Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

CALEIDOSCÓPIO 07/02/2020

O GENERAL INVERNO DO CEARÁ - Sobejamente se sabe que o Ceará, faz tempo, é castigado por longos períodos de seca braba, ocasionando mortes incontáveis e pungentes retiradas de seus sertanejos em procura de terra melhor para viver. Em prosa e verso se contou a dolorosa sina da gente que vivia da lavoura e do gado, da terra para sua sobrevivência. Felizmente, ao longo dos anos, de modo lento  mas ocorrendo, políticas públicas foram contornando a situação, minimizando os graves problemas da falta de chuvas no Estado. Contudo, de forma diferente, ainda hoje o homem do interior é castigado quando atravessamos grande período de estiagem.  Os avançados meios de comunicação de agora fartamente contam os malabarismos das autoridades para contornar o sofrimento da gente do interior, com consequências sérias para todo o Estado, e que vive do campo quando as chuvas são escassas, como ocorreu seis anos antes de 2018. Este resumidíssimo relato serve para externar a alegria que o cearense está estampando no rosto em razão do ótimo inverno que hoje vivemos. No ano passado, as chuvas já foram generosas em muitos municípios, contudo não tão abundantes para recompor o estrago nos açudes de grande e médio porte, como o Castanhão, o Orós, o Banabuiu e outros mais. Mas as águas que banham o Estado desde janeiro são abundantes, prenunciando que, felizmente, a fartura está surgindo, com feijão verde e milho à vontade nas mesas de pobres e ricos. É a natureza generosa abrindo o largo sorriso da população. A Funceme (órgão que monitora o tempo) prevê que teremos um bom inverno este ano. Inverno sim pois por aqui só temos duas estações: inverno e verão. Não “sabemos” o que é outono e primavera. E inverno por aqui é tempo de chuva, não de gelo e outras coisas mais. Para felicidade de todos, felizmente o inverno cearense até agora não causou eventos fatídicos como em Minas Gerais e Espírito Santo. Em alguns dos 184 municípios que temos já houve precipitações torrenciais, de mais até de 80 milímetros. Registrou-se desabamento de residências, ruas parecendo rios, árvores e ribanceiras caindo. Entretanto, graças aos bons fados, não foram assinaladas mortes em razão da chuvarada. E clamamos aos céus que assim continui até quando o nosso inverno terminar, lá para os finais de maio. Que os açudes transbordem ou recebam boa carga de água, os campos sejam receptivos ao plantio, os rios e riachos voltem a cumprir seu papel de alegria de todos nós. Assim como se dizia ser o Rio Nilo o dom do Egito, nós daqui da terrinha querida e abençoada clamamos aos céus que o General Inverno permaneça nos enchendo de alegria.
A ALASAC EM FESTAS - A Sociedade de Assistência aos Cegos, hoje,às 15h30, na Galeria Ramos, Teatro José de Alencar, realizará em solenidade festiva a abertura da Exposição dos 10 anos da Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos cegos-ALASAC e para o lançamento do livro "Aves de Retina", de autoria de Paulo Roberto Cândido.
Será um evento para mostrar os talentos artísticos e literários de 34 acadêmicos com deficiência visual que alçaram voos altos pelas trilhas da cultura e da plena cidadania.
Será ótima oportunidade para conhecer a novíssima geração de escritores, atores, artesãos, cantores, compositores, músicos, comunicadores e desenhistas de tão meritória instituição, verdadeira mina de talentos.
PROMOÇÕES DO FESTURIS - Trabalhando intensamente desde o término da última edição, realizada em novembro, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) aproveita o início do ano para ampliar sua relação com o mercado mundial. Na semana passada, os compromissos foram na Fitur Madrid, na Espanha, e na New York Times Travel Show, nos Estados Unidos. A participação nas internacionais serve para identificar tendências do turismo, ampliar relacionamento com destinos de outros continentes e divulgar a Serra Gaúcha para o mundo.
Ceo do Festuris, Eduardo Zorzanello esteve na Fitur Madrid trabalhando a promoção da principal feira de negócios turísticos da América do Sul e atuando como porta-voz do turismo da Serra Gaúcha. Na ocasião foi possível realizar contato com profissionais e autoridades de 147 países, fortalecendo o relacionamento com as mais importantes empresas, destinos e players do mercado internacional. 
O Festuris também voltou a marcar presença na New York Times Travel Show, representado pela gerente comercial Andréa Oliveira. 
Outras duas feiras internacionais estão no calendário do Festuris para os próximos meses. Neste fevereiro, a Anato Bogotá, na Colômbia. Em março a BTL Lisboa, em Portugal. Em todos as oportunidades, o evento leva o turismo da Serra Gaúcha para o restante do mundo. O FESTURIS acontecerá de 5 a 8 de novembro de 2020, em Gramado.
PEQUENOS NEGÓCIOS OTIMISTAS - O ano de 2020 começa com boas perspectivas para os donos de pequenos negócios. É o que aponta a Sondagem Conjuntural realizada pelo Sebrae, que registrou expectativa recorde na geração de novos empregos, além de revelar também que os empresários de micro e pequenas empresas estão otimistas com o futuro da economia e acreditam no aumento do faturamento dos seus empreendimentos. O levantamento, que é feito trimestralmente desde junho 2017, apontou em dezembro o melhor resultado da série histórica para a expectativa de contratações (41% dos entrevistados pretendem contratar até dezembro) e o segundo melhor indicador quanto às expectativas do futuro da economia (72% acreditam que a economia vai melhorar).
Quase a metade dos empresários ouvidos na pesquisa pretendem contratar ou substituir funcionários (48%). Nesse universo de donos de pequenos negócios, 55% relataram ter dificuldades em contratar mão-de-obra especializada. De zero a 10, a nota média para esse desafio é 6,4. E quase 20% dos entrevistados atribuíram notas altas para a dificuldade de contratação (notas 9 e 10).

