sydney (2000) e Atenas (2004).  
Largada de prova
DOMINGO DE FESTA - O domingo esportivo no Aterro de Iracema começou com a Beach Run, prova de 5km de corrida na areia. O pódio feminino dessa disputa foi chamado de Três Marias, pelo fato de ter sido formado por Maria do Socorro Lima (1ª), Maria das Graças Barbosa (2ª) e Maria Elizania Sousa (3ª). No masculino, Daniel Carneiro dos Santos deixou para trás Dicson Falcão e João Célio Gomes, segundo e terceiro colocados, respectivamente, para se sagrar campeão da prova. Já o Beach Biathlon, modalidade que conta com 1km de natação e 2,5km de corrida, teve o pódio da prova masculina formado por Wesley Rebouças Matos, João Martins Galvão e Breno Fernandes Martins. O pódio feminino teve Daiane Sousa Mateus ocupando o lugar mais alto, seguida de Michelle de Borba Maia e Lara Frota Farias. 
Na Classic, prova com 2km de natação, o atleta de elite argentino Guilhermo Bertolo, foi melhor e não deu chances aos brasileiros Caique Escobar e Wesley Matos. Caique foi segundo colocado e Wesley, o terceiro. O feminino teve Sabrine Araújo na primeira colocação, com Rafaela Matos e Renata Garbes completando o pódio.
A Sprint, desafio de natação no mar com percurso de 1km, teve como grande campeão o atleta Caique Escobar. Luiz Lima ficou com o segundo lugar, enquanto Wesley Rebouças Matos ficou com a terceira posição. Rochelle da Silva levou a melhor entre as mulheres, superando Carmelita Sousa (2ª) e Elizabeth Lima de Souza (3ª). 
PROVAS FINAIS - As últimas disputas do dia foram as de stand up paddle. Na prova de 4km, Ana Carolina Barcellos e Cícero Justino faturaram o primeiro lugar. Jocilene Rubes e Deise Cunha ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, enquanto no masculino Paulo Porto ficou com a segunda colocação, seguido de Laercio Rodrigues. Na prova de 8km, Gabriel Corezzi foi mais veloz e venceu. Paulo Vasco foi o segundo e Luiz Fiuza Vieira ficou com a terceira posição. Regina da Silva não teve adversárias na prova feminina de 8km e ficou com o título da categoria em Fortaleza. 
A etapa de Fortaleza, primeira do Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar realizada no Nordeste, contou com cerca de 1.500 participantes em sete provas de quatro modalidades. Ao todo, o evento reuniu inscritos de diversos estados brasileiros e de países como Itália e Argentina. Agora o Circuito volta ao Rio de Janeiro para a realização da última etapa da temporada 2015, que será realizada no dia 12 de dezembro, em Copacabana. As inscrições já estão abertas no site do evento: http://www.reierainhadomar.com.br.

