Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 11/01/2019

COMEÇO DE ANO PERTURBADOR – Infelizmente, não era este o início de ano que nós, cearenses, estávamos esperando. Na última mensagem deste Caleidoscópio celebramos a felicidade que dezembro trazia, cheio de festas, confraternizações e a esperança de um 2019 repleto de êxitos nas relações interpessoais, nas finanças do Brasil e do Estado, no comércio, na indústria, nas comunicações, enfim a continuação de ano tão alvissareiro. O turismo de Ceará deu um salto de qualidade muito grande e a nossa mensagem foi de que neste ano novo tudo continuasse navegando em oceano pacífico e alvissareiro. Infelizmente, constrangido os cearenses temos a lamentar que os primeiros dias deste janeiro são de medo e horror não só em Fortaleza mas em várias cidades importantes do Estado. Enfrentando as declarações do novo chefe do sistema penitenciário, segundo as quais iria “endurecer” e fazer cumprir rigorosamente a lei em relação aos presídios, os marginais presos e que comandam as várias facções do crime, mostram  sua força e desencadeiam e ainda continuam até o meio desta semana uma verdadeira onda de terror, com assaltos e incêndios  a delegacias, prédios públicos, viadutos, postos de gasolina, ônibus e outros estabelecimentos. A “inteligência” das facções criminosas foi audaciosa e surpreendeu a “inteligência” das forças do Estado. Como “maquis” do mal, agem contando não apenas com perigosos marginais conhecidos, mas com pessoas vulneráveis das favelas e guetos, de viciados em drogas e coitados que vivem à margem da sociedade. Planejamento invejável o dos chefões das facções do crime, encarcerados. Surpreendido com a audácia dos líderes do crime recolhidos nos vários estabelecimentos prisionais da capital e do interior, o Governo ficou atônito diante do caos que se abate sobre os cearenses. Felizmente, diante da surpresa inicial, teve o bom senso de agir resoluto e encaminhar soluções para que a “guerra” fosse abortada. Traçou estratégias com o  policiamento do Estado e procurou ajuda das forças federais e das polícias de vários estados nordestinos. Aos poucos, a normalidade está voltando, com a ação policial nos meios de transportes e locais vários das cidades atingidas pelos ataques dos fora da lei. Mas ainda não acabou. É necessário muito tempo para sanar de todo os incalculáveis prejuízos, maiores até em comparação com os causados pela greve dos caminhoneiros, no primeiro semestre do ano passado. Todos pagaremos a alta conta. Mas, certamente, o turismo do Ceará, que vinha em ascensão, diante dos ocorridos de agora, terá impacto negativo, pelo menos neste primeiro semestre. Como todas as atividades econômicas e sociais, está duramente atingido. Que fazer? É esperar que os órgãos de inteligência da polícia estadual fiquem permanentemente atentos e, mais uma vez,  não se deixem superar pela praticidade da “inteligência” das facções dos mandantes do crime. 
FESTURIS - MAIS TEMPO PARA NEGÓCIOS - O FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, que este ano será entre 07 e 10 de novembro, terá com uma novidade. O horário da Feira de Negócios será alterado, atendendo ao apelo dos participantes e buscando proporcionar maior geração de acertos e tempo para as áreas de conteúdo.  Este ano, conforme os diretores do grande evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, começará às 13h nos dois dias. Até 2018, o evento iniciava às 14 horas, no Serra Park.
A mudança permitirá que os participantes tenham uma hora a mais em cada dia para aumentar o networking, participar das salas de conteúdo, além de potencializar seus negócios. Essa é uma das novidades do evento que chega a sua 31ª edição, sendo considerada pelo trade a mais efetiva plataforma de negócios turísticos da América do Sul. 
MARIA FUMAÇA DE MINAS -  As  férias escolares e a 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes são estímulos já tradicionais para que São João Del Rei e Tiradentes recebam mais turistas nesta época do ano. A Maria Fumaça conta com programação especial para atender esse fluxo. O trem proporciona um passeio imperdível para quem deseja aproveitar a estadia pelas duas cidades e viajar pela história e cultura de Minas Gerais.
A Maria Fumaça que faz o trajeto entre as cidades do Campo das Vertentes é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm. No passeio de 12 quilômetros, a composição, com capacidade para transportar até 250 passageiros, passa pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Cada percurso dura cerca de 45 minutos.
A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.
A estação de São João Del-Rei é uma atração à parte. No prédio, também construído no século XIX, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. 
NOVO SECRETÁRIO DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO - O deputado estadual Rodrigo Novaes assumiu o comando da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco na quinta-feira (3) do corrente mês. A apresentação oficial do novo secretário aconteceu no teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, e contou com a participação de autoridades políticas, dos servidores e funcionários. 
Em seu primeiro discurso oficial, Rodrigo Novaes comprometeu-se em dar continuidade aos projetos desenvolvidos pela pasta ao longo da primeira gestão do governo Paulo Câmara e também de desenvolver uma gestão voltada para a interiorização do turismo. 
Rodrigo Novaes, 38 anos, é formado pela Universidade Católica de Pernambuco em Direito. Está no terceiro mandato de deputado estadual, e é vice-presidente estadual do PSD.
AIRBUS BATE RECORDE -  Airbus SE (Símbolo na Bolsa de Valores: AIR) entregou 800 aeronaves comerciais para 93 clientes em 2018, atingindo seu objetivo anual de entregas e estabelecendo um novo recorde para a empresa. As entregas foram 11% mais altas do que o recorde anterior de 718 unidades, conquistado em 2017. Pelo 16º ano consecutivo, a Airbus aumentou o número de entregas de aeronaves comerciais em comparação com o ano anterior.
 No total, as entregas de aeronaves comerciais em 2018 incluem 20 unidades do A220); 626 aeronaves da Família A320; 49 unidades do A330 (em comparação com 67 em 2017), incluindo os três primeiros A330neo em 2018; 93 unidades do A350 XWB; 12 unidades do A380.
 Em termos de vendas, a Airbus conquistou 747 pedidos líquidos ao longo de 2018, em comparação com 1.109 pedidos líquidos em 2017. No final de 2018, o total acumulado de aeronaves comerciais da Airbus atingiu um novo recorde no setor, com 7.577 aeronaves, incluindo 480 A220, frente a 7.265 no final de 2017.
Ruth Avelino
PBTUR COM NOVA DIREÇÃO - A jornalista Ruth Avelino teve o nome confirmado para seguir à frente da presidência da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), na gestão do governador eleito João Azevedo (2019-2022). O anúncio ocorreu na manhã desta sexta-feira (28) durante 'live' feita pelo governador eleito nas redes sociais. Ruth Avelino está à frente da PBTur desde o ano de 2011 e destacou-se pela massificação do 'Destino Paraíba' junto as principais regiões emissoras de turistas brasileiros e também na América do Sul. Ruth agradeceu ao governador eleito João Azevedo a confiança e destacou a parceria com o trade como uma das principais razões para o sucesso das ações da PBTur nesses últimos oito anos.

