Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 04/10/2019

TURISMO RELIGIOSO - A cidade de Canindé está apinhada de gente hoje com o encerramento das festas em honra a São Francisco de Assis. A cidade cearense é uma das mais destacadas do Brasil no que diz respeito a turismo religioso, uma vez ser um centro de peregrinação anual, com a presença de milhares de fiéis devotos do querido santo italiano.  O ápice da presença de romeiros acontece, anualmente, nos meses de setembro e outubro, quando a paroquia canindeense promove tradicionais festejos louvando o seu padroeiro. O fato nos leva a saudar Canindé como grande centro de peregrinação e de movimentação da cidade e também como um destino turístico da mais alta importância. Aliás, o turismo religioso representa hoje para o Brasil um segmento da mais alta significação, comparando-se e muitas vezes superando outros meios de atração turística. Quem pode negar que os renomados eventos religiosos, com a fenomenal movimentação de peregrinos, é de importância capital não apenas para a renovação da fé religiosa, mas também para a valiosa arrecadação dos cofres públicos nos locais em que acontecem. Os exemplos são palpáveis. É só olhar para, por exemplo, para a excepcional movimentação de cidades como Aparecida, São Paulo, Belém do Pará, nas festas de Nossa Senhora de Nazaré; ou Goiás, na Semana Santa. Não é crível esquecer que a nossa Juazeiro do Norte hoje é um importante centro econômico e de desenvolvimento em geral graças, principalmente, à motivação das peregrinações que acontecem o ano inteiro, tendo como referências e símbolos maiores, Nossa Senhora das Dores e o carismático Padre Cícero Romão Batista. Em maior ou menor escala, cidades grandes e pequenas têm nas festas religiosas motivos sobrados na atração de turistas. Fazendo os devidos descontos, podemos dizer que o turismo religioso no Brasil é um dos principais responsáveis pela ascensão e riqueza de muitos municípios, como ocorre em Fátima, Portugal, ou em Lourdes, na França.
O CEARÁ CRIOU MAIS EMPREGO - O Ceará foi o estado do Nordeste que mais gerou postos de trabalho na área do turismo, em julho deste ano: foram 879 vagas. O estado de Alagoas, que aparece em segundo lugar, gerou 732 postos. Os dados são da Confederação Nacional do Trabalho (CNT).
Conforme a pesquisa, as atividades turísticas no Brasil cresceram 3,8% no acumulado de 12 meses, terminados em julho de 2019. Em igual período terminado no mesmo mês do ano passado, houve queda de 3%.
O relatório aponta que essa evolução em 12 meses, até́ julho, deveu-se, principalmente, ao crescimento do volume das atividades turísticas verificadas nos estados do Ceará (11,7%), de São Paulo (7,7%) e de Pernambuco (4,4%).
FESTIVAL SUSTENTA -  Somando-se às iniciativas que contribuem para o diálogo e para a conscientização sobre atitudes positivas que visam a um planeta mais sustentável, no âmbito individual e empresarial, nos dias 12 e 13 de outubro, será realizado em Ilhabela (SP) o Festival Sustenta.
 O evento acontece no Parque Municipal Fazenda do Engenho d'Água, patrimônio histórico rodeado pelas praias e pela Mata Atlântica do Litoral Norte paulista, e tratará de temas como empreendedorismo, economias circular e compartilhada, energias renováveis, alimentação inteligente, cidades autossuficientes, vida saudável e bem-estar. Além de palestras, haverá práticas corporais, shows, concertos meditativos, oficinas infantis, cinema ao ar livre e uma praça de alimentação vegetariana. 
III ENCONTRO DE ADVOGADOS - O Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) está promovendo hoje, 4, no Hotel Gran Marquise, o III Encontro das Sociedades de Advogados do Norte e Nordeste. O evento conta com palestrantes de renome nacional, como a professora da PUC-MG, Flaviane de Magalhães Barros, e do Ministro Raul do Superior Tribunal de Justiça, Araújo Filho.
Painéis como Gestão e Inovações Tecnológicas nas Sociedades de Advogados; Valorizando os Honorários Advocatícios; e Compliance nas Sociedades de Advogados são temas retratados no evento. 
LANÇAMENTO - O Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou, na Casa da Indústria, o evento "Governança para Investimentos Estrangeiros: Novo Ambiente de Negócios".
O encontro aconteceu em parceria com a Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior - Camex do Ministério da Economia e abordou temas como "Cooperação com o Banco Mundial para a implementação do Ombudsman no Brasil", "Apresentação do Ombudsman de Investimentos Diretos (OID)", e "Apresentação do Ponto de Contato Nacional (PCN) da OCDE". 