ALGUNS APELOS TURÍSTICOS EM 2019

No artigo desta semana, escrevemos a respeito da síntese de alguns apelos turísticos, feitos por nós, no decorrer de 2019. Alguns foram críticos; outros, de elogios sinceros. Todos, porém, pautados nos princípios éticos e no profissionalismo. Afinal, ser ético, honesto e profissional é obrigação de todo Jornalista, independentemente da área especializada.
Alertamos os gestores públicos e da iniciativa privada, que, no Turismo, tudo deve ser praticado, com ética, profissionalismo e nada de se vender algodão por veludo, em se tratando de produtos, equipamentos, serviços e atrativos turísticos, quer os da natureza, quer os criados pelas mãos do homem. É que turista somente é enganado uma vez e, assim mesmo, reconhece e não volta mais ao polo visitado.
Recordando, um pouco, os assuntos, por nós escritos, no decorrer de 2019, ressaltamos os que chamaram a atenção das autoridades competentes, para corrigirem falhas existentes na prestação de serviços pelas iniciativas pública e privada, direcionadas ao turista; a malha viária danificada; monumentos pichados; sujeiras nos corredores turísticos, nas praças, nas praias e em outros ambientes públicos.
É bom lembrar, também, que não nos esquecemos de alertar os pseudocomerciantes, que, na ânsia de faturar, em um mês, o que apurariam em 12 meses, exploraram, descaradamente, visitantes e, às vezes, venderam o que dissemos, acima, algodão por veludo. Explorar o turismo e não o turista é uma frase recorrente, todavia sempre é importante que a digamos, ou a escrivamos vezes seguidas, enquanto perdurar esse esdrúxulo comportamento por parte de pessoas inescrupulosas.
Ah! Lembramos, ainda, não ser somente obrigação do Estado e das Prefeituras investirem na promoção dos potenciais turísticos de Fortaleza e do Estado e na infraestrutura de suporte ao turismo. A iniciativa privada pode e deve ser parceira em tudo o que contribuir para aperfeiçoar esse segmento econômico e cultural na capital e no interior.
Batemos, também, na mesma tecla, ou seja, a crítica situação da segurança pública, persistindo em Fortaleza e nas maiores cidades interioranas. Por incrível que possa parecer, segurança tornou-se um importante atrativo turístico, visto ninguém desejar visitar polos turísticos, nos quais percebe que poderá pôr em risco a sua vida, a de sua família e a de amigos. Fortaleza, a exemplo de Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, mesmo com a atuação das Polícias Civil e Militar, é considerada pela população uma cidade violenta. Houve, sim, redução, no número de assaltos a pessoas, nas ruas e ambientes públicos, em empresas, certos crimes hediondos, furtos de carro, estupros etc.
Fizemos abordagem, outrossim, acerca dos transportes coletivos, como táxis, ônibus e topiques, bastante usadas, não oferecendo conforto e segurança aos usuários. Pedimos, ainda, a atenção da população, para que tratasse bem os turistas, pois deixam divisas, são responsáveis pela geração de empregos e distribuição de renda, sem falar da divulgação da cultura do povo cearense.
Bem! As férias de dezembro e janeiro deste ano terminaram. A verdade é que foram colocados mais policiais, nos locais de visitação pública (praias, praças, restaurantes, cinemas, teatros, etc., para coibir assaltos, furtos, arrastões e outros tipos de agressão física. Legal que os Governos estadual e municipal tenham cuidado, com mais atenção,  da parte da Segurança Pública. Isso é elogiável, porém as ações de bandidos continuam a amedrontar a população. Nosso apelo, no decorrer de 2020, é que seja proporcionado mais Segurança Pública aos habitantes de Fortaleza, das cidades do interior e aos turistas, além de concluídas importantes obras de suporte ao turismo alencarino. Ah! Não se esqueçam, governantes, do saneamento básico em Fortaleza e no interior do Estado.
No final, resta-nos dizer que tiramos o chapéu, em matéria de turismo, para o governador Camilo Santana, o prefeito Roberto Cláudio e os secretários Arialdo Pinho (Setur) e Alexandre Pereira (SetFort), extensivo às suas eficientes equipes de trabalho. Nosso reconhecimento, outrossim, ao trade turístico cearense, mola propulsora do desenvolvimento desse segmento econômico e cultural, gerador de empregos e renda, impactando mais de 60 atividades em diversas cadeias produtivas. Obrigado pela leitura e maravilhoso fim de semana, caro(a) leitor(a).

PATRIMÔNIO NATURAL - O CEARÁ ESTÁ COM 37 RESERVAS PARTICULARES

31 de janeiro é o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). A data foi oficializada pelo Congresso Brasileiro em dezembro de 2017. Criadas pela iniciativa de proprietários particulares, elas têm como principal característica, a conservação da diversidade biológica. Essas áreas são gravadas com perpetuidade, na matrícula do imóvel, sendo que o proprietário não perde a titularidade.
Atualmente, de acordo com a Confederação Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN), existem 1.567 reservas, juntas e de forma voluntária, conservam 890.459,34 hectares de áreas naturais em todos os biomas brasileiros. Conforme Cadastro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), 37 destas, estão no Ceará. “A data marca o empenho e esforço do setor privado de empreender, visando a conservação da natureza”, disse o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno.
SÃO PEDRO - As RPPNs foram criadas por decreto em 1990 e passaram a ser consideradas Unidades de Conservação (UCs), no ano 2000, com a publicação da Lei 9.985, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). “O nosso propósito é apoiar e fortalecer este tipo de UC e estimular mais pessoas a preservarem áreas como a São Pedro”, afirma o secretário, fazendo referência à RPPN São Pedro, primeira reserva particular reconhecida e certificada pelo Governo do Estado, por meio da Portaria Sema nº 73/2019.
Os proprietários da São Pedro, Francisco Assis Cordeiro e Francisca Batista Alves Cordeiro, receberam o certificado de RPPN, das mãos do titular da Sema, dia 19 de novembro de 2019. “A reserva particular está localizada no limite dos municípios de Saboeiro e Antonina do Norte, compreende uma área 8,84 ha de caatinga arbórea, inserida a Bacia do Alto Jaguaribe”, informou Andrea Moreira, orientadora da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib/SEMA).
SUSTENTABILIDADE - Para além de proteger a bio e a geodiversidade da área, os donos da São Pedro realizam atividades e dialogam com a sociedade e a academia. “Já produziram uma cartilha de educação para a sustentabilidade nas veredas da caatinga, realizaram a coleta de sementes nativas para produção de mudas visando a revitalização de trecho do riacho São Pedro e estão buscando apoio de pesquisadores para reconhecimento da ave-fauna e flora, locais”, destacou Andrea.
Maria Alves Cordeiro Arrais, filha dos proprietários e gestora da RPPN, disse que, em parceria com a Sema, “está trabalhando para o fortalecimento das ações de educação para sustentabilidade e pela formação e atuação dos agentes voluntários ambientais”. Ela informou também, que parte da encosta limítrofe da São Pedro, já foi recuperada, “replicando o sistema de agroflorestação”. Esta técnica de plantio recupera áreas degradadas ao longo dos anos pelas queimadas, desmatamento e mau uso do solo.
AQUIRAZ - O governo trabalha para certificar a segunda RPPNs estadual. Está em andamento, dentro da área do Complexo Turístico Aquiraz Riviera, no município de Aquiraz, a implantação de mais uma reserva particular. De responsabilidade do Aquiraz Investimentos Turísticos S.A., caberá ao governo do estado, por meio da SEMA, verificar o cumprimento dos procedimentos para o estabelecimento da mesma. “Em seu interior, só será permitida a pesquisa científica e a visitação por motivos turísticos, recreativos e educacionais”, explicou Andrea.