ARIADO PINHO: RECONDUÇÃO ACERTADA PARA O TURISMO DO CEARÁ

Nosso primeiro artigo, neste veículo de comunicação, ou seja, Rota do Sol Turismo, editado pelo amigo e confrade abrajetiano, José Carlos de Araújo, versa a respeito da permanência do Arquiteto e secretário do Turismo do Ceará, o competente e profissional de visão, Arialdo Pinho, numa excelente escolha do governador Camilo Santana para supracitada pasta.
Na primeira gestão do Governo Camilo Santana, sobretudo em 2018, impulsionou as atividades desse segmento econômico, mediante realizações de impacto, como a parceria com a Air France/KLM/ Gol, tornando realidade a instalação de um Hub no aeroporto internacional Pinto Martins, o que ajudou a aumentar o número de visitantes nacionais e internacionais à cidade de Fortaleza, Jericoacoara e a outros atrativos turísticos no litoral, serra e sertões do Ceará.
Destacamos, ainda, em sua gestão, a ampliação e modernização  do aeroporto Pinto Martins, a cargo da empresa alemã Fraport, que o tornará, após a conclusão das obras,  um dos maiores e mais funcionais aeroportos do Brasil. Citemos, também, a participação da Setur, nos principais eventos turísticos nacionais e estrangeiros, contribuindo para a divulgação do potencial turístico cearense por esse mundo afora. 
O titular da Setur tem cacife, para solicitar ao governador Camilo Santana as verbas necessárias, com vistas a elevar o turismo cearense (divulgação e infraestrutura de suporte ao turismo) a um patamar superior ao atual, no decorrer de sua administração, por mais quatro anos. Na opinião do secretário Maia Júnior, agora na Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), o secretário Arialdo Pinho é uma das cabeças pensantes do Ceará, não se restringindo, apenas,  ao desenvolvimento sustentável do turismo cearense e, sim, a outras ações produtivas nos demais setores da economia. 
Bem! Arialdo Pinho é um tanto fechado, dando a impressão de ser durão, antipático, não gostar de dialogar, porém, quem o conhece, de perto, julga ser, apenas, um disfarce, para evitar o puxa-saquismo de pessoas inconvenientes, que podem tomar seu tempo e, em outras palavras, somente pensam pequeno, em termos de desenvolvimento sustentável  do Estado, não pondo em prática inovações nos setores primário ( Agropecuário), no secundário ( Industrial) e  no terciário ( Serviços). 
Em uma das reuniões da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos, da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), sob a presidência da eficiente empresária de eventos, Enid Câmara de Vasconcelos, foi sincero, quando afirmou ser necessário o Estado, as Prefeituras e o empresariado do ramo de turismo capacitar seus gestores e empregados (falar mais de um idioma), além da preocupação do Estado e das Prefeituras com o saneamento básico dos polos receptivos, no litoral, serras e sertões, visto turistas, mormente os de países desenvolvidos, não desejarem visitar atrativos, onde há inexistência desse tipo de serviço público, que podem provocar doenças indesejáveis aos nativos e aos visitantes. 
Reafirmamos que Arialdo Pinho, que conhece bem o turismo de muitos países, sabe onde as andorinhas dormem e o que os turistas desejam encontrar de belo, útil e agradável, quando resolvem visitar polos turísticos, influenciados ou não por campanhas publicitárias, pela propaganda boca a boca e por sua livre escolha.  É possível afirmar que sugestões suas ao governador Camilo, para aperfeiçoar as atividades turísticas, no Estado do Ceará, são acatadas, depois de analisadas pelo gestor maior do Estado. Em síntese, se continuou à frente da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) é pelo fato de ter mostrado serviços, que estão contribuindo para a geração de mais empregos, da divisão de renda, da captação de mais visitantes e da melhoria da infraestrutura de suporte ao turismo. 
Ao final do artigo, desejamos ao secretário Arialdo Pinho mais uma gestão profícua, em prol do turismo cearense, projetando suas belezas naturais, sua diversificada cultura, seu rico artesanato,  a qualidade de vida da população e outros benefícios diretos e indiretos, para fortalecerem a Economia estadual, afora tornar o Ceará uma referência nacional,  em se tratando da exploração planejada e racional do segmento turismo. Parabéns, Arialdo,  pela confiança do governador Camilo Santana, em sua pessoa, nomeando-o para, mais uma vez, dirigir os destinos da Setur.