TURISMO CEARENSE FAZ BONITO NA ABAV EXPO 2019

O artigo desta semana dedicamos à participação das Secretarias de Turismo (Setur e SetFor), e representantes do trade turístico, na cidade de São Paulo, de 25 a 27 de setembro de 2019, na 47ª ABAV Expo 2019, que, no último dia, por sinal, o Dia Mundial do Turismo, foi aberta para o consumidor final, mediante a ação Black Friday de Viagens, fato este realizado pela vez primeira na história da feira. 
Baseando-nos em dados divulgados pela mídia impressa e redes sociais, a feira – digamos - Abaviana – destacou-se pela presença de mais de 25 mil participantes do trade turístico, aproximadamente, duas mil marcas/expositores, dentre nacionais e internacionais, além de 59 palestras, cinco painéis e seis ações especiais.
Gostamos do que afirmou, em seu discurso, na abertura do evento, a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, enfatizando o potencial do turismo e o quanto o segmento está em alta, no Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), sem falar do impacto gerado pelas agências associadas.
Apreciamos, ainda, as suas palavras, ao destacar a contribuição do turismo brasileiro, em 2018, para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, que foi de R$ 31 bilhões de reais, sendo a maior distribuição e de vendas do mercado. Frisou que, hoje, as ABAVs representam 85% de todas as vendas de produtos e serviços de lazer no país. Destacou, igualmente, a associação de 100 novas empresas durante os 100 primeiros dias de sua gestão.
Bem! Desta feita, não fomos à ABAV 2019, mas isso não invalida o fato de referirmo-nos à participação do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, com a presença de lideranças do trade turístico cearense, das iniciativas pública e privada, no mais importante evento nacional, nesse segmento econômico e social, reconhecidamente, gerador  e distribuidor de renda, de divisas, de empregos, sem falar de sua importância, no fortalecimento dos três setores da economia, ou seja, o primário (agropecuário); o secundário (industrial) e o terciário (serviços). Afinal, trata-se de uma atividade que impacta mais de 60 outras dentre econômicas, sociais e culturais.
Mas, prossigamos: a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), capitaneada pelo secretário Arialdo Pinho, uma das cabeças-pensante do nosso turismo, a exemplo das ABAVs anteriores, fez bonito com seu visitadíssimo estande, divulgando o que o Estado tem de belo, útil e agradável, para mostrar aos expositores (nacionais e internacionais) e aos visitantes da feira. Isso comprovamos, lendo afirmações da empresária de eventos, Enid Câmara, da representante da Fecomércio (Ceará), Circe Jane, da presidente do SKAL Nacional, Priscila Cavalcante e esposo Epitácio Vasconcelos, presidente do Skal de Fortaleza, do jornalista Ivonildo Lavôr, sócio da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), que autografou, num estande específico da feira, o livro A História da Aviação Cearense, escrito em parceria com o jornalista Augusto Oliveira, diretor de divulgação da Abrajet-Ceará. 
Citemos, ainda, a participação de lideranças da hotelaria, nas pessoas de Eliseu Barros, e do presidente da ABIH-Nacional, o cearense Manoel Linhares, do presidente da ABAV-Ceará, Colombo Cialdini, Secretário Alexandra Pereira, titular da Secretaria do Turismo de Fortaleza, e de Ivana Bezerra, presidente do Convention & Bureau (Visite Ceará), para nomear alguns fortalezenses presentes à ABAV EXPO 2019. 
Por último, os parabéns ao trade turístico cearense pela visibilidade que foi dada ao Ceará e à sua capital Fortaleza, em termos de turismo, na maior capital da América do Sul, São Paulo, com participação atuante na ABAV EXPO 2019, onde – acrescentamos – residiram nossos pais e moram nossos irmãos, sobrinhos, sobrinhos-neto e cunhados. VALEU, GENTE!

BAHIA AVANÇA EM BUSCA DE MAIS CONQUISTAS

O Estado da Bahia vem reagindo no sentido de recuperar totalmente a condição excepcional de que já desfrutou em anos atrás, no seu desenvolvimento turístico. Uma série de iniciativas, seja da parte da Prefeitura de Salvador, seja mesmo pelo próprio Governo do Estado, é direcionada no sentido de alcançar novas conquistas.
A última notícia informa-nos de uma intervenção do próprio Estado em busca de acelerar sobretudo o desenvolvimento da aviação comercial em seus limites. Nessa direção foi que o Governo do Estado decidiu adotar uma medida que será fundamental para incentivar o crescimento do número de voos comerciais em seus limites.
Decreto assinado pelo Governador do Estado em exercício, e já publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, estabelece a concessão na redução do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS, sobre o querosene de aviação, especificando o prazo de validade da medida até o dia 31 de dezembro de 2025. Essa providência vai atingir diretamente os interesses das companhias aéreas que circularem pelos aeroportos baianos.
Na conformidade com o que se encontra disposto no aludido Decreto, a carga tributária incidente sobre o combustível utilizado pelas companhias aéreas que atuarem nos aeroportos localizados do Estado da Bahia será de 12%. Mas esse índice cai para 10% nos casos em que as companhias aéreas atuem com a prestação de serviços regulares de transporte aéreo de passageiros, no total mínimo de quatro municípios baianos.
Mas a iniciativa do Governo ainda avança mais quando estabelece que a incidência do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços pode cair para 7%, considerando o caso em que as companhias aéreas confirmem prestação de serviços regulares de transporte aéreo para, no mínimo, 10 municípios baianos.
Não fica somente nessas vantagens a concessão contida no Decreto, mas avança ao estabelecer de que poderá ainda haver redução de mais dois pontos percentuais considerando a situação em que as companhias aéreas concedam elevação em mais de 15% no total de pontos vinculados de assentos que sejam ofertados pela empresa na operação nos aeroportos também do Estado. A base para esses cálculos será a atuação durante o ano de 2018. É o que se encontra estabelecido no Decreto.
O Governador do Estado anunciou, inclusive, o aumento de voos em todo o Estado da Bahia. E o fez contando com a presença de dirigentes de três companhias aéreas que atuam em território baiano. Essas empresas, inclusive, testemunham de que estão ampliando sua presença no Estado por consequência da redução na incidência dos índices do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços no querosene utilizado na aviação comercial.
A Azul deverá ter mais 73 novos voos nos trechos Salvador\Aracaju, Salvador\Maceió, Salvador\Guarulhos e Conquista\Campinas. Já a Gol anunciou 53 voos semanais adicionais, 14 deles sendo para o interior do Estado. Enquanto a Passaredo pretende implantar, até dezembro, mais 35 voos. Esses novos assentos totalizarão 120 mil até 2020.
Na mesma direção de esforço empreendido na busca da retomada da intensidade do desenvolvimento do turismo baiano, tanto o município como o Estado estão voltando as suas vistas para um setor que poderá ainda mais estimular o crescimento da atuação da aviação comercial nos aeroportos da “boa terra”.
Os diversos setores da iniciativa privada na comunidade turística baiana estão tentando sensibilizar Prefeito e Governador, e conseguindo avanços, no sentido de que seja estimulada a atração das empresas de baixo custo, a chamadas “low cost”. É que inúmeras dessas empresas que atuam em diversos outros países, têm também as suas vistas voltadas para o mercado baiano, na expectativa apenas de que haja iniciativa oficial para facilitar o seu desempenho em Salvador a nível internacional e nos demais aeroportos do interior do Estado.
Nesse sentido, a ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil já concedeu autorização à companhia aérea de baixo custo da argentina, a Flubondt, a dar início às suas operações regulares internacionais em território brasileiro. Da mesma sorte, duas outras empresas internacionais da aviação comercial, que se encontram catalogadas nessa condição, a chilena Sky Airlines e a norueguesa Norwegian Air, encontram-se autorizadas a desenvolver suas atividades em solo brasileiro.
Já a Prefeitura de Salvador está informando de que existem entendimentos com a Sky Airline que examina a criação de uma rota com destino a Salvador, no trecho Santiago\Salvador\Santiago. Na realidade, essas iniciativas estão atraindo outras companhias desse porte a pretender criar novas rotas internacionais, desde Salvador.
De seu lado a hotelaria baiana vem se articulando com o objetivo de conseguir junto aos poderes públicos no sentido de que sejam fixadas restrições aos alugueis de residências de curta estadia, pela Internet, como é o caso da Airbus. O que alegam os hoteleiros é sobre a desigualdade das condições que estabelecem a concorrência entre os dois setores. Evidente que as empresas focadas apresentam argumentos contrários.
A própria a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis já buscou contato com o Ministério da Economia, através dos seus dirigentes. No particular, concordaram ambos que a pretensão dos hoteleiros deverá ser consolidada em um documento formal a ser encaminhado àquela repartição. Uma das argumentações é de que são muitos os hotéis que vêm fechando, já mais de uma centena, por conta da influência que essa concorrência tem exercido. Um viés que a ABIH examina é que se possa alterar a lei federal a fim de permitir que sejam criados condicionamentos pelas prefeituras que disciplinem a matéria. Como no caso da extensão do ISS, como é aplicado à hotelaria.

