Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ATÉ QUANDO?

No final da semana passada, estivemos em Natal participando da BNTM. Confesso que não houve oportunidade de andar por toda a cidade, como sempre faço. Deixei de lado a Ribeira, o Tirol, o Grande Ponto, no centro da cidade, e o sempre fervilhante Alecrim, com a sua grande feira. Assim, restringimo-nos a falar sobre a Via Costeira e o turístico bairro de Ponta Negra, identificado pelo Morro do Careca. Confesso que gostei do que vi, em relação a saneamento, limpeza urbana e ordenação do trânsito, mobilidade pública, enfim. . Não vimos água escorrendo pelas coxias, nem carros estacionados em cima das calçadas, estas em estado de conservação de regular para bom. A sinalização do trânsito nos orientou com segurança. Também, sentimos segurança ao nos deslocar ou para a praia, restaurantes ou para os outros locais. Ficamos na interrogação se a capital potiguar está conforme a Ponta Negra. Se isto ocorrer, parabéns ao hospitaleiro povo vizinho. À propósito, nesta nossa Fortaleza os buracos continuam nas  calçadas,  nas ruas e avenidas. A Limpeza urbana não é a mais exemplar. Veículos persistem em cima das calçadas, atormentando a vida dos transeuntes. Estes problemas diários aporrinham a vida de qualquer um. Resta acreditar que, passada esta temporada de chuvas fortes e intermitentes, tudo se resolva, pelo menos no que diz respeito à buraqueira das vias públicas.  Os responsáveis pelos problemas já deram a palavra positiva. Lamentavelmente, estes dificuldades por que estamos passando também se repetem em muitas outras grandes cidades brasileiras, umas mais outras menos. Agora mesmo, em Porto Alegre, jovens de determinado bairro saíram às ruas, de taco na mão, para “jogar” golfe nas ruas esburacadas. Sem dúvida um protesto prenhe de humor, mas um protesto. O caos também se instalou nas estradas federais que demandam o interior do Ceará. Diante da desídia das autoridades da área (ou será falta de prestígio das nossas autoridades junto ao Governo Federal e Congresso Nacional?), o governador Cid até já participou de um rally entre Sobral e Fortaleza para protestar contra a situação, principalmente em relação à BR 222. Mas algumas das estradas estaduais também estão em “petição de miséria”. Os donos de veículos e motoristas que se lixem. Amenizados os problemas, nas próximas eleições, sem dúvida tudo será esquecido. E o povo elegerá os “seus” legítimos representantes... Quando nos emendaremos?

EUROPEUS CONHECERAM O CORREDOR TURÍSTICO DO CEARÁ

O secretário Bismarck Maia informa sobre o turismo do Ceará
Vilá Gale Cumbuco
     Após participarem da 20ª Brazil National Tourism Market  BNTM, que aconteceu em Natal de 11 a 15 de maio, jornalistas e operadores europeus estiveram no Ceará até ontem, cumprindo extensa programação da Setur/Ceará, visando o melhor conhecimento do turismo do Estado.  Conheceram os visitantes o novo produto turístico, denominado “Corredor Turístico Regional”, passando pelos municípios de Aracati, Beberibe, Aquiraz e Caucaia, os quais locais de apoio a  Fortaleza, uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
     O objetivo foi apresentar ao grupo a quantidade de unidades habitacionais (apartamentos) disponíveis nos resorts e hotéis da região e, ainda, o potencial de mercado da região próxima a Fortaleza, como as obras de acesso que estão sendo construídas, os novos equipamentos, o Aeroporto de Aracati, o ExpoCeará, além dos resorts de Aquiraz e do Cumbuco. Na programação, além das visitas ao Aeroporto de Aracati, ao Patrimônio Histórico de Aquiraz, ao ExpoCeará e estádio do Castelão, passeios de buggy pelas praias e falésias do litoral leste.Os visitantes tiveram  oportunidade de conhecer um a gastronomia regional e também a alegria e animação da noite em Fortaleza.
     COLETIVA  Na manhã da última terça-feira, a Setur/CE promoveu uma entrevista coletiva no Vila Galé Cumbuco com a participação do Secretário de turismo do Ceará, Bismarck Maia, Vitor Moneo, vice-presidente comercial da Iberia, e Juan Maria Saperas Valles, do El Corte Ingles, entre outros.
     O Coordenador de Promoção e Marketing Internacional da Setur, Fernando Holanda,  atgravés de vídeo  apresentou aos jornalistas e operadores presentes  uma ação mercadológica que vai gerar oportunidades de negócios, como os eventos corporativos e institucionais que virão como atividades preparatórias da Copa das Confederações 2013 e Copa 2014;  destacou a presença da companhia aérea Iberia, operando em formato de code share com a inglesa Bristish Airway, e que liga a Europa ao Ceará com voos Madrid/Fortaleza/Recife, amplia as possibilidades de comercialização nos mercados operados por essas companhias aéreas.
      O secretário Bismark forneceu amplas informações sobre as realizações na infraestrutura turística do Estado, inclusive a respeito do Centro de Eventos (ExpoCeará), o Acquário, o Castelão e outras obras estaduais que são importantes suportes a serem oferecidos aos milhares de turists que nos visitarão durante a Copa do Mundo de 2014.
     O empresário russo Abraham Peczenik, diretor-presidente da AERRP/Brazil Tour, solicitou apóio para concretizar a idéia de sua operadora, no sentido de trazer turistas para Fortaleza vindos do leste europeu, mais precisamente da Rússia, com a quarta frequência da Ibéria para esta capital, num vôo Moscou´Madri-Fortaleza, com duração de 11 horas. Na sua intenção, este vôo poderia começar em setembro próximo.
Victor Moneo Ocaña, vice-presidente Comercial da Ibéria, deu informações sobre estes meses em que a companhia aérea espanhola está com vôos três vezes por semana para Fortaleza, com extensão a Recife. Informou que a demanda é de 78%, mas que em breve espera superar esta marca. A respeito da solicitação do empresário russo, disse que via a idéia com bons olhos, o mesmo ocorrendo com o secretário Bismarck Maia.
      Os presentes à coletiva e convidados da Setur, em seguida, almoçaram no Vila Galé Cumbuco.