BARILOCHE - LAGOS, MONTANHAS E BOSQUES NO CIRCUITO CHICO

Para quem for a Bariloche pela primeira vez, o Circuito Chico é um excelente passeio para fazer. Em quatro horas, é possível percorrer 65 quilômetros, margeando o sul do lago Nahuel Huapi. O tour é ideal para se conhecer um panorama da região, já que ele corta a cidade quase toda.
Durante o trajeto encontram-se várias casas de chá, restaurantes, churrascarias e cervejarias, onde é possível degustar as delícias da gastronomia local. Há também várias lojas onde é possível comprar velas, tecidos, cerâmicas, objetos de madeira, artigos de couro, produtos de beleza à base de rosa mosqueta ou lavanda e todo tipo de artesanato.
A ROTA -  O passeio começa no centro da cidade, seguindo pela margem sul do lago Nahuel Huapi, avançando pela avenida Bustillo, há o Club Regatas na altura do quilômetro 20 – é lá onde fica a península de San Pedro.
Passando a península, chega-se à Villa Llao Llao, no quilômetro 23, onde há mais um mirante lindíssimo, localizado no Hotel Llao Llao, com seu imponente marco natural. O parque municipal Llao Llao é ótimo para caminhadas, e a capela San Eduardo traz a arquitetura que se integra com a natureza ao redor. Bem perto encontra-se o porto Pañuelo, ponto de partida das excursões de barco para a ilha Victoria, o bosque de Arrayanes e o porto Blest.
O circuito segue para a península Llao Llao e no quilômetro 30 começa o caminho que leva à Villa Tacul, rumo ao Lago Escondido. Saindo da península, no quilômetro 33, o caminho atravessa a ponte do arroio Angostura, até a área da Bahia López, com os imponentes paredões rochosos dos montes López e Capilla.
Continuando pelo Circuito Chico, ao chegar ao quilômetro 40, o turista encontra outro ponto panorâmico, a 945 metros acima do nível mar, com uma excelente vista do lago Moreno e da península Llao Llao. Indo pela margem do lago Moreno, na altura do quilômetro 42, é possível conhecer Colônia Suiza para visitar suas chácaras e campings e ainda saborear um delicioso chá. 
Voltando ao caminho do circuito, cerca de 17 quilômetros do centro da cidade, está o monte Campanário: do mirante e da confeitaria localizada acima do monte há vistas panorâmicas impressionantes. A partir do quilômetro 45, retoma-se o caminho de volta, rumo à Bariloche.

CULTO ÀS TRADIÇÕES - EVENTOS MOVIMENTAM O TURISMO NESTE COMEÇO DE ANO

O Calendário Nacional de Eventos tem como objetivo divulgar os eventos turísticos brasileiros e agregar valor à imagem dos destinos, além de fornecer informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil que possam ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens. As informações são fornecidas, majoritariamente pelas secretarias estaduais e municipais de Turismo, além dos responsáveis pela realização dos eventos geradores de fluxo regional, nacional e até internacional de turistas. 
Para os turistas, o mês de janeiro já apresenta algumas opções de eventos cadastrados para este ano. São mais de 70 eventos, como os festejos do Natal que, em sua maioria, terminam com as Folias de Reis (Epifania), no dia 6. A data comemora o dia em que os Reis Magos visitaram o menino Jesus, ainda na gruta de Belém. É o caso de Natal (RN) e do Natal de Luz, de Cachoeiro do Itapemirim (ES), que celebram esta semana um dos folguedos mais tradicionais do Natal, herança dos colonizadores portugueses. A festa reúne aspectos da cultura popular e do turismo religioso, atraindo milhares de visitantes aos destinos.
Igreja de Nosso Senhor do Bomfim´, de 1749, Icó-CE
Outra festa tradicional é dedicada ao Senhor do Bonfim, desde 1749, em Icó (CE), quando foi erguida a Igreja do Senhor Bonfim. Após mais de dois séculos e meio é considerado um dos maiores festejos religiosos do Ceará, atraindo peregrinos e visitantes de 1º a 6 de janeiro. As bombas artesanais explodem em um corredor cultural, no Largo do Théberge, no Centro Histórico de Icó, tombado desde 1997 pelo IPHAN. Um tapete feito de serragem orna ricamente a passagem da imagem de Jesus na histórica Rua Grande, atravessada por um arco adornado no meio do logradouro secular.
As festividades de São Benedito também movimentam o mês de janeiro. Já são 270 anos de devoção em Maracanã (PA). É uma expressão do catolicismo popular tradicional que resiste ao tempo. A festa foi até o domingo (6) e incluiu eventos religiosos e apresentações de grupos de carimbó de pau e corda. Já em Penedo (AL), houve a Festa Náutica no último sábado (5). O evento náutico contou com rally de lancha, corrida de caiaque, campeonato de natação e acrobacias feitas nas margens do rio São Francisco. Uma semana depois, no próximo domingo (13), haverá a festa dedicada ao Bom Jesus dos Navegantes, santo protetor dos ribeirinhos e remeiros do Velho Chico.
SOMMERFEST
REGIÕES DE COLONIZAÇÃO - As festas de verão tomam conta do Brasil, inclusive nas regiões de colonização europeia. Janeiro terminará com o início da 30ª Sommerfest - Festival da Imigração Alemã de Domingos Martins (ES). O evento vai até 3 de fevereiro e tem como objetivo resgatar cultura alemã, homenageado o trabalho dos imigrantes que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1847. São atividades de música, dança, gastronomia, bebidas típicas e desfile cultural sobre a colonização alemã.
Em Blumenau (SC), a estação mais quente do ano é muito mais refrescante no Parque Vila Germânica, onde os turistas celebram a Sommerfest entre os dias 19 de janeiro e 2 de fevereiro. São diversas atrações musicais, apresentações folclóricas, gastronomia típica alemã e muitas opções de chopes.
1ª VILA DO BRASIL - Em São Vicente (SP) haverá, no dia 23 de janeiro a encenação da Fundação da Vila de São Vicente. É o maior espetáculo de teatro em areia de praia do mundo. Um evento imperdível no verão paulista. A encenação reúne mais de mil atores da comunidade e artistas consagrados. O espetáculo retrata a chegada de Martim Afonso de Sousa, em 1532, nas praias do litoral de São Paulo e atrai milhares de turistas a 1ª Vila do Brasil.