ÚMBRIA É A TOSCANA DA VEZ - A REGIÃO É CONHECIDA COMO O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

Catedral de Orvieto, dedicado à Virgem Maria
A Úmbria é uma região que fica bem no centro da Itália e sem acesso ao mar. Conhecida como o “coração verde” do país, faz divisa com Marche, Lazio e Toscana. Dividida em duas províncias (Perugia e Terni), tem como principais atrativos suas cidades medievais localizadas nas montanhas, florestas densas, culinária local, especialmente os cogumelos tipo trufas e seus vinhos.
PERUGIA - A capital  fica localizada no alto de uma colina, onde abriga o Palazzo dei Priori, com a Galleria Nazionale dell`Umbria, que tem em sua coleção muitas relíquias históricas de arte medieval e renascentista. Para quem gosta de longas caminhadas, a cidade é a escolha perfeita. A zona de pedestres é uma ampla área de ruas livres de carros no centro histórico. O corso Vanucci é repleto de lojinhas que fazem a festa dos turistas mais afoitos por compras.
A Basílica de São Francisco de Assis é um dos monumentos artísticos e religiosos mais visitados da Europa. É onde repousam os restos mortais do Pobrezinho de Assis. A construção é luxuosa e se contrapõe ao símbolo de pobreza associado a sua imagem. Afrescos a decoram de cima a baixo, pintados por artistas reconhecidos da época como Giotto.
Nem todo mundo sabe, mas Perugia é considerada a cidade do chocolate. Todos os anos acontece o Eurochocolate, uma grande feira sobre a iguaria. Lá está localizada uma das mais famosas fábricas da Itália, a Perugina, que produz o Baci. Sua única unidade mundial, fábrica mais de um milhão de unidades por dia, e é exportado para mais de 100 países em todo o mundo, inclusive o Brasil.
ORVIETO -  Cidade medieval no alto de um monte rochoso, já foi muito importante durante o período Etrusco (1200 a 700 a.C.).  Foi lar do Papa Urbano IV. Seu principal ponto turístico é o Duomo, catedral do século XIV. É decorada com mosaicos que apresentam cenas bíblicas e painéis na porta de bronze com passagens do livro de Gênesis. Um ponto bastante curioso e imperdível é a cidade subterrânea, com mais de 1.200 túneis, galerias, poços, escadas, pedereiras, adegas, cisternas e salas sobrepostas. 
Parco delle Grotte é o nome dado ao grande complexo subterrâneo com mais de 1.000 cavernas cavadas desde os tempos dos etruscos até a Idade Média, que por muito tempo permaneceram em segredo. O Pozzo di San Patrizio é possivelmente a atração preferida da Orvieto subterrânea. É um poço histórico, construído pelo arquiteto-engenheiro Antonio da Sangallo, o Jovem, entre 1527 e 1537, depois que o Papa Clemente VII se retirou para Orvieto, fugindo de Roma, quando a cidade foi atacada pelas tropas do imperador Carlos V em 1527. O poço serviria para fornecer água para a cidade no caso de um cerco.
FERENTILLO – A cidade possui restos de um lindo castelo do século XII e uma muralha que foi construída para a sua defesa, ainda bem visível no alto, além do surpreendente Museo delle Mummie di Ferentillo (Museu das Múmias)!  É um cemitério na cripta sob a igreja de Santo Stefano, que esconde um fenômeno pitoresco. Dentro das muralhas, no início do século XIX, enquanto se estava prestes a proceder à exumação de restos mortais sepultados na igreja (de acordo com as novas regras do Édito de Saint-Cloud, ordenado por Napoleão), foram encontrados alguns cadáveres em um bom estado de conservação. Vinte e cinco destes estão à mostra no museu.
Para os amantes de vinhos e da culinária, a região é produtora das raras e caras trufas negras, ou Diamantes negros da culinária, como são conhecidas pelos grandes chefs mundiais, além de excelentes vinhos.
NORCIA - É possível na cidade participar da caça às trufas. Os interessados irão acompanhar cães treinados que farejam os torrões de terra até encontrar a iguaria. Depois de colhidas, elas são limpas cuidadosamente, para evitar o toque direto com os dedos, o que a levaria ao apodrecimento. Na cozinha são utilizadas frescas para fazer tempero e cozidas, possuem um sabor intenso e incomparável.
Em relação aos vinhos, são referênciar duas qualidades. O Sagrantino di Montefalco DOCG é o vinho mais conhecido da Úmbria. A videira e a área de produção são descritas diretamente pelo nome do próprio vinho, ou seja, a variedade de uvas Sagrantino, na região de Montefalco, produzida na província de Perugia. É um vinho tinto, concentrado e de longa duração. De cor vermelho rubi intenso, às vezes com reflexos de granada, é muito persistente na boca, caracterizado por uma ótima estrutura e taninos reconhecíveis.
O Torgiano Rosso Riserva foi o primeiro vinho na Úmbria a obter o DOCG e hoje pode ser definido em todos os aspectos um “Superumbriano“, que não tem nada para invejar os grandes vinhos tintos da vizinha Toscana. Produzido principalmente com uvas Sangiovese, é um vinho tinto rubi brilhante, harmonioso, que atinge maior complexidade com o envelhecimento.
Para programas, destinos e reservas uma dica é a Interpoint Viagens e Turismo - Tel: +55 11 3087-9400 - www.interpoint.com.br