AMANHÃ, EM GUARAMIRANGA - LANÇAMENTO FESTIVO DA ROTA DO CAFÉ VERDE

Joaquim Cartaxo, Silvana Frota,
José Carlos e Fenelon Gonçalves
O Sebrae Ceará promoveu na última quinta-feira (19), no Hotel Seara, uma solenidade de apresentação da Rota do Café Verde para integrantes do trade turístico cearense e formadores de opinião. O evento contou com a presença do superintendente da instituição, Joaquim Cartaxo, com o secretário de Cultura do Estado, Guilherme Sampaio e com o deputado estadual Sérgio Aguiar.
Para Joaquim Cartaxo, a Rota do Café Verde é uma iniciativa que visa promover a prática de um turismo sustentável no Maciço de Baturité. “Com esta rota estamos estimulando a integração entre o patrimônio natural das cidades de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti, com o patrimônio cultural, os casarões antigos, a produção do café de sombra e a história das pessoas que residem no local. Nossa ideia é através da articulação de todos estes elementos dinamizar a prática de turismo nesta região”.
A Rota consiste em um “tour” por entre pontos de produção do café sustentável da Serra em Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti, com direito a passear por trilhas, visitar antigos casarões e desfrutar da hospitalidade das pessoas que residem nestes locais. 
O lançamento oficial da Rota será, amanhã, 27, em Guaramiranga, durante o Viva Guará, eventos que contarão com a presença do Superintendente Joaquim Cartaxo, de prefeitos do Maciço, de integrantes dos Fórum de Turismo do Ceará, à frente os coordenadores Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá, afora empresários especialmente ligados ao turismo e à produção de café e jornalistas.  
O Viva Guará, promoção também do Sebrae/Ceará, continuará até o dia 29, em Guaramiranga.
O PROJETO - Iniciado em 2013, hoje cerca de 60 produtores, principalmente dos municípios de Mulungu e Aratuba, entre pequenos e antigos, estão integrados ao projeto que vai se estender até 2016, com ações de conscientização, técnicas de manejo, combate ao desperdício, novas técnicas, melhoramento das técnicas de colheita e cultivo de espécies variadas de café. 
Em 2014, barristas foram levados pelo Sebrae à região para trabalhar, junto aos restaurantes e estabelecimentos de Gastronomia, as possibilidades de desenvolvimento de pratos e bebidas à base de cafés especiais. Para a articuladora do Escritório Regional do Sebrae, Fabiana Gizelle, a iniciativa tem o objetivo de trabalhar a cultura que já foi muito representativa na região. “O importante é que estamos trabalhando um produto de origem no Maciço, a partir da participação e interesse dos produtores locais”, afirma. 
ROTEIRIZAÇÃO - Uma das estratégias do processo de roteirização é estruturar produtos complementares valorizando assim a vocação natural da região ao mesmo tempo em que poderá tornar a região competitiva e não dependente de um único tipo de atrativo. Dessa forma, aumenta-se a permanência e possíveis gastos, bem como a diferencia de outros locais. 
A partir do processo de estruturação da Rota será possível apresentar um “cardápio” de possibilidades e produtos diferenciados que será capaz de impulsionar demanda para a região, e ainda, como prioridade, aumentar o tempo de permanência dos turistas no território. 
Localizada na microrregião serrana do Maciço Baturité está a aproximadamente 120 km de Fortaleza e a uma altitude em torno de 865m, acima do nível do mar, o que proporciona um clima sempre ameno. A região possui, ainda, atrativos naturais preservados em Área de Proteção Ambiental, como cachoeiras, riachos, fauna e flora exuberantes, construções históricas e eventos temáticos. Neste cenário, o Escritório do Sebrae no Maciço de Baturité vislumbrou um novo produto turístico, gerando novas alternativas econômicas, sociais e culturais para as micro e pequenas empresas, comunidade local e visitantes. 

O SERVIÇO AJATO UNE SETORES - TAM CARGO E TAM VIAGENS TRABALHARÃO JUNTAS

A TAM Cargo, unidade de cargas no Brasil do Grupo Latam Airlines, acaba de lançar parceria com a TAM Viagens, operadora de turismo do Grupo, para envio de pequenas encomendas nas lojas TAM Viagens. O produto chama-se AJATO e começou a ser oferecido como um piloto no último dia 19, na loja de João Pessoa, seguindo, ainda em fase de piloto, para as unidades de Maceió, Aracajú, Florianópolis e Ribeirão Preto. A previsão é de que até o fim de 2016 haja a expansão do projeto para as demais lojas. 
Em cada loja TAM Viagens do projeto piloto haverá um funcionário treinado e capacitado a ajudar o cliente na escolha do serviço. Será analisado o tipo encomenda, melhor embalagem, destino e prazo de entrega. O funcionário TAM Viagens etiqueta o volume, faz a cobrança do cliente e a TAM Cargo coleta a encomenda na loja e prossegue com a entrega ao destino. Atualmente a capilaridade da TAM Cargo alcança diretamente cerca de 400 municípios representando aproximadamente 60% do PIB do Brasil e indiretamente 4000 municípios representando mais de 90% do PIB.
O produto para esse novo negócio é o AJATO, cujo preço varia de acordo com o prazo de entrega, com o tipo de embalagem escolhido e destino. Ao todo são seis formatos de embalagem, que vão desde envelopes para documentos, com menos de 1 kg, até volumes maiores, com capacidade para até 15 kg. Para os principais destinos, a entrega pode acontecer no mesmo dia, no serviço AJATO próximo voo, por exemplo. 