BRASILEIROS NO PÓDIO - TERMINA NA QUINTA-FEIRA, EM LIMA, O RALLY DAKAR

O Rally Dakar, maior rali do mundo, apresentou seus competidores oficialmente ao público no domingo último, 6, com a realização da largada promocional na capital peruana de Lima. O evento que antecede o primeiro dia oficial de competições aconteceu a partir das 15h na região de Costa Verde de Magdalena, bem próximo ao circuito de praias da cidade.
O trecho que abriu para valer o Dakar 2019, na segunda-feira, 7,  é o mais curto de todos os dez dias de itinerário, partindo da capital Lima com direção a Pisco, cidade de aproximadamente 134 mil habitantes que também fica a nível do mar, em um deslocamento de 331 km, sendo 84 km de trecho cronometrado para as cinco categorias (motos, quadris, carros, UTVs e caminhões).
Antes do momento da largada, os competidores se ocuparam com vistoria oficial de todos os equipamentos por parte da organização. Dada a magnitude do evento, com mais de 5 mil quilômetros de distância, os comissários fizeram questão de checar cada detalhe: do GPS oficial fornecido a todos, passando pelas especificações do veículo, macacão, capacete e até os adesivos de identificação foram verificados e aprovados. Um verdadeiro pente fino onde qualquer detalhe não especificado pode até tirar o competidor do rali.
Os brasileiros são representados nos UTVs por Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, Bruno Varela/Maykel Justo, Cristian Baumgart/Beco Andreotti, Marcos Baumgart/Kleber Cincea e Lourival Roldan, e nas motos de Marcos Colvero e Lincoln Berrocal.
Hoje, 11, a etapa da grande competição será: Etapa Maratona -Moquegua -> (motos e caminhões); Tagna -> Arequipa (carros, UTVs e caminhões);Distância total: 776 km (motos e quadris); 714 km (carros, UTVs e caminhões);Trecho especial: 345 km (motos e quadris); 452 km (carros, UTVs e caminhões)
O Rally Dakar terminará no próximo dia   17 (quinta-feira), com o itinerário Pisco -> Lima, com distância total de 358 km, sendo 112 km em trecho especial. 
BRASILEIROS VENCERAM - Atual dupla campeã do Rally Dakar, os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin venceram nesta segunda-feira o primeiro dia de competições na categoria UTV, que ligou a capital Lima a Pisco, na especial mais curta do evento - mas não menos difícil.
O dia de 331 km no total e 84 km de trecho cronometrado foi marcado pelo forte calor na região - ítem destacado por quase todos como o maior desafio deste primeiro momento do maior rali do mundo, que sai nesta terça-feira de Pisco rumo a San Juan de Marcona, em um trajeto de 554 km, sendo 342 de especial.

RALLY DOS SERTÕES 2019 - A CHEGADA FINAL SERÁ EM PRAIA PARADISÍACA DO CEARÁ

A largada e a chegada do Rally dos Sertões 2019 já estão definidas. Uma das maiores provas off-road do mundo vai começar em Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul, e decidiu alterar a chegada de Goiânia para uma praia paradisíaca do Ceará, ainda mantida em segredo pela organização. A competição será de 24 de agosto a 1o de setembro e terá cerca de 4.000 quilômetros, passando por roteiros inéditos.
As belezas naturais do Ceará já foram cenários para várias chegadas do Rally dos Sertões. Em 2018, a competição saiu de Goiânia e terminou nas areias da Praia de Iracema, no centro de Fortaleza.
O roteiro detalhado da competição, com todas as cidades, estados e a praia exata da chegada no Ceará, será anunciado depois que a organização fizer o levantamento do percurso, o que normalmente acontece até o mês de maio.
CAMPEONATO SUL-AMERICANO - Na edição deste ano, o Rally dos Sertões fará parte pela primeira vez do Campeonato Sul-Americano de Rally Cross Country, que terá ainda corridas no Peru, Paraguai e Argentina. A organização quer fazer com que a edição de 2019 seja um marco para os pilotos sul-americanos, mostrando não apenas a qualidade técnica da prova, mas também paisagens épicas do Brasil com trechos de deserto, savana, serras e as dunas do litoral do nordeste brasileiro.
O Rally dos Sertões é aberto para as categorias carros, motos, quadriciclos e UTVs, no velocidade, regularidade para carros (o que vale é manter a velocidade média determinada pela organização), e expedições turísticas para carros e motos. Em 2019, o Sertões completa 27 anos.