25 PAÍSES ESTARÃO NA FEIRA DO ARTESANATO MUNDIAL

No estacionamento do shopping Via Sul, a partir de hoje e até  05 de junho, sempre das 12h às 22h,   acontecerá diariamente a 19ª edição da  Feira do Artesanato Mundial (FAM), realizada pela CharPH Eventos. Cerca de 70 estandes exibirão artísticos, ousados e delicados produtos artesanais e culinários provenientes de mais de 25 países de todos os continentes.
A FAM 2011 espera receber 100 mil visitantes durante os 17 dias de evento, oxs quais terão oportunidade de apreciar e adquirir produtos legítimos e originais com preços que variam entre R$ 5,00 e R$ 4 mil. Estarão em exibição e venda peças em tapeçaria, cerâmica, tecido, jóias e metais. Além do mais, os visitantes poderão degustar delícias pouco encontradas em Fortaleza, como o tradicional kibe egípcio, preparado na hora e servido com suco de uva com água de rosas.
Entre os destaques da FAM 2011, bonito trabalho de marchetaria com chifres e madre-pérola aplicados em objetos de decoração e utilidades para o lar, vindos da Índia. Outras novidades,   o trabalho da designer Andréa Dibbem, que desenha e produz jóias a partir de folhas do cerrado,  e as tradicionais bonecas russas, as Matrioskas, uma variedade de essências de perfumes vindos diretamente da Tunísia, além de outras novidades para o público cearense.

PRIVATIZAÇÃO DE AEROPORTOS

Na abertura do 9º Fórum Latino-Americano de Líderes, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, afirmou que é necessário melhorar a governança nos aeroportos brasileiros, que reúnem várias instituições públicas, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e Polícia Federal. Explicou ainda os objetivos principais da secretaria, criada recentemente pela presidente Dilma Rousseff, destacando a concessão à iniciativa privada do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.
Perguntado porque não havia incluído o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim, Bittencourt respondeu que atualmente estavam sendo priorizados Guarulhos, Campinas e Brasília. “São esses que estão sendo estudados agora, existe uma certa prioridade, não excludente. Agora, o que nós estamos tratando são esses três. Vários outros não entraram [no estudo].”

FECHADO O MIRANTE DA TORRE DE BRASÍLIA

 O Mirante da Torre de TV de Brasília será fechado nos dias úteis,  até 31 de maio,  sendo reaberto aos fins de semana em horário normal (8h às 20h). Conforme a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o motivo é a preservação da segurança dos visitantes, devido à troca da antena e da iluminação de balizamento de uma das emissoras de televisão.
A Torre de TV foi construída na década de 1960 com a função de ser transmissora de sinais de rádio e televisão para todo o Distrito Federal. No entanto, com o passar dos anos, ela ganhou cunho turístico e hoje é um dos monumentos mais visitados em Brasília. Como ainda abriga emissoras de comunicação, reparos em equipamentos são necessários e, em alguns casos, podem ocasionar no fechamento do Mirante por tempo determinado.

CONGRESSO DE TRANSPORTADORES DE CARGAS

     Na sua décima segunda edição, realizar-se-á, nos dias 3,4 e 5 de agosto vindouro, no Ouro Minas Palace Hotel, Belo Horizonte, o Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas, evento do maior destaque no setor dos transportes da modalidade do País. 
   Na programação do Congresso Congresso,  painéis de debates com renomados palestrantes e proporcionará aos empresários, lideranças, técnicos, acadêmicos e todos os que de alguma maneira estejam envolvidos com o segmento. Paralelo,  a Feira Automotiva, com estandes de empresas de produtos e serviços para o setor de transporte.