TROFÉU HABIB ARY PARA O GOVERNADOR

A ABIH-CE comemorou hoje o Dia Nacional do Hoteleiro, ocorrido no último dia 09, com doações para a Fundação Franklin Roosevelt e Centro de Construção da Cidadania – CCC.  Durante o almoço mensal no Hotel Praia Centro. houve a escolha do Governador Camilo Sobreira de Santana, eleito por unanimidade,  para receber o “Troféu Habib Ary - Personalidade Turística de 2015”, comenda conferida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Ceará/ABIH-CE anualmente. 
A referida comenda é um reconhecimento ao trabalho do governador Camilo Santana  em prol do desenvolvimento do turismo de nosso Estado, principalmente pela implantação do Projeto Ceará Pacífico, projeto de suma importância ao setor,  e  pelo lançamento do Ceará Receptivo, o que torna mais atraente e acolhedor o destino Ceará;  o compromisso de concluir a construção do Acquário e por liderar a defesa da implantação do HUB da TAM em Fortaleza.

PESQUISA - A HOSPITALIDADE BRASILEIRA AGRADA AOS ESTRANGEIROS

Conforme noticia a Agência Brasil, os estrangeiros que visitaram o Brasil em 2014 pretendem voltar ao país não apenas pelo sol e as belezas naturais, mas principalmente pela forma acolhedora e simpática com que foram recebidos. Pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre o perfil do viajante estrangeiro que visitou o país no ano passado revela que 95,1% dos turistas estrangeiros voltariam ao país. Foram ouvidas 44.080 pessoas, mais de 10 mil turistas apenas durante a Copa do Mundo, em 15 aeroportos brasileiros e dez fronteiras terrestres.
A cidade onde a avaliação de hospitalidade teve grande destaque foi Belo Horizonte. Segundo a pesquisa, a acolhida dos mineiros foi bem avaliada por 97,6% dos turistas. Na sequência veio a gastronomia (97,5%). O levantamento revelou ainda que os argentinos continuam sendo os principais visitantes. Em 2014, 1,7 milhão conheceu as belezas do país. Em segundo lugar ficaram os norte-americanos, com 656,8 mil visitantes e, em terceiro, os chilenos, com 336,9 mil. Ao todo, 6,4 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil.
A maioria dos turistas estrangeiros que esteve no Brasil em 2014 foi à procura de lazer: 54,7%. As viagens de negócios (21,9%) vieram em segundo lugar e a visita a amigos e parentes (20,9%) em terceiro. Eventos esportivos e musicais também chamam a atenção dos estrangeiros. Ao sediar a Copa do Mundo e eventos como o Rock in Rio e os Jogos Olímpicos, o país tende a se destacar e se tornar um destino cada vez mais desejado pelos estrangeiros", afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
Os gastos dos visitantes em viagens de negócios e lazer subiram, sendo que, a lazer, atingiram o maior valor no ano passado. Em 2014, o gasto médio por dia nessas viagens foi US$ 86,96, contra US$ 68,55. No caso de visita de negócios, o aumento foi menor. Em 2013, os turistas gastaram US$ 102,18 e no ano passado, US$ 103, 06. Em Brasília, o gasto médio diário com lazer, por pessoa, foi o maior do país: US$ 139,91. Os gastos nas viagens a negócios foram maiores em São Paulo, com US$ 160 por dia.
A cidade preferida pelos estrangeiros foi o Rio de Janeiro. São Paulo aparece entre os três destinos mais visitados, ganhando posições ocupadas tradicionalmente por Florianópolis e Foz do Iguaçu (PR). Em 2014, 45,2% dos estrangeiros que visitaram o país a lazer estiveram no Rio de Janeiro, 19,4% em São Paulo e 14,6% em Florianópolis.