O CEARÁ É DESTAQUE - ESTE ANO, VÁRIOS DESTINOS NACIONAIS ESTÃO EM ALTA

FALÉSIAS DE BEBERIBE - CE
As listas de viagem para 2019 são tentadoras. A mídia especializada pode ajudar na escolha com a divulgação dos melhores destinos brasileiros, uma vez que os turistas, quando acessam plataformas digitais, deixam indicações das buscas pelos lugares mais cobiçados para as próximas viagens. Os mais acessados e procurados nos sites de reservas podem até variar entre uma plataforma online e outra, mas algo que nunca muda é o fato de que o Nordeste está sempre entre as regiões mais buscadas. Todos os estados nordestinos apresentam destinos desejados por brasileiros e estrangeiros e a tendência indica que a procura continuará crescendo durante o verão, até o carnaval.
O Ceará, assim como a Bahia, com suas praias paradisíacas, não sai de moda. Fortaleza, é o novo centro regional de conexões, inclusive internacionais. A Costa do Sol Nascente, ao Leste da capital cearense, já é conhecida pela diversidade de praias com opções que vão de parque aquático às dunas e falésias que se estendem até o Rio Grande do Norte. Canoa Quebrada é um dos destinos favoritos desse roteiro. A Oeste, a Costa do Sol Poente segue até Jericoacoara, com seu novo aeroporto, onde chegam turistas do mundo todo ao Parque Nacional de Jericoacoara. O destino de natureza e aventura integra a Rota das Emoções, juntamente com o Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA). Os três destinos integram o roteiro repleto de atrativos naturais e opções de esportes radicais, além da gastronomia e do artesanato.
PRAIA FLUVIAL - A vila de Alter do Chão, em Santarém (PA), deverá ser o destino de praia fluvial mais procurado da região Norte. O local é conhecido pelos bancos de areais alvas banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajós. Na busca dos turistas por destinos alternativos dentro do país, Alter do Chão desponta como tendência. De lá partem expedições de turismo de experiência nas comunidades ribeirinhas que vivem do extrativismo na floresta. Um levantamento feito pelo site Kayak mostra Manaus (AM) entre os destinos que tiveram significativo aumento de buscas de turistas interessados. A procura dos usuários sugere a capital do Amazonas, nas margens do rio Negro, como tendência de turismo doméstico para 2019. Manaus já é um dos principais destinos dos turistas estrangeiros que visitam o Amazonas, tendo recebido 33.627 estrangeiros em 2017.
REGIÃO SUL - Foz do Iguaçu (PR), também se reafirma como um dos destinos mais procurados. O principal atrativo, as Cataratas do Iguaçu, patrimônio natural da humanidade, ficam no Parque Nacional do Iguaçu que recebeu 1.895.508 turistas em 2018, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. 
Já Santa Catarina atrai turistas brasileiros e do Mercosul, tanto pelas belezas do litoral como pelo turismo de montanha. Florianópolis, é o destino mais famoso do estado, com mais de 100 praias. Já Balneário Camboriú está entre os mais badalados. Joinville, Itajaí e Blumenau atraem cada vez mais turistas em busca das tradições alemães e italianas. Já o parque temático Beto Carrero World, no município de Penha, segue como principal destino de quem desembarca no aeroporto de Navegantes em busca de aventura e diversão. Então, já programou sua próxima viagem? (Com o MTUR).

CONTINUIDADE DE AÇÕES E PROGRAMAS - MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO É O NOVO MINISTRO DO TURISMO

Colocar o turismo no centro da agenda política e econômica do governo. Esta é uma das prioridades da gestão do novo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que recebeu o cargo na quarta-feira (2) do antecessor Vinicius Lummertz em cerimônia realizada em Brasília. A continuidade de ações e programas que vem gerando resultados, como o Prodetur + Turismo, visto eletrônico, concessões de parques naturais, também estão na agenda do novo titular da Pasta.
No discurso de posse, o ministro ressaltou a importância do setor, como um vetor para geração de emprego, renda e desenvolvimento do país. 
“Hoje, assumo um dos maiores desafios da minha vida pública e me sinto honrado com a oportunidade de contribuir para este Governo que se inicia e que, certamente, fará mudanças estruturantes em nosso país”, disse Marcelo Álvaro Antônio para uma plateia composta por parlamentares, prefeitos, membros do Conselho Nacional de Turismo e do corpo diplomático, servidores do Ministério do Turismo e da Embratur, de familiares do novo ministro, entre outros.
Ao transmitir o cargo ao novo ministro, Vinicius Lummertz fez um balanço da sua gestão. Apontou como conquistas importantes a implantação do visto eletrônico, com crescimento de 40% na concessão para turistas do Japão, Estados Unidos, Canadá e Austrália; os novos acordos de céus abertos com países como os EUA, Holanda e Grã-Bretanha e a entrada de empresas de baixo custo no país, a edição de Medida Provisória que abre o mercado de aviação a empresas internacionais.
O ex-ministro citou ainda a isenção de impostos de importação para parques temáticos, a flexibilização das leis trabalhistas, atribuindo esses avanços ao trabalho conjunto do MTur com as entidades e empresas do setor de turismo. O ex-ministro, nomeado secretário de Turismo do Estado de São Paulo, manifestou ainda “um sentimento de fé nesse novo momento do Brasil”.