EM SÃO LUIZ A 21ª EDIÇÃO DA BNTM

Autoridades na abertura da BNTM
                A 20ª edição da Brazil National Tourism Mart que se encerrou sábado, no Centro de Convenções de Natal, foi literalmente um grande êxito de negócios turísticos. Todos os setores funcionaram harmoniosamente. O evento recebeu apoio de instituições nacionais e internacionais, sejam oficiais ou empresariais.  Todos que se envolveram com a BNTM estão de parabéns, notadamente o titular da Secretaria e Turismo do Rio Grande do Norte (Setur) Ramzi Giries Elali, o vice-presidente da Emprotur, empresário Francisco Barbosa de Albuquerque com suas respectivas equipes. Presenças da governadora Rosalba Ciarlini, deputado federal Henrique Eduardo, prefeita Micarla de Souza, ministro do Turismo Pedro Novais, dentre outras autoridades.
        A BNTM reuniu em Natal operadores e fornecedores do turismo. A última vez que o Estado sediou o evento foi em 2003; nesta edição de 2011 foram credenciados 400 operadores de turismo de 30 países. O evento contou com apoio e patrocínio do Ministério do Turismo/Embratur, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura do Natal. A 21ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM) será realizada em 2012 em São Luiz do Maranhão. A secretária de Turismo de Alagoas, Danielle Novis, foi eleita nova presidenta da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE).
Rosalba Ciarline fala na coletiva da BNTM
                A governadora Rosalba Ciarlini participou na quinta-feira (12), da solenidade de abertura da 20ª edição encontro, Promovido pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/Nordeste), o encontro teve como objetivo vender o produto turístico nordestino nos mercados nacional e internacional. Acompanhada do vice-governador, Robinson Faria, e de Secretários de Estado,  a governadora Rosalba Ciarlini ressaltou a relevância do evento para o Rio Grande do Norte e a importância das parcerias junto ao Ministério do Turismo para a implementação de novas ações.
                APOIO FEDERAL - “O Nordeste tem muita força de trabalho, muitas idéias e criatividade, mas é muito importante a mão amiga do Governo Federal para agigantarmos mais ainda nossas conquistas”, disse a governadora Rosalba que destacou os investimentos realizados para a finalização da Estrada da Pipa, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o projeto de duplicação da BR-304. “Temos como meta muitas melhorias até a Copa de 2014, mas essas obras servirão para alavancar a atividade turística no estado. Outras obras, como as de saneamento básico, irão refletir diretamente na qualidade de vida e saúde dos potiguares”, disse a governadora.
NOVAS OPORTUNIDADES -  O secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali, foi incisivo sobre os benefícios da BNTM para o Nordeste e para o Rio Grande do Norte. “É uma ótima chance de captar novas oportunidades e investir em mercados diferentes, como o sul-americano, uma vez que o mercado europeu enfrenta ligeira crise com as taxas de câmbio desfavoráveis”, disse Ramzi. De acordo com o secretário, a meta de pacotes vendidos, tendo como destino a região Nordeste, é de 270 milhões de dólares para a feira da BNTM. “Queremos superar em pelo menos 10% os números do ano passado”, destacou o secretário. Quanto à capacitação de mão de obra adequada para a área turística no Rio Grande do Norte, Ramzi Elali disse que o estado será beneficiado com o apoio do Ministério do Turismo através de programas de capacitação, dentro do projeto Bem Receber Copa, que destinarão três mil vagas para a formação de recepcionistas, mensageiros, camareiros e garçons, além de mais cinco mil vagas destinadas ao aprendizado de língua estrangeira, como inglês e espanhol.
Stand da SETFOR - Moacir Soares, Edgar Sá eTereza Neuma
                COPA DO MUNDO E O TURISMO - O ministro do Turismo, Pedro Novais, disse que serão destinados 150 milhões de dólares para a melhoria de infra-estruturar do Rio Grande do Norte durante os próximos três anos. De acordo com o Ministro, a meta do Governo Federal é ter um crescimento na expressividade da atividade turística do Brasil, ou seja, dos atuais 3% de representação no PIB passar para 10% até o final da década. Para ele, a Copa 2014 pode representar uma guinada para o turismo do País. “O turismo representa alma, espírito e proporciona conhecimento, cultura, história e arte. Temos o esforço da presidente Dilma Rousseff através do Prodetur para tirarmos o melhor proveito de nossas condições naturais”, disse o Ministro.
                BISMARCK DESTACA O NORDESTE - Para o presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI) Bismark Maia, a região Nordeste atravessa um novo momento no desenvolvimento turístico, onde as belezas naturais devem vir acompanhadas também de melhor infraestrutura. “O desenvolvimento do turismo no nordeste vem sendo um dos principais fatores de transformação social para a região. Temos fatores que sempre serão um diferencial de competitividade, como praias e sol, mas oferecendo mais, promove-se melhor nosso potencial”, explicou Bismark. ( Jornalista Liszt Madruga, presidente da Abrajet/RN)