OUTUBRO TEMPERADO 1ª EDIÇÃO DO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PARATY

Jorge Ferreira, curador do evento
As ruas da charmosa cidade de Paraty ganharão um sabor ainda mais especial com o Festival Gastronômico de Paraty que, em sua primeira edição,  traz diversas iniciativas na gastronomia, cultura, audivisual e música. O evento, que ocorrerá entre 24 e 27 de outubro é realizado pelo Polo Gastronômico da cidade, ocupando o calendário da então Folia Gastronômica. 
Além das tradicionais degustações, show-cookings, masterclasses e debates, o evento terá como casa o Cinema da Praça, onde serão exibidos documentários, curtas entre outras mostras. Já na Casa da Cultura irão ocorrer as rodas de conversa e masterclasses, e na Arena Gastronômica na Quadra da Matriz os show-cookings, paneladas e mais shows.
Anualmente é escolhido um tema entre os diferentes restaurantes e chefs. Para a primeira edição do festival foram escolhidas as PANCS (Plantas Alimentícias Não-Convencionais), juntamente com o resgate de técnicas tradicionais.
Com a curadoria de Jorge Ferreira, especialista em agroecologia e ecogastronomia, os ingredientes do tema escolhido ganharão destaque. Trabalha com agroflorestal há 15 anos, com forte experiência em planejamentos, implantação e manejo agroflorestal. 
Na área gastronômica, o evento em parceria com a Secretaria de Cultura, leva para o Mercado das Artes o universo paratiense em seus detalhes. Na Praça da Bandeira, os produtores locais, os chefs da cidade com cooking-shows e os tradicionais artesãos, valorizam os motivos pelos quais Paraty recebeu o Título de Cidade Criativa e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Para o Polo Gastronômico de Paraty, o festival vai atrair ainda mais a atenção de turistas e movimentar a cidade que já é consolidada como forte destino turístico. 
Os restaurantes participantes do circuito do festival terão em seus menus pratos especiais, desenvolvidos durante o workshop sensorial e degustativo sobre PANCS da Mata Atlântica, especialmente elaborados para o evento. A enorme preocupação ambiental firmou parcerias para reduzir os impactos em relação à produção de lixo nos dias do festival. Todos os talheres utilizados serão biodegradáveis, copos reutilizáveis além da compensação de carbono, gerados durante os 4 dias e a coleta seletiva do lixo.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 13ª EDIÇÃO DO BAR EM BAR

“Pra namorar, comemorar, saborear, encontrar e ser feliz. É pra todo mundo”, é este o tema escolhido pela Abrasel para a 13ª edição do festival Bar em Bar, que em 2019, acontece entre os dias 7 a 24 de novembro com o patrocínio nacional da Ambev. “Destacamos o bar como um espaço democrático, onde celebramos nossas melhores relações”, diz o presidente do Conselho de Administração Nacional da entidade, Paulo Nonaka sobre o tema da campanha. ​​​As inscrições já estão abertas e os estabelecimentos interessados em participar devem entrar em contato com a Abrasel em seu estado ou região.
COMO FUNCIONA - Cada bar participante cria um petisco especialmente para o Bar em Bar, com a proposta de ser compartilhado por duas ou mais pessoas. As porções elaboradas devem estar no menu do estabelecimento durante todo o período do Festival, com preço promocional. Podem participar bares, botecos, pubs, foodtrucks, hambuerguerias e outros estabelecimentos do setor que se adequem a característica de ofertar petiscos. Esta também é uma maneira de estimular a criatividade dos chefs, fomentando a elaboração de novas receitas, tornando o menu do bar cada vez mais atrativo.
Cada região dá um toque especial para o Festival. Em alguns estados, os qque participam do Bar em Bar também têm oportunidade de colocar o seu negócio em feiras gastronômicas que marcam a abertura do evento, como no Amapá e Alagoas. Em outros, como no Ceará, o evento funciona também como concurso, elegendo o melhor petisco dentre as casas participantes. Outras ações como o Trenzinho Bar em Bar (Goiás), em que convidados da imprensa e parceiros passam o dia visitando diversas casas participantes também já estão confirmadas para este ano.