SOBRAL CONQUISTOU O SELO DE RESPONSABILIDADE CULTURAL

Quem faz cultura no Brasil vive um grande desafio: disseminar o entendimento da cultura enquanto processo e que quem faz cultura é a sociedade. Nessa empreitada, cabe ao Estado garantir meios para que essa produção cultural seja feita de maneira diversa, autônoma e com protagonismo. Essa foi a aposta feita pelo município de Sobral, na região Norte do Ceará, que ao longo dos últimos dois anos, vem ampliando os investimentos na área com resultados satisfatórios.
Trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e do Instituto ECOA, recebeu o Selo de Responsabilidade Cultural 2018, concedido pela Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), que reconhece empresas e instituições culturais que apoiam, realizam e promovem o setor cultural no estado, seja diretamente ou por meio de leis de incentivo, como a Lei Rouanet e a Lei do Mecenato Estadual.
Juntamente com duas iniciativas do setor privado, a Servis Segurança e o grupo M. Dias Branco, além da Prefeitura Municipal de Assaré, o município de Sobral conquistou a modalidade Diamante, que é a pontuação máxima. 
NA ROTA DAS ARTES - Desde 2017, sob o amparo da gestão do prefeito Ivo Gomes, a Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e o Instituto ECOA assumiram um papel estratégico na promoção do lazer e inclusão social, fortalecimento da cidadania e inclusão econômica, e passaram a contar também com um orçamento compatível com as demandas do setor para garantir o desenvolvimento cultural para toda a sociedade sobralense.
Neste sentido, de acordo com a presidente do Instituto Ecoa, Luisa Cela, foi construída uma robusta programação de ações culturais e de cidadania que ocuparam mais de 50 espaços, com 246 atividades realizadas, envolvendo shows musicais, espetáculos de dança e teatro, exposições de arte e fotografia, oficinas e itinerários formativos nas mais diversas linguagens. Ao todo, mais de 280 artistas/grupos de Sobral e de outras cidades integraram a programação, reunindo um público estimado em 160.200 pessoas.
INTERCÂMBIO CULTURAL - Além de abrir espaço para oportunizar os artistas sobralenses, a campanha #OcupaSobral assumiu o ousado desafio de trazer para Sobral grandes nomes da cultura internacional que nunca haviam se apresentado em cidades do interior do Brasil. Neste ano, grandes artistas desembarcaram na Princesa do Norte, vindos de diferentes partes do mundo, como o premiado Ballet de Kiev, que levou para Sobral 38 ucranianos, entre bailarinos, direção, técnica e produção. Em turnê pelo país, os artistas passaram também por cidades como Brasília (DF), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). No entanto, a cidade cearense foi a única a receber uma apresentação gratuita em praça pública da companhia.
O feito se repetiu quando a companhia da carioca Deborah Colker aterrissou em solo sobralense para apresentar o espetáculo “Cão sem plumas”, baseado no homônimo poema de João Cabral de Melo Neto, escrito em 1950. Já no campo do entretenimento, shows gratuitos de nomes consagrados da música brasileira, como Elba Ramalho, Otto, Daniela Mercury, Nando Reis e Lenine, além de artistas internacionais como a dupla espanhola Iseo & Dodosound, animaram as plateias que lotavam as praças públicas.
BELAS ARTES - A cidade que também dispõe de dois importantes e representativos museus, o Dom José, com acervo de arte sacra dos mais relevantes do Brasil, e o Madi, uma doação dos artistas ligados ao movimento geométrico europeu e latino-americano, abrigou ainda importantes exposições como “Um Século de Arte Brasileira” da Coleção Fundação Edson Queiroz, com curadoria de Max Perlingeiro, que pela primeira vez foi deslocada para uma cidade do interior do estado.
Outro destaque foi a exposição “Exôdos”. A mostra do trabalho do icônico fotógrafo mineiro Sebastião Salgado passou por Fortaleza, Salvador, Recife, Curitiba e Brasília. De acordo com a presidente do Instituto Ecoa, Sobral foi a única cidade do interior que teve a “honra” de receber o acervo

PARQUES NACIONAIS DO PIAUÍ - OS MUSEUS INTEGRAM HISTÓRIA E ARTE À NATUREZA

Reproduzindo estruturas orgânicas como caracóis, folhas e conchas em um grande projeto de arquitetura sustentável, o recém-inaugurado Museu da Natureza é o mais novo atrativo do Parque Nacional da Serra da Capivara, no município de Coronel José Dias (PI). Criando um atrativo a mais para o roteiro de quem visita o sul do Piauí, o museu reúne recursos tecnológicos e interativos, conteúdo histórico e fósseis que remetem o visitante ao surgimento do universo, à presença do homem na região e seus impactos no meio ambiente.
São 12 salas de exposição. Entre os achados nas escavações dos sítios pré-históricos da região, estão restos de animais marinhos, preguiças, tigres dente de sabre, ursos, dinossauros e também da vegetação local. Os animais gigantes desapareceram em função das mudanças climáticas que afetaram a terra e originaram o semiárido, nos últimos 10 mil anos. Representações virtuais e interativas ilustram e passam uma noção real de como era a megafauna nos primórdios da caatinga.
Na viagem pelos milhares de anos, painéis, retroprojetores, sons ambiente e até um simulador de realidade virtual transportam o turista para o ambiente do parque, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. O museu também oferece visão panorâmica dos paredões da Serra da Capivara e funciona de quarta a segunda, das 13h às 19h. A entrada custa R$ 30.
No município vizinho, de São Raimundo Nonato, o Museu do Homem Americano mostra os resultados mais recentes das pesquisas sobre o patrimônio cultural deixado pelos povos pré-históricos do sertão do Piauí, onde estão os registros mais antigos do homem na américa do sul. O museu abre de terça a domingo, das 9h às 17h. O ingresso inteiro custa R$ 20,00.
O Parque Nacional da Serra da Capivara é um verdadeiro museu a céu aberto. Os 173 sítios arqueológicos abertos à visitação dentro da área da unidade de conservação atraem mais de 20 mil turistas anualmente, interessados em uma verdadeira imersão nas origens da presença humana no semiárido. Ao todo, são 1.354 locais pré-históricos repletos de pinturas rupestres dentro do Parque, a maior concentração do Brasil.
Os desenhos dos povos que viviam na região retratam com grande variedade de formas, cores e temas – entre vales e chapadas acessíveis por trilhas, rampas e escadarias – cenas de caça, pesca, rituais religiosos e de acasalamento, entre outros vestígios do cotidiano do homem pré-histórico. O sítio Boqueirão da Pedra Furada, por exemplo, tem iluminação noturna especial e recebe visitas pré-agendadas neste horário. O parque, no entanto, funciona diariamente das 6h às 18h. A entrada é gratuita, mas o visitante precisa contratar um condutor ambiental para ingressar na área de conservação. (Com o MTUR) 