TERREIROS

Casa de Xangô em Salvador / BA tem 15 anos de tombamento pelo Iphan
Grupo de Trabalho foi criado para cuidar da preservação do patrimônio cultural dos terreiros. O GT será composto por dez membros e terá o prazo de um ano, prorrogável por mais um, para conclusão das suas atividades.
Dentre as atribuições do grupo, estão: analisar e emitir pareceres técnicos acerca dos processos de registro abertos no Iphan relativos aos bens culturais dos povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas; elaborar metodologia para identificação das casas de culto e dos bens culturais dos povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas para o reconhecimento integrado; e, acompanhar o andamento dos processos de tombamento e de registro de bens culturais relacionados aos povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas, fornecendo subsídios técnicos para a valoração desses bens. (Com DOU)

ABERTURA DAS TRÊS CALHAS - ESPETÁCULO MARAVILHOSO NA HIDRELÉTRICA DE ITAIPÚ

A abertura das três calhas do vertedouro da hidrelétrica de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, atraiu um público recorde à usina. Até as 17h deste domingo, 22, mais de 10 mil pessoas passaram pela atração. A vazão nas 14 comportas passou de 11 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente ao volume médio de oito Cataratas do Iguaçu. Essa água é excedente, isto é, não pode ser usada para a geração de energia elétrica, porque o reservatório está no nível máximo.
Nos dois lados do atrativo, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e em Hernandárias, no Paraguai, moradores da região e turistas de todos os cantos do mundo lotaram os dois mirantes do vertedouro para registrar em imagens o vertimento nas três calhas. A cena rara que não ocorria havia mais de quatro anos, virou uma grande atração.
Só pelo Centro de Recepção de Visitante do lado brasileiro da usina, 6.251 turistas fizeram o passeio. Para atender ao grande fluxo de pessoas foram colocados ônibus extras. A procura superou a expectativa. Para o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, que também é presidente do Fundo Iguaçu, o movimento surpreendente deste domingo mostra uma grande aproximação de Itaipu com a região.
VERTIMENTO - A Itaipu abriu as três calhas neste domingo para testes operacionais. O vertimento começou às 10h e prosseguiu até pouco mais das 14h. O máximo de vertimento chegou a 11.158 metros cúbicos de água por segundo, pela manhã. A vazão permanece em uma das calhas pelo menos pela próxima semana. Em condições normais de operação, a abertura de três calhas só acontece com vertimento acima de 30 mil metros cúbicos de água por segundo.

FIM DE ANO FESTIVO NO UNIVERSAL ORLANDO RESORT

Crianças abraçadas ao "Grinch"
Com início em 5 de dezembro e acontecendo diariamente até 2 de janeiro de 2016, as famílias poderão criar momentos inesquecíveis enquanto vivenciam as tradições de fim de ano cheias de diversão em todo o Universal Orlando Resort – incluindo seus dois parques temáticos, o Universal CityWalk e os hotéis dentro do complexo. 
Os visitantes terão a oportunidade de se divertirem nos incríveis e icônicos balões vistos na famosa Macy's Thanksgiving Day Parade em Nova York,  durante o Macy's Holiday Parade,  no Universal Studios Florida. O desfile deste ano apresentará dois novíssimos balões exclusivos do Universal Orlando: Tom Turkey Balloonicle, um imponente balão com um veículo autoalimentado híbrido, e o Holiday Lights Balloon, uma cadeia de seis estonteantes balões de luzes natalinas que dançam graciosamente pelo ar. 
Também terão bons momentos de diversão ema animadas  das festas,  enquanto o Grinchmas ganha vida em toda a Seuss Landing no Universal's Islands of Adventure. As experiências incluem uma emocionante apresentação ao vivo, “Grinchmas Who-liday Spectacular”, apresentando The Grinch e os Whos, da Who-ville. Os visitantes também poderão curtir encontros com os personagens Grinch e os Whos em Seuss Landing. 
Todas as festividades de final de ano estão inclusas no ingresso regular para o parque temático ou no passe anual para o Universal Studios Florida e o Universal's Islands of Adventure. 
A comemoração continua nos quatro hotéis locais do Universal Orlando, onde os hóspedes desfrutarão do espírito da temporada com buffets de fim de ano e eventos no jantar, cerimônias de iluminação da árvore, iluminações com velas para o Hanukkah, visitas do Papai Noel, filmes natalinos na piscina e comemorações de Réveillon em clima familiar.  
REVEILLON - O Universal CityWalk é lugar excelente para celebrar a emoção do Ano Novo em 31 de dezembro. No Universal's CityWalk, os visitantes poderão vivenciar uma dinâmica celebração de véspera de Ano Novo, que incluirá entretenimento contínuo, zonas de festa exclusivas – cada uma com entretenimento exclusivo e cocktails assinados – com acesso a seis diferentes clubes com eletrizante música ao vivo, cozinha gourmet ilimitada e a maior pista de dança de Orlando.  