NA ONDA DA BOA FASE - SETOR HOTELEIRO PRETENDE CRIAR MAIS EMPREGOS

O recorte regional da Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil, realizada pelo Ministério do Turismo, aponta que as cinco regiões estão otimistas em relação a criação de emprego para o próximo semestre. Segundo os dados, o Norte lidera entre os empreendedores que pretendem contratar mais funcionários (35,1%), seguido do Centro-Oeste (28,1%), Sul (22,2%), Sudeste (21,7%) e Nordeste (19%)

Os dados de julho de 2019 revelam que houve aumento da perspectiva dos empresários das cinco regiões em comparação com a apuração feita para o segundo semestre do ano passado. A intenção de gerar mais empregos no setor hoteleiro cresceu 130,9% na região Norte, 48,6% no Centro-Oeste, 41,4% no Sul, 20,5% no Sudeste e 0,6% no Nordeste.
Em relação à intenção de investir no setor de hotelaria nos próximos seis meses, a pesquisa mostra que a região Norte e a Centro-Oeste são as mais confiantes: 79,8% dos donos de hotéis das duas regiões afirmaram que pretendem investir em seus negócios. Na região Sul, 71,2% responderam positivamente, no Nordeste 70,1% e, no Sudeste, 55,7%.
A diretora geral do Hotel Sonata, em Fortaleza (CE), Ivana Bezerra, declara que o turismo vive um momento de expansão, o que possibilita planejar novos investimentos. “Pretendemos investir mais de R$2 milhões de reais em nosso empreendimento para atender a grande demanda que atinge a nossa região, principalmente relacionado ao turismo de negócio”, ressalta.
A pesquisa faz parte da segunda etapa da Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil, promovida pela Subsecretaria de Inovação de Gestão do Conhecimento do MTur, por meio de questionário eletrônico. (Com o MTUR)

CIÊNCIA E TECNOLOGIA - A FEIRA DO CONHECIMENTO REUNIRÁ 170 EXPOSITORES

Mostrar o que o Ceará faz em ciência, tecnologia e inovação é um dos principais objetivos da Feira do Conhecimento 2019 (FdC3), que chega a sua terceira edição apresentando o que de melhor o Estado produz nesse setor. A Feira reunirá academia, empresas, governo e comunidade com atrações que vão desde hackathon, torneio de robótica, corrida de drones, festival de jogos, arena games, planetário, Salão do Inventor, Ceará Faz Ciência, a palestras, oficinas, maratonas e rodadas de negócios.
O evento é uma realização do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems/Ce e será realizada de 16 a 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. A expectativa é reunir mais de 15 mil visitantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.feiradoconhecimento.com.br
Serão 170 expositores, distribuídos em um espaço de 16 mil metros quadrados, apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de C&T. Entre os convidados, Silvio Meira, Bráulio Bessa, Camila Farani e Lia Medeiros, todos referência na atualidade nos campos do empreendedorismo, tecnologia, inovação e ciência. Eles farão as Palestras Master, que acontecerão todos os dias, às 19 horas, no Palco do Conhecimento, o principal espaço da FdC3. As palestras abordam vários assuntos, como a criação e modulação de projetos, modos de empreender e conceitos de astrofísica, temas que envolvem tanto o público estudantil quanto os grandes empresários.
SOLUÇÕES PARA SAÚDE - Este ano, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estará mais uma vez presente na programação da Feira do Conhecimento, com a Feira de Soluções para Saúde. Com o tema Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis, a Feira de Soluções apresenta atividades abordando diversos assuntos que impactam a saúde da população, além do Hackathon, maratona de dados em que profissionais da saúde, desenvolvedores e profissionais de análise de dados buscam discutir novas ideias e desenvolver projetos a partir de uma grande base de dados disponível.
PALCO DO CONHECIMENTO - O Palco do Conhecimento é uma das novidades da FdC3 e será instalado no centro do pavilhão de exposições onde acontecerão as principais palestras, painéis, shows e solenidades de premiação. Com formato 360º equipado com painéis de LED, o palco terá caráter multiuso e utilizará tecnologia silent, dando versatilidade para o ambiente e possibilitando realizar até três eventos simultâneos com capacidade para até 300 pessoas.