VOLTA A UM PASSADO DE CONQUISTAS - A HORA E A VEZ DA PIONEIRA PRAIA DE CANOA QUEBRADA

Antes de que o Ceará despertasse de todo para ter o turismo como uma das molas-mestra da sua economia, segmento que eleva o prestígio do Estado internacionalmente, no Aracati as praias de Majorlândia e Canoa Quebrada, em distritos próximos, eram motivo das atenções, para passeios, diversão e bons banhos de mar. Na década de 1970/1980, porém,  um fato inusitado começou a chamar a atenção. Os chamados “hippies”, quase todos de países estrangeiros, na sua maneira inusitada de vida, aos poucos foram chegando e se fixando em Canoa Quebrada, abrindo espaço internacional para que a rústica praia do litoral aracatiense se tornasse um recanto atrativo. Pudera, o pessoal  de vida diferente para os padrões da época haviam achado um “paraiso” único, encantador, isolado, com uma longa praia extremada, por morros brancos, falésias intrigantes e um mar azul, calmo e generoso de peixes e mariscos. O fato despertou a atenção e vertiginosamente Canoa Quebrada passou a ser  “coqueluche” nacional e internacional. 
FASE BRILHANTE – A partir da chegada dos “hippies”, Canoa Quebrada tornou-se referênciano Brasil  e no exterior. Afinal quem não desejava passar momentos agradáveis em tal paraíso? Não eram mais somente a casa de pescadores que serviam de abrigo para  uma estada alegre e diferente. O distrito aracatiense começou a ser olhado com olhos de quem queria lazer, razão pela qual tornou-se a menina dos olhos de empreendedores desejosos de bons lucros. As pousadas se multiplicaram e surgiram hotéis de alta qualidade. Hoje são mais de 80, Como não poderia deixar de ser, se multiplicaram velozmente os bons restaurantes e serviços, todos oferecendo o que de melhor apresentavam o cardápio de peixes, lagostas e mariscos fresquinhos, bem como passeios de bugres pelos morros, lagoas e outros diversos atrativos
Se durante o dia eram idas e vindas pelas falésias, dunas, coqueirais e lagoas das redondezas, as noites quase emendavam com o dia. A Broadway, a rua principal de Canoa, era pequena para tanta festa, tanta alegria, tanto circular de gente. Os ritmos de Bib Marley e outros astros da época eram atração geral; os bares repletos, a feérica iluminação, tudo era novidade para os milhares que procuravam divertimento, Eram festivas noitadas de bons momentos. 
 Mas  tudo que é bom, se não houver adequado cuidado, pode perder o charme. Assim aconteceu com Canoa Quebrada. Os viciados em drogas começaram a tomar conta do lugar. Não havia tanta arruaça, porém a insegurança era latente.  O mau cheiro da maconha e outras drogas dominavam o ambiente. Resultado: as famílias e frequentadores outros aos poucos foram se. E o privilegiado  distrito dia a dia sofreu uma queda sensível em frequência. Os turistas em massa aos poucos “descobriram” outros lugares mais “saudáveis”, deixando de lado  a bonita praia aracatiense. Daí em diante  Canoa Quebrada deixou  de ser a  atração referência no Ceará. Daí em diante, não obstante continuar como um ótimo destino, bem estruturado, ter uma população acolhedora,  não mais teve o  brilho do passado. 
 A HORA E A VEZ - O atual momento é ímpar para Canoa Quebrada resgatar o prestígio que teve. A construção do Aeroporto de Aracati e a consequente autorização da ANAC para que operasse comercialmente abrem um leque para que Canoa volte novamente a despertar a atenção dos turistas nacionais e internacionais. Não apenas isto, mas a duplicação da CE 040, o suporte turístico que tem a sede do município, Aracati, os novos empreendimentos e a boa formação dos agentes que estão envolvidos no turismo local são fortes indicativos de que o privilegiado distrito voltará forte a ser procurado por turistas de todo o mundo.
Ressalte-se a posição geográfica privilegiada de Canoa Quebrada. Está a 11 quilômetros de Aracati; a 160 km e Fortaleza;  a 90km de Mossoró. A Azul, a partir de fevereiro chegante, estará com três voos semanais para Aracati, partindo do Recife, afora a conexão com vários estados.
Com as lições do passado, Canoa Quebrada certamente voltará ao brilho primeiro. E o turismo do Ceará oferecerá aos visitantes de todo o mundo  um destino de fama indiscutível.

MOMENTOS DE SADIO LAZER - NESTE FIM DE SEMANA A VOLTA DO “VIVA O PARQUE”

O Projeto Viva o Parque, no Cocó, que completou dois anos de existência dia 25 de novembro, terá sua primeira edição de 2019 neste final de semana. A maior área verde da Capital vem recebendo uma média mensal de 13 mil frequentadores, com muitas atividades. Em meio à exuberante natureza do Parque Estadual do Cocó a programação conta com massoterapia, tai chi chuan, yôga, biodança, zumba (início às 8h), aeróbica, dança de salão, slackline, trilha interpretativa, oficinas de plantio de árvores, muro de escalada e o arvorismo.
Há diversão gratuita para toda a família, todo domingo, de 7h às 12h. O arvorismo, que funciona também no sábado e nos feriados, já é considerado uma das principais atrações do Cocó. São dez estações de ecoaventura voltadas para um público mais radical. O Projeto Viva o Parque é uma realização da Sema, por meio da Coordenação de Biodiversidade (Cobio). Uma boa e saudável alternativa para o final de semana, desenvolvida para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas verdes públicas.
No Parque do Cocó há também o passeio de barco pelo rio Cocó, de terça a domingo (às quartas os passeios são gratuitos e destinados às escolas públicas), com horários que variam de acordo com a tábua de marés, com agendamento realizado através do telefone: (85)3234-3574.
PARQUE BOTÂNICO - O Parque Botânico, localizado às margens da CE-090, na confluência com a rodovia Sol Poente – CE-085, em Caucaia, também recebe a visita de centenas de pessoas – foram mais de 30 mil visitas em 2018 – com a programação completa do Viva o Parque Botânico aos domingos, de 9h às 12h. São 6km de trilhas, com uma vasta diversidade de fauna e flora. Devida à sua variedade ecológica, o Parque é bastante utilizado para ações de educação ambiental por escolas, grupos e afins. Destaque também para o meliponário, orquidário, museu, xiloteca, espelho d'água, horto medicinal e banco de germoplasma e viveiro de mudas. Para agendar visitas (85)3368.9452.