O MINTUR ANUNCIOU INVESTIMENTOS

Bismarck Maia, Rosalba Ciarlini e Ramzi Elali, na coletiva da BNTM
     Durante a BNTM, o ministro do Turismo, Pedro Novais, a governadora do RN, Rosalba Ciarlini, e a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, demonstraram ampla sintonia. Além de audiências reservadas com as chefes dos executivos estadual e municipal, o titular da pasta do turismo na esfera federal anunciou investimentos de 152 milhões de dólares para o Rio Grande do Norte nos próximos três anos, somente em recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
      O valor é relativo a projetos que o estado e o município pleiteiam junto aos agentes financeiros do programa. O governo estadual terá 75 milhões de dólares em financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, mais a contrapartida estadual. A proposta de Natal, a ser negociada com a Corporação Andina de Fomento (CAF), chega a 77,7 milhões de dólares.
     O ministro citou uma série de obras que estão sendo realizadas no RN com recursos do Prodetur, principalmente de saneamento básico, nas localidades de Pipa, ao custo de R$ 9,6 milhões, e da praia da Redinha, de R$ 7,8 milhões. Novais anunciou também a liberação de recursos para apoiar a realização de festejos de São João, uma tradição no estado, e de R$ 9 milhões para a construção da Praça do Natal, que será construida na entrada da cidade.
     A governadora Rosalba Ciarlini aproveitou as boas notícias e convidou o ministro para a inauguração, prevista para novembro deste ano, da nova estrada duplicada e iluminada de acesso à praia da Pipa.

JORNALISTAS ESTRANGEIROS E BRASILEIROS NA BNTM

Mais de 100 jornalistas brasileiros e estrangeiros prestigiam a Brazil National Tourism Mart (BNTM), dentre eles: João Carlos Amaral (Abrajet/Minas Gerais), Fernando Duarte (Abrajet/Paraíba e da Revista do Turismo), Ariadne Quintella (Abrajet/Pernambuco), Waldir Martinez (Abrajet/São Paulo), Willis Leal (Abrajet/Paraíba), Luiz Felipe Moura (Abrajet/PE), Ricardo Guerra (Secretário de Turismo de Gravata e da Abrajet/Pernambuco), Paulo Roberto Pereira (Abrajet/Amazonas), Antonio Calábria (Revista Rota Viver, Brasília), Onaldo Mendes (Paraíba), Claudio Magnavita (vice-presidente Nacional da Abrajet), Ivonildo Lavor (Abrajet/Ceará), José Carlos de Araújo (Abrajet/Ceará), Helcio Estrela (Presidente Nacional da Abrajet) e João Marmoré (Abrajet/Sergipe).

REUNIÃO DA ABRAJET/NORDESTE

Abrajetianos reunidos durante a BNTM
     Com a presença dos jornalistas Hélcio Estrella, Presidente Nacional, e Luis Felipe Moura, Coordenador da Região Nordeste, realizou-se na manhã de sexta-feira (13) no estande da Abrajet/RN, instalada na Brazil National Tourism Mart (BNTM), importante reunião a nível da Região Nordeste, mas que contou com filiados de outras regiões do país. Na ocasião, muitos assuntos foram tratados, inclusive sobre  situação jurídica e funcional de cada uma das entidades nordestinas. O presidente da Abrajet/Amazonas, Paulo Roberto, deu informações sobre a próxima reunião do Conselho da Abrajet, que se realizará em junho, em Manaus.
     No final, o presidente Hélcio Estrela fez um relato dos novos rumos da entidade e prestou informações sobre o próximo Congresso Nacional, que se realizará em Belém do Pará, de 22 a 27 de setembro próximo.

DESTAQUES NO SALÃO DO TURISMO

       Esse será o tema central da A próxima edição do Núcleo de Conhecimento  acontecerá entre 13 e 16 de julho, durante as atividades do 6º Salão do Turismo  Roteiros do Brasil. Este ano, o tema central será “Experiências e Inovações do Turismo”.   O núcleo é o módulo do salão que oferece palestras e mesas de debates sobre o turismo no Brasil. Um ambiente de reflexão, intercâmbio e integração entre governo, mercado e acadêmicos, visando o aumento da competitividade e da qualidade dos destinos turísticos.
      Para participar das atividades, o interessado poderá realizar sua pré-inscrição no portal do Salão do Turismo (www.salao.turismo.gov.br), a partir da primeira quinzena de junho.