PROMOÇÃO DA ABRASEL/RN - A FESTA DO CAMARÃO VAI DE 17 ATÉ 03 DE NOVEMBRO

Festival tem camarão como destaque
A Festa do Camarão, promoção da Abrasel do Rio Grande do Norte, está chegando à sua 6ª edição, consagrando o crustáceo como estrela principal do evento. Tradicional ingrediente e parte da cultura potiguar, o camarão é também protagonista no cardápio dos mais tradicionais restaurantes de Natal.
O evento este ano será realizado de 17 de outubro a 3 de novembro, em duas etapas: durante esse período, dentro de cada restaurante participante, e no novo Centro de Convenções de Natal, ponto alto da programação, nos dias 24, 25 e 26/10, das 18h às 24h.
Durante os 18 dias da Festa do Camarão, os restaurantes oferecem em suas casas pratos inéditos a preços promocionais, com ampla divulgação, tanto em peças gráficas, como através da equipe de atendimento dos estabelecimentos.
Na etapa do Centro de Convenções, os mesmos restaurantes montam suas logísticas e operações, e comercializam suas criações junto ao grande público, ao preço de R$ 15,00, em menu degustação. Haverá uma grande estrutura, com praça de alimentação, palco para apresentações musicais, palestras, cozinha show, estandes de artesanato local e feira de negócios.
O presidente da Abrasel/RN, Artur Fontes, explica que os 30 restaurantes participantes elaboram receitas com camarão que são vendidos por um valor promocional durante o evento. Artur também ressalta os resultados positivos da Festa nos últimos anos: " 
A Festa do Camarão busca a consolidação como celebração-símbolo da cidade de Natal, assim como a Chocofest em Gramado (RS), Festival Folclórico de Parintins (AM), Festa da Uva de Caxias do Sul (RS), ou até mesmo o carnaval em cidades como Salvador (BA), Recife e Olinda (PE) e Rio de Janeiro (RJ), por exemplo. 

TERMINAL DE PASSAGEIROS EXCLUSIVO - ANUNCIA-SE PARA O BALNEÁRIO CAMBORIÚ O 1º PORTO

A Agência de Notícias do Turismo anunciou, na quarta-feira da semana passada, que o Brasil terá seu primeiro porto com terminal de passageiros exclusivo para cruzeiristas. Naquele dia, o Ministério da Infraestrutura assinou o contrato de adesão em Terminais de Uso Privado (UTPs), o qual permite a construção do porto de Balneário Camboriú pela empresa PDBS. No início de setembro, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para articular e ressaltar a importância do investimento em um terminal exclusivo de passageiros, inédito no país.
O porto de Balneário Camboriú é o primeiro passo de um projeto que pretende construir 15 instalações voltadas para o turismo marítimo em todo o Brasil. A expectativa é de atrair mais empresas do setor de cruzeiros, mais navios para a costa brasileira, e aumentar significativamente o número de turistas e o impacto econômico do setor.
Segundo dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), o país recebeu sete navios e teve 462,3 mil cruzeiristas na temporada 2018/2019, o que gerou uma movimentação de R$ 2,083 bilhões. Foram oferecidos quase 500 mil leitos no período, número 15% superior ao da temporada passada, e os navios registraram 100% de ocupação. Os turistas tiveram um tempo médio de permanência de 5,5 dias e um gasto médio de R$ 2.929. Em cada cidade de escala, o impacto econômico médio gerado pelos cruzeiristas foi de R$ 581,35.
Em termos de empregos, a temporada 2018/2019 gerou 31,9 mil postos de trabalho na economia brasileira, resultado 15,3% superior ao número alcançado em 2017/2018. Deste total, 2,1 mil foram de tripulantes dos navios e 29,8 mil de empregos diversos. Foi o melhor resultado das últimas quatro temporadas.
EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO - Com a construção do primeiro terminal exclusivo de passageiros no porto de Balneário Camboriú, a estimativa é de que o impacto seja enorme no turismo marítimo brasileiro. De acordo com projeções, mais cinco navios seriam atraídos, colocando mais 300 mil turistas na costa brasileira, sendo 120 mil estrangeiros. Além disso, a expectativa é de criação de 1,5 mil empregos diretos e outros 10,5 mil indiretos. O impacto econômico seria de mais R$ 2 bilhões, um crescimento de 100% considerando os dados de 2018/2019.
 Perguntamos nós: e o Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, pronto já há algum tempo e que se anuncia ir a leilão brevemente, não é exclusivo para embarque e desembarque de cruzeiristas? 

A CNT LANÇOU ESTUDO SOBRE TRANSPORTE HIDROVIÁRIO

O Brasil desperdiça enorme potencial hidroviário ao subutilizar os rios navegáveis de suas 12 regiões hidrográficas. Para estimular o investimento no transporte de cargas e de passageiros por esse modal, a Confederação Nacional do Transporte lançou na última quarta-feira (02), às 11h, o estudo Aspectos Gerais da Navegação Interior no Brasil. Esse será o primeiro de uma série de cadernos especiais que abordarão o sistema hidroviário do país.
O trabalho traz uma caracterização do setor, apresenta seu histórico e analisa os cenários normativos e institucional. Também apresenta os investimentos previstos, os realizados e os necessários para o desenvolvimento do modal hidroviário. Na realidade, o Brasil não tem uma hidrovia de fato, nos moldes que esse tipo de infraestrutura requer. Faltam investimento e políticas para que esse modal se desenvolva e ofereça confiabilidade e disponibilidade constante desse tipo de transporte. 
A importância do equilíbrio da matriz de transporte brasileira e da diversificação dos meios de deslocamentos de produtos e pessoas ficou mais evidenciada com a paralisação dos caminhoneiros em 2018. De acordo com o presidente da CNT, Vander Costa, um modelo ideal de matriz para uma nação com as características do Brasil pressupõe o maior equilíbrio dos modos disponíveis.