LUXO NA JORDÂNIA - EXPERIÊNCIA EM PAISAGENS NATURAIS E MONUMENTOS MILENARES

A Jordânia, além de ser casa de lugares naturais únicos e dona de uma história milenar contada por seus monumentos e atrações, oferece experiências para quem procura uma viagem mais sofisticada. De hotéis de luxo a passeios exclusivos, esta seleção de experiências e locais para adicionar no roteiro da viagem:
 AMÃ - Uma cidade de contrastes - com prédios modernos, galerias de arte, cafés tradicionais e monumentos milenares, a capital Amã é um excelente ponto de partida para explorar a Jordânia, onde se localiza o aeroporto internacional Amman Queen Alia. Ela é repleta de hotéis de luxo e marcas internacionais para começar ou terminar a viagem no melhor estilo e com muita sofisticação. Entre as muitas opções disponíveis, o passageiro pode se hospedar no Four Seasons Hotel Amman, no Sheraton Amman Al Nabil Hotel e no Fairmont Amman Hotel.
 MAR MORTO -  O Mar Morto é um ponto imperdível da Jordânia. A região tem características únicas que não podem ser encontradas em nenhum outro local do mundo. Possui águas extremamente salgadas, onde é impossível afundar, está a mais de 400 metros abaixo do nível do mar e ostenta uma famosa lama negra com vários benefícios para a pele. O local tem diversos hotéis de luxo e spas, para uma temporada de relaxamento e tratamentos de beleza. Entre eles, o Kempinski Hotel Ishtar Dead Sea, com 345 quartos, suítes e villas e um spa 5 estrelas, que utiliza os ricos minerais do Mar Morto em seus tratamentos. O ambiente do hotel conta com lagoas, cascatas e piscinas. 
GLAMPING - Uma mistura de acampamento e glamour, o glamping é uma experiência imperdível na Jordânia, seja em Petra ou Wadi Rum, dois locais que certamente figuram entre os mais impressionantes do planeta. No deserto de Wadi Rum, também conhecido como Vale da Lua, com suas formações rochosas únicas e cores avermelhadas, é possível se hospedar em acampamentos beduínos que combinam instalações de luxo, conforto e experiências autênticas. Muitos possuem tendas panorâmicas envidraçadas que permitem ver o céu todo estrelado durante a noite, gastronomia típica – como o Zarb, cordeiro com vegetais que cozinha durante horas embaixo da areia quente – e passeios pelo deserto. Há diversas opções de glamping em Wadi Rum, como o Memories Aicha Luxury Camp e o Wadi Rum Bubble Luxotel. Em Petra, uma das sete maravilhas do mundo moderno, também existe este tipo de acomodação, como o Seven Wonders Luxury Camp e o Petra Bubble Luxotel.
EXPERIÊNCIAS AÉREAS - Em toda a Jordânia é possível fazer passeios aéreos exclusivos e ver de cima a beleza natural do país. Entre as experiências, o viajante pode optar por um passeio de balão ou de helicóptero no Wadi Rum ou próximo à Petra, pular de paraquedas no Mar Morto ou fazer voos cênicos sobrevoando o Mar Morto, o Monte Nebo (onde Moisés avistou a Terra Santa) e o local de batismo de Jesus.
 GOLFE - O Ayla Golf Course está localizado em Aqaba, região do Mar Vermelho, no sul do país. Em mais de 1.2 Km², o local abriga dois belos campos de golfe, um com 18 e outro com nove buracos. Com um cenário de tirar o fôlego com vista para as montanhas avermelhadas, o campo foi projetado por Greg Norman, cuja ideia era criar um local exclusivo que incorporasse o ambiente e aprimorasse as características naturais da propriedade. Ele é frequentado por entusiastas, profissionais do golfe e amadores.