JEITO FÁCIL E EMOCIONANTE DE CONHECER PORTUGAL

A história de Portugal é tão intensa que todas as pessoas deveriam conhecê-la. É possível saber dessas histórias por revistas e livros. Mas, ver de perto cada pedaço desse lugar mágico é um privilégio que deveria ser de todos. Parece novidade, mas a realidade é que pouco gente sabe que o Turismo de Habitação de Portugal, muito procurado ultimamente pelos brasileiros, é capaz de mostrar Portugal na sua face mais pura desde 1983.
Tipíca Quinta portuquesa
Trata-se de casas de famílias que são parte da cultura portuguesa e estão abertas a visitações, proporcionando estada e o desafio de grandes descobertas durante essa viagem. A proposta é perpetuar e manter intactas as casas de famílias portuguesas em todo o seu território.
Para quem se interessa pelas raízes e tradições de lugares como Portugal, a garantia é de uma experiência diferente, pois é possível mergulhar em outra época, através da perpetuação do patrimônio arquitetônico e cultural das diversas regiões do país.
Essas casas situam-se em lugares de grande beleza, muitas delas inseridas em parques naturais, no cume das serras, em zonas históricas ou em pleno silêncio do campo, rodeadas por jardins seculares, matas frondosas e quintas com atividades agrícolas. A escolha de uma das 95 propriedades poderá ser feita em função da região em que se encontra ou das características de cada uma. Mas, em qualquer dos casos, os proprietários estimulam o conhecimento dos lugares de maior interesse, a gastronomia local, os festivais e tradições, a história portuguesa e as “estórias” do lugar em que moram.
Nesses Solares, interagir significa ter uma excelente oportunidade para ir mais longe do que o simples alojamento, já que possibilita a partilha de experiências e o encontro com o que há     de mais pitoresco e raro.
Herdade Da Ordem em Cabeço de Vide, serve hoje como hotel
QUINTAS E HERDADES - Caracterizadas pela existência de uma propriedade agrícola, as Quintas e Herdades (36 casas classificadas) têm atividades diversas de agro-turismo, ecoturismo e de natureza e constituem a base perfeita para conhecer a ruralidade de Portugal. Muitas das Quintas são produtoras de vinhos e proporcionam provas, visitas á adega e aos vinhedos. O acolhimento, de essência familiar, pode apresentar um componente marcadamente rural e o alojamento pode ser na casa principal, em unidades autônomas ou apartamentos anexos de arquitetura clássica ou rústica. Uma sugestão para os visitantes: desfrute das tranqüilas e grandiosas Quintas e Herdades, deixe-se levar pelos aromas e sabores do campo que convidam à introspecção, à revitalização do corpo e ao reencontro com a cultura e a natureza.
Solar dos Remédios, Ilha Terceira dos açores
CASAS ANTIGAS - Classificadas em Turismo de Habitação, as Casas Antigas (47 classificadas) representam a memória e a história de Portugal, de arquitetura erudita, muitas delas remontam aos séculos XVII e XVIII. O alojamento e o mobiliário incluem muitas vezes excelentes obras de arte que marcam épocas e movimentos da história, da cultura, dos usos e tradições das regiões onde se localizam. Com jardins românticos, áreas de lazer, muitas destas casas, têm também piscina, tanques e levas de água que convidam o hóspede ao encantamento e a saber desfrutar de todos os momentos. Quer se fique alojado em quartos na casa principal ou em pequenos apartamentos adjacentes, usufrui-se sempre de conforto, bom gosto e da calorosa hospitalidade e boas-vindas que são uma arte nas famílias portuguesas.
Casa rústica construída em pedra
CASAS RÚSTICAS - As Casas Rústicas (12 classificadas) integram majoritariamente unidades classificadas em turismo rural e localizam-se no campo, caracterizando-se pelo acolhimento familiar e pelo valor etnográfico da sua arquitetura simples de pequenas dimensões, usando materiais e processos construtivos locais. Nos interiores, o mobiliário é simples mas confortável e prático. O Alojamento disponível para os hóspedes é geralmente na casa principal, rodeada de belos jardins, piscina e percursos que convidam ao contato com a natureza e à prática do turismo ativo.
Conhecer as particularidades de cada região e descubra o melhor da gastronomia, dos costumes e tradições seculares é a indicação para que desejar dias muito agradáveis.
COMO CHEGAR - A TAP está aumenta a integração entre o Brasil e Portugal a cada ano. É possível chegar a Portugal partindo de 9 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo com excelentes conexões em Lisboa e Porto. A partir de 12 de junho, Porto Alegre também vai operar o décimo voo.

BOGOTÁ VIRA CAPITAL MUNDIAL DO CAFÉ

Baristas de todo o mundo vão a Bogotá mostrar suas habilidades no preparo do café
     De 2 a 5 de junho, a 12ª edição do World Barista Championship, transformando Bogotá, Comômbia,  na capital mundial do café. Esta é a primeira vez que o torneio é realizado num país produtor de café. O evento terá a coordenação da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (FNC), que representa mais de 500 mil cafeicultores colombianos e suas famílias.
      Ao todo, 56 baristas, campeões dos torneios nacionais, irão à Colômbia disputar o título de melhor profissional. O campeão do WBC 2011 será convidado a visitar uma das regiões produtoras de café colombiano e vivenciar o processo de confecção de um dos produtos mais famosos do país.
O representante do Brasil será o paranaense Felipe Oliveira, que venceu, no dia 17 de março, a 10ª edição do Campeonato Brasileiro de Baristas, em São Paulo.
      Saiba mais...
    A Colômbia é o 4º maior produtor mundial de café, atrás do Brasil (1º), Taiwan (2º) e Indonésia (3º), de acordo com dados da Organização Internacional do Café (ICO, para a sigla em inglês). Em 2010, o país produziu 9 milhões de sacas (60 quilos). Quase 80% desse total é destinado à exportação.