MINAS TURISMO GERAIS 26/11/2015

42ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança – De 6 de janeiro a 6 de março , acontece em todos os teatros de Belo Horizonte, a maior Campanha de Teatro e Dança do país. São esperados 400 mil pessoas durante a campanha nos espaços culturais A campanha resgata os grandes sucessos teatrais apresentados durante o ano, a preços promocionais. Estão previstos espetáculos em todos os teatros da cidade. http://www.sinparc.com.br  Telefone: 31 3272-7487 e 3201-4369   
Flyways nova empresa aérea -  A FLYWAYS é uma companhia carioca e irá operar com aeronaves turbo-hélices ATR-72-500. A princípio, serão duas bases: a principal, no aeroporto do Galeão – Rio de Janeiro e uma  no aeroporto Pampulha em Belo Horizonte – .Os destinos da FLYWAYS são compatíveis com a autonomia do ATR-72 (1h15min de voo).Os primeiros voos serão entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas no futuro, contará com outros destinos na região sudeste e também para Brasília – DF.A aprovação  está na fase final de obter o Certificado de Operador Aéreo (COA) da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A companhia área Flyways, fundada em 2014, e que já opera no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Uberaba e Ipatinga, pretende operar também  em até 15 destinos no primeiro semestre do próximo ano. A Flyways já conta com 50 funcionários (entre profissionais em terra e tripulações) e a medida em que a empresa for crescendo mais aeronaves serão adquiridas e mais destinos estabelecidos.
15 anos da Copa Airlines - Fundada em 1947, a Copa Airlines começou operando voos domésticos no Panamá. No Brasil a atuação teve início há 15 anos em São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos, atuando no Brasil desde 30 de julho de 2000  . Com o tempo cresceu e aumentou a malha aérea por todo o continente americano. Hoje opera sete capitais, conectando o país a mais de 70 destinos em 31 países nas Américas. Atualmente, é a companhia mais pontual da América Latina.Para celebrar a data, foi lançado o Book Destinos Copa , uma produção literária que mostra a história da empresa desde a fundação através de fotos, ilustrações e textos citando os 74 destinos em 31 países para onde a Copa voa. 
Museu Histórico Abílio Barreto - Inaugurado em 1943, é a instituição que guarda parte significativa da história de Belo Horizonte. Sua função é recolher e preservar itens que contribuam para a compreensão da dinâmica sócio-histórica da cidade, reunindo um acervo múltiplo e revelador dos vários sentidos e trajetórias da capital e de seus cidadãos. Sua finalidade é tornar público o acesso aos bens culturais preservados, fomentando a participação dos cidadãos na construção da memória e do conhecimento sobre a cidade. Situado no bairro Cidade Jardim, seu conjunto arquitetônico compreende o casarão secular, sede da antiga Fazenda do Leitão, construída em 1883, e o moderno edifício-sede, inaugurado em dezembro de 1998, primeiro local originalmente concebido e edificado para abrigar um museu na capital. Na área externa, estão os abrigos para o bonde elétrico e a locomotiva a vapor, o palco ao ar livre e os jardins concebidos como local de educação e lazer. O Museu oferece aos visitantes exposições de longa, média e curta duração que retratam diferentes aspectos da história de Belo Horizonte, atividades de educação patrimonial relacionadas à proteção de bens culturais e à valorização de acervos sobre a história local e a memória social da cidade, além de intervenções museais fora de sua sede. Oferece ainda eventos de difusão cultural em seu palco ao ar livre e no auditório, reafirmando seu papel como lugar de disseminação e valorização da produção cultural local.  Informações https://www.facebook.com/MuseuHistoricoAbilioBarreto.MHAB  