VI GRAMADO IN CONCERT - COMEÇA DO IMPORTANTE FESTIVAL DE MÚSICA ERUDITA

A serra gaúcha será palco de hoje e até o próximo dia 15 do VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música.  O evento oferece o melhor da música erudita em uma programação totalmente gratuita com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas além de oficinas que recebem cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina.
 A Cerimônia de Abertura acontece nesta sexta-feira,  às 20h, no ExpoGramado com a Orquestra Sinfônica de Gramado - OSG. Devidamente regida pelo maestro Linus Lerner, a OSG apresentará obras sinfônicas que terão como destaque, solistas professores do festival.  O concerto também marca o lançamento oficial do CD gravado pelo Maestro Linus Lerner  com os músicos Ivo Stankov e Lachezar Stankov com a London Royal Philharmonic Orchestra. Formado por piano e violino, o Duo Stankov também fará um concerto e ministrará aulas no festival. Cabe destacar que o maestro Linus Lerner, gaúcho de Novo Hamburgo, é o primeiro brasileiro a reger uma gravação da tradicional e renomada orquestra de Londres. 
A programação conta com orquestras, grupos de câmara e solistas com a participação de três orquestras jovens internacionais: a Seoul Youth Orchestra, da Coreia do Sul, a Orquestra Sinfônica Nacional Jovem do Peru e a Tallin Old Town String Orchestra, da Estônia. Serão apresentadas em diversos locais de Gramado, 55 atividades, sendo 45 recitais e concertos e dez do “Conhecendo o Festival”, uma ação pedagógica que proporciona visitas guiadas aos ensaios abertos ao público, recebendo as pessoas que tiverem interesse em conhecer os bastidores do evento e que acontece no Expogramado, de segunda à sexta-feira, às 10h e às 14h.
As oficinas receberão cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina e o evento - que acontece anualmente - tem dois pilares fundamentais: a promoção da formação e qualificação de músicos através das oficinas e a democratização do acesso à cultura através de uma programação de concertos com entrada gratuita durante todo o período do festival. São  22 tipos de oficinas: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, trompa, tuba, eufônio, flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, saxofone, percussão, regência orquestral, violão, canto solista/erudito, piano, canto coral e ensino coletivo de cordas, sopro e percussão.
 O Gramado in Concert ainda promove dois concursos com o objetivo de estímulo à criação, formação e valorização de jovens músicos bem como sua profissionalização. São os concursos de Composição Erudita e Jovens Solistas, que premiam em dinheiro os vencedores e têm número crescente de inscritos que buscam esse reconhecimento. 
O gran finale acontece dia 15 de fevereiro, às 19h, no Expogramado, sob a regência do Maestro Linus Lerner e comemorando os 250 anos de aniversário de nascimento de Ludwig Van Beethoven, a orquestra encerra a sexta edição do festival com a grandiosa 9ª Sinfonia,  acompanhada de solistas e um coro de mais de 100 vozes oriundo de coros da região, classe de canto solista e da oficina de canto coral do festival. 

SERGIPE TERÁ CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS

Na última quinta-feira (30), ocorreu a reunião do grupo de trabalho presidida pelo secretário de Estado do Turismo e Comunicação Social, Sales Neto, criado como deliberação do Fórum Estadual de Turismo (Fortur) e que faz parte das ações estratégicas para o ano de 2020. O objetivo do evento que ocorreu no auditório do Museu da Gente Sergipana, foi mobilizar e sensibilizar os produtores de eventos e municípios quanto a importância da elaboração de um calendário oficial, que têm como prioridades, atrair turistas e movimentar a economia.
Para o secretário Sales Neto, a criação do calendário é uma conquista do Estado, pois fortalecerá ainda mais a cadeia turística, a economia, além de facilitar o trabalho de agentes e prestadores de serviços. 
O grupo responsável pela formulação do calendário possui como data limite para apresentação de trabalho o dia 27 de fevereiro. No entanto, neste momento as propostas dos promotores de eventos e municípios devem ser encaminhadas para a comissão.

“CAPITAL DO MEIO DO MUNDO” - MACAPÁ COMEMOROU FESTIVAMENTE OS 262 ANOS

Os 262 anos de Macapá, capital do Amapá, celebrado na última terça-feira (04),foram comemorados em grande estilo. Ao todo, cinco dias de muita festa, música, dança e atividades esportivas. As festividades do dia continuaram com missa em ação de graças na igreja matriz de São José, encontro das bandeiras, shows, almoço no novo Mercado Central, além do cortejo artístico do Banzeiro do Brilho de Fogo, projeto de cultura popular amapaense.
Um dia apenas não seria suficiente para tanta alegria e celebração. Por isso, a festança teve início na semana passada uma série de atrações: samba no novo Mercado Central, atividades artísticas no CEU das Artes, shows de artistas regionais, mostra de filmes, corrida de rua, jogo de capoeira, remo no Canal do Jandiá. Teve também teatro, circo, dança e literatura.
ÚNICA - Às margens do Rio Amazonas, Macapá é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador. Com cerca de 500 mil habitantes, também é a única capital estadual brasileira que não possui interligação por rodovia a outras capitais. A Área de Livre Comércio e Santana (ALCMS) movimenta o comércio na região, assim como o artesanato e a gastronomia, famosa pelos pratos indígenas como o tucupi e o tacacá. O consumo do açaí, apesar de oriundo da região ribeirinha, também possui grande impacto na economia da cidade.
Em seu cartão postal está o Marco Zero, construído para a observação do fenômeno do Equinócio quando, duas vezes por ano, o sol alinha-se perfeitamente no círculo do monumento e projeta um raio de luz representando a linha imaginária do Equador. No local, moradores e turistas se divertem dizendo estar em dois lugares ao mesmo tempo, fazendo alusão aos hemisférios norte e sul. Da mesma forma, o Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, o “Zerão”, é dividido pela linha do equador. As equipes jogam em lados opostos do globo.
VISITAS IMPERDÍVEIS - Outro ícone da capital é a Fortaleza de São José de Macapá, construída em 1782 para proteger a cidade de invasões. O forte é um patrimônio cultural brasileiro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O complexo Beira-Rio é um famoso ponto de encontro na cidade. É formado por trapiches, quiosques e restaurantes que atraem visitantes durante todo o ano, com uma vista privilegiada da orla de Macapá. A vila do Curiaú, localizada a oito quilômetros da cidade, revela a história de remanescentes quilombolas, bela paisagem natural e riquezas da fauna e da flora.
MARABAIXO - Outro ponto forte na capital são as manifestações culturais, que misturam sabedoria popular e valores históricos e culturais. O Marabaixo, por exemplo, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil (Iphan) e acontece no ritmo de tambores ou caixas. As mulheres dançam de forma vigorosa, com saias de cores vivas, no ritmo forte e intenso dos batuques. Durante o ritual são servidas bebidas, sendo a mais típica a gengibirra, comumente servida nas rodas de batuques e feita com gengibre e cachaça. O dia 16 de junho é o dia do Marabaixo no Amapá comemorado por grupos organizados que trabalham para manter vivas as tradições de raiz de seu povo e ancestrais.