COPA 2014: ROTEIROS TURÍSTICOS INTEGRAM INVESTIMENTOS

Mirante da praia de Tabatinga (RN) parte do roteiro das comunidades quilombolas
     Durante a Copa do Mundo 2014, 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo País. Pensando nisso diversas ações de estruturação de oportunidades já estão começando a ser elaboradas dentro dos estados sedes e sub-sedes do evento. Os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur), o Projeto Talentos do Brasil e o Sebrae selecionaram 20 roteiros turísticos para receberem apoio para promoção e comercialização. A Paraíba conseguiu emplacar três rotas que saem de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
     Por meio de chamada pública, foram oferecidas duas vagas para cada uma das 12 cidades sede, totalizando 24 vagas de onde somente 20 foram preenchidas de acordo com as solicitações previstas. A localização foi um dos critérios principais da seleção. Os roteiros deveriam estar a, no máximo, três horas de distância de uma das sedes do mundial, por meio terrestre ou aquaviário, enquad rando as rotas paraibanas nos critérios.
      “Os projetos deveriam também representar produto turístico já formatado e comercializado. E, ainda, serem compostos por, no mínimo, 10% de empreendimentos da agricultura familiar. No total, 55 municípios de 14 estados foram contemplados já que englobaram cidades sedes e sub-sedes”, confirmou Maísa Duarte, gestora do Projeto Desenvolvimento Sustentável do Sebrae Paraíba.
      Terras quilombolas, cachaça e potiguaras - Um dos roteiros aprovados sugere um passeio por localidades que serviram de refúgio para escravos. Saindo da cidade de Recife pela BR 101, a rota passa pelo município de Caaporã e visita ordens de compromisso de irmandades negras na povoação de Taquara, datada do ano de 1866. A rota ainda integra parada nas comunidades quilombolas de Ipiranga e Gurugí, com apresentações de capoeira e maculelê, feiras locais para degustação de frutas, visita a aldeia de pescadores, comunidades de produção de artesanato e passagem pelas prai as de Tabatinga e Carapibus.
       Já a rota que integra as cidades de Bananeiras e Areia, localizadas no Brejo paraibano, tem saída de Natal, no Rio Grande do Norte. Em Bananeiras o passeio faz um city tour pela que é tombada Patrimônio Histórico da Paraíba. Já em Areia, que é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional as visitas ficam por conta dos engenhos de fogo ativo, produção de flores e ao casario secular. A rota também integra a visita ao distrito de Roma, no Cruzeiro de Roma, atrativo religioso.
       No traslado, que sugere uma visita à civilização dos potiguaras, a saída também acontece do Rio Grande do Norte com destino às cidades de Mataraca, Camaratuba, Cumaru, Baia da Traição, Rio Tinto e Mamanguape. O roteiro passa pelo Parque Eólico, por comunidades indígenas remanescentes e experimenta sabores típicos desses povoados.

PRIORIDADE PARA AÇÕES VOLTADAS À COPA

Pedro Novaes fala no lançamento do Bem Receber Copa, durante a BNTM
     O reforço veio do ainda presidente da Fundação CTI Nordeste, entidade organizadora da BNTM, Bismark Maia, secretário de Turismo do Ceará. Segundo ele, não basta a região apresentar os belos atrativos naturais, como sol e mar. “Os estados, principalmente naqueles onde serão realizados jogos, terão que contar com o imprescindível apoio federal, através do MTur", reforçou.
     Em resposta, o ministro Pedro Novais, que aproveitou a BNTM para lançar em Natal a edição deste ano do programa Bem Receber Copa, falou sobre as principais atribuições do ministério em relação à Copa, voltadas para as áreas de qualificação dos profissionais do setor de turismo, melhoria da infraestrutura turística das cidades-sede e regulamentação das atividades dos prestadores de serviços, com foco na qualidade. “Já investimos mais de R$ 500 milhões em obras nas 12 cidades-sede e em cidades próximas que também receberão turistas durante a Copa”, disse o ministro, lembrando que o MTur integra o Grupo Executivo da Copa, junto com a Casa Civil, ministérios da Fazenda, do Esporte e do Planejamento.
     As ações de qualificação do ministério vão garantir que os 600 mil turistas estrangeiros que visitarão o Brasil, durante a Copa de 2014, sejam bem recebidos por um corpo de profissionais qualificados e aptos. Em 2011, o programa Bem Receber Copa ainda vai abrir 75 mil vagas para cursos de qualificação na área de turismo.