BANDEIRA AZUL - MAIS SEIS PRAIAS BRASILEIRAS RECEBEM CERTIFICADO

Praia Malhada, Jericoacoara, CE
Seis novas praias brasileiras estão certificadas pelo Programa Bandeira Azul. O anúncio foi feito em Copenhagen, na Dinamarca, em reunião realizada nesta semana pelo Júri Internacional do Programa, do qual o Ministério do Turismo faz parte. Os destinos brasileiros contemplados com a certificação poderão hastear a Bandeira Azul a partir de 1º de novembro.
O Programa Bandeira Azul para praias, marinas e operadores de embarcações de Turismo Sustentável é desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education). No Brasil, o Programa Bandeira Azul é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.
Entraram para o Programa na temporada de 2019/2020 a Voga Marina (SP) e as praias de Guarajuba (BA), Quatro Ilhas e Mariscal (SC), Malhada (CE), Saudade (SC) e Prainha (RJ).
Além destas, oito praias e seis marinas tiveram a certificação renovada: Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe (BA), Lagoa do Peri (SC), Praia Grande (SC), Praia do Peró (RJ), Praia do Estaleiro (SC), Praia do Estaleirinho (SC), Praia de Piçarras (SC), Praia do Tombo (SP), Marina Costabella (RJ), Marinas Nacionais (SP), Iate Clube de Santa Catarina (SC), Marina Kauai (SP) e Marina Tedesco (SC). No total, são 20 localizadas participantes do Programa.
O MTur integra o júri do Programa no Brasil juntamente com os ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a Secretaria do Patrimônio da União, a Associação Náutica Brasileira, a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, a Fundação SOS Mata Atlântica e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. (Com o MTUR).

CCJ DA CÂMARA FEDERAL - APROVADA FESTAS JUNINAS COMO MANIFESTAÇÃO DA CULTURA NACIONAL

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 943/19, que reconhece as festas juninas como manifestação da cultura nacional. O texto tramitava em caráter conclusivo e está aprovado pela Câmara dos Deputados. Seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para análise do Plenário.
O relator, deputado Sergio Toledo recomendou a aprovação da proposta, anteriormente aprovada pela Comissão de Cultura. “As quadrilhas, com inspiração francesa, difundiram-se pelo País, e passaram a incluir ritmos regionais, dando às festas juninas características culturais locais”, afirmou.
O autor do projeto, deputado Fábio Mitidieri, lembrou que, de acordo com dados do Ministério do Turismo, as comemorações juninas são as mais festejadas do País, ficando atrás somente do Carnaval. “Apesar de ocorrerem nos quatro cantos do Brasil, ganharam maior expressão na região Nordeste”, disse. (Com a Agência Câmara Notícias).

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - ATOS RELIGIOSOS E INAUGURAÇÃO MOVIMENTAM CANINDÉ

Hoje é o consagrado Dia de São Francisco. Como ocorre tradicionalmente, a festa em honra a São Francisco da Chagas, em Canindé, está levando à cidade cearense, distante cerca de 100 quilômetros de Fortaleza, milhares de fiéis católicos desde o último dia 24 setembro, quando começaram os atos religiosos. Até hoje, 04, os romeiros e devotos de São Francisco estão na cidade louvando a Deus e agradecendo as graças recebidas pela intercessão do Santo da Paz. 
Como nos anos anteriores, desde o início das festividades Canindé está fervilhando de devotos do carismático Pobrezinho de Assis. Caravanas e mais caravanas estão em Canindé, principalmente vindos das cidades do Nordeste. O tema do bem que acompanhou os devotos durante todo este ano, principalmente a partir da Campanha da Fraternidade é a mensagem do evento em honra a São Francisco para seus romeiros e devotos: “Façam o bem: sejam meus imitadores como sou do Senhor”.
Como sempre acontece, os romeiros estão por toda a parte da cidade, não apenas como partícipes dos atos religiosas, mas aproveitando as folgas para no comércio comprar lembranças e também fazer visitas aos variados pontos da cidade, em especial ao largo em que está a monumental estátua de São Francisco.
Nos atos que se realizam hoje, com a  tradicional procissão marcando os eventos finais da festa, o destaque será a inauguração e requalificação do Corredor Religioso, complexo de que fazem parte a Estátua de São Francisco, a Praça do Romeiro, o Convento de Santo Antônio,  a Casa do Romeiro, a Casa dos Milagres e a Via Sacra do Monte.  
PROGRAMAÇÃO – Da vasta programação, iniciada na abertura da festa, no dia 24, constou o Encontro das comunidades, às 4h da manhã, com hasteamento das bandeiras e Celebração Eucarística presidida por Frei Marconi Lins e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. Subtema: “Como São Francisco viemos louvar aquele que é bom!”
Novenas, pregações religiosas a cargo de bispos e frades convidados e outros atos religiosos aconteceram até ontem.
 Hoje, Dia de São Francisco e data que assinala o encerramento das festas, a programação é a seguinte:
Tema: “Façam o bem: sejam meus imitadores como sou do Senhor” -Leituras próprias da Solenidade - Orações da Solenidade de São Francisco. Todas as celebrações serão festivas, sendo que às 9h acontecerá a Celebração de Encerramento da Festa, presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza.
Será celebrada Missa Solene, às 9h, na Quadra da Gruta, transmitida pelo Núcleo Televisivo do Santuário (NTS), através dos sites: festa.santuariod caninde.com, www.santuariodecaninde.com. e mídias digitais.
PROCISSÃO com a Imagem de S. Francisco, às 17h, saída da procissão, da Praça da Basílica, seguindo pelas ruas Gervásio Martins, Joaquim Magalhães, Tabelião Facundo, Trav. Severiano Martins, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica com a bênção, despedida.  
ARRIAMENTO DAS BANDEIRAS: Amanhã, 5, às 12h, na Praça da Basílica será o dia do Arriamento das Bandeiras, com missas às 6h, 9h e 16 h.