EXPECTATIVA PARA O CARNAVAL INJEÇÃO DE R$ 8 BILHÕES NA ECONOMIA BRASILEIRA

Folia de Momo movimenta a economia
A movimentação econômica para o Carnaval tem deixado o setor do turismo bem otimista. De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2020, a festa deve injetar R$ 8 bilhões na economia do país, um aumento de R$ 80 milhões em relação ao ano passado. O valor é o maior desde 2015, quando foram registrados R$ 9,07 bilhões durante a festa do Momo. Destaque para os bares e restaurantes (R$ 4,8 bilhões) e empresas de transporte de passageiros rodoviário, aéreo e de locação de veículos rodoviários (R$ 1,3 bilhão).
Entre os estados, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia devem movimentar a maior parte do montante, sendo R$ 2,32 bilhões para o estado fluminense, R$ 1,95 bilhão no paulista e R$ 1,13 bilhão na terra do axé. Outros locais, como Minas Gerais (R$ 748,9 milhões) e Pernambuco (R$ 457,8 milhões), devem atingir cifras milionárias. 
A CNC ainda tem a expectativa da geração de empregos no país. São esperadas a contratação de 25,4 mil trabalhadores temporários entre janeiro e fevereiro deste ano – 2,8% a mais do que no carnaval de 2019 (24,7 mil). O setor de alimentação segue despontando, com aproximadamente 18,2 mil vagas oferecidas, gerando sete em cada 10 oportunidades de emprego. O total de vagas ofertadas, também, pode ser o maior dos últimos anos, só perdendo para 2014, ano da realização da Copa do Mundo no país.
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os números são reflexo do trabalho realizado pelo governo federal no desenvolvimento do Brasil. De acordo com Fábio Bentes, economista da CNC e responsável pelo estudo, a recuperação econômica do país e a baixa inflação foram fatores positivos para o dado. (Com o MTUR),

NA TERRA DO FREVO - PROGRAMAÇÃO PRÉ-CARNAVALESCA NO CAIS DO SERTÃO

O Governo de Pernambuco antecipou as festividades de Momo no Estado lançando o Bora Pernambucar no Carnaval, evento que está ocorrendo desde anteontem, com término previsto para domingo, 9 , no Cais do Sertão, localizado no Bairro do Recife. A proposta das secretarias de Cultura e Turismo do Estado, Fundarpe e Empetur – responsáveis pela programação – é promover a diversidade cultural do ciclo carnavalesco do Estado, além de realizar uma grande celebração na capital juntando música, cultura popular, moda, artesanato, gastronomia e fotografia.
Entre as atrações dos cinco dias, o evento conta com apresentações de Maracatus, Blocos Líricos, Caboclinhos, encontro de Bonecos Gigantes, La Ursas de São Caetano, Caretas de Triunfo, Caiporas de Pesqueira e Papangus de Bezerros. Também estão na programação Alceu Valença, Maestro Spok, Romero Ferro, Ylana Queiroga, Gilú Amaral, Flaira Ferro, além do grupo Bongar e da Orquestra Malassombro. DJs também esquentam o clima: Lala K, 440, Mozão e Original DJ Copy. Em paralelo às atividades no palco, as linguagens de moda, artesanato, gastronomia e fotografia promovem ações no local.
O Carnaval do Cais começar na quarta-feira (5), às 19h, com um desfile de grifes pernambucanas ao som da DJ Lala K. As marcas e estilistas Aladê, Alice Marinho, Cobogó, Contém Glitter, Colombina, Coreto, Diabo Lôro, Espaço Ventos, Jailson Marcos, Menina dos Olhos, Viva Eterniza e Xuruca Pacheco exibiram sua produção autoral com temática carnavalesca. Ainda na quarta, subiram ao palco o Bloco das Flores e a cantora Ylana Queiroga, acompanhada do grupo Ska Maria Pastora. O show contou com a participação de Flaira Ferro.
Ontem foi a vez do Coco Raízes de Arcoverde - que tem Assis Calixto como Patrimônio Vivo –, do afoxé Alafin Oyó e do cantor Romero Ferro, além do DJ Mozão. Hoje, exibem-se o maracatu de baque solto Cambinda Estrela, o Clube de Bonecos de Seu Malaquias (ambos Patrimônios Vivos do Estado), o Maracatu Nação Pernambuco e o grupo Bongar. O DJ 440, da Terça do Vinil, fecha a noite.
A programação de amanhã começa com o maracatu Nação Porto Rico (baque virado). Na sequência vêm a Tribo Indígena Carijó (Patrimônio Vivo), o músico Gilú Amaral convida Henrique Albino, Nilsinho Amarante, Alex Santana e Jonatas Araújo. Maestro Spok e a Orquestra Recife botam o público para frevar, enquanto a discotecagem da noite fica com Original DJ Copy.
BAILE DO CAIS - No domingo (09), Dia do Frevo – Patrimônio Imaterial da Humanidade –, uma grande festa toma conta do local: é o Baile do Cais, que vai promover o encontro dos mais importantes bonecos gigantes do Estado, além de homenagear as La Ursas do município de São Caetano.
Começando a partir das 15h, o Baile do Cais terá cortejos de manifestações da cultura popular, como o maracatu Nação Erê, os caboclinhos Sete Flexas Mirim, as Caiporas de Pesqueira, os Papangus de Bezerros, os Caretas de Triunfo, os Tabaqueiros de Afogados da Ingazeira e as La Ursas de São Caetano.
Esses grupos vão preparar o público para o encontro dos bonecos gigantes. Vindos de Belém de São Francisco, os bonecos Zé Pereira e Vitalina serão recebidos pelo Homem da Meia Noite (Patrimônio Vivo). A programação do último dia continua com a apresentação da Orquestra Malassombro convidando Isadora Melo, Rogério Rangel e Vinícius Barros. A última atração do Baile é estrela do Carnaval de Pernambuco Alceu Valença.
COMES & BEBES - Já a ação de gastronomia envolve o protagonismo feminino com as gastrólogas Ana Claudia Martins, do Café do Bonde, e Manoelly Vera Cruz, além de Patrícia Sanches, beer sommelière e responsável técnica pela cervejaria local Patt Lou. Todos os cardápios foram executados a partir de uma provocação de ingredientes e insumos tipicamente pernambucanos, e estão harmonizados com rótulos da cervejaria convidada.
MODA E ARTESANATO - No mesmo local, acontece a Expocarnaval, feira criativa com a presença de pequenos e médios produtores de artesanato do Estado, e a feira Todos na Moda, com designers, estilistas e grifes do mercado de roupas e acessórios de Pernambuco. Os profissionais dos dois segmentos comercializam produtos durante os cinco dias do evento, o que torna o local uma boa opção para renovar seu figurino de Carnaval.