MARANGUAPE ESTA Á CAPITAL DO HUMOR

Chico Anisio, o Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro
   Desde ontem a população de Maranguape vive dias agitados e alegres, com a realização do Festival Nacional do Humor, iniciativa da Prefeitura que está na terceira edição. O grande encontro da gente que mais alegra o país é uma homenagem a um ilustre filho da terra que se destaca ainda hoje nos palcos, rádios e televisão, o humorista sênior Chico Anísio.
    O Festival, que terminará amanhã à noite, foi precedido nas escolas públicas do município maranguapense e vários outros locais, começando no último dia 16, com oficinas e muitas atividades relacionadas ao tema do evento. Ontem, a abertura oficial à noite, foi na Praça Capistrano de Abreu, que recebeu milhares de pessoas.  Foi precedida pelo show do Mágico Sidney Pires. Em seguida, estiveram em cena os humoristas Dion Queiroz (vencedor da 2ª mostra competitiva), Nizo Neto (filho do humorista Chico Anysio) e Hiran Delmar, seguindo-se a apresentação Musical: Marajazz (CE). Durante o dia, o evento se desenrolou nas escolas e praças da sede, no Teatro Pedro Gomes de Matos, no Teatro Pedro Gomes de Matos. na Rodoviária e Mercado, na Sociedade Artística e nas  ruas do Centro da Cidade;  à tardinha, um cortejo.
Hoje, na parte do dia, a programação é extensa nos mesmos locais do dia anterior. À noite, na Praça Capistrano de Abreu, Mostra Competitiva de Humoristas, seguida da apresentação de humoristas Adamastor Pitaco e Skolástica; na parte musical Marcos Lessa.
     O encerramento do III Festival de Humor de Maranguape será amanhã, com movimentação durante todo o dia, nos locais antes anunciados. À noite, a programação é esta: Praça Capistrano de Abreu - 19h30min  Apresentação: Jorge Amado e Bolachinha; 20 horas  Final da Mostra Competitiva de Humoristas; 21h30min  Apresentação de Humoristas: João Cláudio Moreno (PI),Tirulipa (CE). No final, show com Beto Barbosa
MOSTRA COMPETITIVA  A grande atração do Festival de Humor de Maranguape é a Mostra Competitiva, com a premiação contemplando as três melhores revelações do ano. Os vencedores  receberão o troféu Chico Anysio e dividirão o prêmio de 10 mil reais.

JORNALISTA CEARENSE VISITOU AMSTERDÃ

      A jornalista Silvana Frota(foto), cap maior da Revista Ceará e Municípios, por um período de 25 dias, foi a Amsterdã assistir ao nascimento da sua segunda neta- Letícia Yasmin, filha de Carmem Frota (filha) e Jasper Boelen. Aproveitou um domingo ensolarado de  primavera e dirigiu-se à maior exposição de rosas do mundo- Keikehof- que siginfica jardim de casa e que fica na cidade de Lisse, a 40 km de Amesterdã, a terra da tulipa.
     Conheceu mais de 300 variedades de rosas de todos os tamanhos e matizes diferentes. A exposição vai até o dia 30 de maio. Este ano, o Parque de exposição de Keikehof homenageia os grandes filósofos do mundo, além disso, como disse Silvana, todos os dias, grupo de tradições populares da Holanda se apresentam diante de um enorme catavendo montado dentro do Parque, que tem grandes áreas de camping, restaurantes, cafeterias. Saudosa, a jornalista acrescenta; “O passeio agrada a todos, mas pude constatar a presença maior de idosos e casais com crianças”.

HOTELEIROS NO RECIFE TERÃO BENEFÍCIOS

       Na década de 90, o Recife viveu um período crítico para o turismo, em especial, o setor hoteleiro. Inúmeros hotéis foram fechados com prejuízo para empresários e profissionais. Após o reposicionamento turístico, percebido com mais ênfase nos últimos quatro anos, ressurge o crédito na atividade reforçado com a aprovação da Câmara Legislativa do Recife, no último dia 10,  de um projeto de lei que estabelece condições de incentivo para construção, reconstrução e reforma de edificações destinadas a serviços de hospedagem.
         O principal objetivo do projeto é estimular a indústria hoteleira a ampliar a oferta de unidades hoteleiras na cidade. A capital pernambucana com seus aproximadamente 15 mil leitos não supre a demanda do fluxo. A rede hoteleira tem operado com uma ocupação anual superior aos 85%.
         De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), José Otávio de Meira Lins, não há período de baixa estação no Recife. “Não há mais sazonalidade no turismo do Recife. A cidade é procurada o ano inteiro seja pelo turismo de lazer, cultura ou negócios. Nossa expectativa é manter os altos índices de ocupação e crescer ainda mais”, afirma. “
        A legislação condiciona que as construções que usem dos seus benefícios tenham suas obras concluídas até 2014.

BEACH PARK COM NOVO DIRETOR DE HOTELARIA

     Com mais de 16 anos de experiência na área hoteleira, operadoras e agências de viagens e companhias aéreas, Nilton Cambé (foto) é o novo diretor de hotelaria do Beach Park. Ele chega para coordenar o gerenciamento dos dois resorts do complexo: o Beach Park Suítes Resort, e o Beach Park Acqua Resort.
     O maior desafio do profissional será aperfeiçoar a estrutura operacional dos dois resorts do complexo, bem como do empreendimento residencial Beach Park Living. Além disso, acompanhará o lançamento do terceiro resort e quarto empreendimento do complexo, o Beach Park Wellness Resort, com 360 apartamentos.
    Executivo experiente, Nilton Cambé atuou na rede Caesar Park Hotels & Resorts, Holiday Inn, Meliá e Atlantica Hotels International, onde gerenciou, nos últimos 10 anos, empreendimentos de várias bandeiras em diferentes cidades do país. É bacharel em administração pelo UniCEUB (Centro Universitário de Brasília), e fala fluentemente inglês, italiano e francês.