FEIRA DO EMPREENDEDOR DO CARIRI - JUAZEIRO DO NORTE, CAPITAL DAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

Evento multisetorial, a Feira do Empreendedor do Cariri 2015, que terá como sede o Palácio da Microempresa de Juazeiro do Norte e que se realizará entre os dias  25 a 28 de novembro,  das 14 às 22 horas, torna a terra do Padre Cícero a capital das oportunidades de negócios. A promoção tem como objetivo internalizar as ações da instituição e investir no Projeto do Sebrae Ceará de Desenvolvimento Territorial. Contemplando ambientes integrados, numa extensão de 18.000m², divididos entre áreas como a do “Sebrae Sem Limites (atendimento do SEBRAE e instituições parceiras); a de oportunidades de negócios, a do cine empreendedor, institucional, “Espaço Conceito Geopark Araripe”, de startups, do Senac, do produtor rural, da panificação, o setor metalmecânico, a rádio do empreendedor, o de alimentação com food truck e o espaço de educação empreendedora, onde serão realizadas palestras, cursos e oficinas.
A Feira tem o sugestivo tema “Oportunidades para inovar e crescer”. Foi formatado a partir de informações fornecidas por parceiros do Sebrae Ceará e busca ter resultados efetivos de mercado para os segmentos da Indústria, Moda e Decoração, Sustentabilidade, Gastronomia, Artesanato, Turismo, Comércio e Serviços, Inovação e Tecnologia da região.
A ideia é que, durante os quatro dias do evento, a FE Cariri 2015 movimente a economia e inspire novos empreendedores, trazendo para a Região do Cariri a criação de novos negócios; melhores condições para ampliação dos negócios que já existem; suporte e orientação aos empreendedores que desejam ingressar no mercado local e estadual; incentivo aos negócios sustentáveis e destaque para as oportunidades de negócios contempladas na economia criativa.
Percorrendo todos os estados brasileiros, a Feira do Empreendedor do Ceará, vai acontecer, este ano, pela primeira vez, em um município do interior, mais precisamente em Juazeiro do Norte. E a escolha do Cariri para receber o evento foi motivada não só pelo potencial econômico e dinamismo da região, como pelos resultados positivos obtidos em eventos anteriores promovidos pelo Sebrae Ceará, como a Cariri Forte, por exemplo.

CEARÁ NA FEIRA DE TURISMO DE BARCELONA

Com o objetivo de promover o Ceará como destino internacional, a Secretaria do Turismo do Ceará participou da feira de turismo IBTM, que se realizou na semana passada, de 17 a 19, em Barcelona. O Estado integrou o estande da Embratur e teve reuniões com investidores interessados em visitar o Ceará e em realizar convenções no Centro de Eventos. 
Especializada em rodada de negócios com possíveis investidores, a IBTM é uma feira reconhecida mundialmente e tem 27 anos de história. Além da realização de negócios por meio de reuniões agendadas previamente, o foco dos três dias de evento também foi a inovação e a capacitação oferecidas aos investidores e aos visitantes do trade turístico mundial. 
Cerca de 15 mil visitantes e compradores passaram pela feira nos três dias de evento. A IBTM reuniu, ao todo, 3 mil empresas de mais de 150 países. A participação do Ceará faz parte da estratégia inserida no Plano Ceará Receptivo, de promover o estado nacional e internacionalmente nas principais feiras do setor. Só este ano, o Ceará já esteve presente em 14 eventos do tipo.