A PARTIR DE 2022 - OBRAS ESTRUTURANTES PROJETARÃO FOZ DE IGUAÇU

O Diário Oficial da União da segunda-feira (3) traz a publicação do “extrato de contrato” para a elaboração do projeto executivo e das obras e serviços referentes à ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu. O prazo das obras é de 515 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, que deve ocorrer neste mês.
O valor do contrato é de R$ 53,9 milhões, dos quais a Itaipu entrará com 80% dos recursos (R$ 43,1 milhões), conforme o protocolo de intenções assinado entre a binacional e a Infraero. Itaipu também investiu R$ 15,5 milhões na duplicação da ligação entre o aeroporto e a BR-469 e na ampliação do pátio de manobras de aeronaves.
A empresa responsável pela execução das obras é a Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda., de Guarapuava (com unidades também em Francisco Beltrão, Cascavel, Santa Lúcia, Urupema/SC, Inácio Martins e Ciudad del Este - Paraguai).
Com a modernização, Foz passará a receber aeronaves de grande porte. Esta é considerada a obra mais importante para transformar o local num hub, nos moldes de outros destinos turísticos bastante disputados, como Miami, nos Estados Unidos, e países da Europa.
SUSTENTABILIDADE - De acordo com o protocolo de intenções assinado pela Infraero e Itaipu, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu deverá ser o primeiro sustentável do País. Para atender a requisitos de sustentabilidade, haverá geração de energia por painéis fotovoltaicos, será feita a gestão de resíduos sólidos e a água da chuva será captada. Entre outras ações, o terminal contará também com um eletroposto.
Quando o protocolo foi assinado, em junho do ano passado, a então presidente da Infraero, Martha Seillier, destacou que o aeroporto de Foz do Iguaçu "será piloto para outros aeroportos do Brasil".  A Infraero administra, atualmente, 53 aeroportos.
 DUPLICAÇÃO - A duplicação dos 800 metros da via que liga o aeroporto à BR-469 deverá ser concluída até meados deste ano. Além do alargamento das pistas, serão criadas alças de retornos e acostamentos. Haverá, ainda, uma ciclovia, passarelas de pedestres e abrigos de ônibus.
As obras de ampliação do aeroporto incluem melhorias na área de check-in, ampliação das salas de embarque e desembarque, implantação de escadas rolantes, carrosséis de bagagem, novos elevadores e quatro pontes
de embarque (fingers). Tudo isso vai aumentar a capacidade do aeroporto de 2,6 milhões para 5 milhões de passageiros ao ano.
A nova pista de pouso e decolagem, que deverá estar pronta em meados de 2021, dará ao aeroporto um novo status, já que permitirá receber aviões de grande porte, com ligações diretas entre Foz e a Europa e Estados Unidos.
NOVA ERA - Também em 2022 deverá estar pronta a Ponte da Integração, obra financiada totalmente pela Itaipu, ligando Foz a Presidente Franco. A cidade viverá uma nova era. Os caminhões pesados, que hoje trafegam pelo corredor turístico e vias centrais, passarão a utilizar a Perimetral Leste, ligação entre a novaponte e a BR-277. Será necessário construir um novo Porto Seco, mas o tema já está bastante adiantado.

LADO ARGENTINO - PASSEIO INESQUECÍVEL: CATARATAS DO IGUAZÚ À LUZ DO LUAR

O Parque Nacional do Iguazú, na cidade de Puerto Iguazú, Argentina, abre suas portas para que todos possam apreciar uma das 7 Maravilhas da Natureza à luz do luar. E se as Cataratas do Iguazú já encantam durante o dia, é no período de lua cheia, durante a noite, que ela impressiona como uma verdadeira obra de arte. 
Neste fevereiro, o passeio acontece desde anteontem, 05, e vai até o próximo domingo. O trem sai da Estação Central até a Estação Garganta do Diabo, seguindo com uma caminhada pelas passarelas até os mirantes, onde se pode contemplar o maior salto das Cataratas do Iguazú, a Garganta do Diabo, iluminado unicamente pela luz da lua.  A visão é única e arranca suspiros de todos, com direito a um arco-íris prateado impressionante. 
Turistas do mundo inteiro, quando estão na tríplice fronteira durante o período da lua cheia, garantem suas vagas neste passeio inigualável e deixam por onde passam, seus depoimentos. O passeio é muito seguro e acontece sempre acompanhado por guias bilíngues, que dão uma aula sobre a fauna e flora. O privilégio é tamanho que merece um brinde, que acontece sempre no retorno. E quem preferir fechar a noite de uma forma ainda mais especial, a sugestão é um jantar no Restaurante La Selva? É opcional e com custo a parte, mas certamente dará um sabor ainda mais especial ao passeio. 
Todos os meses, durante a lua cheia, o passeio é realizado. As vagas são limitadas e as reservas devem ser feitas com antecedência na página da concessionária que administra o Parque  www.iguazuargentina.com.