A ABRAJET SÃO PAULO COM NOVA DIRETORIA

Em Assembléia Extraordinária realizada no último dia 10 de maio, na sede do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo, no Largo do Arouche, 290 - Sala de Reuniões, no 7º andar, foi aleita a nova diretoria da seccional São Paulo da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, para o período de 2011/2013. Os novos poderes ficaram assim constituídos:
DIRETORIA: Presidente: Claudio Lacerda Oliva; Vice-Presidente: Walter Estevam Junior; Diretor Financeiro: Waldir Martinez; Diretor Secretário: Vininha de Moraes. CONSELHO DE ÉTICA: Presidente: Jarbas Favoretto.Membros: Marisa Torelli e Evaldo Vicente. CONSELHO FISCAL: Maria Neide Morgado Borges (Presidente), José dos Reis Cabral e Azauri da Costa Mattei. Diretor Para Assuntos Internacionais: Alberto Talauskas. Diretora Midia Social:  Miriam Edelira da Costa e Silva Baptista Petrone.  Diretora de Eventos/Social: Cibele Bueno. Diretor de Expansão: Julio André Piunti.  Diretor Educação e Fomento: Hilário Ângelo Pelizzer. Representantes Junto ao COMTUR (Conselho Municipal de Turismo): Titular: Vininha de Moraes. Suplente; Alberto Talauskas. Representantes Junto ao Conselho Estadual de Turismo: Claudio Lacerda Oliva, Walter Estevam Junior e Waldir Martinez

FCVB NEWS - FCVB APOIA CAPTAÇÃO DA BPW NACIONAL E INTERNACIONAL

Celina Castro Alves (Diretora Comercial FC&VB); Glória Ribeiro (Presidente BPW Fortaleza); Colombo Cialdini (Presidente FC&VB); Graça Ferreira (Coordenadora Regional BPW Brasil) e Jovina Albuquerque (Membro Conselho Superior BPW Fortaleza).
O Presidente do Fortaleza Convention Bureau, Colombo Cialdini recebeu a comitiva da Associação de Mulheres de Negócios- BPW Fortaleza, para tratar de assuntos referente a captação de dois eventos da entidade, o XXIV CONFAM para Fortaleza em 2012 e o  XXIX BPW International Congress  para Fortaleza em 2017. A BPW -Business Professional Women, é uma ONG, fundada em 1930 na Suiça e hoje está presente em mais de 100 países, com sua sede atual em Nova York. A BPW Fortaleza, com sua visão de futuro, buscou o apoio do FC&VB a fim de juntar esforços com o objetivo de captar dois importantes eventos que reunirão lideranças femininas de renome nacional e internacional para aprimorar o empreendedorismo e desfrutas também das maravilhas do nosso Estado.

FCVB NEWS - FCVB FECHA PARCERIA COM A FA7

Colombo Cialdini (Presidente FC&VB)  e Edinilto Soarez ( Diertor Geral FA7)
O Fortaleza Convention Bureau firmou convênio com a Faculdade 7 de Setembro para conceder descontos em todos os cursos ofertados pela Faculdade, para os funcionários das empresas associadas à entidades. O mesmo tem como objetivo a cooperação técnico-cientifica, cultural e social, bem como o acesso e incentivo à formação de ensino superior dos associado, nessa importante parceria entre as duas instituições.

FCVB NEWS - FORTALEZA CAPTA CONFAM XXIV

Graça Ferreira, Celina Castro Alves e Glória Ribeiro na  apresentação da candidatura de Fortaleza.
Em  maio de 2012 Fortaleza será  sede do  XXIV CONFAM  Convenção Nacional das Associações de Mulheres de Negócios  e Profissionais do Brasil.  O Fortaleza Convention & Visitors Bureau,  representado pela Diretora Comercial, Celina Castro Alves junto com os membros da BPW Fortaleza,  representado pela Presidente Glória Ribeiro, realizou uma ação de divulgação  e defesa do destino Fortaleza no evento ocorrido em Campo Grande, MS.   A delegação do Ceará, com espírito de união não mediu esforços para  promover  Fortaleza e  a cidade foi aclamada vencedora na  apresentação da candidatura, momento em que a alegria foi contagiante, com distribuição de brindes do Ceará, como chapéus, bandanas e material promocional em geral.

FCVB NEWS - CEARÁ É SEDE SO CONFLY 2011

Airton Cabral, Eloi D’Ávila (Flytour) e Colombo Cialdin
No período de 27/04 a 01/05, o Confly 2011- Conselho de Franqueados Flytour. O evento ocorreu no Hotel Vila Galé Cumbuco, em Caucaia Ceará, foi organizado pela Flytour Franchising, divisão do Grupo Flytour especialiszada na gestão e expansão da rede de franquias. O tema da edição 2011 da convenção foi “Novo tempo, Nova energia”, e teve como objetivo integrar e alinhar a expansão da rede de franquias com base nos diferenciais de mercado oferecidos a partit do uso da maca American Express. A ideia foi motivar e estimular os fraqueados atuais e futuras oportunidades de crescimento nos negócios, entre elas a conquista da Flytour Franchising como master licenciadora da marca American Express Business Travel no Brasil, obtida este ano, onde a rede de franquias passa a ser denominada Flytour American Express Bussines Travel.

ROTA DO SOL SEMANAL 20/05/2011 - ISSUU