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR - TRIBUTO AO PAI DA BOSSA NOVA, JOÃO GILBERTO

Músico e professor Heriberto Porto
Hoje, às 19h, no Theatro José de Alencar,  o cantor e produtor paulista João Leão apresenta o show “Canta João”, um tributo a João Gilberto. Alguns arranjos orquestrais de gravac¸o~es, cla´ssicas de Joa~o Gilberto sera~o recriados em uma formac¸a~o minimalista. A apresentação conta com a participação do músico e professor Heriberto Porto, o cantor Danilo Guilherme e o baterista Beto Gibbs, além de outros músicos da cena cearense. 
TIC – O Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará chega à sua 9ª edição cheio de surpresas e encantamentos no mês das crianças. No Theatro José de Alencar, a programação acontece nos dias 9 e 11 de outubro com os espetáculos “Napoleão” do grupo Pavilhão da Magnólia (CE) e “E o palhaço, tem concerto?” da Cia Oruã (SP), respectivamente. As sessões acontecem às 9h e às 15h e são voltadas para alunos de escolas públicas e projetos sociais, mediante agendamento por meio dos contatos: TIC - (85) 99677-5031 ou ticagendamentos@gmail.com

CASACOR 2019 - BORDADO E RENDA CEARENSES NO ESPAÇO SEBRAE BRASIL ORIGINAL

O espaço Brasil Original SEBRAE possui 140 m²
Duas das atividades artesanais mais difundidas no país, o bordado e a renda estão presentes na edição 2019 na Casacor, no espaço Sebrae Brasil Original. O espaço, projetado pelos arquitetos Joel Filho e Karine Maia, reúne uma mostra do trabalho de bordadeiras e rendeiras de diversas localidades do estado que participaram do projeto “Vivências – Minhas Origens: Bordados e Rendas” e de artesãs, designers e grupos de bordadeiras de Fortaleza e Horizonte que produzem um artesanato singular. A Casacor 2019, que fica na Rua Visconde de Mauá, 950, Aldeota, estará aberta ao público até 22 de outubro.
De acordo com a analista do Sebrae, Diva Mercedes, a ideia do espaço Brasil Original é levar ao público visitante da Casacor um pouco da beleza e da arte do trabalho de rendeiras e bordadeiras do Ceará. 
Uma destas formas de reconhecimento foi a realização do Projeto Vivências, que tem como objetivo ressignificar as tipologias do bordado e da renda a partir da valorização da cultura local, do sentimento de pertencimento e do reconhecimento do Artesanato como expressão das tradições populares, sendo também gerador de negócios, ocupação e renda para os artesãos.
Reunindo bordadeiras e rendeiras de todo o Estado, o processo de Construção do Projeto “Vivências – Minhas Origens: Bordados e Rendas” renovou prazeres, requalificou fazeres e valorizou saberes em uma programação que mesclou palestras, dinâmicas, rodas de conversas e oficinas de Artesanato que aprimoraram técnicas, integraram comunidades e resgataram autoestimas. O resultado desta ação, que está exposto na Casacor, é a genuína fusão da criatividade com a essência do nosso povo a partir do trabalho de mãos que tecem, fiam, transformam e impressionam pela delicadeza, força e expressividade dos trabalhos.

PROMOÇÃO DA ABBTUR NACIONAL - TERMINA AMANHÃ O CONGRESSO BRASILEIRO DOS TURISMÓLOGOS

ABERTURA DO CONGRESSO
A Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo - ABBTUR Nacional está realizando em Fortaleza desde ontem, com término previsto para amanhã, ,  o XXIX Congresso Brasileiro de Turismo e I CBTuris 2019 - I Congresso Brasileiro de Turismólogos e Profissionais de Turismo.
Nessa edição, acontece também o Expoturismo, uma exposição de produtos e serviços, apresentando as novas tendências de mercado.
O evento tem como tema central "Turismólogo, profissão de interesse público e o compromisso com a Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável".Estão sendo discutidos temas que representam os interesses profissionais, assim como a colaboração dos turismólogos na prevenção da saúde da coletividade, na preservação do patrimônio material e imaterial, bem como ser profissionalmente instrumento de fortalecimento do desenvolvimento sustentável, ressaltando o compromisso desses profissionais com a Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
ESTANDE DA BAHIA - A equipe de promoções da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) está no Congresso com os seus atrativos turísticos. Em um estande de 9m², a Setu/BAr distribui material promocional das 13 Zonas Turísticas contendo produtos, roteiros, segmentos e serviços turísticos. Além disso, como explica Alessandra Veiga, da Diretoria de Promoções, o evento ainda possibilita ampliar e fortalecer contatos, identificar novas oportunidades, gerar novas oportunidades de negócios, além de divulgar e fortalecer a imagem do destino Bahia junto ao trade turístico e o público participante.

SETUR/CEARÁ - INÍCIO NA EUROPA DA MARATONA DE FEIRAS DE TURISMO

A Secretaria do Turismo do Ceará começou na terça-feira (1) a divulgar o Estado em grandes cidades da Europa. A primeira parada é a capital francesa, onde o Ceará ganha destaque na feira de turismo IFTM Top Resa, em Paris. O evento segue até hoje (4).
Ontem (3), começou o evento de comemoração aos 100 anos da KLM, que irá apresentar ao público seus principais destinos no mundo, entre eles o Ceará. De ontem até segunda-feira, o público poderá conferir o que o Estado tem de melhor, como as praias, as serras, a gastronomia e o artesanato.
Também ontem, a Globalia fará um brunch para apresentar a agentes de viagens o novo destino da Air Europa: Fortaleza. O público especializado poderá saber mais sobre o destino e, dessa forma, vender melhor os atrativos do Ceará. O grupo promoveu um almoço em Fortaleza para lançar os voos que têm início em dezembro. O evento também será realizado em Milão, dia 15 de outubro.
Finalizando a maratona de feiras, o Ceará terá espaço também na TTG Rimini, na Itália, que será realizada de 9 a 11 de outubro. “Todo esse trabalho de divulgação do estado é importante para manter os voos cheios e continuar os bons resultados no turismo do Ceará”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.

ROTA DO SOL SEMANAL 04/10/2019 ISSUU

Rota do Sol 04102019

PRAIA DAS FONTES