APÓS ISENÇÃO DE VISTO - CRESCE A ENTRADA DE TURISTAS DOS EUA, CANADÁ E AUSTRÁLIA

Os primeiros seis meses da isenção de visto concedida pelo governo federal, para quatro países estratégicos, já teve resultados positivos para o setor do turismo. Dados da Polícia Federal, obtidos pelo Ministério do Turismo, apontaram uma alta de quase 16% na entrada de turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália entre os meses de junho e dezembro de 2019. No período, 321.712 pessoas dos três países visitaram o Brasil, ante 277.421 registrados em nos mesmos meses de 2018. Dos quatro países com isenção, o Japão foi o único que teve queda, com 9% (- 3.199).
Quantitativamente, os Estados Unidos foi o país que mais trouxe novos turistas para o território brasileiro nesse período: 34.932 visitantes a mais. O número resultou numa alta de 14,8%. O Canadá enviou 6.650 turistas a mais, impactando positivamente em 26% a movimentação no Brasil. Já a Austrália aumentou em 16,3%, o equivalente a 2.709 turistas a mais para conhecer as belezas tupiniquins.
O número também é positivo para os três países quando comparados os anos fechados. A alta registrada foi de 13,8%. Destaque para os EUA e Canadá, com 48.530 e 11.529 turistas a mais no país, respectivamente. A Austrália trouxe mais 3.927 visitantes durante o ano para o país.
Apesar da alta destes países, o Japão teve queda de 4,47% no ano. “É importante avaliarmos especificamente o caso do Japão para que, junto com a nova Embratur, possamos trabalhar na divulgação maciça do Brasil no país e ampliar a visita desses turistas em nosso país.”, ponderou o ministro xxxxxx.
Vigente desde 17 de junho de 2019, a facilitação de vistos é uma demanda histórica dos empresários do setor. No último ano, quando o Brasil adotou o visto eletrônico para facilitar a entrada de turistas dos mesmos quatro países, foi registrado um incremento de 15,73% na chegada de visitantes dessas nacionalidades. De acordo com o perfil de gastos e permanência desses viajantes, trata-se de um incremento de R$ 450 milhões na economia. (Com o MTUR)

JAZZ & BLUES EM QUATRO CIDADES - NOMES DE DESTAQUE NA 21º EDIÇÃO DO AFAMADO FESTIVAL

Zélia Duncan e Jaques Morelenbaum
Shows, ensaios abertos, bate-papos e oficinas de música marcam a programação do tradicional Festival Jazz & Blues, que este ano festeja a maioridade absoluta com os bons sons ecoando no Ceará. A 21ª edição acontece de 22 a 29 próximos, com atrações locais, nacionais e internacionais.
O 21º Festival Jazz & Blues começa com quatro dias de programação em Guaramiranga, 22 a 25. Antes disso, de 18 a 20, o músico e professor Edson Távora ministra o minicurso “História do Jazz”, no Auditório do IFCE Campus Guaramiranga. 
A exemplo da última edição, Aquiraz, no Litoral Leste, também recebe esta edição, com shows nos dias 22 e 23. Depois da quarta-feira de cinzas, o Jazz & Blues aporta em Fortaleza com atividades de quinta a sábado, 27 a 29, e segue também para Maracanaú, na Região Metropolitana, com uma oficina de música no dia 27.
EM GUARAMIRANGA - Na cidade serrana localizada no Maciço de Baturité, a programação nos quatro dias conta com uma série de ações além dos palcos. Na sede da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, acontecem oficinas abertas de guitarra e gaita, palestra e palestra-concerto para músicos de todas as idades e apreciadores. De domingo a terça-feira, às 9h30 tem atividades lúdicas no Espaço Dó Ré Mi Atividades Infantis, na Cidade Jazz & Blues.
O finalzinho da manhã nos quatro dias, às 11h, é marcado pelo tradicional Café no Tom, que é um bate-papo com uma das atrações do Festival. De sábado a segunda-feira às 16h, na Cidade Jazz & Blues, tem o concorrido Ensaio Aberto, onde o público pode conferir um pouco do que vai ser o Show das Nove.
No fim da tarde já começam os espetáculos do Festival. A sessão Show das Cinco apresenta duas atrações por dia, de sábado a segunda-feira. Depois tem o Show das Nove, que é a única programação não gratuita do Festival na Serra. No palco, a atração que fez o Ensaio Aberto. E para fechar os três primeiros dias, mais uma grande atração no Show das Onze. Todas as apresentações acontecem na Cidade Jazz & Blues, espaço erguido anualmente pelo Festival. 
Na terça-feira a programação é diferente com a Maratona Jazz & Blues. É uma festa aberta, gratuita, para encerrar com muita música a etapa serrana desta edição. São quatro shows seguidos em uma única sessão que começa às 16h30.
DESTAQUES - Atrações renomadas da música instrumental sobem aos palcos do Festival nesta edição, algumas já conhecidas do público cativo. É o caso do paulista Trio Corrente, um dos grupos mais inventivos da cena de jazz brasileira 
Uma das cantoras mais importantes da cena brasileira das últimas décadas, a carioca Zélia Duncan estará no Festival muito bem acompanhada pelo violoncelista Jaques Morelenbaum. 
A banda Black Flower, da Bélgica, aporta no Festival pela primeira vez. Formado pelo compositor e instrumentista Nathan Daems (saxofone e flauta), Simon Segers (baterista), Jon Birdsong (cornet), Wouter Haest (teclado) e Filip Vandebril (baixo), o quinteto apresenta repertório de seu terceiro álbum, Future Flora.
Da Argentina vem Yamile Burich & Ladies Jazz, um dos grupos mais atuantes na efervescente cena jazz de Buenos Aires. O quinteto feminino capitaneado pela saxofonista Yamile Burich acrescenta à sonoridade do bebop diferentes ritmos latino-americanos. No Festival apresenta o show “Alegría”, título do terceiro álbum, lançado em 2019. 
Shows também muito aguardado são do mineiro Duo Mitre e Natália Mitre; do pernambucano renomado Nando Cordel, compositor incansável, e do pianista e compositor Amaro Freitas. Com Jean Elton (baixo acústico) e Hugo Medeiros (bateria) formam o Amaro Freitas Trio, que apresenta o show “Rasif”; ao lado do brasiliense Pablo Fagundes, um dos grandes gaitistas brasileiros, vêm Felix Júnior (violão 7 cordas) e Pedro Almeida (bateria). Também de Brasília, o pianista mineiro Antônio Carlos Bigonha, na companhia de mais dois grandes instrumentistas que já estiveram no Festival em outros Carnavais: o baixista Jorge Helder e o baterista Jurim Moreira. 
O cearense Quinteto Aqualtune, criado especialmente para esta edição, faz um tributo a Joyce e João Donato no show “Elas, o Brasil e o Jazz”. As integrantes são Luiza Nobel (maior revelação das vozes femininas na capital cearense em 2019), Lu Basile (professora universitária, nos teclados e na direção musical), Bárbara Sena (musicista, Mirele Alencar (contrabaixista) e Ayla Lemos (jovem baterista que também trabalha com diversos artistas e coletivos da cena cearense).
Uma parceria que promete uma mistura bem temperada no Festival é de Nonato Lima e Sérgio Groove, com o show “Coisas do Brasil”; também, Cristiano Pinho Felipe Cazaux, bluesman dos mais renomados no Estado, com trabalhos autorais apresentados Brasil afora. O título do show já dá ideia do que vai ser: “Guitarras”.
O time feminino do Festival tem ainda a cantora e instrumentista cearense Lidia Maria que apresenta repertório do álbum Viva, seu segundo trabalho, com composições autorais que passeiam por sonoridades da música brasileira e universal, como bossa nova, samba-rock e soul.