IRONMAN 70.3 - FORTALEZA INÍCIO NA 2ª FEIRA DAS INSCRIÇÕES DO GRANDE EVENTO

As inscrições da maior prova de triathlon do Nordeste, o Ironman 70.3 Fortaleza, começam na próxima segunda-feira, 14. A competição, que acontece pelo 6º ano consecutivo na capital, antes realizada em novembro, em 2019, passa a ser a segunda do Circuito e será no dia 09 de junho.
“A alteração no calendário também traz outra novidade. Os atletas que se inscreverem até o dia 09 de fevereiro terão direito, em caso de desistência, à transferência para outra prova do circuito”, explica Erick Vasconcelos, secretário executivo municipal do Turismo.
A competição é considerada o maior evento turístico esportivo regular de Fortaleza e injeta, em quatro dias de evento, cerca de R$ 10 milhões na economia local.
Na última edição, em 2018, a Setfor realizou uma pesquisa, através dos totens do projeto “Diga lá turista”, que apontou que 66% dos participantes são oriundos de outras cidades e países. Sendo 15% estrangeiros de 19 nacionalidades, países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Suíça, Chile, Espanha, França, Itália, Holanda, Panamá, Filipinas, Portugal e Estados Unidos.
O questionário mostrou ainda que a média de permanência na cidade é de seis a sete dias, sendo cada atleta acompanhado de três a quatro pessoas. 49,8 % deles ficando hospedados em hotéis da Cidade e o gasto per capita varia de R$ 300 a R$ 500.
“A mudança do local da prova trouxe um grande impacto para outros pontos da cidade. Antes mesmo do iniciarem as inscrições, há informações de que alguns hotéis da orla já estão com a capacidade máxima em reservas. Muito importante lembrar que a competição vai acontecer em junho, no período de baixa ainda. O que representa um acréscimo para todo o setor e diminui a sazonalidade turística”, reforça Vasconcelos.
Assim como em 2018, este ano a competição acontece no Aterro da Praia de Iracema, proporcionando uma maior integração à capital e ao público. A prova recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará.

ESTÁ COM CERTIFICAÇÃO - AEROPORTO DE ARACATI RECEBE EM FEVEREIRO VOOS DA AZUL

O Aeroporto de Aracati, no Litoral Leste do Ceará, já está apto a receber voos comerciais. A certificação que autoriza esse tipo de operação foi assinada pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC na sexta-feira (28/12). O documento é emitido após o operador aeroportuário, no caso o Departamento Estadual de Rodovias – DER, órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Governo do Ceará – Seinfra, prover os requisitos de infraestrutura e segurança exigidos pela ANAC para operação de voos no local. De acordo com o gerente de aeroportos daquela Autarquia, Cel. Paulo Edson Ferreira, a portaria foi publicada no dia 31 no Diário Oficial da União.
“No conjunto da certificação está a operação de voos por instrumentos – IFR, o que garante a operação de pouso e decolagem de aeronaves em condições de tempo e visibilidade desfavoráveis. Era o que faltava para o Aeroporto de Aracati começar a receber voos domésticos comerciais”, destaca Paulo Edson.
A Azul já informou que, a partir de fevereiro, iniciará a operação com três frequências semanais, saindo de Recife para Aracati, com escala em Mossoró, no Rio Grande do Norte. As passagens já estão à disposição de venda para clientes. 
Com a operação comercial, o Aeroporto de Aracati vai proporcionar uma nova dinâmica ao turismo do Litoral Leste do Estado, dando apoio aos empreendimentos turísticos que se instalam na região, especialmente nos municípios de Beberibe, Icapuí, Fortim e Aracati. O equipamento irá deixar a região acessível aos principais mercados emissores por via aérea, já que receberá voos nacionais, proporcionando incremento da cadeia econômica na região e criando um novo canal de escoamento da produção local com destino aos mercados consumidores.

AMANHÃ E DOMINGO - HERMETO PASCOAL É A ATRAÇÃO DO FESTIVAL FÉRIAS

A Praia de Iracema recebe amanhã e domingo (12 e 13), a segunda edição do festival “Férias na PI”. O evento, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, através do Instituto Iracema, acontece durante todo o mês de janeiro, com shows, apresentações musicais e atividades esportivas e infantis.
Abrindo a rodada de shows, as bandas Murmurando e Festival “É Sal”, Produtos do Morro Rec - Projeto Trice, Convicção Ancestral e Castelo de Rima se apresentam a partir das 14 horas, no Palco Belchior, em frente ao Centro Cultural.
Na Praia do Lido/Crush, a partir das 17 horas, o compositor e multi-instrumentista, Hermeto Pascoal é a grande atração do final de semana. Além dos músicos Curumin, com seus vários estilos musicais, e Saulo Duarte com seu misto de sonoridades regionais. As apresentações acontecem ao pôr do sol.
No domingo, a partir das 15 horas, o poço da Draga/Ponte Velha recebe uma festa com o coletivo Tertúlia Black Vândala, que convida B Negão (DJ Set) para animar o fim de tarde.
Ainda na programação do Festival, atividades para toda a família. No sábado e domingo, a partir das 6 horas, o projeto “Viva Mais”, oferecerá aulas de corrida, caminhada e alongamento, no Aterro da Praia de Iracema.
No domingo, a partir das 16 horas, a Praça Iracema de Brincar, que fica ao lado do Tabajara Flat, na Rua dos Tabajaras, recebe a Orquestra Popular do Nordeste e o musical Urubububu, com brincadeiras e atividades infantis.
O Férias na PI acontece durante todo o mês de janeiro e vem com a proposta de integrar e divulgar toda a programação do bairro, incluindo bares, casas de shows e restaurantes. A ação faz parte do plano de ocupação e requalificação da Praia de Iracema, desenvolvido Prefeitura de Fortaleza.

GRAN MAREIRO HOTEL


ROTA DO SOL SEMANAL 11/09/2019 ISSUU