EM FORTALEZA E JERICOACOARA - COMEÇA AMANHÃ O CAMP CHORO JAZZ SAMBAÍBA

Grupo Murmurando se apresenta-se na Sexta
De amanhã até domingo em Fortaleza e de 01 a 06 de dezembro, em Jericoacoara,  iniciam-se as atividades do Camp Choro Jazz Sambaíba. É o sétimo ano consecutivo do Festival Choro Jazz. Na nova  edição, o aguardado evento  chega consolidado no circuito musical nacional e internacional, novamente ocorrendo em Fortaleza, antes de seguir para a bela e paradisíaca praia de Jericoacoara, com sua já tradicional semana musical, incluindo a presença de alguns dos mais renomados músicos do mundo. O Festival, que é totalmente gratuito, acontecerá no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, e na praça principal de Jericoacoara.
O projeto proporciona gratuitamente um panorama que transita entre as diversas regiões do Brasil e suas origens musicais por meio de uma programação que contempla representantes de diferentes estados, além de promover o intercambio cultural com convidados internacionais que são referência no meio. 
Após os shows na capital cearense, o festival vai a Jericoacoara, famosa mundialmente por oferecer um dos mais procurados paraísos turísticos  mundiais,  integrante do  Parque Nacional de Jericoacoara – IBAMA, um paraiso repleto de dunas, belas formações rochosas, praias desertas e exuberantes lagoas de águas cristalinas. 
Aliada às apresentações musicais, o Festival Choro Jazz oferece ainda consistente programação pedagógica com ênfase na música instrumental, sua riqueza e multiplicidade de formas.
Haverá  oficinas de aperfeiçoamento técnico. O programa segue a linha das edições anteriores e conta novamente com a parceria do renomado Festival de Imersão Educacional da Música Brasileira, California Brazil Camp, numa parceria de intercâmbio cultural trazendo alunos de todas as partes do mundo para assistirem ao festival e terem aulas nas oficinas.
As Oficinas possuem caráter educativo com o objetivo principal de difundir a música instrumental, formar plateia e sobretudo proporcionar informação e conteúdo cultural de qualidade, que não são disponibilizados pelos meios de comunicação convencionais de maneira democrática. Os cursos abrangem objetivos específicos como o desenvolvimento de aspectos técnicos para cada instrumento, sua aplicabilidade no contexto da música brasileira, conceitos de harmonização, acompanhamentos ritmo-harmônicos, inflexões melódicas, contraponto e improvisação.

O GOVERNADOR FOI AO ENCERRMENTO DO FESTBERRO

O governador Camilo Santana, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira e da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, participou na tarde do último sábado, 21, do encerramento da XIII Festberro, no Parque de Exposição Pedro Alexandrino Feitosa, em Tauá. 
Durante a tarde, o governador  Camilo visitou os stands gastronômicos, artesanais e participou da solenidade de premiação de animais de elite, que entregou R$ 25 mil ao vencedor. Para o governador, a Feira mostrou que, apesar do quarto ano consecutivo de estiagem, os criadores de animais conseguem superar as dificuldades. “A Festberro é um espaço de oportunidades, para que as pessoas conheçam a força do semiárido, a força do Inhamuns, a força do setor de caprinos e ovinos. Apesar das dificuldades como a seca, a gente vê a qualidade dos nossos animais, dos nossos produtos e mostra que, investindo em tecnologia e capacitação, é possível buscar alternativas para garantir que o setor de ovinos e caprinos continue consolidado no Ceará”, disse.
Para a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, o evento contemplou todo tipo de público, com a realização também do Festival Cultural com atrações musicais com entrada gratuita. “É um evento econômico, lucrativo, além dos negócios de animais, temos incremento no turismo, o festival cultural, com a apresentação de quatro bandas por noite, o festival gastronômico, e oficinas para se trabalhar com a manta do carneiro, com queijo, entre outras. É um evento muito grandioso”, salientou a prefeita.
Durante 3 dias, 1.700 animais, entre caprinos, ovinos, bovinos e aves, foram expostos por quarenta e seis expositores, agricultores e criadores, para um público de 10 mil pessoas por dia. A estimativa de negócios chega a R$ 1 milhão, entre leilões e financiamentos.

ROTA DO SOL SEMANAL 26/11/2015 - ISSUU