O DRAGÃO DO MAR DEU A LARGADA NO PRÉ-CARNAVAL

Após realizar o Esquenta, no último dia 09 de janeiro, e lotar a Praça Verde, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura iniciou ontem sua programação de pré-Carnaval, com o Chão da Praça, bloco que caiu no gosto dos fortalezenses pelo animado repertório do grupo Os Transacionais.  Chegando à sua 7ª edição, o Chão da Praça se apresentará às quintas-feiras, até o dia 20 de fevereiro, e contará com participações especiais.  A festa ocorre sempre na Praça Verde do Dragão do Mar, a partir das 19h, com discotecagem seguida de show.
Quem abriu na noite de ontem foi o DJ Famoso. Logo depois, com o seu “Carnaval Retrô Brasileiro”, Os Transacionais fizeram um passeio pelo repertório de carnaval de diferentes décadas e regiões do Brasil, com destaque para clássicos da música cearense, de mestres como Ednardo, Fausto Nilo, Fagner e Petrúcio Maia, sem deixar de lado o frevo pernambucano, o carimbó de Alípio Martins, as guitarradas de Aldo Sena e o axé baiano. Os Transacionais fizeram uma homenagem a Dodô e Osmar, que há 35 anos foram os precursores do trio elétrico. E quem subiu o tom da irreverência foi o performático Getúlio Abelha. O artista, que em 2017 lançou o sucesso "Laricado", mostra toda a sua excentricidade ao interpretar, além de outros autorais como "Tamanco de Fogo", releituras do forró. 
Nas semanas seguintes, o Bloco receberá as DJs Castilho Delgado e a Mulher Barbada, no dia 13, e o  DJ Guga de Castro e a  Luiza Nobel, no dia 20, quando o Bloco encerra a programação com o tradicional Baile à Fantasia.  
A expectativa é que, nas próximas quintas, até 15.000 pessoas circulem pela Praça Verde do Dragão do Mar, segundo Natasha Faria, superintendente do centro de arte e cultura. "A proposta é promover uma festa dançante e democrática, sempre valorizando os artistas locais", afirma a gestora.

HOJE O ENCERRAMENTO - O CEARÁ ESTÁ NA FRUIT LOGISTICA 2020, EM BERLIM

Cerca de 3.200 expositores e 78.000 visitantes de negócios participam, desde quarta-feira, 5, de mais uma edição da Fruit Logística 2020 – considerada a maior feira de frutas do mundo. Todos os anos milhares de visitantes vão até Berlim para aproveitar todo o potencial comercial que a feira proporciona no comércio internacional de frutas e hortaliças.
Através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho e do Complexo do Pecém, o Ceará está presente em mais uma edição da feira. O estande do Complexo do Pecém fica no hall 23 do Messe Berlin, o Centro de Exposições da capital alemã.
“No nosso estande o visitante pode conhecer mais sobre o Complexo do Pecém, formado por uma Área Industrial; pelo Porto; e pela ZPE Ceará – a única em operação hoje no Brasil. Viemos mais um ano para a Alemanha para mostrar que o Ceará sabe fazer negócio com investidores de qualquer parte do mundo. Somente no ano passado crescemos 65% no volume de frutas exportadas”, diz Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém.
Para o secretário-executivo do Agronegócio da Sedet, Silvio Carlos Ribeiro, que participará da feira com o titular da Sedet, Maia Júnior, “a Fruit Logística é a oportunidade para articulação e interlocuções sobre a logística da exportação do melão cearense para China”.
Em 2019 foram 151.737 toneladas de frutas exportadas, bem acima das 92.108 toneladas de frutas que deixaram o Brasil em 2018 através do Porto do Pecém. Hoje, o terminal portuário cearense tem três linhas de exportação de frutas frescas, principalmente para a Europa e Estados Unidos. Por isso, o Porto do Pecém está atualmente entre os dez maiores portos do Brasil.
A FRUIT LOGÍSTICA - São três dias de feira: de 5 até hoje, com empresas de todos tipos e tamanhos – desde players globais a pequenas e médias empresas.
A Fruit Logistica abrange todos os setores do negócio da fruticultura e aproxima os profissionais do setor das últimas inovações, produtos e serviços em todos os elos da cadeia de suprimentos internacional. Assim, oferece excelentes oportunidades de networking e contato com os principais tomadores de decisão em todos os setores da indústria.

ROTA DO SOL SEMANAL 07/02/2020 ISSUU

 https://issuu.com/jcaraujo/docs/rsn_20200207

CARNAVAL NO CATUSSABA